Cotejo Ufologia-Extraterrestriologia

O cotejo Ufologia-Extraterrestriologia é a comparação ou o contraponto entre o estudo das hipóteses, evidências ou registros visuais e documentais dos Unidentified Flying Objects (UFOs – Objeto Voadores Não Identificados, OVNIs) e as verdades relativas de ponta (verpons) da especialidade da Conscienciologia dedicada ao desenvolvimento da autoconsciencialidade interplanetária quanto aos seres imersos na holodiversidade do Cosmos, visando assimilar ou compreender as diferenças paradigmáticas, estruturais, metodológicas, evolutivas, pedagógicas, linguísticas e interpretativas observadas entre ambas.

Você, leitor ou leitora, consegue se posicionar de maneira cosmoética, distinguindo as diferenças entre Ufologia e Extraterrestriologia? Percebe as possíveis contribuições de ambas especialidades para a evolução da Humanidade? Enxerga a plausibilidade de intercâmbio de informações e colaboração pesquisística mútua, resguardando o paradigma consciencial dos princípios materiológicos?

      COTEJO         UFOLOGIA-EXTRATERRESTRIOLOGIA
                               (EXTRATERRESTRIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O cotejo Ufologia-Extraterrestriologia é a comparação ou o contraponto entre o estudo das hipóteses, evidências ou registros visuais e documentais dos Unidentified Flying Objects (UFOs – Objeto Voadores Não Identificados, OVNIs) e as verdades relativas de ponta (verpons) da especialidade da Conscienciologia dedicada ao desenvolvimento da autoconsciencialidade interplanetária quanto aos seres imersos na holodiversidade do Cosmos, visando assimilar ou compreender as diferenças paradigmáticas, estruturais, metodológicas, evolutivas, pedagógicas, linguísticas e interpretativas observadas entre ambas.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O vocábulo cota vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada um”, de quotas, “em que ou de que número”. Surgiu no Século XV. O termo cotejo apareceu no Século XVII. A palavra Ufologia deriva do idioma Inglês, Ufology, “estudo dos UFOs, sendo este o acrônimo de unidentified flying object, objeto voador não-identificado”. Surgiu no Século XX. O prefixo extra provém do idioma Latim, extra, “na parte de fora; além de”. O vocábulo terrestre procede também do idioma Latim, terrestris, “relativo à ou próprio da Terra”. Apareceu no Século XVII. O elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Paralelo Ufologia-Extraterrestriologia. 2. Comparação Ufologia-Extraterrestriologia. 3. Confrontação Ufologia-Extraterrestriologia. 4. Contraste Ufologia-Extraterrestriologia.
          Neologia. As 3 expressões compostas cotejo Ufologia-Extraterrestriologia, cotejo cosmoético Ufologia-Extraterrestriologia e cotejo anticosmoético Ufologia-Extraterrestriologia são neologismos técnicos da Extraterrestriologia.
          Antonimologia: 1. Incompatibilidade Ufologia-Extraterrestriologia. 2. Assincronicidade Ufologia-Extraterrestriologia.
          Estrangeirismologia: o critical thinking; o objective analysis; o parallel structure; o intercrossing common point; o thinking outside the box; os different points of view; o open debate; o common ground da area de pesquisa.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, especialmente do autodiscernimento quanto à ortopráxis do princípio da descrença (PD).
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Promovamos estudos comparados. Somos consciexes extraterrestres.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Extraterrestriologia; o holopensene ufológico versus o holopensene extraterrestriológico; o holopensene da coexistência pacífica; o holopensene da colaboração mútua para o bem maior; o holopensene curioso da Ufologia; o holopensene assistencial da Extraterrestriologia; os ortopensenes; a ortopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os fluxopensenes; a autossintonização à fluxopensenidade cósmica.
          Fatologia: o cotejo Ufologia-Extraterrestriologia; as comparações entre a Ufologia e a Extraterrestriologia pelo filtro do paradigma consciencial; o gap entre o conteúdo mundano ufológico e o consciencial extraterrestriológico; as dissimetrias entre o conhecimento convencional diminuto e o holoconhecimento consciencial extenso; o paradigma mecanicista versus o paradigma consciencial; os argumentos racionais intercruzados entre as duas ciências; os entrechoques de ideias ufológicas versus extraterrestriológicas; as incompatibilidades de ideias; a busca de evidências através de arquivos governamentais sigilosos; o interesse pelos relatos; as contraposições ideológicas entre as ideias da Ciência Convencional e a Ciência da Conscienciologia; as convergências de ideias entre a Ufologia e a Extraterrestriologia; o nível de discernimento tradicional estreito versus megadiscernimento consciencial amplo; o contraste das priorizações lógicas versus paralógicas; o desnivelamento entre a maioria inconsciente e a microminoria lúcida consciente; o emprego da lucidez nos embates convencionais e evolutivos; a especulação útil versus a inútil; os embates atingindo objetivos úteis e inúteis; as reflexões objetivas versus as evasivas; o diferencial entre os debates ufológicos materialistas versus os extraterrestriológicos nas tertúlias conscienciológicas; os debates prolixos versus os produtivos; os debates públicos sobre as questões ufológicas e / ou extraterrestriológicas; o trabalho em revistas ufológicas e a atuação sem remuneração em Instituições Conscienciocêntricas (ICs) extraterrestriológicas; os Congressos de Ufologia e Extraterrestriologia; a proéxis extraterrestriológica; o compromisso com o Curso Intermissivo (CI); o abertismo para o debate do tema; a busca pelo novo; as vigílias ufológicas; os diferentes caminhos estudados; a ousadia para questionar o status quo e apreender novas verpons.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático potencializando o discernimento; a projeção lúcida (PL) sendo ferramenta válida para fazer contato com extraterrestre; a vivência da multidimensionalidade; a manifestação dos extraterrestres com soma e / ou psicossoma; a Central Extrafísica da Verdade (CEV); a paravivência cosmoética e a assistencialidade como fim principal versus a curiosidade especulativa; a pararreurbanização; a exoprojeção; o contato extraterrestre intrafísico e extrafísico; as confrontações conteudísticas das realidades versus as pararrealidades; as distinções de enfoques monodimensionais versus multidimensionais; as diferenças de enfoques psíquicos e parapsíquicos da multiexistencialidade; a captação de ideias diretamente da dimensão extrafísica; o acoplamento energético benigno; a excursão interplanetária; a atuação junto ao amparo extraterrestre; a clarividência viajora; o parapsiquismo lúcido cosmoético; a atuação enquanto minipeça no maximecanismo; a prática da tenepes; a energia imanente (EI); a conexão multidimensional com o fluxo do Cosmos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo conteúdo ufológico–conteúdo conscienciológico; o sinergismo cosmoético crítica-solução; o sinergismo cosmoético enunciar-argumentar-autexemplificar os neoconceitos; o sinergismo autoconscientização–autaplicação imediata; o sinergismo cosmoético auterudição multidimensional–praticidade interassistencial; o sinergismo da associação de ideias.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da autolucidez; o princípio da racionalidade experimental autopensênica; o princípio do intercâmbio de informações; o princípio mentalsomático fomentador de debate sadio; o princípio da difusão de ideias; o princípio da união de esforços; o princípio do Universalismo Cosmoético; os princípios do Evolucionismo; os princípios da Paradireitologia; os princípios da Paradiplomacia; os princípios da Parapoliticologia; os princípios da Cosmoconscienciologia.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) aplicado ao debate.
          Teoriologia: o autodiscernimento aplicado às teorias ufológicas; as teorias extraterrestriológicas.
          Tecnologia: o diferencial existente entre as tecnologias avançadas intrafísicas extraterrestres e as paratecnologias de ponta; as neotécnicas de compreensão da relação realidade-pararrealidade; a técnica da aquisição do senso universalista; as técnicas cosmoéticas dos debates.
          Voluntariologia: o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Autexperimentologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometria; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Extraterrestriologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível dos Cosmoeticistas; os Colégios Invisíveis dos Pesquisadores da Conscienciologia; os Colégios Invisíveis das Ciências; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia.
          Efeitologia: o efeito halo alavancado pela investigação cosmoética; o efeito halo das autorreflexões proveitosas; os efeitos inócuos das divagações sobre extraterrestres; os efeitos proveitosos das pesquisas materiológicas; os efeitos incompletos das investigações materiológicas; os efeitos inaproveitáveis de dogmas ufológicos; os efeitos cosmovisiológicos da parobservação extrafísica lúcida; os efeitos positivos das autocríticas profundas.
          Neossinapsologia: o questionamento das retrossinapses em prol da construção de neossinapses; as neossinapses geradas pelas neoideias dos debates construtivos; as neossinapses e a recuperação dos cons magnos do Curso Intermissivo.
          Ciclologia: o ciclo argumentação-refutação; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); o ciclo argumentar-debater-corroborar; o ciclo vislumbrar-experienciar-conhecer.
          Binomiologia: o binômio Intrafisicologia-Extrafisicologia; o binômio Paradigma Mecanicista–Paradigma Consciencial; o binômio curiosidade-assistencialidade; o binômio admiração-discordância; o binômio patológico superstições-apriorismos; o binômio patológico neofobia-decidofobia; o binômio debate evasivo–ausência de consenso.
          Interaciologia: a interação entre as ciências gerando intercâmbio de informações; a interação das vivências oportunizando verpons; a interação dos diferentes pontos de vista; a interação entre as ciências motivando a convivialidade pacífica; a compreensão da holointeração entre os componentes do Cosmos; a interação conscienciólogos–ufólogos por meio do Tertuliarium.
          Crescendologia: o crescendo Ética-Cosmoética; o crescendo irracionalidade subumana–racionalidade humana–pararracionalidade multidimensional; o crescendo dos efeitos às causas; o crescendo tacon-tares; o crescendo do simples ao composto; o crescendo da reflexão intrafísica à reflexão extrafísica; o crescendo da reflexão monodimensional à reflexão multidimensional.
          Trinomiologia: o trinômio racionalidade-sistematicidade-criticidade; o trinômio Debatologia-Argumentologia-Refutaciologia.
          Polinomiologia: o polinômio Paradireito-Parapolítica-Paradiplomacia-Cosmovisiologia; o polinômio filosófico contemplar-ponderar-especular-raciocinar-resolver; o polinômio autopensenizações-leituras-anotações-debates.
          Antagonismologia: o antagonismo teoria / teática; o antagonismo monovisão / cosmovisão; o antagonismo pensamento ufológico / pensene extraterrestriológico; o antagonismo psiquismo / parapsiquismo; o antagonismo comportamento ético / comportamento cosmoético; o antagonismo teoria do discernimento unidimensional / teoria do megadiscernimento multidimensional; o antagonismo teoria do conhecimento / teoria do paraconhecimento; o antagonismo teorias da Ciência Convencional / teorias da Conscienciologia; o antagonismo paradiplomacia / exopolítica; o antagonismo paradireito / exopolítica.
          Politicologia: a conscienciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a cognocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a cosmocracia; a projeciocracia; a evoluciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço mentalsomático; a busca pelo desenvolvimento das leis universais; as leis da lógica científica.
          Filiologia: a neofilia; a extraterrestriofilia; a assistenciofilia; a cosmopensenofilia; a evoluciofilia; a criticofilia; a ufofilia; a experimentofilia; a autopesquisofilia; a cienciofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a extarterrestriofobia; a projeciofobia; a cosmopensenofobia; a decidofobia; a xenofobia; a ufofobia; a experimentofobia; a raciocinofobia; a cienciofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Swedenborg.
          Maniologia: a intelectomania; o descarte da religiomania; a superação da egomania; a vacinação contra a ufomania; a eliminação das megalomanias; a prevenção da gurumania; o fim da mitomania.
          Holotecologia: a extraterrestrioteca; a lucidoteca; a logicoteca; a experimentoteca; a pesquisoteca; a criticoteca; a cosmoteca; cosmoeticoteca; a evolucioteca; a analiticoteca.
          Interdisciplinologia: a Extraterrestriologia; a Mentalsomatologia; a Confrontologia; a Conviviologia; a Assistenciologia; a Cosmoconscienciologia; a Autexperimentologia; a Autocriticologia; a Paradireitologia; a Paradiplomaciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciência extraterrestre; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o extraterrestriólogo; o ufólogo; o abduzido; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a extraterrestrióloga; a ufóloga; a abduzida; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocador de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conceptor; o Homo sapiens comparator; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens scriptor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens rationabilis; o Homo sapiens perquisitor.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: o cotejo cosmoético Ufologia-Extraterrestriologia = comparação feita de modo saudável, sem diminuir a importância ou a contribuição de nenhuma das Ciências nas respectivas áreas de atuação; o cotejo anticosmoético Ufologia-Extraterrestriologia = a comparação feita com o intuito de enaltecer tendenciosamente alguma das Ciências e degradar a outra.
          Culturologia: a cultura da omnicuriosidade; a cultura da Ufologia; a cultura da Descrenciologia; a cultura do Universalismo; a cultura da monovisão; a cultura da cosmovisão; a cultura da maxifraternidade; a cultura da Interassistenciologia; a cultura conscienciológica; a cultura da Verponologia; a cultura do universalismo multidimensional.
          Caracterologia. Sob a ótica da Conscienciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 comparações realistas entre os posicionamentos da Ufologia e a da Extraterrestriologia:
          01. Bairrismo planetário versus transmigração planetária. A Ufologia não considera a possibilidade do ser humano enquanto consciência já ter habitado outros Planetas e ser ele mesmo extraterrestre na Terra devido ao processo de transmigração interplanetária. A Extraterrestriologia tem como base o processo transmigratório para fins evolutivos e compreendendo a ideia deste Planeta não ser o único domicílio do homem.
          02. Ciência Convencional versus Paratecnologia. A Ufologia utiliza somente de mecanismos, fórmulas, equipamentos e materiais produzidos e conhecidos pela Ciência Convencional intrafísica para realizar e validar pesquisas realizadas na própria seara. A Extraterrestriologia utiliza, além das facilidades proporcionadas pela Ciência convencional, as paratecnologias para comprovar os experimentos e alavancar as pesquisas trazendo verpons para a área.
          03. Contato intrafísico versus contato pela projeção lúcida. A Ufologia considera somente a hipótese de se poder manter contato com seres extraterrestres através da intrafisicalidade, pelo avistamento intrafísico de OVNI’s; pelo contato intrafísico com extraterrestres (Escala Hynek de classificação de contatos imediatos); pela abdução intrafísica. A Extraterrestriologia não descarta esses tipos de contatos, mas os extrapola, assumindo a projeção lúcida como sendo ferramenta válida de investigação para a busca e contato com outras consciências em outras dimensões.
          04. Especulação versus utilitarismo. A Ufologia entra em debates muitas vezes especulativos não levando para a autaprimoramento da consciência, apenas a cogitações e teorias muitas vezes não reverberam para a melhoria da consciência ou da humanidade como todo. A Extraterrestriologia é utilitarista cosmoética, focando-se em questões de autopesquisa e debates mentaissomáticos evolutivos.
          05. Ética versus Cosmoética. A Ufologia está voltada mais para as questões da ética intrafísica. A Extraterrestriologia enfatiza a Cosmoética com enfoque maxifraternista universalista da interassistência.
          06. Finitude versus infinitude. A Ufologia depende de teorias e conhecimentos adstritos a produção intelectual intrafísica, restringindo-se a finitude e material investigativo do qual pode se apoiar para realizar pesquisas. A Extraterrestriologia extrapola tais fronteiras diante a infinitude de informações existentes no Cosmos.
          07. Ignorância multidimensional versus autorrevezamento. A Ufologia, quase sempre, não compreende de vidas sucessivas da Seriexologia. A Extraterrestriologia compreende, de maneira teática, os meandros do ciclo ressoma-intermissão-dessoma com autorrevezamento multiexistencial da consciência intermissiva.
          08. Isolamento versus expansão. A Ufologia opera em isolamento intrafísico, por vezes tentando se provar como verdadeira ciência para a comunidade científica, por vezes fechados em bolhas da própria cultura, pouco interagindo com outras comunidades acadêmicas ou realizando intercâmbio de informações. A Extraterrestriologia expande-se com a Conviviologia e Interdisciplinologia aplicada, priorizando a relação sujeito-sujeito e o papel evolutivo no Cosmos.
          09. Limitação às informações versus livre acesso às informações. A Ufologia possui dupla restrição de acesso: primeiro por somente contar com informações e fenômenos colhidas e ocorridas no intrafísico; segundo porque a maioria das informações acerca do assunto e de “melhor qualidade” estão sob sigilo governamental, dificultando a busca e acesso. Assim a Ufologia deve lidar com restrições consideráveis para alcançar as informações desejadas. A Extraterrestriologia não possui estas barreiras, pois utiliza da projeção lúcida para buscar informações no extrafísico onde, a priori, há livre acesso às informações.
          10. Pensene curioso versus pensene assistencial. A Ufologia estrutura-se com o pensamento mais voltado para o curioso, para responder o questionamento se existe vida fora da Terra e como podemos fazer contato com extraterrestres, voltando toda a estruturação pensênica para saciar essas dúvidas e curiosidades sobre o desconhecido. A Extraterrestriologia atua pelo viés evolutivo-assistencial, além de responder a perguntas existenciais e propor melhorias para as consciências do Planeta.
          11. Publicações ufológicas versus gescons. A Ufologia divulga os conteúdos através das publicações ufológicas (livros, artigos, revistas especializadas, blogs), cujos materiais muitas vezes promovem o sustento do autor, podendo vir a comprometer a conteúdo da obra devido à pressão por publicar para se manter financeiramente. A Extraterrestriologia incentiva a produção de gescons, sem remuneração pecuniária para o autor, reverberando na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) deste, com vistas a deixar legado evolutivo para as próximas gerações ressomando no Planeta.
           12. Restrição versus abrangência. A Ufologia restringe-se a teorizações de acontecimentos extraterrestre intrafísicos. A Extraterrestriologia abarca a cosmovisão de multidimensões procurando significados nos acontecimentos pelo filtro do paradigma consciencial.
           13. Teoria versus teática. Ufologia fica somente no campo teórico. A Extraterrestriologia atua pondo em prática a teática evolutiva.
           14. Unidimensionalidade versus multidimensionalidade. A Ufologia considera somente a existência de única dimensão: esta intrafísica. A Extraterrestriologia trabalha com a pluralidade de dimensões.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo Ufologia-Extraterrestriologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
           02. Confrontologia: Experimentologia; Neutro.
           03. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           04. Crítica benéfica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           05. Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
           06. Curso Intermissivo: Intermissiologia; Homeostático.
           07. Debate: Debatologia; Neutro.
           08. Descrenciologia: Experimentologia; Homeostático.
           09. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático.
           10. Medida interplanetária: Paracosmovisiologia; Homeostático.
           11. Parexcursão interplanetária: Intermissiologia; Homeostático.
           12. Postura conscienciológica: Autodiscernimentologia; Homeostático.
           13. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático.
           14. Refutaciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
           15. Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
 O COTEJO UFOLOGIA-EXTRATERRESTRIOLOGIA ELUCIDA
  A DIFERENCIAÇÃO PARADIGMÁTICA ENTRE AMBAS ESPECIALIDADES, PORÉM SEM HEGEMONIA CONFLITUOSA, AO CONTRÁRIO, EXPÕE A INTERCOLABORAÇÃO BASILAR.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, consegue se posicionar de maneira cosmoética, distinguindo as diferenças entre Ufologia e Extraterrestriologia? Percebe as possíveis contribuições de ambas especialidades para a evolução da Humanidade? Enxerga a plausibilidade de intercâmbio de informações e colaboração pesquisística mútua, resguardando o paradigma consciencial dos princípios materiológicos?
           Bibliografia Específica:
           1. Condon, Edward; Scientific Study of Unidentified Flying Objects (Scientific Study of Unidentified Flying Objects); apres. J.R. Smiley; 2 Vols.; 968 p.; 3 seções; 11 caps.; Vol. 2; 1 diagrama; 27 escalas; 1 esquema; 15 estatísticas; 32 fórmulas; 77 fotos; 44 gráfs.; 18 ilus.; 11 mapas; 97 tabs.; 23 x 16 x 4,5 cm; br.; E.P. Dutton; Boston, MASASCHUSETTS; EUA; 1969; páginas 345 a 357.
             2. Hynek, Allan J.; The UFO Experience: A Scientific Inquiry (The UFO Experience: A Scientific Inquiry); epíl. Allan Hynek; int. Jacques Vallee; pref. Allan Hynek; pról. Allan Hynek; 1 Vol.; 348 p.; 3 partes; 13 caps.; Vol. 1; 14 citações; 1 diagrama; 6 enus.; 9 fotos; 23 locuções; 1 mapa; 8 siglas; 2 tabs.; epíl.; 37 notas; 4 anexos; alf.; erro x 12,5 cm; br.; 2a Ed.; Cox & Wyman Ltda; London; 1972, páginas 28 a 47.
             3. Kean, Leslie; UFOs: Generals, Pilots, and Government Officials Go on the Record (UFOs: Generals, Pilots, and Government Officials Go on the Record); apres. John Podesta; int. Leslie Kean; 1 Vol.; 326 p.; 3 partes; 28 caps.; Vol. 1; 5 citações; 206 notas; 107 refs.; 47 webgrafias; 20 x 13 cm; br.; 2a Ed.; Three Rivers Press; New York; Agosto, 2010; páginas 77 a 105.
             4. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; página 946.
             5. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; gloss. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 87, 163, 169, 186, 205, 210, 227, 228, 246, 279, 731, 784 a 786 e 827 a 829.
             6. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 145 e 182.
                                                                                                                       S. T. H.