Cotejo Parapsiquismo Religioso–Parapsiquismo Laico

O cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico é a comparação entre os modos de interpretar as parapercepções e parafenômenos com base na submissão emocional a crenças, fantasias, mitos, alegorias e símbolos e com base na emancipação racional mediante descrições naturalísticas e descrenciológicas.

Você, leitor ou leitora, afere o percentual pessoal de parapsiquismo religioso e laico? Consegue abrir mão do comocionalismo místico?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
 COTEJO              PARAPSIQUISMO RELIGIOSO–PARAPSIQUISMO                                  LAICO
                                       (HOLOFILOSOFIOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico é a comparação entre os modos de interpretar as parapercepções e parafenômenos com base na submissão emocional a crenças, fantasias, mitos, alegorias e símbolos e com base na emancipação racional mediante descrições naturalísticas e descrenciológicas.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo cota vem do idioma Latim, quota, “a parte que toca a cada um”, de quotas, “em que ou de que número”. Surgiu no Século XV. O termo cotejo apareceu no Século XVII. O primeiro elemento de composição para vem do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O termo psiquismo procede do idioma Francês, psychisme, e este do idioma Grego, psykhé, “alma, como princípio de vida e sede dos desejos; sopro de vida”. Apareceu no Século XIX. A palavra religioso procede do idioma Latim, religiosus, “piedoso; pio; religioso; sagrado; consagrado pela religião”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo laico deriva também do idioma Latim, laicus, “leigo; laico; comum; ordinário”, incorporado do idioma Grego, laikós, “do povo; profano”, em oposição à klerikós. Apareceu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Cotejo parapsiquismo dogmático–parapsiquismo científico. 2. Cotejo parapsiquismo crente–parapsiquismo descrenciológico. 3. Cotejo parapsiquismo emocional–parapsiquismo racional.
             Arcaismologia: as profecias ou revelações bíblicas; a fé religiosa; a oração ou reza religiosa; os diversos tipos de mancias antigas; o mediunismo espírita.
             Neologia. As 4 expressões compostas cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico, minicotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico, maxicotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico e megacotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico são neologismos técnicos da Holofilosofiologia.
             Antonimologia: 1. Cotejo parapsiquismo-materialismo. 2. Tipologia parapsíquica indiferente. 3. Parapsiquismo religioso absoluto. 4. Parapsiquismo laico ignorado. 5. Binômio dogmático parapsiquismo-religião.
             Estrangeirismologia: a manteía das iniciações e oráculos gregos; a theurgía dos antigos teósofos; as potestates celestes; o hitbodedut ou cabala meditativa; o channeling místico da new age.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente o autodiscernimento quanto à Autexperimentologia Conscienciológica.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares referentes ao tema: – Existe laicidade não-física. Parapsiquismo monoteísta: antiparapsiquismo. Parapsiquismo laico: consciencialidade.
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas pertinentes ao tema, citadas em ordem alfabética:
             1. “Abolidores. Os conscienciólogos são, ao mesmo tempo, os abolidores do materialismo e do misticismo, através das autexperimentações, a partir do princípio da descrença (PD)”.
             2. “Parapsiquismo. O ápice qualificativo do parapsiquismo é o intelectual, quando aplica a Mentalsomatologia teaticamente. Todas as manifestações parapsíquicas calcadas em misticismos, ritualísticas ou religiosidades ainda são muitos primárias, instintuais e psicossomáticas”.
             Filosofia: a Holofilosofia; o Universalismo. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da racionalidade autevolutiva; o primado do componente pen na pensenidade; o cotejo materpensene trafarista–materpensene traforista; a convergência entre materpensene e megatrafor; a autopensenização ignorada; o holopensene religioso de medo e punição envolvendo o parapsiquismo; o holopensene religioso influenciando subrepticiamente o holopensene científico no antiparapsiquismo; os inculcopensenes; a inculcopensenidade; os estagnopensenes; a estagnopensenidade; os hipnopensenes; a hipnopensenidade; os infrapensenes; a infrapensenidade; os subpensenes; a subpensenidade; os lapsopensenes; a lapsopensenidade; os oniropensenes; a oniropensenidade; os sacropensenes; a sacropensenidade; os tautopensenes; a tautopensenidade; a lucidez autopensênica; a descoberta do pensene, mediante a percepção das energias pessoais; os voliciopensenes; a voliciopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; o parapsiquismo parafisiologicamente intrínseco à pensenidade.
          Fatologia: o espanto perante a possibilidade do parapsiquismo laico; o choque simultâneo com a Ciência Eletronótica e a Religião; o parapsiquismo laico enquanto pedra angular neoparadigmática; o abertismo consciencial; a premissa ou condição lógica ao paradigma consciencial; a maxidissidência ideológica; a aversão ocidental ao parapsiquismo; a interdição ao parapsiquismo no conhecimento Ocidental; a ponderação quanto ao significado evolutivo da interdição ao parapsiquismo na cultura europeia; o reducionismo religioso do parapsiquismo à experiência divina; o reducionismo científico do parapsiquismo à matéria cerebral; a contradição ínsita à afirmação de ter experiência da fé; a indissociabilidade entre crença religiosa e imaginação; o Hebraico considerado língua divina; a Cabala enquanto paradigma de parapsiquismo religioso com base na suposta divindade do Hebraico; a falácia do engano parapsíquico; a Mitologia; a Alquimia; a Astrologia; a interpretação alegórica, não descritiva, da experiência parapsíquica; a argumentação neoparadigmática; o ato de sobrepairar 2.500 anos de História Ocidental; o introspeccionismo na origem da Psicologia; a descrição técnica das experiências parapsíquicas; o diário projetivo; a projeciocrítica; a tarefa do esclarecimento; a objetividade em tratar o parapsiquismo; a oportuna inserção do parapsiquismo na cultura Ocidental mediante a laicidade; a laicidade enquanto megadiretriz evoluciológica.
          Parafatologia: o cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parapsiquismo místico; o parapsiquismo restrito aos santos; o parapsiquismo proibido dos bruxos ou idólatras; a falsa dicotomia religiosa do parapsiquismo ser para bruxo ou santo; o parapsiquismo idealizado; o parapsiquismo fantasioso; o parapsiquismo cerceado e controlado institucionalmente; a desestigmatização da multidimensionalidade; a iscagem interassistencial lúcida; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a especialidade parapsíquica interassistencial pessoal; as gescons realizando tares multidimensional; o desassédio mentalsomático; a paracirurgia mentalsomática; a reversão de antigas lavagens paracerebrais; o parapsiquismo mentalsomático; a pangrafia, multímoda e atacadista; a tenepes extrapolando a religação religiosa; a ofiex implodindo cosmoeticamente qualquer religião; a cosmoconsciência enquanto parafenômeno laico.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo parapsiquismo-racionalidade; o sinergismo medo-crença; o sinergismo do fascínio parapsíquico religioso grupal; o sinergismo evolutivo decorrente ao parapsiquismo laico.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio da laicidade; o princípio inafaztável da evolução.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) corrigindo distorções do parapsiquismo religioso. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  3
             Teoriologia: a teoria do parapsiquismo laico; as teorias sociológicas da secularização; a teoria sociológica do desencanto; a teoria cabalista luriânica da reparação dos vasos rompidos; as teorias messiânicas.
             Tecnologia: a técnica cabalística da gematria; a técnica da tenepes; a técnica do estado vibracional; a técnica da assimilação energética; a técnica da desassimilação energética; as técnicas de projeção consciente (PC); a técnica da iscagem interassistencial lúcida.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia; o Colégio Invisível da Recexologia.
             Efeitologia: o efeito em variável dependente autexperimental; o efeito da melex ou megafrustração pós-dessomática com o autoparadigma religioso; a lentidão evolutiva enquanto efeito do parapsiquismo religioso.
             Neossinapsologia: as neossinapses da Descrenciologia; as neossinapses reconhecendo as percepções energéticas; as neossinapses da retilinearidade ortopensênica; as neossinapses da vanguarda do pensamento evolutivo.
             Ciclologia: os ciclos astrológicos; o ciclo seriexológico; o ciclo evolutivo inevitável crise-reciclagem.
             Enumerologia: o laico; o secular; o científico; o racional; o democrático; o horizontal; o natural.
             Binomiologia: o binômio religioso antiparapsíquico deus-diabo; o binômio metodológico idiografia-nomotética; o binômio religioso dicotômico santa-bruxa; o binômio Descrenciologia-Autexperimentologia.
             Interaciologia: a interação interdimensional desdramatizada; a interação energética constituinte natural da experiência cotidiana; a interação com o amparador extrafísico de função.
             Crescendologia: o crescendo metodológico terceira pessoa–segunda pessoa–primeira pessoa; o crescendo fechadismo consciencial–abertismo consciencial; o crescendo crença-descrença-autexperimento.
             Trinomiologia: o trinômio dogmático religião-misticismo-psicossoma; o trinômio tecnicidade-laicidade-universalismo.
             Polinomiologia: o polinômio esclarecimento-discernimento-mentalsoma-ciência.
             Antagonismologia: o antagonismo autoparapsiquismo laico / heteroparapsiquismo laico; o antagonismo autoparapsiquismo laico / autoparapsiquismo pagão; o antagonismo autoparapsiquismo laico / autoparapsiquismo místico-religioso; o antagonismo laicidade / fisicalismo.
             Paradoxologia: o paradoxo da laicidade aplicada ao microuniverso consciencial; o paradoxo intrínseco ao fato de o parapsiquismo poder ser laico; o paradoxo da laicidade não-fisicalista; o paradoxo de a religião monoteísta condenar os falsos profetas e também os verdadeiros profetas, quando não assumidos; o paradoxo de a palavra “católico” significar “universal”
e levar ao sectarismo; o paradoxo de a reurbanização extrafísica pressupor a laicidade; o paradoxo positivista de o monoteísmo ter predisposto o surgimento da laicidade científica; o paradoxo de o religioso confundir fé e experiência pessoal.
             Politicologia: o Estado Laico; a política da pesquisa científica.
             Legislogia: a lei do maior esforço.
             Filiologia: a evoluciofilia; a epistemofilia; a recinofilia.
             Fobiologia: a criticofobia; a epistemofobia; a espectrofobia; a neofobia; a parapsicofobia; a tanatofobia; a descrenciofobia.
             Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome da mediocrização; a síndrome da prospectiva trágica; a síndrome de Swedenborg; a síndrome do infantilismo.
             Maniologia: a angelomania; a bibliomania religiosa; a flagelomania; a mania dos santos; a mitomania; a sebastomania; a teomania.
             Mitologia: os mitos de deus e do diabo enquanto princípios explicativos universais, castradores do parapsiquismo. 4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Holotecologia: a teoteca; a parapsicoteca; a filosofoteca; a parafenomenoteca; a metodoteca; a experimentoteca; a fenomenoteca; a projecioteca.
          Interdisciplinologia: a Holofilosofiologia; a Interparadigmologia; a Paradigmologia; a Cogniciologia; a Descrenciologia; a Autexperimentologia; a Energossomatologia; a Projeciologia; a Parapercepciologia; a Parafenomenologia; a Criticologia; a Para-Hermeneuticologia; a Maxidissidenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; a semiconsciex; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin parapsíquica; a consciência invulgar.
          Masculinologia: o pesquisador sensitivo; o intelectual neofílico; o cientista atuando na fronteira paradigmática; o acadêmico parapsíquico enrustido; o místico; o cabalista; o santo; o líder religioso; o fundador religioso; o guia extrafísico amaurótico; o tenepessista; o verbetógrafo; o autexperimentador; o autor; o tarefeiro do esclarecimento; o ofiexista; o completista; o amparador extrafísico; o pioneiro da evolução da consciência no Planeta; o teleguiado autocrítico; o evoluciólogo; o Serenão.
          Femininologia: a pesquisadora sensitiva; a intelectual neofílica; a cientista atuando na fronteira paradigmática; a acadêmica parapsíquica enrustida; a mística; a santa; a líder religiosa; a guia extrafísica amaurótica; a tenepessista; a verbetógrafa; a autexperimentadora; a autora; a tarefeira do esclarecimento; a ofiexista; a completista; a amparadora extrafísica; a pioneira da evolução da consciência; a teleguiada autocrítica; a evolucióloga; a Serenona.
          Hominologia: o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens gurulatricus; o Homo sapiens sugestionabilis; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: minicotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico = a diferença entre rezar e instalar o estado vibracional; maxicotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico = a diferença entre participar de corrente de orações e praticar a tenepes; megacotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico = a inexistência de comparação religiosa com a ofiex pessoal.
          Culturologia: a cultura parapsíquica; a cultura da laicidade; a cultura racional; a cultura científica; a formação cultural (Bildung); a cultura da crença; a cultura dogmática.
          Heteropesquisa. Os métodos científicos, de modo geral, dão exclusividade à heteropesquisa, rejeitando a autopesquisa pela subjetividade.
          Instituições. As sociedades de Pesquisas Psíquicas, o Instituto de Metapsíquica e os institutos de Parapsicologia, desde o Século XIX, são empreendimentos científicos cujo objeto é o heteroparapsiquismo laico.
          Laico. O autoparapsiquismo laico é a autovivência de percepções extrassensoriais com descrença e racionalidade e sem conotação religiosa ou mística, enquanto fenômeno natural, neutro e parafisiológico.
          Premissa. O autoparapsiquismo laico é importante premissa lógica da Conscienciologia.
          Conteúdo. A expressão autoparapsiquismo laico é simples, porém o conteúdo traz inovação disruptiva singular, neoverpon, na História do Conhecimento Humano. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                             5
             Interparadigmologia. O esclarecimento do autoparapsiquismo laico é peça-chave ou elemento central, decisivo, no estabelecimento de ponte interparadigmática com paradigmas fisicalistas e místicos, e no desenlace de consequentes transições autoparadigmáticas.
             Heteroparapsiquismo. Eis, por exemplo, 9 organizações, dispostas em ordem cronológica, as quais pesquisam ou pesquisaram o heteroparapsiquismo laico:
             1. Society for Psychical Research (SPR; Inglaterra, 1882–). Primeiro presidente: Henry Sidgwick (Inglaterra, 1838–1900).
             2. American Society for Psychical Research (EUA, 1884–). Primeiro presidente: Simon Newcomb (Canadá, 1835–1909).
             3. Institute Métapsychique International (IMI; França, 1919–). Fundadores: Rocco Santoliquido (Itália, 1854–1930) e Gustave Geley (França, 1868–1924).
             4. Parapsychology Laboratory (Duke University, EUA, 1935–1965). Fundador: Joseph Banks Rhine (EUA, 1865–1980).
             5. Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas (IBPP; Brasil, 1963–). Fundador: Hernani Guimarães Andrade (Brasil, 1913–2003).
             6. Division of Perceptual Studies (DOPS; University of Virginia, EUA, 1967–). Fundador: Ian Stevenson (EUA, 1918–2007).
             7. Institute of Noetic Sciences (IONS; EUA, 1973–). Fundadores: Edgar J. Mitchell (EUA, 1930–2016) e Paul N. Temple (EUA, 1923–2016).
             8. Princeton Engineering Anomalies Research (PEAR; Princeton University, EUA, 1979–2007). Fundador: Robert G. Jahn (EUA, 1930–2017).
             9. Anomalous Phenomena Research Center (APRC; EUA, 1997–2014). Fundador: Alexander H. Imich (Polônia, 1903–2014).
             Autoparapsiquismo. Eis, por exemplo, 4 organizações, dispostas em ordem cronológica, as quais estudam ou estudaram o autoparapsiquismo laico:
             1. Société de l’Harmonie Universelle (França, 1784–1787). Fundadores: Nicolas Bergasse (França, 1750–1832) e Guillaume Kornmann (França, 1741–?).
             2. Parapsychology Foundation (EUA, 1951–). Fundadoras: Eileen Garrett (Irlanda, 1893–1970) e Frances Payne Bolton (EUA, 1885–1977).
             3. Monroe Institute (EUA, 1974–). Fundador: Robert Monroe (EUA, 1915–1995).
             4. Exceptional Human Experience Network (EHEN; EUA, 1994–): Fundadora: Rhea White (EUA, 1931–2007).
             Parapsíquico-cientista. Eis, por exemplo, 9 personalidades, dispostas em ordem cronológica, as quais desenvolveram e manifestaram o autoparapsiquismo laico:
             1. Franz Anton Mesmer (Alemanha, 1734–1815).
             2. Elizabeth d’Espérance (Inglaterra, 1855–1918).
             3. Gabriel Marcel (França,1889–1973).
             4. Eileen Garrett (Irlanda, 1893–1970).
             5. Sylvan Muldoon (EUA, 1903–1969).
             6. Robert Monroe (EUA, 1915–1995).
             7. Arthur James Ellison (Inglaterra, 1920–2000).
             8. Ingo Swann (EUA, 1933–2013).
             9. Keith Harary (EUA, 1953–).
             IIPC. O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC; Brasil, 1988–) foi a primeira Instituição Conscienciocêntrica (IC), alçando o autoparapsiquismo laico a novas possibilidades autevolutivas e cosmoéticas, abertas pelo paradigma consciencial.
             Historiologia. O estudo da História do Conhecimento humano é fundamental para reconhecer e valorizar as verpons propostas no âmbito da Conscienciologia.
             Tabelologia. Do ponto de vista da Holofilosofiologia, eis, em ordem alfabética, quadro comparativo com 25 itens fazendo o cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico: 6                                                       En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
               Tabela – Cotejo Parapsiquismo Religioso–Parapsiquismo Laico
      Nos         Parapsiquismo Religioso                     Parapsiquismo Laico
      01.   Analogias metafóricas                    Analogias analíticas
      02.   Assedialidade cronicificada              Desperticidade
      03.   Autossacralização                        Autexperimentação
      04.   Comocionalismo místico                   Expansão mentalsomática
      05.   Crença                                   Conhecimento
      06.   Dependência                              Interdependência
      07.   Fé                                       Experiência pessoal
      08.   Guia amaurótico                          Amparador de função
      09.   Hagiografia                              Proexologia
      10.   Heteronomia                              Autonomia
      11.   Imaginação                               Parapercepção
      12.   Interpretação alegórica                  Interpretação literal
      13.   Iscagem inconsciente                     Iscagem lúcida
      14.   Livro sagrado                            Gescons
      15.   Loc externo                              Loc interno
      16.   Medo infantil                            Destemor investigativo
      17.   Narrativa fabulosa                       Descrição da primeira pessoa
      18.   Ocultismo                                Transparência
      19.   Paradigma teológico                      Paradigma consciencial
      20.   Profecia                                 Pangrafia
      21.   Pseudo-objetividade                      Subjetividade objetiva
      22.   Salvacionismo                            Evolucionismo
      23.   Sobrenaturalismo                         Naturalismo
      24.   Tarefa da consolação                     Tarefa do esclarecimento
      25.   Transe inconsciente                      Transe consciente


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o cotejo parapsiquismo religioso–parapsiquismo laico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Apriorismose: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Autexperiência cavada: Paraconstructurologia; Neutro.
          03. Autoparadigma: Autoparadigmologia; Neutro.
          04. Autoparapsiquismo artístico-místico: Autoparapercepciologia; Nosográfico. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                         7
             05.   Autossuperação do misticismo: Descrenciologia; Homeostático.
             06.   Consciex eletronótica: Parapatologia; Nosográfico.
             07.   Crescendo metafísica-parapsiquismo: Autevoluciologia; Homeostático.
             08.   Distorção parapsíquica: Parapercepciologia; Nosográfico.
             09.   Guia desorientador: Parapatologia; Nosográfico.
             10.   Hermenêutica autovivencial: Autopesquisologia; Neutro.
             11.   Laicidade: Direitologia; Neutro.
             12.   Pesquisador independente: Experimentologia; Homeostático.
             13.   Ponte interparadigmática: Interparadigmologia; Neutro.
             14.   Racionalidade empírica conscienciológica: Holopesquisologia; Neutro.
             15.   Subjetividade objetiva parapsíquica: Parapercepciologia; Neutro.
       A DIFERENCIAÇÃO ENTRE LAICIDADE E FISICALISMO
  CONSTITUI SÍNTESE DO DESAFIO INTERPARADIGMÁTICO.
      A PERSPECTIVA DA AUTEXPERIMENTAÇÃO OBJETIVA
    DA REALIDADE CONSCIENCIAL PRESSUPÕE LAICIDADE.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, afere o percentual pessoal de parapsiquismo religioso e laico? Consegue abrir mão do comocionalismo místico?
             Bibliografia Específica:
             01. Cirera, Miguel; Evolución de la Inteligencia Parapsíquica: El Desarrollo del Parapsiquismo como Medio para Alcanzar la Autosuficiencia Evolutiva; 472 p.; revisora Kao Pei Ru; 3 seções; 20 caps.; 36 enus.; 1 microbiografia; 2 tabs.; 45 websites; 161 refs.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 285 a 288 e 389 a 412.
             02. Comte, Augusto; Discurso sobre o Espírito Positivo (Discours Sur L'Esprit Positif); apres. Ciro Mioranza; revisora Maria Nazaré de Souza Lima Baracho; trad. Antonio Geraldo da Silva; 110 p.; 3 partes; 1 microbiografia; 19 x 13,5 cm; br.; Escala; São Paulo, SP; 2006; páginas 17 a 27.
             03. Couto, Cirleine; Contrapontos do Parapsiquismo: Superação do Assédio Interconsciencial Rumo à Desassedialidade Permanente Total; pref. Waldo Vieira; revisoras Helena Araújo; & Erotides Louly; 208 p.; 2 seções; 18 caps.; 18 E-mails; 102 enus.; 48 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 17 websites; glos. 300 termos; 45 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2010; páginas 31 a 43 e 118 a 129.
             04. Justi, Almir; Lascani, Amin; & Rossa, Dayane; Orgs; Competências Parapsíquicas: Técnicas para o Desenvolvimento do Parapsiquismo Interassistencial; 556 p.; 5 seções; 48 caps.; 500 enus.; 2 escalas; 2 esquemas; 3 estatísticas; 8 fotos; 1 gráf.; 124 ilus.; 8 microbiografias; 216 planilhas; 99 tabs.; 163 refs.; epíl.; glos. 207 termos; 2 anexos; 5 apêndices; alf.; 28,5 x 21,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2018; páginas 21 a 24.
             05. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Contrassensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguari; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 1 E-mail; 391 enus.; 1 foto; glos. 200 termos; 1 microbiografia; 19 siglas; 8 tabs.; posf.; 327 refs.; 2 apênds.; alf.; 22,5 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 295 a 325 e 425 a 457.
             06. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo; & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 39 enus.; 149 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 79 infográficos; 22 filmes; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 x 3 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 326 a 333.
             07. Paranhos, Jarbas; História do Parapsiquismo; In: Zolet, Lilian; & Kunz, Guilherme; Orgs.; Acoplamentarium: Primeira Década: O Primeiro Laboratório Grupal do Planeta para o Desenvolvimento Parapsíquico; Equipe de revisores Editares; 108 p.; 3 seções; 9 caps; 6 citações; 20 E-mails; 7 estrangerismos; 66 fotos; 2 gráfs; 12 ilus.; 2 microbiografias; 5 tabs; 17 enus; 19 websites; 22 refs.; alf.; 23,5 x 19 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 23 a 38.
             08. Revonsuo, Antti; Consciousness: The Science of Subjectivity; 324 p.; 2 partes; 15 caps.; 31 ilus.; epíl.; glos. 162 termos; 165 refs.; alf.; ono.; 24,5 x 17,5 cm; br.; Psychology Press; Hove, East Sussex; England; 2010; páginas 49 a 55 e 82 a 86.
             09. Schneider, João Ricardo; História do Parapsiquismo: Das Sociedades Tribais à Conscienciologia; pref. Marcelo da Luz; revisores César Machado; et al.; 866 p.; 3 partes; 28 caps.; 165 enus.; 27 ilus.; 1.409 notas; 1.044 refs.; 212 webgrafias; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 4,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 659 a 698.
             10. Strachicini, Wagner; Consciência Antidogmática: Reciclagem da Ideia Dogmática, da Ciência, Filosofia e Religião pela Conscienciologia; prefs. Dayane Rossa & João Paulo Costa; equipe de revisores da Editares; 386 p.; 8                                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 seções; ono.; 1 E-mail; 52 filmografias; 31 videografias; 1 foto; 1 microbiografia; glos. 539 refs.; 23 x 15 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 251 a 272.
            11. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; 1.584 p.; 413 caps.; 403 abrevs.; 434 enus.; 37 ilus.; 7 índices; 240 sinopses; glos. 241 termos; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 647 a 653.
            12. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 103 a 110.
            13. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. I e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13 cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 43 e 1.485.
            14. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; página 317.
            15. Idem; Projeções da Consciência: Diário de Experiências Fora do Corpo Físico; revisoras Erotides Louly & Helena Araújo; 268 p.; 60 caps.; 60 cronologias; 1 blog; 20 E-mails; 5 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 questionário projetivo; 20 websites; glos. 24 termos; alf.; 21 x 14 cm; br.; 9 a Ed. rev.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 51 a 53.
            16. Wooffitt, Robin; & Holt, Nichola; Looking In and Speaking Out: Introspection, Consciousness, Communication; 240 p.; 10 caps.; 392 refs.; ono.; 23,5 x 15,5 cm; br.; Imprint Academic; Exeter, Devonshire; England; 2011; páginas 1 a 240.
            17. Idem; Telling Tales of the Unexpected: The Organization of Factual Discourse; 218 p.; 7 caps.; 40 notas; 209 refs.; 1 apênd.; alf.; ono.; 23,5 x 15,5 cm; br.; Harvester Wheatsheaf; Hemel Hempstead, Hertfordshire; England; 1992; páginas 72 a 92.
            Webgrafia Específica:
            1. Lang, Andrew; The Making of Religion; 416 p.; 17 caps.; 4 apênds.; alf.; ono.; br.; 2ª Ed.; Longmans, Green and Co.; New York & Bombay; EUA & India; 1900; páginas 14 a 38; disponível em <http://archive.org/details/in.er net.dli.2015.282250/page/n63/mode/2up>; acesso em: 07.07.20; 14h07.
            2. McDougall, William; Body and Mind: A History and a Defense of Animism; 444 p.; 26 caps.; 13 diagramas; alf.; ono.; br.; 3a Ed.; Methuen & Co.; London; 1915; páginas 1 a 444; disponível em <https://archive.org/details/in.ernet. dli.2015.72725/page/n5/mode/2up>; acesso em: 05.07.20; 18h50.
                                                                                                                          A. Z.