Consciex Eletronótica

A consciex eletronótica é a consciência extrafísica, com a mundividência restrita à ótica do elétron, negando a realidade multidimensional e holossomática, apesar da evidência direta autovivencial, devido à incompatibilidade racional autoparadigmática.

Você, leitor ou leitora, compreende o paradoxo da consciex eletronótica? Concebe a profilaxia dessa condição?

      CONSCIEX ELETRONÓTICA
                                     (PARAPATOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A consciex eletronótica é a consciência extrafísica, com a mundividência restrita à ótica do elétron, negando a realidade multidimensional e holossomática, apesar da evidência direta autovivencial, devido à incompatibilidade racional autoparadigmática.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo extra deriva também do idioma Latim, extra, “na parte de fora; além de; por exceção”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra elétron provém do idioma Inglês, electron, derivado do idioma Latim, electrum, e este do idioma Grego, êlektron, “âmbar amarelo”. Surgiu no Século XX. O sufixo ico, ica procede do idioma Grego, ikós, formador de adjetivos.
          Sinonimologia: 1. Consciex intrafisicalista. 2. Consciex materialista. 3. Consciex antiparapsíquica. 4. Consciex intrafisicalizada. 5. Parapsicótico pós-dessomático eletronótico.
          Neologia. As 3 expressões compostas consciex eletronótica, consciex eletronótica científica e consciex eletronótica religiosa são neologismos técnicos da Parapatologia.
          Antonimologia: 1. Consciex autolúcida. 2. Consciex esclarecida. 3. Conscin eletronótica.
          Estrangeirismologia: a objeção de jus ao problema de facto; o magister dixit.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao primado autevolutivo das experiências pessoais.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relacionados ao tema: – Todo cidadão morre. Todo cientista falece. Todo filósofo dessoma. Todo crente desencarna.
          Coloquiologia: o ouro de tolo do academicismo; as algemas de ouro do academicismo; o canto da sereia do academicismo; o monstro sagrado da área de conhecimento; o acadêmico dono da bola e do campinho.
          Citaciologia. Eis duas citações ilustrativas do tema: – Mesmo se eu visse um fantasma, eu não acreditaria (Albert Einstein, 1879–1955). De omnibus dubitandum est (Devemos duvidar de todas as coisas, Søren Kierkegaard, 1813–1855).
          Filosofia: o Ceticismo; o Materialismo; o Idealismo; o Existencialismo; a Holofilosofia.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal parapsicótico; o holopensene pessoal da erudição; os batopensenes; a batopensenidade; os monopensenes; a monopensenidade; o holopensene acadêmico; o holopensene cético; os antipensenes; a antipensenidade; o holopensene antiparapsíquico; os logicopensenes; a logicopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os dubiopensenes; a dubiopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os metapensenes; a metapensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os hiperpensenes; a hiperpensenidade; os intermissiopensenes; a intermissiopensenidade; a descoberta dos autopensenes; a autopensenidade; o vislumbre de mudança no materpensene pessoal.
          Fatologia: o autoparadigma eletronótico; a ótica exclusiva para o elétron; o condicionamento da percepção e da intelecção à matéria; o aglomerado de átomos; a resistência às anomalias paradigmáticas; a esquiva à crise paradigmática; o megadesafio à premissa ontológica eletronótica; o desalento diante da perspectiva de crise de crescimento; a aguda carência afetiva e cognitiva do líder eletronótico em crise; a sensação de desamparo intraconsciencial; o surrealismo associado à possível ruptura com o autoparadigma eletronótico; a megafrustração com a bagagem cultural pessoal, longamente haurida; a erudição; o completismo existencial em campo intrafisicalista; o pioneirismo na criação de universidades; o pioneirismo na implantação de departamentos universitários; a liderança em genealogia acadêmica; o pioneirismo na Ciência Convencional físicalista; a pressuposição teológica da impossibilidade da multidimensionalidade; as objeções filosóficas à existência do parapsiquismo; a negação da multidimensionalidade; a negação do holossoma; a negação da realidade extrafísica, não física, para além da física; a negação da Parafatologia; a negação da Parafenomenologia; o autassédio intelectual; o autaniquilamento do pesquisador; o charme patológico associado ao tabagismo e ao etilismo; a automimese uniexistencialista; a arrogância, a vaidade e o orgulho do saber; a ilusão de autossuficiência do orgulho; a torre de cristal inalcançável da arrogância; o deleitamento auto-hipnótico da vaidade; o espírito investigativo enquanto possível elemento para ampliação da lucidez; o primado da autexperimentação sobre a teoria; a permuta do dogmatismo; a ampliação do método científico ao tema da consciência; o caráter desafiante e transcendente da pesquisa da consciência; a transição interparadigmática à Conscienciologia; a passagem dos fatos aos parafatos; a descoberta pessoal da inteligência evolutiva (IE).
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a parapsicose pós-dessomática; a melancolia extrafísica; a deambulação paratrosposférica; a ausência da segunda dessoma; o egoísmo impedindo a utilização interassistencial ostensiva das energias pessoais; a parapsicopatologia do mentalsoma; o autencapsulamento mentalsomático; o autassédio mentalsomático; a parapercepção negada com o eufemismo de fantasmas do passado; a parapsicose pós-dessomática de base intelectual; o autoparadigma eletronótico enquanto agravante contra receber assistência extrafísica; o questionamento do autoparadigma fisicalista predispondo à segunda dessoma; a descoberta da energia consciencial; o oportuno encaminhamento à comunex de transição; o Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático enquanto coroamento interparadigmático do saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); os estudos vanguardistas neoparadigmáticos no Curso Intermissivo; as primeiras excursões interassistenciais extrafísicas; a inspiração parapsíquica a conscins do grupocarma intelectual; a expansão da lucidez para a Holocarmologia; a aquisição de paracons; o planejamento proexológico intermissivo.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paradoxal Religião-Ciência no holopensene eletronótico; o sinergismo professor-aluno; o sinergismo evolutivo decorrente da transição autoparadigmática.
          Principiologia: a necessidade da aplicação do princípio da descrença (PD); a adoção do princípio cosmoético do melhor para todos.
          Codigologia: os códigos de conduta acadêmica; o código pessoal de Cosmoética (CPC)
a ser formulado.
          Teoriologia: a teoria do átomo; a teoria da evolução consciencial; a teoria do pensene; o primado da teoria sobre a autovivência.
          Tecnologia: as técnicas intrinsecamente associadas à Ciência Natural moderna; a necessidade da técnica descrenciológica da tábula rasa; as técnicas conscienciológicas enquanto via mais direta e menos complexa para a reciclagem intraconsciencial; as técnicas do paradigma consciencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: o efeito nosográfico do autoparadigma intrafisicalista na paracognição da consciex; o efeito lógico da vida humana eletronótica; o efeito reforçador trafarista da Baratrosfera; o efeito das evocações das publicações eletronóticas; o efeito da identidade extra patológica; o efeito da ignorância ignorada; o efeito da vaidade intelectual.
         Neossinapsologia: a urgente necessidade de paraneossinapses; as neossinapses dos pesquisadores conscienciológicos ajudando as paraneossinapses das consciexes eletronóticas; a revolução intraconsciencial das paraneossinapses autopensênicas.
         Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP) ignorado; o ciclo ascensão-auge-declínio do autoparadigma.
         Enumerologia: as esquivas antiparapsíquicas; as falácias antiparapsíquicas; as teorizações antiparapsíquicas; as fantasias antiparapsíquicas; os temores antiparapsíquicos; os eufemismos antiparapsíquicos; os dogmas antiparapsíquicos.
         Binomiologia: o binômio conscin eletronótica–consciex eletronótica; o binômio paradigma-autoparadigma; o binômio eletronótico Ciência-Religião; o binômio colheita intermissiva–Curso Intermissivo.
         Interaciologia: a interação interparadigmática; a interação interassistencial acolhedora e esclarecedora na tenepes; a interação interdimensional inaceitável na ótica do elétron.
         Crescendologia: o crescendo paradoxal materialismo-laicidade-Conscienciologia; o crescendo da lucidez extrafísica; o crescendo de oportunidades evolutivas; o crescendo autoparadigmático ótica do elétron–ótica do pensene; o crescendo lógica formal–lógica evolutiva.
         Trinomiologia: o trinômio próton-nêutron-elétron; o trinômio autoparadigma-mentalsoma-paracérebro; o trinômio monoteísmo-eletronótica-antiparapsiquismo; o trinômio Judaísmo-Cristianismo-Islamismo; o trinômio Hermenêutica-Analítica-Exegética.
         Polinomiologia: o polinômio monoteísta Abraão-Moisés-Jesus-Maomé; o polinômio acadêmico Universidade-Instituto-Faculdade-Departamento; o polinômio acadêmico especialização–mestrado–doutorado–pós-doutorado; o polinômio gesconológico curso-artigo-verbetelivro-megagescon; o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
         Antagonismologia: o antagonismo consciex eletronótica / consciex autolúcida; o antagonismo paradigma convencional / paradigma consciencial; o antagonismo episteme / doxa; o antagonismo intelectualidade / mentalsomaticidade; o antagonismo fantasma / consciex; o antagonismo universalismo / sectarismo; o antagonismo parapsicose pós-dessomática / segunda dessoma.
         Paradoxologia: o paradoxo intrínseco de a consciex poder ser eletronótica; o paradoxo da consciex antiparapsíquica; o paradoxo da vanguarda anacrônica; o paradoxo de o pesquisador de Ciências Humanas ser mais eletronótico comparado ao de Ciências Naturais; o paradoxo de a religião ser eletronótica enquanto antiparapsíquica; o paradoxo de a Teologia e a Física poderem ser igualmente eletronóticas.
         Politicologia: as relações políticas no meio acadêmico; a política competitiva do publique ou pereça; o primado da política restringindo a ciência; a política do pacto de mediocridade.
         Legislogia: a lei mosaica antiparapsíquica; a lei de causa e efeito.
         Filiologia: a intelectofilia; a bibliofilia.
         Fobiologia: a pneumatofobia; a projeciofobia; a parapsicofobia; a tanatofobia; a neofobia.
         Sindromologia: a síndrome da apriorismose; a síndrome do conflito de paradigmas; a síndrome da paralisia paradigmática; a síndrome do ostracismo extrafísico; a síndrome do ph.Deus; a síndrome de autaniquilamento do pesquisador; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
         Maniologia: a teomania; a toxicomania.
         Holotecologia: a filosofoteca; a teoteca; a intermissioteca; a fenomenoteca; a parapsicoteca.
         Interdisciplinologia: a Parapatologia; a Dogmatologia; a Antiparapercepciologia; a Teologia; a Falaciologia; a Eufemismologia; a Autoparadigmologia; a Autodescrenciologia; a Autovivenciologia; a Holossomatologia; a Autopensenologia; a Autevoluciologia; a Parapercepciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciex eletronótica; a ex-conscin eletronótica; a consciex materialista; a consréu crítica anticosmoética; a consciex intrafisicalista; a consciência platônica; a ex-autoridade governamental; a personalidade humana invulgar; o pré-serenão vulgar.
          Masculinologia: o academicista; o teoricão; o ex-acadêmico; o ex-cientista convencional; o ex-filósofo; o ex-teólogo; o intelectual prestigiado; o líder intelectual; o ex-professor popular; o ex-inventor; o ex-nobelista; o pensador de escol; o ex-autor; o guia extrafísico amaurótico; o assediador; o parapsicótico; o ph.Deus; o sistemata; o murista; o decidofóbico; o fazedor de média; o intrafisicalista; o ex-político; o suicida; o religioso monoteísta; o materialista; o ex-doutor; o douto; o interprisioneiro do magister dixit; o pré-intermissivista; o intermissivista; o amparador interparadigmático.
          Femininologia: a academicista; a teoricona; a ex-acadêmica; a ex-cientista convencional; a ex-filósofa; a ex-teóloga; a intelectual prestigiada; a líder intelectual; a ex-professora popular; a ex-inventora; a ex-nobelista; a pensadora de escol; a ex-autora; a guia extrafísica amaurótica; a assediadora; a parapsicótica; a ph.Diva; a sistemata; a murista; a decidofóbica; a fazedora de média; a intrafisicalista; a ex-política; a suicida; a religiosa monoteísta; a materialista; a ex-doutora; a douta; a interprisioneira do magister dixit; a pré-intermissivista; a intermissivista; a amparadora interparadigmática.
          Hominologia: o Homo sapiens electronoticus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo stultus; o Homo sapiens materialis; o Homo sapiens apriorota; o Homo sapiens antiparapsychicus; o Homo sapiens barathrus; o Homo sapiens psychoticus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: consciex eletronótica cientista = a defensora direta da ótica do elétron, com base exclusiva na Física; consciex eletronótica religiosa = a defensora indireta da ótica do elétron, com base na proibição do parapsiquismo.
          Culturologia: a cultura teológica monoteísta; a cultura gurulátrica; a cultura introjetada no autoparadigma; a cultura acadêmica; a cultura científica.
          Antiparapsiquismo. O antiparapsiquismo constitui bloqueio mentalsomático e é condição para o restringimento eletronótico da consciex.
          Raízes. O antiparapsiquismo ocidental tem raízes teológicas e filosóficas.
          Teologia. A negação, intolerância e exclusão ao parapsiquismo da teologia monoteísta exerceu profunda influência cultural, até despercebida, na racionalidade filosófica e científica.
          Profecia. A distinção entre verdadeiros e falsos profetas, ou pessoas parapsíquicas, é fundamental na teologia monoteísta e foi estigmatizada pela ameaça de punições.
          Paradigma. Os livros sagrados judaicos serviram de modelo aos monoteísmos subsequentes, ao modo do cristianismo e islamismo.
          Punições. Definidas teologicamente, as punições ao parapsiquismo possivelmente realizaram amplo condicionamento psicológico ao longo do tempo, criando imaginário social ou holopensene tabu, parapsicofóbico, negativo, aversivo, amedrontador e proibitivo, ínsito na cultura ocidental e extensivo mesmo a intelectuais eminentes.
          Filosofia. A exclusão científica do parapsiquismo na Filosofia Antiga exerceu profunda influência, mais consciente se comparada à Teologia, na racionalidade filosófica e científica.
          Demarcação. Platão (427–347 a.e.c.) demarcou o conhecimento em 2 campos: a episteme ou ciência e a opinião ou doxa, permanecendo historicamente a divisão.
          Episteme. A definição platônica clássica de episteme ou conhecimento científico é a opinião verdadeira justificada.
          Justificativa. A obra platônica classifica claramente o parapsiquismo no campo da doxa, pois a pessoa parapsíquica poderia emitir opinião verdadeira, porém jamais conseguiria justificá-la.
          Doxa. O argumento platônico associando parapsiquismo e opinião foi herdado pela Ciência Moderna, adquirindo conotação antiparapsíquica e materialista.
          Memória. Paradoxalmente, os escritos platônicos resguardaram o parapsiquismo na memória ocidental mediante os fenômenos experienciados por Sócrates (469–399 a.e.c.).
          Materialismo. Aristóteles (384–322 a.e.c.), discípulo e dissidente da Academia Platônica, reforça e prossegue a demarcação do parapsiquismo junto à doxa, inaugurando explicação propriamente materialista.
          Terapeuticologia. O enfoque das autovivências com perspectiva autexperimental, descrenciológica e autevolutiva predispõe à transição autoparadigmática do antiparapsiquismo eletronótico até o autoparapsiquismo laico da Conscienciologia.
          Tabelologia. Eis, segundo Maimônides (1135–1204), conforme a ordem de ocorrência no texto, 9 extratos dos livros do Êxodo e Deuteronômio, pertencentes à lei mosaica ou Torá, estipulando normas antiparapsíquicas e consequentes punições, a fim de corroborar a postura eletronótica com repercussões após a dessoma:
                   Tabela – Teologia Antiparapsíquica: Normas / Punições
    Nos                        Normas                                     Punições
    1.     Não deixar viver o feiticeiro                      Morte
    2.     Não fazer adivinhações                             Açoitamento
    3.     Não praticar a vidência                            Açoitamento
    4.     Não praticar a feitiçaria                          Apedrejamento
    5.     Não praticar a arte do encantador                  Açoitamento
    6.     Não tentar obter informações com os mortos         Açoitamento
    7.     Acatar o dizer dos profetas                        Morte pelos céus
    8.     Não fazer profecias em nome de ídolo               Estrangulamento
    9.     Não fazer falsas profecias                         Estrangulamento


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a consciex eletronótica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antiparapsiquismo: Parapercepciologia; Nosográfico.
          02. Autaniquilamento do pesquisador: Parapatologia; Nosográfico.
          03. Autassédio mentalsomático: Autassediologia; Nosográfico.
          04. Autoconfiança intelectual: Mentalsomatologia; Neutro.
          05. Automimese uniexistencialista: Automimeticologia; Nosográfico.
          06. Autoparadigma: Autoparadigmologia; Neutro.
          07. Barreira teórica: Autopesquisologia; Neutro.
            08.   Brilhareco intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
            09.   Consciência platônica: Perfilologia; Nosográfico.
            10.   Conscin eletronótica: Intrafisicologia; Nosográfico.
            11.   Crescendo Metafísica-parapsiquismo: Autevoluciologia; Homeostático.
            12.   Douta ignorância: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
            13.   Eunuco intelectual: Mentalsomatologia; Nosográfico.
            14.   Ph.Deus: Perfilologia; Nosográfico.
            15.   Síndrome do conflito de paradigmas: Parapatologia; Nosográfico.
     A CONSCIEX ELETRONÓTICA PODE E DEVE UTILIZAR
  O PRÓPRIO ORGANON, LÓGICO E RACIONAL, NA AUTANÁLISE EVOLUTIVA, HOLOSSOMÁTICA E HOLOCÁRMICA,
  APRENDENDO A PENSENIZAR MULTIDIMENSIONALMENTE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, compreende o paradoxo da consciex eletronótica? Concebe a profilaxia dessa condição?
            Bibliografia Específica:
            01. Almeida, Julio; Auto-ideário Conscienciológico; Artigo; Conscientia; Revista; Quadrimestral; Vol. 11; N. S2; 2 enus.; 31 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2007; páginas 82 a 87.
            02. Haymann, Maximiliano; Síndrome do Ostracismo; pref. Waldo Vieira; revisoras Erotides Louly; Helena Araujo; & Julieta Mendonça; 218 p.; 5 seções; 24 caps.; 17 E-mails; 34 enus.; 5 filmes; 2 fluxogramas; 1 foto; 1 microbiografia; 2 tabs.; 16 websites; 2 apênds.; glos. 152 termos; 202 refs.; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 125 a 131 e 150.
            03. Horn, Stacy; Unbelievable; 290 p.; 11 caps; 1 foto; alf.; 22 x 14,5 cm; enc.; Harper Collins Publishers; New York, EUA; 2009; página 33.
            04. Maimônides; Os 613 Mandamentos (Tariag Ha-Mitzvot); revisores Cristiane Regina Barbieri; Cristine Baena Fontenelles; & Nicole Wexler; trad. Giuseppe Nahaïssi; 356 p.; 4 caps.; alf.; 23,5 x 16 cm; enc.; 3 a Ed.; Nova Arcadia; São Paulo, SP; 1991; páginas 153, 154, 173, 174, 198, 199, 205, 207 a 210 e 326.
            05. Pires, José Herculano; Parapsicologia Hoje e Amanhã; 216 p.; 2 partes; 28 caps.; 1 ilus.; glos. 26 termos; 30 refs.; 21 x 14 cm; br.; 8a Ed.; Edicel; São Paulo, SP; 1985; páginas 140 e 153.
            06. Platão; Mênon; 118 p.; apres. e trad. Maura Iglesias; 29 notas; 21 x 14 cm; br.; 7a Ed.; Ed. PUC-Rio; & Loyola; Rio de Janeiro, RJ; 2012; páginas 104 a 109; ed. bilíngue (grego e port.).
            07. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 62, 63, 144 a 146, 165, 166, 181 a 183, 277 a 279, 298, 299, 376 a 378, 401, 402, 507 a 509, 520 a 522, 634 a 637, 650, 651, 659 a 662, 676 a 678, 687, 688, 751 a 753, 849 a 852, 939 a 942, 1.021, 1.022, 1.067 a 1.069, 1.118 a 1.121, 1.136 a 1.138, 1.172 a 1.175, 1.191 a 1.193, 1.243 a 1.245, 1.279, 1280, 1.285 a 1.287, 1.420 e 1.421.
            08. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; 1.584 p.; 479 caps.; 139 abrevs.; 40 ilus.; 7 índices; 102 sinopses; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 136, 137 e 628 a 630.
            09. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 317, 318 e 320 a 322.
            10. Zaslavsky, Alexandre; Filósofos Parapsíquicos e Parapsiquistas; trad. Patrícia Gaspar Mello; rev. Alexandre Zaslavsky; artigo; Interparadigmas; Revista; Anuário; Vol. 5; N. 5; 2 enus.; 10 notas; 8 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 111 a 128; ed. bilíngue (ing. e port.).
            Webgrafia Específica:
            1. Aristotle; On Prophesying by Dreams (Peri tes kat’ypnon mantikes); disponível em: <http://classics.mit. edu/Aristotle/prophesying.html>; acesso em: 05.06.19.
                                                                                                                         A. Z.