Cosmoeducação

A cosmoeducação é o ato ou processo de ensino-aprendizagem por meio de técnicas cosmovisiológicas, visando a ampliação da mundividência pessoal e a expansão da holocognição da conscin, homem ou mulher, possibilitando o desenvolvimento teático da integração consciência-Cosmos.

Você, leitor ou leitora, tem se empenhado em ampliar a automundividência a fim de superar a monovisão simplista? Quais os resultados práticos obtidos?

      COSMOEDUCAÇÃO
                                (COSMOCOGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A cosmoeducação é o ato ou processo de ensino-aprendizagem por meio de técnicas cosmovisiológicas, visando a ampliação da mundividência pessoal e a expansão da holocognição da conscin, homem ou mulher, possibilitando o desenvolvimento teático da integração consciência-Cosmos.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A palavra cosmos vem do idioma Grego, kósmos, “ordem; organização; mundo; universo”. Apareceu em 1563. O elemento de composição cosmo provém do mesmo idioma Grego, kósmos. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX. O termo educação deriva do idioma Latim, educatio, “ação de criar, de nutrir; cultura; cultivo”, de educare, “criar (alguma criança); nutrir; amamentar; cuidar; educar; instruir; ensinar”. Apareceu no Século XVII.
          Sinonimologia: 1. Educação cosmovisiológica. 2. Educação universalista. 3. Preceptoria cosmovisiológica. 4. Ensino da Tudologia. 5. Orientação cosmoconscienciocêntrica. 6. Holopedagogia.
          Neologia. O vocábulo cosmoeducação e as duas expressões compostas cosmoeducação básica e cosmoeducação avançada são neologismos técnicos da Cosmocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Educação primária. 2. Ensino convencional. 3. Pedagogia. 4. Orientação monodimensional; orientação monovisional. 5. Educação especial. 6. Deseducação.
          Estrangeirismologia: a open mind; o upgrade evolutivo; a ampliação da Weltanschauung; o Cosmoconscientiarium; o Cosmocognitarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à cognição cosmovisiológica.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Tudo, existencialmente, ensina. Direcionemo-nos ao Cosmos.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; os cognopensenes; a cognopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; a holomaturidade pensênica; as autopensenizações magnas; o holopensene dos Serenões.
          Fatologia: a cosmoeducação; o ato de ensinar a pensar grande; a ampliação da automundividência; a autoconscientização cosmológica; a importância da educação na construção do Planeta-Escola; o enciclopedismo favorecendo a memória extracerebral; o colecionismo sadio ampliando a erudição; o valor do acervo para o cultivo da holocognição; a raiz cognitiva; o interesse de estudar tudo em detrimento da hiperespecialização; a fragmentação do saber; o empobrecimento das análises; a carência dialógica entre as diversas áreas do conhecimento; a ruptura das fronteiras disciplinares; a associação de ideias; a criação de neoconstructos; o pensamento divergente possibilitando a busca do maior número de soluções para determinado problema; os centros culturais disponibilizando o acervo aos interessados em cultivar a cosmocognição; a promoção de vivências educacionais significativas e transformadoras; o projeto do Megacentro Cultural Holoteca na Cognópolis Foz do Iguaçu (Ano-base: 2014), visando a universalização do conhecimento multimilenar, multidimensional e cosmovisiológico; as sincronicidades; as redes ideativas avançadas; a superação do restringimento monovisiológico; o ato mentalsomático de elaborar concepções sobre tudo ao derredor; a Prova da Imagística despertando a curiosidade em conhecer os detalhes do entorno; o ato de dissecar as múltiplas facetas de cada objeto ou tema de pesquisa; a visão sistêmica da realidade; a complexidade da vida no Cosmos; as observações astronômicas favorecendo a ampliação da consciência espacial; a compreensão do Universo para dimensões maiores de espaço e de tempo; o preenchimento do Conscienciograma promovendo a autovisão panorâmica 360º da realidade intraconsciencial; a interconectividade cósmica; a invulgaridade da conscin lúcida; o pioneirismo da conscin cosmovisiológica; o ato serenológico de “engolir” o Cosmos.
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático mantendo elevado o nível de consciência; as parassincronicidades; os parassinais; o toque do evoluciólogo; os pormenores parapsíquicos; a parapercuciência; o acesso à holomemória; as lições avançadas hauridas na parapsicoteca; os cons magnos intermissivos; a paravisitação às comunexes evoluídas; o intercâmbio multidimensional vivenciado nas dinâmicas parapsíquicas semanais nos campi conscienciológicos; as parexcursões interplanetárias; as projeções conscientes produzidas por intermédio do mentalsoma; a expansão da consciência; o estado da autoconsciência contínua; a escrita desvelando a identidade holobiográfica; a lucidez quanto à evolução cosmolínea; a vida cósmica unificadora; a atuação coerente ao fluxo do Cosmos; o estado da cosmoconsciência expressando a condição mais avançada da homeostase holossomática para a consciência intrafísica.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo conhecimento científico–experiência humana; o sinergismo cognição-parapsiquismo.
         Principiologia: o princípio da multidimensionalidade; o princípio de o megafluxo do Cosmos estar sob controle inteligente.
         Codigologia: a valorização das ideias magnas acima dos interesses pessoais expressas no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) balizando as ações coletivas visando a maxiproéxis.
         Teoriologia: a teoria do caos; a teoria de tudo; a teoria da evolução consciencial; a teoria do megafoco existencial.
         Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da circularidade; a técnica do cosmograma; a técnica da cosmanálise; a técnica da cosmossíntese; a técnica dos 100 procedimentos.
         Voluntariologia: o voluntariado na Holoteca e no Holociclo; o voluntariado nos cursos de campo energético; o voluntariado internacional; o voluntariado no Programa Amigos da Enciclopédia; o voluntariado na UNICIN; o voluntariado no AVA; o voluntariado interdimensional na tenepes.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da fitoenergia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o Laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o Laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoconscienciologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
         Efeitologia: os efeitos reducionistas da fragmentação do conhecimento; os efeitos holomnemônicos da apropriação do acervo holotecário; os efeitos intraconscienciais dos extrapolacionismos parapsíquicos; os efeitos interassistenciais da consciência expandida; os efeitos amplificadores e integrativos da cosmoeducação.
         Neossinapsologia: as parassinapses resultantes da expansão cognitiva; as neossinapses geradas pela vivência extrafísica.
         Ciclologia: o ciclo interassistencial ensinar-reaprender-reeducar.
         Enumerologia: o ato de educar para a cosmovisão; o ato de educar para o atacadismo consciencial; o ato de educar para o generalismo polimático; o ato de educar para a integração consciência-Cosmos; o ato de educar para a megafraternidade; o ato de educar para o Universalismo; o ato de educar para o autodiscernimento multidimensional.
         Binomiologia: o binômio microcosmo-macrocosmo; o binômio individualismo-coletivismo; o binômio cérebro-paracérebro.
         Interaciologia: a interação consciência-Cosmos.
         Crescendologia: o crescendo Planeta-Hospital–Planeta-Escola; o crescendo habitacional casa-bairro-cidade-país-continente-planeta-galáxia; o crescendo cidadania nacional–cidadania planetária–cidadania cósmica; o crescendo monovisão-cosmovisão.
         Trinomiologia: o trinômio Cosmos-consciências-energias.
         Polinomiologia: o polinômio disciplinaridade-interdisciplinaridade-multidisciplinaridade-transdisciplinaridade.
         Antagonismologia: o antagonismo sectarismo / universalismo; o antagonismo caverna / espaço sideral; o antagonismo simplismo / complexismo; o antagonismo varejismo / atacadismo; o antagonismo dualidade / unidade; o antagonismo dogmatismo / pesquisa; o antagonismo monopensene / cosmopensene.
         Paradoxologia: o paradoxo de a parte poder refletir o todo; o paradoxo de a consciência humana“engolir”o Cosmos; o paradoxo do espaço sideral aconchegante.
         Politicologia: a cosmocracia.
         Legislogia: a lei do maior esforço.
         Filiologia: a cosmofilia; a cosmoconscienciofilia.
         Fobiologia: a neofobia.
         Sindromologia: a profilaxia da síndrome da interiorose; a superação da síndrome da mediocrização consciencial.
         Maniologia: a megalomania.
         Holotecologia: a astronomoteca; a cosmoteca; a cosmoconsciencioteca; a hiperespaçoteca; a globoteca; a hemeroteca; a lexicoteca; a encicloteca; a consciencioteca; a tudoteca.
         Interdisciplinologia: a Cosmocogniciologia; a Cosmogramologia; a Cosmovisiologia; a Cosmoconscienciologia; a Cosmoeticologia; a Enciclopediologia; a Lexicologia; a Parapedagogia; a Holotecologia; a Tudologia.


                                          IV. Perfilologia

         Elencologia: a conscin lúcida; a conscin transcendente; a consciência poliédrica; a consciência calidoscópica; o ser desperto; o ser interassistencial; o ser universalista.
         Masculinologia: o cosmoeducador; o cosmoconscienciólogo; o cosmovisiólogo; o cosmícola; o atacadista consciencial; o amplificador da consciencialidade; o autodidata; o polímata; o enciclopedista; o matemático, gramático, poeta, geógrafo, bibliotecário e astrônomo Eratóstenes de Cirene (276–194 a.e.c).
         Femininologia: a cosmoeducadora; a cosmoconsciencióloga; a cosmovisióloga; a cosmícola; a atacadista consciencial; a amplificadora da consciencialidade; a autodidata; a polímata; a enciclopedista.
         Hominologia: o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens cosmopolita; o Homo sapiens cosmocentricus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: cosmoeducação básica = o processo da ampliação da mundividência a partir do estudo teático da Astronomia; cosmoeducação avançada = o processo da ampliação máxima da mundividência por meio de técnicas paradidáticas da autexperimentação do fenômeno transcendente da cosmoconsciência.
          Culturologia: a pluralidade cultural; a transculturalidade; a cultura da cosmoconsciencialidade.
          Taxologia. Sob a ótica da Cosmocogniciologia, eis, em ordem alfabética, 8 exemplos de ambientes intrafísicos encontrados na Cognópolis Foz do Iguaçu, promotores do aumento da cosmovisão:
          1. Aleia dos Gênios da Humanidade: Legadologia.
          2. Áreas verdes: Ecologia.
          3. Céu noturno: Cosmologia.
          4. Conselho dos 500: Politicologia.
          5. Holociclo: Lexicologia; Enciclopediologia; Hemerotecologia.
          6. Holoteca: Cosmovisiologia.
          7. Laboratórios conscienciológicos de autopesquisa: Autocogniciologia.
          8. Tertuliarium: Debatologia.
          Práxis. Segundo a Parapedagogia, eis, em ordem alfabética, listagem de 15 atividades amplificadoras da mundividência pessoal, contribuindo diretamente para o desenvolvimento do abertismo consciencial e da soltura mentalsomática, visando ampliar a holocognição:
          01. Autocrítica. Autoquestionamento quanto às próprias tendências.
          02. Autorretrocognição. Rememoração de retrovida pessoal.
          03. Convivência multicultural. Interação pacífica com a diversidade consciencial.
          04. Debates cosmoéticos. Confrontação de ideias em ambiente democrático.
          05. Dinâmicas parapsíquicas. Vivências multidimensionais em grupo.
          06. Docência internacional. Tares em idioma diferente da língua materna.
          07. Observações astronômicas. Expansão das dimensões e referenciais do Universo.
          08. Oficina do cosmograma. Visão de conjunto dos fatos.
          09. Pesquisa interdisciplinar. Associação de ideias.
          10. Pesquisa no Holociclo. Desassédio mentalsomático.
          11. Projeto transdisciplinar. Transposição das fronteiras disciplinares.
          12. Prova da Imagística. Desenvolvimento da hiperacuidade.
          13. Tenepes. Ampliação das relações interdimensionais.
          14. Viagens internacionais. Aumento das referências culturais.
          15. Visita à Natureza. Absorção e discriminação das energias imanentes (EI).
          Cosmovisão. Segundo a Cosmoconscienciologia, a visão panorâmica, cosmovisiológica, atacadista, extrafísica, universalista, transdisciplinar e transcendente vivenciada no estado da cosmoconsciência está na própria consciência aguardando a maturação.


                                             VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cosmoeducação, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autabertismo neopensênico: Neopensenologia; Homeostático.
          02. Autabrangência: Multidimensiologia; Neutro.
          03. Autoconscientização cosmológica: Cosmovisiologia; Neutro.
          04. Autopensenização cosmovisiológica: Cosmovisiologia; Homeostático.
          05. Circularidade contígua: Tangenciologia; Neutro.
          06. Consciência calidoscópica: Autolucidologia; Neutro.
          07. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
          08. Educação infinita: Reeducaciologia; Homeostático.
          09. Enciclopediologia: Cosmovisiologia; Homeostático.
            10.    Holociclo: Cosmocogniciologia; Neutro.
            11.    Holotecologia: Comunicologia; Homeostático.
            12.    Macroconsciencialidade: Reeducaciologia; Neutro.
            13.    Senso universalista: Cosmoeticologia; Homeostático.
            14.    Soltura mentalsomática: Experimentologia; Homeostático.
            15.    Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
 A COSMOEDUCAÇÃO OBJETIVA A SUPERAÇÃO DO RESTRINGIMENTO CAUSADO PELA MONOVISÃO INTRAFÍSICA
 SUPERFICIAL, PROPICIANDO CONDIÇÕES PARA A VIVÊNCIA DA COSMOVISÃO INTERGALÁCTICA MEGAFRATERNA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem se empenhado em ampliar a automundividência a fim de superar a monovisão simplista? Quais os resultados práticos obtidos?
            Bibliografia Específica:
            1. Ferraro, Cristiane; Histórico das Enciclopédias: da Antiguidade até a Contemporaneidade; Artigo; Revista do Megacentro Cultural Holoteca; Bianuário; Ed. Especial de Lançamento; N. Zero; Seção: Enciclopediologia; 2 abrevs.; 21 enus.; 18 fotos; 1 minicurrículo; 20 refs.; 2 webgrafias; Associação Internacional para a Expansão da Conscienciologia (AIEC); Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 60 a 85.
            2. Medeiros, Luziânia; Cosmoeducação: Uma Abordagem Transdisciplinar no Ensino de Astronomia; In: Jafelice, Luiz Carlos (Org.); Astronomia, Educação e Cultura: Abordagens Transdisciplinares para os Vários Níveis de Ensino; Coletâneas em Ensino de Ciências e Matemática: Relatos de Pesquisa e Material Didático; 3 enus.; 9 fotos; 1 tab.; 41 refs.; Editora da UFRN (EDUFRN); Natal, RN; 2010; páginas 147 a 212.
            3. Oliveira, Nara; Holoteca: Expressão Identitária da Conscienciologia; Jornal do Campus CEAEC; Mensário; Ano 10; N. 120; Ed. Especial da 1ª Década do CEAEC; 2 fotos; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2005; página 6.
            4. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 130 e 131.
            5. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 175.
            6. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.232 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 1.907 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4ª Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 134.
                                                                                                                      L. M.