Neomundividência

A neomundividência é a percepção, megapercepção, concepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos segundo os princípios, postulados ou o corpus de conhecimentos da Conscienciologia.

Qual o grau da neomundividência conscienciológica vivenciado por você, leitor ou leitora? Você aspira atingir maior patamar na neomundividência conscienciológica?

      NEOMUNDIVIDÊNCIA
                                (COSMOCOGNICIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A neomundividência é a percepção, megapercepção, concepção ou megaconcepção do mundo, do Universo ou do Cosmos segundo os princípios, postulados ou o corpus de conhecimentos da Conscienciologia.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição neo vem do idioma Grego, néos, “novo”. Apareceu, na Linguagem Científica Internacional, a partir do Século XIX. O termo mundo deriva do idioma Latim, mundus, “firmamento; mundo; universo; a criação; o globo terrestre; a Terra; as Nações; o Século; o Império Romano; o mundo subterrâneo; os infernos; o mundo considerado como Deus”. Surgiu no Século XIII. A palavra vidência procede do mesmo idioma Latim, videre, “ver; olhar; ir ver; perceber; compreender; examinar; considerar; ver com os olhos da consciência”. Apareceu no Século XIX.
         Sinonimologia: 01. Visão conscienciológica do mundo. 02. Autovisão conscienciológica do mundo. 03. Cosmovisão Conscienciológica. 04. Mundão conscienciológico. 05. Visão conscienciológica da Terra. 06. Visão astronômica da Conscienciologia. 07. Holanálise conscienciológica. 08. Cosmanálise conscienciológica. 09. Meganálise conscienciológica do mundo. 10. Weltanschauung da Conscienciologia.
         Neologia. O vocábulo neomundividência e as duas expressões compostas neomundividência básica e neomundividência evoluída são neologismos técnicos da Cosmocogniciologia.
         Antonimologia: 1. Retromundividência materiológica. 2. Mundividência vulgar. 3. Monovidência. 4. Monovisão. 5. Mundinho. 6. Interiorose. 7. Varejismo consciencial.
         Estrangeirismologia: a world view conscienciológica; o Cosmocognitarium Conscienciológico.
         Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade da inteligência evolutiva (IE) aplicada à Cosmocogniciologia.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Cosmocogniciologia; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; a autopensenização cosmovisiológica.
         Fatologia: a neomundividência; a mundividência segundo a Conscienciologia; a mundividência intrafísica da Conscienciologia; a mundividência evolutiva da Conscienciologia; a mundividência direcionando o modo pessoal de agir no mundo de acordo com a programação existencial ou proéxis; os confrontos entre as diversas mundividências; a concepção evoluída do mundo; o ponto de vista cosmovisiológico da Conscienciologia; a visão conscienciológica do mundo; a análise universalista do Cosmos; o escrutínio conscienciológico do Cosmos; a holanálise conscienciológica; a cosmanálise da Conscienciologia; a megafraternidade; a família universal; a policarmalidade; a identidade intermissiva; o crescente aprendizado da inteligência evolutiva (IE); o generalismo; a percepção atacadista do Cosmos; a Cosmonomia; a visão conscienciocêntrica das realidades; a visão global começando pela União das Instituições Conscienciocêntricas Internacionais (UNICIN).
         Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a cosmovisão paracerebral da Conscienciologia; a autoconscientização multidimensional, multiexistencial e autevolutiva.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: a identificação das realidades sinérgicas segundo a visão da Conscienciologia; o empenho pelo sinergismo paracérebro-cérebro; o autoinvestimento no sinergismo autopesquisas-heteropesquisas.
          Principiologia: a vivência do princípio da descrença; os princípios pessoais adotados para se viver; o princípio da verpon; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio cosmoético de objetivar o melhor para todos.
          Codigologia: o nível do código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando evolutivamente a mundividência pessoal de acordo com a Conscienciologia.
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial segundo a Conscienciologia; a teoria do paradigma consciencial; a teática conscienciológica; a atenção às interconexões da teoria da interprisão grupocármica.
          Tecnologia: as técnicas conscienciométricas; a técnica da análise heterocrítica; as técnicas cosmovisiológicas; a técnica da megassociação de temas; a Paratecnologia Interassistencial; a técnica de viver otimizando a autevolução.
          Voluntariologia: a dedicação ao autaprimoramento pelo binômio voluntariado-paravoluntariado.
          Laboratoriologia: os experimentos nos laboratórios conscienciológicos; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Serenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: os debates nos Colégios Invisíveis da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia.
          Efeitologia: os efeitos embasadores da neomundividência nas automanifestações; os efeitos existenciais evolutivos do megafoco pessoal cosmovisiológico segundo a Conscienciologia; os efeitos recicladores do corpus da Conscienciologia nas automundividências.
          Neossinapsologia: as expansões cognitivas pelas neossinapses conscienciológicas; as parassinapses geradas pela Cosmocogniciologia; as neossinapses geradoras de neomundividências.
          Ciclologia: a necessidade onipresente do ciclo assim-desassim; o ciclo monovisão-cosmovisão; o ciclo fitopensenização-zoopensenização-cosmopensenização.
          Enumerologia: a autorresponsabilidade intransferível pelos atos pessoais; a autorresponsabilidade intransferível pelos acertos holocármicos; a autorresponsabilidade intransferível pelo enquadramento autoconscienciométrico; a autorresponsabilidade intransferível pela autodepuração cosmoética; a autorresponsabilidade intransferível pelo desenvolvimento parapsíquico; a autorresponsabilidade intransferível pela autocura da simploriedade; a autorresponsabilidade intransferível pela autevolução continuada.
          Binomiologia: o binômio reciclagem intraconsciencial–neomundividência; o binômio recin intermissiva–paramundividência; o binômio admiração-discordância regendo as interações sociais da conscin lúcida; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio enciclopedismo-pancognição; o binômio reciclagem existencial (recin)–neomundividência; o binômio admiração-discordância permitindo a harmonia entre diferentes mundividências e consciências.
          Interaciologia: a interação autovalores–mundividência particular.
          Crescendologia: o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo minimundividência-megamundividência-paramundividência; o crescendo tacon-tares; o crescendo Ética Humana–Cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio autoquestionamento-heteroquestionamento-omniquestionamento; o trinômio holofilosófico Universalismo-Megafraternidade-Cosmoética; o trinômio autodiscernimento evolutivo–interassistencialidade cosmoética–paraperceptibilidade lúcida; o trinômio holomemória-holobiografia-holocarma; o trinômio detalhismo-exaustividade-circularidade.
          Polinomiologia: o polinômio automemória-autocognição-autorreflexão-automundividência.
          Antagonismologia: o antagonismo autovisão egoica / autovisão interassistencial; o antagonismo fato científico / ficção científica; o antagonismo visão panorâmica (parafenômeno)
/ mundividência pessoal; o antagonismo retromundividência eletronótica / neomundividência conscienciológica.
          Paradoxologia: as realidades paradoxais.
          Politicologia: a democracia a caminho do Estado Mundial; a lucidocracia; a cosmocracia; a meritocracia evolutiva.
          Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da megafraternidade; a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a criticofilia; a cosmocogniciofilia.
          Mitologia: a desconstrução dos mitos ilusórios da intrafisicalidade.
          Holotecologia: a Holoteca; a consciencioteca; a cosmogramoteca; a analiticoteca; a encicloteca; a experimentoteca; a criticoteca.
          Interdisciplinologia: a Cosmocogniciologia; a Cosmovisiologia; a Cosmometria; a Cosmossíntese; a Autodiscernimentologia; a Experimentologia; a Heterocriticologia; a Sistematologia; a Prospecciologia; a Dissecciologia; a Inventariologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens mundiperceptor; o Homo sapiens psychometra; o Homo sapiens clarividens; o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens hermeneuticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens magnificator.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: neomundividência básica = o conjunto de princípios da Cosmocogniciologia Conscienciológica ao nível do praticante da tenepes, homem ou mulher; neomundividência evoluída = o conjunto de princípios da Cosmocogniciologia Conscienciológica ao nível do ser desperto, homem ou mulher.
          Culturologia: a neocultura conscienciológica; a Culturologia da Cosmocogniciologia; a paracultura da intermissividade educativa.
          Tabelologia. Sob a ótica da Cosmocogniciologia, eis, por exemplo, na ordem funcional, a tabela com 10 abordagens confrontativas entre a neomundividência conscienciológica e a retromundividência eletronótica convencional:
                  Tabela – Cotejo Neomundividência / Retromundividência
     Nos     Neomundividência Conscienciológica           Retromundividência Eletronótica
     01.    Conscin lúcida interassistencial             Conscin trancada
     02.    Conscin parapsíquica (PL)                    Conscin casca grossa
     03.    Conscin intermissivista (Autocognição)       Conscin materialista
     04.    Autodiscernimento evolutivo (IE)             Ignorância evolutiva
     05.    Cosmovisiologia multidimensional             Monovisiologia ordinária
     06.    Cosmoeticologia (CPC)                        Bioeticologia
     07.    Otimismo evolutivo (Voluntariado, IC)        Indiferença evolutiva
     08.    Holossomatologia (Seriexologia)              Somatologia
     09.    Programação existencial (Autoproéxis)        Vida fisicalista
     10.    Holofilosofia (Princípio da descrença)       Eletronótica
          Mundividência. Sem a autoparaperceptibilidade, capaz de permitir a análise direta da vida multidimensional, holossomática, a consciência na Terra, através dos milênios, sempre observou o Universo, ou abordou a mundividência, com o mal prevalecendo sobre o bem, a dor sobre o prazer, a infelicidade sobre a euforia e a morte sobre a vida. É o olhar pessimista e derrotista do ser humano materialista, monovisual, ignorante quanto à inteligência evolutiva e à Cosmoética. Com o princípio da descrença e as autexperiências parapsíquicas alcançando discernimento maior, a evolução da consciência começa a despontar de modo racional, lógico e cosmoético. É o novo olhar cosmovisiológico da conscin lúcida, intermissivista e interessada na consecução da autoprogramação existencial, no autorrevezamento multiexistencial e nos desafios das conquistas evolutivas a caminho da Serenologia.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a neomundividência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Ampliação do mundo pessoal: Recexologia; Neutro.
          02. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          04. Aprofundamento da pesquisa: Experimentologia; Neutro.
          05. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          06. Cosmopensenização: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
          07. Cosmossíntese: Mentalsomatologia; Homeostático.
         08.  Cosmovisiologia: Cosmoconscienciologia; Homeostático.
         09.  Criteriologia: Autodiscernimentologia; Homeostático.
         10.  Magnificação mentalsomática: Cosmovisiologia; Homeostático.
         11.  Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
         12.  Sistemata: Experimentologia; Neutro.
         13.  Taxologia das análises: Experimentologia; Neutro.
         14.  Técnica da exaustividade: Experimentologia; Neutro.
         15.  Visão: Autodiscernimentologia; Neutro. A NEOMUNDIVIDÊNCIA, ESPECÍFICA DA CONSCIENCIOLOGIA, OFERECE AO INTERESSADO, SEJA HOMEM OU MULHER, O MÁXIMO DESCORTINO DA AUTEVOLUÇÃO COSMOÉTICA, MULTIDIMENSIONAL, EFICAZ E SATISFATÓRIA.
         Questionologia. Qual o grau da neomundividência conscienciológica vivenciado por você, leitor ou leitora? Você aspira atingir maior patamar na neomundividência conscienciológica?