CONTRATO PROEXOLÓGICO (AUTOPROEXOLOGIA) I. Conformática Definologia. O contrato proexológico é a expressão metafórica utilizada para designar os acordos multidimensionais estabelecidos durante o Curso Intermissivo (CI), entre a consciex intermissivista, a futura família nuclear, os compassageiros evolutivos, os amparadores extrafísicos e o evoluciólogo, definindo compromissos, combinados e pactos, embasados na interconfiança recíproca, nos deveres, paradeveres, direitos e paradireitos. Tematologia. Tema central neutro. Etimologia. O vocábulo contrato vem do idioma Latim, contractus, “documento resultante de acordo”. Surgiu no Século XIII. O termo programa deriva igualmente do idioma Latim, programma, “publicação por escrito; edital; cartaz”, e este do idioma Grego, prógramma, “ordem do dia; inscrição”, de prográphó, “escrever anteriormente; escrever na cabeça de”, provavelmente por influência do idioma Francês, programme. Apareceu no Século XVIII. A palavra programação surgiu no Século XX. O vocábulo existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu no Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. Sinonimologia: 1. Acordo plurilateral proexológico. 2. Estabelecimento de cláusulas proexológicas interconscienciais. 3. Trato proexológico grupal. 4. Pactuação de acordos proexológicos. 5. Arranjo contratual proexológico interpares. Neologia. As 3 expressões compostas contrato proexológico, contrato proexológico adimplido e contrato proexológico inadimplido são neologismos técnicos da Autoproexologia. Antonimologia: 1. Distrato proexológico. 2. Rescisão contratual proexológica. 3. Descontinuação de acordo proexológico. 4. Abandono do combinado da proéxis. 5. Falsas cláusulas proexológicas interconscienciais. Estrangeirismologia: os contractual agreements; as plurilateral clauses. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao autocomprometimento proexológico interpessoal. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares sintetizando o tema: – Contrato: cláusulas estabelecidas. Acordos: autesforços lúcidos. Coloquiologia: a expressão no fio do bigode contendo relevância superior aos combinados escritos, pactuados e assinados. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal do respeito aos combinados; as diversidades pensênicas nas interpretações dos contratos; as cláusulas contratuais gerando pensenes positivos em conscins e consciexes; o holopensene da retidão nas combinações; o holopensene da honestidade no cumprimento das resoluções verbais, fruto da expressão “o combinado não sai caro”; os princípios e paraleis das manifestações conscienciais ou pensenizações justas e íntegras; o holopensene de interconfiança mútua; a reverberação pensênica resultante da autorreflexão sobre a assunção dos auto e heterocompromissos proexológicos; a selagem pensênica do contrato autoproexológico. Fatologia: o entendimento entre as partes envolvidas nos contratos intra e extrafísicos; a escolha prioritária de cumprimento dos acordos interconscienciais; os acordos derivados da cooperação, entendimento, concordância e / ou convergência de interesses maxiproexológicos; a inteligência evolutiva (IE) aplicada à proéxis pessoal e grupal; o entrosamento mútuo, entre duas ou mais consciências, nos acordos proexológicos; o alinhamento interpessoal facilitando o compléxis pessoal e grupal; a interconfiança interpares; os combinados maxiproexológicos claros e diretos; as expectativas interconscienciais estabelecidas e conhecidas; as expectativas atendidas; as profilaxias anticonflitivas nos acordos firmados; as combinações interconscienciais; os procedimentos minimizadores de conflitos interpessoais; os contratos interpares firmados; as ponderações sobre os autocompromissos proexológicos; o atendimento aos pré-requisitos contratuais proexológicos implicando possível reequacionamento da vida intrafísica; os acordos embasados 100% na interconfiança das consciências envolvidas; as auto e heterodeliberações selando os contratos; as testemunhas intra e extrafísicas dos contratos; os paradeveres relativos à proéxis; o paradireito aplicado aos acordos estabelecidos; o exercício empático autorreflexivo de se colocar no lugar do amparador e / ou evoluciólogo das consciências envolvidas nos combinados; os contratos proexológicos estabelecidos de acordo com a Escala Evolutiva das Consciências; o atilamento ao amparo extrafísico na autopredisposição interassistencial; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) de cada integrante da maxiproéxis influenciando nos acordos estabelecidos; a busca de autonomia evolutiva visando o cumprimento da proéxis; o Serviço de Apoio Existencial (SEAPEX) da Associação Internacional de Programação Existencial (APEX) auxiliando no cumprimento dos contratos pré-estabelecidos. Parafatologia: o contrato proexológico; a importância da autovivência do estado vibracional (EV) profilático pelas diversas consciências envolvidas nos contratos; o nível de autoconscientização multidimensional (AM) impactando os contratos proexológicos; os pactos proexológicos interassistenciais e interdimensionais; a habilidade de lidar com a multidimensionalidade no âmbito dos combinados interconscienciais; o desenvolvimento parapsíquico auxiliando no cumprimento dos arranjos contratuais; a qualidade da interação extrafísica com os amparadores dependendo do mérito da conscin proexista; o critério da afinidade multiexistencial referente aos amparadores extrafísicos de função; a hipótese não generalizável de pactuação proexológica durante o Curso Intermissivo pré-ressomático. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo fatos-parafatos no contexto proexológico; o sinergismo patológico antidiscernimento–conflito grupocármico; o sinergismo realidade extrafísica–realidade intrafísica; o sinergismo reflexão-ponderação-desassédio; o sinergismo empatia-afeição-compreensão; o sinergismo autodiscernimento evolutivo–autodomínio emocional; o sinergismo proéxis-compléxis. Principiologia: o princípio da ação e reação; o princípio da interdependência evolutiva; o princípio do autesforço evolutivo; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da restauração evolutiva. Codigologia: o código de valores pessoais; o código pessoal de Cosmoética (CPC) aperfeiçoado a partir das rememorações do CI; o código de exemplarismo pessoal (CEP); o código de convivialidade; o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de conduta do proexista; o código pessoal de conduta proexogênica (autoproexograma). Teoriologia: a teoria da programação existencial (proéxis) individual e grupal; a teoria da cláusula pétrea proexológica; a teoria dos vínculos conscienciais; a teoria do megafoco pessoal e grupal; a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria da evolução conjunta; a teoria da seriéxis; a teoria da inteligência evolutiva. Tecnologia: as técnicas das autodecisões proexológicas; a técnica da priorização do mais relevante para a proéxis pessoal e grupal; a técnica da convergência autoproexológica; a técnica da identificação da proéxis pelos talentos pessoais; a técnica da rememoração do CI através de entrevista com amparadores e / ou evoluciólogos; a técnica do proexograma; a técnica do vínculo consciencial proexológico. Voluntariologia: o voluntariado em Instituição Conscienciocêntrica (IC) suscitando constantemente o acesso ao tema de especialidade proexológica; o voluntariado conscienciológico exemplificando a condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Proexologia. Efeitologia: os efeitos benéficos dos contratos proexológicos; os efeitos dinâmicos da consecução proexológica; os efeitos do saldo positivo da Ficha Evolutiva Pessoal nos compassageiros evolutivos; o efeito da assunção proexológica nas companhias evolutivas cotidianas; as catálises proexológicas enquanto efeitos da identificação da identidade interassistencial; o efeito pacificador dos acordos ganha-ganha; o efeito halo da confiança interconsciencial sadia. Neossinapsologia: as neossinapses provenientes do Curso Intermissivo; as neossinapses provenientes dos combinados extrafísicos influindo nas reconciliações grupocármicas; as neossinapses geradas pela prática da negociação e mediação familiar; as neossinapses fraternas, cosmoéticas e universalistas; as retrossinapses belicistas influenciando a atuação no grupocarma; as neossinapses obtidas por meio da pensenidade pacificadora; as neossinapses influenciando na definição das prioridades proexológicas. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP). Enumerologia: as necessidades pessoais atendidas; as consciências assistidas; o vínculo proexológico; o incentivo à intercompreensão; o destaque do prioritário; o balanço existencial; a avaliação do autodesempenho proexológico. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio CI-proéxis; o binômio aporte-compléxis; o binômio foco-resultado; o binômio exigências-concessões; o binômio intercompreensão-intercooperação. Interaciologia: a interação ação-reação; a interação amparador de função–proexista completista; a interação ganha-ganha; a interação minipeça autoconsciente–Maximecanismo Interassistencial Multidimensional; a interação fatos-parafatos; a interação multidimensional expandida fruto de possível entrevista com evoluciólogo. Crescendologia: os resultados evolutivos obtidos pela aplicação do crescendo prioridade-compléxis. Trinomiologia: o trinômio acordos-cláusulas-contrato; o trinômio intercompreensão-intercooperação-interassistência; o trinômio desafio-coragem-enfrentamento; o trinômio lucidez-foco-resultado; o trinômio racionalidade-prioridade-coerência. Polinomiologia: a atuação cotidiana do proexista pautada no polinômio discernimento-parapsiquismo-assistência-teática-consecução-compléxis; o polinômio lucidez-racionalidade-desassédio-evolutividade; o polinômio isenção-imparcialidade-intercooperação-interassistência. Antagonismologia: o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial; o antagonismo atacadismo assistencial / varejismo assistencial; o antagonismo paz íntima / conflito grupal. Paradoxologia: o paradoxo de o ganho pessoal nem sempre ser o ganho evolutivo grupal; o paradoxo de toda proéxis ser exequível, com razoável folga. Politicologia: a proexocracia; a maxiproexocracia; a conscienciocracia; a assistenciocracia; a evoluciocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à proéxis; a lei de causa e efeito; a lei da interdependência consciencial; a lei da grupalidade; a lei da afinidade pensênica; as leis da proéxis. Filiologia: a conscienciofilia; a conviviofilia; a reciclofilia; a comunicofilia; a assistenciofilia; a proexofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a evitação da decidofobia; a profilaxia das fobias desfavoráveis ao completismo existencial. Sindromologia: a síndrome da imaturidade consciencial; a síndrome da despriorização proexológica; a síndrome da dispersão consciencial geradora de incompléxis. Holotecologia: a convivioteca; a socioteca; a proexoteca; a experimentoteca; a teaticoteca; a traforoteca; a profilaticoteca. Interdisciplinologia: a Autoproexologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Intrafisicologia; a Vivenciologia; a Experimentologia; a Teaticologia; a Assistenciologia; a Proexologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin autopesquisadora; a conscin proexista; a conscin lúcida; a pessoa perseverante; as múltiplas companhias na consecução da proéxis; o ser interassistencial. Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o agente retrocognitor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o completista; o proexista; o proexólogo; o tenepessista; o ofiexista. Femininologia: a pré-serenona vulgar; a agente retrocognitora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a completista; a proexista; a proexóloga; a tenepessista; a ofiexista. Hominologia: o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens agens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens maxiproexologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens completista. V. Argumentologia Exemplologia: contrato proexológico adimplido = aquele honrado pela conscin proexista até o fim da vida humana, tornando-se completista; contrato proexológico inadimplido = aquele interrompido pelo proexista, tornando-se incompletista. Culturologia: a cultura do autodiscernimento; a cultura da alavancagem da proéxis; a cultura da assunção proexológica. Holocarmologia. No âmbito da Proexologia, sob a ótica holocármica, é factível compreender a elaboração dos contratos proexológicos, seguindo a sequência de 4 etapas, dispostas na ordem lógica: 1. Obrigações: os deveres e paradeveres evolutivos identificados mediante diagnóstico holocármico. 2. Necessidades: o diagnóstico pormenorizado das demandas assistenciais intra e interconscienciais a serem atendidas. 3. Composição: a análise aprofundada das obrigações, responsabilidades e necessidades compondo o objeto, cláusulas e acordos do contrato proexológico. 4. Cláusulas: a clareza sobre o alcance das cláusulas primárias e secundárias estabelecidas e os possíveis impactos na proéxis pessoal e grupal. Primárias. No universo da Autoproexologia, o contrato proexológico envolve tarefa específica, indispensável de ser realizada na vida intrafísica, cujo cumprimento torna-se pré-requisito para o completismo existencial. Dentro desse contexto, eis 10 considerações, em ordem alfabética, de extrema importância aos interessados no compléxis: 01. Antidispersividade. Eliminar ou mitigar qualquer tipo de dispersão consciencial cotidiana. 02. Aproveitamento. Esmerar-se em todas as oportunidades interassistenciais e situações envolvendo assistidos e requisições. 03. Exequibilidade. Compreender profundamente a proéxis, plenamente exequível com razoável folga. 04. Mentalsomaticidade. Manter constância, continuísmo e elevada produção mentalsomática cosmoética. 05. Objetividade. Definir, priorizar e manter-se focado nos objetivos proexológicos pessoais, evitando desviacionismos e apagogia. 06. Parapsiquismo. Focar de modo constante, racional e perene o autodesenvolvimento lúcido e cosmoético do parapsiquismo. 07. Priorização. Priorizar, em qualquer momento evolutivo, a melhoria do autodesempenho proexológico. 08. Produtividade. Aplicar ao máximo a técnica da convergência proexológica em todas as áreas da vida. 09. Raciocínio. Conservar-se em constante autopensenização teática, racional e lógica, com vistas à consecução da proéxis. 10. Rememoração. Buscar rememorar, utilizando as mais diversificadas técnicas e estratégias retrocognitivas, as escolhas evolutivas realizadas durante o período intermissivo. Secundárias. No universo da Holocarmologia, cada conscin intermissivista, por hipótese, possui conjunto de cláusulas secundárias, as quais também devem ser observadas e cumpridas para se chegar ao compléxis. Eis, a título de exemplos, 12 itens, agrupados em 3 eixos, em ordem didática: A. Egocarmologia: 01. Trafores: desenvolvimento de traços-força, as potencialidades intraconscienciais. 02. Trafares: superação dos traços-fardos, as fragilidades intraconscienciais. 03. Trafais: preenchimento dos traços-faltantes, as lacunas intraconscienciais. 04. Temperamento: constante melhoria na compreensão e desenvolvimento da Autotemperamentologia. B. Grupocarmologia: 05. Gescon: produção de gestações conscienciais visando desenvolver a especialidade pessoal e atender os assistidos. 06. Liderança: assunção da autoliderança nos mais diversos contextos interassistenciais. 07. Maternidade: maternidade e / ou paternidade planejadas e assumidas com lucidez quanto ao melhor encaminhamento para determinadas recomposições grupocármicas específicas. 08. Reconciliações: conciliações grupocármicas praticadas lucidamente, a fim de eliminar interprisões conscienciais. C. Policarmologia: 09. Interassistencialidade: atendimento ampliado ao público-alvo de assistência, de modo planejado, a partir da especialidade proexológica pessoal. 10. Barreira: rompimento dos limites de espaço, ampliando e qualificando a abrangência interassistencial. 11. Ofiex: implantação da oficina extrafísica, qualificando a interassistencialidade diária, avançada, do tenepessista veterano. 12. Megagescon: produção da megagestação consciencial, a obra-prima pessoal libertária, síntese da autoproéxis. Relacionamentos. Com base na Grupocarmologia, eis 10 atitudes positivas, no âmbito dos relacionamentos interpessoais, dispostas em ordem alfabética, capazes de fortalecer vínculos e ampliar a interassistencialidade: 01. Anticonflitividade. Postura resolutiva e fraterna de solucionar contrapontos. 02. Antiemocionalismo. Manutenção da racionalidade cosmoética retilínea e constante. 03. Autocontrole. Evitação da obnubilação, reatividade e dramatização. 04. Cooperação. Opção permanente da intercooperação entre conscins e consciexes. 05. Equilíbrio. Prevalência do bom senso nos combinados e acordos interpessoais. 06. Euforin. Estado de ânimo e bem-estar constante, gerado pelo compléxis diário. 07. Holopensenidade. Contribuição no desenvolvimento de ambiência familiar e comunitária agradável e homeostática. 08. Interconfiança. Construção de confiança interpessoal mantida nos mais variados contextos. 09. Lucidez. Autoconscientização sobre os paracompromissos evolutivos pessoais e grupais. 10. Pacifismo. Manutenção da paz íntima, pacificando o holopensene grupal. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o contrato proexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acídia: Parapatologia; Nosográfico. 02. Alavancagem da proéxis: Proexologia; Homeostático. 03. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro. 04. Autodesempenho proexológico: Proexologia; Homeostático. 05. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático. 06. Contrato tenepessístico: Interconfianciologia; Neutro. 07. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático. 08. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico. 09. Escolha evolutiva: Experimentologia; Homeostático. 10. Pacto multidimensional: Cosmoeticologia; Neutro. 11. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 12. Raciocínio proexológico: Autocogniciologia; Homeostático. 13. Simetria proexológica: Autoproexologia; Homeostático. 14. Singularidade assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Vínculo consciencial: Conscienciocentrologia; Homeostático. OS CONTRATOS PROEXOLÓGICOS ENVOLVEM O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS, RESOLUÇÃO DE DESAFETOS, PRIORIZAÇÃO DE CONDUTA LÚCIDA E COSMOÉTICA, FOCADOS NO MELHOR CUMPRIMENTO DA AUTOPROÉXIS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, proexista, reflete sobre o contrato proexológico enquanto metáfora norteadora do autocomprometimento intra e interconsciencial? Quais seriam as cláusulas pétreas desse pacto multidimensional? C. G. P.