CONSCIN SUGESTIONÁVEL (DESVIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin sugestionável é a personalidade humana, homem ou mulher, de conduta influenciável, seguidora de outrem, aceitando sem autoquestionamentos e criticidade as ideias e opiniões alheias. Tematologia. Tema central nosográfico. Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva igualmente do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede também do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra sugestão provém do idioma Latim, suggestio, “ação de construir; construção; edificação; conselho; parecer; sugestão; instigação”. Surgiu no Século XV. O sufixo vel origina-se igualmente do idioma Latim, bilis, designando “passível de”, e mais raramente, “agente de”, formador de adjetivos derivados geralmente de verbos. Sinonimologia: 1. Conscin influenciável. 2. Conscin suscetível. 3. Conscin irreflexível. Neologia. As 3 expressões compostas conscin sugestionável, conscin sugestionável mínima e conscin sugestionável máxima são neologismos técnicos da Desviologia. Antonimologia: 1. Conscin autônoma. 2. Conscin reflexiva. 3. Conscin questionadora. 4. Conscin ponderada. 5. Conscin sensata. 6. Conscin autocrítica. 7. Conscin influenciadora. Estrangeirismologia: o Invexarium; o rapport com consciências afins; as fake news nas redes sociais; o timing lucidogênico; os influencers; a inevitabilidade da glasnost; o Zeitgeist atual; a busca por feedbacks. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à reflexão pessoal. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Sugestionabilidade demonstra irreflexão. Sugestionabilidade: estagnador evolutivo. Autorreflexão: viragem evolutiva. Coloquiologia: a condição da conscin Maria vai com as outras. Proverbiologia: ‒ Cada macaco no seu galho. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal carregado no sen; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade; os recexopensenes; a recexopensenidade; a manipulação pensênica dos assediadores extrafísicos e guias amauróticos; a clareza autopensênica; o holopensene da Descrenciologia. Fatologia: o bifrontismo estagnador das automanifestações; a mesologia propiciadora da sugestionabilidade; a admiração alheia excessiva; a autocomparação com outros indivíduos; a baixa autestima; a irreflexão quanto às prioridades pessoais evolutivas; a banalização dos autotrafores; o temperamento religioso; o fato de a sugestionabilidade ser travão às reciclagens intraconscienciais; a fidelização, de seguidores incautos, aos influencers nas redes sociais; a carência afetiva evidenciando a necessidade da aprovação alheia; a submissão nas relações; a estagnação evolutiva; o predomínio da irreflexão quanto à própria existência; as hetero-hipnoses evidenciando o estado de suscetibilidade da consciência; o fato de ter maior confiança no outro e menos em si mesmo; a imaturidade emocional; as autocorrupções contribuindo para a acomodação antievolutiva; 2 Enciclopédia da Conscienciolo gia a robotização existencial (robéxis); a convenção social contribuindo para a falta de autocrítica; a idolatria; o fanatismo; o posicionamento inseguro; o fato de não saber filtrar informações; o modismo interferindo no foco evolutivo; o monoideísmo pelas autoficções; a imaginação excessiva; a acomodação na zona de conforto patológica; a sedução holochacral doentia; o apego às amizades evitáveis; os esforços inúteis não convergentes com os valores pessoais; a visão fantasiosa quanto às demais consciências; a formação docente; a influência social quanto à escolha profissional; a suscetibilidade dificultando a vivência prioritária da tares; a identificação dos valores pessoais; o cultivo das amizades evolutivas; o contraponto da suscetibilidade com a invexibilidade; a força presencial pela manifestação da singularidade pessoal; a qualificação da intenção assistencial a partir da autopesquisa; a cosmovisão quanto às próprias manifestações; o desenvolvimento da autocrítica a partir do autodiscernimento; o investimento na autopesquisa; as neoverpons qualificando o autoposicionamento recinológico. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sugestionabilidade aos sinais energéticos (sinalética) pessoais; o mapeamento superficial das sinaléticas parapsíquicas pessoais; a falta de autocrítica levando à submissão às consciexes patológicas; as projeções vexaminosas; o acoplamento energético com consciências estagnadoras; a labilidade parapsíquica ignorada intensificando a vulnerabilidade holossomática; o vampirismo energético; a iscagem inconsciente; a insegurança parapsíquica; o trafor parapsíquico; o parapsiquismo pessoal aplicado descrenciologicamente. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo sugestionabilidade–dependência afetiva; o sinergismo reflexão‒clareza proexológica; o sinergismo amizades evolutivas–manutenção do foco proexológico; o sinergismo autoqualificação–qualificação grupal; o sinergismo autorreflexão–elaboração do maxiplanejamento; o sinergismo feedbacks-autorreflexão; o sinergismo autopesquisa–clareza recinológica; o sinergismo recin da sugestionabilidade–assunção dos autotrafores. Principiologia: o princípio “isso não é para mim”; o princípio “se algo não presta, não presta mesmo, não adianta fazer maquilagem”; o princípio de só a consciência mudar a si mesma; o princípio do autoquestionamento contínuo; o princípio pesquisístico da procura de respostas por meio da autorreflexão; o princípio da descrença (PD). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) auxiliando no amadurecimento grupal. Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da inversão existencial (invéxis); a técnica da reciclagem existencial (recéxis); a técnica da qualificação dos trafores; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica do diário pessoal; a técnica da autopesquisa diária; a técnica da tábula rasa; a técnica da tenepes; a técnica da escrita diária. Voluntariologia: o voluntariado na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS) auxiliando nas reciclagens precoces; o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) enquanto aporte insubstituível para o intermissivista. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Proexologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional. Colegiologia: o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Sinaleticologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Descrenciologia. Efeitologia: o efeito da idolatria; o efeito da heteroinfluenciação inconsciente; o efeito da irreflexão; o efeito da carência afetiva; o efeito da inaplicabilidade de técnicas evolutivas; os efeitos da paragenética na manifestação pessoal; o efeito marionete; o efeito do não posicionamento nas autescolhas; o efeito da inquestionabilidade pessoal. Neossinapsologia: as neossinapses advindas das reflexões; a decisão de aplicação de técnicas evolutivas fortalecendo neossinapses evolutivas. Ciclologia: o ciclo irreflexão-sugestionabilidade; o ciclo sugestionabilidade-automimese; o ciclo observação da heteromanifestação–falta de autobservação; o ciclo da robotização consciencial; o ciclo automimético seriexológico; o ciclo multiexistencial. Enumerologia: a falta de autenticidade; a falta da potencialização dos autotrafores; a falta de autenfrentamento; a falta de autonomia; a falta de posicionamento pessoal; a falta de autocrítica; a falta de autodiscernimento. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio vulnerabilidade-minidissidência; o binômio competitividade–sujeição patológica; o binômio continuísmo da influenciabilidade–desvio proexológico; o binômio admiração excessiva–sugestionabilidade. Interaciologia: a interação entre conscins; a interação conscin-consciex; a interação admirador-influencer; a interação manipulador-manipulado; a interação grupo evolutivo–escolhas pessoais; a interação autoquestionamento periódico–recin constante; a interação influenciabilidade–manutenção da zona de conforto patológica. Crescendologia: o crescendo conscin suscetível–conscin autocrítica; o crescendo patológico irreflexão–continuísmo estagnador; o crescendo conscin fanática–conscin dependente–conscin dominada; o crescendo ingenuidade-autocrítica-autorreflexão-autodiscernimento. Trinomiologia: o trinômio invéxis-recexis-recin; o trinômio autopesquisa-coerência-autestima; o trinômio crítica-autocrítica-heterocrítica; o trinômio autoquestionamento-autorreflexão-neoideia; o trinômio sugestionabilidade–autocorrupção–desvio existencial; o trinômio sugestionabilidade–autoconflito–estagnação evolutiva. Antagonismologia: o antagonismo robéxis / invéxis; o antagonismo irreflexão/ reflexão; o antagonismo carência afetiva / maturidade afetiva; o antagonismo murismo / autoposicionamento proexológico; o antagonismo religião / Conscienciologia; o antagonismo autocorrupção / autocrítica; o antagonismo amizades ociosas / amizades evolutivas; o antagonismo dependência / interdependência; o antagonismo desperdício / antidesperdício; o antagonismo alienação / cosmovisão. Legislogia: a lei do menor esforço recinológico aplicado pela conscin sugestionável. Filiologia: a criticofilia; a neofilia; a recinofilia. Fobiologia: a cacorrafiofobia; a alodoxafobia; a atiquifobia; a hipengiofobia; a eleuterofobia; a enissofobia; a criticofobia; a fobia de refletir; o medo de dizer “não”. Sindromologia: a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome do impostor; a síndrome de Cassandra; a síndrome da interiorose; a síndrome do “já ganhou” proexológico. Maniologia: a mania da autexpressividade inautêntica; a mania de sempre querer agradar a todos; a mania de não ter opinião própria; a mania de seguir posturas alheias sem questionamento; a mania de se incluir em grupos a qualquer custo. Mitologia: o mito do inversor perfeito; o mito da possibilidade de agradar a todos; o mito de a sugestionabilidade representar abertismo consciencial; o mito do autofortalecimento pela fé. Holotecologia: a invexoteca; a recexoteca; a descrencioteca; a parageneticoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a conscienciometroteca; a convivioteca; a desvioteca. Interdisciplinologia: a Desviologia; a Descrenciologia; a Invexologia; a Recexologia; a Conscienciometrologia; a Reflexologia; a Proexologia, a Cosmovisiologia; a Autopensenologia; a Intrafisicologia; a Dispersologia; a Patologia; a Conviviologia; a Grupocarmologia; a Autodiscernimentologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin sugestionável; a conscin estagnada; a conscin ingênua; a conscin superficial; a conscin admiradora; a conscin manipulável; a conscin autovitimizada; a conscin maEnciclopédia da Conscienciolo gia 4 rionete; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o suscetível; o controlável; o influenciável; o desperdiçador; o procrastinador; o intermissivista inadaptado; o indeciso; o submisso; o passivo; o idólatra; o influencer; o seguidor; o fã. Femininologia: a suscetível; a controlável; a influenciável; a desperdiçadora; a procrastinadora; a intermissivista inadaptada; a indecisa; a submissa; a passiva; a idólatra; a influencer; a seguidora; a fã. Hominologia: o Homo sapiens sugestionabilis; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens disperditius; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens doctrinalis; o Homo sapiens corruptor; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens conflictuosus. V. Argumentologia Exemplologia: conscin sugestionável mínima = aquela buscando refletir sobre as autoposturas e automanifestações a partir do autodiscernimento a fim de tornar-se menos suscetível; conscin sugestionável máxima = aquela buscando seguir posturas alheias sem autorreflexão, deixando-se levar alienadamente pelo fluxo natural no grupo ao qual está inserida. Culturologia: a cultura da Descrenciologia; a cultura da Internet; a cultura da irreflexão; a cultura da ociosidade; a cultura do cancelamento; a cultura dos memes. Caracterologia. Sobre a ótica da Parapatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 7 posturas problemáticas manifestadas pela conscin sugestionável, capazes de potencializarem-se ao longo do tempo, levando ao desvio proexológico, caso não haja autenfrentamento precoce: 1. Acriticidade: a ausência de criticidade e reflexão nas relações. 2. Autovitimização: o ato de se colocar no papel de vítima nas situações desconfortantes. 3. Carência: a necessidade excessiva de ligar-se a outras conscins. 4. Comodismo: a postura egoica e antievolutiva. 5. Infantilidade: a terceirização das responsabilidades pessoais. 6. Iniciativa: a falta de autodirecionamento levando à estagnação. 7. Dependência: o ato de seguir outrem sem autoquestionamento. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin sugestionável, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acomodação mimética: Automimeticologia; Nosográfico. 02. Adolescência irrefletida: Automimeticologia; Nosográfico. 03. Antagonismo bifrontismo / invéxis: Autodiscernimentologia; Neutro. 04. Antidogmática: Comunicologia; Homeostático. 05. Autocoerenciometria: Cosmoeticologia; Homeostático. 06. Autoquestionamento lúcido: Autoquestionologia; Homeostático. 07. Autorganização consciencial: Autorganizaciologia; Neutro. 08. Conscin inversível: Invexologia; Homeostático. 09. Contraponto invexibilidade-suscetibilidade: Descrenciologia; Neutro. 10. Correção de rota: Autorrecexologia; Homeostático. 11. Desperdício do jovem intermissivista na Internet: Desviologia; Nosográfico. 12. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico. 13. Influenciabilidade patológica: Pensenologia; Nosográfico. 14. Necessidade desnecessária: Antipriorologia; Nosográfico. 15. Omniquestionamento: Pesquisologia; Neutro. A SUGESTIONABILIDADE, QUANDO NÃO MAPEADA E NÃO SUPERADA, PODE LEVAR O INTERMISSIVISTA AO DESVIO PROEXOLÓGICO, TORNANDO-SE ESSENCIAL DISCERNIR E REESTRUTURAR AS AUTOMANIFESTAÇÕES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, é sugestionável às manifestações alheias? Em caso afirmativo, por quais motivos ainda mantém essa postura antievolutiva? Bibliografia Específica: 1. Lourenço, Ibis; Contraponto Holopensene do Grinvex–Zeitgeist Atual; Artigo; Anais do XXX Simpósio do Grinvex (SIG); 22-23.05.2021; Revista; N. 30; Seção 6; 10 citações; 1 E-mail; 4 enus.; 1 nota; 10 refs.; 3 webgrafias; Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); Foz do Iguaçu, PR; Maio, 2021; páginas 141 a 152. 2. Nonato, Alexandre; et al; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juvendude; pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Loudy; et al.; 304 p.; 6 seções; 70 caps.; 5 E-mails; posf.; glos. 143 termos; 376 refs.; 28 anexos; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 47 a 49 e 78 a 81. Webgrafia Específica: 1. Barbosa, Cassielle; Como não se Influenciar por Tudo o que Você vê na Internet; Artigo; 12.11.2021; 3 enus.; 1 foto; 2 websites; 2 refs.; disponível em <https://assinvexis.org/artigos/influenciavel-como-nao-se-influenciarpor-tudo-o-que-voce-ve-na-internet/>; acesso em: 06.03.2022; 08h33 2. Grinvex Conceição dos Ouros; Opinião Própria: Construção na Juventude; Artigo; 28.05.2021; 3 enus.; 1 foto; 1 ref.; 2 webgrafias; disponível em <https://assinvexis.org/artigos/opiniao-propria/>; acesso em: 22.07.2021; 15h04. 3. Lopes, Diego; Modismo ou Autocrítica: Qual predomina em Você?; Artigo; 17.05.2021; 8 citações; 3 enus.; 1 foto; 1 técnica; 2 websites;1 ref.; disponível em <https://assinvexis.org/artigos/modismo-ou-autocritica/>; acesso em: 06.03.2022; 09h21. C. T. B.