A conscin solidária é a pessoa, homem ou mulher, com temperamento filantropo, humanitário, altruísta, generoso, solícito e doador, sempre predisposta, disponível e interessada em prestar auxílio, apoio, amparo ou ajuda espontânea a outrem em alguma contingência intra ou extrafísica.
Você, leitor ou leitora, penseniza a respeito da solidariedade? Admite ter a proéxis atrelada à assistência? Quais os efeitos evolutivos daí advindos?
CONSCIN SOLIDÁRIA (PERFILOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin solidária é a pessoa, homem ou mulher, com temperamento filantropo, humanitário, altruísta, generoso, solícito e doador, sempre predisposta, disponível e interessada em prestar auxílio, apoio, amparo ou ajuda espontânea a outrem em alguma contingência intra ou extrafísica. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu igualmente no Século XIII. A palavra solidária vem do idioma Francês, solidaire, “inteiro; completo; interdependente”, de solide, e esta do idioma Latim, solidus, “firme. inteiro; sólido”. Apareceu no Século XVIII. Sinonimologia: 1. Conscin solícita. 2. Conscin prestimosa. 3. Conscin gentil. 4. Conscin fraterna. Neologia. As 3 expressões compostas conscin solidária, conscin minissolidária e conscin maxissolidária são neologismos técnicos da Perfilologia. Antonimologia: 1. Conscin egoísta. 2. Conscin indiferente. 3. Conscin hostil. 4. Conscin vampirizadora. 5. Conscin assediadora. Estrangeirismologia: o modus vivendi pacífico; o modus operandi altruísta; o feeling fraterno com conscins e consciexes; o rapport com amparo de função; o help no tempo certo com muita delicadeza; o timing assistencial; as benesses da conscin large; o checklist quanto às ações assistenciais. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à solidariedade interassistencial. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao assunto: – Estendamos a solidariedade. Mantenhamos solidariedade amorosa. Coloquiologia: o ato solidário de assistir sem olhar a quem; o ato de desenrolar o tapete vermelho fazendo a diferença; o velho ditado a agulha puxa a linha; o ato de saber fazer sala; o jogo de cintura referente à família nuclear; a ponderação para não jogar pérolas aos porcos; o ato de saber quando colocar ou tirar a lenha da fogueira. Ortopensatologia: Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema, classificadas em 3 subtítulos: 1. “Conviviologia. Na intrafisicalidade predomina a consagração, na extrafisicalidade predomina a solidariedade”. 2. “Definições. A solidariedade na culpa é cumplicidade”. “A cumplicidade na inocência é solidariedade”. 3. “Estágios. A amizade, a solidariedade, a generosidade e a interassistencialidade são os estágios iniciais da megafraternidade”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da solidariedade; o holopensene pessoal do equilíbrio íntimo; o holopensene da megafraternidade; o holopensene universalista; o holopensene da assistência silenciosa; o holopensene pessoal predisponente à Autopesquisologia; o holopensene pessoal da Interassistenciologia; o holopensene pessoal da convivialidade sadia; o holopensene pessoal da Cosmovisiologia; o holopensene da empatia e disponibilidade assistencial; o holopensene das ideias intermissivistas; o holopensene da Energossomatologia; o holopensene pessoal da gratidão; o holopensene prestimoso; os genopensenes; a genopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os ortopensenes; as ortopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a pensenidade compartilhada com o grupo evolutivo; o direcionamento pensênico harmônico à Tudologia. Fatologia: a solidariedade espontânea nas relações diuturnas; a assistência sem plateia; a realização da assistência sem alarde; a cordialidade espontânea; o olhar fraterno; a solidariedade sem ingenuidade; a gentileza nos menores gestos; a solidariedade silenciosa; a observação silenciosa e atenta da demanda assistencial; os epítetos sem malícia ou segundas intenções; os mimos prazerosos; a autassistência para qualificar a heterassistência; as autopesquisas reverberando na empatia; a autopacificação vivenciada; o perdão sendo o “pulo do gato” para evolução; a Cosmoética e a fraternidade caminhando juntas; o bom humor na atuação enquanto mediador da assistência; o solilóquio sadio; a brandura; o convívio diário sem forçar as aparências; a opção pela autocientificidade; a evitação de estupro evolutivo; a serenidade tarística; a tares feita com ternura; a ausência de ressentimentos; a gentileza com o colega recém-chegado; a evitação da acepção de pessoas; o sobrepairamento; o respeito quanto ao nível evolutivo de cada consciência; o reconhecimento do limite da compreensão do ouvinte; o ato de saber ouvir; o convívio com os princípios conscienciais; a realização satisfatória da proéxis; as atitudes fraternas gerando saldo positivo na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); as autexperiências compartilhadas entre compassageiros evolutivos; o ganho do autoconhecimento possibilitando a recuperação de cons; a autocompreensão do poder tarístico com fraternismo; as dinâmicas parapsíquicas oportunizando o trabalho de solidariedade; o ato de priorizar o positivo, descartando a “fofin”; a valorização dos trafores; a reciprocidade entre colegas enriquecendo as vivências; a transparência proporcionando confiança no outro; o atuação enquanto isca humana lúcida; a autoconvivialidade sendo o maior rapport para a assistência deleitosa; a solidariedade compreendida nos debates em cursos, palestras e dinâmicas parapsíquicas; a satisfação íntima pela assistência prestada; as benesses e deleites da conscin large; a postura de doador universal sendo ponte para a desperticidade; a vivência autoconsciente na condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a compreensão e verbação da transafetividade; a Cosmoética Assistencial. Parafatologia: a autovivência contínua do estado vibracional (EV) profilático; a parassolidariedade do amparador extrafísico; a solidariedade dos amparadores explicitada em projeções conscienciais (PCs); o perfil assistencial atraindo consciexes afins; a leitura energética; as inspirações extrafísicas; as PCs clareando os fatos e parafatos; a naturalidade assistencial espontânea levada para a dimensão extrafísica; os paraouvidos para receber as ideias tarísticas; a assimilação simpática (assim) e desassimilação simpática (desassim) de energias conscienciais (ECs); o autencapsulamento parassanitário; o bem-estar percebido após as transmissões energéticas homeostáticas; a autoliderança na convivialidade interdimensional; a blindagem energética automática dos ambientes; a convicção de o energossoma ser usina ininterrupta de energia; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo solidariedade-presteza; o sinergismo autopacificação–pensenes sadios; o sinergismo Cosmoética-amparabilidade; o sinergismo autoproéxis-assistência; o sinergismo Cosmoética-conscienciofilia; o sinergismo das afinidades conscienciais; o sinergismo autoconsciência intermissiva–amparabilidade intra e extrafísica; o sinergismo evocações sadias–companhias afins. Principiologia: o princípio do autorrespeito; o princípio cosmoético do respeito à intraconsciencialidade alheia; a evitação do princípio do talião; o princípio cosmoético de objetivar sempre o melhor para todos; o princípio da empatia evolutiva; o princípio de nada acontecer por acaso; o princípio da atração dos afins; o princípio de a semeadura ser opcional e a colheita obrigatória; o princípio da responsabilidade interassistencial. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando intenções. Teoriologia: a teoria da assistencialidade; a teoria do pensene; a teoria da paragenética; a teoria da responsabilidade pessoal pelo resultado da comunicação tarística; a teoria da evolução consciente. Tecnologia: a técnica do autoconvívio; a técnica da interassistencialidade evolutiva; a técnica de não pensar mal de ninguém; a técnica da tenepes; a técnica da tares de maneira paulatina; a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo; a técnica do acoplamento energético qualificando a interação; a técnica do encapsulamento quando necessário; as técnicas energéticas; a técnica dos mimos energético. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico com voliciolina e presteza. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Comunicologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Conviviologia; o holopensene do verbetógrafo tarístico, compartilhando o labcon no debate do Curso de Longo Curso. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas. Efeitologia: o efeito da solidariedade no equilíbrio holossomático; o efeito benéfico da respeitabilidade intermissiva; o efeito positivo do bom humor; o efeito da empatia; o efeito da tares com ponderação na Socin; o bem-estar enquanto efeito da solidariedade autêntica; o efeito harmonizador dos pensenes elevados; o efeito da satisfação íntima auferida pela coerência com a autoproéxis; o efeito do acolhimento espontâneo a todo tipo de consciência. Neossinapsologia: as neossinapses oriundas da convivialidade; as neossinapses obtidas com as exteriorizações de energias assistenciais; a recuperação das neossinapses do Curso Intermissivo (CI); as neossinapses nascidas da escrita do verbete. Ciclologia: o ciclo dessoma-ressoma; o ciclo algoz-vítima; o ciclo perdão–assistência mútua; o ciclo compreensão-perdão; o ciclo proéxis-euforex; o ciclo autopesquisa–mão na massa; o ciclo autoconhecimento-gratidão-retribuição. Enumerologia: a aproximação espontânea; o gesto de atenção; a confiança recíproca; a troca de energia; a amizade consolidada; o convívio prazeroso; o sentimento elevado. Binomiologia: o binômio solidariedade-naturalidade; o binômio assistencialidade-fraternidade; o binômio autoconfiança-heteroconfiança; o binômio psicosfera sadia–assistência profícua; o binômio autopesquisa-responsabilidade; o binômio paragenética-temperamento; o binômio assistência tarística–evolução; o binômio Socin-Sociex; o binômio contato tarístico–gratidão. Interaciologia: a interação das energias afins; a interação autodomínio energético–autoparapsiquismo; a interação primeiro-segundo-próximos passos; a interação autoconhecimento–qualificação assistencial–amparabilidade; a interação assunção da proéxis–compromisso prazeroso; a interação pré-humano–humano; a interação estilo de pensenizar–estilo de interagir. Crescendologia: o crescendo solidariedade-fraternismo; o crescendo Planeta-Hospital–Planeta-Escola; o crescendo tacon-tares; o crescendo ideia inata–neoideia; o crescendo gratidão-retribuição. Trinomiologia: o trinômio empatia-compreensão-assistência; o trinômio contato visual–contato energético–leitura energética; o trinômio autopensenes–autopensenosfera–energosfera pessoal enquanto fontes de autopesquisa para qualificação assistencial; o trinômio bom humor–reciprocidade–interação; o trinômio acolhimento-compreensão-pacificação; o trinômio antes-durante-depois; o entendimento contextual no trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio fraternidade–universalismo–sentimento elevado. Polinomiologia: o polinômio espontaneidade-naturalidade-simplicidade-autenticidade; o polinômio empatia-compreensão-cosmoética-amparo; o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio autonomia–liberdade–responsabilidade–livre arbítrio–autoliderança; o polinômio atenção holossomática–acoplamento–resultado positivo–bem-estar íntimo. Antagonismologia: o antagonismo solidariedade / indiferença; o antagonismo altruísmo / egoísmo; o antagonismo cordialidade / grosseria; o antagonismo de bem com a vida / insatisfação íntima; o antagonismo conscin large / conscin miserê; o antagonismo utilização do trafor / autovitimização; o antagonismo assistência sincera / interesses secundários; o antagonismo conscin cosmoética / conscin anticosmoética; o antagonismo perfil assistencial universalista / perfil sectarista seletivo. Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais profundo o autoconhecimento maior a imersão na assistência; o paradoxo de o desconforto no acoplamento patológico consciente promover bem-estar e euforia após a assistência. Politicologia: a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a evoluciocracia; a discernimentocracia; a interassistenciocracia. Legislogia: as leis megafraternas; a lei da voliciolina; a lei do livre arbítrio. Filiologia: a fraternofilia; a interassistenciofilia; a conviviofilia; a amparofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a sociofilia. Fobiologia: a fobia aos preconceitos; a superação do medo de amar fraternalmente, de maneira universal, devido à posição social. Sindromologia: a síndrome do perfeccionismo; a superação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do justiceiro justificando a falta de respeito e solidariedade ao momento evolutivo alheio; a autossuperação da síndrome do egoísmo; a superação da síndrome do vampirismo energético acabando com o medo do assediador. Maniologia: o combate às egomanias; a eliminação da megalomania; a eliminação da mania do criticismo; a sofomania. Mitologia: o ato de descartar o mito da perfeição. Holotecologia: a convivioteca; a socioteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a pacificoteca; a energoteca; a autopesquisoteca; a proexoteca. Interdisciplinologia: a Perfilologia; a Fraternologia; a Traforologia; a Equilibriologia; a Intrafisicologia; Parapercepciologia; a Energossomatologia; a Proexologia; a Interassistenciologia; a Amparologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin solidária; a conscin companheira; a conscin empática; a consciência megafraterna; a conscin receptiva; a isca humana lúcida; o ser desperto; a pessoa autêntica; a minipeça interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o homem fraterno; o homem íntegro; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a mulher fraterna; a mulher íntegra; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens solidarius; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens socialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens assistentialis; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens benevolens. V. Argumentologia Exemplologia: conscin minissolidária = aquela manifestando-se de maneira pacífica e colaboradora na convivência cotidiana; conscin maxissolidária = aquela atuando com cosmoética na condição de minipeça interassistencial lúcida. Culturologia: a cultura conscienciológica; a cultura intermissivista; a cultura da solidariedade através da tarefa do esclarecimento; a cultura da tares; a cultura do respeito às diferenças; a cultura do parapsiquismo; a cultura do enciclopedismo; a cultura da retribuição dos aportes existenciais. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin solidária, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 02. Amparofilia: Amparologia; Homeostático. 03. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Autofamiliaridade ascendente: Autoconviviologia; Homeostático. 05. Compassageiro evolutivo: Evoluciologia; Neutro. 06. Conscin benévola: Conscienciometrologia; Homeostático. 07. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático. 08. Conscin-solução: Interassistenciologia; Homeostático. 09. Convívio com amparador: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Efeito intermissivo: Autevoluciologia; Homeostático. 11. Eficácia evolutiva: Evoluciologia; Neutro. 12. Magnanimidade: Automagnanimologia; Homeostático. 13. Relação conscin-consciex: Conviviologia; Neutro. 14. Relação interconsciencial: Paraconviviologia; Neutro. 15. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. O AUTOCONHECIMENTO E OS PENSENES SOLIDÁRIOS, HARMÔNICOS, FRATERNOS, COSMOÉTICOS E UNIVERSALISTAS LEVAM A CONSCIN PREDIPOSTA À INTERASSISTÊNCIA TARÍSTICA E À ORTOCONVIALIDADE DELEITOSA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, penseniza a respeito da solidariedade? Admite ter a proéxis atrelada à assistência? Quais os efeitos evolutivos daí advindos? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 433, 476 e 637. M. L. P.