Conscin Priorizadora Lúcida

A conscin priorizadora lúcida é a consciência intrafísica, homem ou mulher, capaz de vivenciar teaticamente a predileção, preferência ou inclinação a condutas e ações propulsoras do autodesenvolvimento evolutivo de maneira racional, determinada e cosmoética.

Você, leitor ou leitora, considera-se conscin priorizadora lúcida? Quais condutas ou ações ainda carecem de priorização? Qual tem sido a base preponderante das decisões magnas pessoais: a autopriorização ignorada, negligenciada ou ativada?

      CONSCIN PRIORIZADORA LÚCIDA
                                    (HOLOMATUROLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A conscin priorizadora lúcida é a consciência intrafísica, homem ou mulher, capaz de vivenciar teaticamente a predileção, preferência ou inclinação a condutas e ações propulsoras do autodesenvolvimento evolutivo de maneira racional, determinada e cosmoética.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo prioridade procede do idioma Latim Medieval, prioritas, e este de prior, “o primeiro (na ordem numeral, e com relação a 2); o qual excede; sobrepuja; superior; mais importante; precedente; antecedente; dianteiro; que está mais avançado”, provavelmente através do idioma Francês, priorité. Apareceu no Século XVII. A palavra físico provém do idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu no Século XIII. O vocábulo lúcido deriva do mesmo idioma Latim, lucidus, “luminoso; luzente; radioso; nítido; claro; evidente; manifesto”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Conscin ortopriorizadora. 2. Conscin priorizadora consciente. 3. Conscin priorizadora esclarecida. 4. Conscin com metas evolutivas definidas.
          Neologia. As 3 expressões compostas conscin priorizadora lúcida, conscin inversora priorizadora lúcida e conscin reciclante priorizadora lúcida são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Conscin inconsequente. 2. Conscin despriorizadora inconsciente. 3. Conscin alienada. 4. Conscin atrasada. 5. Conscin desfocalizada. 6. Conscin confusa. 7. Personalidade humana postergadora.
          Estrangeirismologia: o processo de decision-making; o timing autevolutivo; os insights úteis; o continuous self-improvement; o ranking de prioridades; os checklists organizando o cotidiano; os deadlines.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à priorização lúcida de metas e ações autevolutivas.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas pertinentes ao tema, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Lucidez. Ter lucidez, por si só, não implica ainda em evolução consciencial: é indispensável a autovivência cosmoética. Grandes líderes bélicos da Humanidade tinham plena lucidez de seus atos desumanos”.
          2. “Priorização. A priorização evolutiva é a síntese de tudo o que é relevante para a consciência”. “Não adianta fazer 6 trabalhos do voluntariado simultâneos de modo sofrível. O melhor é desenvolver 1 ou 2 trabalhos, porém, bem feitos”.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a hierarquia das autopensenizações; os retropensenes; a retropensenidade; os subpensenes; a subpensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a estabilização pensênica; a autofocalização metapensênica; os contrafluxos à autorreeducação pensênica.
          Fatologia: os assuntos prioritários para a conscin lúcida; as prioridades evolutivas estabelecidas; a autolucidez; a autorganização; o autodiscernimento; a autocrítica propulsora; a autopriorização; a autoconfiança; o autoconhecimento; a autorreflexão; a autossuperação; a autodeliberação; a autocosmoética cotidiana; o autodomínio frente ao rolo compressor da vida cotidiana; a importância do hábito do registro gráfico; as sincronicidades; o Manual de Prioridades Pessoais (MPP); a definição de metas; o foco consciencial; a superação dos redutores do autodiscernimento; a lucidez sobre os pilares do paradigma consciencial; a reciclagem intraconsciencial; a inversão existencial; a implementação de estratégias evolutivas pertinentes a cada momento evolutivo; o aproveitamento lúcido das oportunidades existenciais; a articulação das prioridades; a autoconsciência do duplismo evolutivo; o cultivo das amizades raríssimas; o grupocarma familiar; o grupocarma social; o maxiplanejamento; as maxiprioridades; a vontade; o conflito volitivo; a acrasia; a influência do temperamento pessoal nas manifestações voliciopáticas; a dispersividade; as consequências da robotização existencial; os atrasos evolutivos evitáveis; o desperdício dos aportes recebidos; a redescoberta tardia da Conscienciologia; o atraso evolutivo advindo da dessoma pessoal acidentalmente precoce; o combate às frivolidades; o otimismo; a ousadia; a paciência; a persistência; a perseverança; a megamotivação; a autoconsciência paradigmática; a assertividade; os acertos lúcidos; a otimização da autevolução; o autesclarecimento; as verpons; as neoverpons; a tares propulsora da vontade evolutiva; o extrapolacionismo racional; a superação do autassédio; os neovalores; as megadecisões; a autodecisão alavancadora; o determinismo; o senso de urgência; a maturidade do livre arbítrio pessoal; a seletividade; a necessidade da flexibilização dinâmica das prioridades pessoais; as metas prioritárias; a proéxis; a maxiproéxis; a administração racional do tempo; a priorização da tenepes; a profilaxia e superação da autocorrupção; o equilíbrio holossomático; o poder do ato de dizer não ao secundário; a rotina útil; a moréxis; a priorização da saúde somática; a evitação de erros por negligência, imprudência e imperícia; as oportunidades evolutivas; a satisfação do dever cumprido; a harmonia íntima; a Higiene Consciencial; a inteligência evolutiva (IE).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autoparapsiquismo discernidor; o suporte multidimensional dos amparadores às neopriorizações evolutivas; os acidentes de percurso causando os atrasos evolutivos; a parassepsia; a retrocognição; a retromemória; as unidades de lucidez (cons); a parafocalização; a influência de guias amauróticos; o circuito coronofrontochacral; a eliminação dos bagulhos energéticos; os paradeveres prioritários; as pararresponsabilidades do intermissivista; as bases da autopriorização evolutiva formadas no Curso Intermissivo (CI).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das múltiplas inteligências pessoais; o sinergismo priorização-autorganização; o sinergismo amparador-tenepessista; o sinergismo autovolição–amparo extrafísico; o sinergismo entre duplistas; o sinergismo interassistência–autovisão prioritária.
          Principiologia: o princípio da prioridade compulsória; o princípio da evolução permanente; o princípio da holomaturidade; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio organizador dos saberes.
          Codigologia: o código de prioridades pessoais (CPP); as priorizações evolutivas no código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: as técnicas de autopesquisa; a técnica das prioridades conscienciológicas evolutivas; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica evolutiva da autovisão prioritária; a técnica da evitação da cultura inútil; os benefícios evolutivos da técnica da tenepes; a técnica de aproveitamento máximo do tempo evolutivo.
          Voluntariologia: a priorização do voluntariado conscienciocêntrico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível das Prioridades Evolutivas.
          Efeitologia: os efeitos negativos da falta de prioridades; o efeito potencializador do ranque pessoal de prioridades; os efeitos das escolhas pessoais em si e nos outros.
          Neossinapsologia: as neossinapses adquiridas a partir da recuperação de cons; a autorganização gerando neossinapses evolutivas; o predomínio de neossinapses, advindas das neopriorizações, sobre as retrossinapses anacrônicas.
          Ciclologia: o ciclo vontade-intenção-decisão-consecução-resultados; o ciclo das prioridades evolutivas sucessivas construindo a espiral evolutiva.
          Enumerologia: a prioridade recinológica; a prioridade recexológica; a prioridade grafopensenológica; a prioridade interassistencial; a prioridade multidimensional; a prioridade cosmoética; a prioridade evolutiva.
          Binomiologia: o binômio Cronologia-Evoluciologia; o binômio lucidez-maturidade; o binômio miniprioridades-megaprioridades; o binômio autofocalização-interfocalização; o binômio qualidade da elaboração mental–qualidade das prioridades pessoais.
          Interaciologia: a interação de metas e prioridades egocármicas, grupocármicas e policármicas; a interação das diretrizes proexológicas; a interação trafares-trafores; a interação otimização dos meios–qualificação dos fins.
          Crescendologia: o crescendo de autossuperações atualizando o Manual de Prioridades Pessoais e o código pessoal de Cosmoética.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-decisão-deliberação; o trinômio causa-efeito-solução; o trinômio passado-presente-futuro; o trinômio prioridade-objetividade-produtividade; o descarte do trinômio futilidade-trivialidade-banalidade; a superação do trinômio subjugador ignorância-ilusão-conivência; o descarte do trinômio procrastinação-preguiça-indisciplina; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio superação dos trafares–fortalecimento dos trafores–preenchimento dos trafais.
          Polinomiologia: o polinômio das fases do autodesenvolvimento evolutivo lúcido primeiro tempo–segundo tempo–terceiro tempo–quarto tempo; os autesforços evolutivos pautados no polinômio sentido-intensidade-velocidade-aceleração; o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência; o polinômio das primoprioridades autevolutividade-autorracionalidade-autocosmoeticidade-interassistencialidade; o polinômio otimizador autoqualificação-autodesempenho-autoprioridade-autoprodutividade; o polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo; o polinômio volitivo intenção-deliberação-decisão-consecução.
          Antagonismologia: o antagonismo sábio / tolo; o antagonismo priorizar / despriorizar; o antagonismo varejismo consciencial / atacadismo consciencial; o antagonismo prioridades materialistas / prioridades conscienciológicas; o antagonismo prioridade esquecida / prioridade atendida; o antagonismo proéxis avançada–proéxis primária; o antagonismo nível elevado de priorização lúcida / nível ínfimo de priorização lúcida; o antagonismo determinismo / livre arbítrio.
          Paradoxologia: o paradoxo autoconsciência máxima–tempo existencial mínimo; o paradoxo de a autodisciplina trazer expansão do livre arbítrio; o paradoxo das pessoas com agenda cheia terem maior disposição para realizar tarefas novas.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei de causa e efeito.
          Filiologia: a priorofilia; a criteriofilia; a definofilia; a lucidofilia; a autopesquisofilia; a autorganizaciofilia; a autodiscernimentofilia.
          Fobiologia: a decidofobia; a evoluciofobia; a lucidofobia; a autopesquisofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a superação da síndrome do buscador borboleta.
          Maniologia: a mania de procrastinação; a mania de empurrar com a barriga.
          Mitologia: o mito da perfeição; os mitos socioculturais distorcendo as prioridades pessoais; os mitos românticos; a erradicação do mito das adversidades pessoais como decorrência da vontade divina.
          Holotecologia: a autopesquisoteca; a prioroteca; a proexoteca; a definoteca; a discernimentoteca; a cosmoeticoteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Priorologia; a Autocriteriologia; a Autodeterminologia; a Voliciologia; a Autopesquisologia; a Criteriologia; a Evoluciologia; a Paracogniciologia; a Invexologia; a Reciclologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin priorizadora lúcida; a conscin pré-serenona; a conscin autorreflexiva; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin determinada.
          Masculinologia: o inversor existencial; o reciclante existencial; o intermissivista; o tenepessista; o duplista; o pesquisador; o amparador extrafísico.
          Femininologia: a inversora existencial; a reciclante existencial; a intermissivista; a tenepessista; a duplista; a pesquisadora; a amparadora extrafísica.
          Hominologia: o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens progressivus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens autodecisor; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autodeterminator; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin inversora priorizadora lúcida = a pessoa consciente quanto à autodeterminação de condições autevolutivas preferenciais ainda na fase preparatória da autoproéxis; conscin reciclante priorizadora lúcida = o homem ou mulher, ao adquirir autodiscernimento quanto às premências autevolutivas, axiologicamente hierarquizadas, durante a fase executiva da proéxis pessoal.
          Culturologia: a eliminação da cultura da procrastinação; a cultura do deixar para amanhã; a cultura do besteirol; a cultura das prioridades evolutivas.
          Autavaliação. De acordo com a Conscienciometrologia, eis, em ordem alfabética, 10 variáveis, a serem consideradas para a avaliação consciencial quanto à autopriorização evolutiva, disponíveis à conscin autopesquisadora, homem ou mulher:
          01. Atividade: a holomaturidade na consecução de tarefas elementares e avançadas.
          02. Cientificidade: a atitude científica cosmoética frente aos impasses intrafísicos da condição ser / saber.
          03. Cosmoeticidade: a autolucidez cosmoética com base nos princípios da maxifraternidade cósmica e da interassistencialidade.
          04. Decidibilidade: o discernimento frente às autodecisões.
          05. Economicidade: a racionalidade econômica.
          06. Liberdade: o uso qualificado do livre arbítrio pessoal.
          07. Operosidade: os frutos evolutivos da engenhosidade pessoal.
          08. Profissionalidade: a autoconsciência quanto às consequências holocármicas das atividades profissionais na vida intrafísica e na autevolução.
          09. Totalidade: o saldo positivo na vida humana visando o completismo existencial.
          10. Versatilidade: o saber interdisciplinar, amplo e multidimensional, levando ao universalismo intelectual.


                                                     VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin priorizadora lúcida, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Autodespriorização: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
           02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
           03. Autolucidez consciencial: Holomaturologia; Homeostático.
           04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
           05. Autopriorologia: Autodiscernimentologia; Neutro.
           06. Escala das prioridades evolutivas: Evoluciologia; Homeostático.
           07. Intencionologia: Holomaturologia; Neutro.
           08. Livre arbítrio: Paradireitologia; Neutro.
           09. Manual Pessoal de Prioridades: Proexologia; Homeostático.
           10. Megaprioridade: Megapriorologia; Homeostático.
           11. Princípio da prioridade compulsória: Holomaturologia; Homeostático.
           12. Prioridade: Autevoluciologia; Neutro.
           13. Priorização mentalsomática: Mentalsomatologia; Homeostático.
           14. Ranque de prioridade: Autexperimentologia; Homeostático.
           15. Verdade prioritária: Verponologia; Homeostático.
  CABE À CONSCIN LÚCIDA HARMONIZAR TEATICAMENTE
    O HOLOPENSENE PESSOAL, VISANDO A PRIORIZAÇÃO RACIONAL DE CONDUTAS E AÇÕES, EM PROL DO AUTODESENVOLVIMENTO E DO COMPLETISMO EXISTENCIAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera-se conscin priorizadora lúcida? Quais condutas ou ações ainda carecem de priorização? Qual tem sido a base preponderante das decisões magnas pessoais: a autopriorização ignorada, negligenciada ou ativada?
           Bibliografia Específica:
           1. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; E-book; 288 p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; 2014; páginas 147 a 389 e 608 a 1.199.
           2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens.; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 172 a 191.
           3. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1. 811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 994 e 1.365.
           Webgrafia Específica:
           1. Almeida, Roberto; Teática da Focalização Consciencial; Artigo Original; Conscientia, Revista; Trimestral; Vol. 18; N. 2; 11 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2014; páginas 260 a 274; disponível em: <http: //www.ceaec.org/index.php/conscientia/article/view/654/637>; acesso em: 14.11.17.
           2. Instituto Cognopolitano de Geografia e Estatística (ICGE); Redutores do Autodiscernimento; coordenador Flávio Buononato; disponível em: <http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1926>; acesso em: 12.11.17.
           3. Idem; Planilhas de Autopesquisa; coordenador Flávio Buononato; disponível em: <http://www.icge.org.br/wordpress/?page_id=1385>; acesso em: 17.11.17.
          4. Jacob, Mariane Kaczmarek; Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica: Otimizadora do Maxiplanejamento Invexológico; Artigo; Conscientia, Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 3; Seção: Temas da Conscienciologia;11 refs.; Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2011; páginas 400 a 409; disponível em: <http://www.ceaec.org/index. php/conscientia/article/viewFile/479/464>; acesso em: 14.11.17.
                                                                                                           L. M. D.