A conscin cautelosa é a pessoa, homem ou mulher, capaz de pensar, analisar e discernir racionalmente os fatos e parafatos, aplicando de maneira ponderada e cosmoética as possibilidades de ação existentes, visando a interassistencialidade nas escolhas evolutivas universalistas.
Você, leitor ou leitora, é lúcido(a) quanto à importância da cautela nos atos interassistenciais cotidianos? Qual nível de Cosmoética aplica nos autodesempenhos?
CONSCIN CAUTELOSA (HOLOMATUROLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin cautelosa é a pessoa, homem ou mulher, capaz de pensar, analisar e discernir racionalmente os fatos e parafatos, aplicando de maneira ponderada e cosmoética as possibilidades de ação existentes, visando a interassistencialidade nas escolhas evolutivas universalistas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O termo consciência deriva do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra vem igualmente do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu também no Século XIII. A palavra cautela provém igualmente do idioma Latim, cautela, “precaução; cuidado; desconfiança; prevenção; caução; segurança”. Apareceu no Século XV. Sinonimologia: 01. Conscin conveniente. 02. Conscin prudente. 03. Conscin precavida. 04. Conscin previdente. 05. Conscin atenta. 06. Conscin cauta. 07. Conscin prevenida. 08. Conscin ponderada. 09. Conscin sensata. 10. Conscin precatada. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 21 cognatos derivados do vocábulo cautela: acautela; acautelada; acautelado; acautelador; acauteladora; acautelamento; acautelar; acautelatória; acautelatório; cauta; cautelada; cautelado; cautelador; cauteladora; cautelamento; cautelar; cautelatória; cautelatório; cautelosa; cauteloso; cauto. Neologia. As 3 expressões compostas conscin cautelosa, conscin cautelosa primária e conscin cautelosa avançada são neologismos técnicos da Holomaturologia. Antonimologia: 01. Conscin inconveniente. 02. Conscin imprudente. 03. Conscin precipitada. 04. Conscin leviana. 05. Conscin desatenta. 06. Conscin desleixada. 07. Conscin desprevenida. 08. Conscin repentinosa. 09. Conscin aloucada. 10. Conscin estouvada. Estrangeirismologia: os registros no Tenepessarium; a ajuda do laptop pessoal; a análise do modus vivendi pessoal e grupal; a eliminação do gap evolutivo; a evidência do upgrade; a abertura mental aos insights oportunos; o modus vivendi lúcido; o modus operandi equilibrado; o momentum evolutivo coletivo. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade interassistencial. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Ponderando, refletindo, discernimos. Quem pondera, acerta. Quem pondera, sabe. Coloquiologia: – Quando a cabeça não pensa o corpo padece. Nem oito, nem oitenta. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da autevoluciologia; o holopensene pessoal da autorresponsabilidade evolutiva; a abertura para novas formas de pensenização; a acalmia pensênica; a aferição racional dos holopensenes; a autopensenização refletida e produtiva; a eliminação dos bagulhos autopensênicos através da reeducação pensênica; a convergência pensênica para o prioritário evolutivo; a cosmopensenização calculista e cosmoética; a criação de afinidades com os holopensenes do contexto assistencial; a intrusão holopensênica; o holopensene agressivo do assediador; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; o materpensene da precaução. Fatologia: a ausência de precipitação ao agir; a profilaxia dos desacertos pela ponderação; a cautela quanto às condutas passíveis de prejudicar outrem; a definição do prioritário orientando as ações exitosas; a lucidez cosmoética vivenciada; o olhar novo a cada circunstância; a ampliação cosmovisiológica propiciada pelos fatos; a escuta e análise dos pontos de vista distintos do próprio; o cotejo entre realidades opostas; o ato de saber compreender e interagir com o outro; a polidez permeando os comportamentos; o zelo quanto ao respeito pelos companheiros evolutivos; a concessão responsável no relacionamento da dupla evolutiva; a postura amparadora; o cultivo das amizades exemplificadoras; a coragem e a firmeza no estabelecimento de condutas cosmoéticas; a evitação dos extremos da permissividade e da rigidez na definição de limites; a auto e heterocriticidade; a ousadia com responsabilidade; a performance discreta favorecendo a atuação interassistencial; a escolha calculada para alcançar o objetivo intencionado; o planejamento como sendo ponto de partida dos projetos conscienciais; a autodisciplina necessária para seguir em frente; a autorganização minimizando os resultados imprevistos; a precaução de providenciar registros documentais dos direitos e deveres na Socin; a importância de manter os documentos de identificação pessoal à mão; a necessidade de administrar os conflitos internos e externos; o cuidado quanto às manifestações de vaidade e orgulho nos desempenhos pessoais; o empenho para superar os autotrafares exercendo os megatrafores; o compromisso de aproveitar os aportes recebidos na hora certa; a aprendizagem pela repetição dos fatos vivenciados; o aprendizado atual embasando as situações futuras; a avaliação do momento cabível para a conduta exceção; a leitura atenta dos sinais temperamentais dos compassageiros evolutivos visando a abordagem assistencial mais adequada; os autesforços objetivando a teática cosmoética; o foco nos acertos, determinando maior eficácia evolutiva da conscin; o registro dos fatos para posterior análise; a homeostase holossomática qualificando o perfil assistencial; a tares dosificada; o objetivo teático das minitertúlias e tertúlias conscienciológicas; o estudo da Conscienciologia promovendo maior discernimento nas ações. Parafatologia: as inspirações propiciadas pela tenepes; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a interação com o amparador extrafísico de função; a cosmovisão multidimensional; a comunex evoluída como sendo referencial das automanifestações cosmoéticas. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo reflexão-coerência; o sinergismo reflexão-solução; o sinergismo fatos-parafatos; o sinergismo cuidar-evitar; o sinergismo autodiscernimento-autodeterminação; o sinergismo definir-agir; o sinergismo lucidez-discernimento; o sinergismo atenção-educação-paciência; o sinergismo automaturidade evolutiva–autodomínio emocional; o sinergismo autorganização-autoconfiança. Principiologia: o princípio de, na dúvida, abster-se; o princípio da vivência humana inteligente; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da precaução; o princípio cósmico do “menos doente assistir ao mais doente”; o princípio “quem aprende deve ensinar”; o princípio comunicativo de “para o bom entendedor, meia palavra basta”; o princípio consciencial da auteducação evolutiva; o princípio cosmoético de analisar a utilidade tarística da informação; o princípio da associação de ideias; o princípio da convivialidade diplomática e cosmoética. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de exemplarismo pessoal (CEP). Teoriologia: a teoria da análise do comportamento humano; a teoria da evolução consciencial por meio da interassistencialidade; a teoria da Higiene Consciencial; a teoria da comunicabilidade cosmoética. Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a aplicação técnica do conscienciograma; a vivência da técnica da dupla evolutiva; a técnica do detalhismo; a técnica da autodisciplina pensênica; a técnica do devagar e sempre; a técnica da escuta interassistencial; a técnica do autocomedimento; a técnica consciencial da autossuperação da Mesologia na Terra. Voluntariologia: o voluntariado responsável e comprometido. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida humana; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia. Efeitologia: o efeito evolutivo das escolhas acertadas; o efeito da assistência na hora certa. Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelas vivências grupocármicas; a abertura às neossinapses da maxifraternidade a partir da renúncia às mágoas pessoais; a autoconstrução de neossinapses pró-evolutivas; a desativação das sinapses ultrapassadas; a aquisição de neossinapses propiciada pelas minitertúlias diárias; as neossinapses geradas pelo contato entre diferentes culturas; as neossinapses geradas na observação da conduta exemplar. Ciclologia: o ciclo da aquisição gradativa de maturidade consciencial a partir das autovivências. Enumerologia: a atenção; o contexto; a reflexão; a análise; a razão; a interpretação; a abordagem. Binomiologia: o binômio conviver-entender; o binômio entender-assistir; o binômio assistir-evoluir. Interaciologia: a interação energia imanente (EI)–energia consciencial (EC); a interação pensamento-sentimento-energia; a interação visão-cosmovisão. Crescendologia: o crescendo lúcido na Escala Evolutiva das Consciências. Trinomiologia: o trinômio atenção-paciência-cautela; o trinômio observação-vivência-maturidade; o trinômio racionalidade-discernimento-Cosmoética; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento; o trinômio autenfrentamento-persistência-autossuperação. Polinomiologia: o polinômio exemplo-teoria-prática-evolução; o polinômio olhar-ouvir-compreender-assistir; o polinômio volição-intenção-decisão-determinação; o polinômio compreensão-priorização-predisposição-realização. Antagonismologia: o antagonismo lucidez / obnubilação; o antagonismo emoção / racionalidade; o antagonismo ansiedade / paciência; o antagonismo liderança sadia / liderança patológica; o antagonismo comedimento autocrítico / comportamento excessivo; o antagonismo ponderação / precipitação; o antagonismo compreensão / hostilidade; o antagonismo imperturbabilidade cosmoética / azáfama. Paradoxologia: o paradoxo da expressão facial incoerente com o diagnóstico energético; a condição paradoxal da passividade ativa; o paradoxo convivialidade desafiadora–oportunidade interassistencial; o paradoxo da autevolução anônima; o paradoxo da educação firme, mas flexível; o paradoxo da paciência dinâmica; o paradoxo da Impactoterapia efetuada com doçura. Politicologia: as políticas de pesquisas reeducativas da tares; a lucidocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; as leis de causa e efeito. Filiologia: a conviviofilia; a comunicofilia; a exemplofilia; a maturofilia; a interassistenciofilia; a organizaciofilia; a conscienciofilia. Fobiologia: a superação das fobias em todos os estágios de manifestações. Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da imaturidade consciencial. Maniologia: o combate diário às manias de reclamar, sofrer, dramatizar, fofocar, protelar, manipular, pensar mal, perseguir. Mitologia: a Antimitologia. Holotecologia: a logicoteca; a lucidoteca; a holomaturoteca; a interassistencioteca; a convivioteca; a teaticoteca; a evolucioteca; a parapsicoteca. Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Comunicologia; a Analiticologia; a Pacienciologia; a Homeostaticologia; a Vivenciologia; a Intercompreensiologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin cautelosa; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autocohaerens; o Homo sapiens exemplologus; o Homo sapiens autopensator; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens amparator; o Homo sapiens intermissivus. V. Argumentologia Exemplologia: conscin cautelosa primária = a pessoa atenta e precavida considerando somente os eventos intrafísicos; conscin cautelosa avançada = a pessoa atenta e precavida considerando os eventos multidimensionais. Culturologia: a cultura de dar o exemplo ouvindo, compreendendo, ponderando e assistindo. Atributologia. Pela Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 condições desejáveis à conscin interessada no aprofundamento da vivência da cautela: 1. Analiticidade: a leitura crítica; a dissecção dos fatos e parafatos; o detalhismo; a exaustividade. 2. Anticonflitividade: o sobrepairamento aos transtornos interpessoais; a comunicação racional. 3. Autodiscernimento: a cognição; a reflexão; a ponderação; a decisão. 4. Holomaturidade: a vivência do trinômio autodiscernimento-Cosmoética-interassistencialidade. 5. Linearidade autopensênica: a ortopensenidade; a lucidez; a autocoerência; a autenticidade. 6. Pesquisa: a hiperacuidade; a experimentação; o registro; a organização de ideias; a cosmovisão. 7. Teática: a aquisição de conhecimento; a aplicação do aprendizado. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin cautelosa, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 03. Códego: Egologia; Homeostático. 04. Coerenciologia: Holomaturologia; Homeostático. 05. Consciência cosmoética: Holomaturologia; Homeostático. 06. Eficácia explicativa: Argumentologia; Neutro. 07. Escolha do rumo evolutivo: Evoluciologia; Homeostático. 08. Função amparadora: Amparologia; Homeostático. 09. Garantia evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático. 10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 11. Justificativa lógica: Cosmoeticologia; Homeostático. 12. Lisura: Cosmoeticologia; Homeostático. 13. Miniato interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Ponteiro consciencial: Holomaturologia; Homeostático. 15. Sinal de alerta: Paraprofilaxiologia; Homeostático. A CONSCIN CAUTELOSA, INTERMISSIVISTA E AUTODISCERNIDORA, BUSCA CONHECER, COMPREENDER E AGIR PELA COSMOÉTICA, VISANDO A INTERASSISTENCIALIDADE EVOLUTIVA, CAMINHO DA AUTO-HOLOMATURIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, é lúcido(a) quanto à importância da cautela nos atos interassistenciais cotidianos? Qual nível de Cosmoética aplica nos autodesempenhos? Bibliografia Específica: 1. Casemet, Patrick; Aprendendo com nossos próprios Erros: Para além do Dogma na Psicanálise e na Psicoterapia (Learning from our Mistakes: Beyond Dogma in Psychoanalysis and Psychotherapy); pref. Nancy Williams; revisor David E. Zimerman; trad. Vinicius Figueira; 172 p.; 9 caps.; 7 citações; 2 E-mails; 4 enus.; 2 websites; 63 notas; 87 refs.; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Artmed Editora; São Paulo, SP; 2004; páginas 45 e 46. 2. Vieira, Waldo; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 283. C. B. M.