Conscin Desdramatizadora

A conscin desdramatizadora é a consciência intrafísica, homem ou mulher, de postura comedida, racional, objetiva e esclarecedora frente aos fatos e parafatos cotidianos, capaz de minimizar ou equacionar o conteúdo dramático ou emocional do posicionamento pessoal pelo predomínio de maior lucidez e discernimento nas interpretações das vivências diuturnas.

Você, leitor ou leitora, vivencia o equilíbrio holossomático resultante da desdramatização? Qual o grau de maturidade conquistado?

      CONSCIN DESDRAMATIZADORA
                                  (HOLOMATUROLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A conscin desdramatizadora é a consciência intrafísica, homem ou mulher, de postura comedida, racional, objetiva e esclarecedora frente aos fatos e parafatos cotidianos, capaz de minimizar ou equacionar o conteúdo dramático ou emocional do posicionamento pessoal pelo predomínio de maior lucidez e discernimento nas interpretações das vivências diuturnas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. O prefixo des vem igualmente do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade; afastamento; supressão”. O termo dramatizar procede do idioma Francês, dramatiser, “dar forma de drama a”, e esta do idioma Grego, dráma, “ação; tragédia”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Conscin antiemocional. 2. Conscin discernidora. 3. Conscin realista.
          Neologia. As 3 expressões compostas conscin desdramatizadora, conscin desdramatizadora eventual e conscin desdramatizadora constante são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Conscin dramatizadora. 2. Conscin teatralizadora. 3. Conscin emocional. 4. Conscin dramalhona.
          Estrangeirismologia: a evitação de automimeses a priori; a force transformatrice das palavras assertivas; a gratitude advinda da autopesquisa realista; a otimização do know-how investigativo técnico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade evolutiva.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Desdramatização: exemplarismo anticonflitividade.
          Coloquiologia: a retirada da lenha da fogueira; o ato de apagar o fogo.
          Ortopensatologia: – “Desdramatização. A projeção consciente é a autexperimentação que consegue desdramatizar mais a vida humana e seus percalços. Isso ocorre porque a conscin vivência, antecipadamente, o que vai acontecer consigo mesma depois da dessoma, daí a algumas décadas, quando retorna à vida real, intermissiva”.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da desdramatização; os ortopensenes; a ortopensenidade; a higiene autopensênica; os lucidopensene; a lucidopensenidade; a autobservação pensênica; a afinidade pensênica regendo os contatos em geral; a assertividade ortopensênica; os patopensenes; a autevitação do contágio da patopensenidade alheia; a autopensenidade acolhedora; a autopensenidade homeostática; a autopensenização com foco na proéxis; a autopensenização traforista; a pensenidade anticonflitiva; o holopensene do bom humor explícito; a prática do desassédio pela mudança do bloco pensênico.
          Fatologia: a desdramatização dos fatos cotidianos; a ação higienizadora; a interassistência fortalecida; a pacificação predominante; a reeducação das atitudes e hábitos; o dimensiona2                                                       Enciclopédia da Conscienciologia mento do fato ao real tamanho; a eliminação profilática do drama na evitação de doenças; as ações prevalentemente mentaissomáticas auxiliando a autodesassedialidade; o desabastecimento dos motivos carregados de sofrimento; a suavização do vocabulário amenizando as dificuldades do dia a dia; o sorriso assistencial e desdramatizador; a manifestação com base na racionalidade; as verpons conscienciológicas facilitando o processo da desdramatização; a difícil tarefa de assistir quem dramatiza; a importância do estudo na compreensão do processo de dramatização; o posicionamento assistencial, fraterno, acolhedor com bom humor; a postura de ser coerente com a bagagem evolutiva pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a energia consciencial positiva; o amparo de função nas ações e interrelações pessoais; a desdramatização atuando simultaneamente, para melhor, nas dimensões intra e extrafísicas; a diluição da energia emocional trágica; o perfil desdramatizador da equipe de amparadores extrafísicos; a assistência objetiva, inequívoca do amparador da tenepes; as atitudes coerentes favorecedoras do acesso à multidimensionalidade cosmoética.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo anticonflitividade lúcida–produtividade interassistencial ampliada; o sinergismo bom humor nas adversidades–disponibilidade assistencial; o sinergismo desdramatização–reciclagem quanto à compreensão das interações interconscienciais.
          Principiologia: o princípio da economia de males; o convívio sadio resguardado pelo princípio do binômio admiração-discordância; o princípio da Higiene Consciencial; o princípio da imperturbabilidade; o princípio cosmoético de não pensar mal de si nem dos outros; o princípio da antivitimização; o princípio da busca constante pela desperticidade; o princípio da desdramatização; o princípio da autopacificação.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) para a promoção da anticonflitividade interconsciencial.
          Teoriologia: a revolução pacífica e silenciosa das neoverpons reformulando as teorias e as práticas antiquadas.
          Tecnologia: a argumentação fundamentada em técnicas desassediadoras; a técnica da desdramatização emocional produzindo o autodiscernimento nas interrelações; a técnica de procurar o lado positivo nas dificuldades; as técnicas da reeducação emocional.
          Voluntariologia: a conscin autorganizada levando de eito as atividades do voluntariado e da autopesquisa; o voluntariado conscienciológico motivador do autenfrentamento nas posturas dramáticas.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia; o laboratório da vida cotidiana diuturna permitindo a convivência com diversos padrões energéticos.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia.
          Efeitologia: a homeostase holossomática enquanto efeito da imperturbabilidade consciencial; o efeito da desrepressão desassediadora; o efeito da ótica pessoal na interpretação dos fatos; o efeito do holopensene da Socin Patológica na conscin pouco lúcida.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir da reestruturação pensênica pessoal; a reciclagem das retrossinapses a partir da desdramatização do erro; as neossinapses derivadas da análise ponderada sobre as heterocríticas recebidas; as neossinapses geradas pela descoberta e uso dos trafores; as neossinapses quanto à importância evolutiva da pacificação íntima.
          Ciclologia: a eficácia no manejo do ciclo erro-retificação-aprendizado; o ciclo autopesquisa-autopercepção-autocrítica-reciclagem; o ciclo estagnação evolutiva–saturação do erropensenidade de mudança; o ciclo das autorrevisões; o ciclo de reeducação das posturas pessoais; o ciclo tares-recin-neopostura; o ciclo abertismo consciencial–diálogo edificante–esclarecimento–compreensão–perdão–holopacificação íntima.
          Binomiologia: a importância da autocrítica na discriminação do binômio autassédio-heterassédio; o binômio autorganização-autossuperação; o binômio desdramatização–antivitimização afetiva; o binômio pequenas mudanças–grandes resultados.
          Interaciologia: a interação anticonflitividade-autodesassedialidade.
          Crescendologia: o crescendo do autoconhecimento; o crescendo incorruptibilidadeanticonflitividade-autoimperturbabilidade-autodesassedialidade-desperticidade.
          Trinomiologia: o trinômio abertismo consciencial–maturidade consciencial–automotivação continuada.
          Polinomiologia: o polinômio autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o polinômio acontecimentos–reflexões ponderadas–atitudes sadias–qualidade de vida.
          Antagonismologia: o antagonismo ortopensenidade / patopensenidade; o antagonismo otimista desdramatizador / pessimista dramatizador; o antagonismo silêncio construtivo / silêncio autassediante.
          Paradoxologia: o paradoxo do ato pesquisístico de entender a si próprio através do outro; a conduta paradoxal de esperar resultados diferentes agindo sempre da mesma maneira.
          Politicologia: as políticas da reeducação consciencial.
          Legislogia: a lei da anticonflitividade; a lei da convivialidade sadia; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a anticonflitofilia; a autocoerenciofilia; a autodesassediofilia; a autoprofilaxiofilia; a cosmoeticofilia; a pacificofilia; a recinofilia.
          Sindromologia: a autossuperação da síndrome da autovitimização; a autossuperação das síndromes estagnadoras da evolução; a cura da síndrome do perfeccionismo; a eliminação da síndrome da patopensenidade; a profilaxia da síndrome da autodesvalorização; a supressão da síndrome da imaturidade consciencial.
          Maniologia: a neutralização da fracassomania; a superação da mania de centralizar as decisões; o combate diário às manias de reclamar.
          Mitologia: a eliminação do mito da autonomia evolutiva; a demolição dos mitos milenares por meio das vivências teáticas; a desconstrução dos mitos e das crendices populares e religiosos.
          Holotecologia: a assistencioteca; a cognoteca; a cosmoeticoteca; a energossomatoteca; a harmonoteca; a holomaturoteca; a mentalsomateca; a pacificoteca; a recicloteca; a traforoteca.
          Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Evoluciologia; a Autexperimentologia; a Autocosmoeticologia; a Autodesassediologia; a Autoortopensenologia; a Decidologia; a Interassistenciologia; a Neossinapsologia; a Conviviologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin desdramatizadora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin discernidora.
          Masculinologia: o desassediador; o conscienciólogo; o conviviólogo; o reciclante existencial; o proexista; o tenepessista; o autopesquisador; o homem teático; o projetor consciente; o verbetógrafo; o voluntário; o homem de ação; o evoluciente; o tertuliano.
          Femininologia: a desassediadora; a consciencióloga; a convivióloga; a reciclante existencial; a proexista; a tenepessista; a autopesquisadora; a mulher teática; a projetora consciente; a verbetógrafa; a voluntária; a mulher de ação; a evoluciente; a tertuliana.
          Hominologia: o Homo sapiens desassediator; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens emotionalis; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens
  4                                                       Enciclopédia da Conscienciologia pacificus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens lucidus; o Homo sapiens prophylacticus; o Homo sapiens recyclans.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin desdramatizadora eventual = aquela oscilante, aprendiz na aplicação da postura desdramatizada; conscin desdramatizadora constante = aquela resoluta, experiente na aplicação da postura desdramatizada.
          Culturologia: a cultura autopesquisística; a cultura da assistencialidade; a cultura da Autocoerenciologia; a cultura da Autodeterminologia; a cultura da autopacificação; a cultura da autorrenovação consciencial; a cultura da desassedialidade; a cultura da Holomaturologia; a cultura da Reeducaciologia; a cultura recinológica.
          Taxologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 14 atributos favorecedores da desdramatização, influenciando as ações intra e extrafísicas, pessoais ou grupais:
          01. Assistencialidade.
          02. Autenticidade.
          03. Autocontrole.
          04. Bom humor.
          05. Comunicabilidade.
          06. Extroversão.
          07. Flexibilidade.
          08. Foco.
          09. Fraternismo.
          10. Inteligência.
          11. Maturidade.
          12. Otimismo.
          13. Racionalidade.
          14. Tranquilidade.
          Profilaxia. Sob a ótica da Terapeuticologia, eis, na ordem alfabética, 6 posturas favoráveis à desdramatização:
          1. Cooperação. Auxiliar na intercooperação eliminando a competitividade e posturas beligerantes.
          2. Emoções. Ouvir mais as pessoas, diminuindo a ansiedade.
          3. Pensenidade. Sustentar pensenes reforçadores de soluções.
          4. Posicionamento. Estabelecer posicionamento sadio, ininterrupto e autêntico.
          5. Proatividade. Ser eficiente na solução dos problemas.
          6. Reatividade. Pensar antes de agir.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin desdramatizadora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocontrole: Holomaturologia; Homeostático.
          02. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
          03. Autodeterminação: Autodeterminologia; Neutro.
          04. Autovigilância ininterrupta: Consciencioterapia; Homeostático.
          05. Bom humor interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
             06.   Desassediologia: Consciencioterapia; Homeostático.
             07.   Drama: Dramatologia; Neutro.
             08.   Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
             09.   Megafoco autopensênico: Autopensenologia; Neutro.
             10.   Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
             11.   Propulsor da vontade: Evoluciologia; Neutro.
             12.   Reatividade à heterocrítica: Antidiscernimentologia; Nosográfico.
             13.   Relógio do autodesassédio: Autopesquisologia; Neutro.
             14.   Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
             15.   Técnica da desassedialidade direta: Consciencioterapia; Homeostático.
 NA CONDIÇÃO DE INTERMISSIVISTA LÚCIDA, A CONSCIN
      DESDRAMATIZADORA SIMPLIFICA SABIAMENTE AS INTERRELAÇÕES E AÇÕES COTIDIANAS, PREDISPONDO-SE
 À AUTOPACIFICAÇÃO E INTERASSISTENCIALIDADE MAIOR.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, vivencia o equilíbrio holossomático resultante da desdramatização? Qual o grau de maturidade conquistado?
             Bibliografia Específica:
             01. Almeida, Julio; Qualificação Autoral: Aprofundamento na Escrita Conscienciológica; pref. Rosemary Salles; revisores Gisélle Razera; et al.; 312 p.; 9 seções; 60 caps.; 210 enus.; 64 estrangeirismos; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 20 websites; glos. 170 termos; 25 filmes; 308 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 158.
             02. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Tomaz; 342 p.; 11 caps.; 55 enus.; 1 esquema; 1 foto; 13 gráfs.; 12 questionamentos; 2 tabs.; 18 técnicas; 1 teste; 278 refs.; 56 filmografias; 20 infografias; 2 apêndices; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; Brasil; 2003; páginas 147, 149 e 238.
             03. Ceotto, Barbara; Diário de Autocura: Da Doença à Saúde Consciencial; apres. & posf. Leonardo Rodrigues; pref. Felix Wong; & Mário Oliveira; 224 p.; 16 caps.; 46 abrevs.; 15 citações; 1 cronologia; 22 E-mails; 26 enus.; 22 estrangeirismos; 2 ilus.; 1 microbiografia; 21 websites; glos. 22 termos (médicos); 31 filmes; 1 nota; 73 refs.; 1 apênd.; alf.; geo.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 144.
             04. Costa, J. Paulo; & Rossa, Dayane; Manual da Conscin-Cobaia; pref. João Aurélio Bonassi; revisores Roberto Otuzi; Helena Alves Araújo; & Erotides Louly; 200 p.; 5 seções; 26 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 69 enus.; 2 fotos; 2 gráfs.; 3 ilus.; 2 minicurrículos; 4 tabs.; 20 websites; glos. 183 termos; 45 refs.; 1 apênd.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 43, 46 e 111.
             05. Machado, César; Produtividade Evolutiva: Sob a Ótica da Consciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores equipe de revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 5 índices; 20 endereços; 328 enus.; 2 diagramas; 55 frases enfáticas; 81 perguntas; 1 posf.; 14 tabs.; 6 websites; glos. 234 termos; 406 refs.; 10 filmes; alf.; índice de estrangeirismos; ono; índice de tabelas; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 167, 237, 238, 241, 244 e 245.
             06. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 107 caps.; 6 seções; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 54, 102 e 243.
             07. Tanuri, Vera; Perdão: Opção Cosmoética de Seguir em Frente; int. Vera Tanuri; pref. Adriana de Lacerda Rocha; revisores Kao Pei Ru; et al.; 168 p.; 3 seções; 19 subseções; 3 tabs.; glos. 55 termos; 9 filmes; 86 refs.; alf.; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 45, 54, 88, 106 e 117.
             08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 142.
             09. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 162 e 841.
  6                                                                       Enciclopédia da Conscienciologia
           10. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 990.
           11. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 498.
                                                                                                                     A. F. S.