Binômio Autoimperdoador-Heteroperdoador

O binômio autoimperdoador-heteroperdoador é a vivência lúcida da conscin, homem ou mulher, em nível de autoconsciencialidade e autodisciplina incapaz de se perdoar, relevar, desculpar ou ser clemente com os próprios enganos, equívocos ou omissões deficitárias em contraponto à condição de sobrepairar e sobrelevar, sem acumpliciamento, erro ou falta cometida por outrem, consolidando postura interassistencial cosmoética.

Você, leitor ou leitora, como convive com o binômio autoimperdoador-heteroperdoador? Quanto tempo é dedicado para a correção dos próprios erros, sobrepairando e perdoando os erros alheios?

      Enciclopédia da Conscienciolo gia                                                                   1
            BINÔMIO         AU T O I M PE R D O AD O R -H ET ER OP E RD O AD O R
                                  (HOLOMATUROLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O binômio autoimperdoador-heteroperdoador é a vivência lúcida da conscin, homem ou mulher, em nível de autoconsciencialidade e autodisciplina incapaz de se perdoar, relevar, desculpar ou ser clemente com os próprios enganos, equívocos ou omissões deficitárias em contraponto à condição de sobrepairar e sobrelevar, sem acumpliciamento, erro ou falta cometida por outrem, consolidando postura interassistencial cosmoética.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome de família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O prefixo in provem do idioma Latim, in, “privação; negação”. A palavra perdoar deriva também do idioma Latim, perdonar, “perdoar”. Apareceu no Século XIII. A composição hetero vem do idioma Grego, héteros, “outro; diferente”. Surgiu, no idioma Português, no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Binômio conscin autoindesculpável–conscin heterodesculpável. 2. Binômio conscin autoimperdoável–conscin heteroperdoável.
          Neologia. As 3 expressões compostas binômio autoimperdoador-heteroperdoador, binômio básico autoimperdoador-heteroperdoador e binômio avançado autoimperdoador-heteroperdoador são neologismos técnicos da Holomaturologia.
          Antonimologia: 1. Binômio autoperdoador-heteroimperdoador. 2. Binômio autocomplacente-heteroindulgente. 3. Binômio autabsolvidor-heterocondenador. 4. Binômio autoindulgente-heterointolerante.
          Estrangeirismologia: o follow up do perdoado; o atonement.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da interassistência.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Desperto: heteroperdoador, autoimperdoador. Autoimperdão favorece evolução.
          Coloquiologia. Eis expressão popular referente à temática: – Não faças a outrem o que não queres que te façam.
          Proverbiologia. Eis provérbio hindu relacionado ao tema: – A árvore não nega a sua sombra nem ao lenhador.
          Ortopensatologia: – “Autocrítica. A crítica permanente quanto a mim mesmo, ou a autocrítica, é a profilaxia dos equívocos. Ela se antecipa à crítica justa dos outros, ou à heterocrítica, analisada e acatada por mim quando correta. Busco ser autoimperdoador e, ao mesmo tempo, heteroperdoador universal e antecipado para com todos, conscins e consciexes”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da holomaturidade na convivialidade; o holopensene pessoal da anticorruptibilidade mental desassediadora; o holopensene pessoal da intercompreensão; a flexibilidade autopensênica; os lateropensenes; a lateropensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os benignopensenes; a benignopensenidade; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; o holopensene da convivialidade cosmoética; o estudo do perdão fortalecendo o holopensene da autopacificação.
          Fatologia: o perdão derivado de autocorreção e heterocompreensibilidade; a autocrítica profunda ampliando a heterocrítica compreensiva; a profilaxia dos equívocos pessoais incitando a harmonia entre diferentes níveis de maturidade consciencial; a compreensão da Escala Evolutiva das Consciências, relevando insultos e injúrias contra si; a incorruptibilidade pessoal e a ausência de exigências relativas à maturidade dos outros; o fato de a automaturidade ser testada pelas reações na convivialidade do dia a dia; a eliminação das heterocomparações; o fato de o rendimento conscienciográfico expandir a autodisciplina quanto às imaturidades e propiciar a identificação dos erros; o exercício da antivitimização do autoimperdoador; a priorização do ajuste cármico; a condição da pessoa ignorante permanecendo presa às mágoas; a falta de inteligência evolutiva (IE) da conscin heteroimperdoadora; a constante ruminação mental autassediadora; a reação de antienfrentamento; o estofo autevolutivo favorecendo a compreensão das heterocríticas injustas; a liderança interassistencial; a inseparabilidade grupocármica; a qualificação cosmoética da lembrança; a capacidade de perdoar ampliando a escala de generosidade; a compreensão da condição de minipeça interassistencial lúcida no heteroperdão; o autoimperdoamento propiciando o autoposicionamento cosmoético exemplificador pró-tares; a vivência da pacificação íntima.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o parafato de os resquícios energéticos gravitantes do passado transparecerem nos parafenômenos; o acesso à Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo automaturidade-megafraternidade; o sinergismo maior autocompreensão–menor atribulação; o sinergismo autodiscernimento–acerto evolutivo; o sinergismo arrependimento-perdão; o sinergismo antivitimização-autorresponsabilização; o sinergismo autocorreção-autopacificação.
          Principiologia: o princípio da responsabilidade interassistencial; o princípio da autoimperdoabilidade cosmoética; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da megafraternidade; o princípio da evolutividade grupal; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio cosmoético do não acumpliciamento com o erro identificado; o princípio de cada qual responder evolutivamente pelos próprios atos; o princípio de revisitar o passado com base no autoimperdoamento cosmoético.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da evolução consciencial em grupo.
          Tecnologia: a técnica do autoimperdoamento cosmoético; a técnica do perdão; a técnica do sobrepairamento analítico; a técnica da projeção vexaminosa; a técnica do perdão antecipado; a técnica do primeiro discernimento; a técnica da revisitação neossignificante; a técnica de autorreelaboração cosmoética das adversidades; a técnica do espelhamento evolutivo.
          Voluntariologia: a vivência da integração no voluntariado interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o labcon pacificador.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia.
          Efeitologia: o efeito potencializador do entendimento evolutivo entre as pessoas; o efeito tarístico do perdão; o efeito positivo das perdas aparentes; o efeito benigno do perdão incondicional; o efeito edificante da harmonia afetiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses derivadas do binômio autoimperdoador-heteroperdoador; as paraneossinapses da completude interassistencial.
          Ciclologia: o ciclo virtuoso da Cosmoética; o ciclo dos ajustes grupocármicos proporcionados pelas concessões cosmoéticas; o ciclo perdão-reconciliação; o ciclo autoincorrupção-interassistência; o ciclo compreensão-perdão; o ciclo da libertação dos ressentimentos; o ciclo adversidade-perdão-superação-exemplarismo-interassistência.
          Enumerologia: a neopostura perdonológica da autotransafetividade; a neopostura perdonológica do fraternismo; a neopostura perdonológica da autopercuciência na autocrítica; a neopostura perdonológica do antimisticismo pessoal; a neopostura perdonológica da autoinconflitiEnciclopédia da Conscienciolo gia                                                                     3 vidade; a neopostura perdonológica do autoortabsolutismo; a neopostura perdonológica do autenfrentamento da real identidade consciencial.
           Binomiologia: o binômio autoimperdoador-heteroperdoador; o binômio admiração-discordância; o binômio autocrítica-heteroperdão; o binômio autenfrentamento-exemplarismo; o binômio autocrítica lúcida–heterocrítica interassistencial; o binômio autoimperdoamento-megafraternismo; o binômio autocrítica-heteroclemência.
           Interaciologia: a interação amadurecimento pessoal–autorresponsabilidade grupal; a interação autorreciclagem–heterassistência; a interação autoimperdoamento–inteligência evolutiva.
           Crescendologia: o crescendo autorresponsabilidade-autesforço-autoconquista; o crescendo interprisão-vitimização-perdão-libertação; o crescendo gerado pela ampliação da cosmovisão pessoal.
           Trinomiologia: o trinômio autoimperdoamento–heteroperdoamento–acertos grupocármicos; o trinômio fato-autodiscernimento-interpretação; o trinômio holoperdão–pacificação íntima–parapsiquismo.
           Polinomiologia: o polinômio perdão-indenização-ressarcimento-amortização; o polinômio reconhecimento do erro–retratação–restauração dos relacionamentos–fortalecimento do vínculo evolutivo.
           Antagonismologia: o antagonismo falta de perdão / heteroperdão; o antagonismo falta de autoimperdoamento / ignorância do heteroimperdoamento.
           Paradoxologia: o paradoxo de o autoimperdoamento cosmoético promover a pacificação íntima; o paradoxo do perdão discordante; o paradoxo do perdão antecipado; o paradoxo do perdão unilateral.
           Politicologia: a lucidocracia.
           Legislogia: o predomínio da lei da jângal na ausência do perdão; a lei da interdependência consciencial; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da autorresponsabilidade interassistencial perante os ex-parceiros da Baratrosfera.
           Filiologia: a grupoconviviofilia; a autexperimentofilia; a autocoerenciofilia; a reconciliofilia; a conscienciofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia.
           Fobiologia: a fobia de revisitar o passado; a superação das fobias mantenedoras das ilações anacrônicas; a autocriticofobia; a autopesquisofobia; a interaciofobia.
           Sindromologia: a superação da síndrome da dominação; o combate à síndrome da autovitimização; a superação da síndrome da mediocrização existencial.
           Maniologia: a superação da mania de não assumir responsabilidades evolutivas.
           Mitologia: o mito de o perdão ser sinal de fraqueza; o mito da ação sem retorno; a superação do mito da autossuficiência plena.
           Holotecologia: a interassistencioteca; a cosmoeticoteca; a psicossomatoteca; a diplomacioteca.
           Interdisciplinologia: a Holomaturologia; a Perdonologia; a Interassistenciologia; a Interaciologia; a Grupocarmologia; a Intrafisicologia; a Sociologia; a Extrafisicologia; a Parassociologia; a Experimentologia; a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Evoluciologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o autoimperdoador; o heteroperdoador; o autoperdoador; o algoz; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o exemplarista; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o verbetógrafo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o sensitivo experiente; o parapsiquista maduro.
          Femininologia: a autoimperdoadora; a heteroperdoadora; a autoperdoadora; a algoz; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a exemplarista; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a verbetógrafa; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a sensitiva experiente; a parapsiquista madura.
          Hominologia: o Homo sapiens perdonator; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens clemens; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens parapaedagogus; o Homo sapiens remissor; o Homo sapiens proexologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio básico autoimperdoador-heteroperdoador = a autovivência da retificação das autocorrupções e intercompreensão para com os outros sem acumpliciamentos anticosmoéticos; binômio avançado autoimperdoador-heteroperdoador = a autovivência do egocídio lúcido pelo aprimoramento do código pessoal de Cosmoética em sincronia com a postura sincera do perdão universal, policármico e multidimensional.
          Culturologia: a cultura da Holomaturologia Evolutiva; a cultura do heteroperdão e do autoimperdoamento; a cultura da intercompreensão.
          Caracterologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 ações ou condições pessoais positivas da conscin lúcida, quando interpreta e vivencia o binômio autoimperdoador-heteroperdoador, a partir do código pessoal de Cosmoética:
          01. Autoblindagem: a conscientização quanto à refratariedade à vingança promovida pelas energias do perdoador universal.
          02. Autocrítica: a percepção do autabsolutismo na profilaxia dos próprios equívocos e dos malestares quanto aos erros alheios.
          03. Automaturidade: a postura autoantindulgente ampliando os aportes, companhias evolutivas e o autodiscernimento quanto à capacidade de resgatar omissões deficitárias.
          04. Exemplarismo: o hábito do autoimperdoamento quanto à autodisciplina mentalsomática ser exemplo tarístico para heterassistência.
          05. Inteligência: o recurso da inteligência evolutiva nas análises, respeitando a ignorância alheia com a diminuição do orgulho nas comunicações interpessoais.
          06. Intercompreensão: a ampliação da compreensão da manifestação dos traços conscienciais diminuindo a expectativa e frustrações em relação à heteroconsciencialidade.
          07. Liderança: o desenvolvimento da autoliderança na reeducação pró-evolutiva autoimperdoadora ampliando a capacidade da gestão aglutinadora.
          08. Organização: o entendimento da condição de minipeça interassistencial lúcida aprimorada pela renúncia cosmoética na vivência do heteroperdão.
          09. Ruptura: a autocorreção melhorando a Ficha Evolutiva Pessoal, a promoção da ruptura do círculo vicioso instintivo milenar e o exercício do heteroperdoamento. Enciclopédia da Conscienciolo gia                                                                                            5
           10. Segurança: a conquista da autoconfiança pelo alinhamento cosmoético do binômio autoimperdoador-heteroperdoador ampliando a resiliência diante das vicissitudes sem perfeccionismo.


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio autoimperdoador-heteroperdoador, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Acabativa interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
           02. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
           03. Análise tendenciosa: Cosmoeticologia; Nosográfico.
           04. Antagonismo loc interno / loc externo: Holomaturologia; Neutro.
           05. Autocorreção: Autocosmoeticologia; Homeostático.
           06. Autoimperdoador: Holomaturologia; Homeostático.
           07. Autoposicionamento de ponta: Autopriorologia; Homeostático.
           08. Ciclo evolutivo pessoal: Evoluciologia; Homeostático.
           09. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
           10. Compreensão da Conscienciologia: Mentalsomatologia; Homeostático.
           11. Cosmovisão humana: Cosmovisiologia; Neutro.
           12. Efeito tarístico do perdão: Perdonologia; Homeostático.
           13. Espiral gratulatória: Autoliberologia; Homeostático.
           14. Principium coincidentia oppositorum: Anticonflitologia; Homeostático.
           15. Trinômio da holomaturidade: Holomaturologia; Homeostático.
         A COMPLETUDE INTERASSISTENCIAL DO PERDÃO
    REQUER A VIVÊNCIA DO AUTOIMPERDOAMENTO PROPULSOR DO ALINHAMENTO COSMOÉTICO NECESSÁRIO
      PARA A COMPREENSÃO DO HETEROPERDOAMENTO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, como convive com o binômio autoimperdoador-heteroperdoador? Quanto tempo é dedicado para a correção dos próprios erros, sobrepairando e perdoando os erros alheios?
           Bibliografia Específica:
           01. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; apres. Daniel Muniz; pref. Cristina Arakaki; pref. 1 a edição Marina Thomaz; pref. da 2a edição Daniel Muniz; revisores Alexander Steiner; et al.; 354 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 3 esquemas; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 15 websites; glos. 86 termos; 25 infografias; 20 cenografias; 72 filmes; 324 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; 3a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 153 a 276.
           02. Idem; Binômio Antivitimização-Autobenignidade Aplicado à Autocuroterapia; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março; 2008; páginas 62 a 73.
           03. Cousineau, Phil; Além do Perdão: Reflexões sobre Expiação (Beyond Forgiveness: Reflection on Atonement); revisor Barany Editora; trad. Dinah Azevedo; 272 p.; 3 seções; 14 caps.; 1 enus.; 29 notas; 23 x 16 x 3 cm; br.; Barany Editora; São Paulo, SP; 2015; páginas 39 a 129.
           04. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 128, 140 e 141.
            05. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 80, 139, 254, 625 e 995.
            06. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 75 e 479.
            07. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 177.
            08. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 161.
            09. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 360, 366 e 381.
            10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 630 e 698.
                                                                                                                    A. M. N.