Conscin Dispersiva

A conscin dispersiva é a pessoa, homem ou mulher, com dificuldade de manter a concentração ou a atenção em algum foco, alternando constantemente o pensamento em diversas direções, de modo confuso e desorganizado, desperdiçando oportunidades evolutivas essenciais.

Você, leitor ou leitora, já parou para pensar sobre o efeito da dispersão consciencial? Quais práticas considera eficazes para a mudança dessa postura?

      CONSCIN DISPERSIVA
                                     (DISPERSOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A conscin dispersiva é a pessoa, homem ou mulher, com dificuldade de manter a concentração ou a atenção em algum foco, alternando constantemente o pensamento em diversas direções, de modo confuso e desorganizado, desperdiçando oportunidades evolutivas essenciais.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O termo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e este do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Apareceu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O vocábulo físico provém do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu igualmente no Século XIII. O termo dispersão procede do mesmo idioma Latim, dispersio, “dispersão; repartição; distribuição”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Conscin dispersa. 2. Conscin desatenta. 3. Conscin desconcentrada. 4. Conscin displicente. 5. Conscin desorganizada. 6. Conscin saltuária.
          Neologia. As duas expressões compostas conscin dispersiva inconsciente e conscin dispersiva consciente são neologismos técnicos da Dispersologia.
          Antonimologia: 1. Conscin concentrada. 2. Conscin atenta. 3. Conscin focada. 4. Conscin eficiente. 5. Conscin racional. 6. Conscin coerente.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à manutenção da hiperacuidade.
          Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Sem concentração, estagnamos.
          Ortopensenologia. Eis 3 ortopensatas classificadas em 2 subtítulos, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Dispersão. O devaneio nada mais é do que modalidade da dispersão mental ou desfocagem da autoconcentração. A dispersão mental favorece e predispõe a atuação dos assediadores extrafísicos”. “Não há pesquisa parapsíquica com dispersão de atenção”.
          2. “Dispersões. A dispersão da psicomotricidade leva ao nomadismo e à riscomania. A dispersão do cérebro leva ao devaneio e à desatenção. A dispersão da memória leva à hipomnésia e à ausência da História Pessoal”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da dispersividade; o holopensene da desatenção; o holopensene pessoal da despriorização; o bagulho pensênico; os exopensenes; a exopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; o controle dos lateropensenes patológicos intrusivos; a lateropensenidade sadia faltante; a superação do holopensene pessoal da antiparaperceptibilidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a desatenção intrafísica; os devaneios; a indisciplina mental; a falta de concentração mental; a desobservação; a atenção saltuária; a dificuldade de aprendizagem; a distração gerando lapsos de memória; a desatenção às prioridades evolutivas; o descuido com a forma; a despriorização ao manter o foco no supérfluo; a manutenção da atenção doentia; a negligência com os cuidados somáticos; o atrofiamento da acuidade; a falha na percepção dos fatos; a baixa captação de ideias; a percepção de desvio da proéxis; a desorganização levando à redução da produtividade na autoproéxis; a conscientização, ainda inicial, da Cosmoética; a superação da dispersão pela autorreeducação; a reciclagem existencial; a reperspectivação da vida visando o compléxis.
          Parafatologia: o esforço na autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a dispersão da atenção extrafísica; a paraatenção defasada; a autocorrupção quanto ao autoparapsiquismo; a dispersão energética e parapsíquica pessoal; a falta de observação extrafísica; a deficiência da acuidade na percepção dos parafatos; a ausência de atenção no refinamento paraperceptivo; o deficit de atenção parapsíquica; a falta de lucidez aos parafatos; a evitação da obnubilação da paraatenção sadia, cosmoética; a baixa rememoração das vivências extrafísicas; o trabalho energético profilático sustentando a paraatenção interdimensional; o foco nas autoparapercepções; a dificuldade em desenvolver a projetabilidade lúcida; a valorização das percepções relativas à projetabilidade lúcida; o esforço contínuo na aplicação da mobilização básica de energias (MBE); a exigência de autorganização para a prática diária da tenepes; a conexão com o amparador extrafísico auxiliando nas tarefas pessoais.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo dispersividade–paralisação evolutiva; o sinergismo desatenção-desinformação-desmemoriação; a ausência do sinergismo cérebro-paracérebro causando visão multidimensional limitada; o sinergismo desatenção-incompreensão; o sinergismo da atenção aos detalhes do cotidiano; o sinergismo atenção-parapercepção; o sinergismo foco-paraatenção.
          Principiologia: o princípio da acuidade na priorização da atenção.
          Codigologia: a aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) na superação da dispersão consciencial.
          Teoriologia: a teoria da boa atenção levando à boa percepção; a teoria da restauração da atenção.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); as técnicas da Cosmoética; os autesforços na aplicação da técnica da recéxis.
          Voluntariologia: o engajamento no trabalho grupal do voluntariado conscienciológico; o voluntariado tarístico antidesperdício; o voluntariado interassistencial nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autossinaleticologia; o laboratório conscienciológico da diferenciação pensênica; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia.
          Efeitologia: o efeito da dispersão sobre a atenção; o efeito da perda da memória na capacidade cognitiva; os efeitos colaterais da falta de compreensão e de raciocínio.
          Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir dos atendimentos consciencioterápicos; as neossinapses derivadas das paraneossinapses inatas; as neossinapses e paraneossinapses construídas interativamente.
          Ciclologia: o ciclo vicioso; o ciclo interprisional.
          Enumerologia: a desatenção; a distração; a desorganização mental; a ansiedade; a acomodação; a falta de foco; a ausência de objetividade.
          Binomiologia: o binômio desatenção-parapsiquismo; o binômio desatenção-esquecimento; o binômio desatenção extrafísica–ausência de percepção dos parafatos; a necessidade do binômio detalhismo-cosmovisão.
          Interaciologia: a interação desatenção-desconcentração consciencial.
          Crescendologia: o crescendo da desatenção cognitiva; o crescendo importante-urgente-prioritário.
          Trinomiologia: o trinômio dispersão-desconcentração-desfocagem; o trinômio desatenção-dispersão-paralisação.
          Polinomiologia: o polinômio desânimo-exaurimento-irritação-insatisfação; o polinômio cobrança íntima–desacerto–insegurança–dependência–medo.
          Antagonismologia: o antagonismo desatenção intrafísica / desatenção extrafísica; o antagonismo paraatenção / paradesatenção.
          Paradoxologia: o paradoxo de a liberdade pensênica, quando anárquica, aprisionar a consciência à própria desorganização íntima.
          Politicologia: a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei da autopensenização ininterrupta; a lei da autorreeducação ilimitada; a lei da autorresponsabilidade evolutiva.
          Fobiologia: a decidofobia; a neofobia; a autopesquisofobia; a disciplinofobia; a voliciofobia; a projeciofobia; a tanatofobia.
          Sindromologia: o combate à síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da insegurança; a síndrome do ansiosismo.
          Mitologia: a demolição do mito “o pau se nasce torto, morre torto”.
          Holotecologia: a atencioteca; a pensenoteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a somatoteca; a fenomenoteca; a mnemoteca; a psicoteca; a encicloteca.
          Interdisciplinologia: a Dispersologia; a Ortopensenologia; a Disciplinologia; a Concentraciologia; a Determinologia; a Cosmoeticologia; a Energossomatologia; a Proexologia; a Discernimentologia; a Autorganizaciologia; a Percepciologia; a Assistenciologia; a Tenepessologia.


                                         IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin dispersiva; a conscin negligente; a conscin superficial; a conscin esforçada; a conscin pesquisadora; a conscin autorrecicladora.
          Masculinologia: o intermissivista inadaptado; o intermissivista disperso; o reciclante existencial; o buscador-borboleta; o projetor inconsciente; o verbetógrafo; o inversor existencial; o tenepessista; o pesquisador.
          Femininologia: a intermissivista inadaptada; a intermissivista dispersa; a reciclante existencial; a buscadora-borboleta; a projetora inconsciente; a verbetógrafa; a inversora existencial; a tenepessista; a pesquisadora.
          Hominologia: o Homo sapiens dispersus; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens communicativus; o Homo sapiens intermissivus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens tenepessabilis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: conscin dispersiva inconsciente = aquela ainda incapaz de associar as procrastinações e incompletismos pessoais às dificuldades de concentração e atenção; conscin dispersiva consciente = aquela lúcida quanto a associação das procrastinações e incompletismos pessoais às dificuldades de concentração e atenção.
          Culturologia: a cultura da Reeducaciologia; a cultura do autenfrentamento; a cultura do aqui-agora-já; a cultura do antidesperdício.
          Terapeuticologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 12 aspectos passíveis de serem desenvolvidos pela conscin autodeterminada, contributivos na reeducação da dispersão:
          01. Atenção: o desenvolvimento da atenção na percepção dos fatos.
          02. Autocognição: a persistência na busca do autoconhecimento a partir da autopesquisa.
          03. Concentração: o esforço no entendimento das informações por meio da focagem.
          04. Confrontação técnica: a desinibição perante o questionamento de dúvidas.
          05. Detalhamento: o cuidado na percepção das minudências.
          06. Energização: a aplicação das práticas energéticas de modo exaustivo.
          07. Enumeração: a relação exaustiva das atividades prioritárias.
          08. Planejamento: o estabelecimento de metas pró-evolutivas.
          09. Ponderação: a autorreflexão contínua por meio da ponderação e do raciocínio lógico.
          10. Priorização: a escolha da ordem sequencial das atividades essenciais a serem realizadas.
          11. Sinergismo: a otimização das recins antidispersão por meio do sinergismo conscienciometria-consciencioterapia.
          12. Síntese: o registro abreviado das ideias durante a leitura, para consulta posterior e auxílio na memorização.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin dispersiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Antidispersão invexológica: Invexologia; Homeostático.
          03. Antidispersividade cotidiana: Rotinologia; Neutro.
          04. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
          05. Atenção cognitiva: Neuroconscienciologia; Neutro.
          06. Atenção extrafísica: Parapercepciologia; Homeostático.
          07. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
          08. Autodispersividade: Autexperimentologia; Nosográfico.
          09. Desviacionismo: Proexologia; Nosográfico.
          10. Diletantismo antievolutivo: Antievoluciologia; Nosográfico.
          11. Dispersão intelectual: Dispersologia; Nosográfico.
          12. Infocomunicação dispersiva: Infocomunicologia; Nosográfico.
          13. Síndrome da dispersão consciencial: Antievoluciologia; Nosográfico.
          14. Síndrome do autodesperdício: Parapatologia; Nosográfico.
          15. Travão da autodesperticidade: Autassediologia; Nosográfico.
  A AUTODISPERSÃO AINDA É TRAVÃO EVOLUTIVO PARA
 MUITOS INTERMISSIVISTAS. EMBORA NEM SEMPRE PERCEBIDA OU ADMITIDA, É CAUSA DE AUTODESORGANIZAÇÃO E POSTERGAÇÃO DO COMPLETISMO EXISTENCIAL.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já parou para pensar sobre o efeito da dispersão consciencial? Quais práticas considera eficazes para a mudança dessa postura?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 536.
                                                                                                              S. Y. W.