A conscin afável é a consciência intrafísica, homem ou mulher, com temperamento fraterno, amável, gentil e solícito, manifestando maturidade afetiva e psicosfera assistencial no trato à conscins e consciexes, auxiliando no aumento da lucidez das consciências.
Você, leitor ou leitora, já teve a experiência de assistir consciências carentes de afabilidade? Aplicou o acolhimento assistencial para ampliar a lucidez dos assistidos?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 CONSCIN AFÁVEL (MEGAFRATERNOLOGIA) I. Conformática Definologia. A conscin afável é a consciência intrafísica, homem ou mulher, com temperamento fraterno, amável, gentil e solícito, manifestando maturidade afetiva e psicosfera assistencial no trato à conscins e consciexes, auxiliando no aumento da lucidez das consciências. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo consciência vem do idioma Latim, conscientia, “conhecimento de alguma coisa comum a muitas pessoas; conhecimento; consciência; senso íntimo”, e esta do verbo conscire, “ter conhecimento de”. Surgiu no Século XIII. O prefixo intra deriva também do idioma Latim, intra, “dentro de; no interior; no intervalo de; durante; no recinto de; próximo ao centro; interiormente”. O termo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Apareceu no Século XIII. A palavra afável provém igualmente do idioma Latim, affabilis, “acessível; agradável; delicado; gentil; cortês”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Conscin afetuosa. 2. Conscin calorosa. 3. Conscin cortês. 4. Conscin carinhosa. 5. Conscin generosa. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética 3 cognatos derivados do vocábulo afável: afabilidade; afabilíssima; afabilíssimo. Neologia. As 3 expressões compostas conscin afável, conscin afável consoladora e conscin afável tarística são neologismos técnicos da Megafraternologia. Antonimologia: 1. Conscin agressiva. 2. Conscin arrogante. 3. Conscin antipática. 4. Conscin descortês. 5. Conscin ríspida. 6. Conscin malcriada. Estrangeirismologia: a expertise em Conviviologia; o timing da abordagem interassistencial; o modus operandi dócil. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à amabilidade à qualquer consciência. Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Transafetividade envolve afabilidade. Afabilidade: saber megafraterno. Afabilidade: olhar universalista. Coloquiologia: – Pessoas afáveis atraem sorrisos. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas relativas ao tema, citadas em ordem alfabética e classificada em 2 subtítulos: 1. “Afeição. Nem toda afeição enriquece a consciência, depende da qualificação”. “Não há afeição e nem desafeição sem autoconhecimento, seja de agora ou de antes, em retrovidas humanas”. 2. “Afetividades. A afetividade inexperiente amadora é a do jovem adolescente. A afetividade inexperiente profissional é a do adulto apaixonado. Ambos nada entendem de transafetividade”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal de afabilidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopenene doador; o holopensene aglutinador; o holopensene da amizade; o holopensene do amor incondicional; o materpensene acolhedor; os fraternopensenes; a fraternopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade universalista. Fatologia: a postura megafraterna; a postura gentil; o acolhimento sem fazer diferenças e esperar ganhos; o respeito ao microuniverso alheio; a condição pessoal de anticonflitividade; a manifestação tranquila; o olhar traforista; a conduta assertiva, o acolhimento assistencial; o aco2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a lhimento ao grupocarma; o ato de quebrar o gelo; a observação dos detalhes para o entendimento das manifestações alheias; a compreensão do limite do assistido; a percepção do medo alheio na recepção afetuosa; o saber escutar e falar e na hora certa; o companheirismo; o entendimento do momento evolutivo das conscins; a evitação do estupro evolutivo; a escolha pela conduta não agressiva; o esclarecimento no momento oportuno; a postura antivitimizadora; o acolhimento profissional na área da saúde; a condição de arrimo afetivo desempenhada no grupocarma; a conduta antipreconceituosa; o abertismo às autocríticas; a autolucidez; a hiperacuidade; a observação atenta; a manifestação empática; a afabilidade vivenciada na docência conscienciológica; a recepção calorosa aos professores itinerantes da Conscienciologia; as amizades sinceras; o gostar de pessoas, animais e plantas; a disponibilidade para escuta e esclarecimento das pessoas em situações difíceis; a ausência de medo no toque ao assistido, abraçar e falar com pessoas; a afabilidade à consciências tristes e / ou em luto; a recepção amorosa às conscins em sofrimento por traumas ou depressão; a coragem para fazer acareações cosmoéticas com a intencionalidade de pacificar; o desenvolvimento da atitude pró-amparador extrafísico; a interação fraterna resultado do autoafeto. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a psicosfera aglutinadora; o envolvimento com as energias da afabilidade às consins em crises existenciais; o desenvolvimento da interleitura parapsicosférica cosmoética; o extrapolacionismo parapsíquico da condição de afabilidade; a doação consciente de energias conscienciais acolhedoras; a autovivência da amparabilidade extrafísica; a parapercepção das energias acolhedoras das equipexes no Curso de Extensão em Conscienciologia e Projeciologia 2 (ECP2); a Dinâmica Parapsíquica da Megafraternologia; a Dinâmica Parapsíquica Supervisionada de Clarividência Facial realizada no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); a exteriorização de energias acolhedoras no acoplamento com consciexes amparadoras durante a tenepes; a clarividência de consciências megafraternas nas dinâmicas parapsíquicas; os extrapolacionismos parapsíquicos com assistência para algozes e vitímas; a percepção das energias do potencial de conscins e consciexes; a falta de receio em doar energias em situações difíceis; a exteriorização de energias pacificadoras em ambientes de brigas, trânsito e filas; o acoplamento energético assistencial para aumentar a lucidez e acalmia dos assistidos. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo afabilidade-acolhimento; o sinergismo amorosidade-fraternidade; o sinergismo autassistência-heterassistência; o sinergismo conviviológico bem-estar pessoal–bem-estar geral; o sinergismo da aplicação da afetividade parapsíquica na interassistência; o sinergismo diplomacia-amorosidade. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da experimentação autoconfirmatória; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da empatia evolutiva. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código duplista de Cosmoética (CDC). Teoriologia: a teoria da reurbex; as teorias da Psicologia Positiva aplicadas à Traforologia; a teoria das emoções integradas a sistemas mentais, de Vygotsky (1896–1934) e Jean Jean William Fritz Piaget (1896–1980) na educação; a teoria do acolhimento nas terapias psicológicas, a teoria do acolhimento no luto; as terias psicoterápicas para superação da depressão. Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da dupla evolutiva (DE); a técnica da autorreflexão de 5 horas qualificando a interassistência; a técnica da assimilação simpática; a técnica da desassimilação simpática; a técnica da conscin-cobaia; a técnica do mimo gastronômico. Voluntariologia: a condição de conscin afável vivenciada no voluntariado conscienciológico; o acolhimento aos voluntários e alunos da Conscienciologia e Projeciologia. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciologico do estado vibracional; o laboratório conscienciologico da Tenepessologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Colegiologia: o Colégio Invisível da Megafraternologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invível da Desssomatologia; o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia. Efeitologia: o efeito da afabilidade na pré-tares; o efeito homeostático da psicosfera afável na conscin fóbica; o efeito da traforização no aumento da lucidez da conscin depressiva; o efeito da amabilidade no aumento da autestima; o efeito da ampliação da autolucidez na interassistência. Neossinapsologia: a construção de neossinapses na teática do acolhimento aos assistidos; as neossinapses construídas nas interassistências; a importância do afeto na formação das neossinapses do assistido; as retrossinapses relacionadas à afetividade. Ciclologia: o ciclo multiexistencial pessoal (CMP); a eliminação do ciclo vitima-algoz. Enumerologia: o ato de observar com amorosidade; o ato de autodisponibilizar-se; o ato de abordar gentilmente; o ato de sorrir; o ato de escutar com paciência; o ato acolher; o ato de esclarecer cosmoeticamente. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio autodefesa-afabilidade; o binômio acolhimento-docilidade; o binômio paciência-anticonfitividade; o binômio crise-crescimento; o binômio professor-aluno. Interaciologia: a interação docente-aluno; a interação fraterna amaparador-amparando; a interação assistente-assistido; a interação afetiva entre os duplistas; as interações familiares; a intereração estímulo-resposta. Crescendologia: o crescendo da afabilidade desde a infância; o crescendo fraternidade-megafraternidade da conscin afável; o crescendo tacon-tares. Trinomiologia: o trinômio energia-simpatia-alegria; o trinômio pessoa certa–contexto adequado–mensagem essencial. Polinomiologia: o polinômio postura-olhar-voz-gesto; o polinômio acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento. Antagonismologia: o antagonismo afeto / desafeto; o antagonismo pacifismo / belicismo; o antagonismo pacifismo / passividade; o antagonismo acolhimento / hostilidade; o antagonismo afabilidade / santidade; o antagonismo conscin afável / conscin boazinha; o antagonismo informação / doutrinação; o antagonismo esclarecimento / sedução. Paradoxologia: o paradoxo de a sutileza do acolhimento transpassar a barreira da conscin bélica; o paradoxo da interassistência aparentemente contraditória; o paradoxo de a conscin delicada apresentar firmeza na conduta; o paradoxo da técnica da fratura exposta sem frieza e agressividade. Politicologia: a política da boa convivência. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a fraternofilia; a megafraternofilia; a acolhimentofilia. Fobiologia: a biofobia; a fraternofobia; a sociofobia; a fobia de consciexes assediadoras; a fobia de consciexes energívoras. Sindromologia: a síndrome da boazinha; a síndrome do silêncio autodepreciativo; a síndrome da vitimização. Maniologia: a mania de falar mal dos outros, a mania de dizer sim para tudo. Mitologia:; o mito de agradar a todos; o mito de a afabilidade estar ligada à religiosidade. Holotecologia: a assistencioteca; a reurbanoteca; a evolucioteca; a diplomacioteca; a convioteca; a comunicoteca; a cosmovisioteca. Interdisciplinologia: a Megafraternologia; a Conscienciologia; a Assistenciologia; a Paradireitologia; a Comunicologia; a Conviviologia; a Amparologia; a Projeciologia; a Tenepessologia; a Cosmoeticologia. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a IV. Perfilologia Elencologia: a conscin afável; a conscin aglutinadora; a conscin polida; a conscin delicada; a conscin acessível; a conscin bem-quista; a conscin pacificadora; a conscin assistida; a consciex energívora; a consciex consreu; a conscin consréu; a conscin suicida; a conscin depressiva; a conscin com baixa autestima; a conscin vítima; a conscin algoz; a conscin psicóloga; a conscin profissional da saúde; a conscin tenepessista; a conscin docente; a conscin enciclopedista; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial. Masculinologia: o pai; o avô; o tio; o líder interassistencial; o professor; o educador; o pedagogo; o assistente social; o psicólogo; o terapeuta; o amigo; o assistente; o intermissivista; o agente retrognitor; o voluntário; o guru; o religioso; o companheiro; o pré-serenão; o desperto; o evoluciólogo; o amparador extrafísico; o duplista; o projetor; o arrimo interconsciencial assistencial; o defensor da não-violência Mohandas Karamchand Gandhi (1869–1948); o filósofo chinês Confúcio (551–479 a.e.c.). Femininologia: a mãe; a avó; a tia; a líder interassistencial; a professora; a educadora; a pedagoga; a assistente social; a psicóloga; a terapeuta; a amiga; a assistente; a intermissivista; a agente retrognitora; a voluntária; a guru; a religiosa; a companheira; a pré-serenona; a desperta; a evolucióloga; a amparadora extrafísica; a duplista; a projetora; a arrimo interconsciencial assistencial. Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens assistens; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens protector; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens agglutinator. V. Argumentologia Exemplologia: conscin afável consoladora = a pessoa afetuosa, utilizando-se da tarefa da consolação (tacon), ainda primária, na assistência individual ou grupal; conscin afável tarística = a pessoa amorosa, utilizando-se da psicosfera pessoal fraterna e da tarefa do esclarecimento (tares), universalista, para assistência pessoal ou grupal. Culturologia: a cultura do afeto; a cultura da ortoconvivialidade; a cultura da boa educação; a cultura antibelicista. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a conscin afável, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Acolhimento assistencial extrafísico: Paraprofilaxiologia; Homeostático. 02. Acolhimento hospitalar: Interassistenciologia; Homeostático. 03. Acolhimento mentalsomático: Interassistenciologia; Homeostático. 04. Acolhimento psiquiátrico: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Bom-caráter: Temperamentologia; Homeostático. 06. Conscin benévola: Conscienciometrologia; Homeostático. 07. Conscin do bem: Pacifismologia; Neutro. 08. Conversa revigorante: Coloquiologia; Homeostático. 09. Cuidador multidimensional: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Horizontalidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Liderança multidimensional: Liderologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 12. Mimo gastronômico: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Miniato interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 14. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Polidez fraterna: Comunicologia; Homeostático. A AFABILIDADE É O PRIMEIRO PASSO PARA O ASSISTENTE LÚCIDO ADENTRAR COSMOETICAMENTE NO MICROUNIVERSO CONSCIENCIAL DO ASSISTIDO E TRANSPOR AS BARREIRAS PARA POSSIBILITAR A TARES. Questionologia. Você, leitor ou leitora, já teve a experiência de assistir consciências carentes de afabilidade? Aplicou o acolhimento assistencial para ampliar a lucidez dos assistidos? Filmografia Específica: 1. Saimdang, Memoir of Colors. Título Original: Saimdang, Memoir of Colors. País: Coreia do Sul. Data: 2017. Duração: 30 episódios de 60 minutos. Gênero: Série Drama. Idade: sem censura. Idioma: Koreano. Cor: Colorido. Legendado: Português; Inglês; Direção: Yoon Sang-ho. Elenco: Lee Young-ae; & Song Seung-heon. Produção: Creative Leaders Group8 Inc., Emperor Entertainment Korea Ltd. Roteiro: Park Eun Ryung. Sinopse: no drama da série, Seo Ji Yoon (Lee Young-ae) é professora de História da Arte e descobre o diário secreto de Shin Saimdang (1504–1551), artista, escritora, calígrafa e poetisa coreana, mãe de Yi I, estudante coreano dos mais notáveis de Confúcio durante a Dinastia Joseon. Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004, páginas 235 a 241. 2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 56 e 57. 3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009, páginas 98, 129 e 199. C. H. B.