A generosidade natural é a condição, qualidade ou atributo da bondade, benevolência e benignidade manifestados pela consciência, intra ou extrafísica, e adquiridos ao longo da seriéxis, por intermédio de reiteradas autabnegações cosmoéticas.
Você, leitor ou leitora, reconhece algum grau de generosidade nas próprias ações? É capaz de perceber e retribuir os generosos aportes recebidos até o momento?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 GENEROSIDADE NATURAL (MEGAFRATERNOLOGIA) I. Conformática Definologia. A generosidade natural é a condição, qualidade ou atributo da bondade, benevolência e benignidade manifestados pela consciência, intra ou extrafísica, e adquiridos ao longo da seriéxis, por intermédio de reiteradas autabnegações cosmoéticas. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra generosidade procede do idioma Latim, generositas, “nobreza; fidalguia; de boa qualidade; boa raça (de animais)”. Apareceu no Século XVII. O vocábulo natural procede também do idioma Latim, naturalis, “feito ou dado pela Natureza”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Grandeza íntima. 2. Beneficência inerente. 3. Fraternismo precípuo. 4. Conduta large natural. 5. Magnanimidade inata. Neologia. As duas expressões compostas minigenerosidade natural e maxigenerosidade natural são neologismos técnicos da Megafraternologia. Antonimologia: 1. Avareza íntima. 2. Egoísmo arraigado. 3. Egocentrismo anímico. 4. Ganância congênita. 5. Mesquinhez adquirida. 6. Conduta miserê. Estrangeirismologia: a conscin large; o full time interassistencial. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao fraternismo incondicional nas interrelações. Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Generosidade: aporte assistencial. Generosidade demanda empatia. Benevolência: traço generoso. Generosidade é doação. Ortopensatologia: – “Generosidade. A generosidade latu senso nem sempre é bem compreendida”. “O Código de Generosidade Pessoal deve ser a alínea básica do Código Pessoal de Cosmoética (CPC) da pessoa lúcida. O generoso perdoa”. “Há níveis de generosidade pessoal, na interassistencialidade, desde a aplicação do arco voltaico craniochacral à vivência da autofiex”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da generosidade; o holopensene pessoal da prodigalidade; o holopensene pessoal do desapego; o holopensene da filantropia; os benignopensenes; a benignopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene do compartilhamento. Fatologia: a generosidade natural; a autabnegação espontânea; o pré-requisito para a assistencialidade; o altruísmo financeiro; a benignidade genuína; a concessão cosmoética; a solidariedade autêntica; a prática de partilhar os ganhos; o hábito de ceder o lugar a outrem; o ato de abrir mão da razão em prol de assistência maior; o ato de desejar sempre acontecer o melhor para todos em detrimento de vantagens pessoais; a generosidade proativa; a permissividade fruto da generosidade ingênua e não discernida; a generosidade desmedida; o ato de faltar com generosidade consigo mesmo; o polianismo reforçado pelo traço da generosidade sem discernimento; o ato de o líder se colocar enquanto minipeça do mecanismo assistencial; a generosidade natural tomada ao modo de frouxidão de caráter pela Socin egocêntrica; o ato de colocar a paz acima da razão; o ato de compreender as consciências mais combativas e antagônicas sem julgamento; a generosidade pautada no maxifraternismo; a generosidade natural reforçada pela Mesologia; a generosidade natural tornando a consciência referência positiva dentro do grupo; a opção pelo foco na assistência; o fato de atitudes genuinamente generosas causarem estranheza ou desconfiança nos demais; o acolhimento assistencial; a disponibilidade assistencial large; a filantropia 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a verdadeira; o olhar maxifraterno; o exercício do perdão incondicional e universal; o passo a passo na construção da autotransafetividade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as consciexes patológicas sendo acolhidas sem resistências atravancadoras na psicosfera do assistente lúcido; a iscagem lúcida; a predisposição holossomática à assistência intra e extrafísica facilitada pela leitura energética do contexto; a generosidade tarística dos amparadores extrafísicos; a disponibilidade holossomática para a vivência da condição de pré-mãe em contexto de intercooperação avançada. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo das iniciativas fraternas; o sinergismo acolhimento–amparo de função; o sinergismo empatia-liderança; o sinergismo energético equipe intrafísica–equipe extrafísica na docência conscienciológica; o sinergismo intencionalidade assistencial–inspiração amparadora; o sinergismo simpatia–acolhimento assistencial. Principiologia: o princípio da megafraternidade; o princípio de a evolução pessoal ser realizada em grupo; o princípio “aconteça o melhor para todos”; o princípio da interassistencialidade evolutiva; o princípio da intercooperação; o princípio “na dúvida assista”; o princípio da empatia evolutiva; o princípio da equanimidade; o princípio de o menos doente assistir ao mais doente. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de generosidade pessoal; o código pessoal da megafraternidade; o código do exemplarismo pessoal (CEP). Teoriologia: a teoria da fraternidade universal evolutiva; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria dos limites interassistenciais. Tecnologia: a técnica da retribuição pessoal; a técnica da evocação do padrão homeostático de referência; a técnica do perdão antecipado; a técnica do enfrentamento do malestar. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Paraeducação; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico Pacificarium; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Serenologia. Efeitologia: o efeito do sorriso acolhedor; o efeito gratificante do gesto fraterno; o efeito da empatia facilitada pela disponibilidade assistencial naturalmente generosa; os efeitos evolutivos da fraternidade vivida diariamente; o efeito patológico de se aproveitar da disponibilidade assistencial da consciência generosa; o efeito nocivo da prodigalidade abusiva. Neossinapsologia: as neossinapses avançadas; as neossinapses desenvolvidas por meio do egocídio lúcido diariamente; as neossinapses da transafetividade; as neossinapses da megafraternidade aplicada na prática; as neossinapses dos sentimentos elevados. Ciclologia: o ciclo evolutivo da Mentalsomatologia; o ciclo interassistencial assistente-assistido; o ciclo reeducação–qualificação interassistencial por meio das energias impregnadas de sentimentos elevados; o ciclo parapedagógico multiexistencial promovendo a reeducação das condutas pessoais. Enumerologia: o ato de fazer o bem sem olhar a quem; o ato de repartir os benefícios alcançados; o ato de contribuir anonimamente em qualquer contexto; o ato de acolher antigos algozes enquanto filhos; o ato de ser solidário indistintamente; o ato de ser benevolente gratuitamente; o ato de compartilhar o conhecimento adquirido. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio serenidade-benignidade; o binômio paradireito-paradever; o binômio poder fraterno–interassistência evolutiva; o binômio En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 recebimento-retribuição; o binômio autodisposição interassistencial–automotivação na interassistencialidade; o binômio discrição-generosidade; o binômio individualismo-grupalidade; o binômio competição-cooperação; o binômio empatia-assertividade. Interaciologia: a interação empática interassistencial assistente-assistido; a interação abordador-abordado; a interação princípios cosmoéticos–senso de fraternidade; a interação renúncia cosmoética–amortização evolutiva; a interação compreensão-paciência; a interação fraternismo-doação. Crescendologia: o crescendo inteligência emocional–inteligência evolutiva (IE); o crescendo autoproéxis-maxiproéxis; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo fraternismo-maxifraternismo; o crescendo compreensão-intercompreensão-intercooperação-maxifraternismo; o crescendo exigência mínima–excelência máxima. Trinomiologia: o trinômio Universalismo-humanitarismo-fraternismo; o trinômio egocarma-grupocarma-policarma; o trinômio recepção-gratidão-retribuição; o trinômio energia-simpatia-alegria; o trinômio autodiscernimento-compreensão-flexibilidade; o trinômio acolhimento-abertismo-respeito; o trinômio empatia-solidariedade-realização. Polinomiologia: o polinômio abertismo-Universalismo-cosmovisão-altruísmo; o polinômio vontade–intencionalidade–perseverança evolutiva–sentimento elevado; o polinômio postura-olhar-voz-gesto. Antagonismologia: o antagonismo ação irrefletida / ação planejada; o antagonismo doação parcimoniosa / doação excessiva; o antagonismo permissividade / generosidade; o antagonismo egocentrismo / altruísmo; o antagonismo paradigma da escassez / paradigma da abundância; o antagonismo olhar fraterno / olhar servil. Paradoxologia: o paradoxo de o assistente generoso se ocultar em favor do assistido; o paradoxo de ganhar mais quem compartilha; o paradoxo do abraço fraterno com apenas o olhar; o paradoxo de a mais avançada manifestação de afeto não ser emocional. Politicologia: a assistenciocracia; a benignocracia; a democracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia; a paradireitocracia; a lucidocracia; a discernimentocracia. Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da solidariedade evolutiva; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei de ação e reação; a lei do retorno; a lei da interdependência consciencial. Filiologia: a reciclofilia; a neofilia; a conviviofilia; a maxifraternofilia; a assistenciofilia; a paradireitofilia; a conscienciofilia; a cosmovisiofilia. Fobiologia: a criticofobia; a patofobia; a xenofobia; a sociofobia apresentada pelo misantropo; a fraternofobia. Sindromologia: o sobrepujamento da síndrome do poder intrafísico; a superação da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a eliminação da síndrome do justiceiro. Maniologia: o descarte da mania de decidir pelo outro; a superação da egomania. Holotecologia: a teaticoteca; a evolucioteca; a convivioteca; a assistencioteca; a interassistencioteca; a diplomaticoteca; a cosmoeticoteca; a maturoteca. Interdisciplinologia: a Megafraternologia; a Autocoerenciologia; a Autocosmoeticologia; a Automagnanimologia; a Holomaturologia; a Interassistenciologia; a Tenepessologia; a Paradireitologia; a Transafetivologia; a Evoluciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência generosa. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o autodecisor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a autodecisora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra. Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens benevolus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens antiviolentor; o Homo sapiens megadonator; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens paradireitologus; o Homo sapiens perdonator. V. Argumentologia Exemplologia: minigenerosidade natural = aquela centrada na grupocarmalidade, ainda na condição esboçante, com expectativa de algum tipo de reconhecimento; maxigenerosidade natural = aquela centrada na policarmalidade, na condição de maxifraternismo vivenciado, sem qualquer necessidade de reconhecimento. Culturologia: a cultura da doação; a cultura da mediação; a cultura da evolução; a cultura da paz; a cultura da fraternidade; a cultura da generosidade; a cultura da interassistencialidade. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a generosidade natural, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático. 02. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 03. Benignidade: Cosmoeticologia; Homeostático. 04. Código pessoal de generosidade: Paradireitologia; Homeostático. 05. Conscin benévola: Conscienciometrologia; Homeostático. 06. Conscin large: Intrafisicologia; Homeostático. 07. Conscin permissiva: Parapatologia; Nosográfico. 08. Empatia interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 09. Gentileza: Conviviologia; Neutro. 10. Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 11. Olhar de fraternidade: Interassistenciologia; Homeostático. 12. Poder da fraternidade: Harmoniologia; Homeostático. 13. Polidez fraterna: Comunicologia; Homeostático. 14. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático. 15. Vítima fraterna: Pacifismologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 A GENEROSIDADE NATURAL, PELA MANIFESTAÇÃO LÚCIDA DA CONSCIN NO COTIDIANO, EM QUALQUER CONTEXTO OU DIMENSÃO, É UNIDADE DE MEDIDA FACILITADORA DA AFERIÇÃO DO NÍVEL DE MAXIFRATERNIDADE. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece algum grau de generosidade nas próprias ações? É capaz de perceber e retribuir os generosos aportes recebidos até o momento? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 746 e 747. E. L. B.