Cinematografia Pesquisística

A cinematografia pesquisística é o repertório, coleção ou seleção de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas da conscin lúcida, homem ou mulher.

Você, leitor ou leitora, utiliza a cinematografia nas autopesquisas conscienciológicas? Quais os resultados alcançados até o momento?

      CINEMATOGRAFIA PESQUISÍSTICA
                                     (PESQUISOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A cinematografia pesquisística é o repertório, coleção ou seleção de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas da conscin lúcida, homem ou mulher.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo cinema vem do idioma Francês, cinéma, e este do idioma Grego, kinéma, “movimento”. Surgiu, no idioma Português, em 1953. O elemento de composição grafia vem do idioma Grego, graphé, “escrita; escrito; convenção; documento; descrição”. A palavra pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e esta de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Cinematografia investigativa. 2. Cinematografia instigadora. 3. Cinematografia perquisitiva. 4. Cinematografia pró-heurística.
          Neologia. As 3 expressões compostas cinematografia pesquisística, cinematografia pesquisística elementar e cinematografia pesquisística avançada são neologismos técnicos da Pesquisologia.
          Antonimologia: 1. Cinematografia alienante. 2. Cinematografia dogmática. 3. Cinematografia antipesquisística. 4. Cinematografia ordinária. 5. Cinematografia baratrosférica.
          Estrangeirismologia: a open mind; os insights investigativos; o breakthrough pesquisístico; o Pesquisarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à utilização dos recursos pesquisísticos cinematográficos.
          Ortopensatologia: – “Cinema. A passagem da letra para a imagem justifica o interesse do pesquisador multifacético pelo livro e pelo cinema”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Pesquisologia Cinematográfica; os pesquisopensenes; a pesquisopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os taxopensenes; a taxopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; a autopensenização criativa; a flexibilidade autopensênica permitindo abordagens analíticas diferentes e originais aos objetos de estudo.
          Fatologia: a cinematografia pesquisística; os recursos cinematográficos empregados na pesquisa conscienciológica; as auto e heteropesquisas conscienciais realizadas através do cinema; o olhar conscienciológico da cinematografia disponível; o uso inteligente da cinematografia nas autoinvestigações; o conteúdo das produções cinematográficas podendo reavivar a holomemória do espectador; a verificação e análise das repercussões percebidas no próprio holossoma ao assistir produções audiovisuais; a capacidade pessoal de identificar o conteúdo tarístico implícito nas obras cinematográficas; as análises e reanálises das produções audiovisuais; o conteúdo cinematográfico tarístico decifrável pela conscin lúcida; a reprodução intrafísica ainda incipiente da parapsicoteca; os enredos cinematográficos explicitadores das realidades conscienciais; as produções cinematográficas com base em fatos; a filmografia Específica das obras tarísticas; a filmografia comentada; os videodebates; a imagem bidimensional podendo trazer conteúdos e significados superiores ao alcance das palavras; a extensão quantitativa e os níveis qualitativos diversificados das produções audiovisuais exigindo seleção criteriosa; a evitação de temáticas fúteis, infantilizantes, belicistas e anticosmoéticas nas produções audiovisuais a serem pesquisadas; os vídeos disponibilizados nos canais do YouTube; os serviços de streaming de vídeo ampliando a liberdade de escolha do espectador; o Netflix; a captação inconsciente das neoideias conscienciológicas pelos roteiristas e diretores cinematográficos não intermissivistas; a cinematografia predominantemente elucidativa podendo repercutir positivamente na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) da equipe técnica, diretores, produtores, roteiristas e elenco.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as assimilações energéticas originadas a partir de padrões evocados nas produções cinematográficas; o parauxílio dos amparadores nos empreendimentos investigativos cosmoéticos.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo artístico entre atores e diretores com holopensenes afins; o sinergismo pesquisa-conhecimento; o sinergismo cultura-intercompreensão; o sinergismo das associações de neoideias tarísticas; o sinergismo neoachados-cosmovisão.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da heterocrítica cosmoética; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da semperaprendência enriquecendo a autodidaxia; o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio do aproveitamento máximo do tempo evolutivo.
          Teoriologia: a teoria e prática do autodidatismo contínuo; a teoria da pensenização evoluída carregada no pen; a teoria da recuperação das unidades de lucidez (cons); a teoria do espelhamento interconsciencial.
          Tecnologia: as técnicas de evitação da cultura inútil; a técnica de selecionar filmes; as resenhas técnicas de filmes; a técnica de interromper filmes desqualificados; a técnica da desassim; a técnica da omnipesquisa permanente; a técnica da abordagem racional às realidades.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invísivel dos Pesquisadores em geral.
          Efeitologia: o efeito da ativação dos atributos intelectivos; o efeito da cinematografia pesquisística na potencialização da própria mentalsomaticidade; o efeito halo das pesquisas técnicas; os efeitos do mergulho técnico rotineiro em jornais, revistas, livros, aulas, palestras, documentários, filmes e entrevistas.
          Neossinapsologia: as neossinapses criadas a partir da pesquisa cinematográfica sobre tema específico.
          Ciclologia: o ciclo heterobservação-autobservação; o ciclo da autorreeducação através da análise fílmica; o ciclo mentalidade artística psicossomática–mentalidade científica mentalsomática; o ciclo autabertismo consciencial–neocognição; o ciclo curiosidade-abordagem-pesquisa-achado.
          Enumerologia: a curiosidade pesquisística; as analogias elucidativas; as metáforas tarísticas; as comparações inevitáveis; a apreensão de conhecimentos; as associações ideativas; a facilitação da empatia.
          Binomiologia: o binômio curiosidade-pesquisa; o binômio conteúdo-forma; o binômio análise-síntese; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio filme-evocação; o binômio estímulo-lembrança; o binômio reprise-neodados; o binômio observação-registro.
          Interaciologia: a interação produção audiovisual–espectador; a interação lazer-pesquisa; a interação conteúdo-mensagem; a interação fatos–script ficcional; a interação faculdades mentais–parapercepções multidimensionais; a interação acumulabilidade cognitiva–repertório de soluções evolutivas.
          Crescendologia: o crescendo intelectual monovisão-cosmovisão; o crescendo curta metragem–longa metragem–seriado; o crescendo das inovações tecnológicas otimizando as produções cinematográficas.
          Trinomiologia: o trinômio cultura intermissiva–cultura intrafísica–cultura conscienciológica; a capacidade comunicativa do trinômio imagem-som-movimento; o trinômio catalogação-indexação-recuperação; o trinômio assistir-analisar-concluir; o trinômio interpretar-compreender-refletir.
          Polinomiologia: o polinômio enredo-cenário-elenco-diálogos; o polinômio neopensenes-neoverpons-neoperspectivas-neoteorias; o polinômio foco de pesquisa–atenção seletiva–seleção informacional–análise; o polinômio conteudístico fatuística-parafatuística-casuística-paracasuística.
          Antagonismologia: o antagonismo filme obnubilador / filme elucidador; o antagonismo filme assediador / filme inspirador; o antagonismo avidez intelectual / preguiça mental; o antagonismo enfoque tímido / interpretação cosmovisiológica; o antagonismo tela da TV / tela mental; o antagonismo curiosidade pesquisística / incuriosidade acrítica displicente; o antagonismo postura pesquisística / desnutrição mentalsomática.
          Paradoxologia: o paradoxo da comédia cinematográfica tratando de tema sério; o paradoxo do filme elucidativo sobre tema nosográfico; o paradoxo filme de baixo orçamento–conteúdo esclarecedor; o paradoxo de conhecer a realidade através da ficção; o paradoxo de o lúdico poder ser fixador de conteúdos; o paradoxo mensagens iguais–interpretações diferentes.
          Politicologia: a autopesquisocracia; a cognocracia; a intelectocracia; a gesconocracia; a culturocracia; a democracia do saber.
          Legislogia: a lei do maior esforço intelectual.
          Filiologia: a pesquisofilia; a cinefilia; a autocogniciofilia; a culturofilia.
          Fobiologia: a superação da gnosiofobia; a supressão da criticofobia.
          Sindromologia: as síndromes retratadas no cinema; a supressão da síndrome da bagagem vazia; a evitação da síndrome da dispersão consciencial; a superação da síndrome da alienação; a eliminação da síndrome da apriorismose.
          Maniologia: a mania de assistir filmes, séries e programas de televisão.
          Mitologia: o mito de a cinematografia ser perda de tempo.
          Holotecologia: a cinemateca; a videoteca; a filmoteca; a pesquisoteca; a mentalsomatoteca; a comunicoteca; a experimentoteca.
          Interdisciplinologia: a Pesquisologia; a Cinematografia; a Filmologia; a Imagisticologia; a Etologia; a Biografologia; a Historiologia; a Culturologia; a Comunicologia; a Psicossomatologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o cinéfilo; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplólogo; o proexólogo; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo.
          Femininologia: a cinéfila; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplóloga; a proexóloga; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga.
          Hominologia: o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens studiosus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: cinematografia pesquisística elementar = o repertório de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas preliminares da conscin lúcida; cinematografia pesquisística avançada = o repertório de filmes, documentários e séries televisivas utilizado nas investigações técnicas e paratécnicas da conscin lúcida e explicitado nas publicações tarísticas.
          Culturologia: os elementos aproveitáveis e descartáveis da indústria cultural; o conhecimento de diferentes culturas através do cinema; a cultura cinematográfica.
          Utilidade. De acordo com a Autopesquisologia, eis, em ordem alfabética, 10 utilidades do uso da cinematografia nas autoinvestigações técnicas e paratécnicas:
          01. Analogia. Ampliar a compreensão do tema de pesquisa a partir de analogias com determinados conteúdos cinematográficos.
          02. Autopesquisa. Verificar reações pessoais diante de cenários, situações, contextos e holopensenes diversos dos vivenciados no cotidiano.
          03. Casuística. Enriquecer a casuística pessoal de temas pesquisados.
          04. Exemplificação. Aproveitar exemplos cinematográficos ilustrativos das teorias para autesclarecimento.
          05. Intercompreensibilidade. Ampliar a intercompreensibilidade consciencial ao possibilitar enxergar determinadas situações sob pontos de vistas diversos.
          06. Mundividência. Ampliar a mundividência pessoal.
          07. Paragenética. Identificar autodileções paragenéticas insuspeitas.
          08. Parapsiquismo. Saturar a mente com determinado tema visando induzir autovivências parapsíquicas.
          09. Rapport. Estabelecer rapport com grupos específicos de consciências, épocas e contextos.
          10. Retrocognição. Desenvolver pesquisas retrocognitivas de temas, contextos, personalidades ou grupos históricos.
          Taxologia. De acordo com a Cinematografia, eis, em ordem alfabética de especialidades da Conscienciologia, na condição de exemplos, 50 categorias de títulos cinematográficos e séries televisivas esclarecedoras:
          01. Amparologia: A Partida (Okuribito); Lendas da Vida (The Legend of Bagger Vance).
          02. Antidesperdiciologia: A Felicidade Não se Compra (Wonderful Life); Ghost Town.
          03. Antiestigmatologia: Preciosa – Uma História de Esperança (Precious: Based on the Novel 'Push' by Sapphire); The Lost Honour of Christopher Jefferies.
          04. Assediologia: A Presença (The Presence).
          05. Autodeterminologia: Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (Erin Brockovich); Jornada pela Justiça (The Wronged Man).
          06. Autodidaticologia: O Físico (The Physician); O Óleo de Lorenzo (Lorenzo’s Oil).
          07. Autopesquisologia: A Outra (Another Woman); Show de Truman (The Truman Show).
          08. Biografologia: Em Busca do Amor (The City of Your Final Destination).
          09. Comunicologia: O Discurso do Rei (The King's Speech); O Grande Desafio (The Great Debaters).
          10. Conflitologia: A Execução (Une Execution Ordinaire); Sombras do Passado (Red Dust).
          11. Conviviologia: De Porta em Porta (Door to Door); Um Conto Chinês (Un Cuento Chino).
         12. Cosmoeticologia: Há Tanto Tempo que Te Amo (Il y a Longtemps que Je t'aime); O Segredo de Vera Drake (Vera Drake).
         13. Cosmovisiologia: Contato (Contact); Cosmos - Uma Odisseia no Espaço (Cosmos: A Spacetime Odyssey).
         14. Dessomatologia: Além da Eternidade (Always); As Cinco Pessoas que Você Encontra no Céu (The Five People You Meet in Heaven).
         15. Desviaciologia: Inch'Allah.
         16. Direitologia: Law & Order - Special Victims Unit; The Good Wife.
         17. Duplologia: Além da Liberdade (The Lady).
         18. Energossomatologia: Energia Pura (Powder).
         19. Experimentologia: Quase Deuses (Something the Lord Made).
         20. Extrafisicologia: Amor Além da Vida (What Dreams May Come); Nosso Lar.
         21. Extraterrestriologia: MIB - Homens de Preto (Men in Black); Star Trek.
         22. Geopoliticologia: Diamantes de Sangue (Blood Diamond).
         23. Grafopensenologia: O Escafandro e a Borboleta (Le Scaphandre et le Papillon); Escritores da Liberdade (Freedom Writers).
         24. Grupocarmologia: Depois do Casamento (Efter Brylluppet); Nenhum a Menos (Yi Ge Dou Bu Neng Shao).
         25. Heuristicologia: O Céu de Outubro (October Sky).
         26. Historiologia: A Chave de Sarah (Elle 'appelait Sarah); Uma Vida Iluminada (Everything Is Illuminated).
         27. Imagisticologia: Miss Potter; Em Busca da Terra do Nunca (Finding Neverland).
         28. Interassistenciologia: Muito Além de Rangun (Beyond Rangun); Órfãos da Guerra (The Children of Huang Shi).
         29. Intermissiologia: Um Visto para o Céu (Defending Your Life).
         30. Lexicologia: Palavras de Amor (Bee Season); Prova de Fogo (Akeelah and the Bee).
         31. Liberologia: Hannah Arendt; Jornada pela Liberdade (Amazing Grace).
         32. Mnemossomatologia: O Céu se Enganou (Chances Are).
         33. Pacifismologia: Feliz Natal (Joyeux Noël).
         34. Paradiplomaciologia: Hotel Ruanda (Hotel Rwanda); Invictus.
         35. Parafenomenologia: À Espera de Um Milagre (The Green Mile); Fenômeno (Phenomenon).
         36. Parageneticologia: Gênio Indomável (Good Will Hunting); Matilda.
         37. Parapercepciologia: Os Outros (The Others); O Sexto Sentido (The Sixth Sense).
         38. Pensenologia: Mais Estranho que a Ficção (Stranger Than Fiction).
         39. Politicologia: Adeus, Lenin! (Good Bye, Lenin!); A Vida dos Outros (Das Leben der Anderen).
         40. Pré-Intermissiologia: A Boa Mentira (The Good Lie).
         41. Proexologia: Campo dos Sonhos (Field of Dreams); Paixão Eterna (Made in Heaven).
         42. Projeciologia: E Se Fosse Verdade (Just Like Heaven); Papai Fantasma (Ghost Dad).
         43. Recexologia: Letters to Father Jacob (Postia Pappi Jaakobille); 28 Dias (28 Days).
         44. Recinologia: O Outro Lado da Nobreza (Restoration); Redenção (Redemption: The Stan Tookie Williams Story).
         45. Reeducaciologia: A Voz do Coração (Les Choristes); Entre os Muros da Escola (Entre les Murs).
         46. Ressomatologia: Um Anjo Rebelde (Delivering Milo).
         47. Retrocogniciologia: Em Algum Lugar do Passado (Somewhere in Time); No te Mueras Sin Decirme Adónde Vas.
         48. Seriexologia: Minha Vida em Outra Vida (Yesterday's Children); Feitiço do Tempo (Groundhog Day).
           49. Terapeuticologia: O Contador de Histórias; O Que Traz Boas Novas (Monsieur Lazhar).
           50. Zooconviviologia: O Encantador de Cães - Cinofobia, Medo Anormal de Cães (Dog Whisperer: Cynophobia an Abdormal Fear of Dogs).


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a cinematografia pesquisística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Arte sequencial evolutiva: Imageticologia; Homeostático.
           02. Autodidatismo: Parapedagogiologia; Neutro.
           03. Autossuficiência intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
           04. Caloria intelectual: Gesconologia; Homeostático.
           05. Cápsula do tempo cinemascópica: Autorrevezamentologia; Neutro.
           06. Cinematografia patológica: Parapatologia; Nosográfico.
           07. Conteúdo parapedagógico: Parapedagogiologia; Homeostático.
           08. Curiosidade pesquisística: Cosmovisiologia; Neutro.
           09. Estudos fílmicos: Cogniciologia; Neutro.
           10. Ferramenta de análise: Autopesquisologia; Neutro.
           11. Fonte cognitiva: Autocogniciologia; Neutro.
           12. Nutrição informacional: Mentalsomatologia; Neutro.
           13. Ponto cosmovisiológico: Cosmovisiologia; Homeostático.
           14. Senso omnipesquisístico: Descrenciologia; Neutro.
           15. Técnica conscienciológica curiosa: Autopesquisologia; Homeostático.
      A INTERPRETAÇÃO CONSCIENCIOLÓGICA DOS CONTEÚDOS CINEMATOGRÁFICOS POSSIBILITA À CONSCIÊNCIA ATILADA AMPLIAR A COSMOVISIOLOGIA
     PESSOAL E FIXAR O HOLOPENSENE PESQUISÍSTICO.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza a cinematografia nas autopesquisas conscienciológicas? Quais os resultados alcançados até o momento?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 341, 716, 792, 1.377 e 1.469.
                                                                                                               T. L. F.