Checkup Somático

O checkup somático é o conjunto de medidas diagnósticas profiláticas a fim de avaliar o funcionamento do corpo humano, objetivando a longevidade produtiva.

Você, leitor ou leitora, realiza checkups somáticos periódicos? Quando realizou pela última vez? Quais foram os encaminhamentos perante os resultados?

      CHECKUP SOMÁTICO
                                    (PROFILAXIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O checkup somático é o conjunto de medidas diagnósticas profiláticas a fim de avaliar o funcionamento do corpo humano, objetivando a longevidade produtiva.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. A expressão do idioma Inglês, checkup, significa “exame médico com fins preventivos; verificação; vistoria”, e deriva do verbo to check, “conferir; comparar; examinar; inspecionar; fiscalizar”. Surgiu em 1921. A palavra somático provém do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 01. Checape. 02. Profilaxia somática. 03. Somatometria. 04. Conjunto de exames médicos. 05. Exames médicos regulares. 06. Diagnóstico orgânico. 07. Investigação corporal. 08. Checagem biológica. 09. Vistoria somática. 10. Análise somática periódica.
          Neologia. As 5 expressões compostas checkup somático, checkup somático pediátrico, checkup somático ginecológico, checkup somático andrológico e checkup somático geriátrico são neologismos técnicos da Profilaxiologia.
          Antonimologia: 01. Checkup holossomático. 02. Exame de urgência. 03. Tratamento médico. 04. Negligência somática. 05. Abordagem cirúrgica. 06. Doença terminal. 07. Energometria. 08. Antissomaticidade. 09. Suicídio lento. 10. Autocídio.
          Estrangeirismologia: o locus minoris resistentiae; os exames de screening; a lucidez quanto ao lifetime pessoal; o check list da saúde; o continuum diagnóstico-tratamento.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à prioridade da Autoprofilaxiologia Teática.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares capazes de sintetizar o assunto:
– Checkup: auditoria somática. Soma: maquinário bioquímico. Saúde exige manutenção. Assomemos ao compléxis.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da saúde física; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os autopensenes; a autopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; o autexemplo homeostático ante o holopensene antissomático vigente; a higidez somática refletindo a higidez pensênica; o holopensene da Medicina Parapreventiva.
          Fatologia: o checkup somático; os cuidados com o próprio corpo; o soma recebido sem instruções de uso; a readaptação da vida com 4 veículos; as revisões periódicas da lataria consciencial; as folhas de autavaliação consciencial no manejo do próprio corpo oportunizadas pelo conscienciograma; as medidas pessoais de prevenção; a condução avançada do veículo mais rústico; a sábia convivência com o subcérebro abdominal; a lucidez quanto ao cérebro protorreptiliano; o checkup fetal; o mapeamento da tara genética familiar; a predominância genética parental; o combate constante às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), tais como o diabetes melito (DM), a hipertensão arterial sistêmica (HAS), a coronariopatia, a dislipidemia, a aterosclerose, a obesidade, as doenças respiratórias (enfisema, asma), a depressão, as síndromes demenciais, as neoplasias, dentre outras; o somatotipo; o autometabolismo; o peso corporal pessoal; a altura somática; o índice de massa corporal (IMC); a supremacia dos hormônios; a relevância do sistema imunológico; a importância dos exercícios físicos regulares continuados; a hiperacuidade ante os micrassediadores invisíveis; a evitação do estresse crônico; a importância do médico de família; os planos de saúde; a indústria médica; a superespecialização médica dificultando a relação médico-paciente; as controvertidas butiques médicas de checkup; a iatrogenia; a falibilidade médica; os resultados falsos-positivos e falsos-negativos dos exames; os sintomas psicossomáticos; a importância do parecer especialista; a segunda opinião oportuna; os diagnósticos diferenciais; os algoritmos clínicos; a atenção quanto ao surgimento de sinais e sintomas; os alertas orgânicos; a autoconfiança somática; a qualidade da autoconvivialidade estampada no soma; o fato de estar em forma com o soma para poder estar em dia com a autoproéxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o mapeamento da autoparagenética; as pesquisas teáticas da Teleobiotipologia pessoal; a lucidez quanto à tentativa de superar a longevidade produtiva dos últimos 10 retrossomas pessoais; as autopesquisas quanto à macrossomaticidade; as investigações transcendentes da Paratecnologia Interassistencial (paramicrochip); o arco voltaico craniochacral enquanto paraexame holossomático; as buscas etiológicas e paraetiológicas para a causa dos desconfortos físicos; as reações de aniversário de origem retrossomática enquanto possível paraetiologia de neodoenças somáticas; a força presencial potencializada pela aura de saúde somática.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo história clínica detalhada–Tecnologia avançada; o sinergismo dieta equilibrada–sono restaurador–exercícios físicos regulares–trabalho motivante–voluntariado interassistencial; o sinergismo ortopensenidade–saúde consciencial; o sinergismo soma atendido–produtividade consciencial; o sinergismo patológico carência-doença; o sinergismo positivo retro-holossoma harmônico–neo-holossoma harmônico; o sinergismo otimismo cosmoético–imunidade equilibrada; o sinergismo promoção da saúde–proteção à saúde.
          Principiologia: o princípio do diagnóstico precoce; o princípio de a função fazer o órgão; o princípio da prioridade compulsória (PPC) aplicado à saúde somática; o princípio de não assacar aos outros a responsabilidade pela própria saúde; o princípio evolutivo de não ir contra a Biologia; o princípio mens sana in corpore sano; o princípio paradoxal de se viver como se o soma fosse durar para sempre, estando sempre preparado para dessomar a qualquer momento.
          Codigologia: as alíneas do código pessoal de Cosmoética (CPC) relativas ao esmero somático.
          Teoriologia: a teoria do holossoma; a teoria da seriéxis; a teoria do estigma paragenético; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria da personalidade consecutiva; a teoria da fase de vitimização seriexológica; a teoria do checkup personalizado; a teoria de determinadas doenças congênitas poderem ser secundárias ao uso anticosmoético do autorretrossoma.
          Tecnologia: a técnica de conduzir o soma a partir da maximização das facilidades e minimização das dificuldades; as modernas técnicas diagnósticas; a técnica etológica de se manter rotinas úteis e hábitos saudáveis entrosados no cotidiano produtivo; a Paratecnologia utilizada no planejamento do macrossoma; as técnicas de paradiagnóstico parapsíquico; a técnica de checagem holossomática através do EV; a técnica de desassimilação simpática (desassim) das energias gravitantes.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico do cosmograma; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da sinalética parapsíquica.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxia; o Colégio Invisível da Holossomatologia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Somatologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Efeitologia: os efeitos imediatos e mediatos dos exercícios físicos aeróbios; os efeitos sadios dos cuidados somáticos na longevidade produtiva; os efeitos sociológicos do checkup médico no aumento da expectativa de vida do homem; os efeitos danosos dos trafares no soma; o efeito psicossomático gerado pelos exames médicos; o efeito halo da megaeuforização; o efeito da saúde física sobre a intelectualidade.
          Neossinapsologia: o cuidado somático permitindo a consolidação de neossinapses mentaissomáticas.
          Ciclologia: o ciclo anual de exames preventivos; o ciclo exames-resultados; o ciclo menstrual; o ciclo de 9 meses de gestação do neossoma; o ciclo proexológico recebimento-retribuição; o ciclo sono-vigília; o ciclo ressoma-dessoma.
          Enumerologia: o exame físico; o exame de sangue; o exame de urina; o exame de fezes; o exame de imagem; o exame endoscópico; o exame citológico.
          Binomiologia: o binômio consciência-corpo; o binômio respiração-vida; o binômio androssoma-ginossoma; o binômio médico-paciente; o binômio dieta-emunctórios; o binômio generalista-especialista; o binômio checkup somático–prioridades proexológicas; o binômio temperamento-holossoma; o binômio intrassomaticidade-autorresponsabilidade; o binômio medicina-custos.
          Interaciologia: a interação Paragenética-Genética-Mesologia; a interação contínua soma-holossoma-multidimensionalidade-ambiente; a interação Medicina-Capitalismo; a interação soma-proéxis; a interação diagnóstico precoce–aumento da sobrevida; a interação autodidaxia lúcida–consulta técnica; a interação funesta tabagismo-etilismo-sedentarismo.
          Crescendologia: o crescendo doença subclínica–diagnóstico precoce; o crescendo monovisão somática unidimensional–cosmovisão holossomática multidimensional; o crescendo Profilaxia-Paraprofilaxia; o crescendo da expectativa de vida da população.
          Trinomiologia: o trinômio fatores de risco controláveis–fatores de risco removíveis–fatores de risco irremovíveis; o trinômio profilaxia primária–profilaxia secundária–profilaxia terciária; o trinômio acolhimento-orientação-encaminhamento pelos profissionais da Saúde; o trinômio cérebro-cerebelo-medula (neuroeixo); o trinômio estafa crônica–doença somática–incompletismo existencial; o trinômio peso-altura-biotipo; o trinômio (aliteração) euemia-eutimia-eumatia; o trinômio anamnese–exame físico–exames complementares.
          Polinomiologia: o polinômio soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio positivo saúde física–soltura energética–megaeuforização–cosmoconsciência; o polinômio promoção-proteção-recuperação-reabilitação; o polinômio infância-juventude-adultidade-ancianidade.
          Antagonismologia: o antagonismo saúde (ausência de doença) / doença (ausência de saúde); o antagonismo sedentarismo físico / taquirritmia consciencial; o antagonismo proexológico Autodisciplinologia / Desviologia; o antagonismo exames de rastreamento (sensibilidade)
/ exames de confirmação (especificidade); o antagonismo Fisiologia / Patologia; o antagonismo metabólico anabolismo / catabolismo; o antagonismo inato (nature) / adquirido (nurture).
          Paradoxologia: o paradoxo do macrossoma idiota; o paradoxo de poder-se dessomar da própria cura (dosificação); o paradoxo holossomático; o paradoxo de a Terapêutica ainda predominar frente à Profilaxia.
          Politicologia: a proexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à homeostase somática; a lei do retorno expressa nos estigmas somáticos; a lei da empatia evolutiva; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis biológicas do envelhecimento; as leis da Parafisiologia Holossomática; as leis resultantes da interação Paragenética-Genética.
          Filiologia: a somatofilia; a holossomatofilia; a medicinofilia; a diagnosticofilia; a energofilia; a proexofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a antropofobia; a gerontofobia; a tanatofobia; a nosofobia; a dismorfofobia; a autofobia; a biofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome do avestruzismo; o fim da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a prevenção quanto às síndromes metabólicas crônicas; a abolição da síndrome da despriorização consciencial; a profilaxia da síndrome da fadiga crônica (SFC); o combate à síndrome do workaholism; a atenção quanto à síndrome da hipocondria.
          Holotecologia: a somatoteca; a energoteca; a psicoteca; a proexoteca; a medicinoteca; a consciencioterapeuticoteca; a evolucioteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Profilaxiologia; a Paraprofilaxiologia; a Somatologia; a Intrafisicologia; a Macrossomatologia; a Homeostaticologia; a Holossomatologia; a Consciencioterapeuticologia; a Parageneticologia; a Parafisiologia; a Parapatologia; a Autoproexologia; a Pensenologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin longeva; a conscin tricerebral.
          Masculinologia: o intermissivista; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o paciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o biomédico; o enfermeiro; o médico.
          Femininologia: a intermissivista; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a paciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a biomédica; a enfermeira; a médica.
          Hominologia: o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens multidimensionalis; o Homo sapiens interassistentialis.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: checkup somático pediátrico = o realizado pela conscin no período infantil; checkup somático ginecológico = o realizado pela conscin portadora de ginossoma; checkup somático andrológico = o realizado pela conscin portadora de androssoma; checkup somático geriátrico = o realizado pela conscin a partir dos 65 anos de idade.
          Culturologia: a cultura da Somatologia lúcida; a cultura da Paraprofilaxia teática.
          Checagem. Considerando a Cosmovisiologia, eis a título de exemplo, listagem ordenada alfabeticamente com 20 tipos de avaliações somáticas multidisciplinares, objetivando ampliar a visão de conjunto sobre o tema em análise:
          01. Avaliação audiométrica.
          02. Avaliação cardiológica.
          03. Avaliação clínica.
          04. Avaliação dermatológica.
          05. Avaliação endocrinológica.
          06. Avaliação física.
          07. Avaliação gastroenterológica.
          08. Avaliação ginecológica.
          09. Avaliação imunológica.
          10. Avaliação mnemônica.
          11.  Avaliação nutricional.
          12.  Avaliação odontológica.
          13.  Avaliação oftalmológica.
          14.  Avaliação otorrinolaringológica.
          15.  Avaliação pneumológica.
          16.  Avaliação postural.
          17.  Avaliação proctológica.
          18.  Avaliação psiquiátrica.
          19.  Avaliação reumatológica.
          20.  Avaliação urológica.
          Exames. Atinente a Somatologia, o avanço tecnológico biomédico promove a expansão continuada dos recursos diagnósticos em múltiplas áreas. Eis, listados na ordem alfabética, 9 tipos diferentes, porém convergentes, dos principais instrumentos avaliadores do status fisiológico do soma, com alguns respectivos exemplos, à disposição dos profissionais da área da Saúde:
          1. Exames cintilográficos: a cintilografia miocárdica.
          2. Exames citológicos: o papanicolau; a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) de tecidos acessíveis, ao exemplo da tireoide e da mama.
          3. Exames densitométricos: a densitometria óssea.
          4. Exames eletrofisiológicos: o eletrocardiograma (ECG); o teste ergométrico.
          5. Exames endoscópicos: a endoscopia digestiva alta (EDA); a colonoscopia; a videolaringoscopia.
          6. Exames histopatológicos: as biópsias inevitáveis.
          7. Exames laboratoriais: os exames de sangue, fezes e urina.
          8. Exames radiológicos: a radiografia do tórax; a mamografia.
          9. Exames ultrassonográficos: as ecografias em geral (cervical, cardíaca, mamária, abdominal, ginecológica, obstétrica, urológica).
          Individualização. No tocante à Profilaxiologia, a realização de bateria de exames visando o checkup somático deve ser individualizada ao perfil de cada conscin, considerando-se o histórico médico pessoal e familiar, a faixa etária, o estilo de vida e os fatores de risco envolvidos no momento evolutivo.
          Médico. Por isso, o ideal é o checkup ser sempre acompanhado e interpretado por médico pessoal de confiança.
          Cognição. Sob a ótica da Mentalsomatologia, a ignorância não só é doença mas também gera doenças. A cognição detalhista da parafisiologia do holossoma amplia as possibilidades de profilaxia somática.
          Variáveis. Nesse sentido, a fim de aumentar a visão de conjunto sobre os fatores intervenientes na saúde pessoal, eis, dentre outras, 14 variáveis, abaixo listadas na ordem alfabética, a serem examinadas pela conscin, homem ou mulher, interessada na autexperimentação teática da homeostase somática:
          01. Afetividade: a importância da convivialidade sadia na saúde pessoal; a qualidade das amizades; o grau de desrepressividade emocional; o padrão habitual do humor refletindo na Fisiologia; os resultados da Duplologia pessoal; as repercussões da Psiconeuroendocrinoimunologia; a prevenção das doenças psicossomáticas; a interação cardiochacra-imunidade.
          02. Calçados: os cuidados com o podossoma; a profilaxia das artropatias; a evitação do salto alto antifisiológico; o solado antiderrapante; o cadarço atraso de vida; a sobrecarga da coluna vertebral; a prevenção das quedas (fraturas); a interação plantochacra-sexochacra.
          03. Dicção: a qualidade da prolação pessoal; a pronúncia completa das sílabas; o ato de falar para dentro; a atenção quanto à saúde vocal; a íntima relação da fala com a organização mental; os benefícios da Fonoaudiologia; a prevenção da rouquidão; a interação laringochacra-cardiochacra.
          04. Dieta: a atenção quanto à epidemia da obesidade; a profilaxia quanto ao assédio bioquímico onipresente; o acompanhamento nutricional especializado; as crescentes alergias alimentares decorrentes dos avanços da indústria química; a antianemia; a prevenção da aterosclerose; a interação umbilicochacra-frontochacra.
          05. Emunctórios: a inspeção usual dos próprios excrementos; o respeito ao relógio biológico; a profilaxia da constipação intestinal; o cuidado frente à cistite crônica; a importância da correta higiene local; os exames periódicos de fezes e urina; a prevenção das autointoxicações; a interação umbilicochacra-cardiochacra.
          06. Energossomaticidade: o nível de domínio bioenergético (EV) repercutindo na saúde somática; a sinalética parapsíquica enquanto alarme de defesa do holossoma; a assiduidade nas dinâmicas parapsíquicas semanais funcionando ao modo de fitness energossomático; a evitação das assimilações antipáticas inconscientes; a desassim técnica conscientemente aplicada; a prevenção dos bloqueios corticais; a interação nosológica bloqueio chacral–doença somática.
          07. Ergonomia: a postura pessoal denunciando a própria consciência; a profilaxia consciente do lumbago; a atenção quanto às doenças por esforço repetitivo; as doenças relacionadas ao trabalho (DORT); o uso do supedâneo; a mobília adequada ao biotipo; a prevenção da artrose; a interação aplomb–força presencial.
          08. Estresse: a autorganização intrafísica máxima; a atenção quanto aos excessos somáticos; o ato de saber usar o eustresse; a evitação dos picos de cortisol e adrenalina crônicos, produtores de radicais livres; a prevenção do ansiosismo; a interação cardiochacra-intrafisicalidade.
          09. Exercícios: o hábito de exercitar-se semanalmente (esteira aeróbica); os múltiplos efeitos positivos dos exercícios para o holossoma; a atenção quanto ao polinômio capacidade aeróbica–força muscular–resistência física–flexibilidade corporal; a prevenção das doenças cardiovasculares; a interação cerebelo-saúde.
          10. Hidratação: a manutenção do nível adequado de hidratação somática; o respeito à Fisiologia Corporal; a noção mais exata quanto ao polinômio sangue-líquor-linfa-sinóvia; a prevenção da desidratação; a interação água-vida.
          11. Mentalsomaticidade: as funções cognitivas superiores bem administradas; o investimento na intelectualidade; a saúde mnemônica; o combate ao declínio cognitivo gerontológico; a prevenção do Alzheimer; a interação cérebro-coronochacra-mentalsoma.
          12. Odontologia: a higiene dental diária; o uso correto da escova dental; o hábito de se utilizar o fio dental; a halitose (ozostomia); a prevenção das estomatites (herpes; HPV; câncer); a interação sorriso–força presencial.
          13. Pele: os cuidados com o maior órgão do corpo; as roupas e objetos antiUV (camisas; chapéus; óculos; guarda-sol); a prevenção do câncer; a interação energossoma-epiderme.
          14. Sono: o respeito ao relógio biológico; o refazimento celular; a secreção hormonal fisiológica; o biorritmo pessoal; a recarga energética; a prevenção da insônia; a interação Fisiologia-Parafisiologia.
          Convergenciologia. Segundo a Paraprofilaxiologia, as abordagens interassistenciais mais prolíficas à Cuidadologia Somática estão assentadas no generalismo transdisciplinar, no atacadismo paraterapêutico e na cosmovisão holossomática. Abundans cautela non nocet.
          Síntese. Sob a ótica da Paraprofilaxia, não se pode esquecer fato óbvio, porém pertinente: a rigor, checkup não previne doenças. Quem previne é a própria consciência.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o checkup somático, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          02. Autopesagem: Somatologia; Homeostático.
            03.   Campanha: Assistenciologia; Neutro.
            04.   Consciencioterapeuta: Consciencioterapia; Homeostático.
            05.   Epidemioprofilaxia: Paraprofilaxiologia; Neutro.
            06.   Falência parcial dos órgãos: Somatologia; Neutro.
            07.   Higiene consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
            08.   Hipocondria: Parapatologia; Nosográfico.
            09.   Instrumento pró-saúde: Somatologia; Homeostático.
            10.   Inteligência longeva: Somatologia; Neutro.
            11.   Pé-de-meia somático: Somatologia; Homeostático.
            12.   Recepção somática: Somatologia; Neutro.
            13.   Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            14.   Saúde intelectual: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            15.   Saúde mental: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
 TODO ESFORÇO LEGÍTIMO NO CUIDADO COM O CORPO CELULAR VISA À MANUTENÇÃO DIGNA DA AUTOLUCIDEZ
 DA CONSCIÊNCIA NOS AFAZERES PROEXOLÓGICOS. TAL
 POSTURA É BASILAR PARA A INTERASSISTENCIALIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza checkups somáticos periódicos? Quando realizou pela última vez? Quais foram os encaminhamentos perante os resultados?
            Bibliografia Específica:
            01. Dezen, Danielli H. Syllos; & Echenique, Leandro Santini; Editores; Prevenção e Diagnóstico Precoce: Check-up na Prática Médica; 748 p.; 44 caps.; 215 enus.; 64 fotos; 41 gráfs.; 50 ilus.; 1 mapa; 190 tabs.; 9 apênds.; alf.; 23,5 x 16 cm; br.; Manole; Barueri, SP; 2011; páginas 2 a 39, 248 a 267, 288 a 303, 380 a 406, 423 a 446, 496 a 508, 584 a 592 e 732 a 736.
            02. Figueiredo, Roberto Martins; & Belluomini, Roberta; Dr. Bactéria: Um Guia para Passar sua Vida a Limpo; revisora Rosane Albert; 184 p.; 13 caps.; 28 enus.; 61 ilus.; 51 perguntas; 34 respostas; 15 tabs.; glos. 53 termos; 20,5 x 13,5 cm; br.; Globo; São Paulo, SP; 2007; páginas 1 a 184.
            03. Groopman, Jerome; Como os Médicos pensam (How Doctors Think); trad. Alexandre Martins; 320 p.; 10 caps.; 1 ilus.; 23 x 15 cm; alf.; br.; Agir; Rio de Janeiro, RJ; 2008; páginas 11 a 282.
            04. Jekel, James; Katz, David; & Elmore, Joann G.; Epidemiologia, Bioestatística e Medicina Preventiva (Epidemiology, Biostatistics and Preventive Medicine); trad. Jair Ferreira; 432 p.; 21 caps.; glos. 375 termos; 1 apênd.; alf.; 27,5 x 21 cm; br.; 2ª Ed.; 1ª reimp.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2006; páginas 233 a 321.
            05. Sander, Lisa; Todo Paciente tem Uma História para Contar: Mistérios Médicos e a Arte do Diagnóstico; (Every Pacient Tells a Story: Medical Mysteries and the Art of Diagnosis); trad. Diego Alfaro; 326 p.; 10 caps.; 132 refs.; 22,5 x 16 cm; br.; Zahar; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 9 a 66, 69 a 170 e 211 a 266.
            06. Servan-Chreiber, David; Anticâncer: Prevenir e Vencer usando nossas Defesas Naturais (Anticancer: Prévenir et Lutter Grâce à Nos Défens Naurelles); trad. Rejane Janowitzer; 284 p.; 12 caps.; 9 enus.; 9 fichários; 8 fotos; 39 gráfs.; 170 ilus.; 2 mapas; 27 tabs.; 23 x 16 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 1 a 284.
            07. Varella, Drauzio; O Médico Doente; 130 p.; 21 caps.; 21 x 14 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2007; páginas 1 a 130.
            08. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 1 a 131.
            09. Idem; Manual da Proéxis: Programação Existencial; 172 p.; 40 caps.; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 2ª Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1998; páginas 1 a 164.
            10. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 700 caps.; 147 abrevs.; 600 enus.; 8 índices; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 153 a 159, 300 e 344.
                                                                                                                          P . F.