Vitalidade Somática

A vitalidade somática é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, promover o vigor físico e bioenergético, através do equilíbrio dinâmico da saúde orgânica objetivando a eficácia psicofisiológica na consecução da programação existencial (proéxis).

Você, leitor ou leitora, realiza a manutenção da vitalidade somática com técnica? Faz exercícios aeróbicos com qual frequência? Os resultados são satisfatórios?

      VITALIDADE SOMÁTICA
                                   (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. A vitalidade somática é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, promover o vigor físico e bioenergético, através do equilíbrio dinâmico da saúde orgânica objetivando a eficácia psicofisiológica na consecução da programação existencial (proéxis).
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo vitalidade deriva do idioma Latim, vitalitas, “força vital; princípio de vida”. Surgiu no Século XVII. A palavra somática vem do idioma Francês, somatique, e esta do idioma Grego, somatikós, “do corpo; material; corporal”. Apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Vitalidade androssomática. 2. Vitalidade ginossomática. 3. Dinamização somática. 4. Vigor físico. 5. Força do corpo. 6. Robustez somática.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 36 cognatos derivados do vocábulo vitalidade: autovitalidade; desvitalização; desvitalizada; desvitalizado; desvitalizador; desvitalizadora; desvitalizar; revitalização; revitalizada; revitalizado; revitalizador; revitalizadora; revitalizante; revitalizar; revitalizável; supravital; vital; vitaliciada; vitaliciado; vitaliciar; vitaliciedade; vitalício; vitalina; vitalismo; vitalista; vitalística; vitalístico; vitalização; vitalizada; vitalizado; vitalizador; vitalizadora; vitalizamento; vitalizante; vitalizar; vitalizável.
          Neologia. As duas expressões compostas vitalidade somática básica e vitalidade somática cultivada são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
          Antonimologia: 1. Debilidade somática. 2. Inércia somática. 3. Prostração somática.
          Estrangeirismologia: o bien-être; o body neutron; o body stand; o burnout; o check list da saúde somática; o checkup clínico periódico; o état d’équilibre; o keep on fitness; a nice performance; a performance holossomática; a qualité de vie.
          Atributologia: predomínio dos sentidos somáticos, notadamente do autodiscernimento quanto ao emprego sadio do soma.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Vitalidade: felicidade fisiológica.
          Proverbiologia. Eis 1 provérbio latino relacionado ao tema: – Mens sana in corpore sanus.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da saúde física, emocional e mental; os neopensenes sadios; a autorretilinearidade pensênica; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; a autopensenização estável; o holopensene da paraprofilaxia.
          Fatologia: a vitalidade somática; o autodomínio do soma otimizando a homeostasia geral; os benefícios do soma sadio; os cuidados com o corpo; a manutenção da saúde emocional e mental refletindo no soma; a escolha das atividades físicas; a necessidade dos exercícios físicos; as variações das atividades físicas periódicas; a dedicação ao exercício físico gradativo até o alcance de 30 a 60 minutos, 3 a 5 vezes semanais; os exercícios de flexibilidade (alongamentos); o sedentarismo causador de doenças; os riscos ergonômicos; o sobrepeso; a obesidade encurtando a vida humana; a autoprofilaxia somática; o sono reparador; o bom humor; a autopromoção da saúde física; o consumo dos alimentos funcionais nutracêuticos; a suplementação polivitamínica; o uso de antioxidantes no combate aos radicais livres; o consumo diário de frutas, verduras e legumes; o controle do estresse; a importância da estabilidade dos hormônios durante a vida; o sistema imunológico funcional; a harmonia dos 4 veículos de manifestação; a saúde física em todas idades; o alcance da longevidade com vitalidade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional profilático (EV); a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o ectoplasma potencializado pela saúde somática; a harmonização das energias conscienciais (ECs).


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: a Fisiologia do Exercício embasando o sinergismo adaptação muscular–neurogênese–plasticidade cerebral.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio de viver qualitativamente melhor.
          Tecnologia: a técnica de usar o monitor de ritmo cardíaco nos exercícios físicos aeróbicos mantendo índice entre 60% e 75% da frequência cardíaca máxima (FCM); a técnica do banho atlético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil; o laboratório conscienciológico da Paragenética; a manuntenção do corpo físico ativo e saudável no laboratório conscienciológico da vida cotidiana.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Paraprofilaxia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Holossomatologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia.
          Neossinapsologia: as neossinapses vitalizadoras.
          Ciclologia: o ciclo de treinos físicos diversificados no ciclo de verões e invernos ininterruptos no ciclo etário humano; a alternância androssoma-ginossoma no ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a vitalidade dos órgãos; a vitalidade hormonal; a vitalidade energossomática; a vitalidade sexual; a vitalidade psicossomática; a vitalidade pensênica; a vitalidade mentalsomática.
          Binomiologia: o binômio profilaxia–saúde física; o binômio patológico obesidade–doença; o binômio carência nutricional–saúde debilitada; o binômio manutenção da saúde pessoal–vida longeva; o binômio saúde-vitalidade; a interferência do binômio assim-desassim na vitalidade somática.
          Interaciologia: a interação apoptose–reciclagem existencial; a interação interocepção-parapsiquismo; a interação Fisiologia-Parafisiologia.
          Crescendologia: o crescendo aumento do tônus da massa muscular–aumento da massa cinzenta; o crescendo prevenção–checkup–vitalidade; o crescendo Fisiologia Humana–Parafisiologia; o crescendo soma atrofiado–soma vitalizado.
          Trinomiologia: o trinômio Fisiologia Somática–Fisiologia do Exercício–performance fisiológica.
          Polinomiologia: a composição corporal definida pelo polinômio endomorfia (adiposidade)–mesomorfia (muscularidade)–ectomorfia (magreza)–perimetria–dobras cutâneas; o polinômio bem-estar–qualidade de vida–capacidades mentais intactas–cérebro saudável.
          Antagonismologia: o antagonismo depressão / vigor físico; o antagonismo vitalidade / doença; o antagonismo massa magra / massa gorda; o antagonismo exercício aeróbio / esporte radical; o antagonismo bem-estar / malestar.
          Paradoxologia: o paradoxo de o estresse físico nas células musculares em esforço promover a vitalidade somática.
          Politicologia: as políticas de saúde pública; a proexocracia.
          Legislogia: as leis da Fisiologia Humana; a lei do maior esforço aplicada à vitalidade somática.
          Filiologia: a somatofilia.
          Sindromologia: a síndrome do overtrainning.
          Holotecologia: a somatoteca; a energoteca; a higienoteca; a ginoteca; a androteca; a medicinoteca; a pensenoteca.
          Interdisciplinologia: a Homeostaticologia; a Somatologia; a Holossomatologia; a Harmoniologia; a Profilaxiologia; a Higienologia; a Cinesiologia Humana; a Fisiologia Humana; a Parafisiologia; a Parageneticologia; a Intrafisicologia; a Macrossomatologia; a Pensenologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o fisiculturista; o atleta; o sedentário; o personal trainer; o nutricionista; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autodidata; o macrossômata; o conviviólogo; o exemplarista; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário.
          Femininologia: a fisiculturista; a atleta; a sedentária; a personal trainer; a nutricionista; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a autodidata; a macrossômata; a convivióloga; a exemplarista; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária.
          Hominologia: o Homo sapiens somaticus; o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens autorganisatus; o Homo sapiens sportivus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens prophylacticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: vitalidade somática básica = a resistência oriunda da saúde somática natural, sendo consumida ao longo da vida humana pela pessoa imediatista e imprevidente; vitalidade somática cultivada = a resistência oriunda da saúde somática potencializada, sendo promovida ao longo da vida humana pela pessoa atilada e previdente.
          Culturologia: a cultura da vitalidade consciencial; a cultura da Somatologia.
          Manutenção. De acordo com a Neurociência, o exercício físico é excelente tratamento para o cérebro e, consequentemente, para a manutenção da vitalidade somática, exemplificado, a seguir, através dos 5 benefícios listados na ordem alfabética:
          1. Acalmia: a intensificação da ação do sistema nervoso parassimpático, diminuindo o estresse a curto e longo prazo, evitando o aumento do cortisol.
          2. Contentamento: a ativação do sistema de recompensa com ação da prolactina, de efeito calmante, e endorfinas, reduzindo a dor e aumentando o prazer pela vida.
          3. Melhoria: a estimulação do surgimento de novos neurônios e melhoria da memória, produzida pelo BDNF (brain-derived neurothropic factor). O número de neurônios adicionados a cada dia pode duplicar com a manutenção da prática de exercícios regulares.
          4. Neossinapses: a qualificação das sinapses no hipocampo, além do estímulo e criação de novos neurônios.
          5. Prevenção de AVCs (acidentes vasculares cerebrais): a redução do risco de pequenos e grandes AVCs.
          Taxologia. Do ponto de vista da Experimentologia, utilizando as qualidades físicas de acordo com fatores fisiológicos, genéticos e músculo-esqueléticos (força, resistência, flexibilidade, velocidade, coordenação, equilíbrio, agilidade e ritmo), eis, na ordem alfabética, 14 exemplos de atividades físicas aeróbicas motrizes e cerebelares adequadas para o revigoramento do soma:
          01. Caminhada.
          02. Ciclismo.
          03. Dança.
          04. Esportes amadores sem impacto.
          05. Ginástica.
          06. Golfe.
          07. Hidroginástica.
          08. Marcha atlética.
          09. Musculação.
          10. Natação.
          11. Pilates.
          12. Sling training.
          13. Tênis.
          14. Tênis de mesa.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a vitalidade somática indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, homens e mulheres interessados:
          01. Autoidentificação somática: Autossomatologia; Homeostático.
          02. Autopesagem: Somatologia; Homeostático.
          03. Bem-estar: Homeostaticologia; Homeostático.
          04. Checkup holossomático: Paraprofilaxiologia; Homeostático.
          05. Checkup somático: Profilaxiologia; Homeostático.
          06. Estágio holossomático: Holossomatologia; Neutro.
          07. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
          08. Instrumento pró-saúde: Somatologia; Homeostático.
          09. Máquina consciencial: Intrafisicologia; Neutro.
          10. Pé-de-meia somático: Somatologia; Homeostático.
          11. Recorde homeostático: Autevoluciologia; Homeostático.
          12. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          13. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          14. Saúde mental: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          15. Soma: Somatologia; Neutro.
  A MANUTENÇÃO DA VITALIDADE SOMÁTICA EXIGE AUTORRESPONSABILIDADE QUANTO ÀS ATIVIDADES FÍSICAS
  REGULARES, TÉCNICAS E CONTÍNUAS, POSSIBILITANDO
  À CONSCIN ATINGIR A HOMEOSTASE HOLOSSOMÁTICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza a manutenção da vitalidade somática com técnica? Faz exercícios aeróbicos com qual frequência? Os resultados são satisfatórios?
            Bibliografia Específica:
            1. Houzel-Herculano, Suzana; Fique de Bem com seu Cérebro: Guia Prático para o Bem-estar em 15 Passos; 208 p.; 9 ilus.; 22 x 15 cm; br.; Sextante; Rio de Janeiro, RJ; 2007; páginas 25 e 139.
            2. Idem; O Cérebro nosso de cada Dia: Descobertas da Neurociência Sobre a Vida Cotidiana; apres. Roberto Lent; 208 p.; revisoras Sandra Suzano Paiva; & Sônia Cardoso; revisor técnico Roberto Lent; 1 cronologia; 1 E-mail; 1 foto; 9 ilus.; 1 microbiografia; 3 operações matemáticas; 1 website; 22 x 15 cm; br.; 4ª reimp.; Vieira & Lent; Rio de Janeiro, RJ; 2002; página 26.
            3. Póvoa, Helion; A Chave da Longevidade; revisores Umberto Figueiredo; Sandra Pássaro; & Tereza da Rocha; 296 p.; 24 caps.; 1 E-mail; 1 enu.; 1 foto; 1 microbiografia; 1 tab.; 1 website; glos. 37 termos; 39 refs.; 1 apênd.; 21 x 14 cm; br.; Objetiva; Rio de Janeiro, RJ; 2001; páginas 102 a 104.
            4. Robbins, John; Saudável aos 100 Anos: Como Aumentar radicalmente sua Qualidade de Vida em qualquer Idade (Healthy at 100); revisoras Joana Milli; Héllen Dutra; & Rita Godoy; trad. Bruno Casotti; 324 p.; 5 seções; 18 caps.; 1 E-mail; 39 enus.; 1 microbiografia; 4 tabs.; 2 websites; 1 nota; 376 refs.; 23 x 16 cm; br.; Fontanar; Rio de Janeiro, RJ; 2009; páginas 297 a 299.
            5. Taylor, Jill Bolte; A Cientista que curou seu Próprio Cérebro: O Relato da Neurocientista que viu a Morte de perto, reprogramou sua Mente e ensina o que você também pode Fazer (My Stroke Insight: A Brain Scientists Personal Journey); 224 p.; 2 enus.; 1 microbiografia; 21 x 13,5 cm; br.; Ediouro; São Paulo, SP; 2009; páginas, 192, 194 e 216.
            6. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 2.000 itens; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm.; br.; Instituto Internacional de Projeciololgia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1997; página 96.
            7. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 102 filmes; 1 foto; 40 ilus.; 3 infográficos; 1 microbiografia; 102 sinopses; 4 websites; glos. 241 termos; 7.655 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; página 289.
            8. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 megapensenes trivocabulares; 29 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Cognópolis; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 208.
            9. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 sub-seções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 220.
            Webgrafia Específica:
            1. Abrahão, Júlia; et al.; Introdução à Ergonomia: Da Prática à Teoria; 240 p.; 25,5 x 20,5 cm; 2009; p. 36, disponível em: <http://www.blucher.com.br/livro.asp?Codlivro=04855>; acesso em: 26.11.11.
                                                                                                                         G. V.