Equilibriologia

A Equilibriologia é a Ciência ou os estudos sistemáticos, técnicos, paratécnicos ou pesquisas aplicadas às múltiplas condições de harmonia ativa do microuniverso consciencial da conscin, empregando equilibradamente todos os atributos derivados da vontade, da intenção e do autodiscernimento, ou seja, a razão sadia.

Você, leitor ou leitora, vive nos holopensenes da Equilibriologia? Com qual forma: restrita ou ampla?

      EQUILIBRIOLOGIA
                                  (HOMEOSTATICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A Equilibriologia é a Ciência ou os estudos sistemáticos, técnicos, paratécnicos ou pesquisas aplicadas às múltiplas condições de harmonia ativa do microuniverso consciencial da conscin, empregando equilibradamente todos os atributos derivados da vontade, da intenção e do autodiscernimento, ou seja, a razão sadia.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo equilíbrio vem do idioma Francês, équilibre, derivado do idioma Latim, aequilibrium, “equilíbrio; nível igual das balanças”, constituído pelas palavras aequus, “igual; aplainado; parelho; equitativo”, e libra, “balança”. Surgiu no Século XVII. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
          Sinonimologia: 1. Eutimiologia. 2. Harmoniologia. 3. Serenologia. 4. Homeostaticologia.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 25 cognatos derivados do vocábulo equilíbrio: desequilibrada; desequilibrado; desequilibrador; desequilibradora; desequilibrante; desequilibrar; desequilíbrio; Desequilibriologia; equilibração; equilibrada; equilibrado; equilibrador; equilibradora; equilibrante; equilibrar; equilibrável; Equilibriologia; equilibrismo; equilibrista; equilibrística; equilibrístico; reequilibrada; reequilibrado; reequilibrar; reequilíbrio.
          Neologia. O vocábulo Equilibriologia e as duas expressões compostas Equilibriologia Restrita e Equilibriologia Ampla são neologismos técnicos da Homeostaticologia.
          Antonimologia: 1. Desequilibriologia. 2. Desarmoniologia. 3. Antisserenologia.
          Estrangeirismologia: o well-balanced; o break-even-point; o modus ratiocinandi equilibrado.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao equilíbrio pessoal geral.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal equilibrado; a autopensenização linear; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a interatividade pensênica ininterrupta; a tendência à equalização dos holopensenes; a estabilidade e imperturbabilidade holopensênica atingida na autodesperticidade.
          Fatologia: a Ciência do equilíbrio físico e mental; o equilíbrio intraconsciencial; o equilíbrio emocional; o ponto de equilíbrio de cada ato pessoal ou grupal; a euortesia.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o equilíbrio das energias conscienciais (ECs) pessoais; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as trocas energéticas onipresentes; a tendência à equalização das ECs; a conservação temporária do equilíbrio no autencapsulamento parassanitário; as repercussões intra e extrafísicas dos atos pessoais; a condição cosmoética dos Serenões de não-alteração da energia imanente (EI) mantendo inabaláveis os fluxos cósmicos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo cosmoético comedimento (medida exata)–imparcialidade (medida justa); o sinergismo evolutivo consciência-Cosmos; o sinergismo homeostase holossomática–homeostase geral.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do equilíbrio dinâmico do Cosmos; o princípio cosmoético da moderação; o princípio evolutivo de levar de eito os vários desenvolvimentos conscienciais; o princípio autossuperador do retorno ao equilíbrio pós-crise em patamar superior ao original.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) incitando ao equilíbrio no ciclo recebimento-retribuição; o código grupal de Cosmoética (CGC) criando mecanismos profiláticos para evitar o nivelamento por baixo.
          Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria das interprisões grupocármicas demonstrando o necessário equilíbrio no binômio direitos-deveres interconscienciais.
          Tecnologia: a técnica de viver evolutivamente equilibrado; as técnicas de autorreequilíbrio da conscin resiliente; as técnicas de convivência sadia com os elementos do Cosmos.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Pensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pensenologistas; o Colégio Invisível dos Serenões.
          Efeitologia: os efeitos reeducativos das crises de crescimento; os efeitos recicladores da Impactoterapia; o efeito da constância relativa na interconfiança; os efeitos do bem-estar holossomático na otimização da autevolução; os efeitos catastróficos da quebra irresponsável do equilíbrio ecológico da Terra.
          Neossinapsologia: o desequilíbrio temporário produzido pela assimilação na intraconsciencialidade das neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio; o ciclo descompensação-compensação; o ciclo assim-desassim; os ciclos da Natureza; o ciclo evolutivo ressoma-dessoma-intermissão.
          Enumerologia: a base de sustentação; a harmonia pré-estabelecida; a constante de equilíbrio; a ordem jurídica; o ponto de transição; o poder moderador; o tempo de relaxação.
          Binomiologia: o binômio equilíbrio consciencial–rendimento proexológico; o binômio equilíbrio holossomático–qualidade da vida consciencial; o binômio Equilibriologia-Serenologia.
          Interaciologia: a interação parte-todo; a interação entre as partes do todo; a interação eutimia-anonimato.
          Crescendologia: o crescendo equilíbrio intraconsciencial–equilíbrio interconsciencial; o crescendo euforin-primener-cipriene; o crescendo equilíbrio planetário–equilíbrio cósmico.
          Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer.
          Polinomiologia: o polinômio equilíbrio postural–coordenação motora–condicionamento físico–agilidade funcional; o polinômio dieta nutritiva–sono repousante–exercícios moderados–EV profilático.
          Antagonismologia: o antagonismo equilibrador / desequilibrador; o antagonismo equilíbrio instável / equilíbrio estável; o antagonismo equilíbrio estático / equilíbrio dinâmico.
          Paradoxologia: o paradoxo do estresse positivo da crise de crescimento; o paradoxo aparente da estabilidade sem imobilidade.
          Politicologia: a lucidocracia; a democracia; a meritocracia; o Estado Mundial.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei universal da compensação objetivando o equilíbrio geral; a lei natural de neutralização dos excessos; a lei de ação e reação; a lei da atração dos opostos; a lei de atração dos afins.
          Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia; a ortofilia.
          Sindromologia: as compensações extremas na síndrome da bipolaridade.
          Mitologia: o mito do caos.
          Holotecologia: a consciencioteca; a cognoteca; a higienoteca; a serenoteca; a pacificoteca; a democracioteca; a cosmoeticoteca.
          Interdisciplinologia: a Equilibriologia; a Homeostaticologia; a Autodiscernimentologia; a Cerebrologia; a Voliciologia; a Intencionologia; a Holomaturologia; a Criteriologia; a Temperamentologia; a Paraprofilaxiologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens aequilibriologus; o Homo sapiens euthymicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens catalyticus; o Homo sapiens invulgaris; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens epicentricus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: Equilibriologia restrita = as pesquisas aplicadas às múltiplas condições da harmonia ativa, evolutiva, da vida humana da conscin lúcida; Equilibriologia ampla = as pesquisas aplicadas às múltiplas condições da harmonia ativa, evolutiva, da vida multidimensional, intra e extrafísica, da conscin lúcida.
          Culturologia: a cultura da Autodiscernimentologia; a cultura do equilíbrio consciencial geral proposta pela Conscienciologia.
          Caracterologia. Sob a ótica da Autodiscernimentologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 condições evolutivas fundamentais ou reações da conscin lúcida consigo, com os outros e com as realidades do Cosmos, com aproximações simples e complexas, sustentadas pela vivência direta da Equilibriologia:
          01. Autaptidão: a auto-habilidade; a autopolivalência; a autoversatilidade.
          02. Autestabilidade: a autorregularidade; a auto-harmonia; a autonormalidade.
          03. Autocoerência: a autofuncionalidade; a autocapacitação.
          04. Autocompetência: a autexperiência; a autoproficiência.
          05. Autoconsistência: a auto-homogeneidade.
          06. Autocritério: a autologicidade; o autorrigor; a autausteridade.
          07. Autodesembaraço: a autodesenvoltura; a auteducação; a autopolidez.
          08. Autodesempenho: a auteficácia; a auteficiência; a autoprodutividade.
          09. Autodestramento: a autodestreza; a autoperícia; a autotecnicidade.
          10. Autodinamismo: a autevolução; a autofuncionalidade; a autoconstância.
          11. Autorganização: a autodisciplina; a autocoordenação; a autordenação.
          12. Autorreflexão: a autoprudência; a autossensatez; a autosserenidade.
          Taxologia. No âmbito da Intrafisicologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 instrumentos mentaissomáticos, virtuais ou concretos, capazes de serem empregados com eficácia pela conscin lúcida, homem ou mulher, no universo da Equilibriologia a fim de se alcançar a condição evolutiva da Consciex Livre:
          01. Bússola: intraconsciencial cosmoética.
          02. CPC: o código pessoal de Cosmoética.
          03. Desconfiômetro: o mancômetro; o semancol da holomaturidade.
          04. Esquadro: o equilíbrio na demarcação do perímetro.
          05. FEP: a Ficha Evolutiva Pessoal no universo da Evoluciologia.
          06. Isonomia: o nivelamento por cima.
          07. Metro: as medidas do conscienciograma na Cosmanálise.
          08. Nível: o emprego do fiel da balança.
          09. Ponteiro: intraconsciencial; o materpensene pessoal.
          10. Prumo: o princípio da descrença no âmbito da Descrenciologia.
          Trocadilhologia. O tequilíbrio é o “equilíbrio” fornecido pela bebida tequila, ou seja: o alcoolismo sempre patológico.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Equilibriologia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático.
          02. Autocentramento consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
          03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Autopredisposição extraordinária: Autopensenologia; Homeostático.
          05. Autovisão coletiva: Cosmovisiologia; Neutro.
          06. Consciência crescente: Autopesquisologia; Homeostático.
          07. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          08. Desembaraço intelectual: Mentalsomatologia; Homeostático.
          09. Desequilíbrio mental: Parapatologia; Nosográfico.
          10. Equilíbrio mental: Homeostaticologia; Homeostático.
          11. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático.
          12. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático.
          13. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático.
          14. Protimia: Homeostaticologia; Neutro.
          15. Ruptura do equilíbrio: Evoluciologia; Neutro.
  A VIVÊNCIA PERMANENTE NO HOLOPENSENE DA EQUILIBRIOLOGIA DETERMINA E ASSENTA O EMBASAMENTO
  IDEAL, DEFINIDO, DA EVOLUÇÃO PESSOAL DA CONSCIN
  LÚCIDA ATÉ O NÍVEL AVANÇADO DA CONSCIEX LIVRE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, vive nos holopensenes da Equilibriologia? Com qual forma: restrita ou ampla?