Binômio Saúde-Segurança

O binômio saúde-segurança é a conjugação de 2 estados de equilíbrio dinâmico entre a boa disposição somática e a seguridade necessária à integridade pessoal, proveniente de ações prevencionistas, profiláticas, auto e heterassistenciais, patrocinadoras da homeostase essencial à realização da autoproéxis.

Qual percentual de esforços você, leitor ou leitora, já emprega no aprimoramento do binômio saúde-segurança? Há resultados satisfatórios?

      BINÔMIO SAÚDE-SEGURANÇA
                                   (PROFILAXIOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O binômio saúde-segurança é a conjugação de 2 estados de equilíbrio dinâmico entre a boa disposição somática e a seguridade necessária à integridade pessoal, proveniente de ações prevencionistas, profiláticas, auto e heterassistenciais, patrocinadoras da homeostase essencial à realização da autoproéxis.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O termo binômio vem do idioma Latim, binomius, composto por bis, “dois”, e nomen, “nome; apelação; palavra; termo; expressão; nome da família; nome próprio; prenome; sobrenome; apelido”. Surgiu no Século XIX. O vocábulo saúde provém do idioma Latim, salus, “salvação; conservação (da vida); afastamento do perigo; vida”. Apareceu no Sédulo XIII. O vocábulo físico procede do mesmo idioma Latim, physicus, e este do idioma Grego, physikós, “relativo à Natureza ou ao estudo da mesma”. Surgiu no Século XIII. A palavra segurança deriva do idioma Latim, securus, “tranquilo; calmo; seguro; plácido; pacífico; confiado; ousado; quem é indiferente a; quem não teme; que não receia”, constituído por sine, “sem”, e cura, “inquietação; aflição; angústia, cuidado; guarda; vigia; superintendente; objeto ou causa de cuidados”. Apareceu no Século XIV.
         Sinonimologia: 1. Binômio homeostase somática–prevenção. 2. Binômio equilíbrio orgânico–profilaxia. 3. Binômio bem-estar físico–proteção. 4. Binômio homeostase orgânica-precaução.
         Neologia. As 3 expressões compostas binômio saúde-segurança, binômio saúde-segurança básico e binômio saúde-segurança avançado são neologismos técnicos da Profilaxiologia.
         Antonimologia: 1. Binômio doença-acidente. 2. Binômio Patologia-Acidentologia. 3. Binômio doença-insegurança. 4. Binômio malestar-desproteção. 5. Binômio desarmonia-displicência.
         Estrangeirismologia: a evolução step-by-step; o self commitment quanto à proéxis grupal; a condição de ser o agente do bem-estar if you’re not part of the solution, don’t be part of the problem; o ato de fazer as coisas compassadamente pois haste makes waste; o melhor se cuidar a se arrepender evitando o better safe than sorry; a esterilização da accident proneness.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à profilaxia dos infortúnios evitáveis.
         Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Segurança requer teática.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da profilaxia; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os ortopensenes maxifraternos; o aprendizado através dos ortopensenes teáticos dos compassageiros evolutivos; a retilinearidade da autopensenização; a ortopensenidade; a higienização holopensênica pessoal e grupal; a construção do holopensene prevencionista; os xenopensenes otimizadores; a xenopensenidade; os nosopensenes esterilizantes; a nosopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a autoblindagem energética às pressões holopensênicas patológicas; a prontidão da lucidopensenidade na identificação e a cabida intervenção quanto às intrusões assediadoras; a matriz pensênica da saúde-segurança.
         Fatologia: a manutenção da saúde através da adoção de conduta segura; a manutenção da saúde física; o olhar hiperpercuciente; o ato de “ficar de olho” em possíveis focos de acidentes e doenças; a qualidade do sono; a leitura nas entrelinhas; o autassédio; a interprisão grupocármica; a ingenuidade; a boa intenção sem autodiscernimento; as fantasias sexuais; as contaminações energéticas geradoras de rebarbas e doenças; a poluição ambiental; o ato de dourar a pílula; o vício da adrenalina; as omissões deficitárias; a autocorrupção; a autodesorganização; o ato de procrastinar a resolução de problemas; a constatação da imaturidade no apologismo à riscomania; a quebra de iminente cadeia de acidentes de percurso; a saúde emocional na adolescência; as profilaxias intrafísicas; o hábito saudável da reflexão; o mitridatismo aumentando a imunidade; a autestima assistencial; o bom humor enquanto elemento desdramatizador perante as dificuldades; a importância dos preceptores; a aprendizagem; a mudança de patamar; a ação de arregaçar as mangas da camisa e suar sangue em prol da saúde coletiva; a influência dos pais no prevencionismo; a aquisição de competências; o desenvolvimento da cosmovisão; a melhora da capacidade de síntese; a evolução da interassistencialidade; o domínio do bom humor assertivo; o esboço da autotransafetividade no desempenho da tares; a prevenção das falhas e acidentes de percurso; a evitação do bagulhismo energético; a criação de protocolos de segurança; os enfrentamentos profiláticos da autossabotagem; a autoprontidão nas providências preventivas; a minimização das surpresas através da antevisão imaginativa; o combate à vida sedentária; a promoção da saúde; a promoção da segurança; a atuação das equipes do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT); o detalhismo cotidiano na análise das parapercepções; a interpretação correta dos fatos ocorridos; as anotações pessoais; a autorreflexão sobre os fatos vivenciados por si e outros; a responsabilidade intransferível quanto à harmonização da vida intrafísica.
          Parafatologia: a autovivência do domínio do estado vibracional (EV) profilático aliado à blindagem energética dos ambientes; a limpeza energética dos ambientes; o automóvel blindado energeticamente; a parapsicoteca; o acoplamento áurico; a interfusão energética; a clarividência; os padrões energéticos de ambientes, pessoas, pets e plantas; as paramizades ociosas e riscomaníacas; a influência dos guias extrafísicos amauróticos; os parabanhos energéticos; o peso das energias gravitantes; os objetos assediados; a constatação de bloqueios energéticos promovendo diretamente a obnubilação intelectual no cérebro humano; os bocejos oriundos de intoxicação energética; a aceitação inconsciente da intrusão energética do assédio; a aura do acidente; as seduções holochacrais; os passes das benzedeiras e curandeiros; o Curso Intermissivo (CI); as aulas e instruções promovidas por amparadores extrafísicos; a projeção consciente (PC) assistida; a intervenção dos amparadores extrafísicos na evitação de acidentes desde a infância; a predisposição patológica detectada através do parapsiquismo impressivo; a realização do trabalho de prevenção de acidentes com os colegas extrafísicos e amigos durante o CI; a inspiração extrafísica profilática; a tutoria extrafísica; a circularidade pluriexistencial; o desenvolvimento da sinalética energética e parapsíquica pessoal patrocinada pelo amparador extrafísico; a parassegurança assistencial; a assepsia energossomática; a aura de saúde; o parapsiquismo associado ao detalhismo; a hiperlucidez parapsíquica; a omniperceptibilidade; a chamada de atenção do amparador extrafísico ao detalhe; a desassim técnica; a garantia da homeostasia pessoal multidimensional nas interassistências, através de bem-sucedidas assins e desassins; a conexão com o amparo extrafísico de função.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo saúde-segurança; o sinergismo profilaxia de doenças–prevenção de acidentes; o sinergismo teática parapsíquica–qualidade de vida; o sinergismo hiperacuidade-saúde; o sinergismo desassédio–limpeza dos ambientes; o sinergismo incômodo-ação; o sinergismo associação de ideias–compreensão parafenomênica; o sinergismo amparador-amparando; a evitação do sinergismo ingenuidade-acidente; a evitação do sinergismo ingenuidade-doença.
          Principiologia: o princípio “quem pode mais, pode menos”; o princípio da teática; o princípio de não deixar para amanhã o possível de ser feito hoje; o princípio da evolução permanente; o princípio de não ter medo de errar; o princípio de a saúde e a segurança também terem componente grupal; o princípio de aprender com os próprios erros e dos outros; o princípio da responsabilidade intransferível do bem-estar.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código pessoal da Higiene Consciencial; o código Occupational Safety and Health Administration (OSHA, 1971); o código da Administração de Segurança e Saúde Ocupacional.
          Teoriologia: a teoria da autotransafetividade; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da inseparabilidade grupocármica; a teoria da interassistencialidade; a teoria da Paragenética; a teoria da robéxis; a teoria da escala evolutiva das consciências; a teática da recin; a teoria do holossoma; a teoria da recuperação de cons; a teoria de sempre haver modo mais acertado de proceder; a teoria do Homo sapiens serenissimus.
          Tecnologia: a técnica do detalhismo; a técnica da autovigilância ininterrupta; a técnica da retificação imediata do erro identificado; a técnica de desarrumar arrumando; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do feedback; a técnica da autodefesa perante as energias conscienciais (ECs) antagônicas; a técnica da instalação do EV; a técnica da associação de ideias aplicada ao parapsiquismo; a técnica da exaustividade; a técnica conscienciológica de segurança dos veículos de manifestação da consciência; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica.
          Voluntariologia: o voluntário triatleta conscienciológico; o voluntário da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Grupocarmologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico de técnicas projetivas; os laboratórios multidimensionais das Instituições Conscienciocêntricas (ICs).
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível dos Amparadores Extrafísicos; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Pensenologia; o Colégio Invisível da Paraprofilaxiologia.
          Efeitologia: os efeitos da maternagem na infância quanto ao senso de profilaxia da saúde e segurança; os efeitos positivos da autexperiência de vida longeva produtiva; o efeito do uso do parapsiquismo na prevenção de doenças e acidentes.
          Neossinapsologia: as neossinapses do autoparapsiquismo lúcido aplicado à saúde e segurança grupal, ampliando o entendimento da Profilaxiologia; as neossinapses da expansão do conceito de saúde.
          Ciclologia: o ciclo (de saúde) doença-cura; o ciclo macro acidente–dessoma; o ciclo acidente-sequela; o ciclo miniacidente–tempo de reflexão; o ciclo prevencionista teático–amparador; o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação.
          Enumerologia: a profilaxia de minidoenças; a profilaxia de doenças; a profilaxia de contágios; a profilaxia de epidemias; a profilaxia de comorbidades; a profilaxia de cirurgias; a profilaxia de sequelas. A prevenção de incidentes; a prevenção de miniacidentes de percurso; a prevenção de acidentes com perdas de tempo; a prevenção de acidentes com perdas financeiras; a prevenção de acidentes depreciativo temporário da saúde; a prevenção de acidentes depreciativo permanente da saúde; a prevenção do acidente fatal.
          Binomiologia: o binômio saúde-segurança; o binômio assepsia energética–recin; o binômio autoconscienciometria-atitude; o binômio cosmoética-policarmalidade; o binômio prevenção-saúde; o binômio detalhismo-segurança; o binômio prevencionismo-profilaxia; o binômio pesquisa-teática; o binômio experiência-cosmovisão; o binômio tares–saúde grupal; o binômio desorganização-assedialidade; o binômio enfermidade-traumatismo.
          Interaciologia: a interação proéxis pessoal–proéxis grupal; a interação prudência-saúde; a interação saúde pessoal–saúde grupal; a interação vigilância-segurança; a interação segurança individual–segurança coletiva.
          Crescendologia: o crescendo doente-saudável; o crescendo enfermo-terapeuta; o crescendo egovisão terapêutica–cosmovisão terapêutica; o crescendo saúde pessoal–saúde grupal; o crescendo atitude passiva–atitude proativa; o crescendo assistido-amparador; o crescendo riscomaníaco–instrutor de segurança; o crescendo homeostasia holossomática estável–harmonia parapsíquica avançada.
          Trinomiologia: o trinômio assediador-assediado-amparador.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada na condição do bem-estar maior; as leis da Cosmoética conduzindo ao macrossoma, seja ele a menor ou a maior.
          Filiologia: a autoprofilaxiofilia; a equilibriofilia; a harmoniofilia; a conscienciofilia; a parapsicofilia; a holossomatofilia; a somatofilia.
          Fobiologia: a raciocinofobia; a disciplinofobia; a neofobia; a criticofobia.
          Maniologia: a riscomania; a idolomania generalizada; a toxicomania; a utilização de técnicas e procedimentos saudáveis em detrimento da condição maníaca do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).
          Mitologia: o mito religioso da proteção divina; o mito do corpo fechado; o mito “essas coisas não acontecem comigo”.
          Holotecologia: a higienoteca; a atencioteca; a sinaleticoteca; a despertoteca; a pensenoteca; a energossomatoteca; a psicossomatoteca; a prioroteca; a biografoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Profilaxiologia; a Autodesassediologia; a Autopesquisologia; a Conviviologia; a Traforologia; a Reeducaciologia; a Parafenomenologia; a Cosmovisiologia; a Intrafisicologia; a Consciencioterapeuticologia; a Conscienciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin autolúcida; o ser autocrítico; a consciência multitraforista teática; o ser evoluciólogo; a conscin longeva; as equipes de saúde; o corpo de bombeiros; a defesa civil.
          Masculinologia: o socorrista; o médico sem fronteira; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o estudante; o professor; o pesquisador; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o energossomatólogo; o desassediólogo.
          Femininologia: a socorrista; a médica sem fronteira; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a estudante; a professora; a pesquisadora; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a energossomatóloga; a desassedióloga.
          Hominologia: o Homo sapiens sanus; o Homo sapiens interassistens; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens attentus; o Homo sapiens prioritarius; o Homo sapiens patiens; o Homo sapiens determinator; o Homo sapiens paraperceptivus; o Homo sapiens autolucidus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio saúde-segurança básico = aquele relativo à ação de conscins lúcidas mantendo a integridade pessoal, na busca do aprendizado constante da técnica de viver em harmonia com o Cosmos; binômio saúde-segurança avançado = aquele relativo à ação teática e cosmoética dos amparadores extrafísicos em práticas assistenciais antevendo e prevenindo infortúnios quanto à integridade somática das conscins assistidas.
            Culturologia: a cultura da Conscienciometrologia; a cultura da Conviviologia Madura; a cultura da Desassediologia; a cultura do detalhismo; a cultura do parapsiquismo; a cultura da análise parapsíquica; a cultura da Reeducaciologia; a cultura da Interassistenciologia Parapsíquica Cosmoética.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio saúde-segurança, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Binômio assim-desassim: Energossomatologia; Homeostático.
            02. Binômio Autassediologia-Acidentologia: Parapatologia; Nosográfico.
            03. Binômio autodesassedialidade-energossomaticidade: Autodesassediologia; Homeostático.
            04. Binômio detalhismo-parapsiquismo: Autoparapercepciologia; Homeostático.
            05. Necessidade evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
            06. Olho clínico: Autodiscernimentologia; Neutro.
            07. Omnidepuração: Autorrecexologia; Homeostático.
            08. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
            09. Reeducação recíproca: Conviviologia; Homeostático.
            10. Relação transformadora: Conviviologia; Homeostático.
            11. Saúde emocional: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            12. Saúde física: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
            13. Segurança extra: Pesquisologia; Neutro.
            14. Segurança pública: Assistenciologia; Homeostático.
            15. Síndrome da singularidade invulnerabilizante: Patopensenologia; Nosográfico.
   O DOMÍNIO DO BINÔMIO SAÚDE-SEGURANÇA É MEGADESAFIO PARA AGORA, JÁ. A CONDIÇÃO ASSISTENCIAL
   AVANÇADA EXIGE SUSTENTÁCULO E AUTOVIGILÂNCIA.
   A AUTODEFESA LÚCIDA DELINEIA-SE NO DETALHISMO.
            Questionologia. Qual percentual de esforços você, leitor ou leitora, já emprega no aprimoramento do binômio saúde-segurança? Há resultados satisfatórios?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 113, 287, 389, 825, 859 e 1.100.
            2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 467, 477, 580, 683, 710 e 757.
                                                                                                                    A. S. H.