As Cataratas do Iguaçu são as quedas-d’água de até 80 metros de altura, dispostas ao longo de 2.700 metros, localizadas na falha geológica do rio homônimo entre o município de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil, e o município de Puerto Iguazú, Província de Misiones, Argentina, compondo atrativo turístico mundialmente conhecido e incluídas entre os chacras da Terra devido à fartura de hidroenergias.
Você, leitor ou leitora, aproveita o manancial energético das Cataratas do Iguaçu para o autodesenvolvimento energossomático? De 1 a 5, qual a nota pessoal em relação à desenvoltura no emprego interassistencial das hidroenergias?
CATARATAS DO IGUAÇU (HIDROENERGOLOGIA) I. Conformática Definologia. As Cataratas do Iguaçu são as quedas-d’água de até 80 metros de altura, dispostas ao longo de 2.700 metros, localizadas na falha geológica do rio homônimo entre o município de Foz do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil, e o município de Puerto Iguazú, Província de Misiones, Argentina, compondo atrativo turístico mundialmente conhecido e incluídas entre os chacras da Terra devido à fartura de hidroenergias. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra cataratas provém do idioma Latim, cataracta, “grande volume de água que se precipita do alto”, derivada do idioma Grego, katarrháktes, “que se precipita; que se atira para baixo”. Surgiu no Século XIV. O termo iguaçu deriva do idioma Guarani, iguaçu, “água grande”, constituído por i(g), “água”, e açu, “grande”. Surgiu no Século XVI. Sinonimologia: 1. Cascatas do Iguaçu. 2. Quedas do Iguaçu. 3. Cachoeiras do rio Iguaçu. 4. Saltos do Iguaçu. 5. Catadupas do Iguaçu. Neologia. As duas expressões compostas Cataratas do Iguaçu turísticas e Cataratas do Iguaçu hidroenergéticas são neologismos técnicos da Hidroenergologia. Antonimologia: 1 Corredeiras do rio Iguaçu. 2. Sete Quedas do Iguaçu. 3. Niagara Falls. 4. Victoria Falls. 5. Salto Ángel. Estrangeirismologia: a international tourist attraction; a avantage absolu touristique; o paseo de la luna llena; a breathtaking sight; as Ytororõ Guasu; o World Natural Heritage Site desde 1984 (Argentina) e 1986 (Brasil); a eleição das Cataratas do Iguaçu entre as new 7 Wonders of Nature (Ano-base: 2012). Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, especificamente do autodiscernimento quanto à Hidroenergologia. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene da inteligência evolutiva (IE) do maximecanismo evolutivo interassistencial; o holopensene do turismo internacional; os energopensenes; a energopensenidade; os pacipensenes; a pacipensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; os globopensenes; a globopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade. Fatologia: as Cataratas do Iguaçu; a marca anual de mais de 1 milhão de visitantes; o fato de as grandes cataratas turísticas do mundo estarem em fronteiras; o universalismo motivado pelo esplendor da Natureza; a união entre o Brasil e a Argentina; o laboratório do Mercosul; o gérmen da Integração Latino-Americana; a escassez de dados técnicos confiáveis sobre as Cataratas do Iguaçu; a dissonância entre os dados disponíveis; o formato semicircular das 275 quedas-d’água; a vazão média das Cataratas na ordem de 1.500m3/s; a distância de aproximadamente 20 quilômetros da desembocadura; os inúmeros atrativos turísticos orbitando as Cataratas do Iguaçu; as estratégias de abordagem ao assistido em visita às Cataratas; as profissões turísticas propiciando assistência aos visitantes; a Biblioteca de Turismo Frederico Engel, em Foz do Iguaçu; as férias enquanto reposição de energias conscienciais a partir das diferentes categorias de energia imanente. Parafatologia: a hidroenergia intensa; a energosfera do Salto União; os trabalhos energéticos dos intermissivistas in situ; o aporte de hidroenergias evocadas nas dinâmicas parapsíquicas; a potencialização imediata das manobras energéticas de conscins e consciexes; a infraestrutura turística facilitando a autopesquisa consciencial e bioenergética nas Cataratas do Iguaçu; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático facilitado diante das quedas-d’água; o paralava-jato hidroenergético facultando desbloqueios energossomáticos; as energias dos saltos ajudando na desassim; as hidroenergias auxiliando no alívio e remissão de minidoenças; as megachuveiradas hidroenergéticas; o contato intenso com as hidroenergias das Cataratas favorecendo a vivência de extrapolacionismos parapsíquicos; as Catadupas do Iguaçu na condição de alvo mental do projetor lúcido; o nível de inalteração das energias imanentes (EIs) pela consciência indicando a posição evoluída na escala evolutiva; a inconsciência teática quanto às energias imanentes e conscienciais de grande parte da Elencologia atuante em torno das Cataratas; as paratecnologias de desassédio; os amparadores extrafísicos aproveitando os contingenciamentos da visita turística para realizar assistência; o encaminhamento de consciexes à comunex Interlúdio facilitado pelo manancial de hidroenergias; a magnitude da megaenergia imanente das Cataratas na época das cheias do Rio Iguaçu fazendo a conscin sentir-se pequena; a comunex Interlúdio situada na Parageografia acima do Parque Nacional do Iguaçu, Estado do Paraná, Brasil. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo quantidade-qualidade das hidroenergias; o sinergismo energia imanente–energia consciencial (EC) na assistência interconsciencial; o sinergismo Cognópolis Foz–Cataratas do Iguaçu; o sinergismo tenepes–Cataratas do Iguaçu; o sinergismo ofiex–Cataratas do Iguaçu; o sinergismo Cataratas do Iguaçu–Interlúdio; o sinergismo assepsia-parassepsia. Principiologia: o princípio da descrença aplicado às pesquisas bioenergéticas; o princípio das duas realidades básicas do Cosmos (consciência: o agente; energia imanente: o instrumento); o princípio do realismo energético; o princípio da inexauribilidade das energias imanentes; o princípio da concentração energética. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) orientando a aplicação das energias conscienciais. Teoriologia: a teoria da vida humana energossomática; a teática pessoal quanto às EIs e ECs; a teática do parapsiquismo; a teática da interassistencialidade consciencial; a teoria da usina consciencial. Tecnologia: a técnica da mobilização básica de energias (MBE); as técnicas de discriminação de energias; a técnica das 40 manobras fundamentais com as ECs; a técnica do arco voltaico craniochacral; a técnica do acoplamento energético; as técnicas de encapsulamento energético; as técnicas de autodefesa energética. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico de técnicas projetivas; o laboratório grupal Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis. Colegiologia: o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível dos Amparadores; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível dos Serenões. Efeitologia: os efeitos das hidroenergias na potencialização das manobras energéticas; os efeitos da extrapolação parapsíquica decorrentes do acoplamento com grande quantidade de hidroenergias; os efeitos da qualidade bioenergética no holossoma; o efeito da desativação temporária dos mecanismos de autodefesa facilitando a interassistência. Neossinapsologia: o afloramento de neossinapses proporcionadas pelo contato intenso e prolongado com hidroenergias fartas. Ciclologia: o ciclo dia-noite; o ciclo hidrológico; o ciclo das chuvas; o ciclo das vazões do Rio Iguaçu modulando o volume d’água das Cataratas; o ciclo fluvial cheias-secas. Enumerologia: a energia elétrica; a geoenergia; a hidroenergia; a aeroenergia; a fitoenergia; a zooenergia; a energia consciencial. Binomiologia: a derrogação do binômio espaço-tempo pelas energias imanentes e conscienciais; o binômio incriatividade–indestrutibilidade da energia; o binômio fartura das energias conscienciais–fartura das hidroenergias das Cataratas; o binômio autolucidez–discernimento energético; o binômio tenepes-ofiex; o binômio Brasil-Argentina; o binômio Floresta Subtropical Úmida–Cataratas do Iguaçu. Interaciologia: a interação turista–guia de turismo; a interação energia-matéria; a interação absorção energética–exteriorização energética; a interação treinamento bioenergético assistido–autodidatismo bioenergético; a interação Parque Nacional do Iguaçu (Brasil)–Parque Nacional del Iguazú (Argentina); a interação Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI)–Cataratas do Iguaçu; a interação Central Extrafísica de Energia (CEE)–Cataratas do Iguaçu. Crescendologia: o crescendo energia potencial–energia cinética–hidroenergia assistencial potencializada; o crescendo da escala evolutiva das consciências determinando o emprego assistencial das hidroenergias; o crescendo sondagem bioenergética–abordagem bioenergética–experiência bioenergética; o crescendo estado vibracional–sinalética energética; o crescendo evolutivo iscagem inconsciente–iscagem lúcida interassistencial; o crescendo abordagem mecanicista–abordagem sistêmica–paradigma consciencial; o crescendo do acúmulo energético qualificando e potencializando o holopensene pessoal e ambiental. Trinomiologia: o trinômio hidroenergológico Cataratas do Iguaçu–Aquífero Guarani–Reservatório de Itaipu; o trinômio Bioenergética-animismo-parapsiquismo; o trinômio domínio energético–autoconsciencialidade–produtividade interassistencial; o trinômio extensão-intensidade-qualidade das energias conscienciais; o trinômio energossomaticidade-intencionalidade-autocosmoeticidade; o trinômio energia-simpatia-alegria; o trinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento. Polinomiologia: o polinômio Rio Iguaçu–Cataratas do Iguaçu–foz do rio Iguaçu–Tríplice Fronteira. Antagonismologia: o antagonismo abordagem artística / abordagem técnica; o antagonismo melin / euforin; o antagonismo cascagrossismo energético / autodiscernimento energético; o antagonismo uso cosmoético das hidroenergias / uso inconsequente das hidroenergias; o antagonismo energossoma solto / energossoma bloqueado; o antagonismo persistência / dispersão consciencial. Paradoxologia: o paradoxo do aprimoramento bioenergético ser individual e intransferível, mas ocorrer na interação com consciências, subumanos, vegetais, ambientes e objetos; o paradoxo da sutileza e força dos fenômenos parapsíquicos; o paradoxo da subjetividade objetiva do parapsiquismo. Politicologia: a energocracia; a parapsicocracia; a lucidocracia; a assistenciocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a cosmocracia. Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à qualificação das ECs; a lei da interassistencialidade bioenergética. Filiologia: a hidrofilia; a geofilia; a neofilia; a energofilia; a parapsicofilia; a conscienciofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a energofobia; a parapsicofobia. Sindromologia: as prescrições contra a síndrome do exaurimento energossomático. Maniologia: a fenomenomania. Mitologia: os mitos do desenvolvimento parapsíquico. Holotecologia: a hidroteca; a turismoteca; a Fozteca; a energoteca; a fenomenoteca; a parapsicoteca; a assistencioteca; a experimentoteca; a sinaleticoteca; a higienoteca. Interdisciplinologia: a Hidroenergologia; a Bioenergologia; a Energossomatologia; a Hidrologia Fluvial; a Multidimensiologia; a Extrafisicologia; a Parageografologia; a Parassociologia; a Holoconviviologia; a Consciencioterapia; a Autopesquisologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; a isca humana inconsciente; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin energênica; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o evoluciólogo; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o teleguiado autocrítico; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação; o energicista; o energizador lúcido; o sensitivo; o parapsiquista; o clarividente; o excursionista; o turista; o guia de turismo; o profissional do turismo. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a evolucióloga; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a teleguiada autocrítica; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação; a energicista; a energizadora lúcida; a sensitiva; a parapsiquista; a clarividente; a excursionista; a turista; a guia de turismo; a profissional do turismo. Hominologia: o Homo sapiens energus; o Homo sapiens energeticus; o Homo sapiens energossomaticus; o Homo sapiens energovibratorius; o Homo sapiens energisator; o Homo sapiens energodonator; o Homo sapiens energoexpositor; o Homo sapiens energoevolutivus. V. Argumentologia Exemplologia: Cataratas do Iguaçu turísticas = as quedas-d’água encaradas tão só na condição de megatrativo turístico capaz de embevecer turistas do mundo inteiro; Cataratas do Iguaçu hidroenergéticas = as quedas-d’água encaradas como megausina hidroenergética capaz de potencializar trabalhos interassistenciais em prol da evolução consciencial. Culturologia: a Multiculturologia da Energossomatologia; a Paraculturologia da energossomaticidade cosmoética; a Culturologia da Parapercepciologia Bioenergética; a cultura parapsíquica interassistencial; a cultura da paz; a cultura do Maxifraternismo; a paracultura profilática das práticas bioenergéticas. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com as Cataratas do Iguaçu, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abuso das energias conscienciais: Energossomatologia; Nosográfico. 02. Autodiscernimento energético: Energossomatologia; Homeostático. 03. Campo energético: Energossomatologia; Neutro. 04. Central Extrafísica de Energia: Extrafisicologia; Homeostático. 05. Desafio da proéxis: Proexologia; Homeostático. 06. Dimener: Energossomatologia; Neutro. 07. Energia consciencial: Energossomatologia; Neutro. 08. Energosfera pessoal: Energossomatologia; Neutro. 09. Estado vibracional: Energossomatologia; Homeostático. 10. Geopolítica desassediadora: Consciencioterapia; Neutro. 11. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 12. Interlúdio: Parageografologia; Homeostático. 13. Potencialização evolutiva: Evoluciologia; Homeostático. 14. Radicação vitalícia na Cognópolis: Ressomatologia; Homeostático. 15. Trilha energética: Intrafisicologia; Neutro. AS CATARATAS DO IGUAÇU, NA CONDIÇÃO DE VÓRTICE PLANETÁRIO DE HIDROENERGIAS, MERECEM SER INSERIDAS NA PAUTA DE PESQUISA DOS INTERMISSIVISTAS, NOTADAMENTE DOS RADICADOS NA COGNÓPOLIS FOZ. Questionologia. Você, leitor ou leitora, aproveita o manancial energético das Cataratas do Iguaçu para o autodesenvolvimento energossomático? De 1 a 5, qual a nota pessoal em relação à desenvoltura no emprego interassistencial das hidroenergias? Bibliografia Específica: 1. Lima, Jackson; A Y-Guaçu Secreta: Cataratas do Iguaçu como Um Chacra da Terra; 82 p.; 23 caps.; 18 citações; 2 enus.; 7 fotos; 1 ilus.; 1 mapa; glos. 24 termos; 8 websites; 19 refs.; 21 x 19,5 cm; br.; S. E.; Foz do Iguaçu, PR; 2005; páginas 31 a 53. 2. Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu-PR (SMTU); Inventário da Oferta Turística de Foz do Iguaçu; 220 p.; 6 caps.; 3 cronologias; 797 E-mails; 79 enus.; 1 foto; 2 ilus.; 76 siglas; 105 tabs.; 696 websites; 40 refs.; 30 x 21 cm; espiralado; Secretaria Municipal de Turismo (SMTU); 2010; Foz do Iguaçu, PR; página 37. 3. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 575 a 607. O. M.