A capacidade reequilibradora é a habilidade ou qualidade de a conscin, homem ou mulher, desenvolver autocontrole nas reações holossomáticas ao identificar os desequilíbrios pessoais e profissionais e promover autorreciclagens intraconscienciais por meio dos autesforços quanto aos posicionamentos lúcidos e cosmoéticos.
Você, leitor ou leitora, realiza autesforços em prol do autequilíbrio?
CAPACIDADE REEQUILIBRADORA (EQUILIBRIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A capacidade reequilibradora é a habilidade ou qualidade de a conscin, homem ou mulher, desenvolver autocontrole nas reações holossomáticas ao identificar os desequilíbrios pessoais e profissionais e promover autorreciclagens intraconscienciais por meio dos autesforços quanto aos posicionamentos lúcidos e cosmoéticos. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O vocábulo capacidade deriva do idioma Latim, capacitas, “volume que algum recipiente pode conter; poder mental de compreensão”. Surgiu no Século XV. O prefixo re provém do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O termo equilíbrio vem do idioma Francês, équilibre, derivado do idioma Latim, aequilibrium, “equilíbrio; nível igual das balanças”, constituído pelas palavras aequus, “igual; aplainado; parelho; equitativo”, e libra, “balança”. Apareceu no Século XVII. Sinonimologia: 1. Capacidade de recuperação da harmonia. 2. Capacidade estabilizadora. 3. Habilidade de reequilíbrio. 4. Faculdade reequilibradora. Neologia. As duas expressões compostas capacidade reequilibradora restrita e capacidade reequilibradora ampla são neologismo técnicos da Equilibriologia. Antonimologia: 1. Desarmonia. 2. Incapacidade antiestabilizadora. 3. Autodescontrole. 4. Desequilíbrio. Estrangeirismologia: o break-even-point; o modus raticionandi equilibrado; a equilibração de perpetuum mobile; a awareness evolutiva; o personal best; a virtude do strong profile; o continuum evolutivo; a vivência full time da interassistencialidade. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à capacidade de reequilíbrio pessoal. Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Busquemos o equilíbrio. Reequilibrar significa reciclar. Ortopensenologia: – Eis 4 ortopensatas, pertinentes ao tema: – “Equilíbrio. A qualidade dos autesforços compõe o eixo do equilíbrio evolutivo da consciência”. “A ponderação traz o equilíbrio”. “O equilíbrio íntimo está entre as maiores fortunas e é o único agente capaz de conduzir a consciência à autoimperturbabilidade”. “Quanto maior o equilíbrio somático, mais a conscin predispõe o equilíbrio mentalsomático”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da Autequilibriologia; a qualidade das automanifestações pensênicas recicladas; a autopensenização linear; a equanimidade pensênica; a estabilidade holopensênica alcançada na desperticidade; os neopensenes; a neopensenidade; o holopensene traforista; o holopensene pessoal da holomaturidade evolutiva; o holopensene universalista; os harmonopensenes; a harmonopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade; a mudança do padrão holopensênico; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os interpensenes; a interpensenidade; o holopensene grupal da Interassistenciologia; o holopensene grupal da convivialidade produtiva; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os cosmoeticopensenes; a cosmoeticopensenidade. Fatologia: a capacidade reequilibradora; o autocontrole emocional; a prioridade dos esforços pessoais nas reciclagens (recin e recéxis); o sobrepairamento cosmoético nas ações; as argumentações lógicas; a anticonflitividade enquanto meta despertológica; a criteriosidade; a tarefa do esclarecimento (tares); a verdade relativa de ponta (verpon) estimulando reposicionamentos reequilibradores; a obtenção gradativa da autoimperturbabilidade; a modéstia compondo a holomaturidade; a serenidade pessoal; a flexibilidade mental ampliada pela autopesquisa; o avanço da interassistencialidade lúcida como fonte reequilibradora; o autodiscernimento; o aumento das ponderações racionais; a aplicação dos megatrafores minimizando desequilíbrios; a comunicabilidade cordial crescente; o desenvolvimento da harmonia intraconsciencial; a autorganização mentalsomática minimizando falhas; a capacidade de autorreflexão cosmoética; a percepção íntima do ponto de equilíbrio pessoal; a manifestação mais equilibrada reverberando na psicosfera; a desistência da defesa do egão; o Conscienciograma na condição de ferramenta na recin; a aprendizagem construtiva nos posicionamentos antagônicos; a retidão moral e ética; o posicionamento hígido; a atitude pacificadora; a autossegurança; a desdramatização das mazelas da vida diária; o domínio razoável do sistema nervoso periférico; a superação dos trafares desequilibradores; a confiança na capacidade de autorresolutividade dos problemas cotidianos; a independência intraconsciencial perante a opinião pública; a autocrítica contínua; a heterocompreensão superando impaciências; a falta da vivência da inteligência evolutiva (IE); a redução da impulsividade; a eliminacão total da competitividade; a ansiedade desequilibradora; a autovivência da sinistrose inibindo reequilíbrios; o orgulho promovendo desarmonia; a superação do porão consciencial; a agressividade verbal afastando reconciliações; as ideias negativas fixas mantendo desequilíbrios; a teimosia inamovível impedindo mudanças; os impulsos subcerebrais; os conflitos intraconscienciais enfrentados propiciando a autevolução; a autossuperação das rotinas e condicionamentos desequilibrados; o modelo homeostático de referência; a empatia facilitando aproximações e reequilíbrio nas relações. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático no desenvolvimento da capacidade reequilibradora; a sinalética energética e parapsíquica pessoal na identificação dos pontos de desequilíbrio; as trocas energéticas onipresentes; a tendência à equalização das energias conscienciais (ECs); as evocações dos amparadores extrafísicos; as repercussões extrafísicas dos atos pessoais; o auto e heterodesassédio alavancando reequilíbrios; o autencapsulamento parassanitário; o trabalho interassistencial das reurbanizações; a vivência da autoconscientização multidimensional (AM); os parafenômenos promovendo equilíbrios ou desequilíbrios; as assimilações simpáticas; a atenção às parassincronicidades, favorecendo a busca do equilíbrio; o extrapolacionismo parapsíquico; o assédio extrafísico promovendo desequilíbrios; a autoconfiança parapsíquica fortalecendo atitudes homeostáticas; a leitura energética na identificação de desequilíbrios nos ambientes; a atenção aos parafatos na compreensão dos insights; a tenepes auxiliando na recuperação do equilíbrio nas relações. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo cosmoético comedimento (medida exata)-imparcialidade (medida justa); o sinergismo decorrente da harmonização das energias conscienciais; o sinergismo vontade inquebrantável–capacidade reequilibradora; o sinergismo automotivação interassistencial–equilíbrio cosmoético; o sinergismo volição-intenção-realização; o sinergismo autorganização ideativa–racionalidade máxima. Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do equilíbrio dinâmico do Cosmos; o princípio cosmoético da moderação; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio da perseverança autopesquisística; o princípio da autodisciplina evolutiva; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da autodesassedialidade. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de Ética Profissional; o código de identidade cultural; o código de conduta da conscin nas autorreciclagens; o código da megafraternidade; o código de princípios pessoais. Teoriologia: a teoria da personalidade autoconsciente; a teoria do autesforço evolutivo consciente; a teoria da tares; a teoria da comunicação cosmoética; a teoria e prática do parapsiquismo; a teoria das relações humanas; a teoria da Cosmoética Destrutiva. Tecnologia: a técnica do sobrepairamento cosmoético; as técnicas de autorreequilíbrio da conscin resiliente; as técnicas de convivência sadia; as técnicas conscienciométricas; as técnicas de autodefesa energética; a técnica da desassedialidade direta; as técnicas de manutenção da homeostase holossomática. Voluntariologia: a coexistência cultural no voluntariado conscienciológico; o paravoluntariado assistencial em tempo integral; o voluntariado nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntário epicentro consciencial; o voluntariado interassistencial auxiliar na remissão da assedialidade interconsciencial; o voluntariado conscienciológico da tares. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Holomaturologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Reeducaciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciocentrologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível da Intermissiologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia. Efeitologia: os efeitos reeducativos das crises de crescimento; os efeitos recicladores da Impactoterapia; o efeito reequilibrador dos posicionamentos cosmoéticos; os efeitos das autocríticas profundas; o efeito halo do EV no holopensene equilibrado; o efeito da racionalidade do mentalsoma sobre o psicossoma; o efeito da pensenização cosmovisiológica continuada na soltura mentalsomática. Neossinapsologia: a geração de neossinapses homeostáticas; a criação das neossinapses evolutivas; as neossinapses avançadas geradas pelas neoverpons; as neossinapses acrescentando neoconteúdos à autoconsciencialidade; a fixação das neossinapses intermissivas; as paraneossinapses geradas pelo autoparapsiquismo. Ciclologia: o ciclo equilíbrio-desequilíbrio-reequilíbrio; o ciclo descompensação-compensação; o ciclo assim-desassim; o ciclo rotina útil–reciclagem ininterrupta; o ciclo da reeducação das condutas pessoais; o ciclo investigação-reflexão; a proatividade responsável no ciclo erro-retratação-acerto. Enumerologia: o equilíbrio cosmoético; o equilíbrio desassediador; o equilíbrio exemplarista; o equilíbrio interassistencial; o equilíbrio racional; o equilíbrio tarístico; o equilíbrio na verbação. Binomiologia: o binômio admiração-discordância; o binômio equilíbrio holossomático–qualidade da vida consciencial; o binômio Equilibriologia-Serenologia; a prática do binômio autoimperdoamento-heteroperdoamento; o binômio pacifista harmonia intraconsciencial–paz interconsciencial; o binômio autolucidez-autodiscernimento; o binômio equilíbrio consciencial–rendimento proexológico. Interaciologia: a interação eutimia-anonimato; a interação egocídio-homeostasia; a interação prioridade reciclogênica–homeostase pessoal; a interação autexperimentação-autorreflexão-autocriticidade; a interação cosmovisão-megafoco; a interação Fatuística-Parafatuística; a interação imperturbabilidade intraconsciencial–autoconfiança paraperceptiva. Crescendologia: o crescendo equilíbrio intraconsciencial–equilíbrio interconsciencial; o crescendo homeostase pessoal–homeostase grupal; as reciclagens favorecendo o crescendo da aceleração reequilibradora; o crescendo monovisão-cosmovisão; o crescendo completismos diários–completismo existencial; o crescendo autonomia-megafraternidade; o crescendo responsabilidade-automotivação. Trinomiologia: o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio bem-estar–bom humor–homeostasia interconsciencial; o trinômio da hiperacuidade concentração mental–atenção focada–lucidez maior; o trinômio detalhismo-exaustividade-circularidade; o trinômio autodomínio-autoconfiança-autossuficiência; o trinômio analisar-classificar-avaliar; o trinômio senso universalista–senso maxifraterno–senso cosmoético. Polinomiologia: o polinômio dieta nutritiva–sono repousante–exercícios moderados–EV profilático; o polinômio holossomático soma-energossoma-psicossoma-mentalsoma; o polinômio racionalidade-eficácia-produtividade-evolutividade; o polinômio autexperimentação-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem; o polinômio vontade firme–intenção cosmoética–coragem evolutiva–paciência interconsciencial. Antagonismologia: o antagonismo equilíbrio estático / equilíbrio dinâmico; o antagonismo cooperação / competição; o antagonismo comedimento / precipitação; o antagonismo coragem / covardia; o antagonismo ato calculado / ato irrefletido; o antagonismo psicossoma / mentalsoma; o antagonismo ato assistencial / ato doloso. Paradoxologia: o paradoxo do estresse positivo da crise de crescimento; o paradoxo de pensar demais e agir de menos; o paradoxo aparente da estabilidade sem imobilidade; o paradoxo da simplificação da complexificação; o paradoxo de a disciplina trazer liberdade; o paradoxo de esperar resultados diferentes agindo sempre da mesma maneira; o paradoxo de o recuo cosmoético poder viabilizar reequilíbrios ampliados. Politicologia: a lucidocracia; a democracia; a meritocracia; a argumentocracia; a evoluciocracia; a conscienciocracia; a paradireitocracia. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei universal da compensação objetivando o equilíbrio geral; a lei natural de neutralização dos excessos; a lei de ação e reação; a lei da causa e efeito; a lei de atração dos afins; a lei do esforço máximo na consecução da autoproéxis. Filiologia: a neofilia; ortofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia; a cogniciofilia; a fenomenofilia; a energofilia; a interassistenciofilia. Fobiologia: a neofobia; a decidofobia; a erradicação da comunicofobia; a heterocriticofobia; a eliminação da reeducaciofobia; o combate à organizaciofobia; a autorrecinofobia. Sindromologia: a libertação da síndrome da onipotência; a eliminação da síndrome da bipolaridade; a autossuperação da síndrome da impulsividade; a profilaxia da síndrome da automimese fossilizadora; a supressão da síndrome da pusilanimidade; a erradicação da síndrome da inércia. Maniologia: a apriorismomania; a mania de desistir; a patomania; a egomania; a flagelomania; a criticomania; a fracassomania. Mitologia: a extinção do mito da existência de vitória-derrota entre consciências; a eliminação do mito do impossível; o mito de mudanças sem esforços; o mito das verdades absolutas; o mito da autopesquisa concluída; o mito da evolução sem erro; o mito do caos. Holotecologia: a cognoteca; a cosmoeticoteca; a democracioteca; a serenoteca; a experimentoteca; a interassistencioteca; a mentalsomatoteca; a pacificoteca; a volicioteca. Interdisciplinologia: a Equilibriologia; a Autodiscernimentologia; a Interassistenciologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Homeostaticologia; a Intencionologia; a Mentalsomatologia; a Reeducaciologia; a Voliciologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin recicladora; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; o ser desperto. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o intermissivista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o profissional liberal; o profissional das organizações; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; os profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI). Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a profissional liberal; a profissional das organizações; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; as profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional. Hominologia: o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens serenissimus. V. Argumentologia Exemplologia: capacidade reequilibradora restrita = a habilidade em realizar autanálises mínimas aplicadas na recomposição da harmonia, porém com baixo grau de lucidez; capacidade reequilibradora ampla = a habilidade em realizar autanálises avançadas aplicadas na retomada do equilíbrio holossomático com elevado grau de lucidez. Culturologia: a cultura do equilíbrio consciencial; a Multiculturologia da Paz; a cultura conscienciológica; a cultura da Homeostaticologia; a cultura da Autevoluciologia; a cultura do positivismo cosmoético; a cultura da Paradireitologia. Taxologia. Sob a ótica da Conscienciometrologia, eis, na ordem alfabética, 24 autavaliações dos níveis teáticos da capacidade reequilibradora, passíveis de serem autaplicadas pela conscin interessada: 01. Anticonflituosidade. O desenvolvimento da antiofensividade e utilização de mecanismos de autodefesa energética. Qual o emprego autoconsciente do heteroperdão das imaturidades alheias promovendo o reequilíbrio? 02. Antiemocionalidade. O controle psicossomático, evitando as automimeses estagnadoras. Qual o grau de reflexão evolutiva constante na busca do autequilíbrio? 03. Autoridade. A capacidade da liderança democrática e lúcida na evolução grupocármica. Qual a qualificação da capacidade de condução no exercício da autoridade denotando equilíbrio nas manifestações? 04. Competitividade. A consciência da coexistência madura diminuindo a concorrência e combatividade. Qual o saldo das ações intrafísicas atenuando confrontos e promovendo reequilíbrios interconscienciais? 05. Comunicabilidade. A interlocução lúcida entre consciências em todas as dimensões. Qual a estilística no desenvolvimento da linguagem tarística, verbal e gráfica, denotando o equilíbrio da ortocomunicação? 06. Conexidade. A qualidade das ligações com holopensenes extrafísicos. Qual o grau de aceitação da paraprocedência extrafísica promovendo autequilíbrio? 07. Consciencialidade. A autanálise constante do binômio consciencialidade-materialidade. Qual a lucidez e o nível da autoconscientização multidimensional, indicando equilíbrio interdimensional? 08. Convivialidade. A convivência fraterna e as reconciliações grupocármicas na busca da harmonia vivencial. Qual a estabilidade das ligações cosmoéticas nas relações, promotoras de reequilíbrios entre parceiros evolutivos? 09. Cosmoeticidade. A busca da ortopensenidade na autexemplificação proéxica diária. Qual o princípio cosmoético orientador nas atitudes definidoras do caráter, indicativo do reequilíbrio ortopensênico? 10. Criticidade. A holomaturidade no julgamento avaliativo evitando justificações e estupros evolutivos. Qual a conduta pessoal nas reações perante a auto e heterocrítica, sem desequilíbrios intraconscienciais? 11. Equanimidade. A coerência teática da justiça, senso de equidade e respeito à igualdade. Qual a reação diante das injustiças e posições sectárias inflexíveis, passíveis de causar desequilíbrios? 12. Holochacralidade. A hiperacuidade bioenergética na convivência construtiva com as energias conscienciais. Qual o gabarito dos EVs profiláticos no equilíbrio interno e externo? 13. Holossomaticidade. A profundidade da autoconscientização do ecossistema multidimensional. Qual o emprego cosmoético dos veículos de manifestação da consciência, embasando o reequilíbrio holossomático? 14. Intelectualidade. A maturidade do atributo intelectual na expressão do conhecimento e fluência ideativa. Qual o nível das autodescobertas e uso dos dicionários cerebrais na produção gesconológica equilibrada? 15. Logicidade. A percepção da lógica evolutiva e a superação de mitos ultrapassados. Qual o nível de evitação dos mitos alienantes passíveis de desequilibrar a automanifestação? 16. Pacificidade. A vivência antibelicista consciente na manutenção da dignidade humana. Qual o nível de compromisso com as atitudes de antiviolência, reequilibradoras da convivialidade ainda patológica na Socin? 17. Paraperceptibilidade. A dinâmica do parapsiquismo útil. Qual o grau de parapsiquismo lúcido visando o reequilíbrio da interassistencialidade? 18. Personalidade. A característica personalíssima do temperamento na manifestação pessoal. Qual a retidão do comportamento e equilíbrio pessoal na formação da personalidade equilibrada? 19. Prioridade. A abrangência do despertamento evolutivo cosmoético na condição de prioridade máxima. Qual o esforço e o vigor para alcançar os objetivos da holomaturidade na vida, denotadora do equilíbrio consciencial? 20. Profissionalidade. A polivalência pessoal no desenvolvimento da competência técnica. Qual o nível do equilíbrio pessoal e automotivação para assistência na profissão? 21. Racionalidade. A preferência mentalsomática nas decisões. Qual o compromisso teático com a autocientificidade reequilibradora? 22. Seriexialidade. A aceitação do ciclo multiexistencial no grupocarma. Qual a profundidade da lucidez na promoção de reequilíbrios diante das auto e heterorretrocognições? 23. Sociabilidade. A facilidade de contatos no acolhimento das demandas sociais. Qual o nível de autoajustamento equilibrado nos grupos sociais de convivência? 24. Universalidade. A posição antissectária e antidogmática. Qual o alcance da visão megacosmopolita na evolução da democracia pura, sinônimo de equilíbrio social? VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a capacidade reequilibradora, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Amplitude autopensênica: Proexologia; Homeostático. 02. Atitude inovadora: Administraciologia; Neutro. 03. Autodiscernimento: Holomaturologia; Homeostático. 04. Consciência crescente: Autopesquisologia; Homeostático. 05. Consciência crítica cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático. 06. Equilibriologia: Homeostaticologia; Homeostático. 07. Eudemonia cosmoética: Homeostaticologia; Homeostático. 08. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático. 09. Fórmula SEI: Paradireitologia; Homeostático. 10. Harmoniologia: Cosmoeticologia; Homeostático. 11. Homeostase geral: Homeostaticologia; Homeostático. 12. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático. 13. Meganível da autoconsciência: Imagisticologia; Homeostático. 14. Quebra qualitativa: Perdologia; Nosográfico. 15. Ruptura do equilíbrio: Evoluciologia; Neutro. A CAPACIDADE REEQUILIBRADORA AMPLIA A HOLOPENSENIDADE HOMEOSTÁTICA E VIABILIZA RECICLAGENS INTRACONSCIENCIAIS, FORTALECENDO A IMPERTURBABILIDADE, A EUTIMIA E A INTERASSISTENCIALIDADE LÚCIDA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, realiza autesforços em prol do autequilíbrio? Quais reciclagens vem realizando a partir do sobrepairamento cosmoético perante as adversidades? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 314, 601 e 1.425. 2. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 128 e 176. A. D.