Bom Humor Interassistencial

O bom humor interassistencial é o estado consciencial de equilíbrio manifesto pelo ânimo vigoroso, disposição e temperamento positivo da consciência, intra ou extrafísica, capaz de compreender e expressar, de maneira descontraída e cosmoética, a autopercepção dos fatos ou parafatos de modo a influenciar na desdramatização, pacificação e entendimento nas interações.

Você, leitor ou leitora, utiliza o traço do bom humor como técnica interassistencial consciente? Percebe a influência do boa disposição interassistencial nas pessoas e nos ambientes por onde passa?

      BOM      HUMOR INTERASSISTENCIAL
                               (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O bom humor interassistencial é o estado consciencial de equilíbrio manifesto pelo ânimo vigoroso, disposição e temperamento positivo da consciência, intra ou extrafísica, capaz de compreender e expressar, de maneira descontraída e cosmoética, a autopercepção dos fatos ou parafatos de modo a influenciar na desdramatização, pacificação e entendimento nas interações.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O termo bom deriva do idioma Latim, bonus, “bom; com as necessárias qualidades; conveniente; apto; útil; rico; opulento; excelente; delicado; hábil; virtuoso; corajoso; valoroso; denodado; formoso”. Surgiu no Século XIII. O termo humor provém também do idioma Latim, humor, “líquido; fluido; serosidade do corpo; linfa”. Apareceu no Século XIII. O prefixo inter procede do mesmo idioma Latim, inter, “no interior de 2; entre; no espaço de”. O vocábulo assistência deriva igualmente do idioma Latim, assistentia, “ajuda; socorro”, e este de assistens ou adisistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar presente; comparecer; assistir em juízo; assistir à cabeceira; estar ao pé do leito; estar à porta de alguém”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Bom humor sadio. 2. Bom humor qualificado. 3. Bom humor evolutivo. 4. Disposição assistencial. 5. Temperamento descontraído sadio. 6. Têmpera equilibrada.
          Neologia. As 3 expressões composta bom humor interassistencial, bom humor interassistencial inconsciente e bom humor interassistencial consciente são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 01. Humor antievolutivo. 02. Humor anticosmoético. 03. Humor desqualificado. 04. Mau humor. 05. Humor maldoso. 06. Ironia. 07. Sarcasmo. 08. Humor negro. 09. Humor preconceituoso.10. Euforia.
          Estrangeirismologia: o goodmood; o happyday; o to be always pleased; o link interassistencial a partir do bom humor; o rapport assistencial; o love is in the air.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da convivialidade interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Humor: indicador autoconscienciométrico. Sorriso: técnica assistencial.
          Coloquiologia. Eis duas expressões populares indicativas do bom humor interassistencial: o ato de fazer do limão limonada; o ato de perder o amigo, porém não perder a piada.
          Citaciologia. Eis 3 citações ilustrando o tema: – “O bom senso anda, mas o humor dança” (Willian James, 1842–1910). “O humor incomoda o poder e toda forma de autoritarismo”. “O humor é a ginástica da inteligência” (Victor Mirshawka, 1941–).
          Proverbiologia: – É melhor ver o lado bom de todas as coisas.
          Ortopensatologia. Eis 4 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
          1. “Bom humor. Bom humor: superioridade humana”. “A tarefa do esclarecimento (tares) não exclui o bom humor”.
          2. “Humor. O bom humor pode ser a primeira manifestação de interassistencialidade”. “Contra a irritação, o único remédio eficaz é o bom humor”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do bom humor; o holopensene da desdramatização; o holopensene pessoal da alegria; o holopensene irresistível da pessoa bem-humorada; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o holopensene da pacificação; o holopensene pessoal da convivialidade sadia; a leveza dos holopensenes; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene pessoal da Cosmoética.
         Fatologia: o bom humor interassistencial; a capacidade de enxergar o melhor de tudo e todos; o predomínio da racionalidade sobre a emocionalidade; o posicionamento firme quando necessário; o momento oportuno e a dosagem certa na utilização do bom humor social; as amizades raríssimas consolidadas pela aptidão mentalsomática; o ato de saber brincar sem perder a seriedade; a essência do têmpera pessoal; o prazer constante pela oportunidade evolutiva mesmo diante das dificuldades; a animação pessoal contagiando o ambiente de trabalho; o trabalho rotineiro, monótono e enfadonho realizado com alegria; as evidências de as pessoas bem-humoradas alcançarem mais facilmente sucesso profissional; as autossuperações encaradas com bom humor; as conquistas evolutivas gerando satisfação íntima; a comunicação desassediadora; a comunicação não verbal; a comunicação não violenta; a elaboração do bom humor inteligente; a possibilidade de pessoa bem-humorada fazer mais conexões cerebrais; os exercícios físicos estimulando a produção da serotonina; o poder da boa índole; a escrita leve e bem-humorada; a docência conscienciológica; o irreverência como recurso didático; os ganchos didáticos bem-humorados; o histrionismo pedagógico; a facilidade de aprendizagem nos ambientes não repressivos; o convívio diário harmonioso da dupla evolutiva (DE); a diferença de humor nas diferentes culturas, idiomas, países e grupos étnicos; a repressão das sociedades tradicionais; os transtornos de humor prejudicando as relações íntimas; o relógio do humor para cada hora do dia; as patologias do humor; a labilidade emocional e parapsíquica; a primeira reação descortinando o temperamento; as alterações de humor como diagnóstico na autoconscienciometria; a preocupação excessiva com a opinião alheia; os mecanismos de defesa do ego (MDEs); a rabugice assediadora; a carranca; a piada antiassistencial às custas do trafar alheio; a máscara do bom humor; o bom ânimo como facilitador do pensamento crítico e da criatividade sadia; o humor crítico cosmoético delatando as incoerências sociais; a rebeldia cosmoética; a postura íntima de não pedir mais para si; o saudável fortalecimento dos vínculos evolutivos; o bom humor facilitando as reconciliações grupocármicas.
         Parafatologia: a vivência do estado vibracional (EV) profilático; o bom humor interassistencial na extrafisicalidade; a parapsicosfera pacificadora; a prática da tenepes contribuindo para o bom humor diário; as parapercepções bem-humoradas úteis na identificação assistencial; a paraidentificação do bom ânimo dos amparadores; o temperamento descontraído atraindo consciências extrafísicas no mesmo padrão; o bom humor promovendo blindagem natural às intrusões conscienciais patológicas; a ressoma de consciência com têmpera equilibrada colaborando com as reciclagens do grupocarma; o diagnóstico energético da intencionalidade do bom humor assistencial; o autodesassédio; o heterodesassédio; a megaeuforização; a euforex; a sinalética energética parapsíquica pessoal; a assim; a desassim; o bom humor assistencial na atuação com a equipex da pararreurbanização.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo bom humor–acolhimento; o sinergismo empatia-assistencialidade; o sinergismo motivação–bom humor–produtividade.
         Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da empatia evolutiva; o princípio da imperturbabilidade ante o caos externo; o princípio de pensar antes de falar.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando o bom humor interassistencial.
         Tecnologia: a técnica do clow; a técnica do histrionismo; a técnica do estado vibracional na manutenção do bom humor pessoal; a técnica do bom humor didático; a técnica do polianismo terapêutico.
          Voluntariologia: o bom humor enquanto elemento desassediador no voluntariado conscienciológico; o acolhimento bem-humorado dos voluntários nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o reencontro do grupo evolutivo no voluntariado conscienciológico gerando satisfação grupal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Discernimentologia; o Colégio Invisível da Homeostaticologia; o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
          Efeitologia: o efeito contagiante do bom humor; o efeito da tenepes no estado de humor do praticante; o efeito revigorante do bom humor interassistencial da dupla evolutiva gerando primener.
          Neossinapsologia: a probabilidade de os ambientes bem-humorados favorecerem a ampliação das neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo bom humor pessoal–rapport grupal–assistência policármica.
          Enumerologia: o feedback sincero com bom humor; a impactoterapia com bom humor; a acareação cosmoética com bom humor; as crises de crescimento com bom humor; o stress positivo com bom humor; as mediações de conflitos com bom humor; as resoluções grupocármicas com bom humor.
          Binomiologia: o binômio flexibilidade mental–inteligência contextual; o binômio temperamento-humor; o binômio admiração-discordância.
          Interaciologia: a interação repressão-depressão; a interação autestima–bom humor; a interação humor homeostático–desperticidade; a interação bom humor–cognição.
          Trinomiologia: o trinômio bom humor–interassistencialidade–desassédio; o trinômio automotivação-trabalho-lazer; o trinômio autorganização-equilíbrio-pacificação.
          Polinomiologia: o polinômio autopesquisa–lucidez–pacificação íntima–bom humor; o polinômio lucidez-cosmoética-interassistência-desperticidade.
          Antagonismologia: o antagonismo bom humor / mau humor; o antagonismo alegria / tristeza; o antagonismo abertismo / fechadismo; o antagonismo introversão / extroversão; o antagonismo alegria / depressão.
          Paradoxologia: o paradoxo de a seriedade evolutiva promover o estado de bom humor qualificado; o paradoxo de a comédia e a tragédia possuírem a mesma fonte de humor; o paradoxo histrionismo-desdramatização.
          Politicologia: a política da boa vizinhança; a paradiplomacia; a meritocracia; a assistenciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço na qualificação do bom humor.
          Filiologia: a logicofilia; a mentalsomatofilia; a lucidofilia; a discernimentofilia; a interassistenciofilia; a autopesquisofilia; a harmoniofilia.
          Sindromologia: a síndrome do infantilismo; o emprego do pseudobom humor na síndrome da dominação; a síndrome da mediocrização consciencial; a síndrome do bonzinho.
          Maniologia: a mania de querer ser o engraçadinho para chamar a atenção do grupo; a egomania.
          Mitologia: o mito do palhaço feliz; o mito do vale tudo para fazer rir.
          Holotecologia: a consciencioteca; a comunicoteca; a assistencioteca; a cosmoeticoteca; a convivioteca; a socioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Cosmoeticologia; a Lucidologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Temperamentologia; a Conviviologia; a Autopesquisologia; a Comunicologia; a Mentalsomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin bem-humorada; a conscin otimista; a conscin acolhedora; a conscin histriônica; a conscin trafor; a conscin anticonflituosa; a conscin lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; o grupo de teatro Antropofocus; os Doutores da Alegria; o grupo Xô Dodói.
          Masculinologia: o intermissivista; o conscienciólogo; o amparador intrafísico; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o completista; o atacadista consciencial; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o proexólogo; o epicon lúcido; o evoluciente; o exemplarista; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o pesquisador; o projetor consciente; o verbetólogo; o voluntário; o humorista; o ator; o comediante; o palhaço.
          Femininologia: intermissivista; a consciencióloga; a amparadora intrafísica; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a completista; a atacadista consciencial; a convivióloga; a duplista; a proexista; a proexóloga; a epicon lúcida; a evoluciente; a exemplarista; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a pesquisadora; a projetora consciente; a verbetóloga; a voluntária; a humorista; a atriz; a comediante; a palhaça.
          Hominologia: o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens felix; o Homo sapiens euphoricus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens orthopensenicus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: bom humor interassistencial inconsciente = o expresso na disposição espontânea, involuntária e descontraída para aliviar tensões momentâneas ou para fazer desassédio a pessoas e / ou ambientes; bom humor interassistencial consciente = o expresso na disposição técnica, voluntária e desenvolta para realizar rapport favorável com os assistidos capaz de promover a interação multidimensional assistencial necessária.
          Culturologia: a cultura da Conviviologia Cosmoética.
          Tipologia. O humor pode ser categorizado, em 3 tipos, listados a seguir em ordem alfabética:
          1. Antievolutivo: humor hostil; humor irônico; humor preconceituoso; humor debochado; humor ácido; humor racista; humor antiético; humor homofóbico; humor sarcástico.
          2. Evolutivo: humor altruísta; humor cosmoético; humor acolhedor; humor empático; humor fraterno; humor mentalsomático; humor benigno; humor assistencial.
          3. Neutro: humor social; humor crítico; humor infantil; humor teatral.
          Taxologia. Eis, em ordem alfabética, 20 atributos característicos da conscin mantenedora de holopensene com bom humor interassistencial:
          01. Acolhimento: a empatia; a compreensão; a benevolência; a orientação; o encaminhamento.
          02. Alegria: o sorriso sincero; a satisfação íntima; a felicidade genuína; o bem-estar contínuo.
          03. Autenticidade: a autexposição sincera; a honestidade; a espontaneidade; a irreverência.
          04. Autocontrole: o autodomínio energético; a estabilidade íntima; a iscagem lúcida.
          05. Autocrítica: o senso crítico; a autopesquisa constante; o bom senso; o bom tom.
          06. Cosmoética: o autodiscernimento; a maturidade evolutiva; o CPC.
          07. Desdramatização: a capacidade de se divertir com os próprios erros; a tranquilidade frente às fatalidades e perdas.
          08. Desassedialidade: o auto e heterodesassédio; a desperticidade.
          09. Equilíbrio holossomático: a boa saúde física; a disposição energética; a estabilidade emocional; a racionalidade; a inteligência evolutiva (IE).
          10. Exemplarismo: a autocoerência pessoal; a teática.
          11. Flexibilidade: a autorreestruturação pensênica; o jogo de cintura; a surpresa; o imprevisto.
          12. Força presencial: a aglutinação evolutiva; a leveza existencial; a irresistibilidade; a fisionomia serena.
          13. Gratidão: o sentimento de retribuição; o reconhecimento dos aportes; a afetividade sadia.
          14. Interassistencialidade: a empatia; o fraternismo; a cooperação; as concessões cosmoéticas.
          15. Lucidez: a autocognição evolutiva; o autodiscernimento; a cosmovisão; os extrapolacionismos parapsíquicos; os resultado assistenciais multidimensionais.
          16. Ortopensenidade: a Higiene Consciencial; a retilinearidade pensênica; a homeostase consciencial.
          17. Otimismo: a visão traforista; a resiliência; a persistência evolutiva.
          18. Proatividade evolutiva: o epicentrismo consciencial; o autesforço evolutivo; o dinamismo; a produtividade evolutiva.
          19. Serenidade: a pacificação íntima; a tranquilidade.
          20. Ternura: a docilidade; a cordialidade; o carinho; a amabilidade.
          Teste. De acordo com a Autocriticologia, eis 12 questões básicas para reflexões iniciais e / ou autavaliação íntima quanto ao bom humor interassistencial pessoal a partir de trafores úteis, listados em ordem alfabética:
          01. Autestima. Os diálogos íntimos reforçam os autotrafores ou ampliam a autoimagem distorcida da intraconsciencialidade?
          02. Autocontrole. A pacificação íntima pessoal é constante ou o desequilibrio alheio desestabiliza você?
          03. Autodisciplina. As tarefas diárias são realizadas com ânimo e motivação ou são consideradas fardo cotidiano?
          04. Desassédio. As interações diuturnas são favorecidas pelo bom humor pessoal ou predomina mau humor diante do inesperado?
          05. Desdramatização. A postura pessoal desdramatizada melhora as interações cotidianas ou existe mágoas e ressentimentos ante os fatos ou injunções?
          06. Empatia. Encara toda consciência com fraternidade e compreensão evolutiva ou se alia aos assediadores mantenedores das interprisões grupocármicas?
          07. Flexibilidade. Consegue abir mão da grande ideia pessoal para o melhor de todos ou ainda impõe opiniões escravizantes?
          08. Otimismo. O primeiro pensamento do dia é carregado de otimismo e ânimo diante das atividades diárias ou possui algum nível de queixume e reclamação íntima?
          09. Positividade. Os pensamentos positivos predominam ante a difícil decisão ou ainda se permite patopensenes?
          10. Proatividade. A proatividade define os resultados evolutivos ou a procrastinação impera nas metas pessoais?
          11. Resiliência. As adversidades são encaradas ao modo de autossuperações evolutivas ou se vitimiza ante os tombos existenciais?
          12. Trafores. Os traços-força pessoais são utilizados conscientemente para alavancar a interassistência ou a prevalece a postura débil de esperar pelos outros?
          Banalização. O mercado econômico do humor, a exemplo da mídia televisiva, lucra às custas da inferiorização, do preconceito, das inconveniências, do sarcasmo e da anticosmoeticidade. Reforça, cada vez mais, a indiferença e o sofrimento alheio banalizando o respeito ao próximo, aproveita as realidades dolorosas e impacta diretamente na educação dessa geração, cada vez mais alienada quanto à realidade assistencial, multidimensional.
          Humor evolutivo. O bom humor interassistencial é elaborado a partir do mentalsoma e fundamentado na Cosmoética. A maturidade evolutiva permite a qualificação do humor através do domínio das emoções e dos instintos egoicos da conscin. A consciência assistencial lúcida compreende a condição de minipeça no maximecanismo, respeita o livre arbítrio dos assistidos e foca nos resultados assistenciais avaliando com lucidez, o melhor para todos.
          Originalidade. O senso de humor pode ser utilizado como técnica evolutiva para compreensão dos fatos e parafatos de maneira mais ampla, descontraída e original permitindo resoluções de conflitos mais criativas e possibilidades antes não percebidas.
          Intermissivista. É desafio do intermissivista desenvolver a escrita conscienciológica com leveza e bom humor diante dos assuntos complexos da consciência e ainda assim levar o leitor à reflexão profunda. A escrita bem-humorada possibilita a aglutinação das conscins assistidas e a ampliação do esclarecimento policármico.
          Desdramatização. Rir de si mesmo sem autopunição é a capacidade de desdramatizar as próprias inseguranças melhorando a autoconfiança.
          Paragenética. Algumas consciências são mais bem-humoradas se comparadas a outras. Vale considerar a hipótese de as pessoas dotadas de bom humor natural, terem adquirido essa habilidade em vidas pregressas. Se a característica do bom humor for vincada na paragenética pessoal será elemento facilitador de autopesquisa retrocognitiva no reconhecimento de personalidade consecutiva.
          Evoluciologia. O bom humor é atributo essencial no desenvolvimento evolutivo para todas as consciências. Em tese, não existe Serenão mal-humorado.
          Terapeuticologia. De acordo com a Paraprofilaxia, eis por exemplo, listados em ordem decrescente de sutilezas dos veículos de manifestação da consciência, alguns procedimentos úteis e inteligentes para o desenvolvimento do bom humor interassistencial:
          1. Soma: os exercícios físicos regulares; a alimentação saudável; o funcionamento diário do intestino; a desintoxicação do fígado; a sexualidade sadia; a carga horária pessoal de sono bem atendida.
          2. Energossoma: o trabalho diário e disciplinado com as energias; o estado vibracional enquanto autodefesa energética; a desassimilação das energias; a blindagem energética evitando intoxicação provenientes do mau humor alheio; as trocas energéticas com as plantas e os animais; o refazimento energético nas projeções conscienciais (PC) sadias; a prática da tenepes.
          3. Psicossoma: o desenvolvimento da afetividade sadia; o encontro positivo com os amigos evolutivos; o lazer; as viagens culturais; a autodisponibilidade nas interações com os animais domésticos; a ampliação do círculo de amizades.
          4. Mentalsoma: a ampliação intelectual através da leitura de livros, jornais e dicionários; o desenvolvimento da criatividade; a associação de ideias; a ampliação da autocriticidade e autorreflexão; a prática da docência conscienciológica; a produtividade intelectual; a higiene pensênica; a autorreestruturação pensênica; o parapsiquismo lúcido.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o bom humor interassistencial, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Alegria: Conviviologia; Neutro.
          02. Autorraciocinofilia: Autorraciocinologia; Homeostático.
          03. Desdramatização: Autodiscernimentologia; Homeostático.
          04. Empatia receptiva: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Força presencial: Intrafisicologia; Neutro.
           06.   Histrionologia: Comunicologia; Neutro.
           07.   Humor homeostático: Holomaturologia; Homeostático.
           08.   Jovialidade sem idade: Temperamentologia; Homeostático.
           09.   Otimismo racional: Mentalsomatologia; Homeostático.
           10.   Postura antiqueixa: Paraetologia; Homeostático.
           11.   Reciclagem prazerosa: Recexologia; Homeostático.
           12.   Resiliência consciencial: Holomaturologia; Neutro.
           13.   Sorriso sincero: Comunicologia; Homeostático.
           14.   Strong profile: Perfilologia; Homeostático.
           15.   Temperamento instável: Autotemperamentologia; Nosográfico.
     O BOM HUMOR INTERASSISTENCIAL EXIGE POSTURA DESDRAMATIZADA ANTE OS AUTODESAFIOS COTIDIANOS
   E CORAGEM PARA RECICLAR O AUTOTEMPERAMENTO.
   IMPORTA DAR O MELHOR DE SI NAS INTERRELAÇÕES.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, utiliza o traço do bom humor como técnica interassistencial consciente? Percebe a influência do boa disposição interassistencial nas pessoas e nos ambientes por onde passa?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 293, 294 e 810.
                                                                                                             A. A. M.