Binômio Representatividade-Responsabilidade

O binômio representatividade-responsabilidade é a condição de a consciência desempenhar o papel de referência ou exemplo multidimensional, no contexto grupal, assumindo de maneira lúcida os compromissos decorrentes de tal circunstância.

Você, leitor ou leitora, já identificou oportunidades para o exercício do binômio representatividade-responsabilidade? Atualmente, tem tirado proveito evolutivo dessa condição?

      BINÔMIO        REPRESENTATIVIDADE-RESPONSABILIDADE
                                 (GRUPOCARMOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. O binômio representatividade-responsabilidade é a condição de a consciência desempenhar o papel de referência ou exemplo multidimensional, no contexto grupal, assumindo de maneira lúcida os compromissos decorrentes de tal circunstância.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. A palavra binômio procede do idioma Latim, binomius, “dois nomes; consistindo de dois termos”. Surgiu no Século XVI. O vocábulo representatividade deriva do idioma Francês antigo, representatif, e este do idioma Latim Medieval, repraesentativus, “representativo”. Apareceu no Século XIV. O termo responsável provém do idioma Francês, responsable, “que garante; que responde”, derivado do idioma Latim, responsus, de respondere, “responder; afirmar; assegurar; afiançar; prometer; refutar; comparecer”. Surgiu no Século XVIII. A palavra responsabilidade apareceu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Binômio representatividade-dever. 2. Binômio referenciabilidade-responsabilidade. 3. Binômio representatividade-compromisso. 4. Binômio representatividade-seriedade.
         Cognatologia. Eis 15 cognatos derivados do vocábulo representatividade: autorrepresentatividade; heterorrepresentatividade; megarrepresentante; megarrepresentatividade; multirepresentatividade; representabilidade; representação; representada; representado; representador; representadora; representar; representativa; representativo; representável.
         Neologia. As 3 expressões compostas binômio reprensentatividade-responsabilidade, binômio representatividade-responsabilidade incipiente e binômio representatividade-responsabilidade veterano são neologismos técnicos da Grupocarmologia.
         Antonimologia: 1. Binômio irrepresentatividade-irresponsabilidade. 2. Binômio irreferenciabilidade-displicência.
         Estrangeirismologia: o standing for others; o rapport com o grupo representado; a performance representativa; o Evolutionarium; o Retrocognitarium; o teamwork evolutivo; o Reeducandarium; o flashback intermissivo; o link com a próxima ressoma; o background consciencial à prova; o Recexarium.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao senso cosmoético de representatividade grupocármica.
         Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Representatividade traz responsabilidade. Representatividade cosmoética exemplifica. Interassistência grupal liberta.
         Coloquiologia. Eis 7 expressões populares relacionadas ao binômio representatividade-responsabilidade: a consciência de ser voz do povo; a condição responsável do 1 por todos e todos por 1; o referencial da conscin ponta firme; a chance de ouro; a deliberação do só tem tu vai tu mesmo; a percepção de a hora é agora; o fato de o combinado não sair caro.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da responsabilidade grupal; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os grupopensenes; a grupopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; a representatividade decorrente do holopensene dos símbolos, imagens, frases, números e datas; a reciclagem pensênica sendo motivadora do binômio representatividade-responsabilidade; a responsabilidade individual das assinaturas pensênicas grupais; a representatividade grupal das assinaturas pensênicas individuais; os pensenes de gratidão decorrentes da representatividade grupal cosmoética; os pensenes de retribuição pessoal decorrentes da responsabilidade grupal.
          Fatologia: a autolucidez quanto ao papel desempenhado dentro dos grupos evolutivos; a atuação responsável enquanto referência para outras consciências; o autocompromentimento interassistencial grupal; a percepção consciente da possibilidade de contribuir com o grupo ao assumir a responsabilidade dos próprios trafores; a responsabilidade crescente quanto às representações grupais já percebidas; a atuação do binômio representatividade-responsabilidade na condição de libertador de interprisões grupocármicas e acelerador evolutivo grupal; a responsabilidade do representado perante a escolha dos representantes; as autossuperações decorrentes da representatividade cosmoética ainda não alcançada; a autorrepresentatividade dos erros e acertos das retrovidas; o fato de a representatividade individual não poder ser atribuída a outrem; a responsabilidade dos autopensenes denotando a representatividade implícita na intencionalidade; o voo solo da liderança interassistencial; a oportunidade evolutiva de desempenhar o papel de minipeça atuante; a possibilidade de ser a pessoa certa na hora certa; a chance de retribuir ao grupo evolutivo a representatividade conferida; o momento divisor de águas entre a teoria e a prática; a hora de testar os conceitos aprendidos; o senso de responsabilidade aflorado quando distante do grupo representado; a atuação responsável da conscin esteio de família; a representatividade implícita e a responsabilidade decorrente da conscin macrossômata; a representabilidade-responsabilidade decorrente da convivência interespécies; o ato interassistencial potencializador de outras representatividades; a responsabilidade de poder fazer a diferença para o grupo evolutivo; o ato interassistencial de pensar nas consciências representadas enquanto referência maior na tomada das próprias decisões; o binômio representatividade-responsabilidade enquanto antídoto contra a desistência e o medo de fracassar; a representatividade sendo ponte de ligação da consciência com os mais diversos grupos; o senso de oportunidade evolutiva aguçado pelo binômio representatividade-responsabilidade; a representatividade de todas as referências identificadoras da consciência; a representatividade intrafísica repercutindo nas consciexes do grupo evolutivo.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o binômio representatividade-responsabilidade expresso na atuação dos amparadores extrafísicos enquanto catalisadores da evolução de outras consciências; a pararrepresentatividade dos pares evolutivos de mesma origem extrafísica; a pararresponsabilidade do(a) evoluciólogo(a) sendo orientador(a) de grupos evolutivos na pré-ressoma; a representatividade extrafísica repercutindo nas conscins do mesmo grupo evolutivo.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo maturidade-coerência-interassistência; o sinergismo coragem-autossuperação-grupocarmalidade; o sinergismo da conjunção de esforços pelo bem da maioria.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio da inseparabilidade grupocármica; o princípio de causa e efeito; o princípio do sacrifício pessoal em prol dos benefícios grupais; o princípio da retribuição pessoal; o princípio da realização do prioritário em benefício da maioria; o princípio de cumprir o combinado; o princípio do sozinho vai mais depressa, em grupo se vai mais longe.
          Codigologia: o código grupal de Cosmoética (CGC) representado pela atuação responsável de cada consciência no grupo evolutivo; a atualização do código pessoal de Cosmoética (CPC) da conscin lúcida quanto à representatividade grupal.
          Teoriologia: a teoria da inseparabilidade grupocármica ressaltando a importância da responsabilidade grupal no processo evolutivo; a teoria dos heterorrevezamentos conscienciais grupais; a teoria da minipeça no Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; a teoria da tridotação consciencial enquanto fator otimizador do binômio representatividade-responsabilidade.
          Tecnologia: as técnicas da interassistência consciencial; a técnica de reciclagem intraconsciencial; a técnica do autoposicionamento cosmoético; a técnica de identificação dos trafores, trafares e trafais; a técnica da retribuição pessoal; a técnica de colocar-se no lugar do outro.
          Voluntariologia: a representatividade multidimensional expressa na responsabilidade do voluntariado interassistencial; as repercussões não mensuráveis do voluntariado e paravoluntariado interassistenciais; o binômio representatividade-responsabilidade no trabalho voluntário da tenepes; a força do amparo de função de acordo com a representatividade do trabalho voluntário interassistencial.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Paragenética; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Grupocarmologia; o Colégio Invisível da Holomaturologia; o Colégio Invisível da Comunicologia; o Colégio Invisível da Paradiplomacia.
          Efeitologia: o efeito propulsor da responsabilidade interassistencial assumida com determinação; o efeito desassediador e exemplificador da representatividade cosmoética eficaz; o efeito da valorização dos trafores na representatividade eficiente; o efeito multiplicador e pluridimensional da representatividade interassistencial grupal.
          Neossinapsologia: as neossinapses da representatividade inerente a todas as consciências em todas as manifestações multidimensionais; as neossinapses de interassistência advindas da autexposição cosmoética; a representatividade cosmoética desencadeando neossinapses de liderança interassistencial; as neossinapses de reciclagem intraconsciencial decorrentes das automultirresponsabilidades interassistenciais já identificadas; as neossinapses de responsabilidade geradas a partir da conscientização dos processos de exemplarismo pessoal tarístico e de heterorevezamento evolutivo.
          Ciclologia: os heterorrevezamentos evolutivos dentro do Ciclo Multiexistencial Grupal (CMG); a inseparabilidade grupocármica através do ciclo representante-representado; o Ciclo Multiexistencial Pessoal (CMP) levando a consciência à inevitável condição de liderança interassistencial grupal; as responsabilidades inerentes ao ciclo programação existencial–completismo existencial; a representatividade intrínseca ao ciclo assistido-assistente; o ciclo aprendiz-professor renovando representatividades e responsabilidades cada vez maiores.
          Binomiologia: o binômio representatividade-responsabilidade; o binômio qualificação intraconsciencial–retribuição pessoal; o binômio autolucidez-autocomprometimento; o binômio representatividade-autenfrentamento; o binômio reciclagem pensênica–reconciliação grupal; o binômio referenciabilidade-autocompromisso; o binômio minipeça interassistencial–maxiproéxis grupal.
          Interaciologia: a interação representatividade-Cosmoética; a interação Curso Intermissivo (CI)–programação existencial; a interação seriéxis grupais–oportunidades de representatividade; a interação individualidade-grupalidade; a representatividade e a responsabilidade consequentes da interação entre gerações.
          Crescendologia: o crescendo minipeça inconsciente–minipeça consciente; o crescendo individualidade egoica–representatividade cosmoética; o crescendo Homo sapiens timidus–Homo sapiens communicabilis; o crescendo miniproéxis-maxiproéxis; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma.
          Trinomiologia: o trinômio minipeça-rapport-interassistência; o trinômio teoria-oportunidade-teática; o trinômio aprendizado-liderança-retribuição.
          Polinomiologia: o polinômio interdependência-multirrepresentatividade-multirresponsabilidade-interassistência.
          Antagonismologia: o antagonismo representatividade anticosmoética / interassistencialidade; o antagonismo autolucidez / autocorrupção; o antagonismo minipeça interassistencial / egocentricidade.
          Paradoxologia: o paradoxo de representar e ser representado por diferentes consciências ao mesmo tempo; o paradoxo de ter responsabilidade na evolução de outras consciências mesmo sabendo ser individual o processo evolutivo; o paradoxo de o Serenão possuir maxirrepresentatividade extrafísica dentro da condição de miniexposição intrafísica.
           Politicologia: a lucidocracia; a interassistenciocracia; a cosmoeticocracia; a proexocracia; a discernimentocracia; a paradireitocracia; a evoluciocracia.
           Legislogia: a lei da interdependência consciencial; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei da responsabilidade evolutiva; a lei da interassistencialidade; as leis da Cosmoética; a lei da retribuição pessoal; a lei do aprimoramento evolutivo contínuo.
           Filiologia: a discernimentofilia; a evoluciofilia; a comunicofilia; a decidofilia; a proexofilia; a grupofilia; a interassistenciofilia; a cosmoeticofilia.
           Fobiologia: a hipengiofobia; a recinofobia; a sociofobia; a cacorrafiofobia; a biofobia; a neofobia; a catagelofobia; a glossofobia; a laliofobia; a decidofobia; a proexofobia; a autossuperação das fobias.
           Sindromologia: a síndrome da autovitimização; a síndrome de Peter Pan; a síndrome do egocentrismo infantil.
           Maniologia: a egomania; a fracassomania; a murismomania; a retromania; a mania de ficar se comparando com os outros; a mania de não cumprir o combinado; a mania de não assumir os trafores, os trafares e os trafais; a mania de não assumir a proéxis; a mania de ter medo da opinião alheia.
           Mitologia: o mito da possibilidade de evoluir no isolamento; a autocorrupção incrustada no mito de evoluir sem assumir maiores responsabilidades; o mito de não querer se expor para minimizar o cometimento de erros; o mito de se achar incapaz para a realização da tarefa apresentada.
           Holotecologia: a evolucioteca; a interassistencioteca; a grupocarmoteca; a prioroteca; a comunicoteca; a holomaturoteca; a socioteca; a epicentroteca; a recinoteca.
           Interdisciplinologia: a Grupocarmologia; a Holomaturologia; a Intermissiologia; a Evoluciologia; a Interassistenciologia; a Materpensenologia; a Megapriorologia; a Comunicologia; a Parapedagogia; a Desassediologia; a Epicentrologia; a Lucidologia.


                                              IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciência minipeça lúcida; o ser interassistencial; a consciência representante cosmoética lúcida; a consciência responsável.
           Masculinologia: o aprendiz; o veterano; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o amparador extrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o neurocirurgião estadunidense Eben Alexander (1953–); o nadador da Guiné Equatorial Eric Moussambani (1978–); o jogador sul africano de rúgbi Jacobus François Pienaar (1967–); o projetor consciente; o tertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a aprendiz; a veterana; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a amparadora extrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a educadora estadunidense Anne Sullivan (1866–1936); a educadora estadunidense Erin Gruwell (1969–); a austríaca Miep Gies (1909–2010); a adolescente paquistanesa Malala Yousafzai (1997–); a escritora estadunidense Martha Mason (1937–2009); a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a tertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens gruppalis; o Homo sapiens communicabilis; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens evolutiologus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio representatividade-responsabilidade incipiente = a automanifestação semilúcida quanto à responsabilidade de ser referência para determinados grupos, desconhecendo as ligações multidimensionais entre as consciências envolvidas; binômio representatividade-responsabilidade veterano = a automanifestação lúcida quanto à responsabilidade do papel a ser desempenhado e enquanto referência grupal, conhecendo as ligações multidimensionais existentes entre as consciências envolvidas.
          Culturologia: a cultura da Evoluciologia; a cultura da Interassistenciologia; a cultura da Conviviologia Evolutiva; a cultura da autexposição cosmoética; a cultura da Lucidologia.
          Taxologia. No âmbito da Interassistenciologia, o binômio representatividade-responsabilidade pode ser encontrado em 20 categorias ou condições, descritas a seguir, em ordem alfabética:
          01. Docência: a representatividade-responsabilidade adquirida pelo exercício da docência conscienciológica.
          02. Duplismo: a representatividade-responsabilidade exercida na condição da dupla evolutiva.
          03. Energossoma: a representatividade-responsabilidade decorrente da manifestação lúcida das energias conscienciais.
          04. Epicentrismo: a representatividade-responsabilidade resultante do epicentrismo consciencial.
          05. Exemplarismo: a representatividade-responsabilidade desenvolvida a partir do exemplarismo pessoal.
          06. Família: a representatividade-responsabilidade exercida pela família no acolhimento da conscin recém ressomada.
          07. Geografia: a representatividade-responsabilidade adquirida a partir dos locais geográficos de nascimento e moradia.
          08. Gescon: a representatividade-responsabilidade decorrente da gescon tarística produzida.
          09. Intermissão: a representatividade-responsabilidade derivada das tarefas extrafísicas desenvolvidas durante o período intermissivo.
          10. Intermissivista: a representatividade-responsabilidade proveniente da condição de aluno ou professor de Curso Intermissivo.
          11. Labor: a representatividade-responsabilidade advinda do trabalho profissional intrafísico.
          12. Mentalsoma: a representatividade-responsabilidade explicitada pela manifestação do pensamento da consciência.
          13. Nominal: a representatividade-responsabilidade originária do nome e sobrenome.
          14. Parageografia: a representatividade-responsabilidade adquirida a partir do local extrafísico de origem.
          15. Política: a representatividade-responsabilidade decorrente do desempenho político perante os interesses da maioria.
          16. Pré-intermissão: a representatividade-responsabilidade advinda da atuação da conscin intermissivista visando as atividades a serem desenvolvidas no próximo período intermissivo.
          17. Proéxis: a representatividade-responsabilidade adquirida durante o período extrafísico através da assunção de compromissos para a próxima ressoma.
          18. Projeção: a representatividade-responsabilidade explicitada a partir da atuação cosmoética do(a) projetor(a) consciente.
          19. Traforismo: a representatividade-responsabilidade derivada dos trafores atuantes da consciência.
          20. Voluntariado: a representatividade-responsabilidade originada do trabalho voluntário.
          Tipologia. Do ponto de vista da Epicentrologia, eis 2 exemplos de tipos de representatividade:
          1. Explícita: a de reconhecimento público, vinda de outras consciências.
          2. Anônima: a operante e ao mesmo tempo silenciosa, desconhecida aos olhos da maioria das demais consciências.
          Caracterologia. Sob a ótica da Evoluciologia, eis, na ordem alfabética, 5 consequências práticas advindas da assunção do binômio representatividade-responsabilidade:
          1. Comunicabilidade: megaexposição consciencial inevitável.
          2. Engajamento: melhor compreensão do processo de minipeça interassistencial.
          3. Fraternidade: maior consideração e afeto pelas demais consciências.
          4. Holomaturidade: autolucidez quanto às próprias manifestações.
          5. Ortopensenidade: afinização com holopensene de amparo extrafísico.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio representatividade-responsabilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acerto grupocármico: Grupocarmologia; Homeostático.
          02. Assistenciologia grupocármica: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Autenticidade consciencial: Comunicologia; Neutro.
          04. Candidatura evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
          05. Consciência grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          06. Exemplo silencioso: Exemplologia; Homeostático.
          07. Inseparabilidade grupocármica: Grupocarmologia; Neutro.
          08. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
          09. Princípio do exemplarismo pessoal: Cosmoeticologia; Homeostático.
          10. Realização humana: Intrafisicologia; Neutro.
          11. Recin grupal: Grupocarmologia; Homeostático.
          12. Senso de fraternidade: Conviviologia; Homeostático.
     O EMPREGO LÚCIDO DO BINÔMIO REPRESENTATIVIDADE-RESPONSABILIDADE É OPORTUNIDADE EVOLUTIVA
   ÍMPAR PARA OTIMIZAÇÃO DAS RECICLAGENS GRUPAIS
    NO AMPLO CONTEXTO DA INTERASSISTENCIALIDADE.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já identificou oportunidades para o exercício do binômio representatividade-responsabilidade? Atualmente, tem tirado proveito evolutivo dessa condição?
            Filmografia Específica:
            1. 12 Homens e uma Sentença. Título Original: 12 Angry Men. País: EUA. Data: 1957. Duração: 96 min. Gênero: Drama; Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Preto e branco. Legendado: Inglês; Espanhol; & Português (em DVD). Direção: Sidney Lumet. Elenco: Henry Fonda; Ed Begley; Lee J. Cobb; Martin Balsan; John Fiedler; Jack Klugman; Ed Binns; Jack Warden; Joseph Sweeney; George Voskovec; Robert Webber; Rudy Bond; James Kelly; Billy Nelson; & John Savoca. Produção: Henry Fonda; & Reginald Rose. Direção de Arte: Robert Markel. Roteiro: Reginald Rose. Fotografia: Boris Kaufman. Música: Kenyon Hopkins. Maquiagem: Herman Buchman. Edição: Carl Lerner. Companhia: Twentieth Century Fox Home Entertainment; & LLC. Distribuição: Fox; & MGM. Sinopse: Jovem é condenado por suposto assassinato do próprio pai e a decisão sobre liberdade ou pena de morte só poderá ser aplicada tendo veredito unânime dos 12 jurados. Apenas 1 dos 12 jurados não está convencido da culpabilidade do réu. Decidido a analisar novamente os fatos do caso, o jurado número 8 não enfrenta apenas as dificuldades de interpretação dos fatos para achar a inocência do réu, mas também a má vontade e os rancores dos outros jurados, com vontade de logo irem embora para casa.
            2. Escritores da Liberdade. Título Original: Freedom Writers. País: EUA. Data: 2007. Duração: 122 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português; & Inglês (em DVD). Direção: Richard Lagravenese. Elenco: Hilary Swank; Patrick Dempsey; Imelda Stanton; Pat Carroll; David Goldsmith; Kristin Herrera; Vanetta Smith; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn; Deance Wyatt; & John Benjamin Hickey. Produção: Danny DeVito; Michael Shamberg; & Stacey Sher. Produção Executiva: Hilary Swank. Desenho de Produção: Laurence Bennett. Direção de Arte & Roteiro: Richard Lagravenese, com base na obra de Erin Gruwell. Fotografia: Jim Denault. Música: Mark Isham. Montagem: David Moritz. Cenografia: Mike Malone. Figurino: Cindy Evans. Efeitos Especiais: Engine Room; Lola Visual Effects; & Pacific Title and Art Studio. Sinopse: Jovem professora, Erin Gruwell (Hilary Swank), vai trabalhar em escola da periferia, com ensino precário, encontrando violência, tensão racial e alunos adolescentes refratários e agressivos. Disposta a fazer a diferença na vida dos alunos, Erin estimula os estudantes a lerem livros tais como o Diário de Anne Frank, trabalhando valores a exemplo da tolerância, disciplina e cooperação. Sugere então aos alunos para escreverem os próprios diários, reconstruindo, assim, as próprias vidas e reperspectivando o futuro.
            3. Fernão Capelo Gaivota. Título Original: Jonathan Livingston Seagull. País: EUA. Data: 1973. Duração: 99 minutos. Gênero: Drama. Idade (censura): livre. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Inglês; Português; & Espanhol (em DVD). Elenco (vozes): Philip Ahn; Richard Crenna; James Franciscus; Juliet Mills; Hal Holbrook; & Dorothy McGuire. Direção & Produção: Hall Bartlett. Desenho de Produção: Boris Leven. Roteiro: Hall Bartlett; & Richard Bach. Fotografia: Jack C. Couffer. Música: Neil Diamond. Edição: James Galloway; & Frank Keller. Efeitos Especiais: L. B. Abbott. Distribuidora: Paramount Pictures. Sinopse: Fernão Capelo Gaivota é a ave insatisfeita com vida limitada vivida pelas outras gaivotas do próprio bando, buscando sempre se aperfeiçoar, voando melhor e mais rápido, em busca da perfeição. Após se desenvolver Fernão volta ao bando para ensinar todo aprendizado obtido nas superações dos limites.
            4. O Milagre de Anne Sullivan. Título Original: The Miracle Worker. País: EUA. Data: 1962. Duração: 106 minutos. Gênero: Biografia; & Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Preto e branco. Legendado: Português. Direção: Arthur Penn. Elenco: Anne Bancroft; Patty Duke; Victor Jory; Inga Swenson; Andrew Prine; Diane Bryan; Donna Bryan; Peggy Burke; Michael Darden; Michele Farr; & Alan Howard. Produção: Fred Coe. Direção de Arte: George Jenkins. Roteiro: William Gibson. Fotografia: Ernesto Caparrós. Música: Laurence Rosenthal. Cenografia: William Gibson. Figurino: Ruth Morley. Edição: Aram Avakian. Estúdios: Big Sky Ranch - 4927 Bennett Road, Simi Valley, Califórnia, EUA. Companhia: Playfilm Productions. Sinopse: A incansável tarefa da educadora Anne Sullivan (Anne Bancroft), ao tentar fazer Helen Keller (Patty Duke), cega, surda e muda, se adaptar e entender, pelo menos em parte, as coisas ao redor. Sullivan entra em confronto com os pais condescendentes e superprotetores da menina, os quais, no entanto, nunca lhe ensinaram algo ou a trataram enquanto outra criança qualquer.
            Bibliografia Específica:
            1. Bach, Richard; Fernão Capelo Gaivota (Jonathan Livingston Seagull: A Story); trad. Antônio Ramos Rosa; & Madalena Rosález; 152 p.; 3 partes; 1 enu.; 14 ilus.; 20,5 x 12,5 cm; br.; Círculo do Livro; São Paulo, SP; 1970; páginas 14 a 18, 26 a 30, 46 a 49, 52, 53, 63 a 65, 73 a 76, 90, 91, 93 a 105, 114, 115, 123 a 129, 132 a 135, 138 e 148
 a 152.
            2. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 196, 197, 224, 225, 228 e 229.
            3. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1.001, 1.002 e 1.009 a 1.012.
            4. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 318 a 321, 323 a 325, 403 a 407, 409 e 410.
            5. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 125, 128, 129, 383, 387, 403, 508, 541, 552, 564, 668, 675 e 677.
                                                                                                                 P. M. F.