Binômio Autocognição-Responsabilidade

O binômio autocognição-responsabilidade é a condição de a conscin, homem ou mulher, assumir de modo autoconsciente os próprios compromissos assistenciais, parapedagógicos e exemplaristas, perante o nível de autocognição acumulado até o momento evolutivo presente.

Qual o grau de comprometimento teático, de você, leitor ou leitora, com o binômio autocognição-responsabilidade? Há algo a ser revisado, aperfeiçoado e / ou incrementado?

      BINÔMIO         AU T O C O G N I Ç ÃO - RE S PO N S ABIL ID AD E
                                 (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. O binômio autocognição-responsabilidade é a condição de a conscin, homem ou mulher, assumir de modo autoconsciente os próprios compromissos assistenciais, parapedagógicos e exemplaristas, perante o nível de autocognição acumulado até o momento evolutivo presente.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O vocábulo binômio vem do idioma Latim, binomius, constituído por bis, “dois”, e nomen, “nome; em nome de; da parte de; relativo à alguma pessoa; palavra; expressão; termo”. Surgiu no Século XIX. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra cognição deriva do idioma Latim, cognitio, “ação de conhecer”, radical de cognitum e supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Apareceu em 1836. O termo responsável é adaptação do idioma Francês, responsable, “que garante; que responde”, derivado do idioma Latim, responsus, de respondere, “responder; afirmar; assegurar; afiançar; prometer; refutar; comparecer”. Surgiu no Século XVIII. O vocábulo responsabilidade apareceu no Século XIX.
          Sinonimologia: 1. Binômio autoconhecimento-dever. 2. Binômio autocognição-paradever. 3. Interação autocognição–encargos evolutivos. 4. Binômio cognição-retribuição.
          Neologia. As 4 expressões compostas binômio autocognição-responsabilidade, binômio autocognição-responsabilidade inversiva, binômio autocognição-responsabilidade tenepessista e binômio autocognição-responsabilidade ofiexista são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Binômio autocognição-irresponsabilidade. 2. Binômio autoconhecimento–negligência retributiva. 3. Omissão cognitiva deficitária.
          Estrangeirismologia: a disseminação do know-how evolutivo; o Cognitarium; o strong profile cognitivo; o feedback tarístico.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocognição evolutiva.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal do senso de responsabilidade quanto a autocognição; os cognopensenes; a cognopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os maxipensenes; a maxipensenidade.
          Fatologia: a responsabilidade pelo autoconhecimento; a responsabilidade do autoconhecimento; a imposição da autoconsciencialidade; a acumulação cognitiva ao longo das vidas humanas e intermissões; a aplicação teática e distributiva dos autotrafores; a singularidade pessoal sadia aplicada; o autenciclopedismo doador; a mentalidade parapedagógica assistencial; a maturidade compartilhada; a liderança ideológica cosmoética; a prestimosidade para ensinar; a transparência na autexemplificação evolutiva; a autorresponsabilidade quanto às mensagens emitidas ininterruptamente; as retribuições proexológicas inarredáveis; o reconhecimento pessoal das incumbências interassistenciais; a impossibilidade de se apagar o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o enfrentamento das omissões deficitárias interassistenciais; o antiperdularismo; a minipeça interassistencial lúcida da reurbex; o reconhecimento pacífico do autoparadever evolutivo; a cognição da inteligência evolutiva (IE).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a responsabilidade pessoal perante a cognição intermissiva; os autocomprometimentos pré-ressomáticos; as autorretrocognições sadias ampliando o nível do paradever pessoal; a paracognição; a parapsicoteca; a vivência do fenômeno da cosmoconsciência.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopensenes evolutivos–grafopensenes interassistenciais; o sinergismo atributivo; o sinergismo autotrafores teóricos–autotrafores práticos; o sinergismo querer-poder; o sinergismo patológico indiferença pessoal–negligência assistencial; o sinergismo nosográfico omissão pessoal–omissão grupal; o sinergismo autodiscernimento-autodesempenho-modéstia.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do menos doente assistir ao mais doente; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio parapedagógico quem aprende deve ensinar; o princípio da prioridade compulsória; o princípio da megafraternidade; o princípio da descrença.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria da inseparabilidade grupocármica.
          Tecnologia: a técnica dos minutos evolutivamente prolíficos; a técnica da invéxis antecipando a aplicação do binômio autocognição-responsabilidade; a técnica do aproveitamento das experiências de vida; a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo aplicada no levantamento do inventário pessoal evolutivo; a técnica etológica do salto baixo; a técnica do trinômio motivação-trabalho-lazer.
          Voluntariologia: o voluntário da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Educadores.
          Efeitologia: os efeitos da taquirritmia megagescônica nas retribuições cognitivas proexológicas; os efeitos evolutivos da assunção de ser conscin intermissivista; os efeitos da autoconsciência quanto à FEP; os efeitos homeostáticos da teática conscienciológica; os efeitos libertários do exemplarismo cosmoético; o efeito potencializador da disponibilidade interassistencial; os efeitos proexológicos da aplicação do megatrafor; os efeitos regressivos do desperdício das responsabilidades evolutivas.
          Neossinapsologia: o compartilhamento das neossinapses magnas.
          Ciclologia: o ciclo interassistencial aprender-ensinar; o ciclo da autopesquisa ininterrupta possibilitando o diagnóstico atributivo.
          Enumerologia: a responsabilidade autocognitiva; a responsabilidade pelo autodesassédio; a responsabilidade pela autocura; a responsabilidade pela autevolução; a responsabilidade parapsíquica; a responsabilidade grupocármica; a responsabilidade interassistencial; a responsabilidade pela publicação da megagescon.
          Binomiologia: o binômio autocognição-responsabilidade; o binômio aportes-retribuição; o binômio vivência–experiência pessoal; o binômio potencialidade pessoal–efetividade retributiva; o binômio limite cognitivo–limite interassistencial; o binômio responsabilidade cognitiva–oportunidade interassistencial; o binômio hombridade-responsabilidade; o binômio autocognição-autevolução; o binômio megagescon-policarmalidade; o binômio bagagem cognitiva–paracérebro.
          Interaciologia: a interação recuperação de cons–compartilhamento de cons; a interação materpensene-megatrafor; a interação responsabilidades individuais–responsabilidades grupais.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo miniatributo cerebral–megatributo consciencial; o crescendo proexológico fase preparatória–fase executiva–fase acabativa; o crescendo patológico omissão deficitária–interprisão grupocármica; o crescendo enfrentamento dos gargalos evolutivos–aumento das responsabilidades pessoais; o crescendo antiproexológico pacto de mediocridade–melancolia intrafísica–melancolia extrafísica; o crescendo enriquecimento dos dicionários cerebrais–incremento da bagagem cognitiva.
          Trinomiologia: o trinômio Verbaciologia-Teaticologia-Conformática; o trinômio apreensibilidade–memorização–distribuição cognitiva; o trinômio omissão verbal–omissão gráfica–omissão de ação; o trinômio aprender-ensinar-reaprender; a evitação do trinômio egão-orgulho-vaidade; o trinômio Cogniciologia-Autocogniciologia-Paracogniciologia; o trinômio intelectualidade-paraperceptibilidade-comunicabilidade.
          Polinomiologia: o polinômio artigo-palestra-verbete-livro; o polinômio EV-tenepes-ofiex-desperticidade.
          Antagonismologia: o antagonismo autodidaxia / heterodidaxia; o antagonismo autocognição empregada / autocognição desperdiçada; o antagonismo trafor operoso / trafor ocioso; o antagonismo cognição egoica / cognição distributiva; o antagonismo esclarecimento / lavagem cerebral; o antagonismo responsabilidade / hedonismo; o antagonismo autopensenização produtiva / autopensenização perdulária.
          Paradoxologia: o paradoxo (metáfora) do mendigo sentado sobre saco de ouro; o paradoxo do intermissivista desperdiçar as responsabilidades multidimensionais favoráveis à autevolução.
          Politicologia: a cognocracia; a gnosiocracia.
          Legislogia: a lei da solidariedade evolutiva cosmoética.
          Filiologia: a cogniciofilia; a bibliofilia; a assistenciofilia; a retribuciofilia; a proexofilia; a gnosiofilia; a grafofilia; a enciclopediofilia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a síndrome da mediocrização; a síndrome da autovitimização.
          Holotecologia: a cognoteca; a encicloteca; a intelectoteca; a pensenoteca; a mentalsomatoteca; a assistencioteca; a didaticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Teaticologia; a Assistenciologia; a Autoconscienciometrologia; a Holomaturologia; a Polimatia; a Parapedagogiologia; a Voliciologia; a Priorologia; a Paradireitologia; a Retribuiciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens cognitor; o Homo sapiens pancognitor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens paedagogus; o Homo sapiens professor; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens exemplologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: binômio autocognição-responsabilidade inversiva = o aplicado pela conscin jovem autoconsciente dos compromissos evolutivos perante o acúmulo autocognitivo precoce; binômio autocognição-responsabilidade tenepessista = o aplicado pela conscin interassistencial autoconsciente da qualificação na prática da tenepes a partir da capacidade autocognitiva; binômio autocognição-responsabilidade ofiexista = o aplicado pela conscin minipeça interassistencial autoconsciente da manutenção da ofiex pela amplitude autocognitiva.
          Culturologia: a cultura da Reeducaciologia.
          Comprometimento. O compromisso assistencial perante consciências imaturas aumenta na mesma proporção do acúmulo pessoal de conhecimento prioritário quanto à evolução consciencial.
          Autolucidez. Tal realidade independe de imposições alheias, mas decorre naturalmente do nível de autolucidez da conscin quanto às autopotencialidades e bagagem evolutiva.
          Assistência. Em tese, qualquer pessoa razoavelmente lúcida dispõe de alguma experiência, informação esclarecedora ou exemplo pessoal capaz de auxiliar, de algum modo, outra consciência menos traquejada em determinada área.
          Autodever. Do ponto de vista da Grupocarmologia, a simples constatação desse fato impõe o autodever assistencial perante os colegas de evolução carentes de determinada cognição, ao modo de obrigação cosmoética grupocármica.
          Resposta. Consoante à Holomaturologia, as respostas individuais frente às responsabilidades da autocognição variam em cada conscin, iguais a, por exemplo, estas 3 possibilidades, dispostas na ordem funcional:
          1. Comprometidas. Assumem pacificamente a responsabilidade pela autocognição, compartilhando o patrimônio pessoal sem resvalar na exacerbação do próprio ego (elitismo; cabotinismo), nem tampouco na falsa humildade perante o próprio saber (demagogia; populismo).
          2. Autocorruptas. Desvalorizam a autobagagem evolutiva a partir de evasivas e subterfúgios anticosmoéticos, iguais à supervalorização de pequenas fissuras ou dificuldades pessoais, francamente superáveis, de modo a justificar o baixo rendimento e o abstencionismo frente a manifestações mais avançadas e evolutivas.
          3. Egoístas. Encastelam-se nas trincheiras do próprio conhecimento, sem disponibilidade íntima para enriquecer o saber grupal. Das possíveis omissões deficitárias dos intermissivistas, esta seja talvez das mais sérias a pesar negativamente no saldo da Ficha Evolutiva Pessoal, capaz de comprometer o compléxis e os alicerces do autorrevezamento multiexistencial. Em tese, todo conhecimento, quando cosmoético, deve ser assistencial. O conhecimento egoico é antievolutivo.
          Autavaliação. De acordo com a Autopesquisologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 20 aspectos relevantes na pesquisa do binômio autocognição-responsabilidade da conscin intermissivista, constituídos de 2 questionamentos, nos quais o segundo é decorrência da resposta afirmativa do primeiro:
          01. Autointermissiologia. Assume fazer parte da microminoria evolutiva portadora de Curso Intermissivo (CI)? Quais têm sido os resultados práticos e evolutivos da autointermissão?
          02. Completismologia. Vivencia hoje a condição lúcida de personalidade consecutiva?
Como vem aplicando os aportes pessoais visando obter o compléxis e a maximoréxis?
          03. Cosmoeticologia. Compreende os princípios básicos da ética cósmica? Como vivencia a Cosmoética nas ações diuturnas multidimensionais?
          04. Educaciologia. Fez algum curso superior? Como vem distribuindo o conhecimento adquirido?
          05. Energossomatologia. Reconhece ser a vida humana existência bioenergética? Como vem empregando o energossoma nos contextos multidimensionais?
          06. Equilibriologia. Usufrui de nível de autequilíbrio acima da média dos componentes da Socin patológica? Como vem compartilhando a imperturbabilidade pessoal?
          07. Extrafisicologia. Tem indícios claros de possuir identidade extra? Como vem aplicando a autoridade mutidimensional em favor dos outros?
          08. Gesconologia. Possui dileção grafopensênica? Quais têm sido os resultados palpáveis da grafopensenidade pessoal, traduzidos em gestações conscienciais publicadas?
          09. Holomaturologia. Conta com algum nível de inteligência evolutiva? Qual tem sido a qualidade da autovivência dos princípios norteadores do paradigma consciencial?
          10. Ideariologia. Apresenta ideias inatas sadias desde a juventude? Como tem compartilhado o autossaber original, intermissivo?
          11. Invexologia. Possui perfil de inversor existencial? Quais têm sido as retribuições proexológicas da invexibilidade pessoal?
          12. Invulgarologia. Reconhece ter algum nível de superdotação? Quais têm sido os resultados assistenciais na aplicação da genialidade pessoal?
          13. Macrossomatologia. Admite possuir macrossoma? Como vem empregando o soma maceteado nos contigenciamentos da programação existencial (proéxis)?
          14. Maxiproexologia. Vive em alguma Cognópolis Conscienciológica? Como vem contribuindo com a consecução da maxiproéxis grupal?
          15. Parapercepciologia. Dispõe de alguma sensibilidade paraperceptiva? Qual tem sido o saldo assistencial do autoparapsiquismo?
          16. Poliglotologia. Domina satisfatoriamente 3 ou mais idiomas? Como vem empregando o poliglotismo no enriquecimento das interações conscienciais?
          17. Recexologia. Enquadra-se conscientemente na condição de reciclante existencial?
Quais têm sido as retribuições holocármicas da recexibilidade pessoal?
          18. Recinologia. Já experienciou alguma reciclagem intraconsciencial (recin) crítica?
Quais foram os efeitos grupocármicos?
          19. Tertuliologia. É conscin tertuliana ou teletertuliana? Como vem aplicando a cognição haurida nas tertúlias conscienciológicas, ou o Curso de Longo Curso?
          20. Verponologia. Compreende satisfatoriamente as verdades relativas de ponta conscienciológicas? Busca vivenciá-las?


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o binômio autocognição-responsabilidade, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          02. Autocognição exaustiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          03. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          04. Autocompromisso multidimensional: Multidimensiologia; Homeostático.
          05. Cláusula pétrea: Proexologia; Homeostático.
          06. Domínio cognitivo: Autocogniciologia; Neutro.
          07. Gescon: Proexologia; Homeostático.
        08. Irresponsabilidade: Parapatologia; Nosográfico.
        09. Megadesafio do intermissivista: Maxiproexologia; Homeostático.
        10. Megaomissão: Autodiscernimentologia; Nosográfico.
        11. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
        12. Paradever: Cosmoeticologia; Homeostático.
        13. Refém da autocognição: Autodiscernimentologia; Neutro.
        14. Taxologia do conhecimento: Mentalsomatologia; Neutro.
        15. Verbaciologia: Conscienciometrologia; Homeostático.
  O BINÔMIO AUTOCOGNIÇÃO-RESPONSABILIDADE SINTETIZA O PARADEVER DO INTERMISSIVISTA ENGAJADO
   EM TAREFAS ASSISTENCIAIS DE PONTA, COM VISTAS
  À REEDUCAÇÃO E À RESSOCIALIZAÇÃO CONSCIENCIAL.
        Questionologia. Qual o grau de comprometimento teático, de você, leitor ou leitora, com o binômio autocognição-responsabilidade? Há algo a ser revisado, aperfeiçoado e / ou incrementado?
                                                                                        M. I. T.