Autocognição Gratificante

A autocognição gratificante é a vivência compensadora de bem-estar e satisfação advinda do ato de ensinar, informar ou esclarecer os compassageiros evolutivos, crianças, adultos, homens, mulheres e consciexes, por meio das tarefas do esclarecimento (tares) exemplificativas.

Você, leitor ou leitora, já recebeu gratificação gerada pela autocognição? De qual natureza?

      AUTOCOGNIÇÃO GRATIFICANTE
                                   (AUTOCOGNICIOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. A autocognição gratificante é a vivência compensadora de bem-estar e satisfação advinda do ato de ensinar, informar ou esclarecer os compassageiros evolutivos, crianças, adultos, homens, mulheres e consciexes, por meio das tarefas do esclarecimento (tares) exemplificativas.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; si mesmo”. A palavra cognição deriva do idioma Latim, cognitio, “ação de conhecer”, radical de cognitum e supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Apareceu em 1836. O termo gratificante procede do mesmo idioma Latim, gratificans, de gratificare, “ser agradável a alguém; favorecer; obsequiar; gratificar; servir”. Surgiu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Autoconhecimento gratificante. 2. Pedagogia gratificante. 3. Recompensa do ensino. 4. Retorno do ensino.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 10 cognatos derivados do vocábulo gratificação: autogratificação; autogratificante; autogratificar-se; gratífica; gratificada; gratificado; gratificador; gratificadora; gratificante; gratificar; gratífico.
          Neologia. As 4 expressões compostas autocognição gratificante, autocognição gratificante mínima, autocognição gratificante mediana e autocognição gratificante máxima são neologismos técnicos da Autocogniciologia.
          Antonimologia: 1. Autocognição egoística. 2. Autoconhecimento umbilical. 3. Anticognição. 4. Ignorantismo.
          Estrangeirismologia: o upgrade evolutivo; a disseminação do know-how evolutivo.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade aplicada às prioridades evolutivas.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da docência evolutiva; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: a autocognição gratificante; a acumulação da cultura útil; a distribuição recompensadora do saber adquirido; a autogratificação; a autossatisfação; o bem-estar advindo do ato útil; os esforços recompensatórios; a satisfação interior geradora da euforia; as recompensas morais; os frutos benéficos da informação disponibilizada; o regozijo pela serventia do próprio conhecimento; a satisfação com o exercício tarístico; a alegria de ensinar; a gratificação do ato pedagógico; a satisfação de ver o resultado da informação correta fornecida; o retorno reconfortante do ensino; a verdadeira felicidade alcançada através da autocognição passada à frente; o ato tarístico de abertismo consciencial; o gosto de ensinar como megatrafor; a paga adicional inavaliável do trabalho do professor ou professora; a profissão ideal de ensinar; a dupla autor-leitora; a dupla advogado–cliente inocente; a dupla comunicador-ouvinte; a dupla guia turístico–turista; a dupla profissional da saúde–paciente; a dupla treinador físico–ginasta; a dupla conhecedor-desconhecedor; a dupla pessoa informada–pessoa desinformada; a satisfação interior inefável de contribuir para a melhoria dos destinos das consciências; o prazer de esclarecer com paciência; a carreira pedagógica; a recuperação dos cons magnos por meio do ato de ensinar; a benignidade do ato de ensinar exemplificativamente a Cosmoética Teática.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a remuneração extra, extrafísica, do ato de ensinar o parapsiquismo; as retribuições inimagináveis, físicas e extrafísicas, das ações de ensinar no âmbito teático da tares; a melhoria do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) por meio do ensino das verdades relativas de ponta (verpons); a euforin, a primener e o cipriene gerados pelas ações pedagógicas.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o autossinergismo cognitivo.
          Principiologia: o benefício interativo, recíproco, do ato de ensinar os princípios da evolução; o princípio da recepção e consequente retribuição.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Tecnologia: a técnica da retribuição pessoal.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Educadores.
          Efeitologia: os efeitos imediatos da tares.
          Neossinapsologia: as neossinapses magnas.
          Ciclologia: o ciclo da investigação independente.
          Enumerologia: a autocognição gratificante do instrutor; a autocognição gratificante do médico; a autocognição gratificante da babá; a autocognição gratificante do informador; a autocognição gratificante do personal trainer; a autocognição gratificante do técnico; a autocognição gratificante do evoluciólogo.
          Binomiologia: o binômio autocognição gratificante–heterocognição gratificante; o binômio recepção-distribuição.
          Interaciologia: a interação (dupla) professor-aluno.
          Crescendologia: o crescendo aluno-mestre; o crescendo sementeira intrafísica–colheita intermissiva.
          Trinomiologia: o trinômio áreas do ensino–áreas da saúde–áreas do ensino da saúde; o trinômio autocompetência-resultados-gratificação; o trinômio autocognição gratificante–autoconceito reiterado–autestima revigorada.
          Polinomiologia: o polinômio subléxico-uniléxico-biléxico-poliléxico.
          Antagonismologia: o antagonismo satisfação benévola / satisfação malévola.
          Politicologia: a democracia direta.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço aplicada à qualificação da tares; a lei do retorno sadio.
          Filiologia: a neofilia; a gnosiofilia.
          Sindromologia: a profilaxia da síndrome de burnout.
          Holotecologia: a cognoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a encicloteca; didaticoteca; comunicoteca; parapedagogoteca.
          Interdisciplinologia: a Autocogniciologia; a Autodiscernimentologia; a Holomaturologia; a Reeducaciologia; a Parapedagogiologia; a Didactologia; a Mentalsomatologia; a Comunicologia; a Autocriteriologia; a Autodeterminologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens intellectualis; o Homo sapiens polymatha; o Homo sapiens encyclomaticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autocognição gratificante mínima = advinda da realização da conferência esclarecedora; autocognição gratificante mediana = advinda da autovivência da docência regular; autocognição gratificante máxima = advinda da construção e publicação do livro pessoal esclarecedor.
          Culturologia: a cultura da Reeducaciologia.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 10 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocognição gratificante, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Aula de Conscienciologia: Parapedagogiologia; Homeostático.
          03. Comitê de pararrecepção: Intermissiologia; Neutro.
          04. Dia matemático: Homeostaticologia; Homeostático.
          05. Exemplologia: Parapedagogiologia; Neutro.
          06. Informação esclarecedora: Parapedagogiologia; Homeostático.
          07. Reaproximação interconsciencial: Conviviologia; Neutro.
          08. Refém da autocognição: Autodiscernimentologia; Neutro.
          09. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático.
          10. Sementeira intrafísica: Autoproexologia; Homeostático.
  A AUTOCOGNIÇÃO GRATIFICANTE GERADA PELO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA COSMOÉTICA, EVOLUTIVA, CONTINUADA, SE INSERE ENTRE AS MAIORES SATISFAÇÕES
        POSSÍVEIS OFERECIDAS PELA VIDA INTRAFÍSICA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já recebeu gratificação gerada pela autocognição? De qual natureza?