Bandeira Branca

A bandeira branca é a expressão metafórica indicativa de suspensão ou finalização de conflito, representada por estandarte de cor neutra, sinalizando pedido de paz entre consciências, povos e torcidas.

Você, leitor ou leitora, já esteve em alguma situação conflituosa, carente de resolução e deu o primeiro passo para negociação pacífica? Quais resultados obteve?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                                           BANDEIRA BRANCA
                                (AUTOPOSICIONAMENTOLOG IA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A bandeira branca é a expressão metafórica indicativa de suspensão ou finalização de conflito, representada por estandarte de cor neutra, sinalizando pedido de paz entre consciências, povos e torcidas.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo bandeira vem provavelmente do idioma Castelhano, bandera, derivado do idioma Gótico, bandwo “signo”, “estandarte distintivo de um grupo”. Surgiu no Século XIV. O adjetivo branco deriva do idioma Germânico, equivalente ao idioma Frâncico, blanck “claro, branco, brilhante, da cor da neve, do leite”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Bandeira da paz. 2. Estandarte da paz. 3. Pedido consensual de paz. 4. Bandeira da conciliação. 5. Pendão da trégua.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo bandeira: bandeirante; bandeirinha; bandeirola; desbandeirada; desbandeirado; desbandeirar; embandeirada; embandeirado; embandeirar.
             Antonimologia: 1. Bandeira de guerra. 2. Emblema conflitivo. 3. Bandeira litigiosa.
             Estrangeirismologia: o pro bono pacis; a pax in bello; a pax aeterna.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à convivência anticonflitiva.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Conflito, não. Harmonia. Paz: trégua, anistia. Concessão: inteligência anticonflitológica.
             Coloquiologia: o ato de gostar de ver o circo pegar fogo; o ato de não jogar lenha na fogueira; a cara de paisagem diante da acusação de culpa; o ato de colocar panos quentes; o ato de sossegar o facho; o deixar a poeira abaixar; a atitude de soltar o osso; a decisão de quebrar o gelo; a postura de baixar a bola; o ponto final da onda de conflitos; o sinal verde de livre acesso; o ato de estar de coração aberto; o ser todo ouvidos; o saltar de banda sinalizando a quebra do conflito; o vir às boas; o ato de abrir mão de dar a última palavra; a colher de chá para o amparo atuar; a evitação de fazer tempestade em copo d’água; a postura de não levar desaforo podendo acarretar mágoas inúteis.
             Citaciologia. Eis duas citações pertinentes ao tema: – “Por decreto irrevogável fica estabelecido o reinado permanente da justiça e da claridade, e a alegria será uma bandeira generosa para sempre desfraldada na alma do povo” (Thiago de Mello, 1926–). “Prefiro perder a guerra e ganhar a paz” (Bob Marley, 1945–1981).
             Proverbiologia. Eis 3 ditados populares referentes ao tema: – “Quando 1 não quer, 2 não brigam”. “A paz nasce da paciência”. “Depois da tempestade vem a bonança”. A evitação do dito “Este lugar é pequeno demais para os 2”.
             Ortopensatologia: – “Bandeira. O ideal é você levantar a bandeira da semiconsciexielidade, dizendo não à robéxis, à assedialidade e à interprisão grupocármica”.
             Filosofia: o Pacifismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal anticonflitivo; o holopensene de paz; a diferenciação pensênica; os benignopensenes; a benignopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o pacipensene; a pacipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
             Fatologia: a bandeira branca; os símbolos da paz; as bandeira ideológicas maniqueístas; a prestimosidade; a mediação de conflitos entre os contendores; o símbolo “V” com os dedos das mãos significando “paz e amor”; o ramo de oliveira representando a paz e o fim do conflito; as 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a noites sem dormir ruminando a situação sem saída; a paciência para ajustar as contas; a papoula branca significando ausência de derramamento de sangue; o grou de origami simbolizando a paz no Japão; o shalom, palavra hebraica para paz; o reatamento das relações; o passe livre da conscin “café com leite”; a união entre países; o fim dos preconceitos; a eliminação dos bagulhos energéticos oriundos de lugares conflitivos; a jornada da paz nas escolas; o acordo firmado entre as partes litigantes; o curso Pacifismologia do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); o ato de morder a língua; o ato de contar até mil antes de falar algo agressivo; a evitação dos não ditos provocando ruído na comunição; o pedido de desculpas acompanhado de possível retratação; a ausência da necessidade de mútuas explicações; a luz no fundo do túnel de esperança da resolução do problema; a eliminação das provocações a outrem; a chance de dar fim a desavenças; o ato de agir como se nada tivesse acontecido; a superação da competitividade grupocármica; a produmetria anticonflitiva; a necessidade de acalmar os ânimos; a finalização do malestar ou constrangimento entre duas pessoas; a tranquilidade e o abertismo consciencial na promoção da paz; a reeducação para a paz; a vontade de melhorar a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) eliminando toda inimizade.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a paratorcida contra a harmonia entre as partes; a bandeira desfraldada do parapsiquismo; a autoconscientização multidimensional (AM) quanto aos conflitos intrafísicos; a assimilação simpática das consciexes conflituosas; a desassimilação simpática das energias conscienciais após as interrrelações conflituosas; o desbloqueio energético do laringochacra; o apaziguamento entre as partes pelos amparadores extrafísicos; a projeção consciente realizando pré-acordo de paz; o acesso à comunidade extrafísica (comunex); a autopacificação tenepessista; a carta branca à equipe extrafísica especializada na paz; a conexão com a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF).


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo escolha consciente de recomposição–decisão de remediar as discórdias; o sinergismo do respeito evolutivo mútuo.
          Principiologia: o princípio “na dúvida, abstenha-se”; os princípios pessoais, de caráter e respeito, não negociáveis; o princípio de não se aproveitar da fragilidade alheia para apontar os trafares; o princípio da descrença (PD) no pacto da paz; o princípio do posicionamento pessoal (PPP) de sanar malquerenças; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) na restauração da harmonia.
          Codigologia: a inclusão da cláusula pacifista no código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC) priorizando o melhor para todos os envolvidos.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE).
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas na autopesquisa do ressentimento; a técnica da anticonflituosidade-autopacificação; a Nanotecnologia Pró-Paz.
          Voluntariologia: o voluntário cético-otimista-cosmoético (COC); o voluntário conscienciológico da paz; o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna; os laboratórios conscienciológicos grupais de desassédio mentalsomático (Tertuliarium, Holociclo, Holoteca); o laboratório conscienciológico Pacificarium.
          Colegiologia: os Colégios Invisíveis da Conscienciologia (CIC) promotores da convivialidade sadia.
          Efeitologia: o efeito das aulas sobre antiviolência e paz do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático.
          Neossinapsologia: a conquista das neossinapses da paz.
          Ciclologia: o ciclo evolutivo pessoal (CEP) enquanto oportunidade de reconciliação. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Enumerologia: o parar a briga; o cessar fogo; a suspensão da hostilidade; a rendição da batalha; o pedido de trégua; o fazer as pazes; a manutenção da concórdia. O lírio da paz; a pomba da paz; o beijo da paz; o tratado de paz; o gesto de paz; o palácio da paz; o monumento à paz.
             Binomiologia: a vivência do binômio admiração-discordância; o binômio vitimização-recomposição.
             Interaciologia: a interação relevar-perdoar; a interação Paciologia-Enciclopediologia.
             Crescendologia: o crescendo orgulho ferido–sobrepairamento das dificuldades; o crescendo pacifismo-Paciologia.
             Trinomiologia: o trinômio esperança-confiança-otimismo; o trinômio momento certo–local adequado–pessoa correta.
             Polinomiologia: o polinômio interassistencial acolhimento-orientação-encaminhamento-acompanhamento.
             Antagonismologia: o antagonismo perdão / vingança; o antagonismo desistência do conflito / persistência no conflito; o antagonismo resolução do problema / dissolução da amizade; o antagonismo diálogo inquisidor / diálogo apaziguador; o antagonismo momento de turbulência / momento de equilíbrio; o antagonismo educação formal / educação para a paz.
             Paradoxologia: o paradoxo de, ao querer tirar a limpo, sujar ainda mais; o paradoxo de ser preferível a mais dura realidade à mais doce ilusão.
             Politicologia: as bandeiras políticas; a proexocracia; a política da boa vizinha promovendo a paz.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei do maior esforço evolutivo na gestão de conflitos; a lei de o menos doente assistir ao mais doente.
             Filiologia: a neofilia; a conscienciofilia.
             Fobiologia: a tanatofobia.
             Sindromologia: a superação da síndrome do justiceiro; a eliminação da síndrome da abstinência da Baratrosfera (SAB).
             Maniologia: a mania de comprar brigas; a mania de virar a cara; a mania de “rasgar o verbo”; a mania de “soltar os cachorros”; a mania de “rodar a baiana”; a mania de discutir a relação (DR); a mania de tirar satisfação; a mania de “engolir sapos”.
             Mitologia: o mito de a paz ser ausência de conflitos; o mito da insolubilidade do desentendimento; o mito de o silêncio e o isolamento resolverem pendências conflituosas.
             Holotecologia: a flamuloteca; a conflitoteca; a convivioteca; a cosmoeticoteca; a harmonioteca; a pacificoteca; a proexoteca; a recicloteca.
             Interdisciplinologia: a Autoposicionamentologia; a Anticonflitologia; a Belicismologia; a Benignologia; a Conflitologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Harmoniologia; a Pacienciologia; a Pacifismologia; a Paciologia; a Paradiplomaciologia; a Paradireitologia; a Parapoliticologia; a Pararreurbanologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin bandeirante da evolução; a conscin bem resolvida; a conscin do bem; a conscin pacifista; a conscin pacificadora; a conscin bombeira; a vítima fraterna; a conscin lúcida; a conscin reconciliadora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o arauto da paz; o mensageiro da paz; o mediador; o conciliador; o juiz de paz; o compassageiro evolutivo.
             Femininologia: a mensageira da paz; a mediadora; a conciliadora; a juiza de paz; a compassageira evolutiva. 4                                                                  En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Hominologia: o Homo sapiens pacificus; o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens imperturbabilis; o Homo sapiens aequilibratus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens paradireitologus.


                                            V. Argumentologia

          Exemplologia: bandeira branca pontual = aquela indicativa da trégua de ações beligerantes, para socorrer ou cuidar de alguém; bandeira branca permanente = aquela indicativa do fim do conflito, o acordo íntimo e manutenção da paz duradoura.
          Culturologia: a cultura de desarmamento; a cultura de paz.


                                               VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a bandeira branca, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Anticonflitividade diária: Anticonflitologia; Homeostático.
          02. Ato de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          03. Autopacificação teática: Pacifismologia; Homeostático.
          04. Autopesquisa paciológica: Paciologia; Homeostático.
          05. Conduta desarmada: Pacifismologia; Homeostático.
          06. Desenvolvimento da pacificação íntima: Pacifismologia; Homeostático.
          07. Diálogo de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          08. Diário da autopacificação: Pacifismologia; Homeostático.
          09. Holoconvivialidade pacífica: Pacifismologia; Homeostático.
          10. Mensagem de paz: Pacifismologia; Homeostático.
          11. Mitridatismo paciológico: Paciologia; Homeostático.
          12. Ponto pacífico: Anticonflitologia; Neutro.
          13. Postura antipunitiva: Pacifismologia; Homeostático.
          14. Renúncia cosmoética: Anticonflitologia; Homeostático.
          15. Tratado de paz: Pacifismologia; Homeostático.
 A BANDEIRA BRANCA PODE SER TRÉGUA DO CONFLITO
   ENTRE AS PARTES, TEMPO NECESSÁRIO PARA ATUAÇÃO DO AMPARO EXTRAFÍSICO, NO ESCLARECIMENTO
    E NA RENÚNCIA DE TER RAZÃO, NA BUSCA DA PAZ.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, já esteve em alguma situação conflituosa, carente de resolução e deu o primeiro passo para negociação pacífica? Quais resultados obteve?
          Musicografia Específica:
          1. Bandeira Branca; Composição: Laercio Alves & Max Nunes; Gravada por Dalva de Oliveira para o LP “Carnaval” 70 – Vol. 2. Gravadora: Odeon. Local: Rio de Janeiro, RJ; Ano: 1970.
          Filmografia Específica:
          1. Alguém tem que Ceder. Título Original: Something's Gotta Give. País: USA; Data: 2003. Duração: 89 min. Gênero: Comédia Romântica. Idade (censura): 12 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção / Produção & Roteiro: Nancy Meyers. Elenco: Jack Nicholson; Diane Keaton; Keanu Reeves; Frances Mc Dormand; Amanda Peet; Jon Favreau; Paul Michael Glaser; Rachel Ticotin; & Peter Spears. Música: Hans Zimmer. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                       5 Cinematografia: Michael Ballhaus. Edição: Joe Hutshing. Estúdio: Waverly Films. Distribuidora: Columbia Pictures; & Warner Bros. Sinopse: Harry Sanborn (Jack Nicholson) é executivo no ramo da música e namora a jovem Marin (Amanda Peet). Harry e Marin decidem ir até a casa de praia da mãe dela, Erica (Diane Keaton), para visitá-la. Lá Harry sofre parada cardíaca, ficando sob os cuidados de Erica e de Julian (Keanu Reeves), o jovem médico local. Aos poucos Harry percebe o próprio interesse em Erica, mas tenta esconder os sentimentos. Julian também sente atração pela escritora, tornando-se rival de Harry.
              Bibliografia Específica:
              01. Arakaki, Cristina; Paz, Anticonflitividade Consciencial e Códigos de Cosmoética; Artigo; Anais do I Encontro da Paz; 10-12 de Outubro de 2009; 311 p.; Instituto Internacional de Conscienciologia e Projeciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 10 a 12, Outubro, 2009; páginas 242 a 256.
              02. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Estudo Prático sobre Afetividade; pref. 1ª edição Marina Thomaz; pref. 2ª edição Daniel Muniz; pref. 3ª edição Cristina Arakaki; pref. 4ª edição Allan Gurgel; revisor Marcelo Bellini; 368 p.; 2 seções; 11 caps.; 124 adágios; 23 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 2 escalas; 1 esquema; 1 foto; 10 gráfs.; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 3 séries harmônicas; 2 tabs.; 18 técnicas; 5 teorias; 21 websites; glos. 86 termos; 25 infográficos; 20 cenografias; 84 filmes; posf.; 338 refs.; 28 webgrafias; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; enc.; sob.; 4ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2015; páginas 197, 240 e 269.
              03. Conceição, Izabel; & Procópio, Cirlena; Referenciais da Educação para a Paz: Contribuições à Cultura da Paz e ao Estado Mundial; Anais do Colégio Invisível da Cosmoeticologia 2003-2010; Foz do Iguaçu, PR; Abril, 2011; páginas 373 a 383.
              04. Loche, Laênio; Anticonflituosidade Consciencial; Artigo; III Congresso Internacional de Inversão Existencial – CINVÉXIS; Foz do Iguaçu, PR; 19-22.07.04; Conscientia; Revista; Vol. 6; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 28 enus.; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2002; página 155 a 165.
              05. Nader, Rosa; Experiência de Reeducação Consciencial para Autossuperação de Conflitos; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 7; N. 4; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 34 enus.; 17 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Outubro-Dezembro, 2003; páginas 168 a 181.
              06. Nahas, Jacqueline; Resolução de Conflitos Grupais e Conciliabilidade; Artigo; II Jornada de Administração Conscienciológica; São Paulo, SP; 12-15.10.06; Conscientia; Revista; Trimestral; Ed. Especial; Vol. 10; N. 1; Seção: Temas da Conscienciologia; 1 E-mail; 17 enus.; 1 esquema; 8 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2006; páginas 102 a 111.
              07. Vicenzi, Ivelise; O Autoconflito e os Efeitos na Interassistência; Artigo; VI Jornada de Autopesquisa Conscienciológica & II Congresso Internacional de Autopesquisologia; Foz do Iguaçu, PR; 15-17.11.13; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Especial; Vol. 17; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; 4 enus.; 1 microbiografia; 2 notas; 17 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2013; páginas 297 a 305.
              08. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 832 e 913.
              09. Idem; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 132, 833 e 848.
              10. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 271 e 776.
              11. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; página 457.
                                                                                                                       C. N.