Afunilamento Autopesquisístico

O afunilamento autopesquisístico é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, estreitar a autopesquisa, fazendo autoimersão até extrair a essência, a singularidade, o mais próximo da autorrealidade diferenciada das outras consciências, na busca do autoconhecimento crescente e cosmovisiológico.

Você, leitor ou leitora, já se autopesquisou sob qual perspectiva? Já sabe quem é você? Quais benefícios obteve?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                          AFUNILAMENTO AUTOPESQUISÍSTICO
                                        (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O afunilamento autopesquisístico é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, estreitar a autopesquisa, fazendo autoimersão até extrair a essência, a singularidade, o mais próximo da autorrealidade diferenciada das outras consciências, na busca do autoconhecimento crescente e cosmovisiológico.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O prefixo a deriva do idioma Latim, a, ab, ad, exprimindo a noção de “afastamento; separação; transformação; junção; intensidade”, e do idioma Grego, a, an, com o sentido de “privação; negação”. O vocábulo funil vem do idioma Latim, fundibulum, de fundere, “fundir”, através do idioma Provençal, fonilh. Surgiu no Século XVI. O primeiro sufixo mento procede do idioma Latim Vulgar, mentu, e é formador de substantivos derivados de verbos. O termo afunilamento apareceu no Século XVII. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e esta de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente; aprofundar”. Surgiu no Século XIII. O segundo sufixo ico, ica procede do idioma Grego, ikós, formador de adjetivos.
             Sinonimologia: 1. Afunilamento autoinvestigativo. 2. Estreitamento autopesquisístico. 3. Aprofundamento máximo da autopesquisa.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo funil: afunilada; afunilado; afunilador; afuniladora; afunilamento; afunilar; funilaria; funileira; funileiro.
             Neologia. As 3 expressões compostas afunilamento autopesquisístico, afunilamento autopesquisístico intrafísico e afunilamento autopesquisístico extrafísico são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
             Antonimologia: 1. Alargamento autopesquisístico. 2. Autopesquisa generalista. 3. Autopesquisa superficial.
             Estrangeirismologia: a clear vision of yourself; a consciousness self-research; a necessária self-investigation; o Pesquisarium; as ideias originais obtidas no Verponarium; a autocompreensão do próprio modus operandi; o continuum da autopesquisa intra e extrafísica.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autopesquisa evolutiva.
             Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relativo ao tema: – Busquemos nossa especialidade.
             Coloquiologia: as perguntas básicas oncotô? doncovim? proncovô?; o momento evolutivo de enxergar a autorrealidade nua e crua; as ideias inatas do dito já nasceu sabendo; o ato de ir nas entranhas e retirar aquilo não sabido, oculto, não aprendido, não experienciado; o ato de aprender a rir de si mesmo e da vida; o paradever intransferível de tocar a própria vida; o ato de pentear as realidades de todas as etapas da vida com pente fino; o resultado do autexame contribuir para encarar a vida com outros olhos.
             Citaciologia. Eis 3 citações pertinentes ao tema: – Procura a tua singularidade: o que em ti é diferente de todos, quando a encontrares, acontece-te, cumpre a tua finalidade! Não cometas o crime de ser o que não és, deixando de ser o que és (Joaquim Pinto, 1957–). Quando alguém conhece a si mesmo, está conhecendo a singularidade e não a totalidade do homem; conhecer a nós mesmos não é a garantia de conhecer os outros (Michel de Montaigne, 1533–1592); Justo a mim me coube ser eu! (Mafalda, personagem de Quino, Joaquim Salvador Lavado Tejón, 1932–2020).
             Proverbiologia. Eis provérbio relativo ao tema: – “Ninguém é forte se não conhece os seus pontos fracos”. 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Ortopensatologia: – “Limites. A Extrafisicologia elimina, na personalidade mais lúcida, todo culto à matéria, ao dinheiro, ao poder temporal e ao soma, ampliando os limites dos autoconhecimentos prioritários quanto à evolução das consciências”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal autopesquisístico; o materpensene da Autopesquisologia; os grafopensenes; a grafopensenidade; os autopensenes; o mapeamento da autopensenidade; o acolhimento na afinização pensênica; a diferenciação pensênica; os reciclopensenes; a reciclopensidade; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: o afunilamento autopesquisístico; a evitação de ser buscador-borboleta de si mesmo, ignorando o objetivo da própria busca; a insistência prolongada em hipóteses não autocomprovadas; o descarte precipitado de hipóteses promissoras; o foco egoico na autopesquisa; os ângulos da intraconsciencialidade ainda inexplorados; a comparação depreciativa com outros pesquisadores; a autopesquisa dos incômodos pessoais; o reconhecimento dos limites pessoais; o direcionamento da atenção no foco da autopesquisa evitando dispersão; o desassombro pesquisístico; a solicitação aos amigos de listarem trafares, trafores e trafais; o preenchimento da chapa autoverbetográfica; o curso Autoverbete da Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); a participação no curso Conscin-Cobaia Voluntária do Conscienciograma da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a autopesquisa prazerosa; a eliminação da procrastinação do autoinvestimento; a autotares após entendimento dos autenganos; a urgência da mudança para melhor por meio dos autesforços; o ato de colocar a máscara de oxigênio primeiro em si, sendo analogia para priorizar a autopesquisa e depois a heteropesquisa; o registro fotográfico ao longo da vida; a ousadia na imersão das entranhas da autopesquisa; as neoideias obtidas por meio da autocognição; a pesquisa da significação dos apelidos ao longo da existência; a pesquisa do geral para o particular, do todo para as partes; a autobservação constante; a coragem evolutiva em levar a pesquisa personalíssima às últimas consequências cosmoéticas; o achado peculiar, inimitável, a cara do dono; os autorregistros diários para construção da História Pessoal; o respeito e seriedade necessários ao evocar o passado; a autopesquisa do temperamento pessoal dando pistas realísticas; as conclusões sobre si mesmo; o refinamento da pesquisa pessoal; o preenchimento do livro Conscienciograma; o faro pesquisístico; a autorresponsabilização pela autopesquisa contínua; a redução ou diminuição dos antagonismos pessoais; a autocompetição evolutiva com foco na melhoria diária; a constatação de não ser a pessoa de ontem; o balanço existencial; o preenchimento do Livro dos Credores Grupocármicos; a autocognição clareando conforme o aprofundamento da pesquisa; as insinuações do saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP); o abertismo consciencial para visualizar traços pessoais com novos pontos de vista abrangentes.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autoconscientização multidimensional (AM); a iscagem lúcida na evocação de consciexes cobradoras ou mal compreendidas desta ou de outras vidas; os paratravões a caminho de serem destravados; a varredura energética do ambiente gesconográfico; a holomemória ainda sendo vaga lembrança; a paravarredura cosmovisiológica; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; a paraprocedência; os parafatos orientando e desvendando a autopesquisa seriexológica; a desassimilação simpática (desassim) das energias conscienciais (ECs); os retrotraumas e as retromágoas sendo ressignificados através do domínio parapsíquico; a autopesquisa parapsíquica mediante projeção lúcida; o autoconhecimento parapsíquico.


                                         III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-conscienciografia; o sinergismo abertura consciencial–curiosidade autopesquisística; o sinergismo autopesquisa–autonomia consciencial. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3
             Principiologia: o princípio da descrença (PD) aplicado às autopesquisas; o princípio de não ruminação das amarguras do passado; o princípio de não abrir mão da autolucidez; o princípio de a autopesquisa conduzir ao autoconhecimento; o princípio pesquisístico “quem procura acha”; o princípio de a autopesquisa não ter fim.
             Codigologia: a reavaliação do código de princípios pessoais; o código existencial.
             Teoriologia: a teoria da evolução consciencial; a teoria do paradigma consciencial; a teoria da inteligência evolutiva (IE).
             Tecnologia: a técnica da tábula rasa; a técnica das 50 vezes mais; a técnica pesquisística eliminatória de ainda não é; a técnica autopesquisística antonimológica; a técnica da exaustividade; a técnica do autovivenciograma; a técnica da reciclagem existencial (recéxis); a técnica da tenepes.
             Voluntariologia: o aproveitamento do voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI) lugar otimizado para dar e receber feedback, facilitando o recebimento de heterocrítica.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; a aplicação do laboratório conscienciológico da vida cotidiana diuturna no escoamento autopesquisístico.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia sendo atalho evolutivo direcionado ao autoconhecimento.
             Efeitologia: o efeito impedidor de lembranças devido à superficialidade autopesquisística; o efeito restringidor do afunilamento consciencial; o efeito da pesquisa autobiográfica.
             Neossinapsologia: as neossinapses necessárias para eliminação dos autoconflitos e mudança íntima para melhor; as neossinapses adquiridas a partir do entendimento de a consciência não ser o corpo físico.
             Ciclologia: o ciclo intrafísico infância-juventude-adultidade-ancianidade; o ciclo pesquisístico presente-passado-presente; o ciclo quem fui–quem sou–quem serei; o desempenho no ciclo das autopesquisas; o ciclo autopesquisístico autexperimentação-autocomprovação-autaplicação.
             Enumerologia: a análise autopesquisística; o burilamento autopesquisístico; a desdramatização autopesquisística; a introspecção autopesquisística; a investigação autopesquisística; a limitação autopesquisística; a síntese autopesquisística.
             Binomiologia: o binômio autorreflexões-autoquestionamentos; o discernimento necessário no binômio autocrítica-heterocrítica; o binômio erro-correção; o binômio tenepes-autopesquisa; o binômio autopesquisa-interassistência.
             Interaciologia: a interação autopesquisador-grupocarma; a interação autopesquisa-heteropesquisa; a interação autavaliação-heteravaliação.
             Crescendologia: o crescendo pesquisa convencional–autopesquisa conscienciológica; o crescendo autescravidão-autolibertação; o crescendo ingratidão-gratidão; o crescendo superficial-profundo; o crescendo revisitar-reavaliar-realinhar-renovar.
             Trinomiologia: o trinômio observação-anotação-conclusão; o trinômio autopesquisa-heteropesquisa-multipesquisa.
             Polinomiologia: o polinômio autopesquisa-autoconhecimento-autenfrentamento-autoposicionamento.
             Antagonismologia: o antagonismo autodeterminação / autoteimosia; o antagonismo covardia / coragem; o antagonismo achismo / autoverificação.
             Paradoxologia: o paradoxo de o nome pessoal não ser tão exclusivo ao ter homônimo; o paradoxo de o autoconvívio multissecular permanecer desconhecido; o paradoxo de ser investigador de si próprio; o paradoxo de a evolução não ser retilínea.
             Politicologia: a autopesquisocracia.
             Legislogia: a manutenção da lei do maior esforço autopesquisístico; a lei da intransferibilidade da autexperiência.
             Filiologia: a autopesquisofilia; a neofilia; a conscienciofilia.
             Fobiologia: medo de a autopesquisa revelar trafares e não saber por onde começar a reciclagem; o medo de dessomar sem saber quem foi; a autopesquisofobia enquanto travão evolutivo. 4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Sindromologia: a eliminação da síndrome de Gabriela; a superação da síndrome da vitimização; a perda do foco da pesquisa na falta de observar em si a síndrome da dispersão consciencial (SDC).
          Maniologia: a mania de permanecer com a autoimagem deslocada; a mania de esconder o ouro mentalsomático; a mania de empurrar com a barriga as pesquisas sobre si mesmo.
          Mitologia: o mito “comigo não acontece”; o mito de existir fórmula mágica na autopesquisa; o mito de as possibilidades serem finitas; o mito de já se conhecer o suficiente; a eliminação dos mitos pessoais; o mito de ninguém estar vendo as autoincoerências.
          Holotecologia: a autopesquisoteca; a assistencioteca; a autobiografoteca; a autocriticoteca; a evolucioteca; a mentalsomatoteca; a proexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Autevoluciologia; a Autexperimentologia; a Autobiografologia; a Autocogniciologia; a Autodefinologia; a Autodiscernimentologia; a Autoinventariologia; a Autoparapercepciologia; a Autopriorologia; a Autorrealismologia; a Autorretrospectivologia; a Autoverbetologia; a Egocarmologia; a Singularismologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o autopesquisador; o autopriorizador; o autodecisor; o intermissivista; o observador de si mesmo; o persistente; o autodidata; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o duplista; o proexista; o reeducador; o escritor conscienciológico; o evoluciente; o exemplarista evolutivo; o intelectual; o tenepessista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o retomador de tarefa; o homem de ação.
          Femininologia: a autopesquisadora; a autopriorizadora; a autodecisora; a intermissivista; a observadora de si mesma; a persistente; a autodidata; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a duplista; a proexista; a reeducadora; a escritora conscienciológica; a evoluciente; a exemplarista evolutiva; a intelectual; a tenepessista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a retomadora de tarefa; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autobiographus; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens autoidentificator; o Homo sapiens indagativus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autoproexor.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: afunilamento autopesquisístico intrafísico = o rastreamento da ressoma até o momento atual, com levantamento detalhista do grupocarma, mesologia, profissão, e hipótese de especialidade pessoal na assistência a determinado público-alvo; afunilamento autopesquisístico extrafísico = o rastreamento multidimensional, seriexológico, com levantamento e verificação detalhista, realista e traforista das hipóteses investigadas, alavancadoras do autocomprometimento de assistência às consciências.
          Culturologia: a cultura da Autopesquisologia; as diversas culturas presentes no grupocarma; as paraculturas vivenciadas ao longo da seriéxis; a superação dos condicionamentos culturais. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  5
             Inventário. Sob a ótica da Autoinventariologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 25 opções para iniciar o afunilamento autopesquisístico, por meio da vontade inquebrantável, expostas aos pesquisadores interessados:
             01. Alimentos: a culinária retrocognitiva; o prazer em preparar a própria refeição.
             02. Amizades: os tipos de amizade; os amigos eventuais; os amigos da vida toda.
             03. Aportes: a ajuda financeira; o investimento nos estudos; o incentivo à leitura; o estímulo à pesquisa; o apoio ideativo; o auxílio na hora certa.
             04. Atores: os filmes, teatros e novelas; as representações prediletas; os atores e atrizes inesquecíveis.
             05. Autenfrentamentos: a profundidade dos enfrentamentos realizados.
             06. Clima: a temperatura mais benéfica ao soma.
             07. Conscienciologia: o acesso às ideias; os eventos; a qualificação tarística.
             08. Cursos: a preferência por Ciências Humanas, Exatas ou Biológicas; os cursos extracurriculares.
             09. Doenças: as doenças pessoais e familiares; o autodiagnóstico.
             10. Fotografias: as boas lembranças; as fotos do fundo do baú.
             11. Grupocarma: o inventário genealógico; a família nuclear.
             12. Hobbies: o lazer; os artesanatos; o colecionismo evolutivo.
             13. Idiomas: a predileção por idioma específico; a poliglotofilia.
             14. Livros: os autores preferidos; o estilo textual; o assunto prioritário.
             15. Medos: os medos pessoais, recorrentes ou eventuais.
             16. Moradias: os lugares; o estilo de vida; a residência mais marcante.
             17. Músicas: o estilo musical; os cantores preferidos.
             18. Onomástica: a pesquisa etimológica do nome e sobrenome.
             19. Porão consciencial: o predomínio de assistência ou assédio; a reeducação.
             20. Proéxis: a identificação da mini ou maxiprogramação existencial.
             21. Profissão: o teste vocacional; a carreira.
             22. Superações: os gargalos superados; as recins realizadas.
             23. Técnicas: a técnica da invéxis; a técnica da recéxis; a técnica da tenepes.
             24. Temperamento: a predominância bélica, monárquica, monástica ou artística.
             25. Viagens: os lugares visitados por afinidade, trabalho ou estudo.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o afunilamento autopesquisístico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Adequação à autorrealidade: Autorrealismologia; Homeostático.
             02. Autoconhecimento parapsíquico: Autopesquisologia; Homeostático.
             03. Autopesquisa da identidade consciencial: Autevoluciologia; Neutro.
             04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
             05. Diário autopesquisístico conscienciológico: Autopesquisologia; Homeostático.
             06. Eficácia autopesquisística: Autopesquisologia; Homeostático.
             07. Endovisão: Autopesquisologia; Neutro.
             08. Hermenêutica autovivencial: Autopesquisologia; Neutro.
             09. Imersão autoverbetográfica: Autopesquisologia; Homeostático.
             10. Perspectiva autopesquisística: Autopesquisologia; Neutro.
             11. Planilha de autopesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
             12. Retidão autopesquisística: Autocosmoeticologia; Homeostático.
             13. Roteiro de autopesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
             14. Síntese da autoconsciência: Autocogniciologia; Neutro. 6                                                                        En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
             15. Vivência cotidiana autopesquisística: Autopesquisologia; Neutro.
       O AFUNILAMENTO AUTOPESQUISÍSTICO OPORTUNIZA
   AGIZILAR O PROCESSO AUTEVOLUTIVO, SEM RODEIOS,
 PERDA DE TEMPO OU DESVIOS DESNECESSÁRIOS, INDO
       DIRETO AO PONTO DA PRIORIDADE PROEXOLÓGICA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já se autopesquisou sob qual perspectiva? Já sabe quem é você? Quais benefícios obteve?
             Bibliografia Específica:
             1. Alves, Márcio; Autopesquisa e Interassistencialidade: Expansores do Autodiscernimento; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Edição Especial: Teáticas da Cosmoética; Vol. 20; N. 2; Seção: Artigo Original; 1 E-mail; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2016; páginas 161 a 169.
             2. Daou, Dulce; Org.; Autoverbetes: 101 Autoverbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia; ed. e apres. Oswaldo Vernet; revisores Marcelo Cover; et al.; 700 p.; 4 seções; 6 artigos; 101 autoverbetes; 25 E-mails; 102 fotos; 1 minibiografia; 25 websites; 28 x 21 cm; enc.; Associação Internacional de Enciclopediologia Conscienciológica (ENCYCLOSSAPIENS); Foz do Iguaçu, PR; 2021; páginas 31 a 56.
             3. Facury, Marco; & Stédile, Eliane; Autovivenciograma: Técnica para a Autopesquisa; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 1; 2 E-mails; 9 enus.; 2 microbiografias; 2 notas; 20 refs.; 2 anexos; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2010; páginas 100 a 109.
             4. Leite, Hernande; Metodologia de Autopesquisa; Artigo Original; Ed. Especial; II Congresso Internacional de Autopesquisologia & VI Jornada de Autopesquisa Conscienciológica; 15-17.11.2013; Foz do Iguaçu, PR; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 17; N. 2; 1 E-mail; 19 enus.; 1 microbiografia; 4 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Abril-Junho, 2013; páginas 163 a 170.
             5. Lopes, Tatiana; & Tenius, Beatriz; Autopesquisa Conscienciológica: Práticas e Ferramentas; pref. Oswaldo Vernet; revisores Eliana Manfroi; et al.; 194 p.; 2 partes; 10 caps.; 25 E-mails; 89 enus.; 2 fotos; 2 microbiografias; 1 tab.; 30 websites; 131 refs.; 6 webgrafias; alf.; 23 x 15 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2020; páginas 35 a 49.
             6. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 99, 112 e 402.
             7. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 981.
                                                                                                                       C. N.