Perspectiva Autopesquisística

A perspectiva autopesquisística é o ato ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, investigar, esquadrinhar, examinar, explorar ou perscrutar a própria consciência, a partir de determinado ponto de vista.

Você, leitor ou leitora, já analisou a variedade de perspectivas adotadas ao realizar as autopesquisas técnicas? Quais as nuanças encontradas?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                  1
                           PERSPECTIVA AUTOPESQUISÍSTICA
                                        (AUTOPESQUISOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A perspectiva autopesquisística é o ato ou efeito de a conscin lúcida, homem ou mulher, investigar, esquadrinhar, examinar, explorar ou perscrutar a própria consciência, a partir de determinado ponto de vista.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo perspectiva procede do idioma Latim Medieval, perspectiva, “perspectiva (parte da Ótica)”, e este de perspicere, “ver através de; examinar com cuidado; observar atentamente; perceber; distinguir; enxergar; compreender”. Apareceu no Século XVI. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra pesquisa vem do idioma Espanhol, pesquisa, derivada do idioma Latim, pesquisita, de pesquisitus, e esta de perquirere, “buscar com cuidado; procurar por toda a parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar profundamente”. Apareceu no Século XIII.
             Sinonimologia: 1. Ângulo da autexperimentação. 2. Viés autoinvestigaivo. 3. Abordagem da autoinquirição. 4. Foco autopesquisístico. 5. Prisma da autoinvestigação. 6. Enfoque da autopesquisa. 7. Filtro autoinvestigativo. 8. Ponto de vista autopesquisístico.
             Neologia. As 3 expressões compostas perspectiva autopesquisística, perspectiva autopesquisística específica e perspectiva autopesquisística multifacetada são neologismos técnicos da Autopesquisologia.
             Antonimologia: 1. Perspectiva heteroinvestigativa. 2. Indefinição do viés autopesquisístico. 3. Desorientação autoinvestigativa. 4. Desinteresse autopesquisístico.
             Estrangeirismologia: a approach técnico da autoinvestigação; o point of view autopesquisístico; o background mentalsomático; o métier pesquisístico; o modus operandi do pesquisador; o megalocus da intencionalidade autopesquisística; o Verponarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à hiperacuidade autoinvestigativa prioritária.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
             1. “Autopesquisa. Tudo o que você dá muito valor deve expor algum viés que precisa interessar ao megafoco das suas pesquisas evolutivas”.
             2. “Extrafisicalidade. É inconcebível o estudo da Conscienciologia apenas pelo foco da intrafisicalidade, a dimensão-filial. Os resultados pesquisísticos direcionam sempre os autesforços para a extrafisicalidade, a dimensão-matriz. Por isso, a Conscienciologia é a Ciência das Ciências, intrínseca e inevitavelmente multidimensional”.
             3. “Sombras. O primeiro ato da abordagem pesquisística é o afastamento das sombras que envolvem o objeto sob investigação, a ser visto à plena luz”.
             Filosofia: a Epistemologia; a Hermenêutica.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da Autopesquisologia; o holopensene pessoal da Autexperimentologia; o holopensene pessoal da Heuristicologia Evolutiva; os neopensenes; a neopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os didactopensenes; a didactopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os enciclopensenes; a enciclopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os heuristicopensenes; a heuristicopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; a manutenção do holopensene pessoal da mentalsomaticidade teática através da produtividade intelectual tarística; o megafoco pensênico altruístico; a utilidade assistencial da autopensenização cosmovisiológica. 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Fatologia: a perspectiva autopesquisística; o fato de toda pesquisa começar pela abordagem ao objeto em foco; o propósito pesquisístico definido; a delimitação do viés temático; a pesquisa exaustiva sobre determinado assunto; a multiplicidade de abordagens possíveis ao mesmo objeto de pesquisa; a nuança do ângulo pesquisístico; o tema concatenando os objetivos pesquisísticos à metodologia; os métodos pesquisísticos mais apropriados conforme o caso; a metodologia de autopesquisa atrelada ao viés investigativo escolhido; a escala de observação; as abordagens macro-micro relativas ao assunto da pesquisa; a unidade podendo revelar a totalidade da área investigada; a saída da monovisão para a abertura da cosmovisão das realidades intra e extrafísicas; o ato de devassar a complexidade do escopo da investigação; o ato de priorizar o relevante útil sem sair do fulcro investigativo; a explicitação da linha ideativa da pesquisa pelo megafoco; a fixação do interesse prioritário no tema abordado por ângulos, vieses, vertentes e aspectos diversificados; a identificação dos pontos cegos autoinvestigativos; a evitação da perspectiva lacunada ou monovisiológica; a busca pelo especialismo voltado ao generalismo; a gênese das ideias novas no interior do universo da Verponologia, criadouro de neoperspectivas; as logias podendo apontar neovertentes pesquisísticas ainda inexploradas (Ineditismologia); os neovieses perspectivados em função dos fatos e parafatos vivenciados; a Autopriorologia se impondo quanto às neoperspectivas autopesquisísticas a serem entrevistas e aplicadas.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; os recursos das percepções parapsíquicas aplicados às autopesquisas; as paraperquirições; a Paresquadriologia como a Ciência dos Ângulos Extrafísicos; o parângulo; o corte analítico da paravivência; a projetabilidade lúcida amplificando a autoconsciencialidade; os extrapolacionismos parapsíquicos desencadeando neovertentes autoinvestigativas.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo curiosidade científica–aplicabilidade metodológica; o sinergismo das especialidades conscienciológicas; o sinergismo tema de pesquisa–especialismo interassistencial.
          Principiologia: o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do megafoco pesquisístico; o princípio da teática pesquisística; o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código de pesquisa pessoal.
          Teoriologia: a vivência teática do neoparadigma consciencial; a teoria do pensamento sistêmico considerando a influência das partes no todo.
          Tecnologia: a técnica do enfoque pessoal; a técnica da circularidade contígua levando à pluralização das abordagens pesquisísticas; a técnica do detalhismo; a técnica da exaustividade; a técnica da divulgação científica; a técnica da abordagem racional às realidades; a técnica da atomização cognitiva; a técnica do binômio pesquisa-especialidade.
          Voluntariologia: o voluntariado da pesquisa teática multidimensional.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Pesquisadores da Conscienciologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Cogniciologia; o Colégio Invisível dos Verbetógrafos da Enciclopédia da Conscienciologia.
          Efeitologia: o efeito cosmovisiológico da Conscienciologia; os efeitos evolutivos do uso de metodologias sistematizadas cosmoéticas; os efeitos libertários da autocognição evolutiva.
          Neossinapsologia: as neossinapses especializadas; o afloramento de neoperspectivas heurísticas através da geração de neossinapses pesquisísticas; as neossinapses adquiridas a partir da acumulação de saberes.
          Ciclologia: o ciclo experimental sondagem-diagnóstico-solução; o ciclo cosmovisiológico especificar-segmentar-integralizar. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                3
             Enumerologia: a matriz mental; a curiosidade pesquisística; o corte da realidade; a descrição do problema; o enfoque especializado; o viés metodológico; a observação sistematizada.
             Binomiologia: o binômio Tematologia-Metodologia; o binômio Hermenêutica-Exegética; o binômio abordagem intrafísica–abordagem extrafísica; o binômio fato-interpretação; o binômio perspectivas–prospectivas; o binômio especialismo tarístico–atacadismo evolutivo; o binômio grau de especialização–hierarquia cognitiva.
             Interaciologia: a interação consciência pesquisadora–objeto de pesquisa; a interação visão pessoal–visão global; a interação matriz mental–matiz pesquisístico; a interação tema-objetivo-método-resultado; a interação autodiscernimento intelectual–autocognição teática.
             Crescendologia: o crescendo gerado pela ampliação da cosmovisão pessoal; o crescendo abordagem preambular–abordagem avançada; o crescendo observação global–observação das especificidades; o crescendo detalhe isolado–detalhes conjuntos; o crescendo cosmovisão especializada–cosmovisão generalista.
             Trinomiologia: o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio realidade visível–realidade invisível–realidade desconhecida; o trinômio método-sistemática-organização; o trinômio amplitude-profundidade-especificidade; o trinômio investigação-fundamentação-formulação; o trinômio autexperimentação-autocientificidade-neoverpon; o trinômio neoverpons-neoperspectivas-neoteorias.
             Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autorrealismo; o polinômio olhar-interpretar-conjecturar-fundamentar-explicitar; o polinômio análise-discriminação-crítica-exposição; o polinômio (das vamines) variáveis-minivariáveis-indicadores-especialidades.
             Antagonismologia: o antagonismo credulidade / ominiquestionamento pesquisístico; o antagonismo abordagem multiangular / abordagem monoangular; o antagonismo pesquisa exaustiva / superficialidade; o antagonismo enfoque cosmovisiológico / enfoque limitado; o antagonismo megaenfoque multidimensional / minienfoque eletronótico.
             Paradoxologia: o paradoxo heurístico megafoco autopensênico–abertismo autopensênico; o paradoxo de as retroperspectivas poderem gerar neoperspectivas; o paradoxo de o problema fundamentar o norte da pesquisa; o paradoxo de a análise detalhada das partes permitir a visão de conjunto do todo.
             Politicologia: a pesquisocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autopesquisa.
             Filiologia: a neofilia; a pesquisofilia; a criteriofilia.
             Fobiologia: a neofobia; a decidofobia; a autopesquisofobia.
             Sindromologia: a atenção à síndrome da apriorismose; a síndrome do conflito de paradigmas; a síndrome da distorção da realidade.
             Maniologia: as manias pessoais fomentando a tendenciosidade pesquisística.
             Mitologia: o mito do domínio e expansão de determinado conhecimento sem dedicação e aprofundamento; a desativação dos mitos obnubiladores.
             Holotecologia: a pesquisoteca; a experimentoteca; a metodoteca; a argumentoteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a evolucioteca.
             Interdisciplinologia: a Autopesquisologia; a Perspectivologia; a Metodologia; a Autexperimentologia; a Autodiscernimentologia; a Autocriteriologia; a Analiticologia; a Hermeneuticologia; a Heuristicologia; a Argumentologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o in4                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a telectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertúliana; a teletertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens experimentatus; o Homo sapiens conscientiologus; o Homo sapiens autoscientificus; o Homo sapiens objectivus; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens hermeneuticus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: perspectiva autopesquisística específica = a análise de determinada condição consciencial sob a ótica de especialidade conscienciológica adstrita; perspectiva autopesquisística multifacetada = a análise de determinada condição consciencial sob a ótica de variadas especialidades conscienciológicas.
          Culturologia: a cultura do pragmatismo autopesquisístico.


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a perspectiva autopesquisística, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Antiespecialidade conscienciológica: Parapatologia; Nosográfico.
          02. Antimodelo: Paradigmologia; Homeostático.
          03. Autoparadigma: Autoparadigmologia; Neutro.
          04. Autopesquisologia: Experimentologia; Homeostático.
          05. Binômio especialismo-generalismo: Expansiologia; Neutro.
          06. Binômio Tematologia-Metodologia: Autopesquisologia; Neutro.
          07. Corte da realidade: Autopesquisologia; Neutro.
          08. Cosmovisão verponológica: Cosmocogniciologia; Homeostático.
          09. Descrição do problema: Problematicologia; Neutro.
          10. Escolha do tema de pesquisa: Autopesquisologia; Neutro.
          11. Linha ideativa da pesquisa: Pesquisologia; Neutro.
          12. Megaenfoque: Megaenfocologia; Neutro.
          13. Omnicompartimentalização: Experimentologia; Neutro.
          14. Parângulo: Heuristicologia; Homeostático.
          15. Reperspectivação textual conscienciológica: Leiturologia; Neutro.
   A ABORDAGEM HEURÍSTICA CONSCIENCIOLÓGICA PERMITE A DISSECÇÃO DAS REALIDADES E PARARREALIDADES A PARTIR DE MÚLTIPLAS VARIAÇÕES POSSÍVEIS DENTRO DO MEGAFOCO AUTOPESQUISÍSTICO. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                5
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, já analisou a variedade de perspectivas adotadas ao realizar as autopesquisas técnicas? Quais as nuanças encontradas?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 39, 40, 668, 884, 1.046, 1.071, 1.074, 1.075, 1.091 e 1.092.
             2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas le xicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 30, 223, 342, 624, 685, 964 e 1.562.
                                                                                                               T. L. F.