A autossuperação do misticismo é o ato ou efeito de vencer, sobrepujar, abjurar e transcender a manifestação inata, propulsão ou inclinação relacionada à valorização de crendices, dogmas, submissões, genuflexões, idolatrias e mistificações decorrente de vivências pretéritas milenares.
Você, leitor ou leitora, admite a presença de resquícios místicos na manifestação pessoal? Está disposto(a) a renunciar tais tendências, ou ainda se sente confortável transferindo o autodever quanto ao próprio bem-estar consciencial?
AUTOSSUPERAÇÃO DO MISTICISMO (DESCRENCIOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autossuperação do misticismo é o ato ou efeito de vencer, sobrepujar, abjurar e transcender a manifestação inata, propulsão ou inclinação relacionada à valorização de crendices, dogmas, submissões, genuflexões, idolatrias e mistificações decorrente de vivências pretéritas milenares. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O termo místico provém do idioma Grego, mustikós, “relativo aos mistérios, às cerimônias religiosas secretas”, através do idioma Latim, mysticus. Apareceu no Século XIV. O sufixo ismo procede também do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. Sinonimologia: 1. Autocura do misticismo. 2. Autorreciclagem da crendice. 3. Autossobrepujamento do dogmatismo religioso. Neologia. As 3 expressões compostas autossuperação do misticismo, autossuperação individual do misticismo e autossuperação grupal do misticismo são neologismos técnicos da Descrenciologia. Antonimologia: 1. Autafirmação da religiosidade. 2. Autopersistência no dogmatismo. Estrangeirismologia: o turning point evolutivo; o principium incredulitatis; o projecto ergo sum; as ideias avant-garde; o neomodus operandi; a evitação da misinterpretation diante dos fenômenos parapsíquicos; o dubitando ad veritatem pervenimus; a pax deorum. Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à paracientificidade. Citaciologia. Eis duas citações relativas ao tema: – A maioria das pessoas não quer realmente a liberdade, pois liberdade envolve responsabilidade, e a maioria das pessoas tem medo de responsabilidade (Sigmund Freud, 1856–1939). Tudo quanto aumenta a liberdade, aumenta a responsabilidade (Victor Hugo, 1802–1885). Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas pertinentes ao tema, citadas em ordem alfabética: 1. “Abolidores. Os conscienciólogos são, ao mesmo tempo, os abolidores do materialismo e do misticismo, através das autexperimentações, a partir do princípio da descrença”. 2. “Parapsiquismo. O ápice qualificativo do parapsiquismo é o intelectual, quando aplica a Mentalsomatologia teaticamente. Todas as manifestações parapsíquicas calcadas em misticismos, ritualísticas ou religiosidades ainda são muitos primárias, instintuais e psicossomáticas”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal descrenciológico; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os parapsicopensenes; a parapsicopensenidade; os retropensenes; a retropensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade. Fatologia: a autossuperação do misticismo; a maxidissidência autodescrenciológica; o ar misterioso na autexpressão; a armadilha de ceder à sedução do raciocínio teológico; o desadormecimento da letargia dogmática; a Inquisição Católica suprimindo violentamente a manifestação parapercepciológica dos chamados hereges; a hipótese da gênese das religiões atrelada ao engano parapsíquico; a inutilidade antievolutiva do culto ao sofrimento; a castidade mantida como prérequisito para o exercício do sacerdócio em diversas culturas desde a Antiguidade; a identificação do desconforto patológico diante da descrença alheia às ideias pessoais; o comportamento do assistente místico de ignorar a própria condição parapsíquica, com a ânsia de salvar tudo e todos; a desdramatização da condição do sensitivo como sendo o eleito; a inortodoxia; o sentimento mentalsomático da gratidão sobrepujando ruminações mentais de parexperiências, individuais ou grupais, desagradáveis; a preponderância da postura íntima interassistencial; a atualização cosmoética quanto ao autocuidado; a opção lúcida pela tarefa de esclarecimento; o exercício da autenticidade como profilaxia do perfeccionismo místico; a desamarração da castração doutrinária possibilitando autexames de fato; o pragmatismo produtivo; a vivência do paradigma consciencial situando o próprio pesquisador enquanto objeto de averiguação; a ortopráxis. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a retificação da labilidade parapsíquica; a autorreciclagem paracientífica; as projeções vexaminosas escancarando traços místicos inculcados na intraconsciencialidade; a identificação das marcas paragenéticas evidenciando sinais de punição em autorretrossoma; os traumas decorrentes da manifestação do autoparapsiquismo em contextos pretéritos; a auto e heterexigência patológica em relação ao desempenho parapsíquico do médium; a holossomaticidade evidenciando a capacidade individual do progresso quanto às parapercepções; a autexperimentação parapsíquica contínua e cosmoética promovendo relativa naturalidade ao vivenciar fenômenos parapsíquicos; a desinibição parapsíquica por meio do exercício da autexposição seletiva, assertiva e tarística das paravivências; os autesforços quanto ao autescrutínio, otimizando o protagonismo parapsíquico-interassistencial cosmoético; o autodidatismo contribuindo para o autoparapsiquismo intelectual; a criticidade cosmoética; a doação de ectoplasmia terapêutica; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; o desenvolvimento interassistencial da psicofonia consciente homeostática; a busca da parapolimatia. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo compreensão seriexológica–maxifraternismo; o sinergismo autodidatismo–autoconfiança mentalsomática. Principiologia: o principium coincidentia oppositorum; o princípio da descrença (PD); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP). Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC). Teoriologia: a teoria da reurbex; a teoria da seriéxis. Tecnologia: a técnica do registro diário; as técnicas de assimilação e desassimilação energética; as técnicas projetivas; as técnicas retrocognitivas; as técnicas evolutivas recéxis e invéxis. Voluntariologia: o voluntariado interassistencial tarístico. Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico grupal Acoplamentarium. Colegiologia: os Colégios Invisíveis do Parapsiquismo. Efeitologia: o efeito desmistificador das projeções conscientes; os efeitos avassaladores da inculcação de dogmas na Sociedade; o desmantelamento do conceito religioso do milagre enquanto efeito da transcendência à matéria; a inibição parapsíquica como efeito de retrocicatrizes. Neossinapsologia: as neossinapses decorrentes das deslavagens cerebrais; as paraneossinapses. Ciclologia: o ciclo nosográfico experiência extrassensorial–exacerbação da manifestação psicossomática–interpretação mística; o ciclo parapsíquico erudição-empirismo-criticidade; o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP). Enumerologia: a autenticidade da conscin lúcida; a autocognição da conscin lúcida; a autocrítica da conscin lúcida; o autesmero da conscin lúcida; a autestima da conscin lúcida; a autonomia da conscin lúcida; a autocientificidade da conscin lúcida. Binomiologia: o binômio discernimento-mentalsoma; o binômio conscin parapsíquica cosmoética–consciex amparadora; o binômio observação-experimentação; o binômio admiração-discordância como profilaxia da tendência à idolatria; o binômio ignorância-medo; o binômio patológico minidissidência-ressentimento; o binômio compreensão-gratidão; o binômio autoinibição afetivo-sexual atual–castidade. Interaciologia: a interação autestima sadia–autopacificação íntima; a interação autopensenidade libertadora–autafinização holopensênica sadia; a interação autopensenidade maniqueísta–holopensene baratrosférico. Crescendologia: o crescendo egoísmo-altruísmo; o crescendo conhecimento-esclarecimento; o crescendo histórico Idade Média–Renascimento–Iluminismo–Conscienciologia; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo paleoconservantismo mistificador–neovanguardismo paracientífico. Trinomiologia: o trinômio intelectualidade-autoparapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio reconciliação-libertação-maxidissidência. Polinomiologia: o polinômio cosmovisão-Cosmoética-multidimensionalidade-universalismo; o polinômio antissacralização-antidogmatismo-antidoutrinação-antissectarismo. Antagonismologia: o antagonismo omniquestionamento / fé; o antagonismo minidissidente / maxidissidente; o antagonismo doutrinação / elucidação; o antagonismo criatividade / devaneio; o antagonismo seletividade / sectarismo; o antagonismo objetividade / subjetividade; o antagonismo modéstia / humildade; o antagonismo heterodoxia / inortodoxia; o antagonismo omissão superavitária / omissão deficitária. Paradoxologia: o paradoxo do egoísmo presente no desejo de santificação; o paradoxo da antiassistencialidade no ato de martirização. Politicologia: a lucidocracia; a democracia; a parapsicocracia. Legislogia: a lei da associação de ideias; a lei do maior esforço hermenêutico parapsíquico; a lei de causa e efeito. Filiologia: a autopesquisofilia; a neofilia; a profilaxia quanto à hagiofilia; a evoluciofilia; a autenticofilia; a recinofilia; a metodofilia. Fobiologia: o autodesenvolvimento projeciológico como profilaxia da tanatofobia; a autocriticofobia; a espectrofobia; o medo de errar. Sindromologia: a síndrome ectoplásmica; a síndrome da erudição desperdiçada (síndrome de Swedenborg); a síndrome de Oráculo; a síndrome do ostracismo. Maniologia: a salvaciomania; a megalomania mística. Mitologia: o mito de toda dissidência representar espontânea recin; o mito de existirem pessoas sem parapsiquismo; o mito da heterocura; o mito de o ato de tratar-se bem ser condenável; o mito da conscin religiosa efetivamente pesquisadora; o mito da necessidade do autossofrimento em prol da assistencialidade; o mito de toda psicofonia mudar radicalmente o tom de voz do sensitivo. Holotecologia: a oniroteca; a evolucioteca; a parapsicoteca; a proexoteca; a experimentoteca; a mentalsomatoteca; a intelectoteca. Interdisciplinologia: a Descrenciologia; a Autolucidologia; a Parapercepciologia; a Autocogniciologia; a Holomnemonicologia; a Interassistenciologia; a Holomaturologia; a Cosmoeticologia; a Mentalsomatologia; a Evoluciologia; a Seriexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o parapsíquico lúcido; o astrólogo; o curandeiro; o benzedeiro; o alquimista; o mago; o bruxo; o tarólogo; o profeta; o boticário; o feiticeiro; o iniciado; o druida; o advinho; o cigano; o pajé; o sacerdote; o hermético; o cabalista; o xamã; o rishi; o hierofante; o epopta; o mistagogo; o cátaro; o auspício. Femininologia: a parapsíquica lúcida; a astróloga; a curandeira; a benzedeira; a alquimista; a maga; a bruxa; a taróloga; a profetisa; a boticária; a feiticeira; a iniciada; a druidesa; a advinha; a cigana; a pajé; a pitonisa; a sacerdotisa; a hermética; a cabalista; a xamã; a cátara; a vestal. Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens idolatricus; o Homo sapiens fanaticus; o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens genuflexus; o Homo sapiens gurulatricus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens parapsychicus. V. Argumentologia Exemplologia: autossuperação individual do misticismo = a condição de sucesso intraconsciencial de reciclagem da tendência mística; autossuperação grupal do misticismo = a condição coletiva de êxito no movimento pró-evolutivo de abjuração da manifestação dogmática. Culturologia: o condicionamento cultural da atual vida intrafísica podendo levar ao engano parapsíquico; a cultura do parapsiquismo interassistencial; a cultura conscienciológica. Tabelologia. À luz da Descrenciologia, eis, por exemplo, 16 contrapontos entre as manifestações neovanguardista paracientífica e paleoconservantista mistificadora, na ordem alfabética: Tabela – Cotejo Posturas de Neovanguardismo Paracientífico versus Posturas de Paleoconservantismo Mistificador Nos Neovanguardismo paracientífico Paleoconservantismo mistificador Assunção da autorresponsabilidade Negligência do autocompromisso multi01. multidimensional dimensional 02. Atacadismo consciencial Varejismo consciencial 03. Autenticidade Dissimulação 04. Autocompreensibilidade Autovitimização 05. Autoimperdoamento Autoculpa 06. Autonomia parapsíquica Heteronomia parapercepciológica Autossensitividade autodefensiva ou do07. Autoparapsiquismo sadio entia Condição de minipeça no Maximecanis- Condição de maxipeça no minimeca08. mo Multidimensional Interassistencial nismo 09. Discernimento Dogmatismo Domínio da psicofonia e semipossessão Subjugação à psicofonia e possessão ma10. benigna joritariamente nosográfica 11. Grupalidade evolutiva Interprisão grupocármica 12. Incorruptibilidade cognitiva Distorção cognitiva Nos Neovanguardismo paracientífico Paleoconservantismo mistificador 13. Interassistencialidade Caridade 14. Predomínio do mentalsoma Predomínio do psicossoma 15. Tarística Taconística 16. Universalismo Sectarismo Gratidão. A maxidissidência, de fato, somente é viável por meio da compreensão multidimensional, fraterna, porém discordante em relação aos grupos pertencidos, com profunda gratidão pelas experiências vivenciadas, superando, de maneira reconciliatória, possíveis mágoas ou ressentimentos. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação do misticismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático. 02. Auto-herança parapsíquica: Seriexologia; Homeostático. 03. Autolucidez parapsíquica: Autolucidologia; Neutro. 04. Autonomia parapsíquica: Autoparapercepciologia; Homeostático. 05. Autoparapsiquismo artístico-místico: Autoparapercepciologia; Nosográfico. 06. Autoparapsiquismo avançado: Autoparapercepciologia; Homeostático. 07. Descrenciograma: Descrenciologia; Neutro. 08. Engano parapsíquico: Autenganologia; Nosográfico. 09. Jogo da Religião: Holomaturologia; Nosográfico. 10. Parapolimatia: Autoparapercepciologia; Homeostático. 11. Princípio da descrença: Mentalsomatologia; Homeostático. 12. Racionalidade paracientífica: Holomaturologia; Neutro. 13. Síndrome do Oráculo: Parapatologia; Nosográfico. 14. Técnica da irreverência tarística: Antidogmatologia; Homeostático. 15. Tradução parapsíquica: Parapercepciologia; Neutro. A AUTOSSUPERAÇÃO DO MISTICISMO É CONDIÇÃO LIBERTÁRIA, COSMOÉTICA E CATALISADORA DA EVOLUÇÃO CONSCIENCIAL ALCANÇADA POR MEIO DO AUTODISCERNIMENTO APLICADO À PARAPERCEPCIOLOGIA. Questionologia. Você, leitor ou leitora, admite a presença de resquícios místicos na manifestação pessoal? Está disposto(a) a renunciar tais tendências, ou ainda se sente confortável transferindo o autodever quanto ao próprio bem-estar consciencial? Bibliografia Específica: 1. Balona, Málu; Binômio Antivitimização-Autobenignidade Aplicado à Autocuroterapia; Artigo; V Jornada de Saúde da Consciência e II Simpósio de Autoconsciencioterapia; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.08; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 12; N. 1; 1 E-mail; 4 enus.; 5 técnicas; 7 notas; 11 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2008; páginas 62 a 73. 2. Luz, Marcelo da; Onde a Religião termina?; Pref. Waldo Vieira; revisores Erotides Louly; Helena Araujo & Valana Ferreira; 486 p.; 5 seções; 17 caps.; 12 documentários & minisséries; 17 E-mails; 33 enus.; 149 estrangeirismos; 22 filmes; 1 foto; 79 infográficos; 1 microbiografia; 15 siglas; 2 tabs.; 16 websites; 571 refs.; 2 apênds.; alf.; geo.; ono.; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 5 a 90 e 270 a 291. 3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 40 e 1.245. 4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 129, 137, 499 a 502, 521 e 580. 5. Zolet, Lilian; & Kunz, Guilherme; Orgs.; Acoplamentarium: Primeira Década: O Primeiro Laboratório Grupal do Planeta para o Desenvolvimento Parapsíquico; Equipe de revisores Editares; 108 p.; 3 seções; 9 caps; 6 citações; 20 E-mails; 7 estrangerismos; 66 fotos; 2 gráfs; 12 ilus.; 2 microfiografias; 5 tabs; 17 enus; 19 websites; 22 refs.; alf.; 23,5 x 19 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 23 a 38. L. F. C.