Reciclagem dos Dogmas da Religião

A reciclagem dos dogmas da religião é a promoção de mudanças ideativas realizadas pela conscin, homem ou mulher, para melhor patamar de autolucidez existencial e intraconsciencial, acompanhadas de posicionamento pessoal público renovado, refutando a condição do passado de autossubmissão ingênua às crenças, costumes, mitos, doutrinas, tradições e inculcações de supostas verdades absolutas anacrônicas em geral.

      RECICLAGEM             DOS       DOGMAS DA             RELIGIÃO
                                   (DESCRENCIOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A reciclagem dos dogmas da religião é a promoção de mudanças ideativas realizadas pela conscin, homem ou mulher, para melhor patamar de autolucidez existencial e intraconsciencial, acompanhadas de posicionamento pessoal público renovado, refutando a condição do passado de autossubmissão ingênua às crenças, costumes, mitos, doutrinas, tradições e inculcações de supostas verdades absolutas anacrônicas em geral.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O prefixo re vem do idioma Latim, re, “retrocesso; retorno; recuo; repetição; iteração; reforço; intensificação”. O termo ciclo procede também do idioma Latim, cyclus, “período de anos”, e este do idioma Grego, kyklós, “círculo; roda; esfera”. Surgiu no Século XVIII. A palavra dogma deriva do idioma Latim, dogma, “opinião; preceito; dogma”, e este do idioma Grego, dogma, “o que nos parece bom; opinião; decisão; decreto”. Apareceu no Século XVIII. O vocábulo religião provém igualmente do idioma Latim, religio, “culto religioso; práticas religiosas; religião; sentimento religioso; caráter sagrado”. Apareceu no Século XIII.
          Sinonimologia: 1. Superação dos dogmas religiosos. 2. Sobrepujamento da dogmática religiosa. 3. Abandono do dogmatismo da religião. 4. Reeducação antirreligião. 5. Refutaciologia das verdades religiosas.
          Neologia. As 3 expressões compostas reciclagem dos dogmas da religião, minirreciclagem dos dogmas da religião e maxirreciclagem dos dogmas da religião são neologismos técnicos da Descrenciologia.
          Antonimologia: 1. Conservação dos dogmas religiosos. 2. Manutenção ideativa religiosa. 3. Perpetuação da dogmática religiosa. 4. Subjugação a dogmas religiosos.
          Estrangeirismologia: o examen complet des arguments des dogmes religieux com vistas à desdogmatização pessoal; a reciclying of old dogmatic ideas religiosas; o update do curriculum vitae evolutivo; a autossuperação do bullying consciencial; a change for better; o esforço pessoal com intelligentsia evolutiva; a contestação do preceito dogmático Roma locuta, causa finita (Roma falou, a causa está encerrada); a bulletproof bible.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à Descrenciologia.
          Megapensenologia. Eis, em ordem alfabética, 7 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Autopesquisa dispensa dogmas. Desconfiemos da Dogmatologia. Dogma: neurose coletiva. Reciclemos dogmas religiosos. Reciclagem fomenta evolução. Superemos o dogmatismo. Valorizemos nosso autodiscernimento.
          Coloquiologia: o ato de mexer no vespeiro; a atitude de parar para pensar; a decisão de deixar de ser vaquinha de presépio; a demolição dos castelos de areia; a refutação da moral de cima para baixo; a imposição de limites aos donos das verdades absolutas; a autodeterminação em não deixar como está para ver como fica; a atenção para não ser passado para trás.
          Citaciologia. Eis 5 citações, pertinentes ao tema: – O homem nasceu livre e por toda a parte vive acorrentado. Um determinado indivíduo acredita-se Senhor dos outros e não deixa de ser mais escravo do que eles (Jean-Jacques Rousseau, 1712–1778). A imensa maioria dos homens intelectualmente eminentes não acredita na religião cristã, mas esconde esse fato do público, porque tem medo de perder a sua renda (Bertrand Arthur William Russel, 1872–1970). Mitologia pode, em um sentido real, ser definida como a religião dos outros. E a religião pode, em um sentido real, ser um malentendido popular da Mitologia (Joseph John Campbell, 1904–1987). A religião termina no íntimo da consciência, o exato lugar onde, em determinado momento, o autoengano começou. A religião termina onde a autoconsciência cosmoética começa (Marcelo da Luz, 1968–).
          Proverbiologia. Eis, em ordem alfabética, 4 provérbios referentes ao assunto: – “Dizem ser, numa viagem, o percurso mais longo, o da porta”. “Em primeiro lugar, no mundo, o medo criou os deuses”. “Quem conta 1 conto aumenta 1 ponto”. “Timeo lectorem unius libri (Temo o leitor de um livro só)”.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 4 ortopensatas pertinentes ao tema:
          1. “Dogma. A verdade absoluta sempre enceguece”.
          2. “Reciclagem. A primeira, maior e mais útil reciclagem de uma consciência é a qualificação dos seus pensenes”.
          3. “Recin. Não existe modificação evolutiva instantânea. As mudanças da consciência ocorrem gradativamente, passo a passo, com recorrências dos surtos de imaturidade até à estabilização da autopensenidade em patamar evolutivo superior”.
          4. “Religiões. O cachorro vê seu dono como se fosse um Deus. Assim, a noção do Deus, ou de uma causa primária, começa a existir com os animais pré-humanos. Essa é a gênese das religiões causadoras de benesses e tragédias, sem conta, a partir do dogma religioso, a primeira canga ideológica e a primeira grande lavagem subcerebral”.
          Filosofia. O Universalismo aplicado na eliminação das verdades absolutas da Religião.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene da reciclagem dos dogmas da religião; a reciclagem da pensenidade religiosa; a autorreeducação pensênica; os neopensenes; a neopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; os voliciopensenes; a voliciopensenidade.
          Fatologia: a reciclagem dos dogmas da religião; o abandono da religião pelas gerações mais jovens; a prospectiva de os adeptos religiosos deixarem de ser maioria em países com maior desenvolvimento econômico e social; o cherry picking dos trechos bíblicos; a necessidade de revisar a conveniência antievolutiva da crença em ideias incognoscíveis; as explicações simplistas e místicas indefensáveis da compreensão do Universo e da Humanidade; os fenômenos da Natureza atribuídos a divindades; a aposta de Blaise Pascal (1623–1662), para preencher o gap divino; a promoção da fé ao modo de virtude; o cuidado ao ouvir pregadores ventríloquos divulgando supostas revelações espirituais; o argumento circular; o argumento de autoridade; a idolatria à personalidades santificadas tornadas modelos a serem louvados e imitados; os feriados e dias santos; a beatice; a recitação ininterrupta de ladainhas na Basilique du Sacré Coeur de Montmartre; os rituais de passagem; a coerção psicológica com ameaças de castigo no fogo do inferno e prêmio para a vida no paraíso nos sermões monólogos; a exaltação do infantilismo consciencial reduzindo o ser humano à condição de “ovelha”; a obediência aos funcionários do sagrado; a inculcação de dogmas em crianças; os dogmas sexistas praticados na atualidade; as missões evangélicas aos países em desenvolvimento; as peregrinações às terras santas; o atilamento para o silêncio dos historiadores em relação aos grandes personagens das religiões; o fato de Buda, Jesus e Maomé terem sido ágrafos; os paralelos biográficos entre os supostos heróis divinos; o antiuniversalismo contido na sacralização dos livros e respectivos idiomas; os erros de copistas e adulterações intencionais dos textos ditos sagrados; as distorções inevitáveis da tradição oral; as pesquisas históricas do The Jesus Seminar; o mercado da fé representando 1,2 trilhões de dólares nos EUA equivalendo à 15a posição no Produto Interno Bruto (PIB) global; o celibato sacerdotal; a condição dos padres casados; a infalibilidade papal; o anacronismo das vestes dos sacerdotes e símbolos da Idade Média usados no Século XXI; a demagogice dos televangelistas neopentecostais na propagação da Teologia da Prosperidade; o desrespeito ao livre arbítrio alheio; a megalômana réplica do Templo de Salomão construída na cidade de São Paulo, SP; o dia nacional da Marcha para Jesus patrocinada com recursos públicos; os totens nas entradas das cidades; a bancada evangélica; a bancada política BBB (boi, bala e Bíblia); a intolerância com ideias discordantes; os ataques terroristas covardes sob a bandeira de dogmas fundamentalistas; a estigmatização do parapsiquismo visando manutenção do poder sobre os seguidores; a evitação da terceirização das escolhas evolutivas; as reflexões proporcionadas pelos debates públicos entre religiosos e secularistas; a saturação das crenças desencadeando reciclagens; a impactoterapia provocada pelo escrutínio da Bíblia sob o ângulo histórico-crítico; a autoprofilaxia da manipulação consciencial do discurso religioso por meio de pesquisas; a autovivência do paradigma consciencial; o autodestravamento consciencial obtido pela autovivência das verpons conscienciológicas; as autovivências renovadoras auferidas dos debates no Tertuliarium; as reflexões no Curso Balanço Existencial da Associação Internacional de Programação Existencial (APEX); a autossuperação da robotização existencial (robéxis); a autogestão antidogmática; a desativação de esquemas mentais ilógicos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o estado vibracional ignorado pelo crente religioso; o descarte dos bagulhos energéticos; a autossustentação energética contribuindo no suporte às pressões para manter-se submisso à crença religiosa; os acidentes de percurso; os erros de interpretação das percepções extrassensoriais (PES); a autocomprovação energossomática e parapsíquica alcançada pelas práticas do Curso 40 Manobras Energéticas da Associação Internacional de Parapsiquismo Interassistencial (ASSIPI); a eliminação de intermediários com a multidimensionalidade por meio da autopesquisa conscienciológica; a preceptoria parapsíquica; o destemor na autovivência do parapsiquismo lúcido.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo recéxis-recin.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD); o princípio da sola scriptura; o princípio de na dúvida, abster-se; o princípio da liberdade da consciência; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código de valores pessoais.
          Teoriologia: a teoria do paradigma consciencial.
          Tecnologia: a técnica da recéxis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autoprojeciologia; o laboratório conscienciológico das dinâmicas parapsíquicas; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Recexologia.
          Efeitologia: os efeitos homeostáticos das fitoenergias e zooenergias; os efeitos do EV.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelos fatos orientadores das pesquisas.
          Ciclologia: o ciclo argumentação-refutação; o ciclo ápice da saturação das verdades absolutas religiosas–início da renovação consciencial avançada.
          Enumerologia: a reciclagem da melifluosidade religiosa; a reciclagem do pieguismo religioso; a reciclagem do infantilismo religioso; a reciclagem das sinapses religiosas; a reciclagem da fidelidade religiosa; a reciclagem do ativismo religioso; a reciclagem do belicismo religioso.
          Binomiologia: o binômio dogmatismo-antidogmatismo.
          Interaciologia: a reciclagem na interação dogmatismo religioso–abertismo consciencial antidogmático; a atenção pessoal quanto à interação energética cotidiana.
          Trinomiologia: o trinômio falacioso tradição-autoridade-revelação.
          Polinomiologia: o polinômio ler-ouvir-verificar-refletir-discernir.
          Antagonismologia: o antagonismo loc externo / loc interno.
          Paradoxologia: o paradoxo de Epicuro; o paradoxo da doutrina da trindade nas crenças monoteístas.
          Politicologia: a teocracia.
          Legislogia: a legislação canônica ultrapassada.
          Filiologia: a reciclofilia; a conscienciofilia; a autopesquisofilia; a autexperimentofilia; a projeciofilia; a bibliofilia universalista; a voluntariofilia; a teaticofilia; a verponofilia; a conviviofilia; a autodeterminofilia.
          Fobiologia: a reciclofobia; a satanofobia; a hadefobia; a tanatofobia; a neofobia; a heresifobia; a autocriticofobia; a questionofobia; a verponofobia; a decidofobia; a descrenciofobia.
          Sindromologia: a síndrome do papagaio.
          Maniologia: a mania de querer converter o próximo.
          Mitologia: o mito de Jesus; o mito de Saint Denis; o mito da arca de Noé; o mito de Jó; o mito de Jonas; o mito da torre de Babel; o mito da terra prometida; o mito do sudário de Turim; o mito do dom espiritual; o poder dos mitos milenares das religiões; o autengano na ressignificação dos mitos; a Desmitologia Pessoal; a autocrítica do holopensene mágico-mitológico.
          Holotecologia: a religioteca; a mitoteca; a dogmaticoteca; a pesquisoteca; a culturoteca; a ciencioteca; a Holoteca do CEAEC.
          Interdisciplinologia: a Descrenciologia; a Amparologia; a Autoconsciencioterapia; a Autodiscernimentologia; a Autopesquisologia; a Autoprojeciologia; a Autorrecexologia; a Autorrecinologia; a Reeducaciologia; a Mateologia; a Tautologia; a Autenganologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a pessoa aberta ao paradigma consciencial; a conscin autodidata; a consciência humana reciclante existencial; a consciência antidogmática; a consciência retomadora de tarefa; o indivíduo pesquisador independente universalista e cosmoético; o ser interassistencial; o ser maxidissidente ideológico; a conscin neofílica; a conscin autexperimentadora; a conscin universalista; a conscin evoluciente; a conscin leitora crítica; a conscin lúcida.
          Masculinologia: o reciclante intraconsciencial; o conscienciólogo; o autopesquisador; o tertuliano; o verbetógrafo; o enciclopedista; o exemplarista; o reeducador; o projetor consciente; o homem de ação.
          Femininologia: a reciclante intraconsciencial; a consciencióloga; a autopesquisadora; a tertuliana; a verbetógrafa; a enciclopedista; a exemplarista; a reeducadora; a projetora consciente; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens religiosus; o Homo sapiens credulus; o Homo sapiens dogmaticus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens conscientiologicus; o Homo sapiens universalis; o Homo sapiens autodidacta; o Homo sapiens autocomprobator; o Homo sapiens cosmovisiologus.


                                          V. Argumentologia

          Exemplologia: minirreciclagem dos dogmas da religião = a fundamentada nas pesquisas do conhecimento comum; maxirreciclagem dos dogmas da religião = a fundamentada nas autopesquisas descrenciológicas e nos princípios conscienciológicos autovivenciados.
          Culturologia: o multiculturalismo; a cultura conscienciológica da Autopesquisologia.
          Deus. No início do Século XXI, cerca de 80% da população mundial, ao redor de 5,5 bilhões de habitantes declara crer em Deus(es) / Ser(es) Supremo(s). Em torno de 1 bilhão de pessoas declaram-se ateus, agnósticos ou secularistas e número semelhante são não-declarantes ou de tradições não associadas à crença em Deus. No Brasil, os crentes em Deus representavam 97% da população em 2007.
          Diabo. O termo demônio, associado ao dogma da existência do Diabo, Lúcifer ou anjo caído, tem origem no idioma Grego daímon, deus ou deusa, “divindade inferior, gênio tutelar, alma dos mortos”. O filósofo Sócrates (470–399 a.e.c.) tinha 1 daímon protetor e conselheiro. Ser feliz, para os gregos da Antiguidade, era viver sob a influência de 1 bom daímon. Daímonia é a vida feliz.
          Cristão. No Cristianismo, a partir do Novo Testamento, daímon passou a ter outro sentido, pois para eles os deuses eram demônios. O conceito de eudaimonía, no sentido filosófico, pode ser compreendido por vida feliz. No idioma Grego, a palavra daêmon, refere-se a sábio, hábil. Em 2007, 75% dos brasileiros declaravam acreditar no Diabo.
          Tabelologia. Concernente à Descrenciologia, eis, em ordem alfabética, 20 ideias dogmáticas presentes em mais de 60 mil religiões e 33 mil seitas cristãs, no início do 3o milênio, no mundo, e respectivos contrapontos, com base no paradigma consciencial, capazes de contribuir para a reciclagem dos dogmas religiosos:
                Tabela – Condição Dogmática versus Condição Reciclogênica
  Nos             Condição dogmática                         Condição reciclogênica
  01.    Adoração: devoção; louvor; idolatria      Antilatria: binômio admiração-discordância
  02.    Crença implausível                        Autexperimentação autocomprobatória
         Criação do Universo e da Humanida03.                                              Assunto mateológico
         de por Ser(es) divino(s)
                                                   Causa primária inacessível: Escala evolu04.    Existência de Deus(es)
                                                   tiva
  05.    Fechadismo consciencial                   Abertismo consciencial
  06.    Fé incondicional                          Princípio da descrença
  07.    Leis sagradas: mandamentos                Livre arbítrio, leis universais, Cosmoética
         Livros e autores canônicos, lugares       Autopesquisologia, hipótese do engano pa08.
         sagrados                                  rapsíquico
  09.    Mitologia historicizada                   Juízo crítico
  10.    Oração: súplica, reza autocentrada        Estado vibracional; tenepes
         Parapsiquismo reprimido ou desper-        Parapsiquismo interassistencial, sinalética
  11.
         cebido                                    energoparapsíquica pessoal
         Predomínio do determinismo meso12.                                              Predomínio da paragenética
         lógico
  13.    Proselitismo manipulador                  Profilaxia das manipulações
         Religiosidade fomentada pela Arte         Autodiscernimento fomentado pelo estí14.
         (música, pintura e escultura)             mulo à autopesquisa
                                                   Autoconscientização        multidimensional
  15.    Robotização existencial (robéxis)
                                                   (AM)
         Salvacionismo: indução de culpa ou        Responsabilidade pelos próprios atos: lei
  16.
         medo por algo não cometido                da causa e efeito
  17.    Sectarismo                                Universalismo
  18.    Tarefa da consolação (tacon)              Tarefa do esclarecimento (tares)
  19.    Verdade absoluta definitiva               Verdade relativa de ponta (verpon)
         Vida única: vida eterna após existên20.                                              Multiexistencialidade: existência perene
         cia terrena passageira


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a reciclagem dos dogmas da religião, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Alforria da dogmática religiosa: Liberaciologia; Homeostático.
            02. Argumento de autoridade: Descrenciologia; Neutro.
            03. Autenganologia: Errologia; Nosográfico.
            04. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático.
            05. Autossuperação da robéxis: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
            06. Belicismo religioso: Parapatologia; Nosográfico.
            07. Cultura da dessacralização: Descrenciologia; Homeostático.
            08. Heresiologia: Descrenciologia; Neutro.
            09. Jogo da Religião: Holomaturologia; Nosográfico.
            10. Lei de causa e efeito: Holocarmologia; Neutro.
            11. Reeducação consciencial: Reeducaciologia; Homeostático.
            12. Resíduo mitológico: Holomaturologia; Neutro.
            13. Sentido da vida: Holofilosofia; Homeostático.
            14. Técnica da recéxis: Recexologia; Neutro.
            15. Vazio existencial: Proexologia; Nosográfico.
   A RECICLAGEM DOS DOGMAS DA RELIGIÃO É TAREFA
  DE AUTESCLARECIMENTO URGENTE PARA CONSCIÊNCIAS BUSCADORAS DA AUTEVOLUÇÃO, LIVRES DAS VERDADES ABSOLUTAS, INDEFENSÁVEIS NA ATUALIDADE.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, fundamenta a atuação pessoal com base em paradigma de origem religiosa ou mitológica? Considera a hipótese de ampliar a autoconsciencialidade por meio de autopesquisa, apoiada em verdades relativas de ponta?
            Filmografia Específica:
            1. A Papisa Joana. Título Original: Die Päpstin. País: Alemanha. Data: 2009. Duração: 140 min. Gênero: Drama; & Histórico. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Legendado: Português. Direção: Sönke Wortmann. Produtores: Oliver Berben; & Martin Moszkowicz. Diretora de Elenco: Anja Dihrberg. Elenco: Johanna Wokalek; David Wenham; John Goodman; Iain Glen; Anatole Taubman; & Claudia Michelsen. Roteiro: Sönke Wortmann; & Heinrich Hadding. Sinopse: Adaptado do romance homônimo, de Donna Woolfolk Cross (1947–). A personagem Johana, durante a maior parte da existência, se disfarçou de homem para conseguir superar ideias dogmáticas cristãs, preconceitos culturais, sociais e as dificuldades de viver dos anos 800. Johana teria sido a única menina a estudar na escola da Catedral de Dorstadt, Alemanha. Apesar de apaixonar-se pelo monge e médico Gerold, decide seguir a vocação religiosa com a identidade de John Naglicus, indo para Roma. Pela habilidade de tratar doenças com ervas medicinais, conquista a simpatia do Papa Seguis e passa a assessorá-lo, sendo indicada para sucedê-lo.
            Bibliografia Específica:
            01. Alves, Márcio; O Princípio da Descrença e os Desafios da Contemporaneidade; Artigo; Interparadigmas: A Revista dos Doutores da Conscienciologia; Anuário; Ano 1; N.1; 11 refs.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 55 a 74.
            02. Armstrong, Karen; A Grande Transformação: O Mundo na Época de Buda, Sócrates, Confúcio e Jeremias (The Great Transformation: The World in the time of Buddha, Socrates, Confucius and Jeremiah); revisores Otacílio Nunes; & Carmen S. da Costa; trad. Hildegard Feist; 496 p.; 10 caps.; 1088 notas; glos. 143 termos; 386 refs.; 21 x 14 cm; br.; Companhia das Letras; São Paulo, SP; 2008; páginas 14 a 16, 21 a 27, 57 a 64, 82, 108 a 109, 112, 131, 149, 189 a 196, 214, 231 a 239, 262, 263 e 388 a 420.
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             22. Idem; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7,665 refs.; Alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2 a Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 48, 66 a 85, 105 a 111, 120, 159, 164, 181, 190, 192 a 195, 217, 318 a 335, 391, 358, 646, 721 e 836 a 864.
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                                                                                                                    W. S. T.