A autossuperação da inveja é o ato ou efeito de a consciência, identificar, reconhecer, distinguir, discernir, descortinar, admitir, autenfrentar, tratar e superar as patologias e parapatologias relacionadas ao trafar pessoal da invídia, promovendo autorrecins e autorreeducação capazes de desenvolver o apreço pelo sucesso alheio e a valorização das habilidades positivas pessoais.
Você, leitor ou leitora, reconhece o traço da inveja nas automanifestações ou ainda acoberta este megatrafar? Se afirmativo, quais medidas vem adotando para a autossuperação de modo a desenvolver a satisfação benévola, sincera e genuína a outrem?
En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 1 AUTOSSUPERAÇÃO DA INVEJA (AUTOCONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA) I. Conformática Definologia. A autossuperação da inveja é o ato ou efeito de a consciência, identificar, reconhecer, distinguir, discernir, descortinar, admitir, autenfrentar, tratar e superar as patologias e parapatologias relacionadas ao trafar pessoal da invídia, promovendo autorrecins e autorreeducação capazes de desenvolver o apreço pelo sucesso alheio e a valorização das habilidades positivas pessoais. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo superação deriva do idioma Latim, superatio, “ação de vencer; alcançar; conseguir”, de superare, “elevar-se acima de; superar-se”. Surgiu no Século XVI. O termo inveja procede também do idioma Latim, invidia, “inveja”, de invidus, “que tem ou lança mau-olhado; que tem inveja; invejoso”, e este de invidere, “olhar de modo malévolo; lançar mau-olhado; invejar”. Apareceu no Século XIII. Sinonimologia: 1. Autocura da inveja. 2. Autossuperação da invídia. 3. Autossobrepujamento da cupidez. 4. Autossuplantação da zelotipia. Antonimologia: 1. Manutenção da inveja. 2. Conservação da invídia. 3. Preservação da zelotipia. Estrangeirismologia: a autossuperação da Schadenfreude; a Cosmoética regrando o modus faciendi e o modus vivendi da consciência lúcida; o know-how na autopercepção pensênica; o selfknowledge; o autoquestionamento urbi et orbi; a remoção do modus operandi ideativo crítico patológico; o upgrade da maturidade conviviológica. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da autoconsciencialidade. Megapensenologia. Eis megapensene trivocabular relacionado ao tema: –Inveja, não. Admiração. Proverbiologia. Eis provérbio elucidativo do tema: – “A gratidão é a antítese da inveja”. Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema: 1. “Ambição. Quando se tem a ambição evolutiva, o egoísmo, a vaidade, o orgulho, a inveja, a avareza, o cabotinismo e o cinismo já foram superados pela conscin”. 2. “Capaz. O incapaz inveja. O capaz ultrapassa”. 3. “Desperticidade. A partir da desperticidade a pessoa não pensa mais somente na defesa do ego, mas na interassistencialidade. Entram em ação a abnegação, o sacrifício racional e a motivação para a assistência. A assistência passa a fazer parte da constituição da consciência. Já não há mais vaidade, inveja, avareza e outras reações espúrias semelhantes, porque tais condições primitivas perdem a razão de ser, sobrevindo o estado da autossuperação da ignorância crassa”. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da suplantação da inveja; o holopensene pessoal da holomaturidade; o holopensene pessoal da autossuperação evolutiva; o holopensene do autoconhecimento; o holopensene da autoconsciencioterapia; os prioropensenes; a prioropensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o holopensene da interassistencialidade; a supressão do mau hábito da patopensenidade em relação a outrem melhorando as manifestações da consciência; a premência da retilinearidade pensênica; a incorruptibilidade autopensênica; os ortopensenes; a ortopensenidade; a conquista da pensenização cosmoética libertária; o holopensene dos Serenões. 2 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Fatologia: a autossuperação da inveja; o sobrepujamento da necessidade de comparação; a anticompetitividade; o autenfrentamento da criticidade patológica; a autocobrança excessiva; a busca ilusória da perfeição; a autocrítica trafarista; a minimização das idealizações; a suplantação da heterocrítica mordaz; o sobrepujamento do sentimento de superioridade; a autopesquisa do temperamento monárquico ainda presente; a identificação da heterocriticidade destrutiva identificado qual aspecto do trafar da inveja; o sentimento de preterimento; a avareza afetiva e material; a ambição da consciência de ser a melhor; a rivalidade frente as conquistas alheias; a dificuldade de receber ajuda, presentes e / ou afeto; a satisfação com o fracasso dos demais; a intenção de destruir a conquista alheia; o ato de torcer contra; a torcida para acontecer o pior para todos; o desejo de triunfar sobre o outro; o ciúme do afeto dirigido a outrem; a voracidade de querer ter, vivenciar e experimentar de tudo; a insaciabilidade de querer sempre mais do melhor; a vivência de o elogio a outrem ser entendido qual crítica ou cobrança pessoal; a revolta em se perceber na condição de minipeça; o descortinar da vaidade; a onipotência de presumir dar conta de tudo; a coragem em assumir a inveja enquanto trafar; o entendimento, a identificação e a aceitação da realidade do autotrafar; a determinação cosmoética quanto à autodissecção da consciencialidade atual; a autoconsciencioterapia; a autovivência das reciclagens existenciais; a certeza íntima de automelhoria; a participação semanal em dinâmicas parapsíquicas conscienciológicas; a aceitação do atual estágio evolutivo; a convivência pacífica com a incompletude; a paciência com a própria recin; o locus de controle interno; a conquista da imperturbabilidade no caminho da evolução; a evitação da melin; a anulação do preconceito; o respeito às singularidades; o respeito à liberdade inerente à automanifestação consciencial; a possibilidade de apreciar e elogiar o outro; a aceitação do heteroafeto; a capacidade de ouvir o outro sem julgar; a capacidade de trabalhar em equipe; a maturidade emocional auxiliando à minoração dos excessos; o exercício da própria paciência; a heterocompreensão nas diferenças; a ampliação do nível de Cosmoética com a atenuação da inveja; a capacidade de fruição; a gratidão vivenciada; a assistencialidade; a retribuição; o desenvolvimento do fraternismo; o exercício da generosidade; a megafraternidade. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a mobilização básica de energias conscienciais (MBE) permitindo o aprofundamento na autopesquisa; os assédios extrafísicos decorrentes da pensenização invejosa; a difusão de energias conscienciais tóxicas; a aproximação do amparo extrafísico decorrente da autossuperação da inveja; o autodesassédio; o heterodesassédio; a abertura consciencial para a assistência extrafísica; a atenção parapsíquica com foco na interassistência; o aperfeiçoamento interassistencial com a prática da tenepes; o domínio energético sustentando a autenticidade consciencial multidimensional. III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo autossuperação da inveja–renovação consciencial; o sinergismo da utilização de trafores na autossuplantação do trafar; o sinergismo empatia-autanálise; o sinergismo mudança de pensamento–mudança de comportamento; o sinergismo autossuperações–acelerações evolutivas; o sinergismo recin-recéxis; o sinergismo assistencial gerado pela transparência consciencial. Principiologia: o princípio da inexistência de privilégios evolutivos; o princípio da descrença (PD); o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da autoconquista evolutiva; o princípio cosmoético de objetivar e atuar pelo melhor para todas as consciências; o princípio do respeito ao livre arbítrio; a interassistência ao grupocarma por meio do princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio grupal de juntos irmos mais longe; o princípio do Universalismo. Codigologia: a cláusula de não se permitir pensar mal do outro entabulando o código pessoal de Cosmoética (CPC). Teoriologia: a teoria da evolução pessoal por meio dos autesforços; a teoria psicanalítica; a teoria da inteligência evolutiva (IE) aplicada à autoconsciencioterapia; a teoria da Conviviologia Cosmoética. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 3 Tecnologia: a técnica de análise dos trafores, trafares e trafais; a técnica do EV; a técnica da autoconsciencioterapia; as técnicas da recin e da recéxis; a técnica da tenepes; a técnica de não pensar mal de si nem dos outros. Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico contribuindo nas autossuperações. Laboratoriologia: o labcon pessoal; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico Pacificarium. Colegiologia: o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Interassistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoética. Efeitologia: o efeito da recin na diminuição de hostilidades; o efeito evolutivo do enfrentamento do malestar; os efeitos interassistenciais do abertismo consciencial. Neossinapsologia: a formação de neossinapses benévolas e desassediantes concretizando recins; a construção de neossinapses homeostáticas a partir do autodesassédio mentalsomático; as neossinapses derivadas da autopacificação. Ciclologia: o ciclo de conflitos intra e interpessoais; o ciclo autoconsciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo interassistencial da gratidão em oposição ao ciclo interpresidiário da inveja. Enumerologia: o ato de observar bem; o ato de pensar bem; o ato de sentir-se bem; o ato de querer bem; o ato de agir bem; o ato de reagir bem; o ato de viver bem. Binomiologia: a recusa profilática ao binômio autoinferiorização-heterodestruição; o sobrepujamento do binômio medo-agressão; a suplantação do binômio frustração-ameaça; o aproveitamento do binômio crise-crescimento; o aprofundamento no binômio autopesquisa-autoconscientização; o cotidiano no binômio autenfrentamento-autossuperação; a teática do binômio admiração-discordância. Interaciologia: a autopesquisa quanto à interação criticidade-inveja; a interação crença de não ter inveja–inveja de quem tem; a interação inveja-imaturidade; a interação inveja-culpa; a interação criticidade cosmoética–interassistencialidade; a interação autossuperação–interassistencialidade–amparo extrafísico; a interação autossuperação-neopatamar. Crescendologia: o crescendo fuga de si–coragem evolutiva; o crescendo superação da inveja–gratidão–generosidade; o crescendo autoconscientização–autenfrentamento–autossuperação. Trinomiologia: o trinômio inferioridade-inveja-agressividade; o trinômio ciúme-voracidade-inveja; o trinômio falta-inveja-Schadenfreude; o trinômio autopesquisa-autoconfronto-autossuperação; o trinômio prioridade-desafio-autossuperação; o trinômio reconhecimento-autorreconciliação-recin. Polinomiologia: o autesforço contra o polinômio valores anacrônicos–atitudes incoerentes–comportamentos ilógicos–hábitos estagnantes; o abandono do polinômio emoções miméticas–posicionamento ultrapassado–comportamento contraproducente–autexpressão estagnada; o polinômio liberdade-respeito-responsabilidade-limite. Antagonismologia: o antagonismo autossuperação / autovitimização; o antagonismo autodesassédio / autassédio; o antagonismo emulação construtiva / inveja; o antagonismo senso de cooperação / instinto de heterocompetição; o antagonismo satisfação benévola / satisfação malévola; o antagonismo crítica / tares; o antagonismo minipeça do maximecanismo / maxipeça do minimecanismo; o antagonismo autossuficiência / carência; o antagonismo competitividade / gratidão; o antagonismo autorrepressão / autaceitação; o antagonismo busca pela perfeição / aceitação da realidade consciencial. Paradoxologia: o paradoxo de a autopensenização envenenada contra outrem envenenar primeiramente e intensamente a consciência patopensenizadora; o paradoxo de sentir-se em falta na fartura; o paradoxo metafórico da conscin sentada em baú repleto de moedas de ouro pedindo esmola; o paradoxo de o recebimento de muitos aportes não ser garantia de satisfação íntima. Politicologia: a saída da autassediocracia; a entrada na autevoluciocracia; a teática na autoconscienciocracia; a permanência na cosmoeticocracia. 4 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a Legislogia: a lei do menor esforço evolutivo suplantada pela lei do maior esforço evolutivo nas autorreciclagens; as leis da Cosmoética. Filiologia: a neofilia; a criticofilia; a abertismofilia; a evoluciofilia. Fobiologia: a autopesquisofobia; a fobia em aceitar ajuda. Sindromologia: a evitação da síndrome do perfeccionismo; a mitigação da síndrome da insegurança; a remissão da síndrome da autovitimização. Maniologia: o banimento da criticomania; o descarte da mania de querer ser melhor em comparação aos outros; a autodemissão da trafaromania. Mitologia: a queda do mito da autoimagem idealizada; a desconstrução do mito de não haver carinho, atenção ou admiração suficientes a todos; a anulação do mito da independência absoluta. Holotecologia: a consciencioterapeuticoteca; a recexoteca; a autopacificoteca; a terapeuticoteca; a evolucioteca; a interassistencioteca; a cosmoeticoteca. Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapeuticologia; a Autopesquisologia; a Autocriticologia; a Autoparapercepciologia; a Autodespertologia; a Paraterapeuticologia; a Desassediologia; a Ortopensenologia; a Interconviviologia; a Interassistenciologia; a Reciclologia; a Autevoluciologia; a Cosmoeticologia. IV. Perfilologia Elencologia: o pré-serenão vulgar; a consciência autossuperadora; a conscin lúcida; a conscin cobaia; a isca humana lúcida; a conscin neofílica; a conscin traforista; a conscin evolutivamente madura; o ser interassistencial; a consciência grata; a conscin enciclopedista; a conscin minipeça interassistencial multidimensional; a conscin universalista; o ser desperto. Masculinologia: o evoluciente; o reciclante existencial; o inversor existencial; o intermissivista; o tenepessista; o assistente; o autodecisor; o autopesquisador; o autoconsciencioterapeuta; o proexista; o homem de ação; o exemplarista; o projetor consciente; o tertuliano; o autor; o escritor; o verbetógrafo; o voluntário da Conscienciologia. Femininologia: a evoluciente; a reciclante existencial; a inversora existencial; a intermissivista; a tenepessista; a assistente; a autodecisora; a autopesquisadora; a autoconsciencioterapeuta; a proexista; a mulher de ação; a exemplarista; a projetora consciente; a tertuliana; a autora; a escritora; a verbetógrafa; a voluntária da Conscienciologia. Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens semperaprendens; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens neophilicus; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens orthopensenicus. V. Argumentologia Exemplologia: autossuperação básica da inveja = a reciclagem do mau hábito de criticar de modo maléfico as conquistas alheias; autossuperação avançada da inveja = a reciclagem intraconsciencial do megatrafar da patopensenidade relativa aos méritos alheios, promovendo a reestruturação holopensênica vivenciando a gratidão e generosidade plena. Culturologia: a cultura das autopriorizações evolutivas; a cultura do autodesassédio; a cultura da reeducação consciencial contínua; a cultura da autossuperação consciencial evolutiva. Lucidologia. No universo da Evoluciologia, a coragem aliada à autocriticidade e ao autoimperdoamento no ato de identificar a inveja e os traços ligados ou decorrentes desse megatrafar na automanifestação consciencial é parte inicial do processo de autossuperação. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 5 Caracterologia. Sob a ótica da Autocriticologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 posturas, condutas e / ou condições para a consciência pesquisadora analisar, identificar e mapear o contexto deflagrador da automanifestação invejosa: 01. Avareza: o medo da perda; a falta de generosidade; a mesquinhez; a sovinice; a reação do pão-duro; a postura do muquirana. 02. Baixa autestima: a imaturidade afetiva; a insatisfação consciencial crônica; a recusa da autaceitação. 03. Ciúme: a sensação de exclusão afetiva; o receio de traição; a rivalidade afetiva; o apego excessivo. 04. Competitividade: o ato de medir o desempenho e valor a partir do outro; o medo do fracasso. 05. Destrutividade: o desejo de eliminar o objeto fonte da inveja; o pensamento “se não posso ter não será de ninguém”. 06. Egoísmo: o umbigão antiassistencial; a autopromoção; a egolatria. 07. Hipercriticismo: a abordagem desequilibrada e trafarista; o vício de enxergar o lado negativo. 08. Satisfação malévola: o júbilo com o fracasso alheio; a exultação perversa. 09. Vitimização: a autofragilização; a pseudofragilização; a insatisfação; a distorção do autoconceito. 10. Voracidade: a ânsia impetuosa e insaciável excedendo a própria necessidade tanto quanto na exigência e heterocobrança. Terapeuticologia. Segundo a Autorreeducaciologia, eis, na ordem alfabética, 8 providências capazes de proporcionar a autossuplantação da inveja, objetivando promover a reciclagem de atitudes, pensamentos e padrões comportamentais: 1. Aceitação: o ato de admitir o trafar da inveja sem drama, descartando o processo de vitimização. 2. Consciencioterapia: o ato de buscar a auto e heteroconsciencioterapia. 3. Desassombro: o ato de exercitar o destemor autevolutivo, com o abertismo consciencial e a curiosidade sadia. 4. Empatia: o ato de manter a autodisponibilidade assistencial. 5. Gratidão: o ato de exercitar a Cosmoética a fim de revisitar os próprios rastros na automemória. 6. Higiene Consciencial: o ato peremptório de evitar e cortar os auto e heteropatopensenes. 7. Minipeça: o ato de compreender e assumir a condição de minipeça integrante do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial e as repercussões positivas e necessárias para o autaprendizado valendo o princípio de buscar o aprendizado prioritário para a evolução e não o preferido. 8. Retribuição: o ato de praticar a tares por intermédio da docência, das gescons, mas antes de tudo, no cotidiano. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autossuperação da inveja, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Autenfrentamento da criticidade patológica: Criticologia; Homeostático. 02. Autodesassedialidade: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 03. Autossuperação da competitividade: Autevoluciologia; Homeostático. 04. Autossuperação do megatrafar: Intraconscienciologia; Homeostático. 05. Autossuperação prioritária: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 06. Catástase autodesassediadora: Autoconsciencioterapia; Homeostático. 6 En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a 07. Ciúme: Psicossomatologia; Nosográfico. 08. Crescendo melin-autossuperação: Autorrecexologia; Neutro. 09. Crescendo trafarismo-traforismo: Recexologia; Neutro. 10. Gratidão: Holomaturologia; Homeostático. 11. Inveja: Parapatologia; Nosográfico. 12. Satisfação benévola: Psicossomatologia; Homeostático. 13. Satisfação malévola: Parapatologia; Nosográfico. 14. Sinergismo gratidão-generosidade: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático. A AUTOSSUPERAÇÃO DA INVEJA REPRESENTA DESAFIO AUTOCONSCIENCIOTERÁPICO AVANÇADO PARA A CONSCIÊNCIA LÚCIDA PREDISPOSTA AO AUTENFRENTAMENTO CAPAZ DE RESULTAR EM RECINS EVOLUTIVAS MAGNAS. Questionologia. Você, leitor ou leitora, reconhece o traço da inveja nas automanifestações ou ainda acoberta este megatrafar? Se afirmativo, quais medidas vem adotando para a autossuperação de modo a desenvolver a satisfação benévola, sincera e genuína a outrem? Bibliografia Específica: 1. Klein, Melanie; Inveja e Gratidão e Outros Trabalhos 1946-1963 (Envy and Gratitudeand and Other Works); Vol. 3; coords. Elias M. da Rocha Barros; & Liana Pinto Chaves; trad. da 4ª Ed. inglesa Belinda H. Mandelbaun et al.; revisoras Elizabeth Lima da Rocha Barros; Liana Pinto Chaves; & Maria Elena Salles de Brito; 398 p.; 2 prefácios; 16 caps.; 6 textos; 1 apênd.; 23 x 16 x 3,6 cm; br.; Imago; Rio de Janeiro, RJ; 1991; páginas 212 a 213. 2. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial: Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; pref. Ruy Bueno; revs. Dayane Rossa, et. al.; 329 p.; 46 caps.; 27 E-mails; 6 seções; 7 anexos; 6 infografias; 4 tabs.; glos. 282 termos; geo.; alf.; 1 videografia; 1 foto; 6 filmes; 19 refs.; 17 técnicas de Higiene Consciencial; 25 websites; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 121 a 124 e 133 a 136. 3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. I e II; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexi cográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 73, 314 e 506. B. V.