Autorresponsabilização Inversiva

  • Tertúlia 5923
  • Data:
  • Especialidade: Invexologia
  • Tema central: Homeostático

A autorresponsabilização inversiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, aplicante da técnica da invéxis, assumir o ônus e o bônus das escolhas autodiscernidas, considerando os acontecimentos existenciais pessoais enquanto efeitos da própria manifestação consciencial, em conformidade com as leis da Cosmoética, da seriéxis e da proéxis.

Você, leitor ou leitora, na condição de conscin inversora, já assume a postura de autorresponsabilização nas várias áreas da vida? Quais os resultados evolutivos alcançados até o momento?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               1
                         AUTORRESPONSABILIZAÇÃO                       INVERSIVA
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A autorresponsabilização inversiva é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, aplicante da técnica da invéxis, assumir o ônus e o bônus das escolhas autodiscernidas, considerando os acontecimentos existenciais pessoais enquanto efeitos da própria manifestação consciencial, em conformidade com as leis da Cosmoética, da seriéxis e da proéxis.
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo responsável deriva do idioma Francês, responsable, “que garante; que responde”, derivado do idioma Latim, responsus, de respondere, “responder; afirmar; assegurar; afiançar; prometer; refutar; comparecer”. Surgiu no Século XVIII. Os termos responsabilizar e responsabilização apareceram no Século XIX. A palavra inversão procede igualmente do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar do avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Surgiu no mesmo Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Autorresponsabilização do inversor. 2. Autorresponsabilização da conscin inversora existencial. 3. Autocomprometimento inversivo.
             Neologia. As 4 expressões compostas autorresponsabilização inversiva, autorresponsabilização inversiva básica, autorresponsabilização inversiva intermediária e autorresponsabilização inversiva avançada são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Irresponsabilização do inversor. 2. Terceirização das responsabilidades do inversor. 3. Descomprometimento inversivo. 4. Autoindiferença quanto aos deveres inversivos. 5. Autonegligência antinversiva.
             Estrangeirismologia: a accountability; a accountableness do inversor; a postura de agir at one’s own risk; a coragem de act on one’s own initiative; a autorresponsabilização em bear the blame; o ato de endosser des responsabilités desde a juventude.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos autodeveres intermissivos desde a juventude.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Responsabilidade: adultidade consciencial. Invéxis: autorresponsabilidade intermissiva. Invéxis: autorresponsabilização precoce.
             Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Autorresponsabilidades. Todos os seus problemas e todas as suas soluções de destino se devem, em primeiro lugar, a você mesmo, e só a você”. “Em geral quando a pessoa cai no buraco, a responsabilidade, em primeiro lugar, é dela mesma”.
             2. “Evolução. Tudo na evolução consciencial depende da Meritocracia”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da antecipação da maturidade; o holopensene pessoal da Invexologia; os invexopensenes; a invexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade do inversor; os maturopensenes; a maturopensenidade precoce; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade do inversor; os pensenes de autorresponsabilização pessoal; o holopensene da Holocarmologia; o holopensene de libertação grupocármica desde a juventude.
             Fatologia: a autorresponsabilização inversiva; a autorresponsabilização evolutiva precoce; o autesforço lúcido para a consecução da proéxis desde a juventude; as escolhas autodiscernidas pautadas no mais convergente com a autoproéxis; a inteligência evolutiva (IE) atuante desde 2                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a mocidade; a maturidade consciencial alcançada antes da maturidade biológica; a aceleração da adultidade consciencial; a autoconscientização do patamar evolutivo atual pessoal sendo resultado das próprias escolhas holobiográficas; a superação do porão consciencial antes dos 26 anos de idade; a irresponsabilidade enquanto sinal da imaturidade; a superação da vontade fraca; a mudança da postura revolucionária para a recinológica; a superação dos conflitos de paradigma; a visão meritocrática desde a juventude; a antivitimização precoce; a evitação do sentimentalismo; a reciclagem da instabilidade emocional na juventude; a eliminação das expectativas no externo; a proatividade evolutiva desde a mocidade; a autocrítica enquanto traço essencial ao inversor; a recuperação de cons; a diminuição do comportamento de pedir apenas para si desde a juventude; o locus de controle interno desde a mocidade; a substituição de queixas por soluções práticas; a interassistencialidade sem lamúrias ainda na fase preparatória; a inversão maturológica; a inversão assistencial; a inversão da Cosmoética; a assunção dos autocompromissos sem esperar ser chamado; a liderança interassistencial precoce; o exemplarismo inversivo; a importância da autorresponsabilização na Conviviologia; a autorresponsabilização pela mudança, não gerando cobranças externas; a assunção, ainda na juventude, dos compromissos assumidos no Curso Intermissivo (CI) pré-ressomáticos; a Cosmoética máxima aplicada no dia a dia; a superação das automimeses dispensáveis; o comprometimento pela materialização do CI na vida humana; a invéxis enquanto recin cirúrgica cosmoética na holobiografia pessoal.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o autodomínio energético desde a juventude; a superação dos autassédios; a reciclagem da labilidade parapsíquica; a virada da condição de energívora para doador energético na juventude; a antecipação da tenepes; o trabalho interassistencial gerando rapport com os amparadores extrafísicos de função; a vivência do epicentrismo consciencial.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo invéxis-autorresponsabilização; o sinergismo adultidade-autorresponsabilização; o sinergismo autorresponsabilização–convivialidade sadia.
          Principiologia: o princípio da intransferibilidade das responsabilidades pelos atos cometidos; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio da restauração evolutiva aplicado desde a juventude; o princípio da aceleração evolutiva; o princípio da autocausação; o princípio holocármico da meritocracia cosmoética.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado pelo inversor para a assunção das autorresponsabilidades pessoais; as cláusulas do código pessoal de Cosmoética relacionadas à autossuperação consciencial constante.
          Teoriologia: a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria das inversões conscienciais; a teoria das cláusulas pétreas na Proexologia; a teoria da multidimensionalidade.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica de autorreflexão de 5 horas; a técnica de autoconscienciometria; a técnica da autoconsciencioterapia; a técnica de qualificação da intenção; a técnica da conscin-cobaia voluntária; a técnica da tenepes; a técnica da dupla evolutiva (DE).
          Voluntariologia: o voluntariado na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS) enquanto otimizador para assunção da responsabilidade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Invexologia; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Duplologia; o laboratório conscienciológico Alameda Técnica de Viver; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico de Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível de Invexologia, o Colégio Invisível de Holomaturologia; o Colégio Invisível de Conviviologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                   3
             Efeitologia: o efeito da assunção de responsabilidade no holopensene no inversor; o efeito da liderança qualificando a automaturidade; o efeito da assunção interassistencial na eliminação das posturas queixosas.
             Neossinapsologia: as neossinapses advindas da aplicação da invéxis.
             Ciclologia: o ciclo das autorrecins (Autoconscienciometrologia); a reciclagem do ciclo infrutífero julgamento-culpa-castigo; a saída do ciclo patológico vítima-algoz.
             Binomiologia: o binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo; o binômio autorresponsabilização-recomposição; o binômio gratidão-retribuição.
             Interaciologia: a interação inversor-voluntariado; a interação amparador-amparando.
             Crescendologia: o crescendo antivitimização-autorresponsabilização-interassistência.
             Trinomiologia: o trinômio conhecimento-responsabilidade-exemplarismo; o trinômio autorresponsabilização-gratidão-retribuição; o trinômio autorresponsabilização-maturidade-adultidade; o trinômio autorresponsabilização-autossuficiência-doação; a superação do trinômio autovitimização-dependência-vampirização; a evitação do trinômio carência afetiva–busca por reconhecimento–vampirização energética.
             Polinomiologia: a superação do polinômio autovitimização-cobranças-queixas-autoconflitos; o polinômio autorresponsabilização-realização-autodesenvolvimento-autossatisfação.
             Antagonismologia: o antagonismo irresponsabilidade / invéxis; o antagonismo autovitimização / autorresponsabilidade; o antagonismo credor / amparador; o antagonismo pedir para si / doar para os outros; o antagonismo egão / egocídio cosmoético; o antagonismo antidemocracia / invéxis; o antagonismo autorresponsabilização / anomia.
             Paradoxologia: o paradoxo da necessidade da autorresponsabilização para realização da assistência aos outros; o paradoxo da maturidade na juventude.
             Politicologia: a meritocracia; a assistenciocracia; a invexocracia; a evoluciocracia.
             Legislogia: a lei de causa e efeito; a lei da inseparabilidade grupocármica; a lei do maior esforço aplicada à autolucidez nas decisões evolutivas desde a juventude.
             Filiologia: a evoluciofilia; a autorreeducaciofilia; a recinofilia; a invexofilia; a autodesassediofilia; a organizaciofilia; a fatofilia.
             Fobiologia: a inexistência da descrenciofobia; a ausência da reciclofobia; o autenfrentamento da autopesquisofobia; a superação da decidofobia; a reciclagem da heterocriticofobia; a eliminação da cacorrafiofobia.
             Sindromologia: a superação da síndrome do ostracismo; o autenfrentamento da síndrome do impostor; a evitação a síndrome do justiceiro; a superação da síndrome de Peter Pan.
             Maniologia: a superação da mania de fugir das autorresponsabilidades.
             Mitologia: o mito de os outros serem a causa do sofrimento pessoal; o mito do inversor perfeito; o mito da sorte e do azar.
             Holotecologia: a invexoteca; a maturoteca; a cosmoeticoteca.
             Interdisciplinologia: a Invexologia; a Priorologia; a Intrafisicologia; a Intermissiologia; a Assistenciologia; a Proexologia; a Retribuiciologia; a Paradireitologia; a Autevoluciologia; a Verbaciologia; a Holomaturologia; a Autocriticologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o intermissivista; o inversor existencial; o jovem autassediado; o jovem autodesassediado; o duplista; o cognopolita; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o autodecisor; o reeducador; o pesquisador; o parapercepciologista; o proexólogo; o projetor consciente; o epicon lúcido; o voluntário; o homem de ação; o tenepessista; o ofiexista.
             Femininologia: a intermissivista; a inversora existencial; a jovem autassediada; a jovem autodesassediada; a duplista; a cognopolita; a consciencióloga; a conscienciômetra; a conscien4                                                            En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a cioterapeuta; a autodecisora; a reeducadora; a pesquisadora; a parapercepciologista; a proexóloga; a projetora consciente; a epicon lúcida; a voluntária; a mulher de ação; a tenepessista; a ofiexista.
          Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens responsabilis; o Homo sapiens reptator; o Homo sapiens recexis; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens evolutiens; o Homo sapiens interassistentialis.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autorresponsabilização inversiva básica = a assunção da própria subsistência na juventude e a superação do porão consciencial pela conscin inversora; autorresponsabilização inversiva intermediária = a teática da interassistência proexológica prioritária pela conscin inversora; autorresponsabilização inversiva avançada = a materialização da automegagescon pela conscin inversora.
          Culturologia: a cultura a autorresponsabilização precoce; a cultura da Invexologia.
          Zeitgeist. Sob da ótica da Intrafisicologia, a cultura do sentimentalismo, o culto à autovitimização, o infantilismo, a superficialidade e a Era da Pós-Verdade são presentes neste Planeta-Hospital, em especial no atual Zeitgeist (Ano-base: 2022).
          Mesologia. O primeiro desafio da conscin inversora na juventude é sobrepairar a mesologia e os instintos básicos, minimizando o gap de lucidez em relação aos cons magnos hauridos do Curso Intermissivo.
          Seriéxis. O contato com a teoria da seriéxis possibilita ao intermissivista inferir corretamente a lógica da causa dos acontecimentos existenciais, não permitindo mais a culpabilização externa da própria condição atual.
          Postura. Assim, ocorre a eliminação de posturas queixosas e autovitimizadas, vindo à tona o autesforço lúcido perante a consecução da autoproéxis e a mudança de patamar evolutivo.
          Inversão. A inversão assistencial torna-se viável quando a consciência não pede mais para si e se empenha na interassistência, a partir do uso da inteligência evolutiva, procurando desensinar o ensinado errado no passadão e realizar a superação de posturas seculares patológicas.
          Adultidade. Em consequência disso, a conscin inversora alcança a inversão maturológica, ou seja, a antecipação da maturidade consciencial anterior à maturidade biológica devido às escolhas lúcidas, permitindo a recuperação de cons e a assunção das autorresponsabilidades, eliminando os infantilismos.
          Holomaturologia. Eis, na ordem alfabética, 7 itens relacionados à autorresponsabilização inversiva:
          1. Emocional: a autorresponsabilização por suprir as próprias carências afetivas desde a mocidade.
          2. Energética: a autorresponsabilização, ainda na fase preparatória, pelo domínio energético e manutenção da homeostase holossomática, eliminando muletas para recompor-se ou evitar vampirizações.
          3. Evolutiva: a autorresponsabilização pela autevolução desde a mocidade e a consecução de autorrecins, eliminando as cobranças de tudo dever mudar para a conscin se sentir bem.
          4. Grupocármica: a autorresponsabilização por assistir o grupocarma, eliminando queixumes acerca da família e dos compassageiros evolutivos, colocando-se na postura de amparador(a) desde a juventude.
          5. Intrafísica: a autorresponsabilização precoce por sustentar o próprio soma.
          6. Parapsíquica: a autorresponsabilização pelo desenvolvimento do parapsiquismo técnico, eliminando gurulatrias e fenômenos puramente mediúnicos, desde a mocidade.
          7. Pensênica: a autorresponsabilização pelos próprios pensamentos, sentimentos e energias, avaliando as próprias intenções e eliminando influências nosológicas, de modo precoce. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                     5


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorresponsabilização inversiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Autorresponsabilidade energossomática: Energossomatologia; Homeostático.
             02. Autorresponsabilidade espacial: Intrafisicologia; Homeostático.
             03. Autorresponsabilidade pensênica: Autopensenologia; Homeostático.
             04. Autorresponsabilidade proexológica: Proexologia; Homeostático.
             05. Autorresponsabilidade somática: Autocompletismologia; Neutro.
             06. Binômio autesforço cosmoético–mérito evolutivo: Voliciologia; Homeostático.
             07. Binômio autocognição-responsabilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
             08. Crescendo retrocognição-neorresponsabilidade: Seriexologia; Homeostático.
             09. Inversão etiológica: Autocogniciologia; Homeostático.
             10. Irresponsabilidade: Parapatologia; Nosográfico.
             11. Megarresponsabilidade: Paradireitologia; Homeostático.
             12. Opção pela adultidade consciencial: Automaturologia; Homeostático.
             13. Postura antiqueixa do inversor: Invexologia; Homeostático.
             14. Princípio da Invexologia: Paradireitologia; Homeostático.
             15. Resiliência invexológica: Invexologia; Homeostático.
       A AUTORRESPONSABILIZAÇÃO INVERSIVA É CONSEQUÊNCIA DO ENTENDIMENTO TEÁTICO DO PARADIGMA
  CONSCIENCIAL, CONDIÇÃO SINE QUA NON PARA A ANTECIPAÇÃO DA MATURIDADE DA CONSCIN INVERSORA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de conscin inversora, já assume a postura de autorresponsabilização nas várias áreas da vida? Quais os resultados evolutivos alcançados até o momento?
             Bibliografia Específica:
             1. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 22, 23 e 44.
             2. Vieira; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 291 e 800.
             3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 689 a 715.
                                                                                                                  A. N. O.