Prisma Invexológico

O prisma invexológico é o conjunto de valores, conceitos, ideias, fundamentos e características próprias da técnica da inversão existencial, por meio do qual o inversor enxerga, observa, percebe, discerne, concebe e compreende o Cosmos e a realidade autevolutiva, gerando comportamentos e posicionamentos sadios em contrafluxo às patologias da Sociedade Intrafísica (Socin).

Você, leitor ou leitora, observa a realidade intrafísica sob qual perspectiva? Admite ter se preparado durante o período intermissivo para a aplicação da técnica da invéxis nesta vida? Quais efeitos percebe na compreensão da realidade?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 1
                                      PRISMA INVEXOLÓGICO
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O prisma invexológico é o conjunto de valores, conceitos, ideias, fundamentos e características próprias da técnica da inversão existencial, por meio do qual o inversor enxerga, observa, percebe, discerne, concebe e compreende o Cosmos e a realidade autevolutiva, gerando comportamentos e posicionamentos sadios em contrafluxo às patologias da Sociedade Intrafísica (Socin).
             Tematologia. Tema central homeostático.
             Etimologia. O vocábulo prisma vem do idioma Latim, prisma, e este do idioma Grego, prísma, “poliedro limitado lateralmente por paralelogramos, e por 2 polígonos iguais e paralelos nas extremidades”. Surgiu no Século XVII. O termo inversão deriva também do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no mesmo Século XIX. O elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
             Sinonimologia: 1. Mundividência invexológica. 2. Olhar invexológico. 3. Visão de mundo invexológica. 4. Perspectiva invexológica. 5. Ponto de vista do inversor.
             Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 9 cognatos derivados do vocábulo prisma: prismada; prismado; prismática; prismático; prismatizada; prismatizado; prismar; prismatizar; prismatização; prismatoide; prísmeo.
             Neologia. As 3 expressões compostas prisma invexológico, prisma invexológico teórico e prisma invexológico teático são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Prisma recexológico. 2. Mundividência eletronótica. 3. Ponto de vista ideológico. 4. Visão de mundo religiosa. 5. Prisma partidário.
             Estrangeirismologia: o point of view do inversor; o lifestyle do inversor existencial; o olhar inversivo sobre o próprio Zeitgeist; a manifestação intrafísica do background intermissivo; a compreensão do modus operandi invexológico.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocognição invexológica.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Invéxis: prisma cosmovisiológico. Invéxis: percepção libertadora.
             Coloquiologia: o ato de não fazer vistas grossas às próprias imaturidades.
             Citaciologia: – Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve (Arthur Schopenhauer, 1788–1860).
             Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, relativas ao tema:
             1. “Invéxis. O mais relevante é o renascimento da consciência que consegue evitar os problemas das perdas pessoais dos cons magnos”.
             2. “Prisma. Quem aplica o autodiscernimento, considera todas as coisas sob um prisma favorável à evolução consciencial de todos”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal invexológico; o holopensene do Campus de Invexologia; os invexopensenes; a invexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; a manutenção dos posicionamentos invexológicos em qualquer holopensene; o autoposicionamento em prol da leitura útil evitando a dispersão pensênica promo2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a vida pelo vício em jogos eletrônicos; a manifestação intrafísica do holopensene do Curso Intermissivo (CI); a autopensenidade convergente ao prisma invexológico.
          Fatologia: o prisma invexológico; o olhar multidimensional do inversor sobre a vida intrafísica; o ponto de vista inversivo na priorização da autocoerência intermissiva; a compreensão invexológica quanto às reciclagens intraconscienciais; o discernimento frente à relevância da interassistência; o olhar de prioridade sobre a proéxis; os autoposicionamentos pessoais compatíveis com a forma inversiva de ver o mundo; a visão invexológica sobre as amarras sociais do casamento promovendo a autodecisão em prol da dupla evolutiva (DE); a autolucidez invexológica quanto ao embotamento consciencial provocado pelo uso de drogas; a reciclagem intraconsciencial profilática à autestigmatização provocada pela tatuagem; a opção pela gestação consciencial frente às restrições e mimeses relacionadas à gestação humana; o duplismo evolutivo em contraposição às imaturidades e carências envolvendo a promiscuidade; a decisão pela antirriscomania evitadora da imaturidade subcerebral do vício em adrenalina; o autoposicionamento antifarda advindo da compreensão quanto a anulação da individualidade no militarismo; a autoconsciência quanto à inutilidade da priorização do poder, posição e prestígio na prática da interassistência tenepessológica; a autodecisão pela interassistência universalista; o entendimento do trabalho em prol da reurbex; o ponto de vista inversivo frente à Pré-Intermissiologia; a compreensão da autevolução; a lucidez inversiva profilática ao sectarismo das tribos urbanas; a visão invexológica sobre o sectarismo do partidarismo político; o olhar crítico quanto às lavagens cerebrais promovidas pela visão ideológica da realidade; a liberdade de pensamento; a busca pela na adolescência; a predisposição ao desenvolvimento intelectual na juventude; o desenvolvimento da maturidade precoce; o autexclusivismo inversivo; a invéxis enquanto ferramenta promotora da autodeterminação evolutiva; a vida humana observada pelo prisma do maxiplanejamento invexológico.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as retrovidas observadas pelo prisma autevolutivo; as consciexes assediadoras vistas pela ótica da interassistencialidade; as aulas de Invexologia nos Cursos Intermissivos; o ponto de vista das consciexes sobre a realidade intrafísica; a reperspectivação da visão de mundo da consciex durante o Curso Intermissivo; o amparo de função enquanto coadjuvante da invéxis; a gratidão às consciexes evoluídas promovendo mudanças na forma de enxergar as prioridades interassistenciais; a presença das consciexes interessadas em aplicar a técnica da invéxis nas reuniões dos grupos de inversores existenciais (Grinvexes) enquanto alunos-ouvintes; as consciexes intermissivistas presentes nos Congressos de Inversão Existencial.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo invexibilidade-cosmovisão; o sinergismo valores pessoais–valores invexológicos; o sinergismo criticidade-autocriticidade; o sinergismo interassistência precoce–recuperação de cons; o sinergismo visão ampla–compreensão profunda.
          Principiologia: os princípios invexológicos; os princípios pessoais estruturados sob o paradigma consciencial; o princípio antidispersivo “isso não é para mim”.
          Codigologia: as ações pessoais observadas sob a ótica do código pessoal de Cosmoética (CPC); a autanálise do casal realizada pelo prisma do código duplista de Cosmoética (CDC); o código grupal de Cosmoética (CGC) filtrando o olhar sobre a maxiproéxis grupal.
          Teoriologia: a teoria dos Cursos Intermissivos; a teoria da autevolução consciencial; o mundo observado no quadro apontado pela teoria da reurbex.
          Tecnologia: a técnica da inversão existencial; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da autorreflexão de 5 horas.
          Voluntariologia: a predisposição ao trabalho voluntário na juventude; o voluntariado conscienciológico na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico Serenarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Inversores Existenciais. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 3
             Efeitologia: o efeito das viagens internacionais na cosmovisão da conscin inversora; o efeito da invéxis sobre a mundividência do inversor; o efeito do Curso Intermissivo sobre a autocognição das consciências intermissivistas; o efeito do prisma invexológico sobre as ações, escolhas e posicionamentos do inversor existencial; o efeito da tenepes sobre a forma de enxergar a interassistência; o efeito da megafocalização precoce.
             Neossinapsologia: as paraneossinapses sobre Evoluciologia hauridas nas aulas de Invexologia do Curso Intermissivo.
             Ciclologia: o ciclo vida intrafísica–vida extrafísica depurando o olhar da consciência sobre si mesma e sobre o mundo; o ciclo autorreflexão-autoposicionamento-ação; o ciclo observação-reflexão-experimentação; o ciclo invexometria–planejamento–ação–conquistas evolutivas.
             Binomiologia: o binômio liberdade-invéxis; o binômio invéxis-autocoerência; o binômio invéxis-autocognição; o binômio invéxis-interassistência; o binômio invéxis-tenepes; o binômio invéxis-docência; o binômio precocidade-maturidade.
             Interaciologia: a interação inversor-amparador; a interação inversor-mesologia; a interação cultura local–cultura invexológica; a interação inversor-reciclante; a interação entre inversores no Grinvex.
             Crescendologia: o crescendo Curso Intermissivo–invéxis–compléxis; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma.
             Trinomiologia: o trinômio precocidade-priorização-profilaxia; o trinômio autocrítica-autocognição-autodiscernimento.
             Polinomiologia: o polinômio invéxis-tenepes-epicentrismo-desperticidade-ofiex; o polinômio autocognição-autocrítica-autodiscernimento-invéxis-cosmovisão.
             Antagonismologia: o antagonismo invéxis / recéxis; o antagonismo cosmovisão / interiorose; o antagonismo paradigma consciencial / materialismo; o antagonismo priorização / dispersão; o antagonismo interassistência / egocentrismo.
             Paradoxologia: a vivência do paradoxo da maturidade precoce.
             Politicologia: a cidadania multidimensional do inversor existencial; o Parestadismo; a paradiplomacia.
             Legislogia: a compreensão da lei do maior esforço enquanto fundamento da autevolução consciente.
             Filiologia: a vivência da invexofilia promovendo a tranquilidade íntima perante os desafios da invéxis.
             Fobiologia: a superação da invexofobia.
             Sindromologia: a superação da síndrome do diploma.
             Maniologia: a superação da riscomania e da toxicomania.
             Mitologia: a quebra do mito do inversor perfeito.
             Holotecologia: a invexoteca; a proexoteca; a socioteca; a parapsicoteca; a evolucioteca.
             Interdisciplinologia: a Invexologia; a Proexologia; a Intermissiologia; a Intrafisicologia; a Invexometrologia; a Conscienciometrologia; a Comunicologia; a Cosmovisiologia; a Evoluciologia; a Completismologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
             Masculinologia: o inversor; o jovem intermissivista; o invexólogo; o agente retrocognitor inato; o atacadista proexológico; o conscienciólogo; o epicon lúcido; o duplista; o duplólogo; o exemplarista; o parapercepciologista; o tenepessista; o ofiexista; o completista.
             Femininologia: a inversora; a jovem intermissivista; a invexóloga; a agente retrocognitora inata; a atacadista proexológica; a consciencióloga; a epicon lúcida; a duplista; a duplóloga; a exemplarista; a parapercepciologista; a tenepessista; a ofiexista; a completista. 4                                                                     En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           Hominologia: o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens autolucidens; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens evolutiologus.


                                                V. Argumentologia

           Exemplologia: prisma invexológico teórico = o ponto de vista da conscin, ex-aluna do Curso Intermissivo, após apropriar-se dos conceitos da inversão existencial na vida humana; prisma invexológico teático = o ponto de vista da conscin intermissivista, aplicando lucidamente a técnica da invéxis, por meio da qual interpreta e orienta a realidade intrafísica.
           Culturologia: a cultura invexológica; a cultura proexológica; a vivência teática da cultura intermissiva; as pressões culturais da mesologia sobre a forma de compreender a realidade; o olhar crítico à indústria cultural; a aplicabilidade dos princípios invexológicos sob quaisquer manifestações culturais.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o prisma invexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Apetência invexológica: Invexologia; Homeostático.
           02. Autexclusivismo inversivo: Autoinvexometrologia; Homeostático.
           03. Autocriticidade inversiva: Autoinvexometrologia; Homeostático.
           04. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
           05. Cultura invexológica: Invexologia; Homeostático.
           06. Evitações na invéxis: Invexologia; Homeostático.
           07. Grinvexologia: Invexologia; Homeostático.
           08. Invexograma: Invexometrologia; Neutro.
           09. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
           10. Mundividência: Cosmovisiologia; Neutro.
           11. Postura antiqueixa do inversor: Invexologia; Homeostático.
           12. Sinergismo invexibilidade-liberdade: Invexologia; Homeostático.
           13. Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
           14. Tríade da invéxis: Invexologia; Homeostático.
           15. Whole pack invexológico: Invexologia; Homeostático.
 A CONSCIN INVERSORA, MESMO SOB O JUGO DO RESTRINGIMENTO INTRAFÍSICO, PROCURA ENXERGAR A VIDA HUMANA SOB O PRISMA DE CONSCIEX, BUSCANDO
  PRIORITARIAMENTE A AUTOCOERÊNCIA INTERMISSIVA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, observa a realidade intrafísica sob qual perspectiva? Admite ter se preparado durante o período intermissivo para a aplicação da técnica da invéxis nesta vida? Quais efeitos percebe na compreensão da realidade?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo, CEAEC & EDITARES; 3 Vols.; 2.084 p.; Vols. II e III; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 7.518 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 25.183 ortopensatas; En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                       5 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 13cm; enc.; 2 a Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2019; páginas 1.114 e 1.629.
             2. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 148, 175 e 689 a 715.
                                                                                                                    D. L. S.