Autorreflexão Conquistada

A autorreflexão conquistada é a condição alcançada pela conscin, homem ou mulher, de refletir sobre si mesma, examinando e avaliando as próprias ideias, sentimentos, energias, trafares e trafores com objetivo de realizar os autenfrentamentos, de modo contínuo, no caminho da autevolução consciencial.

Você, leitor ou leitora, está consciente da importância da autorreflexão conquistada, sincera e profunda no combate aos surtos de imaturidade? Já empregou alguma técnica de autorreflexão?

      AUTORREFLEXÃO CONQUISTADA
                                    (NEOPENSENOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. A autorreflexão conquistada é a condição alcançada pela conscin, homem ou mulher, de refletir sobre si mesma, examinando e avaliando as próprias ideias, sentimentos, energias, trafares e trafores com objetivo de realizar os autenfrentamentos, de modo contínuo, no caminho da autevolução consciencial.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O elemento de composição auto provém do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio.” O termo reflexão procede do Latim Tardio, reflexio, “ação de voltar para trás”, de reflexum, e este de reflectere, “recurvar; encurvar; vergar; dobrar; voltar; prestar atenção; refletir”. Apareceu no Século XVII. A palavra conquistar deriva do idioma Latim Medieval, conquistare, “conquistar”, e esta do idioma Latim, conquirere, “buscar; procurar juntamente; recrutar”, sob influência do verbo quaerere, “querer”. Surgiu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Autorreflexão consolidada. 2. Autorreflexão implantada. 3. Autorreflexão consubstanciada. 4. Autorreflexão estabilizada.
          Neologia. As duas expressões compostas autorreflexão conquistada mínima e autorreflexão conquistada máxima são neologismos técnicos da Neopensenologia.
          Antonimologia: 1. Irreflexão. 2. Autorreflexão abortada. 3. Irreflexonismo. 4. Imponderação.
          Estrangeirismologia: o know-how conquistado; o upgrade na autorreflexão.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto aos autoquestionamentos recinológicos.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interação com a multidimensionalidade; o holopensene da autorreflexão; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade; o holopensene sadio; o autesforço da conscin em manter os pensenes sadios; os pensenes de interassistencialidade; a higidez da pensenidade sadia; a retilinearidade autopensênica.
          Fatologia: a autorreflexão conquistada; a capacidade humana da autorreflexão; a autanálise profunda favorecendo o desencadeamento da recin; o emprego constante da autorreflexão auxiliando o equilíbrio pessoal homeostático; a imersão no solilóquio sadio realinhando a proéxis; a autorreflexão favorecendo a reciclagem contínua; a reflexividade autêntica capaz de impulsionar a mudança do patamar evolutivo, para melhor, da conscin; a autorreflexão sendo aporte contra o determinismo tecnológico; o ato de ponderar sobre os autatributos e habilidades capazes de dinamizar a interassistência; a reciclagem existencial eliminando os surtos de imaturidade; a emocionalidade embotando o discernimento; as atitudes impensadas gerando acidentes de percurso; o autesforço na alavancagem da proéxis pessoal; a harmonização pessoal inspirando a assistência; a autodeterminação no enfrentamento das crises de crescimento; a compreensão e superação de trafares favorecendo o exemplarismo pessoal; a otimização das recins possibilitando os ajustes na proéxis; a homeostase holossomática provocada pela recin; a manutenção da autolucidez na vida cotidiana; a efetivação das autoconquistas evolutivas no compléxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sustentabilidade energética impulsionando o parapsiquismo; a percepção reflexiva da sinalética energética alavancando a proéxis; a autovigilância energética ininterrupta; as reciclagens parapsíquicas pessoais; a evolução da minipeça lúcida na estrutura do maximecanismo interassistencial; o autocomprometimento multidimensional; a autodiposição em receber as inspirações extrafísicas; o epicentrismo consciencial; os extrapolacionismos parapsíquicos pessoais.


                                          III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo autorreflexão–retilinearidade pensênica; o sinergismo autorganização-autodiscernimento; o sinergismo reflexão-vontade-determinação.
         Principiologia: o princípio de refletir antes de agir; o princípio de refletir sobre o comportamento do outro; o princípio de pensar bem do outro; o princípio do livre arbítrio; o princípio da liberdade; o princípio do exemplarismo pessoal.
         Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) favorecendo a autorreflexão.
         Teoriologia: a teoria dos veículos de manifestação da consciência; a teoria da multidimensionalidade; a teoria da serialidade multiexistencial.
         Tecnologia: a técnica do registro sistemático dos fenômenos parapsíquicos; a técnica da análise-síntese; a técnica da heterocrítica; a técnica da autavaliação pessoal; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
         Voluntariologia: o voluntário conscienciológico potencializador da dinâmica evolutiva pessoal e grupal.
         Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da retrocognição; o laboratório conscienciológico da Cosmoética.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Mentalsomatologia; o Colégio Invisível da Policarmologia.
         Efeitologia: o efeito da autorreflexão na cosmovisão pessoal; os efeitos recicladores da autorreflexão; os efeitos da autorreflexão favorecendo a linearidade autopensênica; os efeitos da Higiene Consciencial na manutenção dos pensenes sadios; os efeitos positivos do esclarecimento da tares; o efeito profilático do estado vibracional; os efeitos das ideias inatas alavancando o processo evolutivo; a maturidade da consciência enquanto efeito da autorreflexão conquistada.
         Neossinapsologia: as neossinapses geradas pelo desassédio mentalsomático; a geração de neossinapses alavancadoras da proéxis.
         Ciclologia: o ciclo autorreflexão-análise-ação; o ciclo dessoma-intermissão-ressoma; o ciclo autesforço-sustentação-domínio; o ciclo autanálise-autopesquisa-autoconhecimento; o ciclo erro-correção-acerto; o ciclo fase preparatória da proéxis–fase executiva da proéxis–fase acabativa da proéxis.
         Enumerologia: a autorreflexão para a conquista da ortopensenidade; a autorreflexão para a conquista do autodiscernimento; a autorreflexão para a conquista da proéxis; a autorreflexão para a conquista do CPC; a autorreflexão para a conquista da maturidade; a autorreflexão para a conquista do equilíbrio homeostático; a autorreflexão para a conquista da autoconfiança.
         Binomiologia: o binômio tenepessista-amparador; o binômio reflexão-irreflexão; o binômio consciência-holossoma; o binômio intrafisicalidade-extrafisicalidade; o binômio refletir antes–expor depois; o binômio esforço-conquista; o binômio animismo-parapsiquismo; o binômio constância-persistência.
         Interaciologia: a interação autorreflexão periódica–recin constante; a interação autorganização-autodeterminação-autodiscernimento; a interação autorreciclagem-autolucidez.
         Crescendologia: o crescendo autovivência-autorreflexão-neoideia; o crescendo autopesquisa-autodiagnóstico-autocura; o crescendo egocarma-grupocarma-policarma; o crescendo EV-tares-tenepes-ofiex; o crescendo saber acadêmico–saber enciclopedista.
         Trinomiologia: o trinômio autorreflexão-análise-ação; o trinômio autolucidez-autocognição-autodiscernimento; o trinômio motivação-esforço-perseverança.
         Polinomiologia: o polinômio recolhimento-reflexão-inspiração-realização; o polinômio vontade-intenção-decisão-ação.
          Antagonismologia: o antagonismo conscin reflexiva / conscin irreflexiva; o antagonismo pensenes sadios / pensenes patológicos; o antagonismo afetividade real / afetividade idealizada; o antagonismo atitude cosmoética / atitude anticosmoética; o antagonismo vontade inquebrantável / vontade débil; o antagonismo compléxis / incompléxis; o antagonismo abertismo consciencial / fechadismo consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de as ferramentas virtuais provocarem a concentração, mas impedirem a autorreflexão.
          Politicologia: a intelectocracia; a meritocracia; a cosmoeticocracia; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei da interassistencialidade; a lei do maior esforço aplicada à autorreflexão; a lei da maxiproéxis.
          Filiologia: a conviviofilia; a pensenofilia; a evoluciofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: as fobias inibidoras da autorreflexão.
          Sindromologia: a luta contra a síndrome da distorção imaginativa.
          Maniologia: o autodescarte das manias em geral.
          Mitologia: o mito da mudança de patamar evolutivo sem autorreflexão; o mito de quem pensa muito esquenta a cabeça e enfraquece o cérebro.
          Holotecologia: a pensenoteca; a consciencioteca; a recexoteca; a experimentoteca; a evolucioteca; a proexoteca; a mentalsomatoteca; a assistencioteca.
          Interdisciplinologia: a Neopensenologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Materpensenologia; a Evoluciologia; a Recexologia; a Autoparapercepciologia; a Holomaturologia; a Conviviologia; a Cosmoeticologia; a Interassistenciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin assistencial; a dupla evolutiva.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens completista; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens autorreflexor.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: autorreflexão conquistada mínima = a condição de a conscin refletir sobre si mesma, levando em conta primordialmente os fatos intrafísicos vivenciados; autorreflexão conquistada máxima = a condição de a conscin refletir sobre si mesma, levando em conta primordialmente os parafatos extrafísicos vivenciados.
          Culturologia: a cultura da Autevoluciologia; a cultura da pensenização; a cultura da cosmoeticidade; a cultura conscienciológica.
          Autopesquisologia. Considerando o universo da Neopensenologia, eis, em ordem alfabética, por exemplo, 5 condições pessoais básicas para gerar e manter a linearidade da autorreflexão da conscin lúcida:
          1. Autodiscernimento: a capacidade pessoal superior de compreender situações com clareza e exatidão.
          2. Introspecção: a experiência intraconsciencial de a conscin voltar-se para dentro de si, sendo a pesquisadora da própria essência consciencial.
          3. Racionalização: a teática de expor ordenadamente os argumentos de modo lógico e racional.
          4. Retilinearidade: a habilidade de manter a retilinearidade autopensênica sem desvios, priorizando sempre o relevante e o útil.
          5. Sustentabilidade: a manutenção equilibrada das autopesquisas e da própria condição energética.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorreflexão conquistada, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Acronologia da recin: Autotaquicogniciologia; Neutro.
          02. Autoconsciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          03. Autodialética evolutiva: Autorrecexologia; Neutro.
          04. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          05. Irreflexão pré-verbal: Parapatologia; Nosográfico.
          06. Linearidade da autopensenização: Autopensenologia; Homeostático.
          07. Paradoxo da autorreflexão: Paradoxologia; Neutro.
          08. Pensenosfera: Pensenologia; Neutro.
          09. Pista de reflexão: Autocogniciologia; Neutro.
          10. Racionalidade completa: Autodiscernimentologia; Neutro.
          11. Silêncio autesclarecedor reativo: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
          12. Silêncio cosmoetificador: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Solidão profícua: Autoconviviologia; Homeostático.
          14. Solilóquio: Autopensenologia; Neutro.
          15. Uróboro introspectivo: Autoprospecciologia; Neutro.
 A AUTORREFLEXÃO CONQUISTADA PELA CONSCIN LÚCIDA RESULTA DO EMPREGO DA VONTADE, AUTODISCERNIMENTO E INTENÇÃO COSMOÉTICA, COMPONDO A BASE DO NÍVEL TEÁTICO DE INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA (IE).
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, está consciente da importância da autorreflexão conquistada, sincera e profunda no combate aos surtos de imaturidade? Já empregou alguma técnica de autorreflexão?
           Bibliografia Específica:
           1. Teles, Mabel; Profilaxia das Manipulações Conscienciais; colaboradores Eduardo Ferreira; & Ivo Valente; pref. Flavia Guzzi; revisores Ana Flávia Magalhães; et al.; 44 caps.; 1 cronologia; 22 E-mails; 223 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 32 perguntas; 2 tabs.; 10 websites; glos. 182 termos; 10 filmes; 344 refs.; 1 apênd.; 21 x 14 cm; br.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 113 a 227.
           2. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia ; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.663 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 2ª Ed.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2003; páginas 373 a 382.
                                                                                                                          J. S.