Apreço pela Autorreflexão

O apreço pela autorreflexão é a satisfação, a capacidade ou a qualidade de a consciência, intra e extrafísica, exercitar a introspecção sadia e continuada, por meio de solilóquio mental pacífico e com repercussão na autevolução, fundamentada na racionalidade e na inteligência evolutiva (IE).

Você, leitor ou leitora, pratica a autorreflexão profunda? Qual o nível de apreço pela autorreflexão em busca da evolução pessoal?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              1
                            APREÇO PELA AUTORREFLEXÃO
                                        (AUTORREFLEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. O apreço pela autorreflexão é a satisfação, a capacidade ou a qualidade de a consciência, intra e extrafísica, exercitar a introspecção sadia e continuada, por meio de solilóquio mental pacífico e com repercussão na autevolução, fundamentada na racionalidade e na inteligência evolutiva (IE).
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo apreçar vem do idioma Latim, appretiare, “apreciar; estimar; prezar; avaliar”. Surgiu no Século XIII. O elemento de composição auto deriva do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo reflexão procede do idioma Latim Tardio, reflexio, “ação de voltar para trás”, de reflexum, e este de reflectere, “recurvar; encurvar; vergar; dobrar; voltar; prestar atenção; refletir”. Apareceu no Século XVII.
             Sinonimologia: 1. Afeição pela autorreflexão. 2. Dilecção pela autorreflexão. 3. Estima pela autanálise crítica. 4. Zelo pela reflexão sobre si. 5. Valorização da autorreflexão.
             Neologia. As 3 expressões compostas apreço pela autorreflexão, apreço superficial pela autorreflexão e apreço profundo pela autorreflexão são neologismos técnicos da Autorreflexologia.
             Antonimologia:. 1. Apatia autorreflexiva. 2. Desvalorização da autorreflexão. 3. Negligência quanto à autorreflexão. 4. Desapreço pela autorreflexão. 5. Menosprezo pela autorreflexão. 6. Indiferença pela autorreflexão. 7. Desinteresse pela autopensenização reflexiva.
             Estrangeirismologia: o systemic thinking na qualificação autorreflexiva; o inward-look; a introspection profunda; o pit stop autopensênico; o track down da neoverpon; o strong profile intelectual; o know-how conquistado através das reflexões; o processo slow motion na ampliação do panorama reflexivo; o timing nas autorreflexões; a abordagem smart; a alta performance consciencial; a apex mentis autorreflexiva; a awareness evolutiva; a mindfullness; a open mind pró-evolutiva; o balanço da selfperformance evolutiva; o approach cosmovisiológico; o brainstorming pessoal silencioso; o Autorreflexarium; o Verponarium; o Serenarium.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à importância da autorreflexão na evolução consciencial.
             Megapensenologia. Eis 10 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: Autorreflexão: profilaxia eficaz. Autorreflexão: exercício mentalsomático. Autorreflexofilia exige silêncio. Qualifiquemos as autorreflexões. Autorreflexão propicia evolução. Autorreflexão: introspecção inteligente. Refletir possibilita libertar-se. Autanálise exige autorreflexão. Acerto: Autorreflexão cosmoética. Autorreflexões aprofundam autorreciclagens.
             Ortopensatologia. Eis 5 ortopensatas, citadas na ordem alfabética e classificadas em 2 subtítulos:
             1. “Autorreflexão. A autorreflexão é a chave da Lucidologia”. “A qualificação da consciência pode ser medida pelo nível da sua reflexão”. “A autorreflexão é a megainteligência da vida interior”. “O mais difícil para a conscin, na vivência da técnica das autorreflexões de 5 horas, não é ato, em si, de pensenizar –, a ação mais comum do Ser Humano –, e sim o fato de ficar quieta, dentro de um quarto, por todo esse tempo, pensenizando sobre o mesmo assunto, sendo consciex num corpo de conscin”.
             2. “Autorreflexões. Todo microuniverso consciencial é incompleto e lacunado sem o recanto de silêncio íntimo destinado às autorreflexões”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal da autorreflexão; a retilinearidade autopensênica qualificada pelas autorreflexões; a repensenização contínua; o aperfeiçoamento autopensênico por 2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a meio da imersão introspectiva; o apreço à pensenidade com maior profundidade; o holopensene pessoal refletindo a própria holomaturidade; o fortalecimento do materpensene pessoal por meio das autorreflexões; o holopensene da reflexão crítica; a reconstrução pensênica; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade; os cosmopensenes; a cosmopensenidade; os lateropensenes; a lateropensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os megapensenes; a megapensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os parapensenes; a parapensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os raciocinopensenes; a raciocinopensenidade.
          Fatologia: o apreço pela autorreflexão; a relevância da ponderação na autocrítica; a estima pela imersão introspectiva racional; a importância da abstração positiva; o interesse pela autopesquisa intraconsciencial; a significância do megafoco autorreciclador; a atitude autorreflexiva proporcionando maior acalmia; a priorização do autobalanço mentalsomático cosmoético; a autavaliação do Conscienciograma; a análise dos indicadores autoconscienciométricos; a autanálise das estratégias maxiproéxicas; as autorreavaliações periódicas; a mudança de paradigmas reformulando comportamentos; a conquista do automitridatismo cosmoético; a leitura e a escrita como potencializadores da autorreflexão; a reciclagem intraconsciencial alavancada; o locus de autoconcentração; a autotares teática; a autopercepção equilibrada; a ausculta mentalsomática; autocrítica consciente; a autorreciclagem prioritária; o autodiscernimento lúcido ampliado com as autoinvestigações; a autorganização intensificada; o recolhimento íntimo preservado; a análise prospectivológica; a autocosmovisão; o sobrepairamento crescente visando o aprendizado; a valorização dos insights; a apatia pelo autesforço no uso do cérebro; o desinteresse pela utilização do raciocínio lógico; a cabeça quente com excesso de preocupações; a ansiedade e a dispersão; a irreflexão mantendo a automimese; a necessidade de redução de impulsividade e precipitação; a comunicação retórica sem pensar; a inevitável desconexão midiática nosográfica; a preguiça mental impossibilitando a autoinvestigação; a introspecção após a crise e o erro; o apreço pelo silêncio; a seletividade dos ambientes; as associações inteligentes; a importância da diferenciação entre a imaginação e o solilóquio nos momentos de recolhimento íntimo; a imagística catalisando as intrarticulações mentais; os ganhos evolutivos com o investimento automedidativo; a autorreflexão profunda acelerando a desperticidade; a dinâmica de refletir nos momentos vagos; a teática autorreflexiva geradora de auto e heterodesassédio; o autequilíbrio e a autoimperturbabilidade; a aplicabilidade das neorreflexões; o investimento na tridotalidade consciencial; o balanço tenepessológico e mentalsomático; o apreço pela autorreflexão na condição de recurso do megabastecimento da consciência; a valorização das neoideias e neoverpons; o predomínio do mentalsoma.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático nos momentos de autorreflexão; o raciocínio sobre as pararrealidades; a descoincidência vígil na captação de neoideias de amparador extrafísico na alavancagem pararreflexiva; as repercussões extrafísicas das autoponderações aprofundadas; as autanálises dos neoaprendizados na projetabilidade; a conexão com as comunexes evoluídas; a autossuperação das pressões extrafísicas, alavancando o desassédio mentalsomático; a autovigilância energética ininterrupta; a autossinalética energoparapsíquica no aprofundamento neoideativo; os paraindicadores de autodesempenho parapsíquico; o autocomprometimento multidimensional; o esquadrinhamento dos parafatos intermissivos e multiexistenciais; a extrapolação parapsíquica no momento de introspecção profunda; as parapercepções na expansão mentalsomática; o arco voltaico craniochacral favorecendo a manifestação do paracérebro; a paracâmara de autorreflexão; os parabanhos energéticos confirmatórios da linha autorreflexiva em curso; a megarrecin pessoal predispondo o auxílio na reurbanização extrafísica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autorreflexão-vontade-determinação; o sinergismo apreço pela autorreflexão–retilinearidade pensênica; o sinergismo autorganização-autodiscernimento-autorreflexividade; o sinergismo dileção pela autorreflexão–autopensenização sadia continuaEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               3 da; o sinergismo análise-síntese; o sinergismo abertismo-extrapolacionismo; o sinergismo ampliação consciencial–multivisão autocrítica; o sinergismo autorreflexão-discernimento-reciclagem.
             Principiologia: o princípio da amplificação da autoconsciencialidade; o princípio do megafoco mentalsomático; o princípio de refletir antes de agir; o princípio do autodiscernimento evolutivo; o princípio do aprender a refletir refletindo; o princípio da descrença (PD); o princípio da qualificação pensênica; o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
             Codigologia: a autorreflexão sobre o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código da autopriorização evolutiva; o código de Ética Profissional; o código da autopesquisa; a qualificação do código pessoal de evolução; o código evolutivo dos intermissivistas.
             Teoriologia: a teoria da tridotalidade consciencial; a teoria da autoconscientização multidimensional (AM); a teoria da Paracerebrologia; a teoria da interpretação dos fatos e parafatos; a teoria da autocoerência; a teoria da recuperação de cons; a teoria da desperticidade.
             Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica do detalhismo e da exaustividade; a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da análise dos autorregistros; a técnica do esquadrinhamento das ideias; a técnica da madrugada; as técnicas autoconscienciométricas.
             Voluntariologia: o voluntariado pessoal; o voluntariado teático da tares; o voluntariado conscienciológico; o voluntariado propiciando a consolidação da ortopensenidade.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); a avaliação das autovivências nos laboratórios conscienciológicos.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível da Despertologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Serenologia; o Colégio Invisível da Verponologia; o Colégio Invisível da Pararreurbanologia.
             Efeitologia: o efeito da autorreflexão na cosmovisão pessoal; os efeitos recicladores da autorreflexão; o efeito profilático do EV na autorreflexividade; os efeitos renovadores das autorreflexões; o efeito cascata da racionalidade sustentando a ortopensenidade; o efeito tarístico das reflexões conscienciológicas; a maturidade enquanto efeito da autorreflexão conquistada.
             Neossinapsologia: a criação de neossinapses a partir do apreço pela autorreflexão; as neossinapses advindas das autorreflexões extrapolaciológicas; as neossinapses geradas pelo desassédio mentalsomático; a reciclagem de retrossinapses abrindo espaço às neossinapses de ponderação autorreflexiva; as paraneossinapses intermissivas; o raciocínio crítico-reflexivo gerador de neossinapses; as neossinapses geradas a partir de experimentos reflexivos do labcon.
             Ciclologia: o ciclo ideia-autorreflexão-neoideia; o ciclo autorreflexão-autanálise-ação; o ciclo leitura-autorreflexão-autorreciclagem; o ciclo autopesquisa-autanálise-autoconhecimento; o ciclo problematização-autorreflexão-conceituação; o ciclo reflexão-interpretação-conceituação-refutação; o ciclo autorreflexão-metarreflexão-recins.
             Enumerologia: a ampliação autorreflexiva pela autopesquisa; a ampliação autorreflexiva pela autoconscienciometria; a ampliação autorreflexiva pela autanálise prospectiva; a ampliação autorreflexiva pela autocriatividade; a ampliação autorreflexiva pelo autoconhecimento; a ampliação autorreflexiva pela autocosmovisão; a ampliação autorreflexiva pela autoholomaturidade.
             Binomiologia: o binômio apreço pela autorreflexão–recin eficaz; o binômio autorreflexão racional–autodiscernimento; o binômio autorreflexão–ampliação da cosmovisão; o binômio hiperacuidade-hololucidez; o binômio autorreflexão-autoconhecimento; o binômio autorreflexão-verpon; o binômio admiração-discordância; o binômio pergunta-resposta; o binômio apreço pela leitura–apreço pela autorreflexão.
             Interaciologia: a interação autorreflexão periódica–recin constante; a interação autorreflexão diuturna–ampliação da inteligência evolutiva; a interação autorreflexão profunda–pacificação íntima; a interação autorreflexão retilínea–autodesperticidade consciencial; a interação 4                                                              En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a ortopensenidade–otimização autorreflexiva; a interação imersão autorreflexiva–desassédio mentalsomático; a interação autorreciclagem-autolucidez.
          Crescendologia: o crescendo egovisão-cosmovisão; o crescendo autovivência-autorreflexão-neoideia; o crescendo autopesquisa-autodiagnóstico-autocura; o crescendo reflexões-megarreflexões; o crescendo reflexão-extrapolação.
          Trinomiologia: o trinômio vontade-intencionalidade-autodisciplina; o trinômio apreço pela autorreflexão–autolucidez–autodiscernimento; o trinômio autorreflexão-autocompreensão-autorregulação; o trinômio estudo-reflexão-metarreflexão; o trinômio autocrítica-autoincorruptibilidade-autorreflexão; o trinômio leitura-autorreflexão-escrita; o trinômio atilamento-hiperacuidade-megafoco; o trinômio pensamento-sentimento-energia.
          Polinomiologia: o polinômio monovisão-minivisão-macrovisão-megavisão; o polinômio recolhimento-autorreflexão-inspiração-realização; o polinômio pensene-palavra-significado-discernimento; o polinômio movimento-pausa-reflexão-neomovimento; o polinômio autoquestionamento-autorreflexão-autocompreensão-autoposicionamento; o polinômio neopensene-neoverpon-neoperspectiva-neoteoria; o polinômio hipótese-verificação-análise-conclusão-reverificação.
          Antagonismologia: o antagonismo fechadismo / abertismo; o antagonismo reducionismo / holismo; o antagonismo racionalidade / emocionalidade; o antagonismo autorreflexão / autoirreflexão; o antagonismo pensar sem parar / parar para pensar; o antogonismo autorreciclagem / autestagnação; o antagonismo pessimismo / otimismo.
          Paradoxologia: o paradoxo da autorreflexão; o paradoxo de o monoideísmo temporário expandir a criatividade evolutiva; o paradoxo da simplificação da complexidade; o paradoxo de o dinamismo poder ser tranquilo; o paradoxo aparência moderna–essência conservadora; o paradoxo autonomia intraconsciencial–interdependência evolutiva.
          Politicologia: a conscienciocracia; a cosmocracia; a cosmoeticocracia; a evoluciocracia; a intelectocracia; a lucidocracia; a meritocracia.
          Legislogia: a lei do aperfeiçoamento contínuo; a lei do maior esforço na pesquisa; a lei do maior esforço aplicada à autorreflexão.
          Filiologia: a autocognofilia; a autocosmovisiofilia; a autodiscernimentofilia; a autorganizaciofilia; a autorreciclofilia; a evoluciofilia; a neofilia; a pensenofilia; a raciocinofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a autorreflexofobia; a criativofobia; a neofobia; a priorofobia; a leiturofobia; a teaticofobia.
          Sindromologia: a evitação da síndrome do ansiosismo; a prevenção da síndrome da procrastinação; a profilaxia da síndrome da inércia; a erradicação da síndrome da apriorismose; a autocura da síndrome da insegurança; a eliminação da síndrome do perfeccionismo; a supressão da síndrome da pusilanimidade; a descontinuidade na síndrome da dispersão consciencial.
          Maniologia: a fracassomania; a megalomania; a riscomania; a mania de desistir; a mania da acomodação; a mania de agir por impulso sem refletir sobre o contexto.
          Mitologia: o mito da mudança de patamar evolutivo sem autorreflexão; o mito da inspiração sem transpiração; o mito das verdades absolutas; o mito da inovação sem esforço; o mito do conhecimento total; o mito da mudança autevolutiva sem desassédio; o mito de pensar muito esquenta a cabeça e enfraquece o cérebro.
          Holotecologia: a cosmoconsciencioteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a ideoteca; a intelectoteca; a lexicoteca; a mentalsomatoteca; a pensenoteca; a reflexoteca.
          Interdisciplinologia: a Autorreflexologia; a Autorrecinologia; a Autevoluciologia; a Autocogniciologia; a Autocosmovisiologia; a Autocriticologia; a Autodiscernimentologia; a Autoparapercepciologia; a Autopensenologia; a Lucidologia; a Mentalsomatologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin apreciadora da autorreflexão; a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser desinteressado na reflexão íntima; a conscin enciclopedista. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                 5
             Masculinologia: o acoplamentista; o evoluciente; o agente retrocognitor; o intermissivista; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o cognopolita; o compasasgeiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o tenepessista; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o ofiexista; o parapercepciologista; o projetor consciente; o tertuliano; o teletertuliano; o pesquisador; o verbetólogo; o voluntário; os profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI).
             Femininologia: a acoplamentista; a evoluciente; a agente retrocognitora; a intermissivista; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a tenepessista; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a ofiexista; a parapercepciologista; a projetora consciente; a tertuliana; a teletertuliana; a pesquisadora; a verbetóloga; a voluntária; as profissionais da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional.
             Hominologia: o Homo sapiens autorreflexor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens despertus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens intellegens; o Homo sapiens logicus; o Homo sapiens mentalsomaticus.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: apreço superficial pela autorreflexão = a autanálise inicial com baixo grau de lucidez e autorreciclagens básicas; apreço profundo pela autorreflexão = a autanálise avançada com alto grau de lucidez e promoção de autorreciclagens cirúrgicas.
             Culturologia: a cultura da Autevoluciologia; a cultura da pensenização; a cultura conscienciológica; a cultura da autorreflexão; a cultura da associação de ideias; a cultura parapsíquica; a cultura da multidimensionalidade; a cultura da Verponologia.
             Otimizações. Conforme a Interdisciplinologia, eis, em ordem alfabética, 100 especialidades da Conscienciologia, a serem estudadas para o aprofundamento das autorreflexões e autanálises autoconscienciométricas do nível de autopercuciência:
             01. Abertismologia: a receptibilidade às neoideias libertárias; o interesse neofílico.
             02. Abstraciologia: a expansão mentalsomática; a magnitude da essência na apreensão de neoconceitos.
             03. Antidogmatologia: a flexibilidade pensênica; a autossuficiência intelectual; o senso crítico cosmoético.
             04. Associaciologia: as correlações sutis entre os assuntos; as analogias fatuísticas e perceptivas; o pensamento sistêmico.
             05. Atenciologia: a circunspecção aplicada; o detalhismo; a megafocagem.
             06. Autabsolutismologia: a megadecisão autevolutiva; o turning point evolutivo.
             07. Autanaliticologia: a reverificação realista de fatos e parafatos; a meticulosidade autoinvestigativa.
             08. Autenganologia: a evitação de equívocos; a superação da inexperiência; a correção do desvio; o reparo da omissão.
             09. Autevoluciologia: o megafoco consciencial contínuo; a autolucidez pesquisística.
             10. Autexemplarismologia: a autoridade cosmoética; a teática prioritária.
             11. Autexperimentologia: a cientificidade no autaperfeiçoamento; a vivência avaliada.
             12. Autocoerenciologia: a autovigilância contínua; a automanifestação intraconsciencial harmonizada. 6                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
         13. Autocogniciologia: o autoconhecimento avançado; a apreensibilidade desenvolvida.
         14. Autocompletismologia: a teática proexológica máxima; o maxiempenho às megametas evolutivas.
         15. Autoconflitologia: a avaliação das contradições íntimas; o nível de evitação da perturbação intraconsciencial.
         16. Autoconscienciologia: a vivência lúcida da condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial (MMI); a assunção do Curso Intermissivo (CI).
         17. Autoconscienciometrologia: o empenho na autocompreensão realística; a fidedignidade da autoimagem.
         18. Autoconsciencioterapeuticologia: a autocura de pertúrbios conscienciais; a disciplina na remissão de distúrbios pessoais.
         19. Autoconviviologia: a autaceitação; a desdramatização dos autotrafares; o sobrepairamento de traumas conscienciais.
         20. Autocosmoeticologia: a intencionalidade sadia; a autoincorruptibilidade; a automaturidade.
         21. Autocriticologia: a distinção das prioridades autevolutivas; o autoquestionamento; o autodiscernimento na análise do próprio ego.
         22. Autodecidologia: o autoposicionamneto em momentos críticos; a autossegurança diante de escolhas autevolutivas.
         23. Autodesassediologia: a autopensenidade hígida; o autodomínio emocional; a psicosfera pessoal vigorosa.
         24. Autodespertologia: a amplitude da autolucidez e autodesassedialidade; a qualidade da autorganização evolutiva.
         25. Autodeterminologia: a autoconfiança e autossuficiência consciencial; as autorresoluções imprescindíveis; o autoposicionamento pró-evolutivo.
         26. Autodiscernimentologia: a sabedoria mentalsomática aplicada; a autanálise dos contextos, realidades e pararrealidades.
         27. Autodisciplinologia: o hábito sadio; a rotina útil; a autorganização metodológica.
         28. Autoincoerenciologia: a divergência sem fundamento; a ausência da lógica evolutiva na automanifestação diuturna.
         29. Autoinconflitologia: o autocontrole do desconforto; a acalmia; a autocompreensão; o nível de imperturbabilidade.
         30. Autolucidologia: a hiperacuidade consciencial lógica; a bússola consciencial ativa; o atilamento constante; o apercebimento da autorrealidade.
         31. Automaturologia: a aplicabilidade da inteligência evolutiva; o nível de discernimento das autescolhas; a interassistência presente nas interrelações conscienciais.
         32. Automimeticologia: a acomodação evitável; a quebra de ideias fixas paralisantes da evolução da consciência; a diligência quanto ao refluxo inconveniente do passado; o investimento em novas aquisições evolutivas; a automaxidissidência.
         33. Autonomologia: a independência na busca de soluções; o autogoverno; a liberdade consciente.
         34. Autoparadireitologia: a autolucidez na atitude justa e megafraterna; o paradever reconhecido e vivenciado com autodiscernimento.
         35. Autoparaprocedenciologia: a reflexão autocrítica sobre as tendências pessoais capaz de evidenciar as raízes da autolucidez; a análise de aspectos da personalidade reveladores de características da origem extrafísica pré-ressomática.
         36. Autopensenologia: a manutenção da higidez pensênica; o saber pensenizar com racionalidade e lógica cosmoética.
         37. Autopercepciologia: o estágio de domínio bioenergético; a medida da vivência do parapsiquismo lúcido; a expressão do autodiscernimento nas parapercepções.
         38. Autopercucienciologia: a qualificação do autojuízo crítico; o agudeza do autentendimento. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                               7
             39. Autopesquisologia: o levantamento fatuístico e parafatuístico detalhista; a autaprendizagem aplicada.
             40. Autopolicarmologia: a megafraternidade teática; o exercício da interassistência universalista.
             41. Autopriorologia: o propósito fundamental; o atilamento quanto à autorreciclagem prioritária; a autolucidez quanto ao mais relevante à evolução consciencial.
             42. Autoproexologia: o compromisso com a cláusula pétrea; o autesforço proexológico.
             43. Autoprojeciologia: o nível de projetabilidade lúcida; a rememoração projetiva.
             44. Autoprospecciologia: o uróboro introspectivo racional; a autorreflexão continuada.
             45. Autoquestionologia: o inventário das perguntas frequentes; a ponderação lógica.
             46. Autorganizaciologia: o planejamento disciplinado; o senso de ordenamento; a coesão e coerência no funcionamento consciencial.
             47. Autorrealismologia: a autotransparência consciente; a assunção do momento autevolutivo.
             48. Autorrecexologia: a mudança programada; a necessidade de retificação de rumos; os valores carentes de reciclagem; a reversão do modus vivendi.
             49. Autorrecinologia: as autossuperações alavancadoras; a automotivação para reformas íntimas inevitáveis; a autopredisposição às viradas autevolutivas críticas; o autofortalecimento cosmoético pós crises existenciais.
             50. Autorreflexologia: a dedicação às autorreflexões; a aplicação dos neoaprendizados.
             51. Autorretrocogniciologia: a lucidez holobiográfica; a retrospectiva esclarecedora.
             52. Autossinaleticologia: a interpretação assertiva dos sinais energéticos personalíssimos; o mapeamento da sinalética energética e parapsíquica pessoal.
             53. Autossomatologia: o indicador de saúde; o domínio de vícios doentios.
             54. Autossuperaciologia: a capacidade de antissucumbência; o nível de autenfrentamento exitoso.
             55. Autotemperamentologia: a qualificação da automanifestação personalíssima; o autocontrole das reações automáticas.
             56. Autotrafalologia: o autoconhecimento indicando a necessidade da conquista evolutiva de traço consciencial prioritário; o investimento nos traços faltantes.
             57. Autotrafarologia: a superação dos traços fardos; a desdramatização e enfretamento das imaturidades pessoais; a autanálise e sobrelevação do megatrafar.
             58. Autotraforologia: a otimização dos traços forças; a autanálise e autassunção do megratrafor.
             59. Autovitimologia: a remissão da autodepreciação; a renúncia à lamentação desnecessária; a abdicação à queixa.
             60. Autovoliciologia: a constância da força de vontade; o esforço extra.
             61. Comunicologia: o confor das informações; a autexpressão verbal e não verbal.
             62. Cosmovisiologia: a amplitude da neomundividência; o sobrepairamento cosmoético das realidades presentes.
             63. Debatologia: a apresentação de neoideias; a exposição de razões lógicas; a valorização do contraponto.
             64. Descrenciologia: a autocomprovação aceita; a profilaxia das lavagens subcerebrais; o descarte da credulidade.
             65. Dispersologia: o término da procrastinação; o domínio da impulsividade; a extinção da preguiça mental; o autesforço na autoconcentração.
             66. Efeitologia: a atenção à lei da causa e efeito; a consequência das atitudes.
             67. Equilibriologia: o padrão homeostático de referência; o esforço para o reequilíbrio.
             68. Errologia: a evitação de equívocos habituais; o autoimperdoamento cosmoético norteados da autorganização e autodesassedio.
             69. Grafopensenologia: o aprimoramento da autexpressão pela escrita; o desassédio mentalsomático; o planejamento da gescon.
             70. Homeostaticologia: o nível de autoimperturbabilidade; a saúde holossomática.
 8                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
           71. Imaturologia: a inacabativa nas ações; a redução do nível de ignorância.
           72. Intencionologia: a intenção implícita; a limpidez nos propósitos; a manutenção da
 retidão pensênica.
           73. Interassistenciologia: o acolhimento; a orientação; o encaminhamento.
           74. Intermissiologia: a recuperação de cons; a responsabilidade intermissiva.
           75. Intraconscienciologia: o solilóquio esclarecedor; as introspecções produtivas.
           76. Leiturologia: a teática da leitura lúcida; a utilização dos neoconhecimentos.
           77. Liderologia: a autoliderança evolutiva; a liderança interassistencial.
           78. Megafocologia: a concentração de esforços; a megameta.
           79. Megafraternologia: a eliminação das diferenças; a ortoconvivialidade; a interassistência sem expectativa de retorno.
           80. Mentalsomatologia: a valorização da intelectualidade; a autocognição.
           81. Neologia: o grau de inovação; o interesse pelas neoideias.
           82. Neoverponologia: a originalidade ideativa; o holopensene heurístico.
           83. Neurolexicologia: a amplitude do dicionário cerebral; o contexto das palavras.
           84. Pacifismologia: a pacificação íntima; as ações para a obtenção da paz.
           85. Parafenomenologia: o desenvolvimento da autoparaperceptividade; a interação paracerebral.
           86. Prospectivologia: a perspectiva futura; o descortino das tendências pessoais.
           87. Psicossomatologia: a manifestação emocional; a carência afetiva.
           88. Reeducaciologia: a docência transformadora; a resiliência constante.
           89. Retribuiciologia: a doação cosmoética; a gratidão pelos aportes recebidos; o cumprimento do paradever.
           90. Reurbexologia: a contribuição nas melhorias planetárias; a ressonância multidimensional do autexemplarismo.
           91. Serenologia: o anonimato interassistencial; a busca do autequilíbrio máximo.
           92. Seriexologia: a noção do ciclo multiexistencial pessoal (CMP); a hipótese de personalidade consecutiva.
           93. Sincronologia: a atenção às coincidências, às confluências, aos encontros; o alerta
 dos eventos recorrentes.
           94. Taristicologia: o esclarecimento aprofundado; o exemplo motivador.
           95. Teaticologia: o nível de praticidade nas ações; a autovivência evolutiva.
           96. Tenepessologia: a disponibilidade interassistencial; a manutenção do autequilíbrio
 energético.
           97. Universalismologia: o senso de pertencimento cósmico; a coexistência maxifraterna com todos os princípios conscienciais.
           98. Verbaciologia: a interfusão das palavras com as ações pessoais; a conduta autocoerente; a autenticidade.
           99. Verbetografologia: a autoinclusão verbetográfica; a constância na redação de neoverbetes.
         100. Voluntariologia: o comprometimento interassistencial; a gratificação pelo vínculo consciencial.
           Tecnicidade. Consoante a Autexperimentologia, a aplicação da técnica da autorreflexão
 diária de 100 dias constituída pela autanálise sucessiva sobre única especialidade conscienciológica a cada dia, efetuando o registro dos insights e das sincronicidades, amplia a capacidade autorreflexiva e a autolucidez para as recins prioritárias.


                                            VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas cenEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                  9 trais, evidenciando relação estreita com o apreço pela autorreflexão, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Análise de ideias: Mentalsomatologia; Neutro.
             02. Análise dos autorregistros: Autopesquisologia; Neutro.
             03. Autorreflexão conquistada: Neopensenologia; Homeostático.
             04. Autorreflexão de 5 horas: Autoconscienciometrologia; Homeostático.
             05. Autorreflexão na docência conscienciológica: Parapedagogiologia; Homeostático.
             06. Evoluciologia: Pensenologia; Homeostático.
             07. Inteligência evolutiva: Autevoluciologia; Homeostático.
             08. Locus de autorreflexão: Autorreflexologia; Homeostático.
             09. Megaqualificação consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
             10. Memorando conscienciológico: Evoluciologia; Homeostático.
             11. Ortopensenidade: Cosmoeticologia; Homeostático.
             12. Paradoxo da autorreflexão: Paradoxologia; Neutro.
             13. Pista de reflexão: Autocogniciologia; Neutro.
             14. Trinômio estudo-reflexão-metarreflexão: Parapedagogiologia; Neutro.
             15. Voluntariado autorreflexivo: Intraconscienciologia; Homeostático.
 O APREÇO PELA AUTORREFLEXÃO AMPLIA O OMNIQUESTIONAMENTO, POTENCIALIZANDO O AUTODISCERNIMENTO,
 A LUCIDEZ E AS AUTORRECICLAGENS PRIORITÁRIAS, IMPULSIONANDO A ORTOPENSENIDADE MENTALSOMÁTICA.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, pratica a autorreflexão profunda? Qual o nível de apreço pela autorreflexão em busca da evolução pessoal?
             Bibliografia Específica:
             1. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 239, 240 e 242.
                                                                                                                 A. D.