Autorreconciliação Técnica

A autorreconciliação técnica é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, superar autofissuras conscienciais por meio da aplicação de aportes parepistemológicos, parametodológicos e paratécnicos da Conscienciologia, alcançando a condição de autorrespeito, autoconfiança, autopacificação, autolibertação, autalívio, autestima e autocura.

Você, leitor ou leitora, ainda demonstra algum tipo de ruptura consciencial? Sente-se reconciliado consigo mesmo(a)? Em qual nível?

      AUTORRECONCILIAÇÃO TÉCNICA
                                      (RECEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

         Definologia. A autorreconciliação técnica é o ato ou efeito de a conscin, homem ou mulher, superar autofissuras conscienciais por meio da aplicação de aportes parepistemológicos, parametodológicos e paratécnicos da Conscienciologia, alcançando a condição de autorrespeito, autoconfiança, autopacificação, autolibertação, autalívio, autestima e autocura.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O vocábulo reconciliação vem do idioma Latim, reconciliatio, “reconciliação; restabelecimento”. Surgiu no Século XV. O termo técnica vem do idioma Francês, technique, derivado do idioma Latim, technicus, e este do idioma Grego, tekhnikós, “relativo à Arte, à Ciência ou ao saber, ao conhecimento ou à prática de alguma profissão; hábil”. Apareceu no Século XIX.
         Sinonimologia: 1. Autorreconciliação teática. 2. Restauração pessoal planejada. 3. Autoconcórdia planificada. 4. Autorretratação sistematizada. 5. Harmonização vivencial de si. 6. Apaziguação técnica. 7. Autopacificação organizada. 8. Autorreconciliação embasada na Metodologia Conscienciológica.
         Neologia. As 3 expressões compostas autorreconciliação técnica, autorreconciliação técnica mínima e autorreconciliação técnica máxima são neologismos técnicos da Recexologia.
         Antonimologia: 1. Reconciliação teórica. 2. Heterorreconciliação. 3. Harmonização superficial de si.
         Estrangeirismologia: a autabsolvição da mea culpa; o gap cognitivo-emocional; o deficit de amor próprio; a glasnost holobiográfica; o modus vivendi embasado no egão; a repetição ad nauseam de mentiras contadas para si; a superação do modus operandi pautado no autengano; o upgrade holocármico; o alinhamento cosmoético da performance evolutiva.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autocrítica.
         Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Cisão, não. Autorreconciliação. Autorreconciliação técnica cura.
         Coloquiologia. Eis duas expressões coloquiais referentes ao ato de olhar-se em profundidade empregando o bom humor como estratégia de autenfrentamento: a rapadura é doce mas não é mole não; o ato de redimir-se da culpa no cartório.
         Citaciologia: – Acordar para quem você é requer desapego de quem você imagina ser (Alan Watts, 1915–1973). Quando me aceito como sou, posso então mudar (Carl Rogers, 1902
–1987).
         Filosofia: o Antidogmatismo.


                                           II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da autocrítica pesquisística; o holopensene da ciência multidimensional; o confronto com o holopensene religioso; a reciclagem do holopensene pessoal autafetivo; a identificação dos ganchos pensênicos de auto e heterassédio; a inflexibilidade pensênica; a superação dos nosopensenes; a eliminação do holopensene autodestrutivo; a assepsia do holopensene beligerante; a melhoria da autopensenização; a autopensenização equilibrada; os autoortopensenes; a autoortopensenidade; o desenvolvimento do materpensene interassistencial; o predomínio da pensenidade pacífica; o holopensene pessoal paracientífico.
         Fatologia: a autorreconciliação técnica; o reencontro passo a passo consigo mesmo; o planejamento da autorretratação; o processo da autorreeducação; a autaceitação conquistada através do discernimento; a percepção do malestar enquanto sinalizador do cisma consciencial; o autabandono identificado; a constatação da rede de conflitos íntimos; a oscilação da autolucidez consciencial; o reconhecimento do descontrole sobre os pensamentos patológicos; a infradotação mentalsomática; o predomínio das emoções tóxicas; as mágoas; os ressentimentos; as culpas reais ou imaginárias; as insatisfações; a supervalorização do sofrimento; a vitimização; a exacerbação das emoções desequilibradas; a frustração e o remorso sabotadores da performance evolutiva sadia; o autembotamento; a sobrecarga do fígado; o aumento do cortisol na corrente sanguínea; a presença de doença autoimune; o “peso do mundo” nas costas; o desânimo; a desesperança; a reatividade; a melin; os atributos do mentalsoma (paracorpo do autodiscernimento) aplicados à autorreconciliação; o exercício técnico da autocrítica cosmoética; a assunção da saturação consciencial; as paratécnicas terapêuticas mediadoras do autodiagnóstico; a autopesquisa na reeducação das emoções; a Autopesquisologia contribuindo para os achados conscienciais e holossomáticos; o desmanche íntimo das falácias religiosas inculcadoras de culpa desde a infância; a autopesquisa descortinando as sutilezas da Fisiologia e da Parafisiologia; as terapias somáticas ampliando o autoconceito; os pedidos de tenepes enquanto técnicas paraterapêuticas; a caracterização das interprisões ego e grupocármicas; a identificação dos encontros de destino engendrados pelo maximecanismo interassistencial; a pesquisa das senhas proexológicas na primeira infância; a pesquisa das retrocognições; a anamnese da dificuldade em mediar a própria holobiografia; a identificação do cacoete holobiográfico; a mudança da autocognição; a neoautocognição; a recuperação da saúde consciencial; a quitação das pendências afetivas pessoais ou alheias; as conquistas das amizades raríssimas; o reencontro com o passado; o bom humor; o amor próprio cosmoético; o autorrespeito; o abertismo; a autenticidade consciencial; a potencialização da vontade; a ampliação do estofo interassistencial; a aglutinação; a primoponência em verpons conscienciológicas; as gescons; o impulsionamento da proéxis; o completismo existencial (compléxis).
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as projeções lúcidas (PL) patrocinadas pelos amparadores extrafísicos; as experiências extrafísicas paradidáticas; as paracirurgias; a impulsão consciencial a partir da liberação das energias do psicossoma; a identificação do autestigma paragenético; o mapeamento do rastro cármico gerado pelo comportamento imaturo, ignorante e inexperiente das vidas anteriores; o reconhecimento dos parassintomas da cisão consciencial; o medo impondo cangas assediadoras extrafísicas, experimentadas tanto na vigília física ordinária (VFO) quanto nas projeções da consciência; a cegueira extrafísica nas projeções conscienciais; a ressaca energética; o reconhecimento e o mapeamento da assistência dos amparadores extrafísicos; o resgate mnemônico da admissão pessoal no primeiro Curso Intermissivo (CI); o uso dos parapalcos dos cursos de Conscienciologia enquanto método de autorretratação e heterorreconciliação; as interassistências reconciliatórias extrafísicas registradas nas dinâmicas parapsíquicas conscienciológicas; o resultado das pararreconciliações com grupos de consciexes via pesquisa temática interassistencial; a alfabetização parapsíquica; a evolução do parapsiquismo incipiente via cientificidade paraperceptiva; o desenvolvimento do processo da assim-desassim e da flexibilidade holochacral sadia; a parafiliação em trabalhos voluntários avançados; a aura energética radiante.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autopesquisa-neocognição; o sinergismo dos pensenes pesquisísticos na formação do neo-holopensene pessoal paracientífico; o enfrentamento do sinergismo nosográfico pressão mesológica–apriorismose na superação da autodogmática; o sinergismo holobiográfico a partir dos efeitos da autorreconciliação técnica.
          Principiologia: o princípio evolutivo da autopesquisa autodidata ininterrupta; o princípio “isso também passa”; o princípio da autocrítica cosmoética; o princípio da descrença (PD); o princípio da autonomia consciencial; o princípio da intransferibilidade das responsabilidades pelos atos cometidos; o princípio da restauração evolutiva; o princípio da evolução consciencial lúcida; o princípio insubstituível do esforço pessoal; o princípio filosófico antigo “coragem para mudar o mutável, paciência para aceitar o imutável e sabedoria para diferenciar as duas condições”.
         Codigologia: o código da ficha evolutiva pessoal (FEP); o código de prioridades pessoais (CPP); a maturidade na elaboração do código pessoal de Cosmoética (CPC).
         Teoriologia: as teorias conscienciológicas; a teoria das vidas intrafísicas sucessivas; a ignorância quanto à teoria do holossoma; a teoria dos mecanismos de defesa do ego (MDE) explicando o autescondimento consciencial; as teorias da Recexologia; a teoria pedagógica espontânea do autexemplo; a teoria das interprisões grupocármicas; a teoria dos acertos grupocármicos; a teoria e prática da interassistencialidade; a teoria da cognição multidimensional e o modelo parepistemológico evolutivo.
         Tecnologia: os cursos conscienciológicos enquanto técnicas para resgate mnemônico do Curso Intermissivo e recuperação de cons magnos; a técnica do EV; a técnica da assim-desassim; as técnicas projetivas para contato interconsciencial reconciliador; a técnica do abraço energético; a técnica de evocação dos amparadores; as técnicas conscienciométricas da Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); as técnicas de Pesquisologia propostas pela Associação Internacional de Pesquisologia para Megaconscientização (RECONSCIENTIA); a autoconsciencioterapia verbetográfica enquanto técnica de ampliação da compreensão dos fatos, parafatos e da própria realidade intraconsciencial; a técnica do sobrepairamento analítico aplicada nas autopesquisas; o sinergismo das técnicas paradidáticas e paraterapêuticas na autopesquisa lúcida.
         Voluntariologia: o voluntariado em Instituições Conscienciocêntricas (ICs) favorecendo o desenvolvimento da cientificidade multidimensional e oportunizando encontros de destino, ampliação das amizades raras e as reconciliações milenares; o voluntariado especializado em Pesquisologia na RECONSCIENTIA, elucidando as bases epistemológicas e parametodológicas das autopesquisas e consolidando a autoparacientificidade; o paravoluntariado dedicado dos amparadores extrafísicos de função contribuindo com as sugestões irresistíveis sobre temas de pesquisa autorreconciliativos e libertários.
         Laboratoriologia: o autolabcon; o laboratório da vida cotidiana diuturna; os laboratórios multidimensionais das Instituições Conscienciocêntricas; o laboratório conscienciológico da sinalética energética e parapsíquica; o laboratório conscienciológico do desassédio mentalsomático (Holociclo); o laboratório conscienciológico da Autorretrocogniciologia; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
         Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Pesquisologia; o Colégio Invisível da Parapedagogiologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Conscienciometria; o Colégio Invisível da Conviviologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos.
         Efeitologia: o efeito da autocisão consciente ou inconsciente na saúde holossomática da conscin; o efeito paliativo das soluções instintivas no tratamento dos conflitos afetivos; o efeito nocivo da atenuação supérflua da autoculpa refletido na hostilidade interconsciencial; o efeito das manifestações prioritárias do mentalsoma sobre o psicossoma; o efeito das terapias holossomáticas na restauração consciencial; o efeito da Lexicoterapia na autocognição; o efeito curativo da autorreconciliação conquistada através da autopesquisa.
         Neossinapsologia: o esforço da neoautocognição na formação de neossinapses; as paracirurgias auxiliando na formação de neossinapses; as neossinapses favorecendo a eliminação das queloides emocionais; as neossinapses reforçando a autenticidade consciencial; as paraneossinapses melhorando a paragenética; as paraneossinapses alterando o temperamento básico da conscin; as neossinapses reforçando a maturidade consciencial.
         Ciclologia: o ciclo autocrítica exacerbada–heterocrítica equivocada promovendo interprisões; o ciclo causa-efeito influenciando a manifestação consciencial; o ciclo (temporal) passado-presente-futuro ditando a marcha evolutiva; o ciclo desafeição intrapessoal–foco egocêntrico dificultando as relações interpessoais; o ciclo (libertário) autorreconciliação-heterorreconciliação; o ciclo saturação–autocrítica–autopesquisa–reciclagem consciencial; a autorreconciliação enquanto condição dos 5 ciclos da espiral proexológica prioritária.
          Enumerologia: o ato de saturar-se; o ato de pesquisar-se; o ato de admitir-se; o ato de enfrentar-se; o ato de ressignificar-se; o ato de reconciliar-se; o ato de libertar-se. A autorreconciliação; a autossuperação; a autopacificação; a autoconvivência sadia; a autoamorosidade; o autorrespeito; a autevolução.
          Binomiologia: o binômio autoculpa-autovitimização; o binômio emoção–erro de abordagem cunhando auto e heterassédio; o binômio relação intraconsciencial sadia–relações interconscienciais maduras; o binômio diagnóstico-terapêutica.
          Interaciologia: a interação apriorismo-monoideísmo; a interação emoções tóxicas–drenagem energética; a interação medo-ansiedade-depressão; a interação amparador-amparando nas reciclagens conscienciais; a interação preceptor-preceptorando nos sets da Pesquisologia; a interação autopesquisa-autocura.
          Crescendologia: o crescendo melancolia intrafísica (melin)–melancolia extrafísica (melex); o crescendo evolutivo consréu–pré-serenão vulgar–intermissivista; o crescendo inteligência emocional–inteligência evolutiva (IE); o crescendo libertário inculcação religiosa–autopesquisa conscienciológica; o crescendo homeostático erro-correção; o crescendo autorreconciliação-heterorreconciliação.
          Trinomiologia: o trinômio mentalsomático lucidez-autocrítica-discernimento aplicado à autopesquisa; o trinômio pesquisístico descoberta–registro–banco de dados na formação de hipóteses; o trinômio dos sintomas culpa-vergonha-remorso investigados; o trinômio medo-ansiedade-preocupação dissecado; o trinômio nosográfico dogma-fantasia-irracionalidade superado; o trinômio sintomático autafetividade rebaixada–fechadismo–comando temperamental; o trinômio autoclima pacificado–autoclima pacifista–autoclima pacificador.
          Polinomiologia: o polinômio patológico distorção cognitiva–distorção perceptiva–distorção paraperceptiva–distorção mnemônica; o polinômio nosográfico patopensenização fixa–mau humor–energias antipáticas–encolhimento consciencial; o polinômio religioso crença-dogma-fé-escravidão; o polinômio consciencioterápico autopesquisa-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação na remissão de parapatologias; o polinômio (reciclofílico) autocríticaautocosmoética-autoincorruptibilidade-autodesassédio; o polinômio homeostático recin–recéxisneoautocognição–ancoragem consciencial íntima; o polinômio evolutivo autoconvivialidade sadia–amizades raras–performance proexológica–halo benéfico multisseriexológico.
          Antagonismologia: o antagonismo ausência de registro / autopesquisa registrada; o antagonismo apriorismo / pesquisofilia; o antagonismo fato / hipótese; o antagonismo dogmatismo / Descrenciologia; o antagonismo Teologia / Conscienciologia; o antagonismo materialismo / autoconscientização multidimensional (AM).
          Politicologia: a discernimentocracia; a meritocracia evolutiva; a conscienciocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço; a lei da inseparabilidade grupocármica; as leis do Paradireito; a autoconsciência quanto às leis da Fisiologia e da Parafisiologia; as leis da Genética e da Paragenética; as leis da Ressomatologia.
          Filiologia: a neofilia; a pesquisofilia; a autocriticofilia; a reciclofilia; a autassistenciofilia; a harmoniofilia; a conviviofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a neofobia; a autopesquisofobia; a recexofobia; a tanatofobia; a criticofobia; a teofobia; a espectrofobia; a traumatofobia; a sociofobia.
          Sindromologia: a síndrome de Peter Pan; a síndrome do infantilismo; a síndrome de Gabriela; a síndrome de Burnout; a síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome do avestruzismo; a síndrome do pânico.
          Maniologia: a mania de seguir em frente e não olhar para trás; a mania de abandonar o passado; a mania de abandonar as pessoas; a mania de deixar intactos os pontos fracos; a mania de esquecer; a egomania; a patomania; a religiomania; a flagelomania; a fracassomania; a sinistromania; a riscomania.
          Mitologia: os megamitos religiosos; o mito do salvador; o mito da solidão; o mito da Fênix ressurgindo das próprias cinzas; o mito da perfeição; a queda dos mitos multimilenares por meio das autopesquisas.
          Holotecologia: a pesquisoteca; a somatoteca; a psicossomatoteca; a cognoteca; a recexoteca; a interassistencioteca; a evolucioteca.
          Interdisciplinologia: a Recexologia; a Pesquisologia; a Parassemiologia; a Egocarmologia; a Autocogniciologia; a Autopesquisologia; a Autocuroterapia; a Consciencioterapia; a Autoconviviologia; a Autoproexologia; a Cosmoeticologia; a Paradireitologia; a Evoluciologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a consciênçula; a consréu; a consbel; a consrigidus; o pré-serenão vulgar; o intermissivista jejuno; a isca humana inconsciente; a conscin interprisioneira; a vítima; a conscin eletronótica; a conscin religiosa; a conscin pacificada.
          Masculinologia: o ensimesmado; o tímido; o envergonhado; o embotado; o inacessível; o fujão; o murista; o autista; o bifronte; o cobrador; o frustrado; o insatisfeito; o inautêntico; o invejoso; o justiceiro; o magoado; o queixoso; o pessimista; o reclamante; o reivindicador; o algoz; o suicida; o tirano; o vitimizado; o heterocriticador; o antepassado de si mesmo; o intermissivista inadaptado; o reciclante existencial; o autopesquisador; o cientista multidimensional; o autorreconciliado exemplarista; o pacificista.
          Femininologia: a ensimesmada; a tímida; a envergonhada; a embotada; a inacessível; a fujona; a murista; a autista; a bifronte; a cobradora; a frustrada; a insatisfeita; a inautêntica; a invejosa; a justiceira; a magoada; a queixosa; a pessimista; a reclamante; a reivindicadora; a algoz; a suicida; a tirana; a vitimizada; a heterocriticadora; a antepassada de si mesma; a intermissivista inadaptada; a reciclante existencial; a autopesquisadora; a cientista multidimensional; a autorreconciliada exemplarista; a pacifista.
          Hominologia: o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens perquisitor; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens insatisfactus; o Homo sapiens harmonicus; o Homo sapiens orthopensenicus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens libertarius.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: autorreconciliação técnica mínima = a geradora de autalívio intraconsciencial; autorreconciliação técnica máxima = a geradora de neoautocognição, autocura e liberdade consciencial.
          Culturologia: a superação da cultura do autengano; a eliminação da cultura de empurrar com a barriga ou colocar debaixo do tapete; a cultura da postergação evitando se olhar; a cultura da liberdade consciencial enquanto fundamento da Conscienciologia; a cultura da Pesquisologia favorecendo a megaconscientização.
          Caracterologia. No contexto da Autexperimentologia, eis, em ordem alfabética, 30 características indicativas de necessidade da autorreconciliação técnica:
          01. Afetividade distorcida: as paixões; as decepções; os ódios.
          02. Agressividade: o ataque enquanto defesa; a doença autoimune; o autoimperdoamento patológico; o autoflagelo.
          03. Anticonvivialidade: a necessidade de aprovação; o excesso de justificativas; a desconfiança sistemática; a acepção de pessoas.
          04. Apriorismose: os pré-julgamentos; os preconceitos velados ou abertos; a satisfação malévola.
          05. Arrogância: o intelecto desenvolvido acobertando o emocionalismo débil; o orgulho; a criticidade exacerbada; a ironia; as autocorrupções.
          06. Assédio parapsíquico: o parapsiquismo destrambelhado; a labilidade parapsíquica; as projeções pesadelares.
          07. Autoimagem distorcida: o ego inflado; o ego minguado.
          08. Azedume: o cheiro ácido; os excessos de gases; o intestino preso; o enfezamento.
          09. Baixa estima emocional: a coluna arcada; a expressão triste; a respiração curta.
          10. Baixa estima intelectual: a falta de coragem para escrever; a falta de coragem para pensar; a ausência de banco de dados de pesquisa; a ausência de gescons.
          11. Bifrontismo: o ato de falar pelas costas; o ato de fazer escondido; a negação da realidade.
          12. Distorção cognitiva: a fuga da responsabilidade; a distorção do livre arbítrio.
          13. Emocionalismo: a angústia; o choro.
          14. Escondimento: o vestuário fechado; as desculpas para evitar os encontros sociais; a solidão.
          15. Esquiva: o ato de falar para dentro; o ato de abaixar os olhos; a comunicação lacunada.
          16. Fobia: a vertigem; o ansiosismo; o medo da perda.
          17. Frustração: o excesso de expectativas; o amuo; a depressão.
          18. Fuga: a vergonha do problema; a negativa de falar sobre o assunto; a dificuldade de interação.
          19. Impulsividade: o comando temperamental; a precipitação; o desrespeito aos limites holossomáticos.
          20. Infantilismo: a inflexibilidade; a birra; o egocentrismo aparente no uso excessivo dos pronomes possessivos relacionados à primeira pessoa do singular.
          21. Inflexibilidade: a dificuldade em pedir desculpas; a dificuldade em perdoar; a autoculpa.
          22. Intolerância: as cobranças; o dedo em riste; o perfeccionismo; as atitudes extremadas; o suicídio.
          23. Psicopatias: o autismo; a esquizofrenia.
          24. Pusilanimidade: a decidofobia; a permanência no segundo time; o incompléxis.
          25. Reivindicação: o revide; a vingança; a síndrome do justiceiro.
          26. Temperamento: a distimia; o humor rebaixado; a refratariedade; a introversão.
          27. Vampirização energética: os sonos irrefutáveis fora de hora; o mau humor; a defasagem do cardiochacra; as intrusões interconscienciais.
          28. Vergonha: o rubor; o suor frio; a timidez.
          29. Visão trafarista: o catastrofismo; o pessimismo.
          30. Vontade débil: a preguiça; a falta de iniciativa.
          Taxologia. Do ponto de vista da Holossomatologia, a autorreconciliação técnica pode resultar em 5 tipos de benefícios, listados em ordem alfabética:
          1. Conscienciais: a autenticidade; a liberdade; a interação social e parassocial positiva; a parafiliação em equipins e equipexes evoluídas.
          2. Energéticos: o aumento do potencial energético; a soltura do energossoma; o domínio do EV; o desenvolvimento das sinaléticas energéticas; as projeções lúcidas.
          3. Mentaissomáticos: o aumento da autestima intelectual; a publicação de artigos, verbetes, livros e megagescons tarísticas.
          4. Psicossomáticos: a interação positiva com conscins e consciexes; a ausência do medo; a superação do fechadismo; o duplismo; a maturidade emocional.
          5. Somáticos: a saúde física; a correção da postura; a aparência demonstrando a real idade.
          Procedimentologia. No contexto da Autopesquisologia, eis, por exemplo, 9 etapas em ordem funcional da autorreconciliação técnica:
          1. Admissão. A autaceitação da existência de dificuldades cognitivas e emocionais promotoras de autenganos, bloqueios da autexpressão, dificuldades de Auto e Interconviviologia.
          2. Autoposicionamento. A decisão autêntica de promover mudanças íntimas, decorrente do cansaço de “dar nó em pingo d’água”.
          3. Autopesquisa. O implemento da Autopesquisologia, a partir da utilização de paramétodos conscienciométricos e consciencioterápicos indicadores das fissuras conscienciais.
          4. Identificação. A percepção e identificação, pouco a pouco, dos fatos e parafatos marcantes, vivenciados tanto na condição de vítima quanto de algoz, promotores dos nós górdios, das feridas do ego e da cisão consciencial, inculcadores de culpas ou melindres.
          5. Autorrevisão. O exercício do desapego às reivindicações infantis, eliminando os queixumes e promovendo a revisão de tais fatos e parafatos geradores das cicatrizes e queloides emocionais alojados no psicossoma.
          6. Ressignificação. O exercício da autocriticidade cosmoética técnica, sincera, profunda, imprimindo novo significado aos fatos pretéritos, e promovendo nova manifestação consciencial, agora com o predomínio mentalsomático.
          7. Responsabilidade. A remissão do sentimento de culpa, substituído pela noção de responsabilidade.
          8. Autossuperação. A vivência da liberdade de expressão, a partir da neoautocognição, reforçando o novo paradigma paracientífico pessoal.
          9. Egocídio. A promoção do egocídio do antepassado de si mesmo, abrindo mão das falsas justificativas e dos comportamentos inadequados, com implemento de novo modus operandi apoiado na autatualização holobiográfica conquistada.
          Terapeuticologia: a Autoconsciencioterapia; a Conscienciometria; a Terapia Cognitivo-Comportamental contribuindo para a elucidação dos gatilhos pensênicos patológicos; a Autoconsciencioterapia Verbetográfica na organização da autopesquisa e na ressignificação pensênica.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autorreconciliação técnica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Abstração: Mentalsomatologia; Neutro.
          02. Alforria da dogmática religiosa: Liberaciologia; Homeostático.
          03. Ancoragem consciencial íntima: Intraconscienciologia; Neutro.
          04. Cacoete holobiográfico: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          05. Catarse cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          06. Ciclo reparatório: Autorrecexologia; Homeostático.
          07. Comando temperamental: Autoconscienciometrologia; Nosográfico.
          08. Consciência harmonizada: Harmoniologia; Homeostático.
          09. Opção pelo autodesassédio: Voliciologia; Homeostático.
          10. Padrão homeostático de referência: Paraassepsiologia; Homeostático.
          11. Pré-perdão assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
          12. Princípio da restauração evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
          13. Reciclagem da anti-holossomática: Reciclologia; Homeostático.
          14. Temperamento distímico: Autotemperamentologia; Nosográfico.
          15. Vítima fraterna: Pacifismologia; Homeostático.
    A AUTORRECONCILIAÇÃO TÉCNICA É RECURSO TERAPÊUTICO PRIORITÁRIO À CONSCIN, QUANDO VIVENCIA
  AUTOCULPA OU CISÃO CONSCIENCIAL, VISANDO A AUTOCURA E A HARMONIZAÇÃO AUTO-HOLOBIOGRÁFICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, ainda demonstra algum tipo de ruptura consciencial? Sente-se reconciliado consigo mesmo(a)? Em qual nível?
            Filmografia Específica:
            1. Águas Turbulentas. Título Original: DeUsynlige. País: Noruega. Data: 2008. Duração: 121 min. Gênero: drama. Idade (censura): livre. Idioma: Norueguês. Cor: Colorido. Legendado: Português (em DVD). Direção: Erik Poppe. Elenco: Pal Sverre Hagen; Trine Dyrholm; Ellen Dorrit Petersen; Fredrik Grondahl; Trond Espen Seim; Angelou Garcia; Henriette Garcia; & Anneke von der Lippe. Produção: Paradox Spillefilm. Roteiro: Harald Rosenløw-Eeg. Fotografia: John Christian Rosenlund. Música: Johan Söderkvist; & Iver Keive. Estúdio: Paradox Spillefilm. Sinopse: A trama gira em torno do assassinato de Isak ocorrido há anos. O foco recai sobre o jovem Jan, recém saído da prisão, tentando reconstruir a própria vida e concentrado na reintegração pessoal. Jan busca a autorreconciliação, o perdão e a libertação do sentimento de culpa. Os fatos protagonizados por Jan são revelados aos poucos, no decorrer da trama.
            Bibliografia Específica:
            1. Aranda, Cristiane; Glossário Terminológico da Inteligência Emocional; 184 p.; 41 refs.; Dissertação (mestrado); Orientador Manoel Messias Alves da Silva; Universidade Estadual de Maringá; PR; 2010; páginas 1 a 184.
            2. Balona, Málu; Autocura através da Reconciliação: Um Estudo Prático sobre a Afetividade; pref. Marina Thomaz; revisores Alexander Steiner; et al.; 342 p.; 2 seções; 11 caps.; 18 E-mails; 1 entrevista; 56 enus.; 125 expressões e ditos populares; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 5 quadros sinópticos; 4 questionários; 2 tabs.; 17 técnicas; 5 teorias; 5 websites; 1 posf.; 20 infográficos; 20 cenografias; 56 filmes; 265 refs.; 2 apênds.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 115 e 150 a 164.
            3. Camillo, Regina, A Cognição Multidimensional e o Modelo Parepistemológico Evolutivo; Artigo; Anais do I Simpósio de Paraciência; Foz do Iguaçu, PR; 17-18.05.2014. 1 E-mail; 3 enus.; 6 ilus.; 13 refs; Associação Internacional de Pesquisologia para Megaconscientização (RECONSCIENTIA); Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 9 a 27.
            4. Idem; Revisão Gráfica Parapsíquica; Artigo; Anais do II Congresso Internacional de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 14-16.10.11; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; 1 E-mail; 10 enus.; 3 ilus.; 4 tabs.; 23 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 49 a 64.
            5. Camillo, Regina, & Reginato, Romeu; Facilitação Interdimensional de Pesquisas; Artigo; Anais do II Congresso Internacional de Verponologia; Foz do Iguaçu, PR; 14-16.10.11; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 1; 2 E-mails; 27 enus.; 3 tabs.; 5 notas; 16 refs; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2011; páginas 6 a 19.
            6. Freud, Anna; O Ego e os Mecanismos de Defesa; (The Ego and the Mechanisms of Defense); trad. Francisco F. Settineri; 124 p.; 4 partes; 12 caps.; 1 E-mail; 4 enus.; 1 foto; 38 notas; 23 x 16 cm; br.; 1ª reimp.; Artmed Editora; Porto Alegre, RS; 2006; páginas 37 a 43.
            7. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Cláudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 23 a 27, 64 a 70 e 95 a 99.
            8. Peirce, Charles Sanders; Semiótica e Filosofia: Textos Escolhido de Charles Sanders Peirce (Collected Papers of Charles Sanders Peirce); trad. Octanny Silveira da Mota; & Leonildas Hegenberg; 164 p.; 7 caps.; 12 enus.; 6 esquemas; 4 fórmulas; 19,5 x 13,5 cm; br.; 3ª Ed.; Editora Cultrix; São Paulo, SP; 1984; páginas 71 a 92.
            9. Rogers, Carl Ransom; Tornar-se Pessoa (On Becoming a Person); int. Peter D. Kramer; revisora Claudia Berlíner; trad. Manoel José do Carmo Ferreira; & Alvamar Lamfarelli; 520 p.; 6 partes; 21 caps.; 1 cronologia; 32 enus.; 1 ilus.; 113 refs.; 1 apênd.; 21 x 14 x 3 cm; br.; 6ª Ed.; Martins Fontes; São Paulo, SP; Janeiro, 2009; página 20.
            Webgrafia Específica:
            1. Primi, Ricardo; Inteligência: Avanços nos Modelos Teóricos e nos Instrumentos de Medidas; Artigo; 12 p.; 1 E-mail; 1 ilus.; 1 tab.; 4 websites; 33 refs.; Avaliação Psicológica; Revista; Vol. 2; N. 1; Porto Alegre, RS; Junho, 2003; páginas 67 a 77; disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712003000100008&script=sci _art text>; acesso em: 26.11.14; ISSN 3175-3431.
                                                                                                                 C. M. A.