Autoparelencologia Interassistencial

A Autoparelencologia Interassistencial é a Ciência ou estudo sistemático da identificação de consciências afins, de modo individual ou grupal, formando elenco extrafísico amparológico no entorno da conscin, homem ou mulher, podendo ser detectado pela autoparapercepção impressiva, a sinalética energoparapsíquica ou a clarividência, inclusive por outrem.

Você, leitor ou leitora, já detectou a presença de parelenco pessoal de consciexes amparadoras? Quais proveitos evolutivos vem angariando com a experiência?

      AUTOPARELENCOLOGIA INTERASSISTENCIAL
                                    (PARELENCOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A Autoparelencologia Interassistencial é a Ciência ou estudo sistemático da identificação de consciências afins, de modo individual ou grupal, formando elenco extrafísico amparológico no entorno da conscin, homem ou mulher, podendo ser detectado pela autoparapercepção impressiva, a sinalética energoparapsíquica ou a clarividência, inclusive por outrem.
          Tematologia. Tema central homeostático.
          Etimologia. O primeiro elemento de composição auto vem do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O segundo elemento de composição para deriva também do idioma Grego, pará, “por intermédio de; para além de”. O vocábulo elenco procede do idioma Latim, elenchus, “índice de livro”, e este do idioma Grego, élegklos, “prova; argumento para refutar; meio de refutação”. Surgiu no Século XVI. O terceiro elemento de composição logia provém do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”. O prefixo inter vem do idioma Latim, inter, “no interior de dois; entre; no espaço de”. A palavra assistência deriva do mesmo idioma Latim, assistentia, “ajuda”, e esta de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar ou ter-se de pé; estar presente; comparecer; assistir em juízo”. Apareceu no Século XVI.
          Sinonimologia: 1. Ciência do autoparelenco interassistencial. 2. Estudo do paragrupo pessoal interassistencial. 3. Estudo do conjunto pessoal de consciexes interassistentes.
          Neologia. As 3 expressões compostas Autoparelencologia Interassistencial, Autoparelencologia Interassistencial amadorística e Autoparelencologia Interassistencial profissional são neologismos técnicos da Parelencologia.
          Antonimologia: 1. Estudo do autoparelenco patológico. 2. Estudo do conjunto pessoal de consciexes assediadoras. 3. Estudo do paragrupo de assistíveis. 4. Estudo da farândola extrafísica de doentes. 5. Estudo da súcia extrafísica persecutória.
          Estrangeirismologia: o casting consciencial extrafísico da conscin meritória; o entourage extrafísico consciencial formado por amparadores; o fortalecimento dos links com a multidimensionalidade graças às paravisitas amparológicas; o feedback autoproexológico vindo de amparadores pessoais e funcionais; a démarche autopesquisística qualificada pela presença do parelenco técnico; o reminder sadio promovido pelo parelenco; o parambiente intermissivo revisited; o rapport útil com a autoparaprocedência; a presentificação do Zeitgeist da retrovida representado na Autoparelencologia; a aparição rara de Serenões na condição de dramatis personae no teatro humano; o entendimento do common good no universalismo fraterno; o parelenco atuante no papel de doublé do epicon nas cenas perigosas; os megamparadores, master minds evolutivos; os amparadores elders cuidadores do Planeta Terra; o rassemblement intermissivo de conscins e consciexes na comunex temporária Pandeiro (1968–1985); o Retrocognitarium; o Verponarium; o Elucidarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao epicentrismo interassistencial.
          Megapensenologia. Eis 10 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – A presença revela. Amizade é lealdade. Companhias nos identificam. Assistência demonstra inteligência. Mantenhamos interrelações multidimensionais. Méritos qualificam parafenômenos. Autexemplarismo é paraprofilaxia. Façamos evocações sadias. Solidão: isolamento impossível. Amizade: valor perene.
          Ortopensatologia. Eis, em ordem alfabética, 3 ortopensatas relativas ao tema:
          1. “Maxiproéxis. O fator de interatividade mais relevante na evolução é a qualidade e o número de paracolaboradores (Parelencologia) da consciência intrafísica na consecução da maxiprogramação existencial, a partir da antiga equipex do recente período de intermissão”.
          2. “Mentalsomaticidade. A conscin docente autoconsciente é a responsável pela manutenção do holopensene mentalsomático parapedagógico. Os amparadores extrafísicos oferecem o plus ou o upgrade necessários à dinâmica das tarefas do esclarecimento (Taristicologia). O docente, homem ou mulher, precisa manter a sua Parelencologia Interassistencial”.
          3. “Parelencologia. O círculo das consciências amigas do geronte é sempre constituído por maior número de consciexes e menor número de conscins. Daí porque a Parelencologia, a rigor, é sempre mais relevante do que a Elencologia relativas à conscin”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistência; o holopensene pessoal oxigenado pelo parelenco; o holopensene pessoal afim à comunex intermissiva; a autopensenidade paradireitológica; a fôrma holopensênica interassistencial das amizades raríssimas; a autolinearidade pensênica; o materpensene interassistencial maduro; os benignopensenes; a benignopensenidade; a autopensenosfera amigável; a autopensenização auto e heterodesassediante; a autoconsciencialidade pensênica máxima.
          Fatologia: o estudo da Tenepessologia promovendo a ampliação da interassistência; as insinuações da autodesperticidade evidenciada pela autodefesa e qualidade da Autoparafenomenologia; a autocrítica aplicada com excelência aos autexperimentos e tarefas da Autoproexologia; a capacitação interlocutória visando a Pré-Intermissiologia; a utilização da cortina rápida nos lances conscienciais inspirados por amparadores técnicos em Autodesassediologia; o estudo da Reurbanologia, pano de fundo nas visitações do parelenco; o estresse recorrente negativo impedindo a homeostase holossomática na Interassistenciologia; a observância prioritária de fatos e parafatos na orientação da Autopesquisologia; a imperturbabilidade inabalável quanto às autoconvicções intermissivas dispensando a opinião pública; a confiança na presença de espírito literal, em situações críticas; o curso Acoplamentarium e as Dinâmicas Parapsíquicas das ICs.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático ampliando a paracomunicação holossomática; a autossinalética energoparapsíquica; a presença sempre bem-vinda de amparadores extrafísicos multividas, técnicos em parapsiquismo interassistencial; a condição de autoconflitividade refratária à presença do elenco de consciexes sadias; a ausência de renovações e as rotinas estagnantes cristalizando bloqueios energossomáticos; o excesso de autoconfiança quanto à fidedignidade dos autofenômenos parapsíquicos; a ingenuidade parapsíquica, sempre deslocada; a despriorização do desenvolvimento autoparapsíquico; o ansiosismo anulando e neutralizando os contatos com o amparo extrafísico; a precipitação e impulsividade na interpretação dos fenômenos parapsíquicos; a qualificação da habilidade tarística pela presença da equipex intermissiva parapedagógica; os méritos inegáveis da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) justificando o nível consciencial do parelenco; a valorização do cultivo de paramizades multisseculares; as rememorações de visita à parapsicoteca desencadeadas pelos parafenômenos de amparo presencial; as companhias extrafísicas sadias conquistadas a partir da interassistência universalista; o parelenco pessoal na condição de mosaico das retrovidas; a afinação multidimensional do discurso tarístico autoparapsíquico; a autoparapsicofonia auxiliando a interpretação criteriosa dos parafenômenos; o ectoplasma denso favorecendo a materialização de consciexes; a visita do autoparelenco sadio, testemunho público dos acertos autoproexológicos; o tenepessismo veterano 24 horas conclamando presenças extrafísicas especializadas; o cadastro extrafísico pessoal de interassistentes; o autoparapsiquismo na condição de extensão da vida mental da conscin; a empatia mentalsomática atraindo presenças de consciexes intelectuais; a importância das amizades raríssimas no círculo parassocial multividas; a presença do parelenco semeando pistas e indícios evolutivos; a mudança de equipex, resultante da reciclagem autotemperamental; a sofisticada intercomunicação multidimensional; o exemplo respeitoso do parelenco pelo nível evolutivo de quem amadurece mais devagar; o universalismo consciencial ratificado pelo paracosmopolitismo do autoparelenco.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo das energias na psicosfera da conscin interassistente; o sinergismo ectoplasmia-materialização; o sinergismo da equipex; o sinergismo amparador-amparando; o sinergismo autoproéxis-maxiproéxis; o sinergismo da parapreceptoria multividas.
          Principiologia: os princípios intermissivos; o princípio da irresistibilidade interassistencial; o princípio da descrença (PD); o princípio do compartilhamento vivencial; o princípio da reciprocidade assistencial; o princípio da obstinação cosmoética; o princípio da lealdade multidimensional.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) utilizado como salvo conduto para conexão com as Centrais Extrafísicas; o código grupal de Cosmoética (CGC); o código parassocial; os códigos intercomunicativos multidimensionais; o código da autossinalética energoparapsíquica decodificado; a autorresolutividade evolutiva enquanto cláusula do CPC.
          Teoriologia: a teoria da interassistência policármica; a teoria da seriexialidade; a teoria das dificuldades recíprocas; a teoria conscienciológica da personalidade; a teoria da Pré-Intermissiologia; a teoria das comunexes avançadas.
          Tecnologia: a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica; a técnica da egobiografia proexológica comparada; a técnica dos 40 cursos Acoplamentarium; a técnica autopesquisística antonimológica; a técnica do espelhamento interconsciencial; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); a técnica da exaustividade.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Interassistenciologia; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o desenvolvimento parapsíquico no laboratório conscienciológico Acoplamentarium; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapercepciologia; o Colégio Invisível da Energossomatologia; o Colégio Invisível da Tenepessologia; o Colégio Invisível da Autorrevezamentologia; o Colégio Invisível dos Epicons; o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Holomnemonicologia.
          Efeitologia: o efeito automotivador da Parelencologia Pessoal; o efeito autevolutivo do amparo milenar; o efeito surpreendente das evocações; o efeito irresistível da parapresença homeostática; o efeito balizador dos pararreencontros; o efeito das paravisitas evoluídas; o efeito recinológico da neoequipe; o efeito sinérgico das paracompanhias na psicosfera da conscin interassistente; a insegurança autoparapsíquica enquanto efeito colateral da dispersão consciencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses próprias da interassistência; as neossinapses adstritas às projeções assistidas; as neossinapses inerentes à semipossessão benigna; as neossinapses autorreparadoras; as neossinapses substitutas das retrossinapses; as neossinapses na condição de pré-requisito para neoparafunções.
          Ciclologia: o ciclo de atratividade cosmoética; o cipriene; o ciclo de autoprodutividade; o ciclo interassistencial; o ciclo da complexificação consciencial; o ciclo ressoma-dessoma; o ciclo da espiral evolutiva pessoal.
          Enumerologia: o parelenco científico; o parelenco artístico; o parelenco médico; o parelenco parapedagógico; o parelenco extraterrestre; o parelenco cosmopolita; o parelenco técnico.
          Binomiologia: o binômio temperança–pacificação íntima; o binômio cronêmica-proxêmica; o binômio dar a mão–abrir mão; o binômio previsibilidade-imperturbabilidade; o binômio tendências-predominâncias; o binômio poder-pudor; o binômio cooperação-intercooperação.
          Interaciologia: a interação conscin-consciex; a interação assistente-assistido; a interação indivíduo-grupo; a interação amizade-afetividade; a interação pareducador-educando; a interação comunin Cognópolis–comunex Interlúdio; a interação recebimento-mérito.
          Crescendologia: o crescendo tacon-tares; o crescendo elenco teatral–elenco parateatral; o crescendo psicodrama-parapsicodrama; o crescendo nascer vidente–dessomar clarividente; o crescendo minidissidente-maxidissidente; o crescendo do ajuste da autoproéxis na maxiproéxis; o crescendo tenepes-ofiex; o crescendo evocação-presentificação.
          Trinomiologia: o trinômio interferência-intervenção-intercessão; o trinômio luz-câmera-ação; o trinômio conscin–conscin projetada–consciex; o trinômio biblioteca-Holoteca-parapsicoteca; o trinômio dependência-independência-interdependência; o trinômio autoparapsiquismo-comunicabilidade-intelectualidade; o trinômio autenticidade-transparência-consistência.
          Polinomiologia: o polinômio irreflexão-inflexão-deflexão-autorreflexão; o polinômio acolhimento-esclarecimento-encaminhamento-acompanhamento; o polinômio comedimento-moderação-parcimônia-equilíbrio; o polinômio sossego-calma-harmonia-quietude; o polinômio parelenco-equipin-equipex-tenepes; o polinômio evolução-qualificação-sofisticação-complexificação; o polinômio indício-vestígio-pista-pegada-detecção.
          Antagonismologia: o antagonismo eminência parda / infiltrado cosmoético; o antagonismo crença / descrença; o antagonismo conscin-crítica / conscin mística; o antagonismo atratividade / repulsividade; o antagonismo amparador técnico / guia amaurótico; o antagonismo encontro de destino / desencontro social; o antagonismo fato / ficção.
          Paradoxologia: o paradoxo de o menos poder ser mais em certas atuações interassistenciais; o paradoxo de quanto mais discreta a conscin assistencial, mais pública se torna extrafisicamente; o paradoxo da infiltração cosmoética; o paradoxo do anonimato do Serenão; o paradoxo de o maior patrimônio intrafísico da conscin poder ser as paramizades amparadoras.
          Politicologia: a lucidocracia; a cosmocracia; a parapercepciocracia; a parapsicocracia.
          Legislogia: a lei de responsabilidade do mais lúcido; a lei da interconvivência multidimensional compulsória; a lei do maior esforço autevolutivo aplicado à auto e maxiproéxis; a lei da meritocracia evolutiva; a lei da intercooperação multidimensional; a lei das afinidades conscienciais; a lei da empatia interconsciencial.
          Filiologia: a espectrofilia.
          Fobiologia: a espectrofobia.
          Sindromologia: a síndrome do estrangeiro (SEST).
          Holotecologia: a energeticoteca; a holobiografoteca; a holomnemoteca; a conscienciometroteca; a elencoteca; a psicologicoteca; a teatroteca; a parapoliticoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoparelencologia Interassistencial; a Parelencologia; a Elencologia; a Extraterrestriologia; a Parassociologia; a Interassistenciologia; a Autodescrenciologia; a Cosmovisiologia; a Epicentrismologia; a Autoparapsiquismologia; a Cosmoeticologia; a Despertologia; a Autevoluciologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: o parelenco; a conscin; a consciex; a isca humana lúcida; a Humanidade; a Para-Humanidade; a conscin agregadora; a pessoa comum; a pessoa anônima; a conscin rosto na multidão; a conscin centro das atenções; o conjunto de consciexes amparadoras com papéis ativos nas ICs; o ser desperto; o ser interassistencial; as parapopulações; o parelenco específico da Conscienciologia; a conscin enciclopedista; a semiconsciex; a Consciex libera (CL).
          Masculinologia: o escritor francês Honoré de Balzac (1799–1850); o figurante parassocial; o atrator ressomático; o amparando; o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador extrafísico; o amparador intrafísico; o decisor; o intermissivista; o completista; o compassageiro evolutivo; o comunicólogo; o conviviólogo; o conscienciômetra; o conscienciólogo; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o proexista; o maxiproexista; o proexólogo; o duplista; o duplólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor tarístico; o evoluciente; o autexemplarista; o intelectual; o recexólogo; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o escritor balzaquista brasileiro Osmar Ramos Filho (1939–2011); o amparador extrafísico Zéfiro; o autopesquisador; o projetor lúcido; o projecioterapeuta; o parapercepciologista; o verbetógrafo; o verbetólogo; o tertuliano; o teletertuliano; o artista; o ator; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a Serenona Monja; a atratora ressomática; a amparanda; a figurante parassocial; a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora extrafísica; a amparadora intrafísica; a decisora; a intermissivista; a completista; a compassageira evolutiva; a comunicóloga; a convivióloga; a conscienciômetra; a consciencióloga; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a proexista; a maxiproexista; a proexóloga; a duplista; a duplóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora tarística; a evoluciente; a autexemplarista; a intelectual; a recexóloga; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapsíquica ectoplasta francesa Raymonde Pauline Chantal Jamais (1917–2006) atuante na comunex Interludium; a autopesquisadora; a projetora lúcida; a projecioterapeuta; a parapercepciologista; a verbetógrafa; a verbetóloga; a tertuliana; a teletertuliano; a artista; a atriz; o tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens polycarmicus; o Homo sapiens theatralis; o Homo sapiens parapoliticus; o Homo sapiens democraticus; o Homo sapiens sociologicus; o Homo sapiens communicator; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens tenepessista.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: Autoparelencologia Interassistencial amadorística = o estudo do parelenco de consciexes assistenciais, ex-familiares da conscin na atual existência; Autoparelencologia Interassistencial profissional = o estudo do parelenco de consciexes amparadoras técnicas em interassistência, paramizades raríssimas da conscin em multividas.
          Culturologia: a cultura interassistencial; a cultura da reciprocidade; a cultura solidária; a cultura tarística; a cultura taconística; a cultura tenepessística; a cultura da indiferença interassistencial; a cultura da interassistência multividas.
          Paratecnologia. Conforme a Extraterrestriologia, vale assinalar a importância do estudo e detecção da presença de autoparelenco amparalógico universalista, especializado no uso de Paratecnologia utilizada na extração e qualificação de neuroectoplasma, capaz de promover desbloqueios corticais, desprogramações de circuitos neurais obsoletos e reprogramações paraneurológicas (Neuroconscienciologia).


                                            VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a Autoparelencologia Interassistencial, indicados para expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          02. Amparo extrafísico: Assistenciologia; Homeostático.
          03. Amplificador da consciencialidade: Holomaturologia; Homeostático.
          04. Atitude pró-amparador extrafísico: Interassistenciologia; Homeostático.
          05. Autoparabanho confirmatório: Parabanhologia; Homeostático.
          06. Autoparapercepciologia ideal: Autopesquisologia; Homeostático.
          07. Década tertuliana: Tertuliologia; Neutro.
          08. Elencologia: Grupocarmologia; Neutro.
          09. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático.
          10. Intercomunicação sincera: Autevoluciologia; Homeostático.
          11. Monitoramento consciencial: Parapercepciologia; Neutro.
            12.  Parapsicoteca autoparaprocedencial: Autoparaprocedenciologia; Homeostático.
            13.  Reencontro de destino: Reencontrologia; Homeostático.
            14.  Sinalética parapsíquica: Parapercepciologia; Homeostático.
            15.  Técnica dos 40 cursos Acoplamentarium: Autexperimentologia; Homeostático.
 A RECEPÇÃO MERITÓRIA DE PARAVISITAS DA AUTOPARELENCOLOGIA INTERASSISTENCIAL, SÓ FAZ AUMENTAR
 AS AUTORRESPONSABILIDADES QUANTO AOS NEODESAFIOS E TAREFAS EVOLUTIVAS DA AUTO E MAXIPROÉXIS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, já detectou a presença de parelenco pessoal de consciexes amparadoras? Quais proveitos evolutivos vem angariando com a experiência?
            Bibliografia Específica:
            1. Ramos Filho, Osmar; O Avesso de um Balzac Contemporâneo: Arqueologia de um Pasticho; 594 p.; 16 caps.; 101 abrevs.; 1 cronologia; 90 refs.; alf.; 23 x 16 x 3 cm; enc.; Publicações Lachâtre; Niterói, RJ; 1995; páginas 17 a 594.
            2. Idem; Cristo Espera por ti – Edição Crítica e Comentada por Osmar Ramos Filho; Romance do Espíri to de Honoré de Balzac; psicografado por Waldo Vieira; revisores Eduardo Ferreira; Erotides Louly; & Waldson Dias; 370 p.; 4 seções; 76 caps.; 9 cronologias; 1 E-mail; 1 enu.; 1 ilus.; 56 siglas; 1 website; 404 notas comentadas; 56 refs.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 6 a 370.
            3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 1.219 a 1.221.
            4. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 193, 313, 355, 906, 1.030, 1.075 e 1.256.
            5. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.254 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 17 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 15 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 10a Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; página 321.
            6. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs. 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 671.
                                                                                                                   M. L. B.