Autoconflito

O autoconflito é o estado ou a condição de cisão da personalidade devido ao mecanismo de antagonismo da conscin, homem ou mulher, consigo mesma, caracterizado pelo estado de tensão intraconsciencial, desconforto e desassossego íntimo.

Você, leitor ou leitora, alimenta autoconflitos frequentemente? Por qual razão? Já pensou na Autoconsciencioterapia?

      AUTOCONFLITO
                                 (AUTOCONFLITOLOGIA)


                                          I. Conformática

          Definologia. O autoconflito é o estado ou a condição de cisão da personalidade devido ao mecanismo de antagonismo da conscin, homem ou mulher, consigo mesma, caracterizado pelo estado de tensão intraconsciencial, desconforto e desassossego íntimo.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo conflito deriva do idioma Latim, conflitus, “choque; embate; encontro; combate; luta; peleja”, conexo ao verbo confligere, “combater; lutar; pelejar; confrontar; opor; comparar; bater com alguma coisa contra outra”. Surgiu no Século XVI.
          Sinonimologia: 01. Autoconflitividade. 02. Autoconflituosidade. 03. Autodiscordância. 04. Autodesacordo. 05. Autodesentendimento. 06. Autoconfrontação. 07. Autocontestação. 08. Autoimportunamento. 09. Autobeligerância. 10. Conflito intrapsíquico.
          Neologia. Os 2 vocábulos miniautoconflito e megautoconflito são neologismos técnicos da Autoconflitologia.
          Antonimologia: 01. Paz íntima. 02. Serenidade intrapsíquica. 03. Harmonia interior. 04. Calmaria íntima. 05. Autocentramento. 06. Autoconcordância. 07. Autobenevolência. 08. Equilíbrio pessoal. 09. Eutimia. 10. Autoimperturbabilidade.
          Estrangeirismologia: o conflict of mind; a gaffe intrapsíquica; a performance autocolisiva.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à afetividade sadia.
          Megapensenologia. Eis 1 megapensene trivocabular sintetizando o tema: – Autoconflito: autopatologia afetiva.


                                            II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal conflitivo; os antipensenes; a antipensenidade; os esquizopensenes; a esquizopensenidade; os patopensenes; a patopensenidade; os entropopensenes; a entropopensenidade; os toxicopensenes; a toxicopensenidade; o materpensene autassediado.
          Fatologia: o autoconflito; a autocontrariedade; o autodescontentamento; o ato de pensar mal de si mesmo; a autodepreciação; o autorrancor; a autofrustração; o autaborrecimento; a autopiedade; a autoculpa; a autopunição; as automutilações; o drama de consciência; a autorrejeição; a raiva de si mesmo; a guerra íntima; a acriticidade pessoal; a banalização dos autotrafores; a distorção da autoimagem; a autovulnerabilidade; a autodesmotivação; as dificuldades autoimpostas; as autoperturbações desnecessárias; a má vontade consigo mesmo; o malestar intrapsíquico; o sentimento de desvalia pessoal; o sentimento de indignidade; a antibenignidade; a ausência de autacolhimento; a falta de autassistência; as reações evolutivas pessoais anticosmoéticas; a autassedialidade; a anticonsciencialidade; a falta de autocientificidade; a fossilização evolutiva; a manutenção da zona de conforto patológica; a ausência de Higiene Consciencial; a depressão; a melin; a cisão da personalidade; a Autoconsciencioterapia; a superação dos autoconflitos; a recéxis; a recin; o resgate da autestima sadia; a maturidade afetiva; a autodesperticidade.
          Parafatologia: a falta da autovivência do estado vibracional (EV) profilático; as fissuras conscienciais de origem paragenética; os autobloqueios parapercepciológicos; a melex anunciada.


                                             III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo patológico conflituosidade endógena–conflituosidade exógena; o sinergismo nosográfico fissuras conscienciais–psicoses; o sinergismo patológico estagnação–regressão evolutiva; o sinergismo patológico autassédio-heterassédio.
          Principiologia: o princípio cosmoético de não pensar mal de ninguém; o princípio da autevolução requerer renovação incessante; o megaprincípio do “nada substitui o esforço pessoal”; o princípio da autocrítica aplicada ao prioritário; o princípio da autodesassedialidade.
          Codigologia: a falta da aplicação do código pessoal de Cosmoética (CPC) à pacificação íntima.
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da evolução consciencial.
          Tecnologia: as técnicas da Higiene Consciencial; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da autodeterminação; a técnica da anticonflituosidade-autopacificação; a técnica do inventariograma; a técnica da reciclagem existencial; a técnica da reciclagem intraconsciencial; a técnica da tenepes.
          Voluntariologia: a condição de conscin-cobaia no voluntariado conscienciológico.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da Pensenologia; o laboratório conscienciológico da Cosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Autopesquisologia; o Colégio Invisível da Autodiscernimentologia; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Autorreeducaciologia; o Colégio Invisível dos Reciclantes Existenciais; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos deletérios dos autoconflitos na interassistência consciencial.
          Neossinapsologia: a ausência das neossinapses das reciclagens intraconscienciais.
          Ciclologia: o ciclo autoconflito–autoconceito distorcido–autestima deficitária.
          Enumerologia: a autoirreflexão; a autonegligência; a autodesorganização; a autodespriorização; a autodesaprovação; a autoconstrição; a autovitimização.
          Binomiologia: o binômio autoconflito-Autoconsciencoterapia.
          Interaciologia: a interação nosológica autoignorância-autoconflito.
          Crescendologia: a profilaxia do crescendo conflito íntimo–conflito interpessoal–interprisão grupocármica; a opção pelo crescendo conflito íntimo–recolhimento íntimo–serenidade íntima.
          Trinomiologia: o trinômio autoconflito-autocompreensão-autorremissão.
          Polinomiologia: o polinômio autoconflito-autossuperação-autassistência-interassistência.
          Antagonismologia: o antagonismo autoconflito / autoimperturbabilidade; o antagonismo autoconflito / eutimia; o antagonismo autoconflito / autotransafetividade; o antagonismo autoconflito / maturidade consciencial; o antagonismo autoconflito / autobenevolência; o antagonismo autoconflito / autodesperticidade; o antagonismo autoconflito / heterassistência.
          Paradoxologia: o paradoxo sair de si para compreender-se melhor.
          Politicologia: a autodiscernimentocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço aplicada a eliminação da autoconflituosidade no dia a dia.
          Filiologia: a autopesquisofilia; a autocogniciofilia; a autocriticofilia; a autodeterminofilia; a autassistenciofilia; a neofilia; a recexofilia.
          Fobiologia: a fobia do egocídio cosmoético.
          Sindromologia: a síndrome da imaturidade consciencial; a síndrome da autovitimização; a síndrome da subestimação; a síndrome da insegurança; a síndrome da ectopia afetiva; a síndrome da mediocrização; a síndrome da dispersão consciencial.
          Mitologia: o mito da perfeição humana.
          Holotecologia: a conflitoteca; a distimicoteca; a nosoteca; a patopensenoteca; a psicopaticoteca; a psicossomatoteca; a psicoteca; a trafaroteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconflitologia; a Parapatologia; a Autopatologia; a Consciencioterapia; a Psiquiatria; a Psicologia; a Autoconscienciometrologia; a Autodiscernimenologia; a Autopriologia; a Autorrecexologia; a Evoluciologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin autoconflitiva; a conscin autassediada; a consciência autofágica; a conscin baratrosférica; a consciênçula; a consréu ressomada; a isca humana inconsciente.
          Masculinologia: o perturbado; o malresolvido; o irrefletido; o autovitimizado; o autocomplacente; o autoindulgente; o insatisfeito; o descontente; o aborrecido; o atormentado; o aflito; o agoniado; o inquieto; o intranquilo; o desassossegado; o impaciente; o aperreado; o incucadão; o macambúzio; o encorujado; o encafifado; o cismarento; o belicoso; o antepassado de si mesmo; o evoluciente.
          Femininologia: a perturbada; a malresolvida; a irrefletida; a autovitimizada; a autocomplacente; a autoindulgente; a insatisfeita; a descontente; a aborrecida; a atormentada; a aflita; a agoniada; a inquieta; a intranquila; a desassossegada; a impaciente; a aperreada; a incucadona; a macambúzia; a encorujada; a encafifada; a cismarenta; a belicosa; a antepassada de si mesma; a evoluciente.
          Hominologia: o Homo sapiens conflictuosus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens irrationalis; o Homo sapiens inexpertus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens desaequilibratus; o Homo sapiens autovictimatus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: miniautoconflito = a crise de crescimento com algum nível de sofrimento; megautoconflito = a patologia mental crônica.
          Culturologia: a cultura da irreflexão; a cultura da alienação; a cultura da autovitimização; a cultura do egoísmo; a cultura da menos valia; a cultura do comodismo evolutivo; a implantação da cultura da Autoconsciencioterapia permanente.
          Taxologia. Eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 variáveis para análise do autoconflito pela conscin interessada:
          01. Abrangência: pontual ou generalizado.
          02. Conscientização: consciente ou inconsciente.
          03. Cronologia: passado (remorso), presente (irritação) ou futuro (ansiedade).
          04. Dimensão: intrafísico ou extrafísico.
          05. Duração: efêmero, persistente ou perene.
          06. Efeito: agudo ou crônico.
          07. Frequência: esporádico, frequente ou permanente.
          08. Intensidade: fraco, moderado ou forte.
          09. Origem: mesológico, genético ou paragenético.
          10. Tamanho: pequeno ou grande.
          Conviviologia. Sob a ótica da Autorreeducaciologia, o autoconflito antievolutivo expressa o nível de autoignorância e deseducação da consciência quanto à autoconvivência sadia
– premissas para a evolução consciencial–, podendo gerar a inconvivialidade.
          Interassistência. No contexto da Autoconsciencioterapia, a interassistência é a técnica mais eficiente para a autorremissão da conflitividade devido ao princípio “quem assiste aos outros, assiste, em primeiro lugar, a si mesmo”.


                                                      VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o autoconflito, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Abstencionismo consciencial: Proexologia; Nosográfico.
            02. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
            03. Antagonismo extremo: Autodiscernimentologia; Neutro.
            04. Anticura: Consciencioterapia; Nosográfico.
            05. Autassédio: Parapatologia; Nosográfico.
            06. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro.
            07. Autofagia: Recexologia; Nosográfico.
            08. Autovitimização: Parapatologia; Nosográfico.
            09. Conflituosidade: Conflitologia; Nosográfico.
            10. Drama de consciência: Parapatologia; Nosográfico.
            11. Eutimia: Homeostaticologia; Homeostático.
            12. Higiene Consciencial: Paraassepsiologia; Homeostático.
            13. Imperturbabilidade: Homeostaticologia; Homeostático.
            14. Produmetria anticonflitiva: Autoconsciencioterapia; Homeostático.
            15. Técnica da anticonflituosidade-autopacificação: Autexperimentologia; Neutro.
      O AUTOCONFLITO REVELA A QUALIDADE DA AUTOPENSENIZAÇÃO DA CONSCIN. FRUTO DAS DISTORÇÕES
 AUTOPERCEPTIVAS ORIUNDAS DO EGOÍSMO, TEM AUTOCURA ATRAVÉS DA INTERASSISTÊNCIA COSMOÉTICA.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, alimenta autoconflitos frequentemente? Por qual razão? Já pensou na Autoconsciencioterapia?
            Bibliografia Específica:
            1. Horney, Karen; Nossos Conflitos Interiores: Uma Teoria Construtiva das Neuroses (Our Inner Conflits: A Constructive Theory of Neurosis); trad. Octavio Alves Velho; 212 p.; 12 caps.; alf.; ono.; 21 x 14 cm; br.; Editora Civilização Brasileira; Rio de Janeiro, RJ; 1959; páginas 33, 137 e 155.
            2. May, Rollo; O Homem à Procura de si mesmo (Man’s Search for himself); trad. Aurea Brito Weissenberg; 230 p.; 8 caps.; 35 notas; 21 x 14 cm; br.; 8ª Ed.; Editora Vozes; Petrópolis, RJ; 1980; páginas 113 e 209.
            3. Vieira, Waldo; Homo sapiens pacificus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 413 caps.; 403 abrevs.; 38 E-mails; 434 enus.; 484 estrangeirismos; 1 foto; 37 ilus.; 168 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 36 tabs.; 15 websites; glos. 241 termos; 25 pinacografias; 103 musicografias; 24 discografias; 20 cenografias; 240 filmes; 9.625 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed.; Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); & Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2007; páginas 1.005 a 1.009.


                                                                                                                         I. V.