Autocognição Desrepressiva

A autocognição desrepressiva é o conjunto de autoconhecimentos e autovivências da consciência, intra e extrafísica, promotor do abertismo egológico e da liberdade de autexpressão consciencial cosmoética máxima, possibilitando o aumento da mentalsomaticidade, da paraperceptibilidade e da comunicabilidade cosmovisiológica.

Você, leitor ou leitora, considera a autocognição desrepressiva prioritária para o alcance da holomaturidade? Já experimentou a eficácia dos efeitos evolutivos da autopesquisa?

      AUTOCOGNIÇÃO DESREPRESSIVA
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                          I. Conformática

         Definologia. A autocognição desrepressiva é o conjunto de autoconhecimentos e autovivências da consciência, intra e extrafísica, promotor do abertismo egológico e da liberdade de autexpressão consciencial cosmoética máxima, possibilitando o aumento da mentalsomaticidade, da paraperceptibilidade e da comunicabilidade cosmovisiológica.
         Tematologia. Tema central homeostático.
         Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. A palavra cognição deriva do idioma Latim, cognitio, “ação de conhecer”, radical de cognitum e supino de cognoscere, “conhecer; adquirir conhecimento; aprender a conhecer; procurar saber; tomar conhecimento de; reconhecer”. Surgiu em 1836. O prefixo des vem do idioma Latim, dis ou de ex, “negação; oposição; falta; separação; divisão; aumento; reforço; intensidade”. O termo repressão deriva do idioma Latim Tardio, repressio, “sinal de retirada (dado pela corneta)”, de repressum, e este de reprimere, “recuar; suster; reter”. Apareceu no Século XVIII.
          Sinonimologia: 1. Autoconhecimento libertário; autossabedoria evolutiva. 2. Autodidaxia libertária. 3. Autocompreensão anticoibitiva. 4. Apercepção desrepressiva.
         Neologia. As 4 expressões autocognição desrepressiva, miniautocognição desrepressiva, maxiautocognição desrepressiva e megaautocognição desrepressiva são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
         Antonimologia: 1. Anticognição condicionadora. 2. Autoincompreensão restritiva. 3. Conhecimento antievolutivo. 4. Antididaxia aprisionadora.
         Estrangeirismologia: o know-how evolutivo; o upgrade das abordagens evolutivas; a open mind.
         Atributologia: predomínio das faculdades mentais notadamente, do autodiscernimento quanto ao desenvolvimento contínuo da autocognição.


                                            II. Fatuística

         Pensenologia: o holopensene pessoal da Autocogniciologia; o holopensene da coerência íntima; o autabertismo neopensênico; a retilinearidade dos autopensenes; a uniformidade dos padrões da autopensenidade; a fixação da ortopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os neopensenes; a neopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade.
         Fatologia: a autocogonição desrepressiva; o rompimento dos limites autoimpostos; o fim da autocensura castradora da autevolução; a deslavagem cerebral; a desconstrução das ideias pré-concebidas; o autoconhecimento teático; a autocompreensão antirrefreativa; o aprendizado transformador; a sapiência autolibertária; o entendimento da intraconsciencialidade; a lucidez consciencial; a experiência pessoal; o desbloqueio mentalsomático; a facilidade mnemônica; a criatividade aplicada; o abertismo egológico; a expansão intelectiva; a autopercepção mentalsomática; a autoconvicção fortalecedora; a autorganização pacificadora; a perseverança resolutiva; a persistência cosmoética; a assertividade autexpressiva; a autocriticidade cosmoética; a autenticidade consciencial; a confiabilidade na consciência; a constância existencial; as extrapolações ideativas; a admissão do próprio poder consciencial; a autolibertação determinada; a visão cosmovisiológica; o continuísmo autopesquisístico; a conquista da autoridade consciencial; a estabilidade psicossomática; a erudição autoconscienciométrica; o emprego cosmoético de neoverpons; a apreensão de adcons; o entendimento da dinâmica evolutiva; a desenvoltura autopesquisística; o aprofundamento analítico; a eutimia consciencial; a autopotencialização existencial; a ruptura dos entrelaçamentos patológicos; o fim da apriorismose; a eliminação de contradições; a minimização das incertezas; a profilaxia às sujeições emocionais; o desfazimento de autenganos; o exercício da autoliderança; a assunção da liderança interassistencial; a qualificação das interrelações; a priorização do mais relevante em termos evolutivos; a reperspectivação consciencial; a ampliação do horizonte existencial; o alinhamento do cotidiano com as cláusulas da proéxis; o reconhecimento do nível evolutivo pessoal; a abertura dos caminhos evolutivos; a atualização consciencial; o exercício dos trafores; o autodomínio da vontade; a vivência da autonomia evolutiva; a identificação dos laços evolutivos; a autinclusão na proéxis grupal; o exercício da liderança cosmoética; os acertos evolutivos; a proatividade evolutiva; a produtividade consciencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desbloqueio dos chacras encefálicos; a vivência da sinalética energética e parapsíquica; a expansão da consciência projetada; o extrapolacionismo parapsíquico; a cosmoconsciência; a funcionalidade do paracérebro na prática; a pararrealidade autoconsciente; o conscienciês usual para a consciex lúcida.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo autoconhecimento–autonomia evolutiva; o sinergismo desapego cosmoético–liberdade evolutiva.
          Principiologia: o princípio da teática; o princípio da constância; o princípio do posicionamento pessoal (PPP); o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do megafoco mentalsomático.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria do paracérebro; a teoria do paraconhecimento; a teoria da recuperação de cons; a teoria da autocoerência; a teática evolutiva.
          Tecnologia: a técnica da exaustividade; a técnica do detalhismo; a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da expansão da consciência projetada; a técnica da recuperação de cons magnos.
          Voluntariologia: o voluntariado tarístico contribuindo na aplicação do paradigma consciencial; o voluntariado pesquisístico cosmoético.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Automentalsomatologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Conscienciometrologia.
          Efeitologia: os efeitos da autocognição na autexpressão consciencial; os efeitos do autoconhecimento no alinhamento proexológico; os efeitos do abertismo consciencial no desenvolvimento parapsíquico; os efeitos da autocompreensão imperdoadora no despojamento consciencial; os efeitos do reconhecimento e assunção do real nível evolutivo da consciência; os efeitos da reperspectivação holopensênica; os efeitos da autonomia evolutiva; os efeitos da assunção da liderança interassistencial.
          Neossinapsologia: as neossinapses inspiradas pelo amparador extrafísico; as neossinapses advindas do choque de realidade consciencial; os megacons resultantes da expansão da consciência projetada gerando neossinapses.
          Ciclologia: o ciclo autocognição-autodiscernimento-autocoerência-autevolução; o ciclo autexame-autopesquisa-autoconhecimento.
          Enumerologia: a ampliação ideativa; a ampliação autexpressiva; a amplicação parapsíquica; a ampliação da autolucidez; a ampliação da homeostase holossomática; a ampliação da automanifestação cosmoética multidimensional; a ampliação da inteligência evolutiva (IE).
          Binomiologia: o binômio autocognição teática–tares eficaz.
          Interaciologia: a interação autocognição–flexibilidade autopensênica; a interação materpensene pessoal–autexpressão; a interação recin–despojamento consciencial; a interação trafores-altruísmo.
          Crescendologia: o crescendo autorreciclagem-exemplarismo; o crescendo autexperimentação-autocognição-autorreeducação; o crescendo autocognição-hiperacuidade-ortopensenidade; o crescendo autocognição-cosmovisão.
          Trinomiologia: o trinômio intelectualidade-parapsiquismo-comunicabilidade; o trinômio autocoerência-autoconfiança-autexpressividade; o trinômio autodiscernimento-autaferição-autoconscientização; o trinômio lucidez consciencial–vontade–autoconhecimento; o trinômio autocognição–teática–aprendizagem evolutiva.
          Polinomiologia: o polinômio autocrítica-autopesquisa-autocognição-autorrealismo; o polinômio autexperimentação-autochecagem-autorreflexão-autorreciclagem; o polinômio autopercepção-autocognição-autexperimentação-autoconvicção.
          Antagonismologia: o antagonismo autorrepressão cognitiva / autorrenúncia cosmoética; o antogonismo autengano / autenticidade cosmoética; o antagonismo timidez / autexpressão; o antagonismo ignorantismo / intelectualidade; o antagonismo fechadismo / parapsiquismo; o antagonismo insciência / reeducação; o antagonismo inexperiência / teática; o antagonismo autoconscienciometria / fuga da autorrealidade consciencial.
          Paradoxologia: o paradoxo de quanto mais liberdade evolutiva, maior a responsabilidade interassistencial.
          Politicologia: a cognocracia; a gnosiocracia; a lucidocracia; a conscienciocracia; a meritocracia; a evoluciocracia; a proexocracia; a cosmoeticocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo.
          Filiologia: a neofilia; a xenofilia; a cognofilia; a gnosiofilia; a enciclopediofilia; a logicofilia; a pesquisofilia; a mentalsomatofilia; a criteriofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a ausência de autocogniciofobia; a superação da autocriticofobia; a reciclagem da autopesquisofobia; a eliminação da interaciofobia; a anulação da recinofobia; a supressão da reciclofobia; a dissipação da sociofobia; a evitação da xenofobia.
          Mitologia: a mitoclastia e a desconstrução dos autenganos conscienciais.
          Holotecologia: a cognoteca; a prioroteca; a pensenoteca; a intermissioteca; a mnemoteca; a parapsicoteca; a encicloteca; a intelectoteca; a mentalsomatoteca; a assistencioteca; a didaticoteca; a evolucioteca; a ciencioteca.
          Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autocogniciologia; a Autorrecinologia; a Parapercepciologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Mentalsomatologia; a Paracerebrologia; a Autopriorologia; a Autopesquisologia; a Recinologia; a Conscienciometrologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a conscin decisora; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciência ortopensênica.
          Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens autocognitor; o Homo sapiens mentalsomaticus; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens exemplologus; o Homo sapiens scientificus; o Homo sapiens cosmovisiologus; o Homo sapiens intermissivista.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: miniautocognição desrepressiva = a do pré-serenão vivenciando a renovação pessoal e a saída da zona de conforto, ciente da saturação das automimeses; maxiautocognição desrepressiva = a do ser desperto atuante com despojamento no maximecanismo interassistencial; megautocognição desrepressiva = a do evoluciólogo orientando a proéxis de grupos de conscins, quando lúcidas, aos preceitos da evolução pessoal e grupal.
         Culturologia: a cultura multidimensional quanto à realidade evolutiva.
         Caracterologia. Sob a ótica da Recinologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 50 atributos ou condições resultantes e / ou potencializadas pela autocognição desrepressiva:
         01. Acabativa.
         02. Acessibilidade.
         03. Antiapriorismo.
         04. Anticonflitividade.
         05. Apreensibilidade.
         06. Associação de ideias.
         07. Autexperimentação.
         08. Autocentração consciencial.
         09. Autodesassédio.
         10. Automotivação positiva.
         11. Autopensenidade equilibrada.
         12. Autorreflexão costumeira.
         13. Autossuficiência relativa.
         14. Conduta cosmoética.
         15. Confiabilidade.
         16. Confluência de esforços.
         17. Continuísmo.
         18. Criatividade.
         19. Decisão.
         20. Desassombro.
         21. Desimpedimento autevolutivo.
         22. Desinibição mnemônica.
         23. Despreconceituação.
         24. Despretensão.
         25. Destravamento parapsíquico.
         26. Determinação.
         27. Disponibilidade interassistencial.
         28. Estabilidade emocional.
         29. Força presencial.
         30. Fraternismo.
         31. Hiperacuidade consciencial.
         32. Intencionalidade cosmoética.
         33. Interassistência vivenciada.
          34.  Juízo crítico.
          35.  Logicidade.
          36.  Megafoco.
          37.  Neofilia.
          38.  Paraprofilaxia.
          39.  Percuciência.
          40.  Perspicácia autocrítica.
          41.  Priorização.
          42.  Proatividade evolutiva.
          43.  Projetabilidade lúcida.
          44.  Racionalidade.
          45.  Recomposição.
          46.  Reperspectivação autopensênica.
          47.  Soltura mentalsomática.
          48.  Superação de autotrafares.
          49.  Sustentabilidade.
          50.  Verbação.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autocognição desrepressiva, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Autexpressão: Comunicologia; Neutro.
          02. Autocientificidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          03. Autocognição: Autocogniciologia; Neutro.
          04. Autocognição exaustiva: Autocogniciologia; Homeostático.
          05. Autodecisão crítica: Autodecidologia; Neutro.
          06. Autoidentificação: Autocogniciologia; Homeostático.
          07. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
          08. Binômio autocognição-responsabilidade: Autocogniciologia; Homeostático.
          09. Eficácia autopesquisística: Autopesquisologia; Homeostático.
          10. Flexibilidade cognitiva: Multiculturologia; Neutro.
          11. Liberdade interior: Autocogniciologia; Neutro.
          12. Megaqualificação consciencial: Conscienciometrologia; Homeostático.
          13. Reciclofilia: Reciclologia; Neutro.
          14. Refém da autocognição: Autodiscernimentologia; Neutro.
          15. Trinômio prioridade-desafio-autossuperação: Recexologia; Homeostático.
    A AUTOCOGNIÇÃO DESREPRESSIVA AMPLIA A AUTOPENSENIDADE LÚCIDA E A MANIFESTAÇÃO MULTIDIMENSIONAL COSMOÉTICA, FAVORECENDO OMNIQUESTIONAMENTOS INEVITÁVEIS À ASCENSÃO EVOLUTIVA.
          Questionologia. Você, leitor ou leitora, considera a autocognição desrepressiva prioritária para o alcance da holomaturidade? Já experimentou a eficácia dos efeitos evolutivos da autopesquisa?
          Bibliografia Específica:
            1. Daou, Dulce; Vontade: Consciência Inteira; revisores Equipe de Revisores da Editares; 288 p.; 6 seções; 44 caps.; 23 E-mails; 226 enus.; 1 foto; 1 minicurrículo; 1 seleção de verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia; 3 tabs.; 21 websites; glos. 140 termos; 1 nota; 133 refs.; 17 webgrafias; 1 apênd.; alf.; ono.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 149 a 151 e 167 a 170.
            2. Machado, Cesar Iria; Proatividade Evolutiva: Sob a Ótica da Autoconsciencioterapia; pref. Tony Musskopf; revisores Equipe de Revisores da Editares; 440 p.; 7 seções; 53 caps.; 69 abrevs.; 2 diagramas; 21 E-mails; 309 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 14 tabs.; 20 websites; glos. 196 termos; glos. 17 termos (neológico especializado); 6 infografias; 10 filmes; 406 refs.; alf.; geo.; 23 x 16 x 3 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 179 a 181.
            3. Musskopf, Tony; Autenticidade Consciencial; pref. Kátia Arakaki; revisores Claudio Lima; et al.; 376 p.; 6 seções; 107 caps.; 71 abrevs.; 22 E-mails; 155 enus.; 81 estrangeirismos; 1 microbiografia; 1 questionário da autenticidade consciencial com 10 perguntas e 10 respostas; 3 tabs.; 19 websites; glos. 237 termos; glos. 11 termos (neológico especializado); 6 filmes; 508 refs.; 1 anexo; alf.; geo.; ono.; 23,5 x 16,5 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2012; páginas 107, 108, 111 a 114, 125, 126, 210 e 211.
            4. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 94, 95, 114, 115, 142, 143 e 158 a 163.
                                                                                                                   N. C. S.