Autauditoria Periódica

A autauditoria periódica é o procedimento, método ou técnica utilizada pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, de inventariar, examinar, esquadrinhar, varrer e avaliar, em intervalos regulares, o próprio desempenho em diversas áreas de manifestação visando aquilatar a autevolução consciente.

Você, leitor ou leitora, aplica a técnica da autauditoria periódica? Em quais áreas de manifestação? Quais as decorrências evolutivas dessa aplicação?

      AUTAUDITORIA PERIÓDICA
                                  (AUTEVOLUCIOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A autauditoria periódica é o procedimento, método ou técnica utilizada pela conscin intermissivista lúcida, homem ou mulher, de inventariar, examinar, esquadrinhar, varrer e avaliar, em intervalos regulares, o próprio desempenho em diversas áreas de manifestação visando aquilatar a autevolução consciente.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O elemento de composição auto procede do idioma Grego, autós, “eu mesmo; por si próprio”. O termo auditor vem do idioma Latim, auditor, “o que ouve; auditor; ouvinte”. Apareceu no Século XV. A palavra auditoria surgiu no Século XVI. O vocábulo periódico deriva também do idioma Latim, periodicus, “ciclo, parte que se repete”, e este do idioma Grego, periodikós, “ao redor”. Apareceu no Século XIV.
          Sinonimologia: 1. Autoinventário cíclico. 2. Autauditoria regular. 3. Autauditagem seriada. 4. Autochecagem periódica. 5. Autanálise vivencial cíclica. 6. Autorretrospectiva periódica.
          Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 29 cognatos do vocábulo período: aperiódica; aperiódico; periódica; periodical; periodicidade; periodicismo; periodicista; periodicística; periodicístico; periódico; periodiqueira; periodiqueiro; periodismo; periodista; periodística; periodístico; periodização; periodizada; periodizado; periodizante; periodizar; periodizável; periodográfica; periodográfico; periodograma; Periodologia; periodológica; periodológico; retroperíodo.
          Neologia. As 3 expressões compostas autauditoria periódica, autauditoria periódica antecipada e autauditoria periódica madura são neologismos técnicos da Autevoluciologia.
          Antonimologia: 1. Autauditoria única. 2. Autoinventário excepcional. 3. Autauditagem irregular. 4. Autochecagem descontínua. 5. Antipesquisa pessoal.
          Estrangeirismologia: o continuum análise-síntese; as autopesquisas ad nauseam; a análise sincera das selfperformances; a avaliação dos autodesempenhos através da relação input-output; o pit stop estratégico para avaliação da autotrajetória; o acid test da prática intermissivista; o follow up proexológico regular; o exame autocrítico do timeline existencial; a surveillance profilática quanto aos desvios de rumo; o Administrarium das metas evolutivas; o Autoconfrontarium; o Proexarium; o Evolutionarium.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à autochecagem evolutiva regular.
          Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Conscienciologia: balanço consciencial. Evoluciólogo: auditor evolutivo. Tempo: megacrítico final.
          Coloquiologia: o ato de a conscin passar o pente fino, regularmente, nas várias áreas de automanifestação.
          Ortopensatologia. Eis duas ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Balanço. – Você tem o hábito de fazer a síntese da sua vida todos os dias?”.
          2. “Enumerologia. A Inventariologia do banco de dados pessoais, através do emprego da Enumerologia, é uma ação intelectual, evolutiva, para o resto da vida humana”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da Autoinventariologia Periódica; o holopensene da Autoconscienciometrologia; o holopensene pessoal da teática intermissivista; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os cognopensenes; a cognopensenidade; os grafopensenes; a grafopensenidade; os nexopensenes; a nexopensenidade; os cronopensenes; a cronopensenidade; os tecnopensenes; a tecnopensenidade; os praxipensenes; a praxipensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os mnemopensenes; a mnemopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; a autopensenidade avaliada periodicamente; a autopensenização qualiquantitativa aplicada ao desenvolvimento consciencial; o megafoco duradouro revelado no materpensene pessoal.
          Fatologia: a autauditoria periódica; o tirateima, de tempos em tempos, dos próprios avanços evolutivos; a aferição do próprio nível desenvolvimental de quando em quando; a autauditoria em diferentes fases da existência; os indicadores pessoais de autevolução a cada período de vida; a autochecagem do equilíbrio na administração das várias áreas da vida; as estatísticas evoluciométricas registradas e analisadas regularmente; a contabilização do saldo dos autesforços; o autodesenvolvimento ilustrado pela listagem dos proveitos evolutivos pessoais atualizados e investigados; a revisão periódica do andamento dos autempreendimentos e das metas de autodesenvolvimento; a análise cronográfica das autoconquistas evolutivas; os ajustes e reajustes nas metas evolutivas; as investigações cronoconscienciometrológicas exaustivas revelando o ritmo e o aproveitamento qualitativo autevolutivo; o curso Balanço Existencial promovido anualmente pela Associação Internacional da Programação Existencial (APEX); os procedimentos inventariais adequados para os balanços periódicos das autovivências; a metodologia utilizada para realizar diferentes tipos de autauditoria; as autorreflexões proexológicas cronológicas necessárias; os objetivos proexológicos pessoais acompanhados dia a dia; a verificação da auteficácia no gerenciamento dos recursos conscienciais na consecução das metas proexológicas prioritárias; a linha do tempo da autoproéxis; a análise da coerência das prioridades evolutivas pessoais na cronologia da vida humana; a década decisiva dos 20 anos de idade física; a década crítica dos 50 anos de idade; a década da maturidade maior dos 70 anos de idade física; a medida do avanço nos estágios-conquistas da planilha evolutiva; o inventário periódico das autorrealizações assistenciais; a folha corrida de serviços assistenciais prestados a cada dia, ano e década; o inventário das autauditorias já realizadas; as perspectivas realistas quanto ao próprio avanço evolutivo (Prospectivologia); o resultado superavitário nas autauditagens favorecedor do autocompléxis.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a autauditoria regular desencadeada por indicação de amparadores extrafísicos; as vivências recinológicas do constrangimento cosmoético nas práticas da tenepes; o autoinventariograma parapsíquico regular possibilitando o aperfeiçoamento do traquejo pessoal com os pararrecursos interassistenciais; a condição de conscin-cobaia para os alunos dos Cursos Intermissivos (CIs); a parapercepção de heteravaliação (parauditoria) pela consciex amparadora; a antecipação da autauditoria pós-dessomática.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo sistematização-otimização; o sinergismo planejamento estratégico de vida–autorganização evolutiva; o sinergismo competências-resultados; o sinergismo assimilação da teoria–autovivência da prática; o sinergismo autocognição maior–acerto maior; o sinergismo autauditoria evolutiva–produtividade interassistencial; o sinergismo cosmovisiológico autovisão retrospectiva–autovisão atual contextualizada–visão autoprospectiva.
          Principiologia: o princípio da autorresponsabilidade evolutiva; o princípio científico da explicitação pesquisística; o princípio de os fatos e parafatos orientarem as pesquisas e parapesquisas; o princípio da primazia da realidade sobre qualquer ilusão; o princípio da descrença (PD) autaplicado; o princípio da primazia da autavaliação sobre a heteravaliação devido ao acesso aos meandros da autoconsciencialidade ser exclusivo e intransferível; o princípio da reversibilidade dos erros, enganos e omissões autaditadas.
          Codigologia: o investimento autopesquisístico contínuo enquanto cláusula primordial do código pessoal de Cosmoética (CPC).
          Teoriologia: a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da evolução por meio dos autesforços; a teoria do autoconhecimento evolutivo; a teoria da otimização dos recursos conscienciais; a teoria das fases proexológicas.
          Tecnologia: a técnica da autorreflexão de 5 horas; a técnica da revisitação dos fatos e parafatos; a técnica da evitação do sonambulismo existencial; a técnica de olhar 10% para trás e 90% para a frente, o tempo todo; a técnica evoluída da autavaliação proexológica; a técnica de levantamento dos aportes; a técnica do autoinventariograma; a técnica do levantamento estatístico aplicada à análise dos autodesempenhos; a técnica da autodeterminação decenal; as técnicas de aproveitamento máximo do tempo evolutivo.
          Voluntariologia: a análise periódica dos resultados no voluntariado teático da tares.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autoconscienciometrologia; o laboratório conscienciológico da Autodespertologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Cosmovisiologia; o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Conscienciometrologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: os efeitos do inventário proexológico periódico no compléxis; os efeitos catalisadores da Autoinventariologia regular; o efeito diagnosticador da qualidade dos dados analisados; o efeito cosmovisiológico da análise do acervo de registros das autovivências; os efeitos homeostáticos da substituição dos achismos pelas autopesquisas fundamentadas teaticamente; os efeitos desassediantes da autauditoria periódica; os efeitos autevolutivos da tendência inventariante da personalidade.
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da ampliação do entendimento de si mesmo.
          Ciclologia: o ciclo análise-síntese; o ciclo iterativo plan-do-check-act (PDCA); o ciclo laborioso curto prazo–médio prazo–longo prazo; o ciclo sementeira autoinventarial–colheita autocosmovisiológica; os ajustes de meta na análise do ciclo recebimento–retribuição proexológica; os ajustes de rota através do ciclo erro-retificação-acerto; o ciclo autoconfrontação inventariológica–acerto das prioridades; a checagem do próprio avanço nos 5 ciclos da espiral proexológica prioritária (CI-tenepes-epicentrismo-desperticidade-compléxis).
          Enumerologia: a capacitação autoconsciente; a qualificação dos autodesempenhos; a atualização do autoconceito; a valorização das autoconquistas evolutivas; a conscientização quanto aos autotrafais; a aceitação dos automegatrafores exemplificáveis; a apreensão cosmovisiológica da autoconsciencialidade.
          Binomiologia: o binômio Experimentologia-Autopesquisologia; o binômio Inventariologia-Proexologia; o binômio Cronologia-Evoluciologia; o binômio autorrevisitação-autodescoberta; o binômio abordagem técnica–realidade concreta; o binômio áreas existenciais–faixas etárias; o binômio autorreflexões periódicas–autocorreção de rumos; o binômio autoconsciencialidade-evolutividade.
          Interaciologia: a interação Arquivologia-Inventariologia; a interação cosmovisão-megafoco; a interação valores pessoais–parâmetros autevolutivos; a interação registro-revelação; a interação explicitação-elucidação; a interação autexame-autenfrentamento; a interação autexperimentação–follow up; a interação gerenciamento do tempo–gerenciamento da vida.
          Crescendologia: o crescendo autocognição-autevolução; o crescendo na valorização dada a cada minuto existencial; o crescendo evolutivo década após década; o crescendo da autorresponsabilidade intermissiva exigindo maturidade ascendente; o crescendo avaliativo fase preparatória (em geral menor)–fase executiva (em geral maior)–fase acabativa (síntese proexológica); o crescendo completismos diários–completismos anuais–completismos decenais–completismo existencial.
          Trinomiologia: o trinômio organograma-fluxograma-cronograma; o trinômio critérios-parâmetros-referenciais; o trinômio planejado-realizado-pendente; o trinômio clareza-objetividade-realismo; o trinômio agenda da autopensenização–planilha evolutiva–produção diária; o trinômio crises existenciais–gargalos proexológicos–neopatamares evolutivos; o trinômio balanços-reflexões-neoperspectivas.
          Polinomiologia: o polinômio medição-avaliação-diagnóstico-prognóstico; o polinômio habilidades-deficiências-práticas-realizações; o acervo pessoal do polinômio recursos materiais–suprimentos intelectuais–investimentos afetivos–aquisições parapsíquicas; o polinômio funcional autoplanejamento-autorganização-autodireção-autavaliação-autocapacitação-automanutenção; o polinômio comparativos semanais–comparativos mensais–comparativos semestrais–comparativos anuais–comparativos decenais; o autatilamento quanto ao polinômio curto prazo–médio prazo–longo prazo–longuíssimo prazo; o polinômio revisionismo consciencial–aprofundamento autopesquisístico–incremento autocognitivo–autaprimoramento interassistencial.
           Antagonismologia: o antagonismo técnica evolutiva / teática evolutiva; o antagonismo autauditoria periódica / autocorrupção procrastinadora; o antagonismo condição consciencial almejada / condição consciencial real; o antagonismo autodesempenhos evolutivamente rentáveis / autodesempenhos evolutivamente estéreis; o antagonismo proexológico megafoco / omnidispersão; o antagonismo prioridade atendida / prioridade esquecida; o antagonismo autocorreção imediata dos lúcidos / autocorreção postergada dos incautos.
           Paradoxologia: o paradoxo da subjetividade tornada objetiva; o paradoxo de a autodisciplina trazer liberdade; o paradoxo de a habilidade sintética decorrer da proficiência analítica; o paradoxo de a autopesquisa promover melhor heterocompreensão; o paradoxo de o autoinvestimento evolutivo resultar em autodoação tarística qualificada.
           Politicologia: a autopesquisocracia; a tecnocracia; a lucidocracia; a cronocracia; a meritocracia; a proexocracia; a evoluciocracia; o ato de estabelecer jurisprudência sobre as políticas pessoais autoprescritas.
           Legislogia: a lei proexológica da exequibilidade; a lei do maior esforço autopesquisístico.
           Filiologia: a autocriticofilia; a autocogniciofilia; a metodofilia; a disciplinofilia; a fatofilia; a estatisticofilia; a mnemofilia; a inventariofilia; a cronofilia; a priorofilia.
           Fobiologia: a neofobia; a autocriticofobia; a autoconscienciometrofobia; a autopesquisofobia; a autodisciplinofobia.
           Sindromologia: o esbanjamento dos autesforços improdutivamente na síndrome da dispersão consciencial; a extinção da autoinsegurança cognitiva da síndrome da apriorismose; a eliminação da síndrome da hipomnésia; a superação da síndrome da autossubestimação; a libertação da síndrome do ansiosismo; a terapêutica da síndrome da robotização existencial; a evitação da síndrome do impostor; a profilaxia da síndrome do autodesperdício.
           Maniologia: a prevenção da mania de empurrar com a barriga o enfrentamento das próprias necessidades evolutivas.
           Mitologia: o mito de o planejamento e o acompanhamento engessarem as ações pessoais; o descarte do mito da evolução espontânea, natural, sem autesforço.
           Holotecologia: a sistematicoteca; a metodoteca; a inventarioteca; a administroteca; a cronoteca; a experimentoteca; a analiticoteca; a proexoteca; a evolucioteca.
           Interdisciplinologia: a Autevoluciologia; a Autodesempenhologia; a Inventariologia; a Autocriteriologia; a Tirateimologia; a Arquivística; a Estatística; a Mnemossomatologia; a Autocriticologia; a Paracronologia; a Retrospectivologia; a Prospectivologia; a Autorganizaciologia; a Autexperimentologia; a Autopriorologia; a Autoproexologia.


                                             IV. Perfilologia

           Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
         Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
         Hominologia: o Homo sapiens inventarians; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens avaliator; o Homo sapiens archivista; o Homo sapiens systemata; o Homo sapiens analyticus; o Homo sapiens vigilans; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens autoconscientialis; o Homo sapiens evolutiens.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: autauditoria periódica antecipada = a avaliação, em intervalos regulares, dos autodesempenhos em diversas áreas de manifestação durante a fase preparatória da autoproéxis; autauditoria periódica madura = a avaliação, em intervalos regulares, do autodesempenho em diversas áreas de manifestação durante a fase de consecução da autoproéxis.
         Culturologia: a cultura da Autopesquisologia Lúcida; a cultura da autavaliação sistemática das realidades; a cultura da Autodesempenhologia; a cultura da autoproexometria; a cultura do autogerenciamento evolutivo.
         Autauditoria. Pela Cronoconscienciometrologia, a autauditoria pode ser aplicada periodicamente em, pelo menos, 10 áreas de manifestação da consciência, relacionadas às respectivas especialidades dispostas em ordem alfabética:
         01. Antidesperdiciologia: a autauditoria do nível de aproveitamento das oportunidades evolutivas.
         02. Auteficaciologia: a autauditoria dos resultados dos autesforços.
         03. Autevoluciologia: a autauditoria do avanço autevolutivo empreendido.
         04. Autodespertologia: a autauditoria do percentual de autodesassedialidade alcançado.
         05. Automegafocologia: a autauditoria do autajuste gradual à direção megafocal.
         06. Autoproexologia: a autauditoria do desenvolvimento da autoproexialidade.
         07. Autoteaticologia: a autauditoria do nível de autoverbação vivenciada.
         08. Interassistenciologia: a autauditoria da qualificação interassistencial atingida.
         09. Invexologia: a autauditoria do grau de aplicação da técnica da invéxis.
         10. Tenepessologia: a autauditoria dos estágios de desenvolvimento quanto às práticas da tenepes.
         Procedimentos. A partir da Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem funcional, 9 procedimentos técnicos para a aplicação da autauditoria periódica:
         1. Área: escolha da área de manifestação a ser auditada.
         2. Variáveis: levantamento das variáveis de pesquisa qualiquantitativa relacionadas.
         3. Recursos: participação em cursos conscienciológicos e realização de pesquisa de instrumentos, tabelas, escalas evoluciométricas e bibliografias a serem empregadas na autavaliação.
         4. Critério: estabelecimento de critérios objetivos e indicadores de autavaliação.
         5. Método: escolha das técnicas de autavaliação a serem utilizadas.
         6. Análise: exame detalhado dos registros pessoais, dados e informações levantados.
         7. Síntese: determinação dos avanços alcançados e atividades faltantes (saldo).
         8. Diretriz: definição das próximas ações ou etapas a serem empreendidas (prioridades).
            9. Periodicidade: definição do próximo período de realização da autauditoria comparativa específica.


                                                    VI. Acabativa

            Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a autauditoria periódica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
            01. Arquivologia: Experimentologia; Neutro.
            02. Auditoria da pancognição: Holomaturologia; Homeostático.
            03. Autauditoria quinquagenária: Autoproexogramologia; Neutro.
            04. Autavaliação evolutiva: Autevoluciologia; Neutro.
            05. Autochecagem indispensável: Autexperimentologia; Homeostático.
            06. Autocosmovisão inventarial: Paracosmovisiologia; Neutro.
            07. Autodesempenho coeso: Autodesempenhologia; Homeostático.
            08. Autorrendimento evolutivo: Autevoluciologia; Homeostático.
            09. Cronoconscienciometrologia: Cronoevoluciologia; Neutro.
            10. Nível desenvolvimental: Autevoluciologia; Homeostático.
            11. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
            12. Retrospectiva decenal: Autoproexologia; Homeostático.
            13. Sequenciamento parafactual: Autoparapercepciologia; Neutro.
            14. Técnica da pontoação: Enumerologia; Neutro.
            15. Técnica do autoinventariograma: Autoconscienciometrologia; Neutro.
  A ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE O AUTODESEMPENHO
     EM DETERMINADAS ÁREAS EM PERÍODOS DISTINTOS
         POSSIBILITA À CONSCIN ATILADA VERIFICAR COM
   REALISMO OS AVANÇOS EVOLUTIVOS EMPREENDIDOS.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica a técnica da autauditoria periódica? Em quais áreas de manifestação? Quais as decorrências evolutivas dessa aplicação?
            Bibliografia Específica:
            1. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 106, 314, 405, 416, 417 e 1.062.
            2. Idem; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1 e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 269 e 595.
            3. Idem; Manual dos Megapensenes Trivocabulares; revisores Adriana Lopes; Antonio Pitaguari; & Lourdes Pinheiro; 378 p.; 3 seções; 49 citações; 85 elementos linguísticos; 18 E-mails; 110 enus.; 200 fórmulas; 2 fotos; 14 ilus.; 1 microbiografia; 2 pontoações; 1 técnica; 4.672 temas; 53 variáveis; 1 verbete enciclopédico; 16 websites; glos. 12.576 termos (megapensenes trivocabulares); 9 refs.; 1 anexo; 27,5 x 21 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2009; páginas 144, 184 e 329.
                                                                                                                T. L. F.