Ativismo

O ativismo é a defesa pela conscin, homem ou mulher, de grupos, doutrinas, ideologias ou políticas refletindo nas próprias atitudes, posturas, comportamentos ou posicionamentos.

Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre quais constructos vem defendendo ao longo da História Pessoal? Predominam ideias nosográficas ou homeostáticas?

      ATIVISMO
                                   (PARAPOLITICOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O ativismo é a defesa pela conscin, homem ou mulher, de grupos, doutrinas, ideologias ou políticas refletindo nas próprias atitudes, posturas, comportamentos ou posicionamentos.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo atividade deriva do idioma Latim, activitas, “significação ativa; atividade”, de activus, “ativo”. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso; ato, prática ou resultado de; ação; conduta; hábito ou qualidade característica de; quadro mórbido; condição patológica”.
          Sinonimologia: 1. Partidarismo ativo. 2. Engajamento político. 3. Contestação da ordem. 4. Militância.
          Neologia. As duas expressões compostas ativismo homeostático e ativismo patológico são neologismos técnicos da Parapoliticologia.
          Antonimologia: 1. Apoliticismo. 2. Indiferença ideológica. 3. Apartidarismo. 4. Insensibilismo colaborativo.
          Estrangeirismologia: os raciocínios a priori, em geral, da população; a manutenção grupal do status quo; os apriorismos pessoais ad nauseam; as intelligentsias históricas dreifusistas; os clichês fixados; a satyagraha.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturescência da política evolutiva.
          Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Debates substituem armas. Paixões baixam lucidez.
          Citaciologia. Eis citação da teórica política alemã Hannah Arendt (1906–1975) pertinente ao tema: – A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Outra citação sobre o assunto, no viés do político radical Maximilien de Robespierre (1758–1794): Não é por um povo que combatemos, mas pelo universo! Não pelos que vivem hoje, mas por todos aqueles que existirão.
          Filosofia: o Ignorantismo; o Antropocentrismo, o Anarquismo; o Ecologismo; o Relativismo; o Maniqueísmo; o Antiimediatismo; a Sofística; a Erística, o Altruísmo; a Filosofia do máximo bem-estar para o número máximo de consciências; o Universalismo; o Megafraternismo.


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autorresponsabilidade sociopolítica; o holopensene pessoal do engajamento político; o holopensene pessoal da Retrocessologia; os retropensenes; a retropensenidade; a imaturidade do pensene maniqueísta; a ausência do pensamento divergente; a anulação do pensene discordante; as assinaturas pensênicas pessoais.
          Fatologia: o ativismo; a postura típica do não conformismo; a “escola de ativismo”; as atividades do Greenpeace em defesa do meio ambiente; o movimento contra as práticas ineficazes de vivissecção; os beagles resgatados por ativistas do Instituto Royal em São Roque, SP (Data-base: outubro, 2013) desencadeando o debate nacional do uso dos animais para testes laboratoriais; a desobediência civil como tática do ativismo; a truculência das bombas de efeito moral contra os ativistas; as balas de borracha utilizadas imprudentemente pelos policiais militares; os vândalos e marginais infiltrados, denegrindo os movimentos legítimos da Democracia; a incompetência dos governantes em lidar pacificamente com os movimentos contestatórios; a onda revolucionária da Primavera Árabe (2010); o movimento espontâneo do occupy Wall Street (2011); o poder simbólico dos espaços ocupados pelos ativistas; as músicas de protesto; as denúncias enquanto prática política; a evitação da apologia da impossibilidade de mudança do status quo; a Batalha de Seattle (1999) centralizando o interesse de ativistas; os movimentos ativistas enquanto parte constitutiva da democracia; o ativismo político internacional; o ativismo jurídico internacional; a defesa dos direitos das minorias étnicas; a defesa dos direitos da mulher; a defesa dos direitos dos refugiados de guerra; o ativismo contra a pena de morte; a objeção de consciência; o movimento da Anistia Internacional; o Fórum Social Mundial (FMS); o dilema internacional do respeito à soberania resultar em omissão aos Direitos Humanos; a conciliação da atuação profissional com o militarismo político; o nacionalismo burro de exaltar apenas determinado grupo; os movimentos populares cacofônicos ineptos; o caminho do meio entre a alienação e a ideologização; o perigo de justificar a violência em legítima defesa; o acendrado ideológico; a boa intenção invidivual arrastando o grupo para erro óbvio; a ingenuidade burra; a subcerebralidade preponderante nas ações; a ausência do senso universalista; o erro da imposição da revolução; os fins justificando os erros; a Igreja Católica Apostólica e Romana (ICAR) combatendo a usura na Idade Média; o comunismo combatendo a mais-valia; o sectarismo assistencial; o dogmatismo dentro das universidades; o preconceito ao ecletismo teórico; a massa impensante; o agravante da apologia à violência deixado por escrito; os professores acadêmicos liderando milícias; a infiltração dos intelectuais orgânicos da direita e da esquerda; a lavagem cerebral nas escolas do Movimento dos Sem Terra (MST); as ditaduras abortando a liberdade das consciências; o militarismo apedeuta; a pabulagem da ideia; a covardia na educação tendenciosa; os livros didáticos objetivando a panfletagem espúria; o predomínio da monovisão; o acendimento da massa manifestante obnubilada; os paradigmas obsoletos; o ativismo desrespeitando os Direitos Humanos; o ativismo negligenciando a integridade física; a cooptação de crianças para fins políticos; as posturas não coadunáveis com as neodemandas evolutivas; os autores conscienciológicos defendendo o paradigma consciencial; os verbetógrafos engajados politicamente no projeto da maxiproéxis grupal; o ativismo dos professores tarísticos itinerantes; o ativismo implícito das Cognópolis fundamentadas em princípios cosmoéticos.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o arrastão extrafísico patológico; os reflexos da Baratrosfera na vida pessoal; a repetição de ações anticosmoéticas influenciando massas impensantes provenientes da Baratrosfera; a vacinação no Curso Intermissivo (CI) imunizando as tendências ativistas psicossomáticas; o ativismo cosmoético programado na intermissão fazendo parte da cláusula pétrea da proéxis; o ativismo atual denunciando antigas vítimas do passado; a participação em comunex avançada atuando de maneira profilática às posturas de sublevação; o ativismo sadio apagando pegadas anticosmoéticas do passado; os indícios seriexológicos a partir das ideias defendidas; o instigamento patológico à revolução armada ocasionando possível transmigração extrafísica.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo ignorância-belicosidade; o sinergismo indignação-sublevação; o sinergismo raiz holobiográfica ativista–desfecho anticosmoético na vida atual; o sinergismo das ações assistenciais multidimensionais.
          Principiologia: o princípio da descrença (PD) enquanto profilaxia dos totalitarismos; o princípio da restauração evolutiva; a falta do princípio coexistencial da admiração-discordância; o princípio da liberdade terminar onde começa a do outro; o princípio da convivialidade sadia; o uso inadequado do princípio dos males o menor para justificar políticas anacrônicas.
          Codigologia: os códigos grupais de vitimização coletiva; a salvaguarda dos códigos grupais de Cosmoética (CGC).
          Teoriologia: a teoria da natureza política das consciências; a teoria do vácuo evolutivo; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da reurbex objetivando a desopressão do holopensene planetário.
          Tecnologia: a técnica da autoconscientização multidimensional (AM); a técnica da criticidade cosmoética; a técnica de dúvidar das certezas pessoais; as técnicas assistenciais de despertamento consciencial; a técnica da prospecção da avaliação.
          Voluntariologia: o voluntariado ativista interassistencial sem radicalismos nem doutrinações; o paravoluntariado ativista da reurbanização extrafísica da Terra.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Cosmoética; o laboratório conscienciológico das retrocognições; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parapoliticologia.
          Efeitologia: os efeitos nocivos na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) das ações ingênuas; os efeitos nosográficos da luta truculenta pela justiça; os efeitos estigmatizantes irreversíveis; os efeitos negativos da insurreição; os efeitos regressivos de cruzar os braços à espera de futuro melhor; os efeitos positivos do ativismo na colheita intermissiva; os efeitos transformadores da consciência cosmoética coletiva.
          Neossinapsologia: a reciclagem das retrossinapses do ativismo anticosmoético do passado para neossinapses do ativismo homeostático no presente; as neossinapses oriundas do Curso Intermissivo qualificando as atuações assistenciais; as neossinapses promovendo recomposição aos desmandos do passado.
          Ciclologia: o ciclo de desconstrução de retroideias.
          Binomiologia: o binômio insurreição–ausência de reflexão; o binômio reivindicação-manifestação; o binômio excesso de heterexigências–pobreza na autexigência; o binômio Prospectiva-Paraprofilaxia; o binômio heteroperdoamento-autoimperdoamento.
          Interaciologia: a interação boa intenção–falta de reflexão–falha nas atuações; a interação Curso Intermissivo–reparação ideológica; a interação avaliação superficial–posicionamento leviano; a interação positiva senso de Paradireito–ativismo homeostático; a interação compulsória ação-reação.
          Crescendologia: o crescendo pegadas anticosmoéticas–vivência na Baratrosfera; o crescendo evolutivo regionalismo–nacionalismo–continentalismo–universalismo; o crescendo evolutivo consréu–intermissivista–amparador extrafísico.
          Trinomiologia: o trinômio abandonar retroposturas–assumir neoposturas–fixar ortoposturas; o trinômio manifestantes-polícia-imprensa.
          Polinomiologia: o polinômio boa intenção–ingenuidade–monovisão–interprisão; o polinômio refletir-ponderar-avaliar-assistir.
          Antagonismologia: o antagonismo desafio político / submissão passiva.
          Paradoxologia: o paradoxo de o movimento ativista poder matar o próprio movimento; o paradoxo de fazer injustiça em nome da justiça; o paradoxo de defender a legalidade combatendo a vigência da mesma.
          Politicologia: a ausência de democracia; a imprescindível lucidocracia; a necessidade da implantação do Estado Mundial.
          Legislogia: o ativismo contra as leis vigentes; a lei do mais forte; a lei da interdependência consciencial; a lei de causa e efeito; as leis dos direitos interconscienciais.
          Filiologia: a riscofilia; a sociofilia; a politicofilia; a evoluciofilia; a xenofilia; a assistenciofilia; a gregariofilia; a debatofilia; a reeducaciofilia; a determinofilia; a materiofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a recexofobia.
          Sindromologia: a síndrome do justiceiro; a síndrome da mediocrização; a síndrome da anticosmoética generalizada; a síndrome da ectopia afetiva (SEA).
          Maniologia: a idolomania.
          Mitologia: o mito da consciência apolítica.
          Holotecologia: a politicoteca; a psicopaticoteca; a conflitoteca; a criticoteca; a distimicoteca; a regressoteca; a mesmexoteca.
          Interdisciplinologia: a Parapoliticologia; a Autorretrocessologia; a Anacronismologia; a Intrafisicologia; a Assistenciologia; a Desviologia; a Instintologia; a Parapatologia; a Psicopatologia; a Psicossomatologia; a Paraprofilaxiologia; a Paradireitologia.


                                             IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
          Masculinologia: o pré-serenão vulgar; o patrulheiro ideológico; o populista; o oportunista; o bem intencionado; o beligerante; o terrorista; o competidor; o agitador; o amotinador; o belicista; o sectarista; o ativista interassistencial; o escritor francês Émile Zola (1840–1902).
          Femininologia: a pré-serenona vulgar; a patrulheira ideológica; a populista; a oportunista; a bem intencionada; a beligerante; a terrorista; a competidora; a agitadora; a amotinadora; a belicista; a sectarista; a ativista interassistencial; a francesa Marie Françoise Martin (1819–1901).
          Hominologia: o Homo sapiens politicus; o Homo sapiens hibernator; o Homo sapiens abulicus; o Homo sapiens autopathicus; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens stacionarius; o Homo sapiens regressivus.


                                           V. Argumentologia

          Exemplologia: ativismo homeostático = o ato de coordenar mundialmente o movimento a favor da extinção das bombas cluster; ativismo patológico = o ato crítico de atear fogo ao próprio corpo manifestando-se contra as condições de vida do país onde mora.
          Culturologia: a cultura dos megaidiotismos culturais; a postura anticosmoética do relativismo cultural; as leis culturais malévolas; a cultura da ingenuidade; a cultura da irreflexão.
          Taxologia. No universo da Intrafisicologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 23 tipos de ativismos concernentes aos grupos e ideias defendidos:
          01. Ativismo agrário.
          02. Ativismo ambiental.
          03. Ativismo antiatômico.
          04. Ativismo bairrista.
          05. Ativismo comercial.
          06. Ativismo cultural.
          07. Ativismo econômico.
          08. Ativismo educacional.
          09. Ativismo fiscal.
          10. Ativismo gráfico.
          11. Ativismo homossexual.
          12. Ativismo industrial.
          13. Ativismo intelectual.
          14. Ativismo internacional.
          15. Ativismo jurídico.
          16. Ativismo mnemônico.
          17. Ativismo nacionalista.
          18. Ativismo racial.
          19. Ativismo religioso.
          20. Ativismo sexista.
          21. Ativismo social.
          22. Ativismo vegano.
          23. Ativismo virtual.
           Táticas. Sob a ótica da Intrafisicologia, eis, em ordem alfabética, 30 tipos de táticas, predominantemente patológicas, comumentes utilizadas em movimentos ativistas:
           01. Ataque à propriedade: o ato de invadir propriedades particulares ou institucionais objetivando destruir o alvo de incômodos.
           02. Black bloc: o ato de organizar protestos de caráter anarquista, vestidos de negro e mascarados objetivando protestar contra a globalização.
           03. Bloqueio: o ato de obstruir ou impedir a entrada, saída ou passagem (de algo ou alguém), por meio de algum obstáculo físico criando barreiras.
           04. Bloqueio de vias: o ato de impedir a passagem de pedestres e veículos em vias públicas.
           05. Boicote: o ato de recusar coletivamente trabalho em determinada indústria ou estabelecimento comercial e lutar para impedir qualquer tipo de transação a envolvendo.
           06. Carta aberta: o ato de expor ao público as próprias opiniões ou reivindicações acerca de determinado assunto.
           07. Coalizão: o ato de executar aliança interpartidária ou interorganizacional para alcançar o objetivo almejado.
           08. Culto ecumênico: o ato de organizar conjunto de atitudes e ritos congregando pessoas de diferentes credos ou ideologias para protestar.
           09. Disfarce: o ato de encobrir a identidade com o objetivo de obter informações ou documentos.
           10. Divulgação: o ato de espraiar ideias a partir de jornais clandestinos, folhetins, panfletos, livros, redes sociais virtuais entre outros meios.
           11. Fitoativismo: o ato de acorrentar-se em árvores com o objetivo de impedir a derrubada da mesma.
           12. Greves: o ato de cessar temporariamente qualquer atividade, remunerada ou não, em protesto contra determinado ato ou situação.
           13. Guerrilha: o ato de combater o governo estabelecido através da luta armada.
           14. Infiltração patológica: o ato de infiltrar-se anonimamente para influir negativamente no meio.
           15. Jejum: o ato de privação parcial ou total de qualquer alimento, raramente de água, durante certo tempo.
           16. Milonga: o ato de enganar, despistar, desorientar os policiais.
           17. Motim: o ato de insurgir contra qualquer autoridade civil ou militar instituída, geralmente acompanhada de levante de armas e de grande tumulto.
           18. Não-cooperação: o ato de praticar ações conscientes de não-cooperação contra políticas específicas.
           19. Nudez: o ato de retirar as roupas em protesto.
           20. Ocupação: o ato de invadir propriedade por tempo variável.
           21. Operação-padrão: o ato de realizar serviço por funcionários de empresa ou organização seguindo os procedimentos operacionais padrão com rigor excessivo.
           22. Operação tartaruga: o ato de executar as tarefas lentamente.
           23. Passeata: o ato de marchar coletivamente para protestar, reivindicar, manifestar solidariedade ou regozijo.
           24. Piquetes: o ato de impedir a entrada de trabalhadores e funcionários em fábricas, empresas ou estabelecimentos de ensinos durante a greve.
           25. Resistência armada: o ato de organizar movimento armado no combate ao oponente com ações de sabotagem ou guerrilha.
           26. Sabotagem: o ato de danificar propositadamente e criminosamente instalações ferroviárias, industriais ou militares para impedir, retardar ou interromper o funcionamento.
           27. Sequestro: o ato de privar a pessoa da liberdade, mantendo-a em cativeiro.
           28. Sexualismo: o ato de utilizar recursos sexuais de sedução patológica na obtenção de informações ou influência.
          29. Vandalismo: o ato de destruir ou danificar monumentos ou quaisquer bens públicos e particulares.
          30. Vigília: o ato de manter-se em determinado local diuturnamente, resistindo por longo tempo até serem atendidas as reivindicações.
          Discernimentologia. Ainda prepondera, no Planeta-Hospital, posturas e reações nosográficas relacionadas às práticas das políticas vigentes. Porém, conformismo e resignação não são soluções para os desmandos existentes. Cabe aos mais lúcidos encontrar formas cosmoéticas e efetivas de ativismo evolutivo, para favorecer a ampliação da maturidade e autonomia das consciências em geral, transformando-se em verdadeiros líderes interassistenciais.
          Tabelologia. De acordo com a Autexperimentologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 10 confrontos entre ativismo patológico, passividade omissiva e ativismo assistencial:
        Tabela – Confronto Ativismo Patológico / Passividade Omisssiva / Ativismo
                                             Assistencial
  Nos      Ativismo Patológico           Passividade Omissiva           Ativismo Assistencial
  01.   Abnegação patológica           Egocentrismo                   Altruísmo prático
  02.   Defesa sectária                Negligência                    Defesa do universalismo
  03.   Docência militarista           Acomodamento                   Docência tarística
  04.   Dogmatismo                     Indiferença                    Defesa da Descrenciologia
  05.   Ideias impostas                Inativismo                     Consenso cosmoético
  06.   Ingenuidade burra              Acriticismo                    Autodefesa energética
  07.   Lavagem cerebral               Inauditismo                    Tares lúcida
  08.   Partidarismo                   Acídia                         Autopesquisa
  09.   Pseudoajuda impositiva         Preguiça                       Assistência dosificada
  10.   Revolta obnubilante            Omissão                        Fraternidade doadora


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ativismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adversário ideológico: Conviviologia; Neutro.
          02. Autocomprometimento: Proexologia; Neutro.
          03. Consciência política: Politicologia; Neutro.
          04. Conscin pacificadora: Pacifismologia; Homeostático.
          05. Demagogia: Demagogiologia; Nosográfico.
          06. Desbarbarização da Humanidade: Reeducaciologia; Homeostático.
          07. Geopolítica desassediadora: Consciencioterapia; Neutro.
          08. Hibernação política: Politicologia; Nosográfico.
          09. Infiltrado cosmoético: Anonimatologia; Homeostático.
          10. Megarretrocesso: Autorretrocessologia; Nosográfico.
          11. Militância política: Antipoliticologia; Nosográfico.
          12. Paradireitologia: Cosmoeticologia; Homeostático.
          13. Poder ideológico: Autocogniciologia; Neutro.
           14. Retropostura: Paraetologia; Nosográfico.
           15. Separação unificadora: Cosmovisiologia; Homeostático.
 O ATIVISMO COSMOÉTICO AINDA É CONDIÇÃO-EXCEÇÃO
 NA SOCIEDADE HUMANA. CABE ÀS CONSCINS LÚCIDAS
 A AMPLIFICAÇÃO DOS HOLOPENSENES HOMEOSTÁTICOS RESULTANTES DA ORTOPOSTURA EXEMPLAR TARÍSTICA.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já refletiu sobre quais constructos vem defendendo ao longo da História Pessoal? Predominam ideias nosográficas ou homeostáticas?
           Filmografia Específica:
           1. Bel Ami - O Sedutor. Título Original: Bel Ami. País: França. Data: 2012. Duração: 102 min. Gênero: Época & Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido (em DVD). Direção: Nick Ormerod; & Declan Donnellan. Elenco: Robert Pattinson; Christina Ricci; Uma Thurman; Kristin Scott Thomas; Colm Meaney; Holliday Grainger & Anthony Higgins. Produção: Uberto Pasolini. Efeitos Especiais: Lip syna Post. Distribuidora: California Filmes. Outros dados: Adaptação do romance de Guy de Maupassant. Sinopse: Voltando da guerra, Georges Duroy vive pobremente em Paris. Sem dinheiro e sem carreira, descobre a nova forma de sustento e ascenção social seduzindo as esposas dos homens mais poderosos da cidade, do qual fazem parte mulheres ao modo de Clotilde de Marelle, casada, e Madeleine Forestier, mulher do patrão de Duroy.
           2. O Jardineiro Fiel. Título Original: The Constant Gardener. País: Alemanha; & Reino Unido. Data: 2005. Duração: 128 min. Gênero: Drama. Idade (censura): 14 anos. Idioma: Inglês. Cor: Colorido. Direção: Fernando Meirelles. Elenco: Ralph Fiennes; Rachel Weisz; Danny Huston; Jeffrey Caine; Bill Nighy; Pete Postlethwaite; Donald Sumpter; Archil Panjabi; Nick reding; & Simon Channing Williams. Roteiro: John Le Carré. Fotografia: Cesar Charlone. Distribuidora: Focus Features; Potboiler Productions; Scion Films; & UK Film Council. Sinopse: Ativista (Rachel Weisz) é encontrada assassinada em área remota do Quênia. O principal suspeito do crime é o próprio sócio e médico atualmente foragido. Perturbado pelas infidelidades da esposa, Justin Quayle (Ralph Fiennes) decide partir para descobrir o real acontecido com a esposa Tessa Quayle, iniciando a viagem por 3 continentes.
           Bibliografia Específica:
           1. Castells, Manuel; Redes de Indignação e Esperança (Networks of Outrage and Hope); trad. Carlos Alberto Medeiros; 272 p.; 7 caps.; 4 cronologias; posf.; 110 notas; 22 x 15 cm; br.; Jorge Zahar Editor; Rio de Janeiro, RJ; 2013; páginas 7 a 176.
           2. Parker, Martin; Fournier, Valérie; & Reedy, Patrick; Dicionário de Alternativas: Utopismo e Organização (The Dictionary of Alternatives: Utopianism and Organization); revisora Patricia Weiss; trad. Cristiana Cupertino; 376 p.; glos. 291 termos; alf.; 22,5 x 15,5 cm; br.; Octavo; São Paulo, SP; 2012; páginas 1 a 35.
                                                                                                                  M. M.