Assistencialismo Egoísta

O assistencialismo egoísta é a condição de a conscin, homem ou mulher, prestar auxílio, proteção ou esclarecimento a outrem visando atender aos próprios interesses e obter vantagens pessoais.

Na condição de assistente, você, leitor ou leitora, mascara os objetivos pessoais ou já assumiu a tares francamente? Ainda se vangloria pela assistência realizada ou sente gratidão pela oportunidade de assistir?

      ASSISTENCIALISMO EGOÍSTA
                                (INTERASSISTENCIOLOGIA)


                                            I. Conformática

          Definologia. O assistencialismo egoísta é a condição de a conscin, homem ou mulher, prestar auxílio, proteção ou esclarecimento a outrem visando atender aos próprios interesses e obter vantagens pessoais.
          Tematologia. Tema central nosográfico.
          Etimologia. O vocábulo assistência vem do idioma Latim, assistentia, “ajuda”, e esta de assistens ou adsistens, particípio presente de assistere ou adsistere, “estar ou conservar-se de pé junto a; estar ou ter-se de pé; estar presente; comparecer; assistir em juízo”. Surgiu no Século XVI. O sufixo ismo deriva do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O termo egoísta é adaptação do idioma Francês, égoiste, “alguém subordinando o interesse dos outros aos próprios interesses”. Apareceu em 1759.
          Sinonimologia: 1. Assistencialismo egoico. 2. Assistencialismo egocêntrico. 3. Assistencialismo egológico. 4. Assistencialismo interprisional. 5. Assistencialismo narcisista.
          Neologia. As duas expressões compostas assistencialismo egoísta inconsciente e assistencialismo egoísta intencional são neologismos técnicos da Interassistenciologia.
          Antonimologia: 1. Assistência tarística. 2. Assistência abnegada. 3. Assistência altruísta. 4. Assistência desapegada. 5. Assistência filantrópica. 6. Assistência sem retorno.
          Estrangeirismologia: a expectativa do payback pela assistência realizada; o networking para obter vantagens; o rapport para sedução; o grooming com segundas intenções; o feedback positivo demagógico; o marketing social; o mentoring e coaching para criar dependência; o desrespeito ao timing do assistido; o assistencialismo nonprofit; o assistencialismo pro bono; a assistência for free; a assistência no rewards.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à holomaturidade interassistencial cosmoética.
          Megapensenologia. Eis 4 megapensenes trivocabulares contrapondo-se ao tema: – Exigência, não. Assistência. Saibamos assistir evolutivamente. Assistir sem expectativas. Saibamos assistir cosmoeticamente.
          Coloquiologia: os fins justificam os meios; prá quem é tá bom; é dando que se recebe; pra rir tem que fazer rir; em terra de pobre, quem muito empresta nunca tem; quem pede se torna escravo de quem empresta.
          Ortopensatologia. Eis 3 ortopensatas, citadas na ordem alfabética, pertinentes ao tema:
          1. “Assistência. O mais inteligente é a assistência generalizada, não discriminatória, mesmo sem conhecer o assistido, condição oposta à acepção de pessoas”.
          2. “Assistencialidade. A autocura pode ser promovida quando a conscin penseniza em favor dos outros. Quando não há mais comoção primitiva, a assistência é mais tarística”.
          3. “Ego. Evoluir é fazer assistência esquecendo o seu ego e pensando no ego dos outros”.


                                              II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal egocêntrico; os autopensenes focados no retorno; a autopensenidade; os egopensenes; a egopensenidade; o materpensene da assistência egoísta; o ato de pensenizar sobre a recompensa; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os reciclopensenes; a reciclopensenidade; o posicionamento pessoal de pensenizar sobre os outros em detrimento do próprio egão; os assistenciopensenes; a assistenciopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; o holopensene pessoal da interassistencialidade; o autopensene da meritocracia assistencial; a pensenidade altruísta contribuindo para a reurbanização e pacificação do Planeta.
          Fatologia: o assistencialismo egoísta; o ato de assistir para criar obrigação de retribuição; a reivindicação da assistência prestada; a tacon; o assistencialismo enquanto método para criar vínculo pessoal de dependência; o assistencialismo para sedução; o agrado pretensioso; a empatia forçada para agradar e obter vantagens; o assistencialismo populista para conseguir favores; a seletividade assistencial; o ato de escolher o assistido com base em critérios próprios; a omissão assistencial por falta de recompensa; o exclusivismo na assistência demagógica; o autesforço inócuo na tentativa de praticar a inversão existencial sem fazer assistência; a priorização dos desejos próprios ante a necessidade de outrem; o rolo compressor do assistencialismo contra a maturidade do assistido; a miopia interassistencial; o ato de defender atacando; a desqualificação da assistência alheia para justificar o próprio deficit assistencial; as intenções assistenciais mascaradas; a responsabilidade social utilizada como propaganda de venda; a responsabilidade social assumida somente para receber o abatimento de imposto; o assistencialismo maquiavélico; a salvação pela penitência religiosa; o pagamento de promessa por dádivas alcançadas; o dízimo como moeda de troca para a salvação; a cobrança do assistente subsequente à assistência realizada; o acaso assistencial emergencial; a autoconscientização da interassistencialidade substituindo o assistencialismo; a disponibilidade interassistencial; a assistência abnegada, altruísta e desinteressada de resultados a favor de si próprio.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a sinalética energética e parapsíquica pessoal durante a assistência; o vampirismo energético; o assédio extrafísico; o equívoco de considerar para cada hora de doação de energia, a garantia de 24 horas de amparo extrafísico; a retrocognição seriexológica grupocármica; o assistencialismo de consciex grupocármica; a desassimilação energética simpática (desassim); a holosfera da assistência egoísta; o parapsiquismo assistencial; a conversa telepática com assediadores; o guia amaurótico incentivando a manutenção do temperamento egoísta; as projeções lúcidas assistenciais; a ectoplasmia pessoal; a Central Extrafísica da Fraternidade (CEF); a força parapresencial cosmoética; a Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo assistente interconsciencial–consciência assistida; o sinergismo intenção do assistente–necessidade do assistido; o sinergismo amparador do assistido–amparador do assistente.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do exemplarismo interassistencial; o princípio da evolução interassistencial; o princípio do respeito ao nível evolutivo do assistido; o princípio da qualificação da intenção assistencial; o princípio da abnegação cosmoética assistencial; o princípio da Interassistenciologia do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; o princípio “fazer o bem sem olhar a quem”.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código grupal de Cosmoética (CGC); o código de exemplarismo pessoal (CEP); o código de respeito ao livre arbítrio das consciências assistidas; o código assistencial pessoal; o código assistencial grupal; o código evolutivo dos intermissivistas.
          Teoriologia: a teoria e a prática da interassistencialidade; a teoria da interprisão grupocármica; a teoria da evolução grupal das consciências; a teoria dos limites interassistenciais; a teoria do megafoco assistencial; a teoria e a vivência da holocarmalidade; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria do megafoco existencial; a teoria da Proexologia.
          Tecnologia: a técnica do desassédio; a técnica da autopesquisa; a técnica da Paradiplomacia; a técnica da Parapedagogiologia; a técnica etológica do salto baixo; a técnica da checagem da intenção pessoal; a técnica da evitação da arrogância monovisiológica; a técnica da interassistencialidade diária; a técnica da qualificação das intenções.
          Voluntariologia: a autoqualificação cosmoética no voluntariado conscienciológico afinizado ao Curso Intermissivo (CI).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da Autoproexologia; o laboratório conscienciológico da Autevoluciologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da Parapedagogiologia; o laboratório conscienciológico da Autopesquisologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível dos Tenepessistas; o Colégio Invisível da Recexologia; o Colégio Invisível dos Evoluciólogos; o Colégio Invisível da Grupocarmologia.
          Efeitologia: a interprisão grupocármica gerando o efeito do assistencialismo egoísta; o efeito da assistência incompleta.
          Neossinapsologia: as neossinapses obtidas por meio da interassistencialidade; a aquisição das neossinapses cosmoéticas; a extrapolação consciencial consolidadora de neossinapses a partir da compreensão a maior da Interassistenciologia Grupocármica; as neossinapses patrocinadas pelos amparadores em prol do assistente e do assistido; a doação de neuroectoplasma do assistente predispondo a criação de neossinapses no assistido; as neossinapses geradas pelo convívio com amparador de função; a recuperação das paraneossinapses do Curso Intermissivo.
          Ciclologia: o ciclo egoísmo-autopesquisa-autenfrentamento-autossuperação-interassistência.
          Enumerologia: o egocentrismo nos relacionamentos; a ganância desmedida; o assédio assistencialista; o assistencialismo interprisional; o autengano assistencial; a assistência incompleta; a assistência falha.
          Binomiologia: o binômio autodesassédio assistencialista–amparo assistencial; o binômio intenção abnegada–assistência qualificada; o binômio tacon-tares.
          Interaciologia: a interação assistente-assistido; a interação materpensene pessoal–megafoco proexológico; a interação autodesassédio egoico–amparo de função assistencial.
          Crescendologia: o crescendo egoísmo-autassistência-megassistência; o crescendo autopesquisa-autenfrentamento-autossuperação.
          Trinomiologia: o trinômio autopesquisa-exaustividade-autossuperação; o trinômio egoísmo-desapego-altruísmo; o trinômio assistencialismo egocármico–interassistência grupocármica–interassistência policármica.
          Polinomiologia: o polinômio autossuperação do egoísmo–assistência qualificada–amparo assistencial–iscagem autolúcida interassistencial.
          Antagonismologia: o antagonismo egoísmo / altruísmo; o antagonismo egocarma / grupocarma; o antagonismo assistência credora / assistência doadora; o antagonismo assistencialismo assediador / interassistência amparadora; o antagonismo tacon / tares.
          Paradoxologia: o paradoxo da assistência em benefício do assistente; o paradoxo de o pensar em assistir sem respeitar a maturidade do assistido.
          Politicologia: a política partidária populista; a meritocracia demagógica favorecendo a promoção corporativa; a aristocracia; a autocracia; a interassistenciocracia; a meritocracia cosmoética; a cosmoeticocracia; a democracia interassistencial.
          Legislogia: a lei do menor esforço; a lei de Gerson; a lei do carma; a lei da ação e reação; a lei de causa e efeito; a lei do retorno; a lei da interassistencialidade.
          Filiologia: a assistenciofilia; a intencionofilia; a conviviofilia; a sociofilia; a grupofilia; a cosmoeticofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a peniafobia; a assistenciofobia; a heterocriticofobia; a conviviofobia; a neofobia; a evoluciofobia; a recexofobia.
          Sindromologia: a síndrome do justiceiro; a síndrome de super-herói; a síndrome do “eu mereço”; a síndrome de Munchausen; a síndrome do vampirismo energético.
          Maniologia: a egomania; a mitomania; a mania de querer ganhar sempre; a mania de não se colocar no lugar do outro; a mania de tirar vantagem em tudo.
          Mitologia: o mito do auxílio e proteção dos cavaleiros templários e hospitalários durante as cruzadas nos Séculos XI e XIII; o mito de Joana D’Arc durante a Guerra dos 100 Anos na França, no Século XV; o mito de Robin Hood; o mito da inexistência da salvação fora da caridade; o mito da penitência salvadora da Igreja; o mito da indulgência através do dízimo.
          Holotecologia: a interassistencioteca; a evolucioteca; a teaticoteca; a grupocarmoteca; a cosmoeticoteca; a voluntarioteca; a convivioteca.
          Interdisciplinologia: a Interassistenciologia; a Conviviologia; a Interaciologia; a Sociologia; a Egocarmologia; a Grupocarmologia; a Autopesquisologia; a Intencionologia; a Cosmoeticologia; a Proexologia; a Evoluciologia; a Holomaturologia.


                                            IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin egocêntrica; a isca assistencial consciente; a conscin minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial; as conscins assistidas; as consciexes assistidas; o ser interassistencial.
          Masculinologia: o sedutor; o egocêntrico; o político populista; o assistente imaturo; o assistente heterocrítico; o empresário assistencialista interesseiro; o guia amaurótico; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o intermissivista; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário cosmoético; o tocador de obra; o homem de ação.
          Femininologia: a sedutora; a egocêntrica; a política populista; a assistente imatura; a assistente heterocrítica; a empresária assistencialista interesseira; a guia amaurótica; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a intermissivista; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária cosmoética; a tocadora de obra; a mulher de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens egocentricus; o Homo sapiens immaturus; o Homo sapiens negligens; o Homo sapiens omissus; o Homo sapiens recyclans; o Homo sapiens cosmoethicus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens convivens; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens evolutiologus.


                                         V. Argumentologia

          Exemplologia: assistencialismo egoísta inconsciente = aquele realizado pelo ímpeto da conscin imatura, considerando ser sabedora do melhor para o outro, sem no entanto, ter claro para si os interesses pessoais; assistencialismo egoísta intencional = aquele realizado de modo calculado e planejado, para angariar benefícios próprios.
          Culturologia: a cultura do assistencialismo populista; a cultura religiosa do pagamento de promessas; a cultura do “jeitinho brasileiro”; a cultura da interassistencialidade cosmoética; a cultura da qualificação interassistencial.
          Taxologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 3 categorias de assistencialismo egoísta:
          1. Benigno. O incompleto, no entanto, atende a necessidade imediata do assistido.
          2. Inútil. O improdutivo, sem benefício para o assistido, apenas para a contabilidade do assistente.
          3. Prejudicial. O desfavorável, lesivo, danoso, nocivo e assediador para o assistido, criando interprisão para o pseudassistente.
          Tipologia. Sob a ótica da Interassistenciologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 11 características, não excludentes, de personalidades praticantes do assistencialismo egoísta:
          01. Competitiva. Faz comparação com os demais assistentes objetivando a quantidade e / ou frequência, sem priorizar a qualidade da assistência.
          02. Desatenciosa. Gera falta de empatia assistencial com o assistido.
          03. Expositora. Fomenta divulgação da assistência para promoção pessoal.
          04. Fugitiva. Nega assistência por desconforto pessoal pelo autorreconhecimento de trafar ou trafal semelhante ao assistido.
          05. Imatura. Negligencia o preparo técnico e energético, pois confia estar fazendo, convenientemente, a melhor assistência.
          06. Ineficaz. Desvaloriza o resultado profilático da assistência sem preocupação com a melhora do assistido.
          07. Interesseira. Busca o resultado financeiro da assistência tornando secundária a responsabilidade com a eficácia da assistência.
          08. Prisional. Mantém a dependência do assistido, sem o levar à autorreflexão e autopesquisa.
          09. Promissória. Viabiliza o crédito de favores com o assistido para ser cobrado em momento oportuno.
          10. Repelente. Repudia ou abomina as experiências pessoais do assistido fazendo prevalecer os traços dogmáticos.
          11. Seletiva. Escolhe a assistência de acordo com as próprias preferências em detrimento da necessidade do assistido.
          Terapeuticologia. Do ponto de vista da Autexperimentologia, eis por exemplo, listadas em ordem lógica, 7 práticas recicladoras do assistencialismo egoísta, visando a assistência cosmoética:
          1. Autopesquisa: identificar os traços e práticas egoístas.
          2. Autenfrentamento: buscar orientações e feedback de assistidos se a assistência realizada foi a melhor possível.
          3. Referencial: pesquisar referências e exemplos assistenciais cosmoéticos para reforço da autopesquisa.
          4. Autorreciclagem: reciclar os traços egoístas identificando os trafares potencializadores desse temperamento, fortalecer os trafores e preencher trafais alavancadores do altruísmo.
          5. Voluntariado: desempenhar a assistência em Instituição Conscienciocêntrica para o exercício da teática tarística.
          6. Autexemplarismo: analisar o autexemplarismo por meio da técnica da conscin-cobaia.
          7. Megassistência multidimensional: praticar a tenepes assistindo conscins e consciexes, indiscriminadamente.


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o assistencialismo egoísta, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, homens e mulheres interessados:
          01. Assistência falha: Interassistenciologia; Nosográfico.
          02. Assistência inegoica: Interassistenciologia; Homeostático.
          03. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático.
          04. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
          05. Código pessoal de Cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
            06.   Crescendo egocentrismo-interassistencialidade: Recexologia; Homeostático.
            07.   Disponibilidade assistencial autolúcida: Interassistenciologia; Homeostático.
            08.   Evolução tacon-tares: Interassistenciologia; Homeostático.
            09.   Exemplo silencioso: Exemplologia; Homeostático.
            10.   Ignorância ignorada: Autenganologia; Nosográfico.
            11.   Improdutividade egocêntrica: Egologia; Nosográfico.
            12.   Inteligência interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            13.   Liderança pessoal: Liderologia; Neutro.
            14.   Perfil assistencial: Interassistenciologia; Homeostático.
            15.   Qualificação da tares: Interassistenciologia; Homeostático.
  O ASSISTENCIALISMO EGOÍSTA, AUTENGANADOR, GERA
  AUTASSÉDIO E INTERPRISÃO GRUPOCÁRMICA, EM OPOSIÇÃO À MULTICULTUROLOGIA DA MEGAFRATERNIDADE
  LIBERTADORA, COSMOÉTICA, TEÁTICA E POLICÁRMICA.
            Questionologia. Na condição de assistente, você, leitor ou leitora, mascara os objetivos pessoais ou já assumiu a tares francamente? Ainda se vangloria pela assistência realizada ou sente gratidão pela oportunidade de assistir?
            Filmografia Específica:
            1. A Felicidade não se compra. Título Original: It's a Wonderful Life. País: EUA. Data: 1947. Duração: 129 min. Gênero: Drama. Idade (censura): Livre. Idioma: Inglês. Cor: Preto e branco. Legendado: Português. Elenco: James Stewart; Donna Reed; Lionel Barrymore; Thomas Mitchell; Henry Travers; Ward Bond; Beulah Bondi; Frank Faley; Gloria Grahame; & Samuel S. Hinds. Produção: Frank Capra. Roteiro: Frank Capra; Jo Swerling; Dalton Trumbo; Clifford Odets; & Michael Wilson. Fotografia: Joseph F. Biroc. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Hornbeck. Companhia: Liberty Films; & RKO Radio Pictures Inc. Distribuidora: Versátil Digital Filmes. Sinopse: Em Bedford Falls, no Natal, George Bailey (James Stewart), tendo sempre ajudado a todos, pensa em se suicidar saltando de determinada ponte em razão das maquinações de Henry Potter (Lionel Barrymore), o homem mais rico da região. Mas tantas pessoas oram por George, fazendo Clarence (Henry Travers), anjo esperando há 220 anos para ganhar asas, ser mandado à Terra para tentar fazê-lo mudar de ideia, demonstrando a importância do protagonista através de flashbacks.
            Bibliografia Específica:
            1. Gesing, Alzira; Intenção: Manifestação Atributológica da Consciência; pref. Marilene Ragagnin; revisores Equipe de Revisores Editares; 182 p.; 18 caps.; 23 enus.; 3 ilus.; 2 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 48 a 76.
            2. Lopes, Adriana; Sensos Evolutivos & Constrasensos Regressivos: O Estudo Contraponteado do Autodiscernimento quanto à Maturidade Consciencial; pref. Antonio Pitaguary; revisores Equipe de Revisores Editares; 640 p.; 3 seções; 44 caps.; 9 citações; 391 enus.; 1 foto.; 1 microbiografia; 8 tabs.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2017; páginas 408 a 420, 442 a 452 e 477 a 480.
            3. Martins, Eduardo; Higiene Consciencial; Reconquistando a Homeostase no Microuniverso Consciencial; pref. Rui Bueno; revisores Equipe de Revisores Editares; 392 p.; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2016; páginas 301, 302, 315 e 316.
            4. Seno, Ana; Comunicação Evolutiva nas Interações Conscienciais; pref. Malu Balona; revisores Equipe de Revisores Editares; 342 p.; 4 seções; 29 caps.; 36 citações; 1 diagrama; 22 E-mails; 70 enus.; 2 esquemas; 2 fluxogramas; 1 foto; 4 ilus.; 1 microbiografia; 1 planilha; 9 tabs.; 20 websites; 22,5 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 144 a 153 e 255 a 268.
            5. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vols. 1e 2; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; páginas 130, 132 e 570.
                                                                                                                     M. S. F.