O apoio tarístico é o trabalho assistencial fundamentado no emprego do talento ou trafor pessoal da conscin lúcida, homem ou mulher, ao apoiar, sustentar ou impulsionar, por período definido, o ato, ação ou processo de mudança de patamar de outra consciência, empenhada em melhorar evolutivamente.
Você, leitor ou leitora, tem realizado apoio tarístico às consciências?
APOIO TARÍSTICO (AMPAROLOGIA) I. Conformática Definologia. O apoio tarístico é o trabalho assistencial fundamentado no emprego do talento ou trafor pessoal da conscin lúcida, homem ou mulher, ao apoiar, sustentar ou impulsionar, por período definido, o ato, ação ou processo de mudança de patamar de outra consciência, empenhada em melhorar evolutivamente. Tematologia. Tema central homeostático. Etimologia. A palavra apoio vem do idioma Italiano, appoggio, “sustentáculo; base; suporte; amparo”. Apareceu no Século XVII. A palavra tarefa procede do idioma Árabe, tarîha, “quantidade de trabalho que se impõe a alguém”, derivado de tarah, “lançar; arrojar; impor a aquisição de alguma mercadoria a determinado preço”. Surgiu no Século XVI. O prefixo es deriva do idioma Latim, ex, “movimento para fora; transformação”. O vocábulo claro procede também do idioma Latim, clarus, “luminoso; brilhante; iluminado”. Apareceu no Século XIII. O termo esclarecimento surgiu no Século XV. Sinonimologia: 1. Arrimo assistencial esclarecedor. 2. Sustentação tarística. 3. Apoio técnico esclarecedor. 4. Ajuda tarística. 5. Amparo tarístico. Cognatologia. Eis, na ordem alfabética, 5 cognatos derivados do vocábulo apoio: apoiado, apoiador, apoiamento, apoiante, apoiar. Neologia. As 4 expressões apoio tarístico, apoio tarístico de curto prazo, apoio tarístico de médio prazo e apoio tarístico de longo prazo são neologismos técnicos da Amparologia. Antonimologia: 01. Apoio consolador. 02. Apoio amaurótico. 03. Apoio antitarístico. 04. Apoio heterodependente. 05. Desapoio. 06. Abandono. 07. Ajuda manipuladora. 08. Superproteção. 09. Apoio anticosmoético. 10. Heterassédio. Estrangeirismologia: o breakthrough assistencial; o strong profile. Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento assistencial evolutivo. Coloquiologia. Eis 14 expressões populares relacionadas ao tema: o abre portas; a âncora; a base de sustentação; a boia salva vidas; a tábua de salvação; a colher de chá; o eixo de referência; a escora de crescimento; o ato de estender a mão; o ato de cuidar sem passar a mão na cabeça; o finca-pé; a mão na roda; o ato de segurar a barra; o suporte firme. II. Fatuística Pensenologia: o holopensene pessoal da interassistencialidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os lucidopensenes; a lucidopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o apoio à desambiguação pensênica; o apoio mentalsomático à holopensenização sadia; o apoio à pensenização prospectiva do assistido; o argumento perspectivológico no apoio à pensenização evolutiva. Fatologia: o apoio tarístico; o megatrafor do altruísmo cosmoético aplicado à tarefa do esclarecimento; a assistencialidade madura; o auxílio ao assistido na superação do contrafluxo perante à mudança; a paciência; a sensibilidade quanto ao momento evolutivo do assistido; o apoio na passagem do gargalo evolutivo; a tranquilidade necessária nos momentos de retrocesso; a lucidez quanto à eficácia de estar ausente ou presente junto ao assistido; a análise do autexemplo; a postura firme; a força presencial; a assertividade na assistência; a autanálise da linguagem utilizada; o estudo do padrão consciencial do assistido; o acolhimento generoso, amplo, irrestrito no momento certo; a maternidade planejada; o apoio polivalente à dupla evolutiva; o sustentáculo tarístico do duplista; o atilamento para fazer a tares aqui e agora; a reconciliação; a autoridade moral; a omissão superavitária; o anonimato; a discrição; a expertise assistencial qualificando o apoio; a fraternidade; a serenidade; a liderança cosmoética; o auxílio à saída da zona de conforto; a antiamaurose; o heterossoerguimento pelo fortalecimento dos trafores; o uso do discernimento assistencial máximo; o apoio às realizações proexológicas; o favorecimento ao acesso dos recursos assistenciais intrafísicos; o apoio à dispensa das muletas extrafísicas; a oportunidade de apresentar ideias novas ao assistido; o planejamento do trabalho de apoio; a preexistência de mérito pessoal do apoiador e do apoiado; o passo a passo no trabalho interassistencial; a suspensão profilática do apoio no momento correto; o estudo dos autotrafares impedidores da eficiência assistencial; o revezamento interassistencial no intrafísico; a disciplina; a constância; a perseverança; o apoio aos doentes e deficientes; a docência conscienciológica em todos os níveis; o mitridatismo; a tares enquanto substrato para as autopesquisas do assistente; as bases argumentativas apoiadoras das verpons; o endosso ao heteroparapsiquismo. Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a condição de apoiamento em retrovidas; a iscagem extrafísica lúcida na virada existencial dos assistidos; a doação generosa das energias na tenepes; o apoio incondicional dos amparadores extrafísicos às recins cosmoéticas; o emprego do parapsiquismo na qualificação tarística; o auxílio ao equilíbrio holossomático do assistido; o favorecimento do acesso aos recursos de apoio extrafísico; a contrapartida energética sadia da assistência; a abordagem extrafísica; o resgate extrafísico; a Pré-intermissiologia; o revezamento interassistencial seriexológico; a paraterapêutica; o apoio energético, psicossomático e mentalsomático aos assistidos na tenepes; a sinalética energética e parapsíquica pessoal apontando os possíveis excessos no apoio tarístico; a paradocência em todos os níveis; a conexão com a Central Extrafísica da Energia (CEE); a conexão com a Central Extrafísica da Verdade (CEV). III. Detalhismo Sinergismologia: o sinergismo oportunidade de apoio–ampliação do autoconhecimento; o sinergismo apoio tarístico–autopesquisa avançada–trabalho assistencial em rede. Principiologia: o princípio de o menos doente assistir ao mais doente. Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) qualificando o trafor do apoio. Teoriologia: a teática conscienciológica. Tecnologia: a técnica da tenepes; a técnica da ofiex. Voluntariologia: o voluntariado da Comunidade Conscienciológica Cosmoética Internacional (CCCI); o Apoio aos Voluntários e Alunos (AVA). Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico da Evoluciologia. Colegiologia: o Colégio Invisível da Assistenciologia; o Colégio Invisível da Proexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia. Efeitologia: o efeito do apoio energético carregado no pen do pensene; o efeito halo do apoio extrafísico. Neossinapsologia: as neossinapses assistenciais. Ciclologia: o ciclo acolhimento-tares; o ciclo amparador intrafísico–amparador extrafísico. Enumerologia: a presença; o olhar; o gesto; o abraço; a escuta; a palavra; a tares. O apoio financeiro; o apoio material; o apoio moral; o apoio emocional; o apoio técnico; o apoio energético; o apoio mental. Binomiologia: o binômio auto-higienização holossomática rigorosa–prontidão para o apoio; o binômio suporte à heteroconfiança parapsíquica–suporte à heteroconfiança evolutiva; o binômio autopesquisa-heteropesquisa; o binômio isenção-antiemocionalidade; o binômio acolhimento energético–percepção pensênica. Interaciologia: a interação respeito ao nível evolutivo do assistido–evitação da impulsividade assistencial. Crescendologia: o crescendo instintividade–racionalidade–discernimento parapsíquico na qualificação do trabalho de apoio; a capacitação do amparador intrafísico no crescendo despreparo jejuno–discernimento evolutivo; o crescendo apoio ao mudancismo–apoio ao egocídio. Trinomiologia: o trinômio proteção-confiança-segurança; o trinômio abnegação cosmoética–antimanipulação–antiviolência; o trinômio (antiapoio) autovitimização-egoísmo-arrogância; o trinômio respeito–antiansiosismo–sucesso na assistência; a interação sincrônica apoio tarístico–cosmovisão–reurbex. Polinomiologia: o polinômio profissionalismo-sinceridade-teática-verbação; o polinômio da escuta pedagógica sensibilidade-atenção-participação-Cosmoética; a atenção ao polinômio conteúdo-forma-momento-local-modo. Antagonismologia: o antagonismo assistido inconsciente / assistido consciente; o antagonismo autodesmazelo / proficiência assistencial; o antagonismo ouvido de aluguel / olho clínico; o antagonismo assistência tarística / maternagem ao assistido. Paradoxologia: o paradoxo de o apoio tarístico sem retorno implicar em assistência para o apoiador. Politicologia: a assistenciocracia; o exercício prático da Cosmoética vivenciada; a meritocracia evolutiva. Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo; a lei da inseparabilidade grupocármica. Filiologia: a assistenciofilia; a proexofilia; a assistenciofilia; a evoluciofilia; a conviviofilia; a amparofilia; a cosmoeticofilia. Fobiologia: a recinofobia; a recexofobia; a projeciofobia; a neofobia; a autevoluciofobia; a conviviofobia; a xenofobia. Holotecologia: a assistencioteca; a convivioteca; a proexoteca; a voluntarioteca; a socioteca; a recexoteca; a evolucioteca. Interdisciplinologia: a Amparologia; a Assistenciologia; a Reeducaciologia; a Maxiproexologia; a Conscienciometria; a Mudanciologia; a Autodeterminologia; a Holomaturologia; a Tenepessologia; a Autoproexologia. IV. Perfilologia Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista. Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o autodecisor; o atacadista consciencial; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o infiltrado cosmoético; o pesquisador; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação. Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a autodecisora; a atacadista consciencial; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a infiltrada cosmoética; a pesquisadora; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação. Hominologia: o Homo sapiens fraternus; o Homo sapiens exemplaris; o Homo sapiens autolucidus; o Homo sapiens proexologus; o Homo sapiens evolutiologus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens interassistentialis. V. Argumentologia Exemplologia: apoio tarístico de curto prazo = o auxílio esclarecedor casual a pessoa desconhecida; apoio tarístico de médio prazo = o auxílio esclarecedor a colegas de escola ou trabalho; apoio tarístico de longo prazo = o auxílio esclarecedor ao grupocarma familiar. Culturologia: a cultura do antipreconceito; a cultura da assistencialidade multidimensional. Atributos. Conforme a Amparologia, eis, em ordem alfabética, 15 atributos necessários à conscin lúcida interessada em qualificar o apoio tarístico: 01. Assertividade: evitar o vacilo, a pusilanimidade. 02. Autavaliação permanente: fazer a manutenção da autocriticidade no trabalho assistencial. 03. Autoconfiança: equilibrar autoimagem e autocapacidade energética. 04. Autorganização parapsíquica: priorizar a paraperceptibilidade diante das urgências intrafísicas. 05. Autossegurança assistencial: enfrentar desafios. 06. Compreensão: entender as diferentes fases do processo específico da assistência. 07. Conectividade: acessar amparadores e Centrais Extrafísicas. 08. Cosmovisão: perceber a conexão entre o apoio específico, a evolução do grupocarma e a reurbex. 09. Homeostase holossomática: fazer a correta profilaxia autopensênica. 10. Percepção: ter informações relevantes sobre o processo evolutivo específico do assistido. 11. Racionalidade: evitar interferência do emocionalismo no processo assistencial. 12. Resiliência consciencial: ter fôlego para concluir o processo de apoio tarístico. 13. Retilinearidade pensênica: manter a pensenização dentro do foco da assistência. 14. Senso da autoproéxis: compreender, o melhor possível, o autodesenvolvimento assistencial. 15. Senso de equipe: superar a ilusão do autoisolamento no trabalho de interassistência. VI. Acabativa Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o apoio tarístico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados: 01. Abridor de caminho: Interassistenciologia; Homeostático. 02. Apoiante: Conviviologia; Neutro. 03. Assim: Energossomatologia; Neutro. 04. Assistência sem retorno: Interassistenciologia; Homeostático. 05. Autodeterminologia: Autovoliciologia; Neutro. 06. Autoimunidade consciencial: Despertologia; Homeostático. 07. Função amparadora: Amparologia; Homeostático. 08. Função do intermissivista: Proexologia; Neutro. 09. Hiperacuidade interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 10. Interassistencialidade: Assistenciologia; Homeostático. 11. Interassistenciologia: Conviviologia; Homeostático. 12. Minipeça interassistencial: Interassistenciologia; Homeostático. 13. Nível da interassistencialidade: Interassistenciologia; Neutro. 14. Oportunidade de ajudar: Interassistenciologia; Homeostático. 15. Ranque assistencial: Interassistenciologia; Homeostático. A SOLIDARIEDADE LÚCIDA CONSTITUI ATRIBUTO FUNDAMENTAL, DE ALTO NÍVEL, PARA O EXERCÍCIO DO APOIO TARÍSTICO AVANÇADO, REALIZADO EM CONJUNTO COM OS AMPARADORES E SEM EXPECTATIVAS DE RETORNO. Questionologia. Você, leitor ou leitora, tem realizado apoio tarístico às consciências? Qual o nível de qualificação assistencial desse amparo? Bibliografia Específica: 1. Vieira, Waldo; Homo sapiens reurbanisatus; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.584 p.; 24 seções; 479 caps.; 139 abrevs.; 12 E-mails; 597 enus.; 413 estrangeirismos; 1 foto; 40 ilus.; 1 microbiografia; 25 tabs.; 4 websites; glos. 241 termos; 3 infográficos; 102 filmes; 7.665 refs.; alf.; geo.; ono.; 29 x 21 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. Gratuita; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; 2004; páginas 238 a 242. 2. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; revisores Alexander Steiner; et al.; 1.248 p.; 18 seções; 525 caps.; 150 abrevs.; 16 E-mails; 1.156 enus.; 1 escala; 1 foto; 3 gráfs.; 42 ilus.; 1 microbiografia; 1 sinopse; 2 tabs.; 2 websites; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 5a Ed. rev. e aum.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 386 a 389. 3. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; 300 testes; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; páginas 403 a 423. L. J.