Antipodia Invéxis-Narcisismo

A antipodia invéxis-narcisismo é a condição de impossibilidade em aplicar e sustentar a técnica da inversão existencial simultaneamente ao cultivo de posturas autabsortas, como a ilusão de grandiosidade, amor próprio excessivo, imaturidade perante a autonomia consciencial, edulcoração da autoimagem e busca incessante de admiração.

Você, leitor ou leitora, aplica a técnica da invéxis? Quais as automotivações para os empreendimentos proexológicos? A necessidade compulsiva de admiração ou a interassistencialidade genuína?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                            ANTIPODIA INVÉXIS -NARCISISMO
                         (AUTOCONSCIENCIOTERAPEUTICOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A antipodia invéxis-narcisismo é a condição de impossibilidade em aplicar e sustentar a técnica da inversão existencial simultaneamente ao cultivo de posturas autabsortas, como a ilusão de grandiosidade, amor próprio excessivo, imaturidade perante a autonomia consciencial, edulcoração da autoimagem e busca incessante de admiração.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo antípoda vem do idioma Latim, antipodes, e este do idioma Grego, antípodes, “antípoda”, constituído pelo prefixo antí, “em frente de; de encontro a; contra; em lugar de; em oposição a”, e a palavra poús, podós, “pé”. Surgiu no Século XIV. O termo inversão deriva também do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no mesmo Século XIX. O vocábulo narciso provém do idioma Latim, narcissus, “narciso”, e este do idioma Grego, nárkissos, “narciso (flor)”, antropônimo de Narkissos, “Narciso, filho do deus fluvial Cêfisos e da ninfa Leiriope, que punido por Afrodite por ter repelido Eco, viu-se enamorado da própria imagem refletida nas águas de determinada fonte”. Apareceu no Século XVII. O sufixo ismo vem do idioma Grego, ismós, “doutrina; escola; teoria ou princípio artístico, filosófico; político ou religioso; ato, prática ou resultado; peculiaridade; ação; conduta; hábito ou qualidade característica; quadro mórbido; condição patológica”, e é formador de nome de ação de certos verbos. O termo narcisismo apareceu no Século XIX.
             Sinonimologia: 1. Antipodismo invéxis-narcisismo. 2. Antagonismo invéxis / narcisismo. 3. Incompatibilidade invéxis-narcisismo. 4. Antipodia invéxis-autolatria. 5. Antipodia inversor abnegado–inversor autabsorto.
             Neologia. As 4 expressões compostas, antipodia invéxis-narcisismo, antipodia crônica invéxis-narcisismo, antipodia controlada invéxis-narcisismo e antipodia superada invéxis-narcisismo são neologismos técnicos da Autoconsciencioterapeuticologia.
             Antonimologia: 1. Conjunção invéxis-narcismo. 2. Binômio invéxis-narcismo. 3. Sinergismo invéxis-despresunção. 4. Sinergismo invéxis-empatia. 5. Interação invéxis–grupalidade sadia.
             Estrangeirismologia: a primazia da expressão latina res non verba; o timing da recin; o autenfrentamento no Evolutiarium; a aura popularis do jovem; o feedback negativo nas relações sociais; o harsh boss; a belle indifference.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento perante o ciclo autoconsciencioterápico vivenciado desde a juventude.
             Megapensenologia. Eis 3 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Narcisismo: sofrimento interpessoal. Narcisismo é loucura. Invéxis: autodoação precoce.
             Coloquiologia: o inversor jejuno julgando-se nos píncaros do Olimpo.
             Proverbiologia: – “Elogio em boca própria é vitupério”.
             Ortopensatologia: – “Arrogância. A arrogância é o disfarce da ignorância”.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene pessoal narcisista; o holopensene pessoal de superioridade; os xenopensenes; a xenopensenidade; os circumpenses; a circumpensenidade autadmiradora; os arrogopensenes; a arrogopensenidade; os invexopensenes; a invexopensenidade inexistente; os autocriticopensenes; a autocriticopensenidade enquanto profilaxia fundamental do narcisismo; 2                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a a premência do holopensene gratulatório; a gratitude autopensênica favorecendo o autenfrentamento do narcisismo; os ortopensenes; a ortopensenidade.
         Fatologia: a antipodia invéxis-narcismo; os delírios de grandiosidade; a crença subjacente de inferioridade; os traços egossintônicos dos transtornos de personalidade; o cabotinismo; a arrogância; a exploração; a dissimulação; a competitividade; a autovitimização; a indisciplina; o bifrontismo; a falta de limites internos; a dificuldade de colaboração; a ânsia pela fama; o ato de não reconhecer os erros pessoais; o sentimento patológico de superioridade; os conflitos interpares; a antigrupalidade; a ausência de empatia; a promiscuidade afetivo-sexual; a incapacidade de dar e receber amor; a carência afetiva disfarçada pela autopromoção; a busca doentia por aprovação externa; o esquema mental defectividade / vergonha; o esquema de privação emocional; a rigidez dos esquemas mentais; o esquema desadaptativo remoto (EDR); a infância desregrada; a edulcoração da autoimagem favorecendo desvios de proéxis; a prepotência do inversor jejuno; o jovem desrespeitoso perante os veteranos; a supervalorização da autoprecocidade; o maxiplanejamento invexológico distorcido pelo excesso de autestima; a ausência de resultados práticos do inversor narcisista; a busca por terapias após erros críticos; a necessidade do aprofundamento na convivialidade; os apegos positivos favorecedores de reciclagens; a invexoterapia; o invexograma trazendo o inversor prepotente para a realidade; a gratidão auxiliando no autenfrentamento do narcisismo; os atendimentos consciencioterápicos promovidos pela Organização Internacional de Consciencioterapia (OIC); os cursos de conscienciometria ministrados pela Associação Internacional de Conscienciometria Interassistencial (CONSCIUS); a terapia cognitivo-comportamental (TCC) dos transtornos de personalidade; a despresunção invexogênica; o inversor consciente dos limites pessoais; a precocidade conscienciométrica; a assunção precoce do megatrafor; o autenfrentamento precoce do megatrafar; as amizades invexogênicas; as concessões inteligentes desde a juventude; o autoconvívio cosmoético; os autossacrifícios sem masoquismo; a convivência entre agentes retrocognitivos inatos favorecendo o autenfrentamento do narcisismo.
         Parafatologia: a ausência do estado vibracional (EV) profilático na juventude; os guias amauróticos extrafísicos bajuladores do inversor jejuno; o assédio extrafísico decorrente da autopromoção pública desmedida; os amparadores extrafísicos de função trazendo choques de realidade positivos para o jovem autabsorto; as seduções holochacrais; a paragenética monárquica; a paragenética monástica; a paragenética acadêmica; a paragenética artística; as projeções conscientes (PCs) vexaminosas; o Curso Intermissivo (CI) ensejando a superação do egoísmo primário; a condição de minipeça do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.


                                           III. Detalhismo

         Sinergismologia: o sinergismo Invexologia-Conviviologia; o sinergismo inversor-consciencioterapeuta; o sinergismo gratidão–afetividade madura; o sinergismo resultado concreto–autoimagem realista; o sinergismo psicoterapia-consciencioterapia-autoconsciencioterapia; o sinergismo Autorrecinologia-Gesconografologia.
         Principiologia: a dificuldade em vivenciar o princípio “aconteça o melhor para todos”; o princípio “juntos vamos mais longe” deixando o inversor narcisista inseguro; o princípio do convívio fraterno a partir do amor próprio equilibrado.
         Codigologia: a cláusula antinarcisismo no código pessoal de Cosmoética (CPC); a precocidade na composição do código pessoal de Cosmoética; o respeito ao código grupal de Cosmoética (CGC).
         Teoriologia: a teoria das inversões conscienciais; a teoria do esquema mental; a teoria da terapia cognitivo-comportamental; a teoria dos transtornos de personalidade; as teorias consciencioterápicas.
         Tecnologia: a técnica da invéxis; as técnicas consciencioterápicas; as técnicas terapêuticas dos esquemas mentais; as técnicas autoconscienciométricas; a técnica da qualificação da intenção; a técnica da tábula rasa; a técnica da comunicação não violenta. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                      3
             Voluntariologia: o impacto do voluntariado invexológico no narcisista; a priorização do voluntariado invexológico predispondo ao temperamento despresunçoso; o voluntariado conscienciológico viabilizando a autabnegação na convivialidade.
             Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico do estado vibracional; o laboratório conscienciológico da Paradireitologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia.
             Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapeuticologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
             Efeitologia: o constrangimento do narcisista como efeito da expressão de afeto; o arrogo como efeito da autovacuidade.
             Neossinapsologia: as neossinapses essenciais ao convívio fraterno; as neossinapses promovidas pela Invexologia.
             Ciclologia: o ciclo consciencioterápico autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o ciclo vítima-algoz; o ciclo assistente-assistido.
             Enumerologia: a gratidão invexogênica; a modéstia invexogênica; a empatia invexogênica; a temperança invexogênica; a afetividade invexogênica; a despresunção invexogênica; o altruísmo invexogênico. A prepotência antinvexológica; o sadismo antinvexológico; a conflitividade antinvexológica; a bravata antinvexológica; o delírio antinvexológico; a soberba antinvexológica; o exibicionismo antinvexológico.
             Binomiologia: o binômio narcisismo-antigrupalidade; o binômio narcisismo-vaidade; o binômio invéxis-conscienciometria; o binômio invéxis-consciencioterapia; o binômio admiração-discordância; o binômio modéstia-ousadia; o binômio discernimento-parcimônia.
             Interaciologia: a interação dos mecanismos do narcisismo; a interação ambígua autestima-autodesempenho.
             Crescendologia: o crescendo antiproexológico inversor narcisista–minidissidente ideológico; o crescendo inversor egoísta–inversor altruísta; o crescendo traço consciencial narcisista–transtorno de personalidade narcisista; o crescendo minitrafar banalizado–megratrafar cronicificado; o crescendo autestima contingente–autestima internalizada.
             Trinomiologia: o trinômio invéxis-tenepes-desperticidade; o trinômio psicológico criança solitária–autengrandecimento–privação emocional; o trinômio poder-posição-prestígio; o trinômio Psiquiatria-Psicopatologia-Parapatologia; o trinômio narcisismo-brio-inanidade.
             Polinomiologia: o polinômio maxiplanejamento invexológico–invexometria–dupla evolutiva (DE)–tenepes; o polinômio autocosmoética-autocrítica-autoincorruptibilidade-autodesassédio.
             Antagonismologia: o antagonismo narcisismo / invexibilidade; o antagonismo narcisismo / autabnegação; o antagonismo narcisismo / grupalidade sadia; o antagonismo narcisismo / autocrítica; o antagonismo minipeça do maximecanismo / maxipeça do minimecanismo.
             Paradoxologia: o paradoxo de a autoqualificação interassistencial diminuir o próprio narcisismo; o paradoxo de o narcisista carecer de amor próprio; o paradoxo de a jactância poder significar insegurança; o paradoxo de a conscin medíocre julgar-se “rainha do Cosmos”.
             Politicologia: a invexocracia; a autocracia; a assistenciocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço na superação do trafar; a expectativa infantil em ser recompensado pela lei do menor esforço.
             Filiologia: a fatofilia; a conviviofilia; a assistenciofilia; a conscienciofilia; a recinofilia; a invexofilia; a consciencioterapeuticofilia.
             Fobiologia: a fatofobia; a conviviofobia; a assistenciofobia; a conscienciofobia; a recinofobia; a invexofobia; a consciencioterapeuticofobia.
             Sindromologia: a síndrome do imperador; a síndrome do transtorno de personalidade narcisista; a síndrome do ostracismo.
             Maniologia: a mania de autengrandecimento; a megalomania.
             Mitologia: o mito de Narciso; o mito da cura completa dos esquemas; o mito do inversor perfeito; o mito de não haver amor e carinho para todos. 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          Holotecologia: a assistencioteca; a conscienciometroteca; a consciencioterapeuticoteca; a conflitoteca; a convivioteca; a epicentroteca; a invexoteca; a monopolioteca; a trafaroteca; a traforoteca.
          Interdisciplinologia: a Autoconsciencioterapeuticologia; a Invexologia; a Consciencioterapeuticologia; a Cosmoeticologia; a Pensenologia; a Conviviologia; a Parapatologia; a Maxiproexologia; a Comunicologia; a Assistenciologia; a Holocarmologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin narcisista; a conscin ingrata; a conscin autabsorta; a conscin egocêntrica; a conscin arrogante; a conscin manipuladora; a conscin abnegada; a conscin minipeça interassistencial; a conscin arrimo; a conscin parcimoniosa; a conscin diplomática; a criança solitária; o adulto-criança; o adulto saudável.
          Masculinologia: o inversor existencial; o agente retrocognitivo inato; o duplista; o acoplamentista; o voluntário; o compassageiro evolutivo; o homem altruísta; o tenepessista; o líder; o liderado; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o antiassistencial; o exibicionista; o hipercompensador; o megalomaníaco; o minidissidente; o físico, matemático e astrônomo Isaac Newton (1642–1727).
          Femininologia: a inversora existencial; a agente retrocognitiva inata; a duplista; a acoplamentista; a voluntária; a compassageira evolutiva; a mulher altruísta; a tenepessista; a líder; a liderada; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a antiassistencial; a exibicionista; a hipercompensadora; a megalomaníaca; a minidissidente.
          Hominologia: o Homo sapiens invexologicus; o Homo sapiens narcissus; o Homo sapiens infantilis; o Homo sapiens megalomaniacus; o Homo sapiens partidarius; o Homo sapiens ambiguus; o Homo sapiens politicologus; o Homo sapiens benevolens; o Homo sapiens altruisticus.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: antipodia crônica invéxis-narcisismo = a do(a) inversor(a) demonstrando transtorno de personalidade narcisista, necessitando de tratamentos consciencioterápico e psicológico urgentes; antipodia moderada invéxis-narcisismo = a do(a) inversor(a) com traços evidentes de narcisismo, porém identificados e paulatinamente enfrentados; antipodia superada invéxis-narcisismo = a do(a) inversor(a) com autocognição conscienciométrica assertiva, atuando como minipeça interassistencial.
          Culturologia: a cultura da autopromoção; a cultura da autabnegação; a cultura da gratidão; a cultura invexológica.
          Subversão. A invéxis é tecnologia subversiva dos valores sociais e parassociais vigentes. A Cosmoética Destrutiva está no cerne da Invexologia. Procurar aprovação demagógica, por definição, é visceralmente antagônico à técnica evolutiva.
          Supervalorização. O inversor com traços narcisistas supervaloriza ganhos evolutivos ainda irrisórios para a atual proéxis. Busca doentiamente a aprovação externa para confirmar a visão distorcida dos resultados proexológicos obtidos até o momento.
          Tabelologia. O delírio é a marca do narcisismo. Pela óptica da Autocogniciologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 14 confrontos entre a autoimagem ideializada do jovem enfatuado e a realidade objetiva das manifestações da conscin: En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              5
                    Tabela – Confronto Autoimagem Fictícia / Realidade Objetiva
  Nos      Autoimagem Fictícia                               Realidade Observada
  01.      Acima das regras                                  Corrupção social e minidelitos
  02.      Amigo de ouro                                     Vampiro energético
  03.      Autoprecocidade                                   Contribuições sociais irrelevantes
  04.      Gênio do século                                   Bagagem cultural infantil
  05.      Gigante evolutivo                                 Autexposição excessiva e assediadora
  06.      Invencível                                        Criança tímida e solitária
  07.      Inversor galã                                     Carência afetivo-sexual
  08.      Líder diplomático                                 Autoritarismo e surtos de imaturidade
  09.      Melhor do grupo                                   Timidez e inibição dos trafores
  10.      Onisciente                                        Pessoa chata e inconveniente
  11.      Pessoa assistencial                               Intencionalidade egoísta
  12.      Proéxis triunfante                                Mediocrização existencial
  13.      Quase desperto                                    Genuflexão ante os assediadores
  14.      Vítima das mazelas humanas                        Algoz sádico e insensível
             Terapêutica. Nas vias da Invexoterapeuticologia, a autossuperação do narcisismo passa por exemplo, por 3 condições inevitáveis, enumeradas em ordem lógica:
             1. Solidez. O desenvolvimento da autonomia consciencial por meio de ações interassistenciais sólidas. A assistência verdadeira expurga o autocentrismo.
             2. Relacionamento. O investimento em relacionamentos assistenciais duradouros na família nuclear, no voluntariado invexológico e na dupla evolutiva. A afetividade sincera é o antídoto do narcisismo.
             3. Autocognição. A internalização da autestima por meio do Conscienciograma, da Consciencioterapia e dos laboratórios conscienciológicos. Tenhamos autestima incondicional.
             Abnegação. A liderança interassistencial, embora conduza a conscin ao proscênio, em nada se compara ao egocentrismo. Quanto mais profuso o desempenho do líder, maior a abdicação dos próprios interesses em benefício do Maximecanismo Multidimensional Interassistencial.


                                                      VI. Acabativa

             Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a antipodia invéxis-narcisismo, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
             01. Afetividade: Psicossomatologia; Neutro.
             02. Altruísmo: Policarmologia; Homeostático.
             03. Antagonismo bifrontismo / invéxis: Autodiscernimentologia; Neutro.
             04. Arrogância: Parassociologia; Nosográfico.
             05. Autabnegação cosmoética: Cosmoeticologia; Homeostático.
             06. Binômio invéxis-conscienciometria: Invexologia; Homeostático.
             07. Binômio invéxis-consciencioterapia: Invexologia; Homeostático. 6                                                                           En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
            08.   Egocentrismo: Egologia; Neutro.
            09.   Inversor jejuno: Invexometrologia; Neutro.
            10.   Invexograma: Invexometrologia; Neutro.
            11.   Narcisismo: Parapatologia; Nosográfico.
            12.   Pensenorragia antinvexológica: Invexologia; Nosográfico.
            13.   Pentatlo da provação evolutiva do inversor: Autorrecinologia; Neutro.
            14.   Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
            15.   Vaidade: Psicossomatologia; Nosográfico.
    A ANTIPODIA INVÉXIS-NARCISISMO COLOCA À PROVA OS OBJETIVOS PROEXOLÓGICOS DO INVERSOR EXISTENCIAL, LEVANDO À ESCOLHA ENTRE A MINIDISSIDÊNCIA
   OU A ASSUNÇÃO PRECOCE DO CURSO INTERMISSIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, aplica a técnica da invéxis? Quais as automotivações para os empreendimentos proexológicos? A necessidade compulsiva de admiração ou a interassistencialidade genuína?
            Bibliografia Específica:
            1. American Psychiatric Association; Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders: DSM-V; Artigo; Journal; Quarterly; 948 p.; 3 seções; 29 caps.; 21 enus.; 3.221 refs.; alf.; ono.; 26 x 20,5 x 7 cm; enc.; 5 a Ed.; American Psychiatric Association; Arlington, VA; USA; 2013; páginas 645 a 649, 669 a 672.
            2. Beck, Aaron T.; et al.; Terapia Cognitiva dos Transtornos de Personalidade (Cognitive Therapy of Personality Disorders); revisor Cristiano Nabuco de Abreu; trad. Maria Adriana Veríssimo Veronese; 342 p.; 16 caps.; 8 enus.; 32 tabs.; 415 refs.; alf.; 25 x 17,5 cm; br.; 2 a Ed.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2005; páginas 207 a 227.
            3. Vieira, Waldo; Léxico de Ortopensatas; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 2 Vols.; 1.800 p.; Vol. I; 1 blog; 652 conceitos analógicos; 22 E-mails; 19 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 17 fotos; glos. 6.476 termos; 1.811 megapensenes trivocabulares; 1 microbiografia; 20.800 ortopensatas; 2 tabs.; 120 técnicas lexicográficas; 19 websites; 28,5 x 22 x 10 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014; página 118.
            4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3ª Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 425 a 441, 689 a 715.
            5. Young, Jeffrey E.; Klosko, Janet S.; & Weishaar, Marjorie; Terapia do Esquema: Guia de Técnicas Cognitivo-Comportamentais Inovadoras (Schema Therapy); revisor Paulo Knapp; trad. Roberto Cataldo Costa; 368 p.; 10 caps.; 50 enus.; 7 tabs.; 105 refs.; 25 x 17,5 cm; br.; Artmed; Porto Alegre, RS; 2008; páginas 318 a 357.
                                                                                                                       L. P. R.