Antipodia Invéxis-Adultescência

A antipodia invéxis-adultescência é a condição da incompatibilidade da aplicação e manutenção da técnica da inversão existencial pela conscin intermissivista, homem ou mulher, sustentando condutas, costumes e valores adolescentes na fase da adultidade e meia-idade, adiando a superação do porão consciencial.

Você, leitor ou leitora, mantém manifestações instintuais próprias do porão consciencial na adultidade? Quais as ações implementadas para dinamizar o próprio amadurecimento integral?

      En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                1
                          ANTIPODIA                  INVÉXIS-ADULTESCÊNCIA
                                                 (INVEXOLOGIA)


                                                     I. Conformática

             Definologia. A antipodia invéxis-adultescência é a condição da incompatibilidade da aplicação e manutenção da técnica da inversão existencial pela conscin intermissivista, homem ou mulher, sustentando condutas, costumes e valores adolescentes na fase da adultidade e meia-idade, adiando a superação do porão consciencial.
             Tematologia. Tema central neutro.
             Etimologia. O vocábulo antípoda vem do idioma Latim, antipodes, e este do idioma Grego, antípodes, “antípoda”, constituído pelo prefixo antí, “em frente de; de encontro a; contra; em lugar de; em oposição a”, e a palavra poús, podós, “pé”. Surgiu no Século XIV. O termo inversão deriva também do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Apareceu no Século XIX. A palavra existencial procede do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Surgiu no mesmo Século XIX. O vocábulo adulto provém do idioma Latim, adultus, “crescido; aumentado”. Apareceu no Século XVI.
             Sinonimologia: 1. Antipodia invéxis-subadultidade. 2. Antipodismo inversão existencial–condição do adulto-criança. 3. Contraposição invexibilidade–imatureza prolongada.
             Neologia. As 3 expressões compostas antipodia invéxis-adultescência, miniantipodia invéxis-adultescência e maxiantipodia invéxis-adultescência são neologismos técnicos da Invexologia.
             Antonimologia: 1. Antipodia recéxis-adultescência. 2. Binômio juventude–porão consciencial. 3. Compatibilidade invéxis–precocidade intermissiva.
             Estrangeirismologia: o puer aeternus; os kidadults; o hobby maduro; o up-to-date intermissivo; o tour de force assistencial; a geração twixter.
             Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à maturidade evolutiva.
             Megapensenologia. Eis 2 megapensenes trivocabulares relativos ao tema: – Inexistem adultos fetais. Adultescência: reversão existencial.
             Coloquiologia: a conduta de não empurrar com a barriga as reciclagens intraconscienciais prioritárias.
             Proverbiologia. A virtude remoça os velhos. O vício envelhece os moços.
             Filosofia: a evitação do Hedonismo.


                                                       II. Fatuística

             Pensenologia: o holopensene da invéxis; os invexopensenes; a invexopensenidade ocasionando a profilaxia dos desvios de proéxis; o holopensene da adultidade; o holopensene da adultescência reforçado pela exploração comercial do porão consciencial.
             Fatologia: antipodia invéxis-adultescência; a conduta discernida; o senso autocrítico; a saída da casa dos pais na pós-adolescência; as crises de crescimento; a autogestão existencial; o repto inversivo instigando o jovem apetente proexológico; a substituição dos rituais de passagem pelas recins; a pressão midiática favorecendo a postergação do amadurecimento; o nicho de mercado adultescente; a substituição da ficação pela constituição da dupla evolutiva (DE); o retrato do fim da juventude; o colecionismo fútil; a autoimagem distorcida; a evitação da negligência intrafísica; o ato de se vestir adequadamente conforme o contexto; o desconforto do envelhecimento; a supervalorização da juventude; a perduração da rebeldia juvenil; a atenção saltuária própria do infante; a evitação das amizades ociosas; o manual técnico de prioridades pessoais; os de2                                                          En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a safios recinológicos proporcionados pela aplicação teática da invéxis; a autassunção da adultidade consciencial; a antecipação da maturidade através da inversão assistencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o vinco da invéxis na paragenética pessoal; o autodesassédio egocármico favorecendo a liberdade íntima para a assistência multidimensional grupocármica; a brecha ao heterassédio advindo dos conflitos íntimos; os bagulhos energéticos reforçando as coleiras do ego multidimensionais; a incoerência multidimensional causada pelo restringimento intrafísico; o vício por videogames dificultando o rapport com bolsões extrafísicos homeostáticos.


                                           III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo paratecnológico invéxis–tenepes–dupla evolutiva; o sinergismo autocognição–autoidentificação etária; o sinergismo maturidade emocional–idade mental.
          Principiologia: o princípio cosmoético do aproveitamento máximo da vida humana.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) sobrepujando o códice de manifestações infantis.
          Teoriologia: a teoria das faixas etárias.
          Tecnologia: a técnica da invéxis; a técnica do maxiplanejamento invexológico; a técnica da invexometria; a técnica da autorreflexão de 5 horas.
          Voluntariologia: o voluntariado conscienciológico na Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia; o laboratório conscienciológico Serenarium; o laboratório conscienciológico da Tenepessologia; o laboratório conscienciológico da Autopensenologia; o laboratório conscienciológico da imobilidade física vígil (IFV); o laboratório conscienciológico Tertuliarium.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia.
          Efeitologia: os efeitos cognitivos do cotejo dos contrários; os efeitos ulteriores da opção pelo melhor nas condições antípodas na Ficha Evolutiva Pessoal (FEP).
          Neossinapsologia: as neossinapses advindas da antecipação da Cosmoética; as retrossinapses primitivas.
          Ciclologia: o ciclo fase preparatória da proéxis–fase executiva da proéxis–fase acabativa da proéxis; os ciclos de amadurecimento psicológico.
          Enumerologia: o autodesafio; a autoprioridade; a autocientificidade; a autolucidez; a automaturidade; o autocentramento; a autofixação. A despriorização das amizades evolutivas; a despriorização da inteligência evolutiva (IE); a despriorização da invexibilidade pessoal; a despriorização das gestações conscienciais; a despriorização das reciclagens intraconscienciais; a despriorização do parapsiquismo útil; a despriorização da ortopensenidade.
          Binomiologia: o binômio discernimento–equilíbrio emocional; o binômio leitura-debate; o binômio medo-insegurança; o binômio autexposição-feedback.
          Interaciologia: a interação da fase infantil ingenuidade–subcérebro abdominal–porão consciencial; a interação sementeira da juventude–colheita da maturidade.
          Crescendologia: o crescendo da autoconfiança intermissiva; o crescendo maturidade-holomaturidade; o crescendo juventude articulada–envelhecimento lúcido; o crescendo evolutivo intrafísico inexperiência jejuna–bagagem veterana; o crescendo autodescoberta-autoconhecimento-autopesquisa.
          Trinomiologia: o trinômio imaturidade-impaciência-irritabilidade; o trinômio saúde somática–saúde psicológica–saúde mental.
          Polinomiologia: o polinômio holomaturidade-hiperacuidade-autodiscernimento-autexperiência-veteranismo-polivalência-profissionalismo; o polinômio leitura útil–autorreflexão–escrita–debate.
          Antagonismologia: o antagonismo fantasiar responsabilidades / vivenciar responsabilidades; o antagonismo maturidade / imaturidade; o antagonismo impermanência em trabalhos proEn c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                              3 fissionais / independência financeira; o antagonismo antecipação das decisões críticas / postergação das decisões críticas; o antagonismo filho canguru / saída da casa dos pais.
             Paradoxologia: o paradoxo da jovialidade sem idade; o paradoxo do jovem maduro; o paradoxo do maduro intolerante.
             Politicologia: a priorocracia; a lucidocracia; a evoluciocracia.
             Legislogia: a lei do maior esforço aplicada à autorreeducação consciencial; as leis da Cosmoética; a lei de Gerson.
             Filiologia: a proexofilia; a invexofilia; a neofilia.
             Fobiologia: a evitação da hipengiofobia; a decidofobia; a evoluciofobia.
             Sindromologia: a evitação da síndrome de Peter Pan; a eliminação da síndrome do canguru; a superação da síndrome do estrangeiro (SEST); o sobrepujamento da síndrome da ectopia afetiva (SEA); a síndrome da exaltação da juventude.
             Maniologia: a riscomania; a toxicomania; a eleuteromania; a mania de agir sem pensar.
             Mitologia: o mito do inversor imerso no holopensene da invéxis evoluir sem autesforços; o mito da juventude eterna.
             Holotecologia: a invexoteca; a infantoteca; a prioroteca; a cognoteca.
             Interdisciplinologia: a Invexologia; a Parapatologia; a Holomaturologia; a Intermissiologia; a Intrafisicologia; a Consciencioterapia; a Ressomatologia; a Somatologia; a Evoluciologia; a Psicologia; a Mesologia.


                                                      IV. Perfilologia

             Elencologia: a conscin intermissivista; a conscin subadulta; a isca humana inconsciente; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a consciex assediadora.
             Masculinologia: o inversor existencial; o invexólogo; o jovem exemplarista; o adulto-criança; o quarentão da balada; o amigo ocioso; o teenager barbado; o carentão; o trintão sem duplista; o intermissivista inadaptado; o evoluciente; o consciencioterapeuta; o conscienciômetra; o grupocarmologista.
             Femininologia: a inversora existencial; a invexóloga; a jovem exemplarista; a adulta-criança; a quarentona da balada; a amiga ociosa; a teenager; a carentona; a intermissivista inadaptada; a evoluciente; a consciencioterapeuta; a conscienciômetra; a grupocarmologista.
             Hominologia: o Homo sapiens subcerebralis; o Homo sapiens acriticus; o Homo sapiens intermissivista; o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens cohaerens; o Homo sapiens adolescens; o Homo sapiens rebellis.


                                                  V. Argumentologia

             Exemplologia: miniantipodia invéxis-adultescência = a condição da conscin inversível mantendo o porão consciencial na pós-adolescência; maxiantipodia invéxis-adultescência = a condição da conscin inversora mantendo o porão consciencial operante na adultidade, impossibilitando o pleno desenvolvimento da técnica da invéxis.
             Culturologia: a indústria cultural; a cultura invexológica.
             Imaturidade. Manter posturas adolescentes como conduta definitiva na adultidade é condição desadaptativa e patológica da conscin, homem ou mulher, pusilânime frente aos desafios da assunção da maturidade.
             Adultidade. Sob a ótica da Maturologia, eis, em ordem alfabética, 5 procedimentos básicos para a transição da adolescência multidimensional para a adultidade consciencial: 4                                                         En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a
          1. Afeto: a dissociação da dependência afetiva com a família nuclear; o desenvolvimento do autoafeto; a assunção da autorresponsabilidade.
          2. Bilibertação: o investimento no autodomínio bioenergético; a conquista da independência econômico-financeira.
          3. Colaboração: o desenvolvimento do senso de grupalidade; a inserção contributiva na maxiproéxis grupal intermissiva.
          4. Compromisso: a orientação mental por compromissos; a aceitação da interdependência proéxica.
          5. Duplismo: o desenvolvimento afetivo-sexual sadio; a planificação de metas evolutivas conjuntas.
          Maturidade. Sob a ótica da Invexologia, a inversão da maturidade é a recuperação mais rápida de unidades de lucidez (cons), objetivando a coerência intermissiva no compasso da programação existencial.
          Tabelologia. Sob a ótica da Holomaturologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, tabela com 10 cotejos entre a condição homeostática da aplicação da técnica da invéxis e a condição nosológica da adultescência:
          Tabela – Aplicação Teática da Técnica da Invéxis versus Adultescência
    Nos             Técnica da Invéxis                                 Adultescência
    01.    Antecipação da maturidade                  Postergação da maturidade
    02.    Apetência evolutiva                        Medo do envelhecimento
    03.    Assistencialidade precoce                  Microinteresses
    04.    Autocrítica crescente                      Autocrítica baixa
    05.    Autopesquisa aprofundada                   Confusão emocional
    06.    Dupla evolutiva                            Afetividade deslocada
    07.    Maxiplanejamento invexológico              Falta de propósito de vida
    08.    Recuperação de cons magnos                 Apego à juventude
    09.    Superação do porão consciencial            Prolongamento do porão consciencial
    10.    Vivência multidimensional                  Vivência intrafísica apenas


                                          VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a antipodia invéxis-adultescência, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Adulto-criança: Consciencioterapia; Nosográfico.
          02. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico.
          03. Condicionamento cultural: Sociologia; Neutro.
          04. Cultura invexológica: Invexologia; Homeostático.
          05. Envelhecimento: Somatologia; Neutro.
          06. Estágio maturológico: Automaturologia; Homeostático.
          07. Infantilização social: Sociologia; Nosográfico.
          08. Irresponsabilidade: Parapatologia; Nosográfico.
          09. Maturidade emocional na juventude: Invexologia; Homeostático. En c i c l o pé d i a d a Co n sc i en c i o lo g i a                                                                           5
             10.   Porão consciencial: Intrafisicologia; Nosográfico.
             11.   Saída da casa dos pais: Invexologia; Neutro.
             12.   Senso autocrítico: Automaturologia; Homeostático.
             13.   Síndrome da exaltação da juventude: Parapatologia; Nosográfico.
             14.   Síndrome do canguru: Parapatologia; Nosográfico.
             15.   Técnica da invéxis: Invexologia; Homeostático.
        A ADULTESCÊNCIA É CONDIÇÃO EVITÁVEL AO INTERMISSIVISTA APETENTE EVOLUTIVO, SOBRETUDO
 AO APLICANTE DA TÉCNICA DA INVERSÃO EXISTENCIAL,
          ANTECIPADOR DA FASE EXECUTIVA DA PROÉXIS.
             Questionologia. Você, leitor ou leitora, mantém manifestações instintuais próprias do porão consciencial na adultidade? Quais as ações implementadas para dinamizar o próprio amadurecimento integral?
             Musicografia Específica:
             1. Waits, Tom; I Don’t Wanna Grow Up; Ramones; ¡Adios Amigos!; Radioactive Records; USA; 1995; Faixa 01.
             2. Joseph, Tyler; Stressed out; Twenty One Pilots; Blurryface; Single; Warner Bros. Records; USA; 2015; Faixa 02.
             Bibliografia Específica:
             1. Franz, Marie-Louise Von; Puer Aeternus: A Luta do Adulto contra o Paraíso da Infância; pref. Léon Bonaventure; trad. Jane Maria Corrêa; 320 p.; 12 caps.; 20 x 13 cm; br.; Edições Paulinas; São Paulo; SP; 1992; páginas 2, 3 e 7.
             2. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 62 enus.; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 37 a 42, 78 a 81 e 138 a 140.
             3. Vieira, Waldo; Dicionário de Argumentos da Conscienciologia; revisores Equipe de Revisores do Holociclo; 1.572 p.; 1 blog; 21 E-mails; 551 enus.; 1 esquema da evolução consciencial; 18 fotos; glos. 650 termos; 19 websites; alf.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2014, páginas 92, 335, 336, 763 a 766.
             4. Idem; 700 Experimentos da Conscienciologia; revisores Ana Maria Bonfim; Everton Santos; & Tatiana Lopes; 1.088 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 blog; 1 cronologia; 100 datas; 20 E-mails; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 1 fórmula; 1 foto; 1 microbiografia; 56 tabs.; 57 técnicas; 300 testes; 21 websites; glos. 280 termos; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; 3 a Ed. rev. e amp.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2013; páginas 604 e 689 a 715.
             Webgrafia Específica:
             1. Correio Braziliense; Redação; Bem-Vindos à Adultescência; Diário; Revista; Brasília, DF; 08.04.11; 5 fotos; disponível em: <https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/revista/2011/04/08/interna_revista_correio,246945/Bem-vindos-a-adultescencia.shtml>; acesso em: 26.08.19.
             2. Vilela, Ronise; O Melindre da Adultescência; Bem Paraná; Jornal; Diário; 02.05.16; disponível em:
<https://www.bemparana.com.br/noticia/o-melindre-da-adultescencia--#.XWNDuuhKjIV>; acesso em: 25.08.19.
                                                                                                                       F. O. S.