Anomalia

A anomalia é o estado ou qualidade do desvio acentuado do padrão normal de alguma realidade.

Você já estudou algum tipo de anomalia na vida dia a dia? Em qual linha de atividade humana?

      ANOMALIA
                                 (PARAFENOMENOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A anomalia é o estado ou qualidade do desvio acentuado do padrão normal de alguma realidade.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo anomalia vem do idioma Francês, anomalie, derivado do idioma Latim, anomalia, e este do idioma Grego, anomalía, “anormalidade, irregularidade”. Surgiu em 1563.
          Sinonimologia: 1. Aberração; anormalidade. 2. Desigualdade; irregularidade; monstruosidade. 3. Exceção; singularidade.
          Neologia. Os 2 vocábulos minianomalia e maxianomalia são neologismos técnicos da Parafenomenologia.
          Antonimologia: 1. Normalidade. 2. Regularidade. 3. Regra.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto à homeostática somática e mental.
          Coloquiologia. Dentro do coloquialismo, eis a expressão mais empregada para anomalia: “condição atípica”.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da homeostase; os criptopensenes; a criptopensenidade.
          Fatologia: a anomalia; a anormalidade; a irregularidade; a atipicidade; a particularidade; a singularidade; a excentricidade; a absurdidade; a eventualidade; a ocasionalidade; a imprevisibilidade; a traumaticidade; a impropriedade; o anômalo; a aleatoriedade; o inabitual; a extravagância; a surpreendência; a utopia; o deslocamento (Proxêmica); a ação fora de lugar; a extemporaneidade (Cronêmica); o dia atípico; o dia estressante; o procedimento irregular; o defeito; o equívoco; a escorregadela; a hipomnésia; a anticosmoética; a prerrogativa; o privilégio; a bestialidade; o aborto da Natureza; a exceção; a conduta-exceção; o conteúdo do fenômeno; o percepto da percepção; a multimoréxis.
          Parafatologia: o acidente de percurso parapsíquico; o pseudoparapsiquismo; a ofiex pessoal; a agendex da ofiex.


                                          III. Detalhismo

          Principiologia: o princípio da plasticidade do psicossoma.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Parafenomenologia; o Colégio Invisível da Consciencioterapia; o Colégio Invisível da Evoluciologia.
          Efeitologia: o efeito desconcertante da aberração humana.
          Neossinapsologia: o branco mental da carência de neossinapses frente ao inusitado.
          Enumerologia: o marajaísmo; o nepotismo; o arcaísmo; o anacronismo; o nicotinismo; o autoritarismo; o cinismo; o sardonismo; o apedeutismo; o autismo; o fechadismo consciencial; o homossexualismo; o antifisiologismo; o fanatismo.
          Interaciologia: a interação circo de horrores–plateia delirante.
          Crescendologia: o crescendo desvio-padrão–exceção da regra.
          Fobiologia: a xenofobia.
          Maniologia: a riscomania; a cleptomania.
          Holotecologia: a fenomenoteca; a infortunioteca.
          Interdisciplinologia: a Parafenomenologia; a Parapatologia; a Nosologia; o Desviacionismo; a Desviologia; a Teratologia; a Mitologia; a Mateologística; o Extrapolacionismo; a Acidentologia; a Infortunística; a Perdologia; a Macrossomatologia; a Ofiexologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin excêntrica; a pessoa singular; a consciênçula; a consréu transmigrada.
          Masculinologia: o sábio-idiota (savantismo).
          Femininologia: a sábia-idiota.
          Hominologia: o Homo sapiens consreu.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: minianomalia homeostática = a condição da genialidade construtiva; maxianomalia homeostática = a condição da serenidade do Serenão com macrossoma idiota.
          Linhas. Dentro da Intrafisicologia, há anomalias de todas as naturezas nas linhas de conhecimento e atividades humanas, parapatológicas, homeostáticas e até políticas.
          Neoparadigma. Sob a ótica da Parafenomenologia, a anomalia aparece na maioria dos fenômenos conhecidos do Cosmos, sendo enfática no universo dos fenômenos parapsíquicos por envolver diretamente a consciência complexa, ou seja, a condição holossomática e multidimensional de cada conscin. Daí nasce a dificuldade para se implantar o neoparadigma consciencial e a aceitação mais generalizada dos fenômenos parapsíquicos na Socin ainda patológica.
          Efeitos. No universo da Parapercepciologia, questiona-se até qual limite a energia consciencial (EC) do próprio experimentador ou experimentadora (fonte desconhecida de erro) é a responsável pelos surpreendentes e inexplicáveis efeitos aparentes (ou ocultos) no laboratório, podendo talvez reproduzir-se por algum tempo (resultados anômalos ou simples coincidências isoladas, sincronicidades), e ao final desaparecem sem deixar traços, resíduos ou vestígios? Tais fatos têm relação com os sheep-goat effects e experimenter effects.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 7 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a anomalia, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          1. Alienação: Intrafisicologia; Nosográfico.
          2. Alucinação: Parapercepciologia; Nosográfico.
          3. Anacronismo: Paracronologia; Nosográfico.
          4. Baratrosfera: Extrafisicologia; Nosográfico.
          5. Extrapauta: Comunicologia; Neutro.
          6. Extrapolacionismo: Evoluciologia; Homeostático.
          7. Omissuper: Holomaturologia; Homeostático.
   ELEVADO PERCENTUAL DAS OCORRÊNCIAS OU FENÔMENOS INCLUÍDOS SOB A EPÍGRAFE ANOMALIA SE DEVE EXCLUSIVAMENTE AO NÍVEL DA IGNORÂNCIA TERRESTRE, ATUAL, QUANTO À INTELIGÊNCIA EVOLUTIVA.
           Questionologia. Você já estudou algum tipo de anomalia na vida dia a dia? Em qual linha de atividade humana?
           Bibliografia Específica:
           1. C.L.V.; Pseudônimo; Anomalia Magnética dá Dor de Cabeça à Nasa; Folha de S. Paulo; Jornal; Diário; Seção: Ciência; 1 ilus.; 1 mapa; São Paulo, SP; 22.06.90; página G – 3.
           2. Diário Catarinense; Redação; Inpe divulga Fenômeno da Alta Atmosfera (Anomalia entre Primavera & Verão); Tabloide; Ano XV; N. 5.146; Seção: Pesquisa; Florianópolis, SC; 14.05.2000; página 32.
           3. Gazeta do Povo; Redação; Aberração da História (Escravidão & Peso do Passado); Jornal; Diário; Ano 82; N. 25.773; Caderno: Gazetinha; Ano 27; N. 1.298; 2 ilus.; Curitiba, PR; 13.05.2000; página 2.
           4. International Herald Tribune; Editorial; Austrian Anomaly (Jörg Haider: Xenofobia); Jornal; Diário; New York, NY; 31.01.2000; página 10.
           5. O Globo; Redação; Fertilização Artificial traz Risco de Anomalia (Bebê com Defeito Congênito); Jornal; Diário; Ano LXXIV; N. 23.953; Seção: Ciência e Vida; Rio de Janeiro, RJ; 30.03.99; página 43.
           6. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; 344 p.; 150 abrevs.; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 4 índices; 2.000 itens; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; página 62.
           7. Idem; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 28 x 21 x 7 cm; enc.; 4a Ed. revisada e ampliada; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 1999; página 584.