Fenômeno Projetivo Ambivalente

O fenômeno projetivo ambivalente é a ocorrência parapsíquica, adstrita ao âmbito da Projeciologia, transcorrendo no íntimo da consciência do projetor projetado, ou não, porém com reflexos relevantes fora do microuniverso consciencial desta mesma consciência.

Você, leitor ou leitora, já vivenciou algum fenômeno projetivo ambivalente? Registrou ou divulgou a ocorrência?

      FENÔMENO PROJETIVO AMBIVALENTE
                                 (PARAFENOMENOLOGIA)


                                           I. Conformática

          Definologia. O fenômeno projetivo ambivalente é a ocorrência parapsíquica, adstrita ao âmbito da Projeciologia, transcorrendo no íntimo da consciência do projetor projetado, ou não, porém com reflexos relevantes fora do microuniverso consciencial desta mesma consciência.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. O termo fenômeno vem do idioma Latim, phaenomenon, “fenômeno; aparição”, e este do idioma Grego, phainómenon, “coisa que aparece”. Surgiu no Século XVII. O vocábulo projetivo procede do idioma Francês, projectif, de project(ion), “projeção”, e este do idioma Latim, projectio, “jato para diante; lanço; esguicho de água; ação de alongar, de estender; alongamento; prolongamento; construção em projetura”, de projicere, “lançar para diante”. Apareceu no Seculo XIX. O prefixo ambi provém do idioma Latim, ambi, equivalente ao idioma Grego, amphi, “em torno; à volta; em meio a; ao redor de; dos 2 lados ou vários lados; através de”. A palavra valente deriva também do idioma Latim, valens, “robusto; forte; vigoroso”. Surgiu no Século XIII. O termo ambivalente apareceu no Século XX.
          Sinonimologia: 1. Fenômeno projetivo externo. 2. Fenômeno transensório.
          Neologia. As 3 expressões compostas fenômeno projetivo ambivalente, fenômeno projetivo ambivalente individual e fenômeno projetivo ambivalente grupal são neologismos técnicos da Parafenomenologia Projeciológica.
          Antonimologia: 1. Fenômeno sensório. 2. Fenômeno projetivo subjetivo. 3. Fenômeno projetivo concomitante.
          Estrangeirismologia: a out-of-the-body experience (OOBE; OBE); o Projectarium.
          Atributologia: predomínio das percepções extrassensoriais, notadamente do autodiscernimento quanto à projetabilidade lúcida (PL).


                                             II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da projetabilidade lúcida; os ortopensenes; a ortopensenidade.
          Fatologia: as autopesquisas.
          Parafatologia: o fenômeno projetivo ambivalente; os parafenômenos; a Parafenomenologia; a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; a projetabilidade lúcida pessoal; a sinalética energética e parapsíquica pessoal; as parapercepções do ser humano.


                                            III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo projetivo energossoma-psicossoma.
          Principiologia: o princípio da Projeciologia; o princípio da autopesquisa.
          Tecnologia: as técnicas da projetabilidade lúcida; as técnicas projeciológicas em geral.
          Voluntariologia: o voluntariado no Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC).
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico das técnicas projetivas; o laboratório conscienciológico da Mentalsomatologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Projeciologia.
          Efeitologia: os efeitos intrafísicos das ações extrafísicas do projetor projetado.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela projetabilidade lúcida.
          Ciclologia: o ciclo projeção lúcida única–projeção de consciência contínua.
           Binomiologia: o binômio Materiologia-Projeciologia.
           Interaciologia: a interação vida intrafísica–vida projetada da semiconsciex; a interação interassistencialidade–projetabilidade lúcida.
           Crescendologia: o crescendo tenepes–interassistência–projetabilidade lúcida.
           Trinomiologia: o trinômio atos-fatos-parafatos; o trinômio acumulação de experiências–acumulação de fatos–acumulação de fenômenos; o trinômio autopesquisas-heteropesquisasmultipesquisas; o trinômio pesquisa-achado-debate; o trinômio EV–tenepes–projeção consciente.
           Polinomiologia: o polinômio lucidez-racionalidade-lógica-coerência.
           Antagonismologia: o antagonismo análise profunda / síntese superficial; o antagonismo conhecimento / ignorância; o antagonismo vida projetiva / vida trancada.
           Paradoxologia: o paradoxo veicular corpo-fole–psicossoma projetado.
           Politicologia: a democracia; a projeciocracia.
           Legislogia: as leis da Projeciologia.
           Filiologia: a neofilia; a parafenomenofilia; a projeciofilia; a evoluciofilia; a parapsicofilia; a assistenciofilia; a pesquisofilia.
           Fobiologia: a projeciofobia; a tanatofobia.
           Holotecologia: a fenomenoteca; a experimentoteca; a projecioteca; a mentalsomatoteca; a cognoteca; a ciencioteca; a parapsicoteca.
           Interdisciplinologia: a Parafenomenologia; a Projeciologia; a Parapercepciologia; a Projeciografia; a Projeciocriticologia; a Discernimentologia; a Mentalsomatologia; a Holomaturologia; a Pesquisologia; a Autocriticologia.


                                            IV. Perfilologia

           Elencologia: a consciênçula; a consréu ressomada; a conscin baratrosférica; a conscin eletronótica; a conscin lúcida; a isca humana inconsciente; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista.
           Masculinologia: o acoplamentista; o agente retrocognitor; o amparador intrafísico; o atacadista consciencial; o autodecisor; o intermissivista; o cognopolita; o compassageiro evolutivo; o completista; o comunicólogo; o conscienciólogo; o conscienciômetra; o consciencioterapeuta; o macrossômata; o conviviólogo; o duplista; o duplólogo; o proexista; o proexólogo; o reeducador; o epicon lúcido; o escritor; o evoluciente; o exemplarista; o intelectual; o reciclante existencial; o inversor existencial; o maxidissidente ideológico; o tenepessista; o ofiexista; o parapercepciologista; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o projetor consciente; o sistemata; o tertuliano; o verbetólogo; o voluntário; o tocador de obra; o homem de ação.
           Femininologia: a acoplamentista; a agente retrocognitora; a amparadora intrafísica; a atacadista consciencial; a autodecisora; a intermissivista; a cognopolita; a compassageira evolutiva; a completista; a comunicóloga; a consciencióloga; a conscienciômetra; a consciencioterapeuta; a macrossômata; a convivióloga; a duplista; a duplóloga; a proexista; a proexóloga; a reeducadora; a epicon lúcida; a escritora; a evoluciente; a exemplarista; a intelectual; a reciclante existencial; a inversora existencial; a maxidissidente ideológica; a tenepessista; a ofiexista; a parapercepciologista; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a projetora consciente; a sistemata; a tertuliana; a verbetóloga; a voluntária; a tocadora de obra; a mulher de ação.
           Hominologia: o Homo sapiens projectius; o Homo sapiens autoperquisitor; o Homo sapiens parapsychicus; o Homo sapiens tenepessista; o Homo sapiens offiexista; o Homo sapiens epicentricus; o Homo sapiens semiconsciex.


                                        V. Argumentologia

         Exemplologia: fenômeno projetivo ambivalente individual = a ocorrência afetando apenas o projetor ou projetora consciente; fenômeno projetivo ambivalente grupal = a ocorrência afetando diversas consciências.
         Culturologia: a cultura projeciológica.
         Taxologia. Sob a ótica da Parafenomenologia, ocorrem, além de outros, 32 fenômenos parapsíquicos conexos, principais ou ambivalentes, com a consciência humana projetada, ou não, e a participação da consciência intrafísica, seja no estado da vigília física ordinária ou projetada em ambiente extrafísico, aqui listados na ordem alfabética:
         01. Aparição: da projetora ou projetor projetado a seres intrafísicos.
         02. Autodessoma: cardíaca e umbilical.
         03. Autopsicofonia.
         04. Autotransfiguração: extrafísica.
         05. Bilocação física: da pessoa do projetor, ou projetora, vista por outros.
         06. Clarividência viajora.
         07. Criação de morfopensenes: formas-pensamento.
         08. Ectoplasmia projetiva.
         09. Elongação extrafísica.
         10. Estado de animação suspensa.
         11. Exteriorização da motricidade.
         12. Exteriorização da sensibilidade.
         13. Falsa chegada.
         14. Heteroscopia: projetiva.
         15. Meia-materialização.
         16. Multilocação: física.
         17. Parapirogenia: projetiva.
         18. Passes energéticos: extrafísicos (exteriorizações) transmitidos pela projetora ou projetor projetado, inclusive a exteriorização a 3 ou a tríplice energização.
         19. Pneumatofonia: projetiva.
         20. Poltergeist: projetivo.
         21. Projeção do adeus.
         22. Projeção do duplo: de animal subumano detectada por alguma conscin.
         23. Projeção possessiva.
         24. Projeção sonora.
         25. Psicofonia projetiva: extrafísica.
         26. Psicofonia projetiva: humana.
         27. Psicografia projetiva.
         28. Raps: projetivos.
         29. Telecinesia: extrafísica.
         30. Telepatia: extrafísica.
         31. Parateleportação: humana.
         32. Zoantropia.
         Complexidade. Nos casos de fenômenos parapsíquicos com agente extrafísico podendo ser consciência intrafísica, consciex, recém-consciex ou da qual pode-se dizer conscin-consciex, a detecção humana pode ser feita por percipiente intrafísico ou por vários, ao mesmo tempo.
         Confirmação. Nesta última hipótese de percepção coletiva, o fenômeno recebe mais ampla confirmação, a revalidação dos fatos, tornando-se mais complexas as ocorrências e mais difíceis as análises e interpretações (Hermenêutica Projeciológica).


                                                       VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 12 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o fenômeno projetivo ambivalente, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Abordagem consciencial: Experimentologia; Neutro.
           02. Alternância interdimensional: Projeciologia; Homeostático.
           03. Autoconscientização multidimensional: Projeciologia; Homeostático.
           04. Corpus da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
           05. Extraconscienciologia: Experimentologia; Neutro.
           06. Fenomenologia holossomática: Parafenomenologia; Neutro.
           07. Intraconscienciologia: Mentalsomatologia; Neutro.
           08. Lei da Proéxis: Proexologia; Homeostático.
           09. Lei do Maior Esforço: Holomaturologia; Homeostático.
           10. Multidimensionalidade consciencial: Parapercepciologia; Homeostático.
           11. Portfolio da Conscienciologia: Experimentologia; Homeostático.
           12. Triatleta conscienciológico: Experimentologia; Homeostático.
     O FENÔMENO PROJETIVO AMBIVALENTE, AO MESMO
  TEMPO SUBJETIVO E COM REFLEXOS OBJETIVOS, PERMITE ESTABELECER A CONEXÃO DAS OBSERVAÇÕES
  ENTRE OS PESQUISADORES DAS PROJEÇÕES LÚCIDAS.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, já vivenciou algum fenômeno projetivo ambivalente? Registrou ou divulgou a ocorrência?
           Bibliografia Específica:
           1. Vieira, Waldo; Projeciologia: Panorama das Experiências da Consciência Fora do Corpo Humano; 1.248 p.; 525 caps.; 150 abrevs.; 43 ilus.; 5 índices; 1 sinopse; glos. 300 termos; 2.041 refs.; alf.; geo.; ono.; 27 x 21 x 7 cm;
       a enc.; 5 Ed.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2002; páginas 156 e 157.