Ano Invexológico

O ano invexológico é o período de 12 meses no qual a conscin inversora, homem ou mulher, dedica esforços holossomáticos, pensênicos, evolutivos e cosmoéticos objetivando cumprir as etapas das metas prioritárias da inversão existencial (invéxis).

Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já aplicou a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica visando concluir as metas do Curso Intermissivo “como se não houvesse amanhã”? Já refletiu sobre a possibilidade de vivenciar o ano invexológico?

      ANO INVEXOLÓGICO
                                        (INVEXOLOGIA)


                                           I. Conformática

           Definologia. O ano invexológico é o período de 12 meses no qual a conscin inversora, homem ou mulher, dedica esforços holossomáticos, pensênicos, evolutivos e cosmoéticos objetivando cumprir as etapas das metas prioritárias da inversão existencial (invéxis).
           Tematologia. Tema central neutro.
           Etimologia. A palavra ano provém do idioma Latim, annus, “círculo de duração no tempo; tempo de órbita da Terra ao redor do Sol”. Surgiu no Século XI. O vocábulo inversão procede do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. Surgiu no Século XIX. O termo existencial deriva do idioma Latim Tardio, existentialis, “existencial; relativo ao aparecimento”, de existere, “aparecer; nascer; deixar-se ver; mostrar-se; apresentar-se; existir; ser; ter existência real”. Apareceu também no Século XIX. O elemento de composição logia vem do idioma Grego, lógos, “Ciência; Arte; tratado; exposição cabal; tratamento sistemático de 1 tema”.
           Sinonimologia: 1. Ano do maxiplanejamento invexológico. 2. Ano da inversão existencial. 3. Organização invexológica em 52 semanas. 4. Plano invexológico em 365 dias.
           Neologia. As 3 expressões compostas ano invexológico, ano invexológico jejuno e ano invexológico veterano são neologismos técnicos da Invexologia.
           Antonimologia: 1. Ano recexológico. 2. Balanço anual. 3. Plano dos eventos diários. 4. Reciclagem existencial.
           Estrangeirismologia: a utilização do laptop pessoal; o deadline invexológico; o upgrade inversivo planejado; o turning point da invéxis; o post-mortem do inversor; o modus operandi pessoal; a melhoria da performance da invéxis.
           Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto às prioridades autoinvexológicas e autoproexológicas advindas do Curso Intermissivo (CI).
           Citaciologia. Eis citação pertinente ao tema: – Enquanto estamos adiando, a vida passa correndo (Sêneca, 4 a.e.c.–65 e.c.).


                                             II. Fatuística

           Pensenologia: o holopensene pessoal da Invexologia; os invexopensenes; a invexopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; os paratecnopensenes; a paratecnopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os proexopensenes; a proexopensenidade; os prioropensenes; a prioropensenidade; a retilinearidade autopensênica desde a adolescência.
           Fatologia: o ano invexológico; o maxiplanejamento invexológico em 1 ano; o autenfrentamento do medo da morte biológica pelo inversor; o ensaio lúcido da autodessoma precoce; o encaminhamento das autopendências desde cedo; o desenvolvimento das ações pró-autorganização de possível dessoma prematura; a adequação do planejamento e da experimentação às características do temperamento pessoal; o adiantamento do aparecimento das questões mal resolvidas do passado recente ou distante; o predomínio do Curso Intermissivo pré-ressomático frente ao porão consciencial; a autorresponsabilidade evolutiva na opção pela invéxis; a autopesquisa estruturadora do maxiplanejamento invexológico; as planilhas pessoais do inversor; a autoconfiança calcada no megatrafor; as crises de crescimento ainda na adolescência originadas pelo atraso proéxico; as crises de crescimento geradas na realização do ano invexológico; as recins necessárias aos desafios da autoproéxis; o invexograma pessoal; a procrastinação do prioritário na inversão existencial; o atraso invexológico; a queima de etapas na inversão existencial; a atualização das recins do inversor; a autorreflexão sobre as áreas da vida a serem atualizadas; a identificação de trafores, trafares, trafais e megatrafares compostos; o aumento das sincronicidades pró-completismo do ano invexológico; a importância do inversor estar atento aos fatos e parafatos para a melhor definição dos rumos na vida humana; a eficácia no gerenciamento dos recursos conscienciais visando executar metas invexológicas prioritárias; a autoprofilaxia evolutiva; a consecução linear das cláusulas da autoproéxis desde tenra idade; o completismo existencial (compléxis) programado; o objetivo de atingir o compléxis; a utilização da disciplina; a eliminação de áreas problemáticas; a identificação de metas do maxiplanejamento invexológico; o planejamento da proéxis; o trabalho com a maxifraternidade imberbe; o autenfrentamento rumo à autossuperação; a avaliação pessoal da capacidade de manutenção dos projetos libertários; a compreensão da necessidade de planejamento de vida; a necessidade de se adaptar a mudanças; a execução do planejamento pelo jovem; a capacidade de resiliência do inversor; as extrapolações da invéxis; o investimento no compléxis desde cedo; a obtenção de moratória existencial (moréxis) pelo inversor; o saldo da Ficha Evolutiva Pessoal (FEP) da conscin inversora evidenciando crédito ou o débito no balanço existencial.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o desenvolvimento precoce da sinalética energética e parapsíquica pessoal; a invéxis possibilitando a realização integral dos mandatos do Curso Intermissivo; a recuperação, ainda na adolescência, dos cons magnos; o ano invexológico simulando o impacto da experiência de quase morte (EQM) sobre a vida da conscin; a atuação do amparador extrafísico pessoal, de função, na aplicação do ano invexológico; o despertamento parapsíquico saudável na mocidade; as projeções conscienciais ampliadoras da cosmovisão do jovem; as autorretrocognições sadias; a antecipação da tenepes; a antecipação da desperticidade; as consciexes atuantes nos acidentes de percurso; a condição de conscin-cobaia para os atuais alunos dos Cursos Intermissivos; a compreensão da dinâmica dos autorrevezamentos multiexistenciais possibilitada pela experimentação sucessiva do ano invexológico; a depuração da Paragenética pessoal; as extrapolações parapsíquicas; a megaeuforização autopromovida; o antes e o depois do ano invexológico na holobiografia pessoal.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo Curso Intermissivo–autexperimentação; o sinergismo Autexperimentologia-Invexologia; o sinergismo planejamento–antecipação da proéxis.
          Principiologia: o princípio da descrença; o princípio do exemplarismo pessoal (PEP); o princípio do posicionamento pessoal (PPP).
          Codigologia: o código de prioridades pessoais (CPP); o código pessoal de Cosmoética (CPC); o código do exemplarismo pessoal (CEP).
          Teoriologia: a teoria de a vida humana atual valer 15 vidas pretéritas; a teoria da personalidade consecutiva; a teoria da inteligência evolutiva (IE); a teoria da reciclagem existencial; a teoria da reciclagem intraconsciencial; a teoria da autodisciplina evolutiva; a teoria do compléxis; a teoria da moréxis; a teoria da maximoréxis; a teoria da colheita intermissiva; a teoria da autossuperação evolutiva.
          Tecnologia: a banana technique; a técnica do EV; as técnicas projetivas; as técnicas retrocognitivas; a técnica da madrugada; a técnica da imobilidade física vígil (IFV); as técnicas de clarividência; a técnica do arco voltaico craniochacral no desbloqueio cortical; a técnica da tenepes enquanto agente de acertos grupocármicos e de assistência policármica.
          Voluntariologia: o voluntariado da Associação Internacional de Inversão Existencial (ASSINVÉXIS); o voluntariado interassistencial nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs); o voluntariado enquanto agente de acertos grupocármicos; o voluntariado conscienciológico sendo arrimo dos amparadores de proéxis.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da proéxis; o laboratório conscienciológico da autorganização; o laboratório conscienciológico da tenepes; o laboratório conscienciológico Tertuliarium; o laboratório radical da Heurística (Serenarium); o laboratório consciencial (labcon).
          Colegiologia: o Colégio Invisível dos Invexólogos; o Colégio Invisível da Dessomatologia (CID); o Colégio Invisível dos Intermissivistas; o Colégio Invisível da Intrafisicologia; o Colégio Invisível da Experimentologia; o Colégio Invisível da Evoluciologia; o Colégio Invisível dos Despertos.
          Efeitologia: o efeito na vida humana da aplicação da técnica da invéxis; o efeito da autoridade moral fornecida pela teática das recins ainda na juventude; o efeito da virada evolutiva; o efeito da autoconfiança no enfrentamento e superação dos contrafluxos da proéxis; o efeito do monitoramento dos amparadores de função no ano invexológico; o efeito do êxito inversivo na seriéxis.
          Neossinapsologia: as neossinapses geradas pela rotina útil ainda na juventude; as neossinapses geradas pelas recins no contexto da invéxis; as neossinapses geradas pela aceleração da História Pessoal; as neossinapses geradas pelas autopriorizações evolutivas; as neossinapses geradas pelo acoplamento amparador-amparando.
          Ciclologia: o ciclo período intermissivo–período intrafísico; o ciclo dessoma-ressoma; o ciclo autoconsciencioterápico; o ciclo multiexistencial pessoal (CMP).
          Enumerologia: a precocidade; a antecipação; o adiantamento; a prevenção; a profilaxia; a antecedência; a concretização.
          Binomiologia: o binômio iniciativa-acabativa; o binômio autesforço-autevolução; o binômio autopesquisa-recéxis.
          Interaciologia: a interação gerenciamento da vida–gerenciamento da proéxis; a interação autexperimentador–amparador extrafísico de função; a interação planejamento-realização.
          Crescendologia: o crescendo autopesquisa-recéxis; o crescendo recéxis-recin; o crescendo autexperimentação-autoconhecimento; o crescendo inversão existencial–desperticidade; o crescendo autoinvestigação-autodiagnóstico-autenfrentamento-autossuperação; o crescendo recin-compléxis; o crescendo intermissivista-inversor-completista; o crescendo evolutivo cronológico; o crescendo completismos diários–completismo existencial.
          Trinomiologia: o trinômio motivação-trabalho-lazer; o trinômio interesses-metas-evolução; o trinômio aqui-agora-já; o trinômio planejamento-consecução-resultados.
          Polinomiologia: o polinômio cronológico etário infância–adolescência–meia-idade–maturidade; o polinômio temporal manhã-tarde-noite-madrugada; o polinômio sazonal primavera-verão-outono-inverno.
          Antagonismologia: o antagonismo sono da robéxis / vigília da lucidez; o antagonismo prioridade teática / prioridade teórica; o antagonismo prioridade atendida / prioridade esquecida; o antagonismo autoprioridade realística / autoprioridade fantasiosa; o antagonismo autovivência das prioridades / autofrustração consciencial; o antagonismo tarefa de alta prioridade / tarefa de baixa prioridade.
          Paradoxologia: o paradoxo invexopensênico de estar à frente de si mesmo; o paradoxo da maturidade imberbe.
          Politicologia: a lucidocracia; a cognocracia; a assistenciocracia; a parapsicocracia; a projeciocracia; a invexocracia.
          Legislogia: a lei do maior esforço evolutivo aplicada desde a juventude; a lei do retorno; a lei da ação e reação.
          Filiologia: a invexofilia; a experimentofilia; a neofilia; a reciclofilia; a tecnofilia; a paratecnofilia; a autopesquisofilia; a evoluciofilia.
          Fobiologia: a tanatofobia; a decidofobia; a autopesquisofobia; a invexofobia.
          Sindromologia: a síndrome da dispersão consciencial; a evitação da síndrome do estrangeiro; a evitação da síndrome do ansiosismo; a profilaxia da síndrome da robotização existencial; a síndrome da impontualidade.
          Maniologia: a autorrevisão da mania de deixar para amanhã o realizável hoje; a prevenção da mania de empurrar com a barriga o autenfrentamento das necessidades evolutivas.
          Mitologia: o mito da falta de tempo; a anulação do mito do jovem necessariamente inexperiente desconsiderando a holobiografia; a superação dos mitos da juventude.
          Holotecologia: a metodoteca; a cronoteca; a invexoteca; a proexoteca; a evolucioteca; a experimentoteca; a convivioteca; a recicloteca; a tecnoteca.
          Interdisciplinologia: a Invexologia; a Autopriorologia; a Autoproexologia; a Intrafisicologia; a Evoluciologia; a Autorganizaciologia; a Experimentologia; a Holomaturologia; a Autodiscernimentologia; a Dessomatologia.


                                          IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin inversora.
          Masculinologia: o inversor existencial; o invexólogo; o agente retrocognitor inato; o intermissivista; o proexólogo; o exemplarista; o conscienciólogo; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o ofiexista; o completista; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o jovem de ação.
          Femininologia: a inversora existencial; a invexóloga; a agente retrocognitora inata; a intermissivista; a proexóloga; a exemplarista; a consciencióloga; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a ofiexista; a completista; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a jovem de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens prospectivus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens intermissivista.


                                        V. Argumentologia

          Exemplologia: ano invexológico jejuno = aquele a ser realizado pela conscin inversora inexperiente; ano invexológico veterano = aquele a ser repetido pela conscin inversora experiente.
          Culturologia: a cultura da intelectualidade precoce; a cultura das autopriorizações evolutivas; a cultura da autopesquisa; a cultura da Proexologia; a cultura da megagescon; a cultura invexológica; a cultura da valorização e aplicação dos aportes proexológicos.
          Maxiplanejamento. Pela Autorganizaciologia, através do maxiplanejamento invexológico, a conscin candidata à aplicação da invéxis, pode planificar a vida tecnicamente, com metas factíveis de curto, médio e longo prazo objetivando cumprir a programação existencial de modo retilíneo, dinamizando o autorrendimento consciencial em curto prazo.
          Taxologia. Segundo a Autexperimentologia, eis, na ordem alfabética, 7 fatores relativos à união otimizadora entre a técnica da inversão existencial e a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica, na aplicação do ano invexológico:
          1. Adiantamento: a antecipação de etapas evolutivas, comuns às duas técnicas.
          2. Autenfrentamento: a defrontação com os padrões pessoais impróprios de comportamento antecipando crises de crescimento.
          3. Constância: a manutenção de atos libertários da proéxis.
          4. Planejamento: a elaboração de planos de vida, com definição clara das prioridades pessoais e adaptação a mudanças.
           5. Reciclagens: a criação de neossinapses através da realização de reciclagens intraconscienciais.
           6. Resiliência: a capacidade de se recompor após passar por pressões mesológicas, resistindo aos contrafluxos e aprendendo a ser versátil.
           7. Sincronicidade: o aproveitamento das sincronicidades indicativas do desenvolvimento pessoal pró-evolutivo.
           Oportunidade. O ano invexológico é a oportunidade da conscin inversora existencial realizar, em 12 meses, o equivalente a anos do maxiplanejamento invexológico.


                                                   VI. Acabativa

           Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com o ano invexológico, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
           01. Aproveitamento do tempo: Autoproexologia; Homeostático.
           02. Autautoridade vivencial: Autopesquisologia; Homeostático.
           03. Autodesorganização: Parapatologia; Nosográfico.
           04. Autovivência das prioridades: Autopriorologia; Homeostático.
           05. Dessomática: Dessomatologia; Neutro.
           06. Indisciplina: Parapatologia; Nosográfico.
           07. Invexopensene: Materpensenologia; Homeostático.
           08. Maxiplanejamento invexológico: Invexologia; Homeostático.
           09. Megafocalização precoce: Invexologia; Homeostático.
           10. Meta existencial final: Proexologia; Homeostático.
           11. Planilha evolutiva: Evoluciologia; Homeostático.
           12. Reciclofilia: Reciclologia; Neutro.
           13. Rotina redonda: Rotinologia; Homeostático.
           14. Rotina útil: Intrafisicologia; Homeostático.
           15. Técnica de mais 1 ano de vida intrafísica: Autexperimentologia; Neutro.
  O ANO INVEXOLÓGICO PROPORCIONA MATERIALIZAÇÃO
 DAS METAS DO CURSO INTERMISSIVO A TODA CONSCIN
   INVERSORA E AUTEMPENHADA EM NÃO DESPERDIÇAR
  QUAISQUER OPORTUNIDADES DA VIDA HUMANA ATUAL.
           Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já aplicou a técnica de mais 1 ano de vida intrafísica visando concluir as metas do Curso Intermissivo “como se não houvesse amanhã”? Já refletiu sobre a possibilidade de vivenciar o ano invexológico?
           Bibliografia Específica:
           1. Jacob, Mariane Kaczmarek; Aplicação da Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica: Ferramenta para a Autopesquisa Consciencial; Artigo; Anais da V Jornada de Autopesquisa Conscienciológica, I Congresso Internacional de Autopesquisologia: Ciência Aplicada à Evolução Pessoal; Rio de Janeiro, RJ; 13-15.11.10; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 14; N. 1; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Janeiro-Março, 2010; páginas 117 a 129.
           2. Idem; Técnica de Mais 1 Ano de Vida Intrafísica: Otimizadora do Maxiplanejamento Invexológico; Artigo; Anais da VIII Semana da Invéxis; X Congresso Internacional de Inversão Conscientia; Foz do Iguaçu, PR; 1619.07.12; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 15; N. 3; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2011; páginas 400 a 409.
            3. Nonato, Alexandre; Invexograma: Auto-avaliação da Invéxis; Artigo; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; N. 2; S-2; 1 cronologia; 1 enu.; 1 questionário; 1 tab; 6 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho-Setembro, 2007; páginas 77 a 81.
            4. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; páginas 22, 178 e 179.
            5. Vieira, Waldo; Manual da Proéxis; revisores Alexander Steiner; Cristiane Ferraro; & Kátia Arakaki; 176 p.; 40 caps.; 34 E-mails; 86 enus.; 1 foto; 1 microbiografia; 11 websites; 17 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 4ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; PR; 2005; página 55.
            6. Idem; O que é Conscienciologia; revisores Flávia Vianna; & Helena Araújo; 184 p.; 100 caps.; 20 E-mails; 1 foto; 1 microbiografia; 15 técnicas; 11 testes; 17 websites; glos. 280 termos; 86 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 4ª Ed.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu; PR; 2012; páginas 23, 111, 144 e 170.
            7. Idem;; 700 Experimentos da Conscienciologia; 1.058 p.; 40 seções; 100 subseções; 700 caps.; 147 abrevs.; 1 cronologia; 100 datas; 1 E-mail; 600 enus.; 272 estrangeirismos; 2 tabs.; glos. 280 termos; 300 testes; 5.116 refs.; alf.; geo.; ono.; 28,5 x 21,5 x 7 cm; enc.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1994; página 607.
                                                                                                                     M. K. J.