Inteligência Financeira Invexogênica

A inteligência financeira invexogênica é a faculdade, habilidade ou aptidão de a conscin inversora existencial, homem ou mulher, conceber, conhecer, compreender e aprender a maneira equilibrada e cosmoética de ganhar, multiplicar, utilizar e poupar o dinheiro, objetivando o autofinanciamento proéxico com vistas à materialização do maxiplanejamento invexológico.

      INTELIGÊNCIA            FINANCEIRA INVEXOGÊNICA
                                       (INVEXOLOGIA)


                                         I. Conformática

          Definologia. A inteligência financeira invexogênica é a faculdade, habilidade ou aptidão de a conscin inversora existencial, homem ou mulher, conceber, conhecer, compreender e aprender a maneira equilibrada e cosmoética de ganhar, multiplicar, utilizar e poupar o dinheiro, objetivando o autofinanciamento proéxico com vistas à materialização do maxiplanejamento invexológico.
          Tematologia. Tema central neutro.
          Etimologia. A palavra inteligência provém do idioma Latim, intelligentia, “inteligência; entendimento; conhecimento; noção”. Apareceu no Século XIV. O termo finança deriva do idioma Francês, finance, “pagamento; fonte de renda; recursos financeiros”. Surgiu no Século XVI. O sufixo eiro, componentes de adjetivos, procede do idioma Latim, airu, “o que produz; trata de; cuida”. O vocábulo financeiro apareceu no Século XIX. O vocábulo inversão procede do idioma Latim, inversio, “inversão; transposição em retórica; ironia; anástrofe; alegoria”, de invertere, “virar; voltar o avesso; revolver; derrubar; deitar abaixo; inverter; transtornar”. O elemento de composição gênico tem conexão com genia, derivado do idioma Grego, génos, “raça; tronco; família; descendência”.
          Sinonimologia: 1. Intelecção financeira invexogênica. 2. Inteligência negocial pró-invéxis. 3. Lucidez administrativo-financeira invexogênica.
          Neologia. As 4 expressões compostas inteligência financeira invexogênica, inteligência financeira invexogênica egocármica, inteligência financeira invexogênica grupocármica e inteligência financeira invexogênica policármica são neologismos técnicos da Invexologia.
          Antonimologia: 1. Dependência financeira antiinvéxis. 2. Desinteligência financeira antiinvéxis. 3. Desorganização financeira antiinvéxis. 4. Apego financeiro patológico.
          Estrangeirismologia: a utilização do laptop pessoal; o upgrade inversivo planejado;
 o modus operandi pessoal; a melhoria da performance da invéxis.
          Atributologia: predomínio das faculdades mentais, notadamente do autodiscernimento quanto ao desenvolvimento da inteligência financeira na invéxis.


                                           II. Fatuística

          Pensenologia: o holopensene pessoal da autossustentabilidade econômico-financeira;
 o holopensene pessoal da Invexologia; os invexopensenes; a invexopensenidade; os aportes invexológicos direcionando o materpensene da autoproéxis; os proexopenses; a proexopensenidade; os conviviopensenes; a conviviopensenidade; os ortopensenes; a ortopensenidade; os genopensenes; a genopensenidade; os analiticopensenes; a analiticopensenidade; os criticopensenes; a criticopensenidade; os evoluciopensenes; a evoluciopensenidade; o holopensene pessoal da holomaturidade precoce aplicada.
          Fatologia: a inteligência financeira invexogênica; o planejamento econômico pró-invéxis; a busca do inversor pela construção do pé-de-meia; os investimentos feitos pelos pais para os filhos; o comportamento financeiro dos pais; a educação financeira recebida na infância; a semanada; a mesada; o dinheiro na adolescência; as crianças e os jovens com problemas financeiros; a corrupção na família; o conforto do lar paterno ou materno; a geração nem-nem; o planejamento financeiro estruturado desde a mocidade; a saída da casa dos pais; o predomínio do Curso Intermissivo (CI) pré-ressomático frente ao porão consciencial; o entendimento sobre os investimentos cosmoéticos; o conhecimento dos produtos bancários; o orçamento pessoal fundamental à administração da invéxis; o trabalho versus a profissão; as âncoras de carreira; a carreira profissional; a tentação de gastar; a conta-corrente credora; a conta-corrente devedora; o planejamento financeiro do inversor participante de dupla evolutiva (DE); o estilo de lidar com o dinheiro e as emoções; as planilhas financeiras invexogênicas; os gráficos da economia pessoal ressaltando os pontos vulneráveis do inversor; a reserva econômica estratégica visando o compléxis; o endividamento criterioso, caso necessário; as diversificações das aplicações financeiras enquanto precaução; os indicadores financeiros mostrando tendências norteadoras de ações antecipadas protetoras da reserva monetária pessoal; o maxiplanejamento invexológico; o discernimento quanto ao prioritário; a autopesquisa estruturadora do maxiplanejamento financeiro invexológico; a autoconfiança calcada no megatrafor; a força da decisão antecipada; as recins necessárias aos desafios da invéxis; o invexograma pessoal; a Cosmoética Aplicada; o pé-de-meia para a assistência grupocármica; a reserva econômica estratégica visando auxiliar pais e parentes na velhice; a condição de pesquisador independente; a busca da sapiência interassistencial invexogênica.
          Parafatologia: a autovivência do estado vibracional (EV) profilático; o drible aos desvios da invéxis patrocinados pelos assediadores; os CIs elucidando a importância da autonomia financeira; a atuação do amparador extrafísico pessoal, de função, na aplicação da inteligência financeira invexogênica; a antecipação da tenepes; a antecipação da desperticidade; as responsabilidades policármicas perante os aportes financeiros recebidos.


                                          III. Detalhismo

          Sinergismologia: o sinergismo invéxis–inteligência financeira; o sinergismo autoparapsiquismo lúcido–maturidade econômico-financeira; o sinergismo patológico carência afetiva–descontrole financeiro; o sinergismo finanças-Cosmoética.
          Principiologia: o princípio do exemplarismo pessoal (PEP) financeiro; o princípio “quem tem projeto de vida não gasta dinheiro à toa”; o princípio da Reeducaciologia enquanto o melhor recurso para o desenvolvimento econômico-financeiro.
          Codigologia: o código pessoal de Cosmoética (CPC) aplicado na utilização dos aportes econômicos-financeiros na invéxis; o código de conduta do inversor.
          Teoriologia: a teoria e prática da invéxis; a teoria da inteligência financeira.
          Tecnologia: o desenvolvimento de técnicas de administração do patrimônio econômico-financeiro com finalidades interassistenciais; as técnicas psicoterapêuticas; as técnicas consciencioterápicas; as técnicas conscienciométricas.
          Voluntariologia: o exemplo do voluntariado conscienciológico sem remuneração financeira; o aplauso acrítico na sobrecarga de trabalho voluntário nas Instituições Conscienciocêntricas (ICs) mantendo a consciência em subnível financeiro.
          Laboratoriologia: o laboratório conscienciológico da Invexologia; o laboratório conscienciológico da Autocosmoeticologia; o laboratório conscienciológico da vida cotidiana; o laboratório conscienciológico do Curso Intermissivo; o laboratório conscienciológico da Autorganizaciologia.
          Colegiologia: o Colégio Invisível da Invexologia; o Colégio Invisível da Cosmoeticologia; o Colégio Invisível da Pacifismologia; o Colégio Invisível da Paradireitologia.
          Efeitologia: o efeito autoconscienciométrico dos estudos das Finanças Interassistenciais sobre os pesquisadores desta área; o efeito reeducador do exemplarismo financeiro familiar; os efeitos otimizadores da convergência de recursos conscienciais energéticos e financeiros nas realizações pessoais e grupais.
          Neossinapsologia: os estudos das Finanças Interassistenciais promovendo o desenvolvimento de neossinapses econômico-financeiras.
          Ciclologia: o ciclo financeiro patológico esbanjar-endividar-depender; o ciclo (didático-pedagógico) aprendizagem financeira–aplicação dos recursos financeiros.
          Binomiologia: a evitação do binômio voto de pobreza–parasitismo na gestão financeira; o binômio assistencial doação financeira providencial–doação energética terapêutica; o binômio autonomia financeira–liberdade de expressão; o binômio independência financeira–alavancagem interassistencial.
          Interaciologia: a interação inversor-amparador; a interação inversores-reciclantes.
          Crescendologia: o crescendo educação financeira–ortometria econômico-financeira.
          Trinomiologia: o trinômio econômico receita-despesa-reserva; o trinômio investimento-meta-objetivos.
          Polinomiologia: o polinômio temperamento pessoal–influência familiar–condição socioeconômica–idade intrafísica–contexto cultural–valores conscienciais–prioridades evolutivas; o polinômio poupar-trabalhar-multiplicar-alavancar.
          Antagonismologia: o antagonismo perdularismo / economicidade cosmoética; o antagonismo economia de consumo / economia de investimento; o antagonismo salário atualizado / salário defasado.
          Paradoxologia: o paradoxo de pensar no dinheiro para não precisar agir pensando só em dinheiro.
          Politicologia: a política econômica; a política educacional; a política cultural.
          Legislogia: as leis econômicas; a lei da interdependência consciencial; a lei de Gérson.
          Filiologia: a dinheirofilia; a economofilia; a assistenciofilia; a metodofilia; a bibliofilia; a evoluciofilia; a decidofilia.
          Fobiologia: a autopesquisofobia; a disciplinofobia; a energeticofobia; a laborfobia; a errofobia; a recinofobia; a liberofobia.
          Sindromologia: a síndrome do canguru; a síndrome do pós-canguru; a síndrome do ninho vazio; a síndrome do ninho cheio.
          Maniologia: a mania de guardar dinheiro debaixo do colchão.
          Mitologia: o mito de ser impossível ser rico honestamente usado enquanto desculpa para não se alcançar a independência financeira; o mito do enriquecimento sem esforço.
          Holotecologia: a economoteca; a politicoteca; a administrativoteca; a energoteca; a invexoteca; a mentalsomatoteca; a organizacioteca; a ortopensenoteca; a proexoteca; a reeducacioteca; a traforoteca; a didaticoteca.
          Interdisciplinologia: a Invexologia; a Administraciologia; a Consciencioterapia; a Cosmoeticologia; a Grupocarmologia; a Conscienciometrologia; a Despertologia; a Economiologia; a Paradireitologia; a Psicologia Cognitivo-Comportamental; a Historiologia; a Intermissiologia; a Matematicologia; a Mercadologia; a Organizaciologia; a Pacifismologia; a Seriexologia.


                                           IV. Perfilologia

          Elencologia: a conscin lúcida; a isca humana lúcida; o ser desperto; o ser interassistencial; a conscin enciclopedista; a conscin inversora.
          Masculinologia: o inversor existencial; o pré-invexólogo; o invexólogo; o agente retrocognitor inato; o intermissivista; o proexólogo; o exemplarista; o conscienciólogo; o tenepessista; o projetor consciente; o epicon lúcido; o ofiexista; o completista; o reeducador; o escritor; o evoluciente; o intelectual; o pesquisador; o pré-serenão vulgar; o tertuliano; o teletertuliano; o verbetógrafo; o verbetólogo; o jovem de ação.
          Femininologia: a inversora existencial; a pré-invexóloga; a invexóloga; a agente retrocognitora inata; a intermissivista; a proexóloga; a exemplarista; a consciencióloga; a tenepessista; a projetora consciente; a epicon lúcida; a ofiexista; a completista; a reeducadora; a escritora; a evoluciente; a intelectual; a pesquisadora; a pré-serenona vulgar; a tertuliana; a teletertuliana; a verbetógrafa; a verbetóloga; a jovem de ação.
          Hominologia: o Homo sapiens inversor; o Homo sapiens oeconomicus; o Homo sapiens experimentator; o Homo sapiens autorreeducator; o Homo sapiens autocriticus; o Homo sapiens prospectivus; o Homo sapiens interassistentialis; o Homo sapiens proexista; o Homo sapiens invexologus; o Homo sapiens completista; o Homo sapiens intermissivista.


                                         V. Argumentologia

           Exemplologia: inteligência financeira invexogênica egocármica = a habilidade na formação do pé-de-meia pessoal; inteligência financeira invexogênica grupocármica = a perspicácia ao lidar com dinheiro proporcionando o auxílio financeiro à família e ao grupo de convívio mais próximo; inteligência financeira invexogênica policármica = a acuidade no apoio financeiro às obras libertárias e às atividades assistenciais, no atacado.
           Culturologia: a cultura da invéxis; a cultura da interdependência consciencial.
           Contrapontologia. Sob a ótica da Autopesquisologia, eis, por exemplo, em ordem alfabética, 11 contrapontos entre a relação homeostática e a nosográfica com o dinheiro a serem avaliados pelo inversor para aferição da inteligência financeira invexogênica:
         Tabela - Relação Homeostática / Nosográfica da Conscin com o Dinheiro
      Nos            Relação Homeostática                         Relação Nosográfica
             Ajuda financeiramente de maneira            Manipula as pessoas para conseguir
      01.
             lúcida                                      dinheiro
      02.    Devolve o troco dado a maior                Quer tirar vantagem em tudo
      03.    É conscin large                             É conscin miserê
      04.    Entende o dinheiro como meio                Almeja a riqueza
      05.    É senhor do dinheiro                        É escravo do dinheiro
                                                         Evita dizer “não” por medo de ser
      06.    Estabelece relações ganha-ganha
                                                         rejeitado
      07.    Estuda sobre investimentos                  Gasta todo dinheiro recebido
             Evita crediários, financiamentos e
      08.                                                Faz empréstimo para cobrir outro
             dívidas
      09.    Faz planejamento financeiro                 Deixa as dívidas para o futuro
                                                         Não quer nem ouvir falar em
      10.    Pesquisa sobre o tema dinheiro
                                                         dinheiro
             Sabe o quanto recebe e o valor das
      11.                                                Depende financeiramente de outros
             coisas
           Perfis. Sob o aspecto da Sociologia, eis 18 perfis, os quais podem ajudar o inversor a refletir a respeito da própria relação com o dinheiro, levando em conta a classe social, a mesologia, a profissão e a holobiografia pessoal:
           01. Apostador: os jogos; os sorteios; a confiança antecipada no sucesso financeiro; a competição; o vício em ganhar mais dinheiro; a riscomania; a fezinha.
           02. Aristocrata: o luxo; a ostentação; o requinte; o dinheiro sem autesforço; o poder político e econômico; os privilégios; o sectarismo.
           03. Belicoso: a competição; a agressividade; a relação ganha-perde; o comportamento combativo no mercado profissional e financeiro.
           04. Burguês: o conforto social; o interesse pelo êxito material; o conforto econômico; o acúmulo de capital; o acesso a privilégios.
           05. Caixeiro-viajante: o representante comercial; o encarregado da empresa para venda a domicílio; o vendedor ambulante autônomo.
           06. Clânico: a empresa familiar; a sobreposição de família e empresa; as disputas sucessórias; o alinhamento entre posição e capacidade para exercício das funções de gestão.
          07. Comerciante: o intermediador de mercadorias; a ênfase no lucro.
          08. Empreendedor: a idealização, organização e realização de novos negócios; as inovações em empresas já existentes; a criação de empresas novas.
          09. Empregado: a prestação de serviços para o empregador; a carga horária de trabalho definida; o recebimento de salário e demais benefícios.
          10. Escravo: a submissão à vontade de alguém; o trabalho em excesso; o ato de viver para trabalhar; a privação da liberdade; a criadagem; o serviçal.
          11. Estatutário: o emprego público; o vínculo com entidades governamentais; a busca pela segurança financeira.
          12. Mascate: o comércio ambulante; a vida incerta; a barganha; o ato de viver de bicos.
          13. Mercenário: o trabalho apenas pelo dinheiro; o interesse financeiro; as vantagens materiais.
          14. Nepotista: a conquista do emprego por indicação e não por mérito; o favoristismo; a proteção parental.
          15. Patrão: a contratação de empregados; os riscos da atividade econômica; a responsabilidade perante os subordinados.
          16. Proletário: a remuneração insuficiente; a sensação de inferioridade; a terceirização da situação financeira.
          17. Propineiro: o recebimento de quantia em dinheiro para a prática de atos ilícitos; o dinheiro roubado da população; o suborno; a troca de favores.
          18. Religioso: o voto de pobreza; a falácia do dinheiro considerado sujo; o sentimento de culpa quanto ao usufruto das benesses financeiras; a contradição entre o voto de pobreza e a riqueza dos templos ligados às diversas religiões.


                                           VI. Acabativa

          Remissiologia. Pelos critérios da Mentalsomatologia, eis, por exemplo, na ordem alfabética, 15 verbetes da Enciclopédia da Conscienciologia, e respectivas especialidades e temas centrais, evidenciando relação estreita com a inteligência financeira invexogênica, indicados para a expansão das abordagens detalhistas, mais exaustivas, dos pesquisadores, mulheres e homens interessados:
          01. Algema de ouro: Desviaciologia; Nosográfico.
          02. Aporte existencial: Proexologia; Homeostático.
          03. Autolucidez antecipada: Autolucidologia; Homeostático.
          04. Bilibertação inversora: Invexologia; Neutro.
          05. Buffer financeiro: Proexologia; Homeostático.
          06. Educação financeira precoce: Reeducaciologia; Neutro.
          07. Energia do dinheiro: Proexologia; Neutro.
          08. Finanças interassistenciais: Interassistenciologia; Homeostático.
          09. Intelectualidade adolescente: Parageneticologia; Homeostático.
          10. Inteligência financeira proexogênica: Proexologia; Neutro.
          11. Maxiplanejamento invexológico: Invexologia; Homeostático.
          12. Meio: Autoproexologia; Neutro.
          13. Ortometria econômico-financeira: Autoconscienciometrologia; Neutro.
          14. Retribuiciologia: Proexologia; Homeostático.
          15. Testamento de inversor: Autoproexologia; Homeostático.
   A INTELIGÊNCIA FINANCEIRA INVEXOGÊNICA PROPORCIONA A LIBERDADE PESSOAL E GRUPAL NECESSÁRIA
    AO INVERSOR NO CUMPRIMENTO EFICAZ DAS METAS
     EVOLUTIVAS DELINEADAS NO CURSO INTERMISSIVO.
            Questionologia. Você, leitor ou leitora, na condição de inversor ou inversora existencial, já desenvolveu a inteligência financeira? Refletiu sobre a possibilidade de ampliar conhecimentos sobre finanças e consolidar o pé-de-meia pessoal? Qual o impacto dessas atitudes na proéxis?
            Bibliografia Específica:
            01. Almeida, Flávio; et al.; Profissão: Escolhas a Todo Momento; Artigo; Anais do IV Congresso Internacional de Inversão Existencial; Campus CEAEC; Foz do Iguaçu, PR; 25-31.07.05; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 8, N. 3, Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; JulhoSetembro, 2004; páginas 207 a 216.
            02. Araújo, Fábio; Sociedade da Fortuna; pref. Vera Rita de Mello Ferreira; 140p.; 21 x 14 cm; 47 caps.; 1 E-mail; 22 ilus.; br.; Mais Ativos; Brasília, DF; 2013; páginas 5 a 140.
            03. Borges, Olegário; Superação da Síndrome do Canguru através da Autonomia Interassistencial; Artigo; Proccedings of the 6th International Congress of Existencial Inversion; Foz do Iguaçú, PR; 09-12.07.07; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol.9; N. 36-S; 11 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; July, 2007; páginas 55 a 68.
            04. Calil, Mauro; Separe uma Verba para Ser Feliz: Desfrute do Dinheiro Hoje, Construa um Amanhã Próspero e tenha Feficidade Financeira Sempre, o Método Fast de Enriquecimento Consistente; pref. Paulo Portinho; 168 p.; 10 caps.; 1 citação.; 14 diagramas; 1 E-mail; 4 gráfs.; 1 microbiografia; 4 tabs.; 18 refs.; 9 webgrafias; 21 x 14 cm.; br.; Gente; São Paulo, SP; 2012; páginas 11 a 161.
            05. Cerbasi, Gustavo; Casais Inteligentes enriquecem Juntos: Finanças para Casais; 166 p.; 3 partes; 10 caps.; 2 E-mails; 3 fotos; 1 microbiografia; 21 x 16 cm; br.; Editora Gente; São Paulo; SP; 2004; páginas 82 a 101.
            06. Cortella, Mario Sergio; & Filho, Clóvis de Barros; Ética e Vergonha na Cara!; 112 p.; 1 citação; 2 microbiografias; 21 x 14 cm; glos. 43 termos; br., 3a reimp.; Papirus 7 Mares; Campinas; SP; 2014; páginas 84 a 94.
            07. Domingos, Reinaldo; Terapia Financeira; pref. Prof. Dr. José Carlos Marion; 116p.; 4 partes; 4 seções; 24 caps.; 1 citação; 15 ilus.; 22 tabs.; 23 x 15 cm.; 1 E-mail; 3a Ed.; DSOP Educação Finaceira; São Paulo, SP; 2011; páginas 82 a 87.
            08. Ferreira, Roberta; Desenvolvendo a Economicidade através da Autoconsciencioterapia; Artigo; Proceedings of the 6th International Congress of Existencial Inversion; Foz do Iguaçú, PR; 09-12.07.07; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol.9; N. 36-S; 32 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; July, 2007; páginas 87 a 102.
            09. Garcia, Cláudio; Inteligência Financeira e Inversão Existencial; Artigo; Proccedings of the 6th International Congress of Existencial Inversion; Foz do Iguaçú, PR; 09-12.07.07; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol.9; N. 36-S; 34 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; July, 2007; páginas 103 a 125.
            10. Gasparetto, Luiz Antônio; Prosperidade Profissional; 272 p.; 8 caps.; 1 E-mail; 1 foto; 21 x 14 cm; 2a Ed.; 7a imp.; Centro de Estudos Vida e Consciência Editora; São Paulo, SP; Brasil; 2003; páginas 49 a 78.
            11. Halfeld, Mauro; Investimentos: Como Administrar Melhor seu Dinheiro; 168 p.; 12 caps.; 11 citações; 2 E-mails; 6 fluxogramas; 8 fórmulas; 16 fotos; 40 gráfs.; 1 ilus.; 1 microbiografia; 15 tabs.; 1 website; glos. 29 termos; 12 refs.; 1 apênd.; 23 x 16 cm; br.; 3a Ed. atual.; Fundamento Educacional; São Paulo, SP; 2008; páginas 8 a 165.
            12. Mascarenhas, Milena; & Hernandes, Vânia; Orgs.; Projeto de Vida para Jovens; pref. Ryon Braga; revisores Álvarez Dantas; Guilherme Kunz; Paula Melissa Polizel; & Rosemary Salles; 208 p.; 4 partes; 20 caps.; 21 citações; 2 E-mails; 2 fotos; 4 fluxogramas; 12 microbiografias; 15 tabs.; 72 refs.; 17 webgrafias; alf.; 21 x 14 cm; br.; Epígrafe; Foz do Iguaçú, PR; 2015; páginas 133 a 149.
            13. Mendonça, Julieta; Reciclagem Financeira: de que Modo Mulher na Terceira Idade Conseguiu Virar a Mesa; pref. Hernande Leite; 190 p.; 8 caps.; 1 E-mail; 2 fotos; 1 ilus.; 1 microbiografia; 18 refs.; 24 x 17 cm; br.; JZ Editora; Foz do Iguaçú, PR; 2014; páginas 19 a 184.
            14. Nonato, Alexandre; et al.; Inversão Existencial: Autoconhecimento, Assistência e Evolução desde a Juventude; pref. Waldo Vieira; 304 p.; 70 caps.; 17 E-mails; 62 enus; 16 fotos; 5 microbiografias; 7 tabs.; 17 websites; glos. 155 termos; 376 refs.; 1 apênd.; alf.; 23 x 16 cm; br.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2011; página 178 a 180.
            15. Pereira, Glória Maria Garcia; A Energia do Dinheiro: Como Fazer Dinheiro e Desfrutar dele; apres. Ricardo Young; 246 p.; 5 partes; 22 caps.; 2 E-mails; 1 fluxograma; 1 foto; 10 ilus.; 1 microbiografia; 4 tabs.; 3 testes; 3 websites; 37 refs.; 23 x 16 cm; br.; 6a Ed., 6a reimp.; Campus & Elsevier; Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 3 a 234.
            16. Pialarissi, Patrícia; Inversão Existencial e o Dinheiro; Artigo; Anais do II Cinvéxis; Foz do Iguaçu, PR; Julho, 2003; Gestações Conscienciais; Revista; Ed. Especial; Vol.4; N.1; 22 refs.; Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC); Rio de Janeiro, RJ; 2003; páginas 16 a 28.
            17. Ritto, Cecília; Ninho Cheio; Veja; Revista; Semanário; Ed. 2.452; Ano 48; N. 46; Seção: Geral; 4 fotos; São Paulo, SP; 18.11.15; páginas 77 a 80.
            18. Silva, Ana Beatriz Barbosa; Mentes Consumistas: Do Consumismo à Compulsão por Compras; 200 p.; 11 caps.; 2 E-mails; 3 fluxogramas; 1 ilus; 1 microbiografia; 1 tab.; 8 websites; 63 refs.; 23 x 16 cm; br.; Globo; São Paulo, SP; 2014; páginas 9 a 190.
            19. Tornieri, Sandra; Escolha da Carreira Profissional; Artigo; Proccedings of the 6th International Congress of Existencial Inversion; Foz do Iguaçú, PR; 09-12.07.2007; Journal of Conscientiology; Revista; Trimestral; Vol.9; N. 36-S; 17 refs.; International Academy of Consciousness (IAC); London; July, 2007; páginas 69 a 86.
           20. Varoufakis, Yanis; Conversando sobre Economia com a minha Filha (Μιλώντας στην κόρη μοσ για την οικονομία); trad. Maria Andréa & Paulo Ramos; revisores Fernanda Iema & Maurício Katayama; 206 p.; 8 caps.; 1 E-mail; 1 foto; epíl.; 23 x 16 cm; br.; Planeta; São Paulo, SP; 2015; páginas 7 a 206.
           21. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996; páginas 178 a 183.
           22. Zagury, Tania; Filhos Adultos Mimados, Pais Negligenciados: Efeitos Colaterais da Educação sem Limites; 288p.; 1 E-mail; 1 microbiografia ; 7 caps.; 3 anexos; 21 x 13,5 cm; br.; Record; Rio de Janeiro, RJ; 2015; páginas 11 a 277.
                                                                                                                   M. K. J.